O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA está com as inscrições abertas para o programa Aprendiz Cooperativo, até o dia 30 de setembro de 2016. O programa oferece formação cidadã, pautada nos valores cooperativistas, aos jovens trabalhadores de 16 a 18 anos das cooperativas baianas, proporcionando condições as cooperativas de se adequarem a Lei 10.097/2000, que estabelece cota obrigatória para a contratação de jovens aprendizes.
De acordo com o superintendente do Sescoop/BA, José Alberto Batista, as cooperativas aderentes ao programa terão a oportunidade de formar colaboradores dentro da sua atuação, moldando seus aprendizes que poderão tornar-se, até mesmo, futuros Líderes cooperativistas, vez que o jovem que atuará na cooperativa estará aberto ao aprendizado e sem os vícios do mercado. “Além disso, as cooperativas que não estejam obrigadas a cumprirem a cota de aprendizagem, mas tenham interesse na contratação de aprendiz, também poderão participar e capacitar seus jovens trabalhadores”, afirmou o superintendente.
O Sescoop/BA abrirá inicialmente uma turma do Aprendiz Cooperativo em Salvador, para atender a demanda da capital e região metropolitana, para o curso de “Aprendiz Auxiliar de Escritório Administrativo da Cooperativa”. Dentre as unidades temáticas trabalhadas estão cidadania e trabalho, linguagem e comunicação, cooperativismo, empreendedorismo, matemática financeira e comercial, dentre outras. A carga horária do programa é de 1000 horas, divididas entre teoria e prática, de forma concomitante.
As cooperativas interessadas deverão procurar diretamente o Sescoop/BA, através dos contatos abaixo:
Jussiara Lessa, gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA
Telefone: (71) 3421-5804
E-mail:
Ially Gomes, gerente geral da Oceb
Telefone: (71) 3421-5830
Os diretores da Cooperfarms receberam durante a última semana, a visita técnica de analistas do Sistema Oceb. A intensa agenda começou no dia 12 de julho com os trabalhos na área de assessoria jurídica, com orientações quanto à reforma estatuária social da Cooperativa com a presença das advogadas Monique Brito (Sistema Oceb) e Luciana Kappes (Cooperfarms), além da participação dos diretores executivo e administrativo, Carlos Meurer e André de Oliveira, respectivamente e do Diretor 2º Tesoureiro e advogado, Rafael D'Agostini.
Na ocasião também foi discutido o Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), desenvolvido nacionalmente pelo Sescoop, com o objetivo de garantir que o cooperativismo no País mantenha suas características originais de respeito ao trabalho coletivo, visando a garantir o bem comum. O PAGC consiste em um diagnóstico de acompanhamento com orientações e planos de melhoria, por meio do Instrumento de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (IAGC); desde 2013, a Cooperfarms participa do Programa.
Além dos trabalhos na área jurídica, os diretores estiveram concentrados no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) voltado ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas, tendo como objetivo principal a promoção da adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas a partir da metodologia do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O assunto foi pauta da agenda com a analista do Sescoop/BA, Geisa Félix, responsável pela orientação e monitoramento do Programa.
Convite – No dia 14, o presidente da Cooperfarms, Luiz Pradella recebeu o presidente da Oceb, Cergio Tecchio, em uma visita técnica à Cooperativa, com o intuito de estreitar os laços do Sistema na região oeste e reforçar o convite para o evento LiderCoop que aconteceu no dia 15, em Luís Eduardo Magalhães.
O Lidercoop (Encontro Regional De Presidentes, Dirigentes e Líderes do Cooperativismo Baiano) é organizado pelo Sistema OCEB e tem como objetivo propiciar a participação dos presentes na execução das estratégias do cooperativismo baiano e integrar o sistema cooperativista para o desenvolvimento regional e sustentável. O tema desta edição é “Boas práticas de Governança Cooperativa e capitalização como pilares da sustentabilidade das cooperativas”.
Fonte: Ascom Cooperfarms
Em seu quarto ano consecutivo, a Cooperativa Educacional de Salinas – Coopesal realizou, em parceria com o Sescoop/BA, a sua ação do Dia de Cooperar, Dia C, no município de Salinas da Margarida, no dia 21 de maio. A ação mobilizou a comunidade em prol da arrecadação de alimentos, roupas, material de higiene pessoal, fraldas geriátricas e material de construção, para cooperar com duas Instituições que cuidam de pessoas carentes: Casa de Repouso Paulo de Tarso em Nazaré e a Casa de Recuperação Apocalipse em Santo Antônio de Jesus.
As ações para o evento tiveram início no início de maio, quando alunos da cooperativa fizeram uma pequena palestra para mães carentes com o tema “A Responsabilidade de ser mãe na visão da criança”, além de realizarem mutirões para arrecadação de donativos na comunidade, com participação dos alunos, cooperados e pais.
De acordo com a diretora da Coopesal, Maria das Graças Possenti, a ação teve bastante apoio do comércio local e de bancários, atingindo inclusive municípios vizinhos na mobilização. “Ambas as Instituições têm ampla atuação na região e são reconhecidas pelo seu trabalho social. Contudo estão passando por um momento delicado, pois não contam com nenhum tipo de benefício por parte de empresas ou governo”, afirmou a diretora.
Foram recolhidos um total de 160kg de alimentos não perecíveis, e entregues no dia 21, durante o evento em homenagem ao dia das mães, onde os alunos se apresentaram, contando com a participação também dos pais, professores, além de apresentações musicais.
Corrida da Cooperação
Este ano, além da ação no dia das mães, a Coopesal pretende realizar a Corrida da Cooperação em agosto. Os participantes irão percorrer as principais avenidas da cidade, além de desenvolver atividades físicas simultaneamente na orla do município.
