Participe do maior evento do cooperativismo baiano


O V BAHIACOOP trará profissionais de referência no mercado para debater tópicos de interesse das cooperativas baianas com o objetivo de disseminar a cultura da cooperação, fomentar o potencial das cooperativas para a realização de negócios e aprimorar a relação entre cooperativas e seus cooperados.

O evento deste ano abordará temas inspiradores como o planejamento estratégico realizado pelo cooperativismo paranaense, assim como o exemplo de relacionamento entre cooperativa e seus cooperados da Unimed Poços de Caldas/MG.

Para abertura do V Bahiacoop o Sistema OCEB tem a honra de receber, pela primeira vez no Brasil, o atual Presidente da Aliança Cooperativa Internacional – ACI , Sr. Ariel Guarco.

O BahiaCoop trará, também, grandes exemplos de cooperativas baianas, aderentes ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC, com índices diferenciados de gestão e governança.

O V BahiaCoop objetiva oportunizar a troca de experiências e intercooperação entre as cooperativas participantes, além de promover o cooperativismo para sociedade baiana.

Cooperativas, participem! Clique aqui e faça sua inscrição.


Serviço:

V BahiaCoop
Quando? 18 e 19 de outubro de 2018
Onde? Fiesta Convention Center – End.: Antônio Carlos Magalhães, 741 Itaigara, Salvador, BA
Horário? 18/10 – A partir das 18h e 19/10/2018 – 08h às 17h30min
Valor? R$ 100,00 (até 31/08) e R$ 150,00 (a partir de 01/09) - Há desconto para inscrição de grupo, a partir de 05 pessoas!

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Relacionados [ESG]

Cooperativas e instituições de ensino baianas são destaques no 7º EBPC

Estimular estudos que busquem maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas, e o alcance de um novo patamar de competência por meio da percepção, avaliação, e compartilhamento de conhecimentos e experiências. É o que busca o Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo – EBPC, promovido pelo Sistema OCB, e que em 2023 chegou à 7ª edição. Conforme a organização, o evento científico se reveste em um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de unir competitividade e desenvolvimento sustentável nas cooperativas.

 
 

Com o tema “Sustentabilidade no cooperativismo: competitividade, inovação e diversidade”, o evento nacional voltado ao cooperativismo e ao meio acadêmico reuniu, em Brasília - DF, de 18 a 20 de setembro de 2023, centenas de pesquisadores de todo o país. Durante os três dias de evento, os participantes puderam acompanhar apresentações relacionadas às temáticas do ESG, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade, dados do cooperativismo brasileiro (AnuárioCoop 2023), compliance, práticas do cooperativismo, além da apresentação de trabalhos e de seminário de projetos selecionados. De um total de 177 submetidos à banca avaliadora, 72 foram aprovados para participação no 7º EBPC.

Pela Bahia, foram selecionados 6 trabalhos desenvolvidos e elaborados por professores, bolsistas e estudantes de instituições de ensino superior de diferentes regiões do estado. Ainda, representantes de cooperativas baianas, levaram ao evento exemplos bem-sucedidos de ações implementadas com impactos positivos sobre cooperados, funcionários, comunidades e o planeta. Ao todo, foram selecionados e apresentados dois artigos (Áreas Temáticas: Impactos e Contribuições Econômicas, Sociais e Ambientais; Educação Inovação e Diversidade), três relatos de experiência (Áreas Temáticas: Governança e Gestão; Educação, Inovação e Diversidade) e um projeto de iniciação científica (Área Temática: Educação, Inovação e Diversidade) de pesquisadores baianos. Ainda, foi apresentado um trabalho resultante do seminário de projetos da 2ª Chamada Pública do CNPq/Sescoop Nacional e um case de boas práticas do cooperativismo, ambos originários da Bahia.       

A participação baiana no 7º EBPC e a contribuição dos pesquisadores para o cooperativismo no estado foram destacados pelo presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio. “As pesquisadoras e pesquisadores da Bahia tiveram uma grande e relevante participação no mais prestigiado evento ligado à pesquisa e ao cooperativismo em âmbito nacional. O trabalho desenvolvido nas universidades, centros de pesquisas e dentro das próprias cooperativas é essencial para o aperfeiçoamento e melhoria de processos, desenvolvimento de novos produtos e serviços e adoção de práticas alinhadas às demandas da sociedade contemporânea. Estão todos de parabéns e que no próximo EBPC possamos ter ainda mais trabalhos do nosso estado”, concluiu.

Integrante do comitê científico e coordenadora da mesa Educação, Inovação e Diversidade, Alessandra Azevedo, falou sobre a evolução do evento desde seus primórdios. “Participo do EBPC desde a sua criação em 2010. É muito bonito ver o crescimento, tanto em termos de trabalhos cada vez mais das cooperativas, bem como, a qualidade dos trabalhos científicos. Os debates gerados nas salas, o espaço de fala de todos, o respeito por essas opiniões mais diversas possíveis”, relatou a professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano - UFRB.    

Ian Felipe, graduando de
Geografia da UESC

Responsável pela apresentação do projeto de iniciação científica “O Cooperativismo no Contexto do Ensino Superior”, Ian Felipe exaltou a realização do evento para a formação no ensino superior e por apontar os caminhos do cooperativismo do futuro. “Eu gostaria de relatar a importância deste evento e do ensino de cooperativismo para a formação universitária, não apenas da Bahia, mas em todo território nacional e mundial. É motivador contribuir para o crescimento e pensando no futuro com uma visão cooperativa, pois já falamos de ESG, sustentabilidade em diversificados ambientes, inovação e, também, educação.

O 7°EBPC é de fato um evento no qual agrega na formação de múltiplos pesquisadores e pesquisadoras, eu gostaria de externar minha gratidão, pois certamente outras pesquisas virão, as quais pensarão como será nosso cooperativismo daqui a 20 anos ou 30 anos. Somos Cooperativismo e o evento deixou claro qual legado queremos representar”, celebrou o graduando do Bacharelado em Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, instituição estadual de ensino superior situada no Sul da Bahia.

Nicolli Souza Silva, graduanda de Medicina Veterinária
da UESC

Também representando a UESC, Nicolli Souza Silva, explicou mais sobre uma profissão essencial ao meio rural e ao negócio cooperativista e, também, elogiou a organização do evento realizado pelo Sistema OCB. “Foi uma oportunidade de ampliar minha visão sobre o cooperativismo e a importância desse trabalho. Foram momentos enriquecedores, de muito aprendizado. Me senti acolhida, juntamente com minha equipe. Foi uma oportunidade incrível e certamente trouxe uma ampla bagagem para minhas experiências profissionais”,  enalteceu a graduanda de Medicina Veterinária que foi a responsável pela apresentação do artigo “A Importância do Médico Veterinário na Ater e nas Cooperativas Brasileiras”.

Vivian Silva Santos, estudante de Gestão de Cooperativas
da UFRB

Outra pesquisadora baiana com importante trabalho selecionado, Vivian Silva Santos, chamou a atenção para a oportunidade de troca de experiências e a pluralidade propiciada com as discussões. “O 7° EBPC foi um momento muito bom e de grande importância, sobretudo para o meu crescimento acadêmico e profissional. A oportunidade de trocas de experiências com demais pesquisadores do segmento cooperativista e o estabelecimento de vínculos é algo que nos propicia outras formas de aprendizado. A temática abordada nesta edição traz como um dos pilares a diversidade que é um conceito plural e que deve ser discutido em demais espaços para além da academia”, refletiu a bolsista de pesquisa CNPq/Sescoop da UFRB e apresentadora do relato de experiência “A Vivência no Grupo de Mulheres de Macaúbas, em Sapeaçu, na Bahia, a partir da atuação da incubadora de empreendimentos solidários”.

 

COOPERATIVAS BAIANAS MARCAM PRESENÇA

Além das pesquisas trazidas pelas instituições de ensino superior da Bahia, o trabalho desenvolvido nas cooperativas baianas foi destaque durante o 7º EBPC. Representante do estado no Comitê de Jovens Cooperativistas do Sistema OCB “Geração C”, Daniele Scopel, levou o relato da experiência da “Constituição do Comitê Nacional de Jovens do Sistema OCB: Geração C”, selecionado e apresentado durante o evento. A analista do Sicoob Costa do Descobrimento ainda teve outro relato de experiência selecionado pela organização e que esteve à frente da apresentação: “Implantação do Programa Mulheres Cooperativistas na Cooperativa de Crédito Sicoob Costa do Descobrimento”. 

Daniele Scopel, analista do Sicoob Costa do Descobrimento

A possibilidade de interação com outros colegas e a discussão de temas de grande relevância para o cooperativismo e a sociedade foi relatado por Daniele. “Participar do EBPC é um momento incrível, onde é possível realizar a troca de conhecimento e experiências com outros pesquisadores de diversos ramos do cooperativismo, além de ser um momento de integração entre as necessidades de pesquisa das cooperativas e as pesquisas acadêmicas. Participei com dois relatos de experiência em que pude apresentar a força do cooperativismo jovem e a importância da figura feminina dentro no cooperativismo. Um evento que irá trazer diversos frutos para o futuro do movimento cooperativista no Brasil”, concluiu a pesquisadora ligada à cooperativa de crédito do Sul baiano.

No último dia de atividades, a cooperativa Ser do Sertão foi uma das três participantes selecionadas em todo o país para apresentação de case de boas práticas do cooperativismo. A presidente da cooperativa agropecuária baiana, Valdirene Santos, detalhou os projetos desenvolvidos a partir do acesso a mercados com a montagem de infraestrutura de agroindústria para processamento de polpas de frutas, adoção do agroflorestamento e de outras técnicas agrícolas de baixa emissão de carbono. Os projetos são estruturados e possuem aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, instituídos pela Organização das Nações Unidas - ONU e geram trabalho e renda a pequenos produtores rurais de base familiar e contribuem para a preservação do bioma Caatinga no Semiárido baiano.      

Valdirene Santos, presidente da Ser do Sertão

A dirigente da Ser do Sertão, acredita que os conhecimentos adquiridos e os dias de aprendizado auxiliarão nas atividades realizadas pela cooperativa. “É um espaço novo onde as cooperativas podem estar apresentando o trabalho realizado e muito importante para termos resultados que irão impactar no nosso desenvolvimento enquanto cooperativa. Ouvimos nesses três dias de encontro, experiências belíssimas que podemos multiplicar e desenvolver para fortalecer as experiências já existentes dentro das cooperativas. As apresentações foram fantásticas, o espaço de conhecimento foi riquíssimo e estou saindo daqui com uma bagagem muito maior e vários desafios para que possamos estar levando e introduzindo na nossa base, de uma forma mais rica, estruturada, criando modelo sustentável para que possamos ter um resultado melhor”, celebrou a também conselheira fiscal suplente da Oceb.

Uma das mediadoras da roda de conversa sobre práticas do cooperativismo, Eliene Anjos, professora da UFRB e coordenadora do projeto “Cooperativismo e diversidade: uma análise exploratória do perfil racial, geracional e de gênero no ramo agropecuário”, apoiado pelo CNPq e Sescoop Nacional ressaltou o ineditismo da ação envolvendo diferentes tipos de pessoas no cooperativismo. “O 7º EBPC teve um momento que para mim foi singular dentro de todas suas edições. A mesa, onde fui uma das mediadoras, trazia três experiências de cooperativas, uma do Nordeste, uma do Norte e uma do Sul. As experiências narradas por atores que estão no cotidiano das cooperativas foram riquíssimas e dialogavam com o tema da gestão, da competitividade, de todas as estratégias utilizadas para assegurar a inserção democrática e assegurar a inserção dessas cooperativas com competitividade no mercado, mas sobretudo uma mesa que expressava a heterogeneidade de práticas no cooperativismo brasileiro. Uma cooperativa dirigida por uma mulher negra, uma cooperativa que tem como vice-presidente um jovem e uma cooperativa que é constituída majoritariamente por povos e comunidades tradicionais. Essas experiências demonstram que há diversidade no cooperativismo e tais experiências precisam ser mais visibilizadas até porque esse país é historicamente demarcado por profundas desigualdades, e o cooperativismo em alguma medida, está propiciando o empoderamento, o protagonismo de segmentos que ficaram a margem por séculos”.