Representantes de cooperativas de crédito de oito estados das regiões Norte e Nordeste foram capacitados, ao longo do mês de maio, pela Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV). O trabalho faz parte de um acordo de cooperação técnica celebrado com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Os estados contemplados com a iniciativa são os nortistas Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e, os nordestinos, Bahia e Paraíba. A capacitação, em cada estado, cujo tema foi Concessão e Recuperação de Crédito e as Oportunidades no atual cenário, durou 16h.
O Projeto OCB/DGRV objetiva apoiar o fortalecimento e o desenvolvimento de cooperativas de crédito regiões Norte e Nordeste do país, por meio de eventos de capacitação, alicerçados na melhoria da gestão e da governança no setor. As atividades do projeto contam, ainda, com o apoio das unidades estaduais da OCB e das cooperativas centrais de crédito.
TEMA – O diretor de projeto da DGRV no Brasil, Matthias Knoch, explicou que, no ano passado, o tema abordado foi Governança – do papel à prática e, ainda, o motivo da escolha do tema para 2016. “E, agora, a justificativa para a escolha do tema foi de que após muitos anos de estabilidade econômica, que permitiam um certo grau de conforto e certezas no ambiente financeiro, o Brasil voltou a conviver com situações de maior risco e de instabilidade política e econômica, afetando fortemente a vida de toda a sociedade e impactando negativamente em vários setores”, enfatiza Matthias.
Diante disso, segundo o diretor do projeto, constatou-se uma acentuada alteração nos indicadores econômicos do país e, portanto, no comportamento financeiro e, finalmente, na estrutura social dos brasileiros. “Tais situações tendem a refletir em aumento da falta de capacidade de pagamento de suas obrigações financeiras e, ao mesmo tempo, em uma maior procura por crédito, gerando desta forma, vetores de pressão sobre as instituições financeiras em meio a um ambiente de maior riscos e incertezas”, analisa.
COOPERATIVISMO – Na visão da gerente técnica e econômica da OCB, Clara Maffia, para que o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo permaneça em contínua expansão no Sistema Financeiro Nacional, além do crescimento da base de associados, especialmente pessoas jurídicas, as cooperativas devem estar preparadas.
“Elas devem mensurar adequadamente os riscos, mapear as probabilidades, reduzir as exposições às perdas dentro desse novo ambiente de incertezas, de tal sorte que não fiquem estagnadas a ponto de diminuir bruscamente suas operações de crédito, esperando que o ambiente melhore, perdendo espaço e oportunidades”, defende a gerente.
Segundo Clara Maffia, tudo isso é necessário às cooperativas, para que tenham condições adequadas de mitigar possíveis perdas melhorando a qualidade, a eficiência e a capacidade de avaliação, concessão e recuperação de crédito, além de aproveitar possíveis oportunidades de negócios.
METODOLOGIA – O especialista em cooperativas de crédito, Sílvio Giusti, é o responsável pela metodologia da capacitação. Ele informa que o conteúdo e formato do curso foram construídos para atingir objetivos estratégicos, onde os participantes conseguissem ter acesso a informações da macroeconomia e pudessem interpretar e vincular os impactos dessas informações com o ambiente da cooperativa e seus sócios.
“Isso permite uma maior capacidade de compreensão sobre os indicadores financeiros e socioeconômicos, de tal sorte, que tenham melhores condições de enxergar, de forma antecipada, algum reflexo na economia local, ou de alguma atividade específica onde atuam os associados, e reposicionar o processo de concessão de crédito com base nas tendências e situações de mercado e cenário”, explica o especialista.
SUBSÍDIOS À TOMADA DE DECISÃO – A programação se deu por meio da contextualização e avaliação de cenários e, ainda, do debate de estratégias para a melhor condução das tomadas de decisões, pertinentes à carteira de crédito e consequentemente, aos resultados da cooperativa. “Também enfocamos bastante sobre a análise de risco e a concessão de crédito, enfatizando a importância da área de crédito, o papel do cadastro, de dados & informações, sobre o crédito sustentável, política de crédito, gestão de risco, desburocratização, mitigação de perdas e orientação ao ‘crédito solução’”, comentou Silvio Giusti.
Os cooperativistas também tiveram a oportunidade de debater, ainda, sobre gestão preventiva de inadimplência, educação financeira, monitoramento e acompanhamento, qualificação do pessoal, ciclo da concessão de crédito até a recuperação, sinais de alerta e créditos problemáticos, estratégias preventivas e de gestão de cobrança, assim como, as possíveis oportunidades de negócios das cooperativas em função do atual cenário financeiro.
PERFIL DOS PARTICIPANTES – Foram mais de 120 horas, distribuídas em oito estados, atingindo cerca de 250 participantes, composto pelos seguintes perfis: técnicos 50%, executivos 38%, presidentes 6%, conselheiros de administração 4% e, conselheiros fiscais, 2%.
AVALIAÇÃO – Conforme o público participante, a avaliação geral do evento, atingiu 52% de forma excelente; sendo que a ampliação de conhecimento, atingiu 55% de forma excelente; a ampliação de compreensão, atingiu 50% de forma excelente; a ampliação de aplicação, atingiu 45% de forma excelente e a utilidade do conteúdo do evento, atingiu 56% de forma excelente.
Fonte: OCB
As gerações vêm e vão ao longo do tempo, seguindo o fluxo natural da vida. Esse movimento provoca constantes mudanças em nossa sociedade, graças a Deus, porque senão a vida seria entediante, tão cheia de certezas que não nos desafiaria a mudar para uma vida melhor como pessoa e em comunidade.
Segundo a sociologia, o conceito de geração não é único e surge de diferentes autores em épocas distintas, de Augusto Comte (1920), passando por José Ortega y Gasset (1923), Karl Mannheim (1928) até Antonio Gramsci (1930). Aqui, vamos nos ater ao conceito mais atual, que é do sociólogo inglês, Philip Abrams (1982), o qual afirmou que a individualidade e a sociedade são construções históricas e, portanto, estão conectadas. Com isso, ele defende que uma geração é determinada pela sincronia entre o curso natural da vida e o da experiência histórica dos indivíduos. Em outras palavras, uma geração dura enquanto existe a vida biológica inserida em um contexto histórico, e se encerra quando a realidade é alterada por alguma forte mudança cultural, social ou climática. O começo de uma nova geração se dá quando existe uma importante descontinuidade de determinada época histórica e institucional.
Nesse sentido, relatamos algumas gerações que marcaram a história do Século XX e início do XXI. A primeira que trazemos é a Tradicionalista, “uma geração marcada por grandes conflitos, como a Segunda Guerra Mundial, a grande depressão, escassez e dificuldade” (Allen, 2004). São pessoas que valorizam a família, são patriotas, foram criados em casa pelos próprios pais, tem sabedoria acumulada e dificilmente abrem mão da moral e costumes aprendidos na juventude. A maior limitação dessa geração é a pouca habilidade em lidar com os avanços tecnológicos.
A rigidez dos Tradicionalistas provocou o surgimento de uma geração mais libertária e otimista, a Baby Boomers (1943 a 1960). Essa expressão surgiu nos Estados Unidos, durante o retorno dos soldados americanos as suas casas, após o final da Segunda Guerra Mundial. O principal impacto desse movimento foi a explosão populacional a partir do nascimento dos filhos dos combatentes. Segundo as informações de Trending, Mapeamento e Análise de Tendências da Box 1924, os Baby Boomers foram imprescindíveis nas conquistas de várias causas sociais do século passado, especialmente em relação ao papel da mulher na sociedade. Foi a época de grande efervescência cultural do movimento hippie que pregava a paz, o amor e o sexo livre, um contraponto a dura realidade da Guerra do Vietnã. As principais qualidades dessa geração são a autoconfiança, otimismo e honradez e a exemplo dos seus antecessores, a principal carência é não saber lidar com os avanços tecnológicos. São também poucos receptivos às mudanças, especialmente quando as novidades são apresentadas por gerações posteriores.
A Geração X (1960 a 1980) é formada pelos filhos dos Baby Boomers e contrários ao movimento hippie, com comportamento transgressor e conceito de liberdade diferente da geração dos seus pais. Entre as características principais está a busca por seus direitos, a liberação sexual e menor respeito à família. São julgados como independentes, individualistas, cobram lealdade, são empreendedores e dominaram o uso de computadores. No entanto, possuem certa dificuldade no relacionamento interpessoal.
E finalmente chegamos as mais recentes gerações, a Y (1980 a 2000) e Z (pós 2001). Ambas foram influenciadas decisivamente pelas novas tecnologias do mundo digital. Surgiram os e-mails, as redes sociais, os smartphones, entre outros. As relações humanas foram ampliadas, de forma a ser possível trocar conteúdo de forma interativa e sem sair de casa. A geração Y é conhecida pela impaciência, já que o relacionamento se dá de forma instantânea e veloz. São pessoas que tiveram mais acesso a educação, as ferramentas de comunicação e são mais confiantes. Apesar de terem um grande potencial de consumo sem precedentes na economia mundial, demonstram maior preocupação com as questões ambientais e futuro do planeta. A pluralidade, e a capacidade de exercer simultaneamente múltiplas tarefas colocam a Geração Y em vantagem no mercado de trabalho. No entanto, enxergam o lado profissional de forma distinta das demais gerações, pois trabalham para viver e não o contrário. Dentre os pontos negativos apontados pelos especialistas estão a carência de foco, flexibilidade e paciência.
Na mais recente etapa da linha do tempo, temos os membros da Geração Z, conhecidos como "nativos digitais", em que a tecnologia é algo essencial em suas vidas. Talvez por isso, tenha crescido cada vez mais o número de crianças com problemas de saúde, devido ao sedentarismo e a falta de interesse em brincarem ao ar livre. A privacidade não é uma questão valorizada por essa geração, a ponto de compartilharem sem nenhum receio detalhes íntimos das suas vidas com estranhos virtuais.
O que podemos aprender é que todas as gerações deixam, para o mundo, aspectos positivos para uma sociedade mais equilibrada, mas ao mesmo tempo demonstram suas fraquezas que se não forem devidamente cuidadas, podem se tornar ameaças e se sobrepor as características positivas que cada uma tem.
Ao analisarmos a história recente do Brasil, podemos identificar a participação das gerações Baby Boomers, X e Y na luta pela democracia, seu fortalecimento e o combate à corrupção. A campanha "Diretas Já" foi um dos maiores movimentos populares e, aconteceu em 1983 com a proposição de eleições diretas para o cargo de Presidente da República em plena reta final da ditadura civil militar. No início dos anos 1990, o movimento dos “Caras Pintadas” formado por uma multidão de jovens saiu às ruas de todo o país pelo impeachment, de Fernando Collor de Mello. Agora, o Brasil se encontra em um dos momentos mais importantes de sua história e nesse contexto percebemos um ponto de convergência entre todas essas gerações. Vivenciamos a intensa mobilização das pessoas nas redes sociais e nas ruas por um objetivo em comum: o combate a corrupção e ao modelo político vigente. Nessa visão, todas a gerações estão unidas na busca de um país melhor para todos os brasileiros.
E o que o Sicoob Coopere tem a ver com essas gerações? Navegando pela história, percebemos que a nossa cooperativa foi formada por agricultores em 1993 e a maioria deles pertencia a Geração Tradicionalista, que antecedeu os Baby Boomers. Naquele contexto, a visão sobre o negócio cooperativo era muito diferente da atual, as pessoas necessitavam apenas dos serviços financeiros básicos: a poupança e o crédito para financiar a produção, assim como foi com os precursores do cooperativismo, os Tecelões de Rochedale, na Inglaterra, no Século XIX. Com a chegada das novas gerações surgiu a necessidade de contínua inovação dos processos de relacionamento com os associados, bem como da operacionalização do serviço financeiro. Além da poupança e do crédito, se estabeleceram outros produtos e serviços, tais como: consórcio, seguros, previdência privada, internet banking, dentre outros.