Mesa da roda de conversa sobre Práticas do Cooperativismo no 7º EBPC

A docente da UFRB apontou outro aspecto importante na realização do evento. “Visibilizar essas experiências foi super importante não só para as cooperativas, mas também porque dialogou com os pesquisadores na perspectiva que não basta apenas fazer pesquisa, precisa fazer projetos de extensão e precisa dialogar o resultado de suas pesquisas com as cooperativas, com quem está na base, construindo as experiências cooperativadas no Brasil. Eu saí de lá muito feliz e acreditando que temos um horizonte alvissareiro para termos mais diversidade no cooperativismo”, finalizou Eliene que esteve acompanhada de outras três professoras da UFRB que atuam no curso de Gestão de Cooperativas da instituição de ensino, além da aluna responsável pela apresentação oriunda da universidade do interior baiano, fruto do trabalho de conclusão de curso.  

 

Confira abaixo os trabalhos aprovados e a instituição dos pesquisadores da Bahia por eixo temático.

 

GOVERNANÇA E GESTÃO

Relatos de Experiência:

- A Vivência no Grupo de Mulheres de Macaúbas, em Sapeaçu, na Bahia, a partir da atuação da incubadora de empreendimentos solidários, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

 

IMPACTOS E CONTRIBUIÇÕES ECONÔMICAS, SOCIAIS E AMBIENTAIS

Artigos:

- Aquisições da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar: Dificuldades e Estratégias para o Acesso ao Mercado Institucional na Pandemia da Covid-19, da Universidade Federal da Bahia (UFBA);

 

EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E DIVERSIDADE

Artigos:

- A Importância do Médico Veterinário na Ater e nas Cooperativas Brasileiras, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC);

 

Iniciação Científica:

- O Cooperativismo no Contexto do Ensino Superior, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC);

 

Relatos de Experiência:

- Implantação do Programa Mulheres Cooperativistas na Cooperativa de Crédito Sicoob Costa do Descobrimento, da Cooperativa de Crédito Sicoob Costa do Descobrimento;

- Constituição do Comitê Nacional de Jovens Sistema OCB: Geração C, da Cooperativa de Crédito Sicoob Costa do Descobrimento;

 

Confira abaixo o projeto da Bahia da 2ª Chamada Pública do CNPq/Sescoop selecionado para apresentação.

- Cooperativismo e diversidade: uma análise exploratória do perfil racial, geracional e de gênero no ramo agropecuário
Coordenadora: Eliene dos Anjos (UFRB)

 

Confira abaixo o case de boas práticas do cooperativismo da Bahia selecionado para apresentação.

- Cooperativa Ser do Sertão
Apresentação: Valdirene Santos (Ser do Sertão)

 

Por Ascom Sistema Oceb

Cooperativas na Bahia alcançam mais de 24 mil pessoas com ações de promoção social

Em 2023, foram 24.850 pessoas beneficiadas com 77 iniciativas promovidas por 41 cooperativas na Bahia com as ações do Dia de Cooperar

 

As cooperativas baianas, mais uma vez, deram provas do quanto o cooperativismo caminha em sintonia com a comunidade. A afirmação pode ser comprovada pela campanha do Dia de Cooperar - Dia C, que levou diferentes ações de promoção social a diversas regiões da Bahia com iniciativas que impactaram positivamente e diretamente na vida de 24.850 pessoas. No último ano, 41 cooperativas no nosso estado, realizaram 77 iniciativas, prestando serviços comunitários diversificados. Dentre os destaques estiveram ações que visaram a doação de alimentos, vestuários e produtos de higiene e limpeza, conscientização e preservação ambiental, coleta de sangue e cadastro de médula óssea, valorização de categorias profissionais, incentivo à leitura, reforma de espaços,  atividades desportivas, culturais e recreativas, informações de saúde e bem-estar e orientações profissional e de educação financeira.

O exercício do sétimo princípio cooperativista “interesse pela comunidade” pelo cooperativismo baiano praticado por meio do Dia C, ajuda a fortalecer a imagem e estreitar o relacionamento com os diferentes públicos com os quais as cooperativas estabelecem contato, é o que acredita o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio.

 

“Toda vez que uma cooperativa vai às ruas para proporcionar às comunidades locais acesso a diferentes serviços, ela está projetando a própria imagem, bem como, de todo o nosso modelo de negócios nas localidades onde atua. Para além desse diferencial, as ações do Dia C fazem com que outras pessoas conheçam as boas práticas do cooperativismo e ajudam a fortalecer os laços firmados com grupos que já se relacionam com aquela cooperativa. Nesse sentido, as cooperativas no nosso estado, foram bem-sucedidas ao promoverem iniciativas que beneficiaram dezenas de milhares de baianas e baianos no ano passado”, celebrou o dirigente.

 

 

Ao todo, 47 municípios do estado foram atendidos com alguma iniciativa do Dia C, o que representou o dobro, se comparado com os dados registrados em 2022. Para conseguir colocar em ação as atividades planejadas, 5.629 voluntários foram mobilizados por toda a Bahia. 

Confira abaixo as principais ações do Dia C, executadas no último ano, pelas cooperativas dos sete ramos na Bahia.

Cooeps - Em Porto Seguro, o projeto “Cooeps na Praia” realizou a integração da comunidade escolar com atividades lúdicas, esportivas e ambientais que chamaram a atenção para a importância da preservação da vida marinha e os riscos associados ao lixo no mar. Os participantes puderam divertir na capoeira, futebol de areia, canoagem, vôlei, beach tênis, caça ao tesouro, desenhos na areia, zumba e yoga.

Coopeb - O período da Páscoa engajou alunos, professores e familiares da Coopeb, em Barreiras, com arrecadação de ovos e caixas de chocolate para doação a instituições beneficentes que acolhem crianças do município do Oeste da Bahia. Também, houve a doação de materiais escolares em atendimento à Pastoral da Criança local. 

Doar Faz Bem - Seguindo na Região Oeste do estado as Cooperativas Cooperfarms, Cooproeste, Unibahia, Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, CoopGNP e Cootransf realizaram a campanha “Doar Faz Bem”. A ação, que ocorre desde 2017, realiza a captação de bolsas de sangue e cadastro de potenciais doadores de medula óssea para o Hemoba, localizado em Barreiras, responsável por atender 23 municípios. No último ano, foram coletadas quase 600 bolsas de sangue na campanha voluntária.   

Coopesal  - O descarte correto de resíduos é fundamental para evitar a contaminação do solo  e dos lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública, além da segurança dos trabalhadores que manuseiam e recolhem os materiais no dia a dia das cidades. Uma das categorias que lidam constantemente com materiais descartados é da dos garis. Para relembrar a importância da atividade essencial para a conservação e bem-estar das cidades, no dia 16 de maio, comemora-se o Dia do Gari. E para comemorar esta data a Coopesal realizou em Salinas da Margarida, no Recôncavo Baiano, uma celebração em reverência às equipes responsáveis pela limpeza urbana. Na ação foi feita a distribuição de lanches e brindes, além de um carro de som ter percorrido a localidade com mensagem de reconhecimento, gratidão e alertas sobre a importância do descarte adequado dos resíduos gerados no município.  

CoopGNP - A tradicional Festa do Motorista e do Agricultor, organizada anualmente pela CoopGNP, em Luís Eduardo Magalhães, arrecadou recursos para apoiar os trabalhos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais –APAE local, com a realização do 13º Bingo Beneficente. Grupos de Transporte Rodoviários de Cargas e organizações da sociedade civil da região participaram da ação de promoção social que beneficiou 3.500 pessoas.

Coopmac – Em Vitória da Conquista, a Coopmac é parceira das escolas municipais e apoiou, em 2023, um projeto de incentivo à leitura com a doação de bicicleta infanto/juvenil ao aluno com mais livros lidos durante o período da ação. A cooperativa agropecuária é ativa junto às instituições escolares conquistenses e participa da execução de projetos como o Cooperjovem, que leva os princípios e valores do cooperativismo à sala de aula. 

Cooproeste - Todos os anos, no distrito de Roda Velha, em São Desidério, no Oeste da Bahia, cooperados e respectivos funcionários, além de empregados da Cooproeste, participam de um torneio de futebol com a finalidade de arrecadar alimentos para doação na região. Em 2023, a ação realizada contribuiu com a assistência de 1.500 pessoas.   

Carreata em prol do Maanaim - Na Região da Chapada Diamantina, mais precisamente em Irecê, a Coperil, Sicoob Sertão, Cooper-Grãos, Unimed Vale do São Francisco, Coopirecê e a Coobrasil realizaram uma importante ação de intercooperação do Dia C. Ao longo do ano, as cooperativas reunidas propiciaram melhorias das instalações da Comunidade Terapêutica Gente Livre Maanaim. Foram feitas reformas nos banheiros e apoio na construção da quadra (projeto de cooperados e colaboradores da Coperil). Para comemorar todo o trabalho desenvolvido foi realizada uma carreata e um jogo de inauguração da quadra entre os times  Maanaim X Cooperativas envolvidas com a inciativa.   

Rennova -  Nos meses de junho e agosto de 2023, o setor de serviço social da Rennova, organizou uma campanha de arrecadação de vestuário no intuito de atender a população em situação de vulnerabilidade de Feira de Santana durante o período chuvoso. A ação permitiu a doação de agasalhos, roupas e sapatos, beneficiando 100 pessoas do município baiano. 

Salicoco - Seguindo o exemplo da Coopesal, outra cooperativa de Salinas da Margarida, a Salicoco, promoveu o “Natal dos Garis” com a distribuição de itens de higiene pessoal arrecadados junto ao comércio e outros parceiros locais. Os kits foram entregues na semana do Natal às equipes de limpeza urbana após ampla mobilização no município. Em celebração, foi realizado um lanche destinado aos trabalhadores do segmento responsável por manter a cidade mais limpa e saneada.

Dia C em Salvador - O primeiro sábado de julho é quando se comemora oficialmente o Dia C em todo o Brasil. E no último ano, cooperativas na Região Metropolita de Salvador, promoveram uma grande ação de intercooperação do Dia C, no Shopping Cajazeiras, uma das regiões mais populosas da capital baiana. Durante o dia, ocorreram uma série de serviços destinados à comunidade local como aferição de pressão e glicemia, consulta nutricional e fisioterapêutica, orientações em saúde bucal e postura corporal e aulão de alongamento. O público presente também participou de oficina de currículos e entrevistas de emprego, orientações financeira e jurídica e como atividades recreativas foi ofertada oficina de automaquiagem, contação de histórias, pintura e distribuição de algodão doce para crianças, além de apresentação de coral. A ação envolveu o Sicoob Central Bahia, Aurora Coop, Cooliba, Coomap, Cooper Doctor Saúde, Lifecoop, Sicoob Cred Executivo, Sicoob Coopere, Sicoob Coopermais, Sicoob Extremo Sul, Sicoob Sertão, Unifisio e Uniodonto de Salvador.       

Sicoob Coopacredi - Com ponto de atendimento em Luís Eduardo Magalhães, o Sicoob Coopacredi promoveu o projeto “Sicoob Coopacredi Saúde e Cooperação”, com o objetivo de estimular os cuidados preventivos com a saúde e contribuir para que eles evitem uma série de complicações à população das comunidades onde a cooperativa de crédito está presente. Em parceria com empresas e instituições ligadas ao cuidado com a saúde foi realizado um dia dedicado à aferição de pressão, teste de glicemia, dicas de saúde, entre outras atividades.

Sicoob Coopec - Em Itabuna, no Sul da Bahia, o Albergue Bezerra de Menezes acolhe 70 idosos e para auxiliar no trabalho desenvolvido, o Sicoob Coopec, mobilizou todo o time da cooperativa de crédito baiana para a arrecadação de alimentos, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza que foram revertidos à instituição beneficente local.

Sicoob Coopere - Com um grande número de cooperados e pontos de atendimento pela Bahia, o Sicoob Coopere realizou a campanha anual de alimentos e agasalhos, que contou com o apoio da comunidade cooperativista e da rede de apoio das dezenas de municípios baianos onde atua. A ação beneficiou a população de 20 cidades com a distribuição de 739 cestas de alimentos e aproximadamente 800 peças/agasalhos para abrigos, instituições filantrópicas e famílias em situação de vulnerabilidade.

Sicoob Costa do Descobrimento - Em Camacã, foi o Sicoob Costa do Descobrimento quem organizou campanha de arrecadação de alimentos com o apoio do comércio local. A iniciativa contribuiu com 250 pessoas do município e engajou a equipe da cooperativa de crédito baiana.

Sicoob Cred Executivo - Pelo segundo ano seguido, o Sicoob Cred Executivo apoiou a Associação Bahiana de Equoterapia na realização de ações de integração social especial, aos participantes atendidos pela instituição, através do banho de mar assistido. Intitulado “Dia C e o Programa Cavalo Marinho - Inclusão é a nossa Paria”, o projeto é voltado para crianças e adolescentes atendidos pela ABAE que possuem algum tipo de deficiência psicomotora, por meio da Equoterapia e conta com o apoio de equipe técnica especializada para o banho de mar. A iniciativa realizada em 2023, gerou impacto direto em 167 pessoas entre praticantes, familiares e profissionais da ABAE.