Um dos princípios do cooperativismo é o interesse pela comunidade, ou seja, as cooperativas trabalham pelo desenvolvimento sustentável das regiões em que elas atuam, e se envolvem com os problemas sociais, ambientais e econômicos. Diferente da ação dos grandes bancos, que captam recursos nos pequenos municípios e levam para os grandes centros urbanos, as cooperativas fazem o caminho inverso, elas aplicam nas próprias localidades em que estão inseridas, fomentando a economia local. Essa forma de atuar provoca nos jovens uma aproximação cada vez maior deles com o cooperativismo.
Por exemplo, nos Estados Unidos, a participação dos jovens nas cooperativas financeiras está deixando os grandes bancos preocupados. Pesquisas indicam que pessoas dessa faixa etária valorizam os programas de recompensa como motivo para optarem pelas cooperativas. Nesse sentido, vale lembrar que a participação econômica dos associados nos resultados, é outro princípio fundamental do cooperativismo. Agora em 2016, o Sicoob Coopere distribuiu mais de R$ 1,4 milhão aos associados. Os jovens estão percebendo que não querem ser apenas um CPF na base de dados das instituições financeiras, eles buscam usufruir de bons serviços e principalmente dos resultados. Nesse sentido, o Sicoob Coopere vem demonstrando competência em atender aos anseios das gerações mais novas.
Isso fica claro ao analisarmos a evolução da Geração Y no quadro social do Sicoob Coopere. Observamos que ela teve um forte crescimento nos últimos cinco anos. Em 2015, o segmento já representava 37% do total de associados da cooperativa, que encerrou o ano com 27.231 sócios. Em 2010, a Geração Y representava apenas 19%.
O Sicoob é um sistema que busca na inovação um importante elo com uma das mais presentes gerações que está dentro do nosso negócio, a Geração Y. Foi a primeira instituição financeira no país a disponibilizar um aplicativo nas redes sociais para a realização de consultas financeiras. Isso significa mais agilidade no atendimento, mas também cuidado com o meio ambiente, já que através do meio eletrônico se reduz a emissão de papéis. Como já dissemos, os jovens também são conhecidos pela preocupação com o meio ambiente e querem deixar um planeta melhor para as futuras gerações.
O Sicoob tem tido cada vez mais preocupação em atender as demandas de seus associados. O aprimoramento dos processos tecnológicos para o oferecimento de soluções financeiras, a exemplo do Mobile Banking do Sicoob, eleito em 2015 como o melhor do Brasil e a oferta de internet wi-fi em nossas agências, são algumas das iniciativas. Por outro lado, oferecemos aos jovens empreendedores crédito com educação financeira através do Sicoob Empreender, microcrédito destinado a apoiar as atividades produtivas desse público.
Estamos atentos às necessidades das novas gerações, sem perder o que nos sustenta nessas duas décadas de funcionamento: o atendimento humanizado. Afinal, quase 70% de nossos associados ainda prefere realizar suas transações financeiras nas nossas agências com o respeito, conforto e atenção que só um associado do Sicoob tem. Além disso, continuaremos a nossa prática diária de respeitar todas as pessoas em suas diferenças, independente de ideologia política partidária, credo religioso, cor, opção sexual, e de qual geração faça parte.
Se conecte com a gente nas redes sociais através do /sicoobcoopere. Venha fazer parte do Sicoob, faça-nos uma visita, se associe, experimente e compartilhe uma experiência financeira moderna e diferente em sua vida.
RANÚSIO CUNHA é administrador e diretor Geral do Sicoob Coopere
Fonte: Sicoob Coopere
As cidades de Valente, Pintadas e Gandu, iniciaram no dia 3 de junho as suas turmas do Programa de Juventude Cooperativista – Jovemcoop. O curso proporcionará aos participantes, através de um conteúdo programático exclusivo, experiências que contribuam para seu desenvolvimento, por meio do despertar da cultura da cooperação, identificando e aperfeiçoando suas habilidades para o exercício da liderança nos diversos espaços da cooperativa.
O programa será desenvolvido até fevereiro de 2017, com aulas quinzenais. Para o Diretor Geral do Sicoob Coopere, Ranúsio Santos Cunha, o Jovemcoop contribui decisivamente para que os jovens compreendam o papel deles na cooperativa, fortaleça a doutrina cooperativista e desenvolvam o exercício da liderança, vivenciando experiências que contribuam para o desenvolvimento deles como cidadãos. “Com a ampliação dos nossos serviços e área de atuação, investimos na ampliação da nossa equipe e os jovens estão se destacando nos nossos processos seletivos, fazendo com que a força de trabalho da cooperativa seja renovada”, afirmou Ranúsio.
O Jovemcoop reunirá 150 jovens entre 18 e 35 anos, sendo 30 participantes por turma. Os participantes são: funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados de cooperativas integrantes do Sistema OCEB, bem como os cônjuges e filhos desses cooperados. O analista de formação cooperativista do Sicoob Sertão, Moisés Rios, afirma que o curso surgiu da necessidade da profissionalização da gestão de cooperativas através dos jovens, esperando que cada um deles possa dar um retorno às suas cooperativas, apresentando uma maior participação e comprometimento em suas atribuições.
Gisana Silva, assistente de cobranças do Sicoob Norte Sul, é uma das jovens que estão participando do programa. Para ela, a oportunidade gratuita de adquirir uma formação complementar, expandindo seu conhecimento no que diz respeito a história e a essência do que é cooperativismo, foi o que a levou a participar do Jovemcoop. “O programa visa despertar a cultura cooperativista, abrangendo nossos conhecimentos e nos ajudando a desenvolver habilidades praticáveis dentro da instituição, bem como na comunidade na qual está inserida; contribuindo diretamente para o meu desenvolvimento profissional na cooperativa”, conclui a aluna.