Sicoob Credcoop - Vitória da Conquista, também conhecida como “Suíça baiana” é reconhecida com uma das cidades do estado com temperaturas mais baixas ao longo do ano. Atenta a esse cenário, o Sicoob Credcoop realizou a arrecadação e distribuição de agasalhos voltados para os bairros Cruzeiro e Nova Esperança. Foram distribuídos 160 cobertores, além de lanches e kits de alimentos. A ação contou com o apoio da Patrulha Solidária da Polícia Militar da Bahia - PMBA.

Sicoob Crediconquista - Seguindo no Sudoeste da Bahia, o Sicoob Crediconquista apoiou a comunidade local na revitalização da região do “Grotão”, em Itapetinga, importante área verde da localidade. A cooperativa de crédito conquistense entregou centenas de mudas de espécies nativas da região que foram cuidadosamente selecionadas e preparadas para o plantio. Na iniciativa moradores locais se uniram a integrantes da cooperativa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Pelotão Ambiental do Tiro de Guerra, do IFBA e outros voluntários da comunidade para plantio das mudas. Além disso, foram realizadas atividades educativas sobre a importância da preservação ambiental para os moradores, que voluntariamente comprometeram-se com a proteção, cuidado e preservação das árvores.              

Campanha anual de arrecadação de alimentos - No ano de 2023, dando prosseguimento à campanha anual de arrecadação de alimentos nas 10 cidades onde o Sicoob Norte Sul atua, foram arrecadadas mais de uma tonelada de produtos alimentícios que foram doados a famílias das comunidades atendidas. Em Gandu, a iniciativa do Dia C contou, também, com as Cooperativas Coopag e Coolerg.

Vila do Cooperativismo - Na última edição da “Vila do Cooperativismo”, evento anual de Pintadas, promovido pelo Sicoob Sertão, foram oferecidos à população local diversos serviços comunitários como atendimento fisioterapêutico, médico, nutricional e odontológico, emissão de documentos, cadastramento e informações sobre seguro rural, orientação para educação financeira e consultoria jurídica. Dentre as ações recreativas, ainda foram oferecidos corte de cabelo, oficina de automaquiagem, área kids, aulão de funcional e apresentação cultural de alunos do projeto Renascer. A ação do Dia C, realizada em Pintadas, contou com o suporte da Coopaves, Sindicato dos Produtores Rurais e Associação Cultural e Beneficente Padre Ricardo. Foram arrecadadas meia tonelada de alimentos durante os atendimentos realizados no evento, que foram destinados às famílias do município.  

Unibrasil Saúde - Aproveitando o “Novembro Azul”, mês dedicado à prevenção e cuidados em saúde dos homens, a Unibrasil Saúde realizou em Olindina, município distante aproximadamente 200 km da capital baiana, uma ação voltada à saúde masculina com palestras educativas, realização de exames, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV/GBS e distribuição de preservativos. Durante o evento também foram realizados cortes de cabelo, consultas odontológicas e a instalação de um stand de sustentabilidade, com informativos sobre preservação do meio ambiente, coleta seletiva, plantio de orgânicos e entregas de mudas de diversas espécies para plantio. O público participante foi recebido em uma Unidade Móvel de Saúde da cooperativa de saúde e em uma das unidades de saúde do município.  

Unifisio - Acompanhando o noticiário local de Salvador, os cooperados da Unifisio identificaram que a entidade filantrópica Lar para Idosos Elizabete estava necessitando de auxílio para manter seus 31 assistidos. Em contato com a instituição, a cooperativa procurou entender as demandas, identificando que tinha urgência por itens de higiene pessoal e materiais de limpeza. Assim, a Unifisio realizou um Dia C especial para a doação de todo material arrecadado, além de oferecer um lanche e levar música para a diversão dos idosos acolhidos.   

Unimed do Sudoeste - Iniciado durante a pandemia de Covid-19 com o objetivo de apoiar artistas locais profundamente impactados pelo período de distanciamento social com bares/restaurantes fechados e eventos/festas cancelados, o “Festival de Arte Música da Unimed do Sudoeste - FAMUS” vem promovendo apresentações culturais com premiações em diferentes municípios do Sudoeste da Bahia. No último ano de 2023, as audições realizadas em Vitória da Conquista, Itapetinga, Brumado, Guanambi e Jequié, e a grande final realizada em Vitória da Conquista permitiram a arrecadação de 8 toneladas de alimentos que foram doados para o projeto “Natal Sem Fome”, idealizado por instituições da sociedade civil organizada da região.

Natal com  alegria - No Sul da Bahia, o Sicredi Integração e a Unimed Itabuna, realizaram o Dia C no Hospital Maternidade Manoel Novaes, apoiando apresentação do coral dos colaboradores da Santa Casa de Misericórdia às crianças internadas pelo SUS. No evento houve, ainda, a chegada do Papai Noel, distribuição de presentes e um lanche natalino. A iniciativa foi realizada com o apoio de padrinhos da maternidade por meio de doações que contribuíram para animar e entreter todos os participantes.

Unimed Itabuna - Os médicos cooperados da Unimed Itabuna participaram do Dia C da cooperativa realizando atendimentos para a comunidade do bairro Nova California, em Itabuna. A iniciativa foi realizada em parceria com a Casa de Apoio Ana Lúcia, que acolhe pessoas, que por motivo de saúde, necessitam se deslocar de suas cidades para o município polo da Região Sul da Bahia. Ao todo, foram 100 pessoas beneficiadas com a iniciativa desenvolvida pela cooperativa de saúde baiana.

Uniodonto Itabuna - Já os dentistas cooperados da Uniodonto Itabuna realizaram uma importante ação do Dia C na Creche Irmã Margarida. O trabalho foi voltado para crianças e adolescentes e englobou orientações em saúde bucal, escovação com aplicação de flúor, recreação e lanche. Durante a escovação assistida, foram realizados exames clínicos bucais e os pacientes com algum problema detectado foram encaminhados para atendimento especializado.   

 

Dia C pelo Brasil

Em 2023, a campanha do Dia C realizada pelas cooperativas em todo o país com o apoio do Sistema OCB e das Unidades Estaduais alcançou cerca de 3 milhões de pessoas. Foram 5.586 iniciativas executadas por 1.091 cooperativas espalhadas por todos os estados do Brasil com o suporte de 140.008 voluntários. Para se ter uma ideia do impacto e abrangência da campanha, 2.005 municípios brasileiros receberam ao menos uma iniciativa do Dia C, o que representa 1/3 de nossas cidades (36% do total).

 

Histórico do Dia C

O Dia C nasceu em 2009, em Minas Gerais, e rapidamente a ideia ganhou a simpatia de diversas cooperativas mineiras, que passaram a apoiar e desenvolver, anualmente, as ações do Dia C. Após o sucesso inicial alcançado em Minas Gerais, foi realizado projeto piloto, em 2013, em outros seis estados, buscando ampliar o Dia C, que no ano seguinte, passou a ocorrer em todas as regiões do país.

Em 2015, o Sistema OCB decidiu vincular as iniciativas do Dia de Cooperar à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas - ONU e que previa a realização de ações apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM.

Com a mudança dos ODM para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, em 2016, o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que pretendem erradicar a pobreza do mundo e que estão consolidadas na Agenda 2030.

Para saber um pouco mais sobre o Dia C, e planejar e lançar as iniciativas de 2024 de sua cooperativa que evidenciam o impacto positivo do cooperativismo junto às comunidades na Bahia, acesse o novo portal do Sistema Oceb.

 

Por Ascom Sistema Oceb com informações do Sistema OCB e das cooperativas baianas

Cooperativas do interior abrem programação do Dia C na Bahia

O Dia C na Bahia ganhou sua repercussão inicial através de duas cooperativas no interior da Bahia, a Cooperativa Educacional de Salinas, COOPESAL, e a Cooperativa Educacional Pé de Serra, COOEPPS, que realizaram suas ações do dia C no dia 16 de maio. Ambas a cooperativas desenvolveram uma ação social voltada para arrecadação de alimentos e distribuição de cestas básicas para mães de famílias carentes, assim como um café da manhã e outras atividades.

Além da arrecadação de alimentos, as cooperativas ofereceram serviços de saúde, como consulta de alimentação saudável com a nutricionista e aferição da pressão arterial, atendimento de manicure, atendimento jurídico, assim como apresentação de peças teatrais, coral e atrações musicais para toda a comunidade. Para desenvolver as ações do dia C, as cooperativas fecharam ações parcerias com mercadinhos, farmácias, pousadas, restaurantes, lojas de varejo, que ajudaram na arrecadação de alimentos, brindes para distribuir durante a ação, e uma ajuda de custo para despesas extras.

Maria das Graças Possenti, presidente da COOPESAL, afirma que o Dia C é de fundamental importância, pois “demonstra a importância das ações cooperativista além de elevar o marketing da instituição. Vale salientar que essas ações de cooperação social sensibiliza toda a comunidade fazendo com que se desenvolva a capacidade de ser mais eficaz na ajuda de quem mais precisa além de fortalecer os pilares cooperativista”. Para as cooperativas que ainda não participaram da campanha do Dia C, Elizilda Fernandes Rios, afirma que a ação fortalece a imagem das cooperativas perante a sociedade.  “Para a comunidade Pedeserrense a realização do dia C deixou além dos resultados obtidos no oferecimento dos serviços o fortalecimento da marca do cooperativismo em nossa vivência e ainda nosso papel social enquanto cooperativa”, comentou Elizilda.

O Dia de Cooperar, Dia C, é uma iniciativa do sistema OCB que reúne as cooperativas  com o objetivo de desenvolver trabalhos voluntários, promovendo a construção de novos conceitos e referencias em nossas vidas. O evento ocorrerá nacionalmente no dia 4 de julho, entretanto, algumas cooperativas antecipam suas ações, porém, não deixando de realizar uma ação solidária de extrema importância. Contudo, o objetivo do sistema é trazer essa solidariedade não apenas no Dia C, mas também durante todos os dias do ano, reforçando os ideais cooperativistas. 

Inscrições abertas para penúltima etapa do COOPS Competitivas e Sustentáveis

O Programa COOPS Competitivas e Sustentáveis realiza nos próximos dias 6, 8 e 10 de novembro capacitação online sobre Governança e Liderança, penúltima etapa de uma série de oficinas direcionadas a cooperativas baianas registradas no Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB).

As capacitações fazem parte de projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A oficina começa às 8h e abordará temas como inovação, governança e desenvolvimento de liderança, trazendo especialista em gestão de cooperativas nacionais e internacionais.

Ao longo dos últimos três meses, o Programa COOPS Competitivas e Sustentáveis já realizou cinco capacitações sobre Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), novas tecnologias e competitividade, integração de cadeias nacionais globais de valor, estratégias de acesso a recursos nacionais e internacionais e estratégia de comunicação.

A sexta e penúltima capacitação é online e ainda é possível realizar a inscrição no link.

As cooperativas participantes terão prioridade para integrar o novo programa de Assistência Técnica às cooperativas baianas, que será lançado nos próximos meses, visando ao aumento da sustentabilidade e da competitividade dessas organizações, por meio do alinhamento à Agenda 2030.

 
Sobre o projeto

As capacitações fazem parte do projeto de SESCOOP-BA e PNUD dedicado a fortalecer a competitividade das cooperativas baianas a partir da implementação dos ODS e da Agenda 2030, contribuindo para a geração de ocupação e renda no Estado da Bahia.

Com prazo de 24 meses, a iniciativa produziu diagnóstico sobre a realidade do sistema cooperativista baiano e está elaborando, de forma participativa, estratégias de sustentabilidade e competitividade para 60 cooperativas que receberão assessoria técnica.

O objetivo é impulsionar a Agenda 2030 nas atividades cooperativas, ampliar produção, rentabilidade e possibilitar acesso a novos mercados, e, por fim, será efetuada a avaliação de impacto e compartilhadas as boas práticas construídas.

Conteúdos Relacionados [Negócios]

SESCOOP/BA e SICOOB/BA promovem curso preparatório para certificação ANBIMA

Com o objetivo de fortalecer a capacitação técnica dos profissionais do mercado financeiro, o SESCOOP/BA e o SICOOB/BA promovem o Curso Preparatório para Certificação AMBIMA – CPA10, que acontecerá em Salvador/BA, nos dias 04, 05 e 06 de maio.
O curso será feito com duas turmas, a primeira no período de 04 a 06 de maio, a segunda entre 05 e 07 de agosto, no horário de 8h às 18h. O público alvo do curso são profissionais que atuam nas cooperativas de crédito do SICOOB Sistema BA, que lidam no dia a dia com mercado financeiro, mercado de capitais e produtos de investimentos, preparando-os assim para a realização do exame de certificação CPA-10.


As aulas serão ministradas pelo instrutor Sérgio Antonio Scorbaioli, graduado em Ciências Econômicas pela PUC de São Paulo e pós graduado em Administração Financeira pela FECAP, com curso de Gestão de Pessoas pela Wisnet Consulting. Com 36 anos de experiência, Sérgio passou por renomadas empresas, como Banco Unibanco, Citibank e Banco General Motors, fornecendo consultoria e treinamento para importantes instituições da área financeira, entre elas Itaú Unibanco, HSBC, Banco Votorantim e Santander. Sérgio também apresenta experiência na área acadêmica, ministrando módulos e palestras em universidades sobre Mercado Financeiro e Valores Mobiliários.


O curso será realizado no America Towers Hotel, Rua Frederico Simões, n° 120, Caminho das árvores, Salvador/BA. As inscrições podem ser feitas diretamente no SICOOB Central Bahia.
 
Para mais informações e inscrições falar com, Neila Cunha:
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel: (71) 3340-7107
 

Comunicação, geração de valor e acesso a recursos são temas de capacitação

Nas últimas semanas, três capacitações voltadas às cooperativas baianas ocorreram dentro do programa “Coops Competitivas e Sustentáveis”, resultado da cooperação estabelecida entre o Sescoop/BA e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, agência de desenvolvimento global da Organização das Nações Unidas - ONU. O programa consiste em sete capacitações que visam dotar as cooperativas do estado de capacidades para aprimoramento das práticas de gestão e governança alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS e à Agenda 2030,  reforçando a competitividade e a sustentabilidade do empreendimento cooperativo na Bahia.

Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, as cooperativas registradas na estrutura sistêmica de representação, defesa, formação profissional, monitoramento e promoção social do cooperativismo baiano têm acesso a serviços diferenciados. “As capacitações do programa em cooperação com o PNUD são exemplos dos inúmeros serviços de excelência que oferecemos às cooperativas registradas junto ao Sistema Oceb. É essencial que as cooperativas no nosso estado se apropriem da gama de atividades à disposição que permitem aprofundar os conhecimentos aos cooperados, dirigentes, gestores e demais colaboradores”, explica o dirigente e participante das últimas três capacitações.   

 

ESTRATÉGIAS DE ACESSO A RECURSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Realizada nos dias 16, 18 e 20 de outubro, a Capacitação 5 “Estratégias de acesso a recursos nacionais e internacionais” abordou fontes de financiamento que as cooperativas podem buscar junto a organismos públicos e privados brasileiros, além de organizações estrangeiras dedicadas à destinação de recursos para programas, projetos e ações, sobretudo ligados à temática socioambiental. Dentre os assuntos apresentados, os participantes tomaram contato com informações sobre recursos financeiros, tecnológicos e de conhecimento relacionados à atividade cooperativista, atração de investimentos, cooperação internacional e comércio exterior para fortalecimento da atividade cooperativista, gerenciamento das fontes de recursos acessados pelas cooperativas e como buscá-los, bem como conhecimento sobre os parceiros em potencial para captação de recursos.

Quem destacou a importância dos novos conhecimentos adquiridos foi Janielson Paim, do Sicoob Central Bahia. “A capacitação trouxe conteúdos importantíssimos sobre o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, o Banco de Desenvolvimento para a América Latina e Caribe - CAF, o Banco Mundial e tantas outras fontes de captação de recursos internacionais que desconhecíamos. Ter a oportunidade de participar nos abriu os olhos para ter acesso a esses recursos e aumentar a nossa possibilidade de carteira de financiamento, bem como subsidiar o crédito com tantas outras plataformas citadas, como o Sebraetec, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Embrapii, fontes de recurso do Banco do Nordeste e agências de fomento. Agora temos amplo conhecimento e metodologia de captar recursos, de buscar essas informações, de saber como fazer”, detalhou o analista de crédito da cooperativa de crédito de 2º grau baiana.

 

INTEGRAÇÃO A CADEIAS NACIONAIS E GLOBAIS DE VALOR

A geração de valor a produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas no mercado foi a tônica da Capacitação 4 “Integração a cadeias nacionais e globais de valor”, que foi realizada nos dias 2, 4 e 6 de outubro. Durante a atividade, as cooperativas aprenderam os conceitos sobre cadeias nacionais e globais de valor, requisitos para participação, estratégias para ingresso, cadeias que possibilitam compras regulares, expansão da base de clientes, abertura de mercados, diversificação de fornecedores e articulação com parceiros.

Um novo olhar para enxergar a comercialização foi defendido por Patrícia Brasileiro, da Cooperativa Rennova, após a participação na atividade. “A capacitação serviu para ampliar nosso olhar sobre as possibilidades que o mercado oferece para a comercialização. Acreditamos que foi positivo o tópico relacionado às demandas da cooperativa e à maneira como apresentamos nossos serviços para o público. As ferramentas que foram passadas pelas instrutoras foram de grande valia e trouxeram novas formas de gerir e liderar as nossas ações. Para nós da Rennova, tem sido enriquecedor participar das capacitações”, destacou a assistente social da cooperativa sediada em Feira de Santana.

 

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO

Na Capacitação 3 “Estratégias de Comunicação”, realizada nos dias 18, 20 e 22 de setembro, foi a vez das cooperativas aprimorarem as técnicas para ganharem maior projeção e visibilidade em um ambiente em que competem com diferentes organizações, muitas delas, atuantes em segmentos diversos. O conteúdo didático apresentado, sobretudo às equipes envolvidas com comunicação e marketing das cooperativas baianas, permitiu o aperfeiçoamento em relação às novas tecnologias disponíveis para publicação e divulgação de conteúdos, estratégias de comunicação interna e comunicação externa na atividade cooperativista, estratégias de marketing e de comunicação para cooperativas voltadas para o fortalecimento da marca e acesso a novos mercados. Na parte prática, as cooperativas foram estimuladas a construírem planos de comunicação para evidenciar algum produto ou serviço de valor e à disposição dos públicos com os quais estabelecem relacionamento. Por fim, foram apresentadas ferramentas digitais para utilização e que auxiliam as cooperativas na segmentação, posicionamento e obtenção de melhores resultados a partir do tráfego pago (criação de anúncios, conteúdos patrocinados e impulsionamentos) nas principais plataformas de internet e mídias sociais.

Para Tatiana Santos, gerente da Uniodonto Salvador, foi uma ótima oportunidade de detectar pontos de melhoria a serem implementados na área. “Percebi, nos três dias de capacitação, que nossas ferramentas de comunicação interna e externa precisam ser melhoradas, além de conhecer ferramentas que podem facilitar e melhorar nossas necessidades. Isso só foi possível porque temos a possibilidade de ouvir os depoimentos de outros participantes e a excelente metodologia de trabalho apresentada pela instrutora”, avaliou a gestora da cooperativa de saúde soteropolitana.

Conforme Alberto Batista, superintendente do Sescoop/BA, o “Coops Competitivas e Sustentáveis” representa um diferencial às cooperativas participantes. “O programa desenvolvido no âmbito do escopo de atuação da formação profissional e no objetivo estratégico do Sescoop/BA de estimular as cooperativas a ampliarem seus negócios gera um diferencial competitivo de impacto para todos os participantes, que incluem as cooperativas baianas, suas equipes, e o time do Sistema Oceb, que vem se capacitando nos últimos meses. Além disso, são atividades que estão sendo realizadas em parceria com o PNUD, entidade reconhecida internacionalmente pelo trabalho desenvolvido em prol do desenvolvimento sustentável e pela melhoria das condições de vida da população em todo o globo. São cursos pensados e montados para atender as necessidades das cooperativas frente às demandas atuais da sociedade”, analisou o executivo do Sescoop na Bahia.  

 

AGENDA DE CAPACITAÇÕES

Nas próximas semanas, a agenda continua com assuntos objetivando aumentar a competitividade e sustentabilidade das cooperativas na Bahia. Confira abaixo a lista das duas últimas capacitações on-line programadas dentro do programa “Coops Competitivas e Sustentáveis”.

CAPACITAÇÃO 6 – Governança e Liderança (06, 08 e 10/11/2023)

CAPACITAÇÃO 7 – Acesso a mercados e diversificação de produtos e/ou serviços (20, 22 E 24/11/2023)

Conheça mais sobre o conteúdo programático do “Coops Competitivas e Sustentáveis”. Ao final, os inscritos que cumprirem toda a carga horária e atividades práticas previstas receberão certificado de conclusão das capacitações realizadas.

 

SESCOOP/BA E PNUD: PARCERIA ESTRATÉGICA PARA O COOPERATIVISMO BAIANO

O “Coops Competitivas e Sustentáveis” é uma das ações que integram o projeto “Promovendo a Sustentabilidade e a Competitividade das Cooperativas Baianas, firmado em dezembro de 2021 entre o Sescoop/BA e o PNUD, visando fortalecer a competitividade das cooperativas baianas a partir da implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, contribuindo para a geração de ocupação e renda.

O objetivo é impulsionar a Agenda 2030 nas atividades cooperativas, ampliar produção, rentabilidade e acesso a novos mercados. Os diagnósticos foram seguidos de capacitações em áreas demandadas pelas cooperativas que, por sua vez, serão apoiadas com assistência técnica. Por fim, será efetuada a avaliação de impacto e compartilhadas as boas práticas construídas.

Para o Sescoop/BA, o objetivo é identificar os desafios que ajudarão as cooperativas a oferecerem respostas rápidas para novos modelos produtivos e de comercialização, com foco em inovação, sustentabilidade e questões socioambientais. Outro objetivo é fomentar a cultura cooperativista e aperfeiçoar processos de gestão e governança, de forma a fortalecer a atividade econômica na Bahia.

 

Por Ascom Sistema Oceb

 

Curso de Vendas e Mercados é destaque entre profissionais das cooperativas baianas

O Curso de Vendas e Mercados, realizado nos meses de outubro e novembro, pelo Sescoop/BA, chamou atenção dos cooperados e colaboradores das cooperativas baianas. Com o objetivo de levar os participantes a aperfeiçoarem os seus conhecimentos e habilidades para o planejamento e execução de todas as etapas do processo de vendas dos produtos/serviços de suas cooperativas, a capacitação reuniu cerca de 60 profissionais em 5 turmas.

Além das duas turmas realizadas em Salvador, uma para todas as cooperativas e outra voltada para cooperativas de crédito, as cidades de Vitória da Conquista, Itabuna e Feira de Santana também foram contempladas com o curso. Para Andressa Paiva, operadora de atendimento do Sicoob Cooperbom, o curso atendeu a sua expectativa de prepará-la para oferecer um melhor atendimento ao associado e, consequentemente, vender melhor os serviços e produtos oferecidos pela cooperativa.

As aulas foram ministradas por Edi Carlos Borges, consultor e especialista em gestão empresarial. Borges afirma que debater sobre vendas e mercados com profissionais de cooperativas, é fundamental para o seu crescimento e sobrevivência no mercado. A metodologia utilizada na capacitação impressionou a analista financeiro Laís Souza da Uniodonto Itabuna, que ressaltou a importância dos assuntos discutidos. “Pudemos perceber o mercado de forma abrangente e real, mostrando que é possível crescer e alcançar objetivos independentemente da situação, desde que haja um bom planejamento e uma equipe qualificada para colocá-lo em prática”, pontua Laís.

A gerente de atendimento do Sicoob Crediconquista, Janira Silva, sinaliza que treinamentos como estes, voltados para a formação de profissionais experientes na área de marketing e comunicação, gera uma melhor qualificação para o sistema cooperativista como um todo. “O curso desenvolveu nossas habilidades e competências necessárias para alcançar metas e objetivos, auxiliando no crescimento e produtividade da cooperativa”, conclui e gerente.

Confira abaixo algumas fotos da capacitação:

 

Conteúdos Relacionados [Inovação]

Inscrições prorrogadas para o Processo Seletivo SESCOOP/BA

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA prorrogou as inscrições para seleção de pessoal para o dia 28 de setembro de 2012.  As inscrições deverão ser feitas mediante o preenchimento da ficha cadastral, disponível no site deste Serviço Social Autônomo, e deverá ser entregue até o prazo, pessoalmente ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., conforme  as normas do Comunicado de Abertura de Processo Seletivo nº 001/2012.
 