As turmas de Vitória da Conquista e Cruz das Almas tem início no dia 10 de junho.
A presidente da Cooperativa de Economia e Credito Mútuo dos Servidores Municipais de Vitória da Conquista – Sicoob Credcoop, foi reeleita durante votação na Assembleia Geral ordinária, realizada no dia 02 de abril. Na oportunidade, também foram eleitos os membros dos conselhos de administração e fiscal, que tivera, 1/3 de renovação dos seus membros de acordo com as normas estatutárias, ficando com a seguinte composição:
Conselho de Administração: Rejane Silva de Almeida – Presidente, Pedro Euvaldo Cairo Silva - vice-Presidente, Jeandro Silva Oliveira – Secretario, e os conselheiros administrativos Hamilton Moreira Santana, Juliano Azevedo Paim, Lourival Ferreira dos Santos Júnior, Rodrigo Ferreira Damascena, Silvania Brito Araújo.
Conselho Fiscal Efetivo: Jelma Meira Alves, Maria Delma Ribeiro Gonçalves, Sandra Nubia Campanha Barros.
Conselho Fiscal Suplemente: Arlete Rocha Miranda Doria, Lilia Maria Santos Fucci, Fabricio Araujo Medeiros Silva.
De acordo com a presidente Rejane Almeida, o Sicoob Credcoop tem como Plano de Metas para 2016 “continuar ampliando a área de atuação do seu quadro associativo, desenvolvendo o seu Planejamento Estratégico para o exercício, promovendo as campanhas de capitalização e de portabilidade salarial, disponibilizando cursos de educação financeira e cooperativista e ampliar os convênios com o comercio e serviços locais”.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA promoverá nos dias 02 e 03 de junho, em Salvador/BA, o Curso de Prevenção a Fraudes e Análise de Documentos, para cooperados e funcionários das cooperativas de crédito singulares associadas ao Sicoob Central BA.
O objetivo do treinamento é desenvolver o conhecimento técnico para combater tentativas de fraude nas transações realizadas nas cooperativas financeiras. Estimasse que cerca de 30 profissionais participem do curso, que terá carga horária de 16h dividida nos dois dias.
O curso será ministrado por Maura Rebello, graduada em ciências econômicas e especialista em finanças banking e gestão estratégica de pessoas. e realizado no Hotel América Towers, na Av. Tancredo Neves, das 09h às 18h.
Para mais informações, entrar em contato com Taiane Aguiar, analista do Sicoob Central, através do telefone (71) 3340-7149, ou através do e-mail
Cooperativas baianas participam neste mês, do curso eSocial, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA. Este curso está sendo realizado em 7 cidades do estado, com o intuito de alinhar as informações sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.
A turma de Luís Eduardo Magalhães iniciou o ciclo do curso, em 6 de maio, seguindo das turmas de Salvador (09.05), Itabuna (11.05), da segunda turma de Salvador (13.05) e Vitória da Conquista (16.05). Este curso visa atender exclusivamente profissionais das áreas de contabilidade, jurídico e recursos humanos das cooperativas.
O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. De acordo com Jussiara Lessa, gerente do Sescoop/BA, o curso surgiu devido a necessidade de informar as cooperativas sobre a Resolução do Comitê Gestor do eSocial nº 002/2015 de 07/07/2015 e suas atualizações, que aprovaram e divulgaram o leiaute do sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas eSocial, com previsão de entrar em vigor para os eventos ocorridos a partir da competência de setembro de 2016.
A contadora Camila Andrade, da Unibahia, buscou o curso para ficar atualizada com as novas normas e procedimentos do eSocial, que são fundamentais para o desenvolvimento do seu trabalho. “O curso abordou os temas que acompanhamos no dia a dia de nossas atividades, abordando de forma teórica as novas atualizações do eSocial”, aponta Camila. Para Josiele Cano, diretora administrativa da Cooperativa Educacional de Barreiras – COOPEB que acompanha o trabalho da contabilidade externa da cooperativa, a atividade ajudará no desenvolvimento do seu trabalho na cooperativa.
O curso está sendo ministrado pela consultora Sofia Kaczurowski, advogada e diretora da Consultoria Trabalhista e Previdenciária. As duas últimas turmas o curso eSocial, serão realizadas em Feira de Santana e Teixeira de Freitas, 18 e 20 deste mês, respectivamente.
A turma de Feira de Santana do Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP, deu início às aulas nos dias 26 e 27 de abril, com a realização do módulo “Cooperativismo Contemporâneo”. Durante os 10 módulos, os participantes trabalharão suas habilidades, atitudes e comportamentos, de forma estratégica, técnica e humana, necessárias e desejáveis à condução competente na gestão das cooperativas em que estão inseridos.
O curso é oferecido pelo Sescoop/BA, sendo considerado da mais alta importância para a melhoria da qualidade da gestão nas cooperativas baianas, através da capacitação do seu quadro de gerentes e lideranças, apresentando carga horária total de 160h.
Para Brisa Oliveira, gerente de atendimento da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da CEPLAC - Coopec, o GESCOOP cumpre a função de ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional. “Assumi este cargo a pouco tempo e busquei o GESCOOP para desempenhar melhor esta nova função e contribuir para o desenvolvimento da cooperativa”, concluiu a gerente.
Com 30 participantes, representando 12 cooperativas, foi iniciada a primeira turma do Workshop de Sensibilização para Adesão ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC, em Salvador. O evento foi promovido pelo Sescoop/BA, em parceria com a OCEB, e orientou os participantes sobre a participação no Ciclo 2016 PDGC, instruindo-os no preenchimento do instrumento de avaliação.
O PDGC é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e sua execução ocorre com o apoio e expertise da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), instituição que incentiva as empresas a buscarem a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independentemente do porte ou setor econômico.
O workshop foi ministrado por Genia Angélica Porto, mestra em administração com 15 anos de experiência em consultoria em Gestão Empresarial e avaliação da gestão (MEG) e pela analista de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA, Geisa Félix. Para Genia, o workshop ajudará as cooperativas a conhecerem as ferramentas de gestão utilizadas no PDGC, que podem ser aplicadas independente do ramo em que elas fazem parte. “O programa é uma oportunidade de autoavaliação e melhoria da gestão, através de uma orientação qualificada, com material didático disponível, gratuito; que não se encontra em nenhum outro lugar”, afirma a consultora.
Durante todo o dia, os participantes tiveram a explicação passo a passo sobre o programa, seus critérios de avaliação de gestão, tirando dúvidas e trocando experiências. Paulo Ribeiro, presidente da Cooperativa Educacional de Central, chamou a atenção dos presentes para o Programa de Acompanhamento à Gestão Cooperativista – PAGC, oferecido pelo Sescoop/BA, que tem como propósito a manutenção das características da Sociedade Cooperativa e o desenvolvimento da qualidade da sua gestão, preservando sua credibilidade e transparência por meio de mecanismos de Governança.
Desta forma, as cooperativas que participarem dos dois programas, apresentarão um maior desenvolvimento em sua gestão, além de terem mais chances de conquistarem o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão.
A Cooperativa Agropecuária de Juazeiro – CAJ já participou do PDGC anteriormente, mas não concluiu o ciclo. Já inscrita para o Programa deste ano, enviou representantes para o workhsop afim de ter um resultado mais proveitoso. “O evento esta sendo bastante esclarecedor no que diz respeito a sensibilizar e orientar às cooperativas em como participarem do PDGC de forma adequada, preparando-as para o desafio de melhorar sua gestão”, concluiu o gerente comercial da CAJ, Júnior Silveira.
O workshop será realizado em 6 cidades baianas, durante um dia inteiro, das 8h às 18h. Para saber mais informações sobre locais e datas de realização das outras turmas, clique aqui.
As Oportunidades e Desafios do Transporte Cooperativo de Cargas foram tema de seminário realizado no último sábado, 30.04, na sede da COOMAP – Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo, em São Sebastião do Passé (Região Metropolitana de Salvador). A situação atual do transporte de cargas no Brasil, o papel das cooperativas nesse mercado e o uso de plataformas tecnológicas como condição para a sobrevivência e competitividade de quem opera nesse segmento, foram os temas centrais do evento, que reuniu cerca de 60 pessoas de diversas cooperativas de transporte baianas e foi realizado pelas cooperativas COOMAP e Digitáxi, com apoio da Rede Transporte e do Sescoop Bahia.
Para o palestrante Daniel Dominguete, da DDMX – Inteligência em Análise de dados, planejar as rotas de forma adequada, gerir corretamente os custos e otimizar a manutenção da frota só são possíveis, hoje, com o uso dos recursos tecnológicos da informática. O raciocínio foi endossado pelo também palestrante Abel Paré, coordenador do Ramo Transporte da OCB e Presidente da Rede Transporte (cooperativa central de compras). Para ele, o transporte rodoviário de cargas no Brasil ainda é atraente, no entanto, as cooperativas que realmente se dispuserem a entrar nesse mercado precisam ser competitivas, usando a seu favor os softwares e plataformas disponíveis no mercado mas, principalmente, a força da união que marca o cooperativismo e as diferencia das empresas comerciais. De acordo com as informações apresentadas no seminário, as cooperativas de transporte ainda usam pouco a tecnologia para a gestão logística. Abel Paré também ressaltou o papel da Central de Compras como vetor de aumento da competitividade das cooperativas de transporte, uma vez que participar gera um impacto na redução de custos da cooperativa significativo.
Dominguete vê ainda aspectos culturais influenciando esse cenário: “A adoção da tecnologia parte de um ponto comportamental. Você vem de uma inércia, de um modelo de negócios, que se estabeleceu ao longo dos anos e quando esse modelo começa a aparecer com algumas fragilidades ou novidades, a dificuldade da mudança acaba trazendo um pouco de resistência, pois existe consumo de tempo e recurso para ser adequado. Mas eu acredito que é uma questão de tempo para muitos aderirem aos processos tecnológicos, dentro das cooperativas de transporte”. Jair Romualdo, presidente da COOMAP, se mostrou bastante empenhado em promover a união de forças cooperativas na Bahia em prol do melhor aproveitamento das oportunidades que esse mercado oferece no Norte e no Nordeste: “Precisamos focar no segmento de cargas, pois apesar de parecer complexo, tem um grande potencial. Só precisamos de um pontapé inicial para crescermos juntos e conquistar o mercado. Ainda estamos muito atrasados”.
O evento também contou com a presença de Jaqueline Metzner, especialista em educação financeira, que deu dicas importantes sobre gestão pessoal do dinheiro.
Realizado nos dias 13, 14 e 15 de abril, o Curso Preparatório para a Certificação ANBIMA CPA - 10, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, foi aplicado para a sua primeira turma de 2016, em Salvador/BA. O curso reuniu 20 profissionais das cooperativas de crédito, preparando-os para a realização do exame de certificação CPA – 10, fortalecendo a capacitação técnica dos profissionais que lidam no dia a dia com mercado financeiro cooperativo.
De acordo com a gerente do Sescoop/BA, Jussiara Lessa, em 2015 foram realizadas três turmas do curso. Devido a grande procura e adesão, reconhecendo a importância deste treinamento para os profissionais das cooperativas, o Sescoop/BA decidiu abrir cinco turmas para este ano. Além de Salvador, o curso será realizado nos municípios de Valente, Pintadas, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista, entre os meses de maio e agosto.