A seleção é para o preenchimento de vagas e cadastro de reservas. Serão selecionados profissionais para as funções de Assistente de Monitoramento, Assistente Jurídico e Contador. Com carga horária de 40 horas semanais, a remuneração para os cargos é de R$ 1.845,52, e terão os seguintes benefícios: vale transporte, vale alimentação ou refeição, plano de saúde e odontológico. Para os interessados, a seleção será realizada em três etapas: a primeira, de 01 a 09 de outubro, por meio de análise curricular. Já a segunda, será no dia 20 de outubro, através de avaliação de conhecimentos, conforme conteúdo indicado no edital, para cada cargo.  Os candidatos que obtiveram as maiores pontuações nas etapas anteriores cumulativamente serão convocados para a terceira etapa, ou seja, a entrevista classificatória. O resultado final será divulgado no dia 20 de novembro, no site www.bahiacooperativo.coop.br.
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, e os candidatos selecionados poderão ser convocados, dentro do prazo estabelecido, sempre respeitando a ordem de classificação, avaliada a necessidade e conveniência do SESCOOP/BA.
 
Clique aqui para acessar a página do Processo Seletivo.
 

Pesquisa avalia impactos do novo coronavírus nas cooperativas baianas

 

Considerando o cenário atual, bem como a recomendação emanada de diversos órgãos do poder público para a adoção de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos e danos à saúde pública, muitas medidas já foram tomadas pelas cooperativas em todo o Brasil.
Compreendendo que esse é um momento onde toda a sociedade foi impactada, direta ou indiretamente, pela pandemia do novo coronavírus, o Sistema Cooperativista Baiano elaborou uma pesquisa para ouvir as cooperativas baianas e apoiá-las no desenvolvimento de soluções adequadas para o enfrentamento da crise que estamos vivenciando.
O questionário pode ser acessado clicando aqui até o dia 26 de maio de 2020

Sustentabilidade é destaque em Encontro de Conselheiros do Sicoob Bahia

A gestão democrática é um dos princípios balizadores do cooperativismo. Atento a esse preceito, o Sicoob Central Bahia promoveu, nos dias 9 e 10 de novembro, o Encontro de Conselheiros 2023, em Salvador. A atividade, apoiada pelo Sistema Oceb, contou com 60 participantes, integrantes de conselhos de administração e fiscais das Cooperativas vinculadas ao Sicoob na Bahia. A temática ESG - meio ambiente, ação social e governança corporativa, na sigla em inglês, foi destaque.

O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, que participou do encontro, apontou a necessidade dos conselheiros seguirem alinhados. “Os conselhos dentro de uma cooperativa são fundamentais, pois são responsáveis por verificar o bom andamento das ações previstas. Quando nos reunimos para tratar de assuntos em comum, acabamos por fortalecer a coesão e sistemática internas, fazendo com que as metas traçadas possam ser melhor verificadas conforme as expectativas traçadas. Portanto, o Sistema Oceb, ao apoiar a atividade está cumprindo com o objetivo estratégico de promover a excelência da gestão e da governança das cooperativas em nosso estado”, explicou o líder cooperativista baiano.

Para o presidente do Sicoob Central Bahia, Ivo Brito, o evento teve grande importância e uma intenção clara junto ao público diretamente envolvido. "O Encontro de Conselheiros deste ano foi muito importante para nosso Planejamento Estratégico, pois tivemos a oportunidade de dialogar acerca do protagonismo que os conselhos devem exercer para o crescimento e o desenvolvimento das cooperativas singulares filiadas. A principal intenção do Encontro foi de impactar positivamente nossos conselheiros dotando-os de instrumentos para aperfeiçoar a sua atuação e contribuir para os resultados das nossas cooperativas, desenvolvendo o cooperativismo financeiro no estado e promovendo a melhor experiência financeira para os nossos cooperados", definiu o dirigente que também preside o Sicoob Extremo Sul.

Nos dois dias do evento, os conselheiros assistiram apresentações sobre o Pacto Sistêmico do Sicoob e atuação do conselho, Programa de Sucessão e de Certificação de Dirigentes, papel do conselho na estratégia organizacional e na gestão de riscos. Ao final, puderam acompanhar uma apresentação sobre sustentabilidade dentro do contexto ESG. Todos os temas apresentados evidenciaram o papel dos conselheiros como central nos processos envolvendo as cooperativas.

O conselheiro do Sicoob Central Bahia, Alexandre Cerqueira, elencou os pontos que mais o chamaram a atenção. “Evento muito importante para trazer os conselhos das cooperativas para um encontro onde a gente possa discutir todos os assuntos estratégicos da cooperativa, lidar com mais atenção às cobranças com os executivos das cooperativas na execução das tarefas que os conselhos definiram estrategicamente. Também tivemos uma apresentação abordando o ESG, um tema importante, atual. Toda a atividade foi essencial para capacitar os conselheiros ligados ao Sistema Sicoob na Bahia”, concluiu o dirigente do Sicoob Sertão que ainda exerce a atividade de conselheiro fiscal no Sescoop/BA.

Conselheiro na Oceb e na cooperativa central de crédito baiana, Vandevaldo Rios (Carneiro) conclama os demais colegas a se engajarem nos temas relevantes apresentados durante o encontro. “A gente entende que um evento como esse tem uma relevância muito grande para o sistema financeiro cooperativo baiano, e porque não até mesmo brasileiro, tendo em vista, que aqui foram tratados temas importantíssimos para a sustentabilidade, crescimento e fortalecimento das cooperativas baianas. Também falamos sobre risco que é muito importante no papel de conselheiro estar acompanhando e monitorando, além de termos discutido outro assunto relevante que é a sucessão. A gente faz aqui uma observação e uma recomendação a todos os demais conselheiros para que se dediquem a esses temas, além daqueles que são inerentes ao cooperativismo financeiro”, finalizou o presidente do Sicoob Coopemar.

O Sistema Oceb atua para apoiar e fazer com que as cooperativas baianas exerçam plenamente todas as suas atribuições dentro dos princípios que nos norteiam. Uma das soluções oferecidas aos integrantes de conselhos são os cursos da CapacitaCoop. São diferentes capacitações à disposição daqueles que exercem funções nas instâncias deliberativas e decisórias das cooperativas.    

 

Sicoob Central Bahia

Com 10 cooperativas singulares filiadas, o Sicoob Central Bahia, possui 107 pontos de atendimento distribuídos em municípios da Bahia, além de Pernambuco e São Paulo. Reúne mais de 236 mil cooperados e contabiliza R$ 2,6 bilhões de ativos totais, com um patrimônio líquido somado de R$ 523 milhões. Tais cooperativas administram um total de R$ 1,9 bilhões em depósitos, além de oferecerem aos associados uma carteira de crédito de R$ 1,4 bilhões. Os dados são de setembro de 2023 e foram retirados da página na internet do Sicoob Central Bahia.  

 

Por Ascom Sistema Oceb com informações do Sicoob Central Bahia

MBA baiano em Gestão de Cooperativas realiza atividades com intercâmbio


Pensando em aprimorar cada vez mais os conhecimentos dos representantes de cooperativas baianas, a OCEB e o SESCOOP/BA promovem diversos tipos de atividades de qualificação. Dentre elas podemos citar o curso de MBA em Gestão de Cooperativas. O MBA, que tem como meta promover o acesso a novos conhecimentos e o aprimoramento profissional dos empregados, dirigentes, conselheiros e gestores de cooperativas baianas, foi fruto de demandas das cooperativas, como forma de aprimoramento da gestão e decorre da parceria firmada entre SESCOOP/BA e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, sediada no Rio Grande do Sul.

A especialização foi iniciada no mês de julho de 2017 e o seu penúltimo módulo, Vivências em Cooperativismo, ministrado pela professora e coordenadora do MBA, Paola Londero, foi realizado neste mês de março, com um intercâmbio do grupo para o Rio Grande do Sul, que teve como objetivo proporcionar aos 25 discentes participantes maior aproximação com experiências de sucesso no cooperativismo, vez que o  estado  é considerado o berço do cooperativismo no Brasil.

Para a docente da disciplina, Paola Londero, momentos como esse trazem “relevantes contribuições e reflexões sobre as práticas de gestão, governança, educação e doutrina do cooperativismo. Nossos discentes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências que enriqueceram sua formação teórica e que, com certeza, também trará impacto na sua vida profissional”.

O intercâmbio, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de março, iniciou na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, onde os alunos assistiram a apresentação do gerente de Monitoramento do SESCOOP/RS, José Máximo Daronco, sobre o SESCOOP/RS; do presidente da Cooperativa COOPLIB, com o também professor e presidente da COOPLIB, Ernesto Krug, sobre os desafios do Ramo Trabalho; do diretor administrativo da Cooperativa Educacional COOPEEB, Vitor Marega Mörschbächer, sobre a história da cooperativa e do conselheiro vogal da UNIODONTO Vale dos Sinos, Marco Antônio Machado, que trouxe informações acerca dos desafios de gestão da cooperativa.

O roteiro também incluiu visita às cooperativas Sicredi Pioneira, Piá e Vinícola Garibaldi, onde os visitantes conheceram mais sobre a educação cooperativa, processo industrial, desafios de gestão e governança e influência dos princípios nos fundamentos das cooperativas.


CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS SOBRE A ATIVIDADE

“Conhecer o coração do cooperativismo deixou em mim a certeza de que trabalhamos em prol de valores maiores que nós mesmos. Quando ouvi de um dos diretores da Pioneira que cooperativismo se confunde com espiritualidade, fiquei encantada e acredito que todos os cooperativistas deveriam sentir esse pertencimento para trabalhar com mais dedicação, alegria e satisfação. Muito obrigada e espero fazer jus colocando em prática pelo menos um pouquinho de tudo que vi e ouvi.”  Thais Neves Rezende - SICOOB CREDMED

“Essa disciplina foi excelente! Além de conhecermos ações e trabalhos relevantes para serem replicados em nossas cooperativas, permitiu que se construíssemos relações, que podem promover, no futuro, a intercooperação, a troca de conhecimento, convênios e, quem sabe, negócios.”  Ana Paula Souza – COOPAG


“Essa vivência nos proporcionou conhecer na íntegra o cooperativismo na sua essência, resgatando seus valores e sua história, nos dando a oportunidade de conhecer o local onde se começou a primeira cooperativa do Brasil. Me sinto mais fortalecida em saber que estou no caminho certo, que cooperativismo não é utopia. Mas percebo o quanto temos que aprender, crescer e nos posicionamos para que sejamos respeitados no mercado e reconhecidos nas políticas públicas, enquanto organizações sérias, empoderadas, eficazes, eficientes e que produzem resultados significantes para a sociedade.” Elivânia Oliveira – COOLIBA

“O intercâmbio nos mostrou que é possível executar todos os princípios cooperativistas, tendo como mola precursora a “vontade”. (...) Foi plantada uma semente de esperança em nossos sentimentos, basta vender a ideia e praticar. Juntos podemos mudar! Quero agradecer ao SESCOOP/BA e a OCEB pela oportunidade de participar de algo que me fez refletir muito sobre como tornar o mundo melhor através do desenvolvimento local, tanto na parte intelectual das pessoas, quanto no econômico-social.” Fábio Simões - SICOOB Coopere


O MBA em Gestão de Cooperativas será finalizado no dia 13 de Abril de 2019, em Salvador/BA, com as apresentações dos artigos, produzidos pelos discentes, como trabalho de conclusão do curso. No calendário 2019 do SESCOOP/BA já há previsão para uma nova turma.


Ascom OCEB, com informações da ESCOOP.

Profissionais de secretariado são homenageados em evento realizado pelo Sescoop Bahia

Palestras, atividades físicas, dicas de saúde e de beleza marcaram o Workshop das Secretárias realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia – Sescoop/BA, no dia 30 de setembro, em comemoração ao dia dos profissionais de secretariado que contribuem diariamente para o crescimento das cooperativas na busca do bem comum.
Após credenciamento e café da manhã, os participantes foram recepcionados pela Gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop Bahia, Jussiara Lessa. 
 
Impossibilitado de comparecer ao Workshop por questões de saúde, o presidente do Sescoop Bahia, Cergio Tecchio, enviou uma mensagem de boas vindas aos participantes do evento onde ressaltou a importância da capacitação profissional para a administração correta das cooperativas. “A função da secretária ou secretário é muito importante, pois muitas vezes é este profissional quem agiliza as informações entre a diretoria e o corpo funcional da cooperativa e faz o papel de relações com outras instituições”, completou Tecchio.
 
O novo papel do profissional de secretariado foi discutido durante o curso “Secretária conectada ao futuro”, ministrado por Carla Galo, especialista em desenvolvimento de talentos humanos e gestão de negócios e autora do livro “Sucesso de A à Z – Vocabulário dos Vencedores”. 
 
Em entrevista, minutos antes de sua apresentação, Carla revelou que qualquer profissional precisa desenvolver o chamado CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude. No entanto, os profissionais de secretariado que trabalham nas cooperativas precisam de algo mais. “Eles precisam conhecer a história do cooperativismo, sua doutrina, seus princípios, precisam ter o espírito cooperativista”, ressaltou a palestrante.
 
A qualidade de vida foi tema da palestra “Alertil – Solução Concetrada de Q.V. (Qualidade de Vida)”, apresentada por Carlos Augusto de Carvalho, fisioterapeuta e educador físico, especialista em preparação física de sedentários.
 
Assuntos como motivação, marketing pessoal e trabalho em equipe foram abordados durante a palestra motivacional “A Vida É Um Show!”, ministrada por Diogo Francischini, diretor executivo regional da RE/MAX e autor do livro “Talentos em Vendas: Como Liderar e Gerenciar Campeões”. No final da tarde, os presentes receberam orientações da Natura sobre cuidados com a pele, maquiagem e ganharam brindes.
Os participantes saíram do evento com muita vontade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. “De forma simples, as palestras nos empolgam, fizemos até exercícios! O mais importante é que estes eventos fazem com que a gente saia do escritório, conheça outras pessoas e volte com a cabeça cheia de boas idéias!”, ressaltou Terezinha Santos, da UNIFISIO.
 
Para Fernando Andrade, Diretor administrativo da Digitaxi, que participou pela primeira vez de um evento organizado pelo Sescoop Bahia, os conteúdos abordados estavam em sintonia com sua vivência na cooperativa já que a realidade cooperativista é diferente de uma empresa comum. 
 
Para Eliana de Deus, colaboradora do Sicoob Central Bahia, além de uma oportunidade de comemorar o dia da secretária, o evento foi uma maneira de reunir conhecimentos que podem ser levados para o dia-a-dia do trabalho, aprimorando o atendimento ao público interno e externo e o desempenho das demais atividades inerentes à profissão. 
 

Cooperativas de crédito realizam alinhamento estratégico

O último final de semana entre os dias 12 e 14 de janeiro de 2024 foi marcado por atividades de impacto no planejamento de ações do ano de duas cooperativas de crédito baianas. Isso porque o Sicoob Coopemar e o Sicoob Norte Sul reuniram as equipes, em Amélia Rodrigues e Salvador, com a realização dos respectivos Encontros Anuais de Alinhamento Estratégico. Ambos os eventos contaram com a participação de dirigentes, gestores e empregados das instituições financeiras que detém 19 pontos de atendimento pelo interior da Bahia e um em Petrolina, no estado vizinho de Pernambuco.

Manter equipes focadas em objetivos e metas comuns para enfrentar um contexto de alta competitividade é o que defende Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, organização que apoiou a realização dos dois encontros cooperativistas. “O cooperativismo baiano dispõe de profissionais altamente capacitados e os encontros de alinhamento possibilitam com que os planejamentos estratégicos das cooperativas sejam compartilhados, de modo, que todos os envolvidos trabalhem em sintonia no alcance dos objetivos e metas traçados. Portanto, o Sistema Oceb dá todo suporte necessário às cooperativas do estado para que possam buscar os melhores resultados em um ambiente de forte concorrência com outros atores econômicos”, explica o também presidente do Sicoob Norte Sul.

Confira abaixo mais detalhes dos Encontros de Alinhamento Estratégico do Sicoob Coopemar e Sicoob Norte Sul.

 

Melhor Performance, Mais Engajamento = Resultado

Com objetivo de engajar toda a equipe para uma melhor performance de negócios, visando o cumprimento dos objetivos estratégicos propostos para o ano de 2024, o Sicoob Coopemar promoveu o evento anual de alinhamento estratégico destinado ao público interno.

A programação trouxe imersão de negócios, palestra motivacional e dinâmicas interativas que buscaram levar conhecimento e informação, além de traçar o caminho da cooperativa ao longo deste ano. Os participantes puderam conferir os resultados alcançados em 2023 e metas pretendidas para 2024 de cada ponto de atendimento. Ainda houve a premiação das campanhas realizadas, um panorama de estratégias comerciais para comercialização de produtos do Sistema Sicoob e o compartilhamento do planejamento da área de negócios da cooperativa sediada em Mairi.

Quem evidenciou a atividade realizada durante o período foi Luciara Andrade, diretora  operacional e de relacionamento do Sicoob Coopemar. “Foi um momento marcante e de muita escuta, onde foi possível discutir coletivamente, entender as percepções, explicar as necessidades e traçar as estratégias para alcançar os objetivos propostos pelo Conselho de Administração. O ano de 2024 será desafiador, mas  acreditamos muito no potencial da nossa equipe e temos certeza que será um ciclo extraordinário. Mais uma vez, agradecemos ao Sescoop/BA, por solidificar a parceria e o seu compromisso em desenvolver, cada vez mais, o cooperativismo baiano”.

Para Victor Ferreira, gerente de ponto de atendimento do Sicoob Coopemar, o alinhamento estratégico possibilitou a participação ativa de todos nas definições que permearão os próximos passos da cooperativa. “Pudemos ser ouvidos, expressando as nossas opiniões quanto à formação das metas de cada ponto de atendimento, e o rumo da nossa Coopemar para os próximos anos. Espero que ao longo deste ano possamos alcançar os nossos objetivos traçados neste planejamento estratégico, e que o próximo ano seja ainda melhor, com todos os pontos de atendimento apresentando ótimos resultados”.

 

Atitude SNS

O Sicoob Norte Sul juntou o time para destacar habilidades como performance, resultado, proatividade, eficiência, excelência, superação, inovação e dinamismo que requerem pessoas com atitude. A ideia foi estimular toda a equipe na busca interna diária por tais características, para promover um impacto positivo aos associados, na cooperativa e nas próprias vidas.

Para isso a cooperativa de crédito baiana com sede administrativa em Santo Antônio de Jesus, desenvolveu uma programação em que foram disseminados o poder da parceria, bem como, foram trabalhados o planejamento estratégico para o ano atual, e apresentados o painel “Nova Gestão Comercial”, o que é e se busca em uma “Equipe de atitude”, e o projeto “Despertar”, desenvolvido nos últimos meses dentro dos programas CVS  - Como Vender Serviços e VPS  - Volição Por Servir, com apoio do Sistema Oceb. Ainda, houve a premiação do “Troféu Performance” para aqueles que se destacaram no último ano de 2023.

Magna Matos, diretora de atendimento do Sicoob Norte Sul, trouxe mais detalhes da   concepção e objetivo do alinhamento estratégico da cooperativa neste ano. “O evento de alinhamento estratégico do Sicoob Norte Sul sempre é um marco inicial do ano na nossa cooperativa. Um startar de início de ciclo. Este ano o tema Atitude trouxe a ideia de movimento. Foi excepcional reunir e trazer temas de grande relevância como os direcionadores de metas financeiras, mas também as não financeiras. Estas são metas diretamente ligadas à qualificação das nossas entregas para o quadro colaborativo e para a razão maior da nossa singular, nossos cooperados”, encerrou a gestora.

A agente de atendimento do Sicoob Norte Sul, Thais Luz, explicou a importância de todos terem posição e atitude para diferenciação no segmento econômico em que atua a cooperativa. “Uma instituição financeira, como qualquer empresa, precisa de posicionamento para gerar resultados. Mas nada disso é possível sem atitude. E foi exatamente isso que vimos no ATITUDE SNS 24, a importância de reconhecer a necessidade de se posicionar, em equipe e de forma individual, para alcançar e encantar nossos associados em uma conduta cooperativista, que se diferencie do mercado”, concluiu.

O superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista, esteve presente nos dois encontros, e mencionou a relevância do apoio prestado e a mudança de dinâmica dos eventos executados. “Estamos sempre prontos para apoiar as cooperativas no nosso estado em atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social voltadas para comunidade cooperativista. A realização desses Encontros de Alinhamento no início do exercício é uma estratégia interessante, pois já inicia todo um ciclo motivando os times desde o começo para enfrentar os desafios colocados”, detalhou o executivo da organização do cooperativismo vinculada ao Sistema S na Bahia. 

O apoio a encontros cooperativistas é um dos serviços que o Sistema Oceb oferece às cooperativas baianas. Para saber mais sobre as diversas soluções que disponibilizamos, acesse https://somoscooperativismo-ba.coop.br/ e venha participar de projetos, programas e ações que auxiliam as cooperativas da Bahia a elevarem a competividade e sustentabilidade em seus negócios e atuação junto aos públicos de interesse.

 

Por Ascom Sistema Oceb com informações do Sicoob Coopemar e Sicoob Norte Sul

SESCOOP/BA é credenciado pelo CRCBA

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA foi credenciado como Unidade Capacitadora do Programa de Educação Profissional Continuada (EPC) do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA). Essa habilitação significa que os cursos voltados para contadores, a exemplo do FORMACONT - Formação de Contadores Cooperativistas, passam a atender à EPC, conferindo pontuação por carga horária aos profissionais de contabilidade participantes.

Desde janeiro deste ano, contadores das cooperativas baianas, funcionários ou terceirizados, regulares com o Conselho Regional de Contabilidade, indicados pelas cooperativas do Sistema OCEB, estão participando do FORMACONT e tendo a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na elaboração de prestação de contas e demonstrações contábeis de acordo com as exigências da lei do cooperativismo e das Normas Técnicas do Conselho Federal de Contabilidade aplicadas às Sociedades Cooperativas.

Para Livia Conceição, Gerente de Operações do SESCOOP/BA e integrante da Comissão de Contabilidade para as Cooperativas do CRCBA, esse credenciamento representa “a preocupação do Sistema OCEB em oferecer capacitações que visam atualizar, aprimorar e expandir os conhecimentos e competências técnicas para os contadores em prol da qualidade dos serviços prestados às sociedades cooperativas e em consonância com a Norma Brasileira de Contabilidade – NBC PG 12(R2) que dispõe sobre a Educação Profissional Continuada”.

Ao promover o FORMACONT e outras capacitações voltadas para os profissionais de contabilidade o SESCOOP/BA busca constantemente melhorar a gestão contábil das cooperativas baianas, confirmando que a formação continuada é uma das formas mais eficazes.

Por Ascom SESCOOP/BA

Logo: Site CRCBA

Conteúdos Relacionados [Representação]

Empodere seu futuro financeiro com uma cooperativa de crédito

As cooperativas de crédito contam com uma data especial em outubro. Sempre na terceira quinta-feira do mês é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC). Este ano, “Empodere seu futuro financeiro com uma cooperativa de crédito” é o tema definido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions - WOCCU, na sigla em inglês) para marcar a comemoração no próximo dia 20.

Ações e eventos serão realizados no mundo todo para destacar a data e ressaltar a contribuição das cooperativas de crédito para tornar realidade os sonhos pessoais e profissionais dos associados, bem como para valorizar propósitos que fazem parte da essência dessas instituições. No Brasil, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) também realiza diversas iniciativas para mostrar como as cooperativas contribuem com a qualidade de vida de quem quer ter uma relação saudável e duradoura com o próprio dinheiro.

Elissa McCarter LaBorde, presidente e CEO da WOCCU, assinala a motivação que levou a escolha do tema. “Ainda há 1,4 bilhão de pessoas em todo o mundo que não têm conta bancária. As cooperativas de crédito realmente têm o modelo de negócios perfeito para impulsionar seu futuro financeiro. O tema não poderia ser mais oportuno. Esperamos que todo o nosso movimento global celebre e promova essa mensagem na quinta-feira, 20 de outubro”, salienta.

A abrangência internacional das cooperativas de crédito é evidenciada pelo WOCCU. A entidade internacional representa 375 milhões de associados em 86 mil cooperativas de crédito, localizadas em 118 países. A taxa de penetração do segmento, calculada dividindo o número total de membros de cooperativas de crédito pela população em idade economicamente ativa, em 2020 (último estudo publicado), foi de 12,18%. No Brasil, essa taxa foi de 8,13%. O índice vem registrando crescimento constante desde 2017, quando atingiu 6,66%

O Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo de 2020, editado pelo Banco Central do Brasil, também mostra que o crescimento anual da carteira de crédito do SNCC foi maior que o do Sistema Financeiro Nacional (SFN) nos últimos quatro anos, ficando com 35% do total contra 15%. Além disso, os depósitos do SNCC aumentaram 42,4% no ano, enquanto no SFN (exceto SNCC) o crescimento foi de 25,7%. No mesmo período, o número de associados nas cooperativas de crédito aumentou de 9,6 milhões para 14,6 milhões, sendo 12,3 milhões de pessoas físicas e 2,2 milhões de pessoas jurídicas.

Nos últimos quatro anos, a quantidade de pontos de atendimento cresceu de 4.929 para 7.247. Este total de unidades coloca o cooperativismo de crédito como a principal rede de atendimento do país. Além disso, nos últimos anos, foram fechadas em todo o país 3.173 agências bancárias e 87 postos de atendimento bancário (PAB), enquanto 1.899 postos de atendimento cooperativos (PAC) foram abertos. Outro dado importante é que em 275 municípios, as cooperativas de crédito são a única instituição financeira presente, atendendo com qualidade e de acordo com todas as exigências legais e regulatórias estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central.

 

PRESENÇA

Estar presente nas comunidades é uma característica das cooperativas de crédito, o que favorece um relacionamento mais próximo com o associado, enfatizando o elo comum entre seus membros e a presença na vida social da comunidade, principalmente em cidades com menor população.

A capilaridade e a reciclagem local da poupança também são características que habilitam as cooperativas de crédito como alavancas do desenvolvimento regional. Em estudo divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) constatou-se que cidades brasileiras com presença de cooperativas de crédito possuem incremento no Produto Interno Bruto (PIB) per capita de 5,6%, com a criação de 6,2% a mais de empregos e aumento de 15,7% no número de estabelecimentos comerciais. O estudo da Fipe revela ainda que cada R$ 1,00 concedido em crédito pelas cooperativas gera R$ 2,45 no PIB da economia.

As cooperativas de crédito são instituições que promovem o fomento e o desenvolvimento nas comunidades. Aqui na Bahia, como em todo o restante do país, isso vem acontecendo. Nós temos aqui na Bahia várias cooperativas que hoje representam mais de 150 agências espalhados por todo o estado que fazem um trabalho muito bom no sentido de disseminar o crédito e a poupança, junto aos pequenos produtores, comerciantes, micro e pequenas empresas, públicos da cidade e do poder público, funcionários de instituições, enfim, nós atingimos todas as pessoas da sociedade. São cooperativas que promovem a inclusão financeira, a integração da cidade campo, das pessoas e, principalmente, levam crédito com taxas compatíveis para mais de 200 mil pessoas e 15 mil empresas integradas ao Sistema de Crédito Cooperativo do estado da Bahia. Esse trabalho vem sendo ampliado, através da participação das comunidades, da capacitação dos colaboradores e da visão estratégica que os dirigentes das cooperativas possuem. Cada vez mais nossas cooperativas crescem e atendem mais comunidades, levando desenvolvimento e serviços financeiros para todos os municípios da Bahia”, destacou o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio.

 

Por Sistema OCB (com acréscimos)

Presidente da OCEB entrega carta ao candidato Márcio Marinho

O Presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), Cergio Tecchio, se reuniu nesta segunda-feira, dia 03 de setembro, com o candidato a prefeito de Salvador, Márcio Marinho (PRB), para entregar a "Carta aos Prefeituráveis", documento elaborado pelo movimento cooperativista soteropolitano.
 
Durante o encontro Cergio Tecchio fez questão de ressaltar como as cooperativas estão presentes no dia a dia das pessoas em Salvador, seja através do sistema de transporte complementar ou em atuações no segmento do turismo, da cultura, da saúde, do crédito e da prestação de serviços em geral, contribuindo não apenas para a economia da cidade, mas também para o seu desenvolvimento social. De acordo com ele, as cooperativas são grandes geradoras de trabalho decente e renda, e em  Salvador sofrem com discriminação, falta de reconhecimento e com a ausência de uma política pública municipal de apoio ao cooperativismo. "É por isso que necessitamos do apoio do próximo prefeito para valorizá-las e torná-las visíveis", disse Tecchio.
 
Para Márcio Marinho, a carta elaborada pelo setor vem em boa hora e converge com sua determinação em fazer uma gestão humanizada e de forte conteúdo social. "Dentre as dez principais reivindicações que o movimento cooperativista nos apresenta, vejo como mais urgente e prioritário o tema do transporte. Será um prazer ter a OCEB como parceiro, pois dentro do que estiver previsto na lei, vamos promover o cooperativismo e atender  às necessidades das cooperativas", enfatizou o candidato. 
 
A carta da OCEB também será entregue aos demais candidatos à prefeitura de Salvador, durante reuniões agendadas.
 
 

Sistema Oceb recebe Selo Lilás

Iniciativa reconhece a atuação de organizações em favor de políticas de igualdade de gênero e defesa das mulheres

 

A noite desta segunda-feira (25/3) foi marcante para o cooperativismo baiano e todas as mulheres que fazem e engrandecem nosso modelo de negócios por toda a Bahia. Na oportunidade, o Sistema Oceb recebeu a certificação Selo Lilás que destaca instituições públicas e privadas baianas compromissadas e engajadas na construção de um ambiente mais seguro, acolhedor e que valorize a contribuição das mulheres atendendo aos compromissos assumidos na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas - ONU.

Da esquerda para a direita, Gláucia Scapini (CoopGNP), Ially Carmo (Sistema Oceb) e Valdirene Oliveira (Ser do Sertão)A concessão é de responsabilidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM, vinculada ao Governo do Estado da Bahia. Na primeira edição, 196 organizações participaram da etapa de análise e seleção via edital específico, sendo 83 contempladas com a certificação estadual.

O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, celebrou a conquista alcançada e que evidencia o trabalho realizado alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS. “É a materialização do reconhecimento de anos de trabalho do Sistema Oceb em prol da equidade de gênero no cooperativismo. Esse importante Selo Lilás visibiliza nossa atuação dentro do ESG e fortalece nosso compromisso para o cumprimento dos ODS, em especial o 05, para ‘alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas’”.

A superintendente da Oceb, Ially Carmo, recebendo o Selo Lilás do governador Jerônimo Rodrigues e da deputada Neusa CadoreA superintendente da Oceb, Ially Carmo, que representou o Sistema Oceb na solenidade, relembrou o papel fundamental do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia Elas pelo Coop Bahia” para o sucesso obtido com a certificação. “Quando pensamos em empoderar mulheres, precisamos lembrar que esse empoderamento precisa ser coletivo. No cooperativismo nossa atuação é para a coletividade e o Comitê Elas pelo Coop Bahia foi o grande destaque que nos permitiu alcançar essa sonhada certificação. O protagonismo feminino é evidenciado e ganhamos mais uma responsabilidade, a de seguir ampliando o cooperativismo na Bahia para que mais mulheres possam fazer parte. Estou muito feliz por mais essa belíssima conquista”, refletiu a executiva da entidade de representação política-institucional cooperativista do estado.

O trabalho realizado pelo comitê de mulheres ligado ao Sistema Oceb foi apresentado à comissão avaliadora como a justificativa principal para a efetivação da certificação. Além disso, para ser eletiva, as instituições participantes deveriam possuir, ao menos, 30% do quadro de pessoal composto por mulheres. Atualmente, a Oceb e Sescoop/BA somam 26 empregados, destes  17 são mulheres, o que representa  65% do total.

A gerente de desenvolvimento de cooperativas, Jussiara Lessa, rememorou com felicidade o início das atividades com mulheres, há mais de 11 anos atrás. “Notamos que as mulheres precisavam de voz dentro do cooperativismo, levamos a ideia para o presidente e ele nos deu o desafio de desenvolvermos algo para esse público. Assim nasceram os eventos voltados para as mulheres cooperativistas, e o grande encontro delas já está em sua 13ª edição”, contou a gestora do Sescoop/BA.

O Selo Lilás traz para o Sistema Oceb muito orgulho e felicidade. Com ele o desafio torna-se ainda maior e mais robusto, pois reconhecemos nossa responsabilidade em mantê-lo dentro do Sistema Oceb e, por consequência, dentro do Cooperativismo na Bahia. Quando pensamos sobre nosso propósito, vimos que ele está se materializando por intermédio de ações assertivas, como essa que nos viabilizou a importante honraria, afinal, “promover a qualidade de vida das pessoas, por meio do cooperativismo na Bahia” perpassa por impulsionar mulheres para promoção da equidade de gênero no nosso modelo de negócios.

 

Cooperativas baianas contempladas com o Selo Lilás

A noite também foi especial para três cooperativas baianas. Isso porque a Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhães - CoopGNP, a Cooperativa Ser do Sertão e a Cooperativa Uniodonto Paulo Afonso também receberam a certificação do Selo Lilás.

As ações promovidas dentro do modelo de negócios cooperativista e que geram efetividade da participação feminina foram mencionadas por Tatiana Santos, que representou a cooperativa do Sistema Uniodonto do município situado no Vale do São Francisco.

Tatiana Santos, gerente da Uniodonto Salvador representando a Uniodonto Paulo Afonso“Buscamos mostrar a representatividade das mulheres aqui, especialmente por ser uma cooperativa. Valorizar e reconhecer o trabalho das mulheres, independentemente de suas funções, é essencial para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário. Algumas das nossas políticas adotadas para o quadro funcional são incentivo à saúde da mulher, capacitações e eventos voltados para as funcionárias e maior contratação de mulheres”, afirmou a gerente da Uniodonto Salvador, que representou a co-irmã, Uniodonto Paulo Afonso, certificada com o Selo Lilas,  em entrevista publicada no portal de notícias do Governo do Estado da Bahia.

 

A presidente da Ser do Sertão, Valdirene Oliveira, exaltou as fundadoras e àquelas que contribuíram com o resultado alcançado, além da função exercida aos futuros dirigentes e gestores. 

Valdirene Oliveira, presidente da Ser
do Sertão
“O Selo Lilás é uma conquista das mulheres da Ser do Sertão, tanto as que ajudaram a fundar a cooperativa, quanto àquelas que nos ajudaram a chegar no processo de construção aonde chegamos agora. É reconhecer o papel da mulher dentro do espaço, é fortalecer as iniciativas que possuímos  para garantir a igualdade de direitos. Nossa equipe da Ser do Sertão tem a honra em receber o Selo Lilás em reconhecimento ao trabalho que estamos desenvolvendo e para permitir aos futuros sucessores identificarem a importância dentro do cooperativismo do trabalho, do esforço e do reconhecimento da mulher”
.

E para manter a certificação, os próximos passos da Ser do Sertão já estão planejados.

“Pretendemos criar uma comissão de mulheres na estrutura da cooperativa para que justamente possamos garantir, não seja apenas um selo, mas uma conquista realizada diariamente em nosso espaço”, projetou a dirigente da cooperativa agropecuária sediada em Pintadas.
 

 

O exemplo para outras organizações trazido pelo Selo Lilás foi apontado pela coordenadora do Comitê de Mulheres da CoopGNP, Gláucia Scapini que comemorou o feito da cooperativa situada em Luís Eduardo Magalhães.

Gláucia Scapini, coordenadora do Comitê de Mulheres da CoopGNP“Ser reconhecida pelas ações que já fazemos diariamente para promover o bem-estar, segurança e valorização do trabalho que as mulheres exercem dentro de nossa cooperativa, é um grande passo para a igualdade entre mulheres e homens. Buscamos capacitar, empoderar, dar legitimidade ao que cada pessoa tem de melhor, somando as diferenças. Essa certificação nos traz muita alegria e nos inspira a irmos além. Também, incentiva outras instituições a olharem com mais atenção e cuidado para a importância do papel feminino na sociedade”.
 

 

Comitê Elas pelo Coop Bahia

Instituído em 17/09/2021, o Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia “Elas pelo Coop Bahia” foi criado com o objetivo de propor ações para o aprimoramento da atuação feminina no estado, dentro do cooperativismo, a partir da indicação de ações que fortaleçam a representatividade de gênero. O Sistema Oceb foi uma das Organizações Estaduais pioneiras no Brasil na instituição do órgão de representatividade feminina.   

O Elas pelo Coop Bahia é composto por mulheres cooperativistas das cinco regiões do estado, que integram o foco de atuação do Sistema Cooperativista Baiano,  e está organizado em um grupo gestor formado por coordenadora, vice-coordenadora e secretária.

Vera Lúcia Ventura, coordenadora do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia “Elas pelo Coop Bahia”, detalhou a felicidade com que o comitê recebeu a notícia. “Nesse momento estamos felizes, motivadas, e realizadas com a certificação do Selo Lilás. Importante reconhecimento de muitos outros que haveremos de conquistar, pois as mulheres cooperativistas na Bahia estão cada dia mais se conscientizando de que são capazes e que merecem participar das cooperativas, compreendendo suas dinâmicas. Como coordenadora deste comitê, é uma honra receber a certificação e fico muito grata a todas as pessoas envolvidas no processo”, celebrou a coordenadora estadual do Comitê de Mulheres Elas pelo Coop BA.

 

Por Ascom Sistema Oceb

Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia completa 50 anos em 2020

Há 50 anos o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB tem defendido os direitos e interesses das cooperativas.

Atenta aos cenários político, econômico e social do cooperativismo, a OCEB oferece serviços que contribuem com a sustentabilidade das cooperativas, atuando na sua missão de "Promover um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas baianas, por meio de representação político-institucional", sempre pautada nos valores de Fidelidade aos Princípios e à Doutrina Cooperativista; Desenvolvimento e Valorização das Pessoas; Respeito à Diversidade; Compromisso com a Inovação e Resultados e Transparência e Austeridade.

E é dentro desse ambiente transparente e forte que a OCEB assume o seu papel e deixa muito claro para a sociedade em geral, o poder público e as entidades parceiras que, quando o tema é cooperativismo, o tema é da OCEB!

Vem comemorar com a gente!

#OCEB50ANOS

OCEB se destaca na XII Convenção de Contabilidade da Bahia

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, no intuito de aproximar-se da classe contábil, levando informações necessárias, prestando apoio aos profissionais contábeis para o bom desempenho da contabilidade cooperativista e ampliando a divulgação do cooperativismo em os profissionais de contabilidade, participou da XII Edição da Convenção de Contabilidade do Estado da Bahia. O evento ocorreu na cidade de Vitória da Conquista, nos dia 26 a 28 de agosto de 2015.

Através do stand, o Sistema OCEB ganhou visibilidade perante a classe contabilista, seja com profissionais já estabelecidos no mercado, ou com estudantes, que tiveram um primeiro contato com o Sistema, conhecendo mais sobre suas atividades e projetos desempenhados; entendendo também as especificidades da contabilidade cooperativista. “Estimamos que cerca de 400 pessoas passaram pelo nosso stand, em sua maioria estudantes, as quais  mostramos a relevância do contador conhecer a Contabilidade Cooperativista, assim como a falta de profissionais com este perfil no mercado atual”, afirmou Márcio Silva, supervisor administrativo da OCEB.

A XII Edição da Convenção de Contabilidade do Estado da Bahia teve por objetivo promover a integração da classe, realizando concurso de trabalhos científicos no intuito de elevar a produção científica nacional, além de apresentar palestras, painéis, entre outros, com temas atuais e de relevância para a classe contábil brasileira. 

Cooperativas baianas participantes do PDGC são acompanhadas

A cada novo ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), os dirigentes, cooperados e funcionários das cooperativas baianas, que participam do PDGC, reconhecem que para alcançar a excelência da gestão e governança, no âmbito das cooperativas, as boas práticas são fundamentais, e para isso sabem que podem contar com o Sescoop/BA para estimular a rotina de tomada de decisão e implantação de melhorias nas cooperativas.

Exemplo disso é o trabalho de acompanhamento do PDGC que tem sido feito junto a vinte e três cooperativas baianas dentro do Projeto Gestão da Excelência, que já teve várias etapas, sendo a mais recente a realização dos “Workshops de Compartilhamento de Boas Práticas de Gestão”. Foram duas turmas que se reuniram virtualmente nos dias 25 e 26 de maio – Ramo Crédito, e nos dias 27 e 28 de maio – Demais Ramos, para analisar e socializar boas práticas de gestão e governança.

O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, marcou presença nos eventos e reafirmou a importância das cooperativas baianas estarem inseridas no PDGC e executá-lo com seriedade. “Nós precisamos elevar, cada vez mais, o nível de gestão das nossas cooperativas, aprimorar o nosso profissional e, com isso, desenvolver melhor a nossa forma de fazer negócio. A essência do nosso trabalho tem tudo a ver com o PDGC. O programa tem foco na geração de resultados financeiros positivos, e, sobretudo, na melhoria dos serviços prestados e produtos oferecidos”, disse.

Além da apresentação dos resultados do trabalho de mentoria que foi feito para auxiliar as cooperativas baianas no quesito gestão do instrumento do PDGC, os participantes, durante o evento virtual, puderam compartilhar as boas práticas de gestão que vêm sendo executadas dentro das cooperativas, e também analisar outras do Compêndio de Boas Práticas Governança e Gestão - Ciclo 2020 e 2021 do Sistema OCB. 

O momento oportunizou que Isadora Almeida, analista administrativo da cooperativa Sicoob Coopemar, apresentasse as experiências da cooperativa. “Do final do ano para cá tivemos um resultado considerável em relação ao PDGC. Com o comitê do PDGC conseguimos realizar três boas práticas, embora estejam pausadas por conta da pandemia. Dentre as boas práticas está o “Programa Economia Cooperativa”, que é uma iniciativa para fortalecer o comércio local. É um incentivo de concessão de descontos quando os cooperados adquirem produtos e/ou serviços de outros cooperados do Sicoob Coopemar. Com isso, nosso principal intuito é fortalecer o nosso cooperado, fazendo com que a nossa pessoa jurídica seja a primeira opção de compra das nossas pessoas físicas. É o estímulo a uma economia cíclica e um empreendedorismo cooperativo, e ao decorrer do tempo temos o intuito de desenvolver algumas capacitações com este comércio a fim de que eles possam se desenvolver cada vez mais”.

Damaris Petrocelli, analista de projetos e estratégia da Unimed Sudoeste, também esteve presente no workshop e fez uma avaliação geral das etapas do projeto. “O PDGC é um divisor de águas para as cooperativas que participam do programa porque promove uma visão holística, faz com que a gente reavalie os processos, implante melhorias onde é necessário e se adeque a padrões de qualidade, de excelência. A troca que nós tivemos durante esse período, o aprendizado que foi adquirido, tudo isso foi, de fato, de muita importância.”

Para Vadir Bello, presidente da Unifisio, a mentoria oferecida pelo Sescoop/BA foi o grande diferencial do programa PDGC deste ano. “A mentoria nos ajudou muito a aprofundar a nossa avaliação, promovendo reflexões para ajudar na melhoria dos nossos resultados. Participar do workshop do PDGC é sempre muito enriquecedor. Conhecer e discutir com outras cooperativas as boas práticas de gestão e governança nos inspira e estimula a repensar as nossas estratégias e práticas”.

Sônia Sabino, supervisora de controle da Cooproeste, também fez uma avaliação sobre o processo de mentoria e reforçou o quanto a sua cooperativa tem avançado no preenchimento do diagnóstico do PDGC, levando em consideração, dentre muitos aspectos, o registro das ações e a transparência das evidências.  “A mentoria veio para consolidar e dirimir todas as dúvidas que a gente tinha em relação ao programa, ensinando como fazer para caminhar com as próprias pernas”. Para além da mentoria, as cooperativas acompanhadas também foram orientadas na criação de planos de melhorias. “O plano de ação nos deixou um caminho para saber como agir: começo, meio e fim. Nós só temos a agradecer e já estamos em outro patamar dentro do preenchimento do diagnóstico do programa”, concluiu Sônia.

O Sescoop/BA segue atuando para melhorar a gestão e a governança das cooperativas, e conta com o PDGC como ferramenta de transformação pela significativa mudança positiva que causa nas cooperativas aderentes ao programa.

 

SUA COOPERATIVA AINDA NÃO ADERIU AO PDGC?

Faça parte, também, do programa que transforma sua cooperativa, afinal, a excelência é um horizonte para ser buscado incessantemente. Acesse aqui e saiba mais.

Por Ascom Sistema Oceb

Cooperativas discutem política estadual de apoio ao Cooperativismo em evento promovido pelo Sescoop/BA

Diversas cooperativas baianas se reuniram na última sexta-feira, 07 de outubro, para discutir a Lei  Estadual do Cooperativismo Baiano e o Decreto que a regulamenta, durante o III Encontro Estadual dos Ramos do Sistema Cooperativo Baiano. “É a nossa missão fazer o Decreto funcionar. As idéias que sairão daqui hoje serão levadas ao governo com este objetivo”, destacou o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia - Sescoop/BA, Cergio Tecchio, na abertura do evento.
 
Segundo o Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Nilton Vasconcelos, o estado ainda está pouco instrumentalizado de profissionais que entendam a atividade cooperativista. “Com a criação do Conselho Estadual do Cooperativismo abrimos um espaço de interação entre o governo e as cooperativas. Precisamos avançar no desenvolvimento da cultura cooperativista e isso acontecerá através da educação. Nossa próxima missão é estruturar o cooperativismo no estado”, destacou Vasconcelos. 
 
Para o superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, a sinergia que a OCEB e o Sescoop/BA possuem com as secretarias do governo é uma oportunidade para dar eficácia operacional à lei. “Enquanto OCB temos que irradiar esse exemplo para os outros estados”, destacou Nobile.
 
Representantes de diversas secretarias do governo estadual apresentaram ações que já estão sendo desenvolvidas com o intuito de alavancar o cooperativismo no estado baiano.  Segundo Tiago Filgueiras, representante da Casa Civil, o governo do estado tem papel importante no desenvolvimento das cooperativas através da compra de produtos alimentícios direcionados à merenda escolar. “Nossa prioridade de atendimento são as cooperativas porque sabemos que por trás delas existem milhares de famílias”, ressaltou.
 
Após as apresentações das secretarias, os gestores das cooperativas reuniram-se em grupo, de acordo com o ramo de atuação, com o objetivo de propor ações ao governo que incentivem o desenvolvimento do cooperativismo no estado.
 
O Encontro contou com a participação de representantes da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Secretaria da Educação (SEC BA),  Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e Casa Civil.
 
O evento foi realizado pelo SESCOOP/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB.
 

Novas cooperativas fortalecem o Cooperativismo na Bahia em 2023

O cooperativismo baiano continua em expansão, abrindo portas para novas oportunidades em diferentes ramos. Com o propósito claro de "promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio do cooperativismo na Bahia”, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - Oceb registrou a adesão de 14 novas cooperativas em 2023, abrangendo ramos como Agropecuário, Consumo, Transporte, Saúde e Trabalho, Produção de Bens e Serviços.

Essas novas cooperativas, distribuídas em diversos territórios do estado, como Metropolitano de Salvador, Sudoeste, Extremo Sul, Sertão, Chapada Diamantina, Baixo Sul e Nordeste, refletem a expansão e a diversificação do modelo de negócios cooperativista. Dentre os públicos que fazem parte dessas cooperativas, destacam-se agricultores familiares, produtores de cacau, profissionais do transporte de pessoas e turismo, além de profissionais da saúde e consumidores de bens e serviços.

Esse crescimento demonstra a capacidade do cooperativismo de integrar empreendedores de diferentes origens e culturas, unindo esforços para melhorar a qualidade de vida das comunidades, onde as cooperativas estão inseridas”, destaca Cergio Tecchio, presidente do sistema que integra as organizações que representa e desenvolve o cooperativismo baiano, a Oceb e o Sescoop/BA.

O Sistema Oceb tem desempenhado um papel importante nesse crescimento, sendo reconhecido pelas cooperativas como facilitador para seu desenvolvimento, por meio da oferta de serviços, incluindo áreas de gestão, governança e acesso a mercados.

À medida que adentramos o ano de 2024, reafirmamos nosso compromisso em continuar atraindo novas cooperativas para se integrarem ao Sistema Oceb, trabalho que faz parte da nossa missão e dos objetivos estratégicos de integrar as cooperativas na Bahia.

Saiba como registrar sua cooperativa na Oceb acessando o site www.somoscooperativismo-ba.coop.br, no box Sobre Registro.

Para conhecer mais dados sobre os números do cooperativismo por ramo veja o portal AnuárioCoop.

Presidente da OCB confirma presença no BahiaCoop

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, Márcio Lopes de Freitas, confirmou presença no mais importante evento do Sistema Cooperativista Baiano - o BahiaCoop. Na oportunidade, Márcio Lopes apresentará aos participantes o “Novo Posicionamento Estratégico do Sistema OCB/OCEB”.

O evento contará com a presença de representantes de cooperativas provenientes de todas as regiões do estado e dos diversos ramos do cooperativismo, além de autoridades e cooperativistas em geral. Na pauta, além do relato das ações estratégicas realizadas pelas entidades de representação e formação, OCEB e SESCOOP/BA, serão tratados os desafios e oportunidades para o crescimento das cooperativas na Bahia nos próximos anos.