A analista comercial do Sicoob Cooperbom, Adriana Lustosa, pontua que este curso é importante tanto para os funcionários, quanto para as cooperativas e seus cooperados. “Aplicando na prática os conhecimentos adquiridos no curso, tenho certeza que proporcionaremos aos nossos clientes um atendimento de qualidade, além de prospectar novos, contribuindo para o crescimento da cooperativa”, ressalta a analista.
A Certificação Profissional ANBIMA Série 10, ou simplesmente CPA-10, é uma certificação profissional oferecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – AMBIMA, que prepara os colaboradores de instituições financeiras para atender os clientes de maneira técnica e capacitada.
O agente de atendimento Manoel Casaes, do Sicoob Norte Sul, afirma que o curso demonstrou uma proposta bastante clara e objetiva, atendendo as suas expectativas. Desta forma “estou aprimorando o treinamento realizado, para estar totalmente seguro até a data de realização do exame do CPA – 10”.
No próximo dia 30 de abril acontecerá em São Sebastião do Passé, na sede da Coomap - Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo, o Seminário Transporte Cooperativo de Cargas: oportunidades e desafios.
O evento é destinado a cooperados de cooperativas de transporte da Bahia e tem por finalidade discutir a dinâmica da operação de transporte de cargas, dentro do contexto cooperativista, analisando o futuro do setor no atual cenário econômico e os seus avanços tecnológicos, a fim de construir ideias e estratégias para a melhoria nas condições do cenário cooperativo de transporte.
No Seminário acontecerão três palestras estratégicas para a reflexão dos participantes, promovendo debates acerca das oportunidades e desafios que o transporte cooperativo de cargas é capaz de oferecer. A abertura do evento se dará com a palestra de Maurício Alvarenga, da DDMX – inteligência em análise de dados, que abordará a tecnologia da informação, as soluções de gestão de frotas e operações logísticas para o transporte de cargas.
No decorrer do seminário, Jaqueline Metzner, especialista em Gestão de Finanças discutirá orientações para a gestão financeira, o que servirá como direcionamento para a administração financeira das cooperativas de transporte. Abel Paré coordenador nacional do ramo transporte do Sistema OCB, encerrará o evento com a palestra “Os desafios e as oportunidades do transporte cooperativo de cargas”, tema central do seminário. Paré provocará debates e reflexões acerca da sobrevivência e crescimento do ramo de transporte cooperativo, no atual cenário da economia.
Para Allan Aderson Costa, Diretor de Comunicação da Coomap, “diante do cenário atual do país, com o mercado um pouco retraído, será uma oportunidade bastante relevante para novos seguimentos, dentro do ramo transporte, principalmente no setor de cargas, que sem dúvidas será possível no seminário ter uma discussão proveitosa para avançarmos em um futuro próximo”.
O seminário que tem apoio do Sescoop/BA, DDMX – inteligência em análise de dados, Digitaxi e Rede Transporte, já está com inscrições abertas no endereço goo.gl/71vXU0. Serão 120 vagas destinadas a cooperados de diversas cooperativas de transporte da Bahia.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, em parceria com a OCEB, está desenvolvendo durante o mês de maio, o Workshop de sensibilização para Adesão ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC.
O objetivo é orientar os dirigentes e gestores das cooperativas baianas, responsáveis pelo preenchimento do PDGC, sobre a participação no Ciclo 2016 PDGC, e instruí-los no preenchimento do Instrumento de avaliação. O workshop será realizado em 6 cidades baianas, durante um dia inteiro, das 8h às 18h, e as inscrições já se encontram disponíveis.
O PDGC é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e sua execução ocorre com o apoio e expertise da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), instituição que incentiva as empresas a buscarem a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independentemente do porte ou setor econômico.
Durante todo o ano, as cooperativas podem preencher dois questionários de avaliação, que permitem um diagnóstico objetivo da gestão, gerando relatórios com pontos fortes e oportunidades de melhoria a serem utilizadas na elaboração do planejamento estratégico e dos planos de ação da cooperativa. Além disso, gera indicadores para acompanhamento do processo de melhoria da gestão e da governança.
Para o ciclo 2016-2017, o PDCG conta com uma novidade muito importante: a ampliação do nível de maturidade da gestão. Do ciclo 2013 ao ciclo 2015, o Sescoop adotou somente o nível Primeiros Passos. A partir de agora, dois novos ciclos foram adotados: Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência.
Confira abaixo o cronograma e faça sua inscrição:
Cidade |
Data |
03/05/2016 |
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05/05/20126 |
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10/05/2016 |
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12/05/2016 |
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17/05/2016 |
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Itamaraju |
19/05/2016 |
Realizado pelo 10º ano consecutivo, a Cooperativa Educacional de Eunápolis – COOEDUC, com o apoio do Sescoop/BA, desenvolve a sua X Mostra de Talentos este ano. O evento será realizado no dia 30 de abril, promovendo o intercâmbio entre alunos da cooperativa educacional e de outras escolas da comunidade, estimulando o potencial criador desses alunos, com foco nos princípios e valores cooperativistas.
Esse projeto é desenvolvido pela disciplina de Língua Estrangeira Moderna – Inglês, tendo o apoio das disciplinas de Artes e Música, envolvendo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
A Mostra permite que os alunos experimentem uma linguagem artística, tendo como referência a Língua Inglesa, através do teatro, canto, dança, pintura, entre outras expressões artísticas. A previsão é de que cerca de 300 alunos participem do evento.
A escola promove, com isso, o contato do discente com as culturas norte americana e inglesa, buscando o desenvolvimento do interesse do aluno pela língua e pela cultura, o que poderá ser favorável a ele no futuro. Para Adilson Correia, diretor da Cooeduc, o Sescoop/BA sempre foi um grande parceiro na realização dos eventos da cooperativa, proporcionando a realização de grandes projetos como a Mostra de talentos, entre outros.
Considerando a importância do tema Governança Cooperativista, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA promoverá 10 turmas do “Curso para Conselheiros com foco em Governança”, que serão realizados nas cidades de: Itabuna, Salvador, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Camaçari, Pintadas, Irecê, Luís Eduardo Magalhães e Juazeiro.
O objetivo do curso é sensibilizar e apresentar aos conselheiros fiscais e de administração, temas relevantes para seu desempenho no exercício do cargo, além de discutir o papel do conselho face à gestão da cooperativa motivando-o ao alcance das boas práticas de governança identificadas pelo Sistema OCB.
O curso tem carga horária de 08 horas, sendo disponibilizadas 25 vagas por turma a serem formadas por conselheiros de administração e fiscais, efetivos e suplentes das cooperativas filiadas ao Sistema OCEB. Durante o treinamento, serão abordados temas como: Base normativa dos conselhos (lei e estatutos); responsabilidades dos conselhos (estatutárias e de governança); organização das reuniões; Relacionamento entre conselhos; documentação para o trabalho; acesso às informações; prestação de contas aos cooperados (assembleia geral).
Clique no link da sua cidade e se inscreva.
Cronograma:
Cidades |
Datas |
02/05/16 |
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10/05/16 |
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03/05/16 |
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10/05/16 |
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20/05/16 |
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17/05/16 |
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17/05/16 |
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06/06/16 |
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23/05/16 |
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24/05/16 |
Mais informações entrar em contato com o Sescoop/BA através do telefone: (71) 3421-5842.
A Cooperativa Educacional de Caetité – COOPEC, em parceria com o Sescoop/BA, realizará no dia 19 de abril a palestra motivacional “Enem nos tempos atuais”. O objetivo desta ação é orientar os pais e alunos da Cooperativa Educacional de Caetité sobre a importância da família para o bom desempenho dos alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, demonstrando como lidar com as expectativas e pressões que a prova exige.
A palestra pretende reunir cerca de 250 participantes, entre pais e alunos do ensino médio da cooperativa, proporcionando interação entre os mesmos, sensibilizando-os para que reflitam sobre os temas abordados.
A atividade será conduzida por Káthya Ferreira, mestra em Educação e contemporaneidade, que abordará sobre a importância da família no bom desempenho do aluno nas provas do Enem; Formação profissional X realização pessoal; Enem X Vestibular.
Iniciou no dia 31 de março de 2016, a turma de Salvador do Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP, com a realização do módulo “Cooperativismo Contemporâneo”. O curso, oferecido pelo SESCOOP/BA, é considerado da mais alta importância para a melhoria da qualidade da gestão nas cooperativas baianas, através da capacitação do seu quadro de gerentes e lideranças, apresentando carga horária total de 160h, divididas em 10 módulos, com aulas ministradas pelo menos uma vez por mês, com previsão de término em setembro/2016.
Durante as aulas, os participantes trabalharão suas habilidades, atitudes e comportamentos, de forma estratégica, técnica e humana, necessárias e desejáveis à condução competente na gestão das cooperativas em que estão inseridos.
Milena Lima, da área de gestão de contratos e credenciamento da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia – COOPANEST/BA, se inscreveu no GESCOOP procurando desenvolver seus conhecimentos em gestão de cooperativas, além do excelente corpo docente. “O curso é um importante instrumento na evolução do cooperativismo baiano, e não só de seus profissionais. Partindo do princípio que desenvolve e prepara o profissional para o cenário atual do cooperativismo, primando pela busca da excelência, estimulando-o a ser um multiplicador de ideais cooperativistas”, afirma Milena.
Além da turma de Salvador, este ano o Sescoop/BA também abriu uma turma para a cidade de Feira de Santana, que iniciará em 28 de abril de 2016.
Para maiores informações acesse: http://www.bahiacooperativo.coop.br/
A Cooperativa Educacional de Xingó - COOPEX, a Cooperativa Educacional de Caetité – COOPEC, e a Cooperativa Educacional de Central – COOPEC, realizaram suas jornadas pedagógicas, respectivamente, em 27 de janeiro, 28 de janeiro e 05 de fevereiro. O objetivo desta ação é aprimorar os conhecimentos na educação cooperativista e construir, desde o início do ano letivo, um espaço de ação cooperativista que proporcione ao professor entender e agir pensando sempre no viés da cooperação.
As cooperativas de Xingó e Central realizaram uma palestra motivacional voltado para as Relações Interpessoais, melhorando a relação entre alunos, professores e diretores na cooperativa, e como deixá-los motivados para o ano letivo. Para Paulo Ribeiro, presidente da Cooperativa Educacional de Central, a Jornada proporcionou uma interação entre docentes e discentes, através de uma didática bastante dinâmica e eficaz.
Já a Cooperativa Educacional de Caetité, desenvolveu uma palestra comportamental a fim de orientar e esclarecer o professor como lidar com as situações de indisciplina em sala de aula; direcionando sua postura, comportamento e abordagem para difundir a disciplina com os alunos. “ A Jornada superou as nossas expectativas. O palestrante desenvolveu a atividade com excelência, levando nossos professores a refletirem e se posicionarem com segurança em relação ao tema abordado”, afirmou Lêda Maria Nonato, diretora da Cooperativa Educacional de Caetité.
Jornada pedagógica
A Jornada aconteceu em nove cooperativas diferentes, cada uma com seu tela e público-alvo específico. De acordo com a gerente do Sescoop/BA, Jussiara Lessa, o evento auxiliará no planejamento das aulas que contemplem conteúdos sobre cooperativismo com entusiasmo e qualidade, compreendendo a importância da participação de todos para que a escola cresça. “A palestra, dentro de cada Jornada Pedagógica, é uma oportunidade de reunir os professores das cooperativas e incentiva-los, através de conteúdos motivacionais e inovadores”, comenta Jussiara.
Confira as fotos das Jornadas Pedagógicas: