A noite do dia 06 de abril, em Salvador, foi de celebração e reconhecimento das cooperativas baianas pela participação no PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Realizado em ciclos anuais, o PDGC, cuja metodologia, pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), é reconhecida nacional e internacionalmente por sua capacidade de aumentar a qualidade de gestão e a competitividade de organizações públicas ou privadas.
O evento, realizado pelo SESCOOP/BA, em parceria com a OCEB, marcou o lançamento na Bahia do sexto ciclo do PDGC. A participação de grande público, sendo formado por mais de 30 presidentes de cooperativas baianas, além de lideranças cooperativistas e da gerente geral do Sescoop Nacional, demonstrou o quanto o Sistema Cooperativista da Bahia reconhece que o PDGC é, de fato, um caminho para a melhoria concreta da gestão das cooperativas.
E é nessa melhoria constante que acredita o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio. Durante a fala de abertura, ele ressaltou a versatilidade do PDGC, que pode ser usado para melhorar a gestão de cooperativas de pequeno, médio e grande porte, e convocou otimista a todos para participarem do novo ciclo do PDGC, além de contar com o apoio do Sistema OCEB para fazer com que o cooperativismo avance e, consequentemente, ajude a sociedade a progredir.
Karla Oliveira, gerente geral do SESCOOP, por sua vez, relembrou a trajetória, desde quando o PDGC foi instituído, e os resultados que essa ferramenta tem proporcionado às cooperativas brasileiras. “Ao longo desses 5 anos tivemos uma adesão crescente. Hoje tem mais de 1.500 cooperativas que participam do Programa. E é um número que vem crescendo de forma consistente. Isso mostra o interesse, comprometimento e adesão das cooperativas nesse propósito de aprimoramento da governança e gestão”.
Programação
A programação do evento contou com a apresentação do case da cooperativa Sicoob Metropolitano, conduzida por Kelly Tiago, Gestora de Planejamento e Desenvolvimento. O foco da exposição foi sobre as estratégias de gestão da cooperativa, que já recebeu o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, na categoria ouro. Ela mostrou o quanto a cooperativa tem trabalhado para atrair as novas gerações para o Cooperativismo por meio de ações inovadoras para oportunizar e estimular experiências. Exemplos de boas práticas voltadas para o relacionamento com o cooperado e o colaborador também foram citados por ela, que resumiu: “Não existe nós e eles. A gente normalmente fala: os cooperados. Nós somos cooperados, nós estamos fazendo para nós mesmos, para uma sociedade melhor e um mundo melhor. Tudo o que nós estamos fazendo é para o nosso bem também. Toda vez que vocês forem pensar estrategicamente em relação ao relacionamento com o associado lembrem-se do que falei que esse é o nosso principal diferencial competitivo”.
Além disso, ocorreu um Talk Show com as cooperativas baianas finalistas do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, Sicoob Coopere e Sicoob Cooperbom, mediado por Fernando Sodake, editor e apresentador do telejornal Bahia Meio Dia, que dialogou com Maria Vandalva Lima e Karla Marjorie Reis, representantes das cooperativas, respectivamente. Vandalva compartilhou a experiência de quando a cooperativa percebeu o PDGC como um instrumento que lhes ajudaria a caminhar com excelência e a melhorar a prática de gestão da organização. E acrescentou: “O diagnóstico [primeira etapa do questionário] nos faz olhar para nós mesmos, para ser melhor, avançar, mas temos que assumir os nossos limites. Perceber que nós temos muito que aprender”. Karla expressou a alegria da cooperativa em ter sido uma das finalistas, pois demonstra todo o empenho e trabalho realizado, e que o objetivo do Sicoob Cooperbom é de ainda ganhar o prêmio.
Reconhecimento
A etapa final foi a entrega da placa de reconhecimento a 51 cooperativas baianas participantes de diferentes ciclos (2013 a 2017) do PDGC. O Sr. Ivo Azevedo de Brito, presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Extremo Sul, cooperativa que participou de todas as edições do PDGC, de 2013 a 2017, falou em nome das cooperativas homenageadas. Ele parabenizou a todos e destacou que além do PDGC, o SESCOOP/BA oferece inúmeros cursos para diferentes públicos, proporcionando conhecimento para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelas cooperativas.
Cenário Promissor
Na Bahia, a participação das cooperativas no PDGC aumentou consideravelmente em 2017: 53 cooperativas concluíram o PDGC e 19 cooperativas participaram do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. A expectativa do Sistema OCEB é que esse número aumente em 2018, pois o trabalho para melhorar constantemente a gestão das cooperativas do estado continua. Sendo assim, a próxima ação será a realização de Workshops Regionais do PDGC com foco em Gestão de Processos e Plano de Melhorias nas seguintes cidades da Bahia: Salvador (08 e 09/05; 02 e 03/10/2018; 04 e 05/10/2018), Feira de Santana (10 e 11/05/2018), Vitória da Conquista (14 e 15/05/2018), Luís Eduardo Magalhães (17 e 18/05/2018) e Itabuna (23 e 24/05/2018).
Confira fotos do evento clicando aqui.
POR ASCOM SESCOOP/BA
Fotos: Uanga Produções e Eventos
O Sistema OCEB dissemina os valores do cooperativismo e contribui para o desenvolvimento das cooperativas baianas e, para isso, alinhar informações relacionadas ao Sistema Cooperativista com seus públicos de interesse é fundamental. Essa prática se repete, anualmente, tanto em eventos estratégicos, que reúnem dirigentes de cooperativas baianas, conselheiros, gestores e colaboradores da OCEB e do SESCOOP/BA, quanto em encontros com profissionais que atuam junto às cooperativas do estado.
Pelo 3º ano consecutivo, o Sistema OCEB realizou no dia 29 de janeiro, o Encontro de Alinhamento dos Consultores, Instrutores, Assessores e Facilitadores do Sistema Cooperativista Baiano. O evento foi sediado em Salvador e, durante a abertura, o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, falou para os participantes sobre a importância deles ao serem porta-vozes do cooperativismo quando realizam seus trabalhos, seja de instrutoria, assessoria e/ou capacitação. “Apesar das particularidades de cada área, atuamos em uma causa única, pois o cooperativismo nos une... SomosCoop”, ressaltou.
O público teve a oportunidade de conhecer o balanço das ações do SESCOOP/BA de 2017 e o que está planejado para este ano em diferentes áreas e vertentes para atender as demandas de conselheiros, dirigentes e funcionários de cooperativas. Essa apresentação oferece um panorama dos serviços que o SESCOOP/BA pretende requisitar para atender as necessidades das cooperativas baianas.
Uma das participantes foi Marília Falcão, que trabalha em uma empresa que já prestou serviços para o SESCOOP/BA em diferentes áreas, como planejamento, marketing, vendas, empreendedorismo, cooperativismo, relacionamento interpessoal, etc. Ela destacou que a realização do alinhamento é importante “porque há uma transparência da realização de todas as ações que foram feitas no ano anterior e o planejamento para o ano seguinte, e, além disso, dá uma sensação de participação muito grande porque a gente contribui com algumas sugestões e elas são analisadas e, se for o caso, implementadas”.
Já para José Mário Araújo, profissional que realiza treinamentos há alguns anos para cooperativas baianas nas áreas de coaching, gestão, negociação, comunicação e planejamento estratégico, esse encontro é um diferencial e conclui: “o sucesso do sistema cooperativista na Bahia vem muito desse tipo de iniciativa inovadora”.
Durante o evento, o público teve acesso a informações sobre os procedimentos para contratação de instrutoria e como será o processo de credenciamento de instrutores que será realizado pelo SESCOOP/BA.
Em mais essa edição, o evento alcançou o objetivo de alinhar informações que norteiam o Sistema Cooperativista Baiano para que todos atuem de forma integrada em prol do desenvolvimento das cooperativas no estado.
Por Ascom SESCOOP/BA
Segundo José Raimundo da Univan, um dos problemas do ramo transporte é a falta de rotatividade na gestão das cooperativas. 'Estes encontros são fundamentais para termos mais acesso às informações, e o Sescoop Bahia assume papel importante nesta tarefa. Como abordado pelo palestrante, temos a obrigação de inovar com criatividade. Acreditamos na mudança, por isso estamos aqui".
Na mesa de abertura do evento, ocorrida na noite do dia 14, estavam presentes o presidente da OCEB/Sescoop-BA, Cergio Tecchio, os representantes do Ramo Trabalho e Transporte, Roberto Viana e Jair Romualdo de Oliveira, respectivamente. Uma homenagem foi prestada ao Dr. Ildegardo Santos, que faleceu no dia 13/12, o qual desempenhou importante papel na criação da OCEB.
No primeiro dia do evento o presidente da COOTRANSUL, Abel Moreira Paré, apresentou o atual cenário do transporte cooperativo, abordando o potencial das redes de cooperação e os desafios que envolvem a gestão, a cultura, a desinformação e a distância enquanto fatores que pré-determinam os processos.
Já no dia 15, os convênios OCEB x Mafre e OCEB x SALUTI foram apresentados ao público. Além disso, os Planos Estratégicos dos Ramos Transporte e Trabalho foram avaliados, debatidos e alinhados às realidades das cooperativas.
Para Jair Romualdo, as disputas existentes dentro do ramo Transporte, entre as próprias cooperativas, acabam diminuindo a força de atuação no mercado. “Em 2012 precisamos nos concentrar e unificar nossas forças. A nossa luta principal é a formação de federações centrais que fortaleçam as cooperativas, para que a gente diminua a concorrência internamente, na busca de forças para participar de concorrências do mesmo nível lá fora”.
Segundo Roberto Viana, o ano de 2012 será especial por conta do Ano Internacional das Cooperativas. "Para o ramo Trabalho, especificamente no Brasil e na Bahia, existe a possibilidade de logo no primeiro trimestre ser votada a PL 6244 que regulamentará de forma definitiva, ou pelos menos, apresentará uma legislação mais correta para que as cooperativas do ramo possam trabalhar sem as dificuldades encontradas hoje."
Segundo Cergio Tecchio, a OCEB e o Sescoop/BA vêm trabalhando junto aos ramos para alinhar as questões pertinentes a cada um deles e dar os encaminhamentos necessários. "Os encontros contribuem para o entrosamento das cooperativas dos ramos bem como para discutir questões específicas que contribuem para a gestão e o desenvolvimento das cooperativas, buscando maior espaço no mercado em que atuam", completa.
O evento contou ainda com a participação do Coordenador Nacional do Ramo Trabalho, Geraldo Magela, que palestrou para os participantes.
IF Baiano - Campus Serrinha agora tem dois cursos superiores: Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Licenciatura em Ciências Biológicas. Inscrições vão de 29 de janeiro a 1 de fevereiro de 2018.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano - Campus Serrinha) vai abrir inscrições para os seus dois novos cursos superiores: Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Licenciatura em Ciências Biológicas. As inscrições vão de 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2018. São 40 vagas anuais para cada curso. Ambos os cursos são presencias e no turno noturno. A inscrição é gratuita e será feita exclusivamente pelo SiSu - Sistema de Seleção Unificada (sisu.mec.gov.br), que considera o desempenho obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas tem duração mínima de 6 semestres e proporciona formação profissional superior e tecnológica dentro do eixo de Gestão e Negócios. O principal objetivo do curso é formar profissionais capazes de planejar e gerenciar as atividades de cooperativas, além de promover a otimização de recursos organizacionais e o bem-estar social por meio da atuação profissional deste gestor. O egresso deverá ser um profissional com formação humanística, proativo, com visão estratégica, sistêmica e com espírito empreendedor. Deverá ser capaz também de interagir nas especificidades regionais e locais, atuando de forma inovadora e pautada nos princípios de justiça, equidade e ética profissional.
IF BAIANO - O IF Baiano é uma autarquia do Poder Executivo. A finalidade da instituição é ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, com o objetivo de formar e qualificar cidadãos para a atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional, conforme a lei de criação (Lei n.º11.892, de 29 de dezembro de 2008) do instituto.
Atualmente, o IF Baiano consolida-se como Instituição multicampi no Estado e garante a interiorização da educação profissional, sobretudo pela sua inserção em diversos territórios de identidade. O IF Baiano é formado por 01 (uma) Reitoria, sediada em Salvador, e 14 (quatorze) Campi, nos seguintes municípios: Bom Jesus da Lapa, Catu, Guanambi, Governador Mangabeira, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Uruçuca., Alagoinhas, Serrinha, Itaberaba e Xique-Xique. Possui, também, um campus avançado na cidade de Medeiros Neto.
MAIS INFORMAÇÕES
Comissão de Processo Seletivo dos Cursos Superiores
Celular institucional: (75) 98301-8269
E-mail:
Release disponibilizado pela Comissão de Processo Seletivo dos Cursos Superiores (editado pelas ASCOM do SESCOOP/BA)
Promover estímulo às vendas, valorizando a cultura de pertencimento ao Sicoob e estimulando os empregados para aumento na comercialização de produtos e serviços foi o objetivo do Encontro de Alinhamento para Prospecção de Negócios, realizado, no dia 09 de dezembro, em Prado/BA, pela Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Médio Sul Baiano - Sicoob Costa do Descobrimento, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA.
Durante o evento, o público, formado por empregados, Conselheiros de Administração, Conselheiros Fiscais e Diretores da cooperativa, pode conhecer ainda mais sobre o Sicoob com a palestra do Presidente do Sicoob Costa do Descobrimento, Antônio Francisco Moraes, que apresentou dados relevantes sobre o maior sistema financeiro cooperativo do país com mais de 3,8 milhões de cooperados, 2,6 mil pontos de atendimento, distribuídos em todo Brasil. Vale ressaltar que no Sicoob Costa do Descobrimento o ingresso de novos associados não está limitado a um grupo ou categoria específica.
A programação também contou com palestra sobre os seguintes temas: vendas, produtos e serviços, bom atendimento e fidelização dos associados, realizada pelo Consultor de Negócios, Lucas Chaves Costa. Já o assunto “Economia compartilhada” foi apresentado pelo Diretor Operacional, Sr. Gerson Carlos Ferreira Souto.
A realização de um quiz para testar os conhecimentos dos representantes das cooperativas sobre os serviços e produtos do Sicoob Costa do Descobrimento proporcionou uma maior integração entre os presentes.
O Encontro oportunizou também a apresentação da Prestação de Contas das Metas de 2017 e uma “injeção de ânimo” para o desenvolvimento dos planos e metas para 2018 com a palestra motivacional de José Luiz Tejon, que falou sobre "Respeito e paixão – O poder da cooperação”. Lizia Alves da Silva, tesoureira da cooperativa, destacou esse momento como um dos principais do evento, pois “por mais que gostemos do nosso trabalho, ficamos desmotivados por algum motivo ao longo da vida e a história dele de superação trouxe algo transformador em nosso trabalho, pois voltamos com sorriso no rosto e um jeito de trabalhar melhor”, disse.
Por Ascom SESCOOP/BA
Foto: Sicoob Costa do Descobrimento
A elaboração de Planejamentos Estratégicos das cooperativas baianas foi um dos focos de atendimento do SESCOOP/BA neste ano. Nessa última rodada, realizada de novembro a dezembro, foram realizadas as Oficinas de Elaboração do Planejamento Estratégico que contemplou as cooperativas: COOPMAC - Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Resp. Ltda, COOLIBA - Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia, COOPEB – Cooperativa Educacional de Barreiras e UNIBAHIA Sociedade Cooperativa. Ao todo, foram 11 cooperativas participantes das oficinas.
A troca de experiências, conhecimentos e integração entre dirigentes, cooperados e funcionários das cooperativas continuou nessas novas oficinas, resultando na elaboração de planejamentos com estratégias e metas traçadas para o alcance de resultados a médio e longo prazo, como a conquista de novos mercados. Para Edlania Novaes, diretora pedagógica da Cooperativa Educacional de Barreiras, “além de ser uma ferramenta para organizar as ações da cooperativa para os próximos anos, o planejamento se consolida como um momento de reflexão sobre nós mesmos e um passo fundamental para a construção da cooperativa que desejamos”, ressaltou.
A metodologia participativa trouxe ganhos significativos para a elaboração de planejamentos estratégicos adequados com a realidade das cooperativas, a partir da percepção dos que fazem parte da dinâmica e história das sociedades cooperativistas. O presidente de uma das cooperativas mais antigas da Bahia, a Coopmac, comentou sobre o impacto positivo dessa atividade: “Essa oficina serviu para a gente começar a desenhar a nossa identidade, parar com o achismo. Apesar da cooperativa ser uma das mais antigas da Bahia, fundada em 1960, ainda não tinha um planejamento escrito e traçado. Ter o planejamento escrito fez com que nosso caminho fosse traçado e pautado na consciência de todos, além de podermos escrever a nossa história e o nosso futuro”, disse Jaymilton Gusmão.
O SESCOOP/BA continua trabalhando para apoiar a promoção da profissionalização da gestão cooperativista para que, cada vez mais, as cooperativas participem ativamente na elaboração de planos para um futuro promissor junto aos seus associados.
Confira notícia e fotos das oficinas anteriores:
Oficinas de Elaboração de Planejamento Estratégico são realizadas em novas cooperativas
Cooperativas baianas participam de Oficinas de Elaboração de Planejamento Estratégico
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos cedidas por Leoney Miranda
Advogados das cooperativas de crédito associadas ao Sicoob Central BA participaram, no dia 11 de dezembro de 2017, do primeiro Seminário Jurídico do Sicoob Central, promovido pelo Sicoob Central BA em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA.
Debater assuntos de relevância jurídica a fim de alinhar os processos judiciais das entidades integrantes do sistema cooperativista de crédito foi o principal objetivo do evento, que contou na sua programação com a reflexão sobre os seguintes temas: “Ausência de Solidariedade entre as entidades do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo – SNCC”, que foi exposto pelo Dr. Ricardo Senra, Gerente Jurídico do Bancoob; “A Solidariedade Trabalhista entre as entidades do SNCC e os Tribunais Trabalhistas”, abordado pelo Dr. Daniel Campos Antunes, advogado da OCB; “Reforma Trabalhista no âmbito do SNCC”, que foi apresentado pelo Dr. Alex Rafael Hoffling, advogado do Bancoob; e, por fim, “Inaplicabilidade do CDC - Ato Cooperativo Típico”, abordado pelo Dr. Adriano Oliveira da Silva, advogado do Sicoob Central BA.
Os participantes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos com todos os palestrantes e alinhar entendimentos sobre os principais temas das defesas que envolvem as cooperativas de crédito. De acordo com Jacqueline Azevedo, Gerente Jurídica e de Normas do Sicoob Central BA, os facilitadores demonstraram um domínio pleno do conteúdo, transmitindo as informações com facilidade e clareza, atendendo às expectativas dos participantes. “Alcançamos o objetivo principal do evento de aproximar os atuantes na defesa dos interesses das cooperativas baianas de crédito e levar à compreensão de como funciona o Sicoob, pois precisamos entender como as instituições do sistema funcionam, qual a responsabilidade de cada uma delas para podermos desenvolver e defender nossas teses”, concluiu.
O SESCOOP/BA tem realizado e apoiado eventos e capacitações voltados para os advogados que atuam nas cooperativas baianas, pois ao qualificá-los todo o sistema cooperativista ganha.
Por ASCOM SESCOOP/BA
Fotos cedidas pelos participantes
De agosto a outubro deste ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, em parceria com 9 cooperativas educacionais baianas, promoveu o Ciclo de Aulas Show 2017, com objetivo de preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, que aconteceu nos dias 05 e 12 de novembro em todo o Brasil.
Estudantes do 3° ano das cooperativas educacionais e vestibulandos participaram das aulas e puderam revisar assuntos de português, particularmente interpretação de texto e suas linguagens, literatura e redação, que têm importante peso no Enem.
As Aulas Show mantiveram o diferencial de utilizar metodologia dinâmica e atrativa com a apresentação de conteúdos em forma de música, teatro e atividades exemplificativas e muito conectadas com a realidade dos adolescentes e jovens. Mais um ano, a professora convidada para ministrar as aulas foi Káthya Souza, formada em letras e mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB e com vasta experiência na área de educação. Durante os encontros, ela trabalhou com diferentes recursos, como vídeos, imagens e canções, tudo para deixar a aula mais animada para os alunos.
Essa forma de abordagem incentiva a atenção e estimula a participação dos estudantes e quem confirma é Hitalo Neiva, 3° ano do Ensino Médio, da Cooperativa Educacional de Irecê – Coperil e que marcou presença no evento: “Inovador e capaz de suprir as nossas necessidades estudantis, esses são os principais adjetivos que podemos utilizar para definir o Aulão Show. Com um material bem preparado, uma estrutura dinâmica e capaz de suprir dúvidas e demais anseios dos alunos, o aulão quebra o clima tenso Pré-Enem, nos deixando mais leves e, ao mesmo tempo, focados e com objetivos em mente”.
Para Arleide Gomes, presidente da Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX, localizada em Paulo Afonso, as aulas são, realmente, um show e, esse ano, ela convidou estudantes de outras escolas da região para participar. “O aluno do 3º ano quando chega no final do ano está cansado e estafado, e a aula show vem para dar um dinamismo sem perder de vista o conteúdo. Os alunos não faltam e aproveitam bastante!”, disse. Essa opinião é compartilhada por Elaine Silva, presidente da Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF, que elogiou a forma de condução das aulas e o entusiasmo dos estudantes.
A professora Káthya fez um balanço positivo desse ciclo de aulas, que percorreu diversas cidades e regiões do estado, e parabenizou o SESCOOP/BA por apoiar a realização desse trabalho que dissemina e fortalece a importância da educação para os adolescentes e jovens das cooperativas educacionais, servindo como importante ferramenta para o ingresso destes vestibulandos nas universidades e faculdades do país.
Confira a lista de cooperativas participantes desse ciclo:
- Cooperativa de Ensino da Região de Irecê – COPERIL
- Cooperativa Educacional de Barreiras – COOPEB
- Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF
- Cooperativa Educacional Pé de Serra – COOPEPS
- Cooperativa Educacional de Sobradinho – COOES
- Cooperativa Educacional de Eunápolis – COOEDUC
- Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX
- Cooperativa Educacional de Porto Seguro – COOEPS;
- Cooperativa de Trabalho Educacional de Central – COOPEC
Por ASCOM SESCOOP/BA
Fotos cedidas pela professora Káthya
Dando continuidade à capacitação iniciada em setembro para os funcionários do SESCOOP/BA sobre elaboração de termo de referência para contratações, foi realizado um novo curso, nos dias 9 e 10 de novembro de 2017, em Salvador, com foco na Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos.
Essa capacitação atende a um dos Objetivos Estratégicos do SESCOOP/BA que é de desenvolver continuamente as competências dos colaboradores. Foram apresentados assuntos relacionados à gestão e fiscalização de contratos administrativos, como, por exemplo, diferença entre a gestão e fiscalização contratual; atribuições e obrigações do gestor e fiscal de contrato; etapas da execução de contratos e aspectos práticos na gestão e fiscalização dos contratos de serviço. Segundo o instrutor do curso, Jahson Costa, a constante atualização do corpo técnico é imprescindível para que possam tomar atitudes assertivas.
Para a Analista da Gerência de Operações, Mariângela Ribeiro, a capacitação serviu para deixar claro que “gerir contratos é uma atividade que está interligada diretamente com as áreas estratégicas e táticas da instituição, pois o fluxo contínuo de informação servirá de base para tomada de decisão em tempo hábil”.
Já para Fernanda Fontes, Analista da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas, o curso aconteceu em momento oportuno: “Todo esse conhecimento veio na hora certa, pois estávamos precisando nos reciclar quanto aos procedimentos legais e regulares da administração de contratos. O curso me permitiu ter uma maior compreensão dos processos, que será de fundamental importância para o meu dia a dia no trabalho”.
Os participantes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos trazendo exemplos a partir das suas experiências de trabalho e sanaram suas dúvidas com apoio do instrutor. O interesse do SESCOOP/BA é qualificar, cada vez mais, os colaboradores para que atendam com eficácia às demandas solicitadas durante a elaboração dos processos, assegurando maior eficiência na realização das contratações.
Para encerrar a agenda de capacitações do ano está previsto um encontro com foco no relacionamento interpessoal no dia 07 de dezembro, na capital baiana.
Por Ascom SESCOOP/BA
O ciclo de Oficinas de Elaboração do Planejamento Estratégico continua e no mês de outubro aconteceu em mais quatro cooperativas baianas: Cooperativa Educacional Pé de Serra - COOPEPS, Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar de Prestação de Serviços e Assistência Técnica Ltda. - COOPERMULTA, Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - COOPROESTE e Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas - CETEF.
Essa ação representa o interesse e empenho de dirigentes, cooperados e funcionários das cooperativas baianas em melhorar, cada vez mais, as suas práticas de gestão e governança, pois ao elaborar os planejamentos estratégicos organizam e delineiam estratégias e metas para o alcance dos resultados a médio e longo prazo.
Joquebede Raquel, presidente da COOPERMULTA, ressaltou sobre a responsabilidade de montar o planejamento estratégico da cooperativa para os próximos dois anos e do estímulo de todos os envolvidos em executar as ações planejadas. Ela também acrescentou: “Achei a metodologia da oficina ótima e foi um incentivo para abraçarmos, cada vez mais, o cooperativismo”.
As oficinas ainda vão acontecer em mais quatro cooperativas baianas com a mesma metodologia participativa para que o resultado seja a elaboração de planejamentos estratégicos adequados com a realidade das cooperativas e que dirigentes, cooperados e funcionários coloquem o planejado em prática. Essa é a perspectiva da Cooperativa Educacional Pé de Serra, informou a presidente da cooperativa, Elizilda Rios: “Desejamos que nosso planejamento saia do papel e que nos três próximos anos possamos alcançar todos os nossos objetivos, que é o crescimento e organização da nossa cooperativa”.
O SESCOOP/BA continua trabalhando para apoiar a promoção da profissionalização da gestão cooperativista.
Veja aqui a notícia das oficinas anteriores.
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos cedidas por Leoney Miranda
Confira alguns registros:
Cooperados e funcionários das cooperativas baianas - Sicoob Central BA, Sicoob Cred Executivo, Sicoob Cooperbom, Sicoob Norte Sul, Cooproeste, Sicoob Coopec, Sicredi Região Sul e Sicoob Sertão - vivenciaram momentos voltados para o cuidado com a saúde e bem-estar dentro das suas dinâmicas de trabalho. De julho até outubro, o SESCOOP/BA promoveu Oficinas de Qualidade de Vida, que foram executadas pela Cooperativa de Trabalho dos Fisioterapeutas da Bahia - Unifisio, proporcionando, aos participantes, atividades de promoção da saúde, qualidade de vida e segurança do trabalho.
Os profissionais que conduziram as oficinas realizaram palestras orientando sobre a prática do autocuidado e da importância de estabelecer uma rotina mais saudável para melhorar a flexibilidade corporal, aumentar a disposição para realização de atividades e reduzir os riscos de lesões. Além das palestras sobre ergonomia e felicidade no trabalho, as oficinas contaram na etapa prática com Ginástica Laboral, Pilates, Relaxamento, Tikun, técnica de meditação e movimento, e aplicação de Kinésio tape, método realizado com fitas adesivas para auxiliar no tratamento de lesões traumáticas de nervos e músculos. Em algumas cooperativas também ocorreu a Oficina de Autoconhecimento com atividade lúdica de recorte e montagem de painéis sobre a temática “relação com o trabalho e consigo mesmo”.
O público participante avaliou positivamente a realização das oficinas e demonstrou interesse de vivenciar mais iniciativas que estimulem a disposição física e mental. Taiane Aguiar, Analista de Gestão de Pessoas do Sicoob Central BA, aprendeu técnicas e exercícios de meditação e destacou que os exercícios podem virar hábito para trabalhar melhor corpo e mente. Já Thainá Carvalho, Auxiliar de Controladoria da Sicredi Região Sul, disse que os colaboradores da cooperativa gostaram da oficina e as vivências serviram para combater o stress e que muitos pretendem aprofundar os conhecimentos sobre as terapias apresentadas e praticá-las.
Para Sandra Cohim, presidente e gestora do núcleo empresarial da Unifisio, as ações, mesmo sendo pontuais, tiveram relevante receptividade das cooperativas participantes. “Todas tiveram um discurso de agradecimento, principalmente aquelas que ainda não tinham experenciado Oficinas de Qualidade de Vida”. Ela ressaltou também que os assuntos das palestras foram relacionados às demandas das cooperativas e que na palestra “Felicidade no trabalho: Utopia?” foi abordado sobre a atuação do Sistema Cooperativista de proporcionar felicidade aos cooperados e o quanto os próprios cooperados podem ajudar nesse processo ao cuidar de si mesmos.
Ações com esse perfil e objetivo demonstram o compromisso do SESCOOP/BA em buscar alcançar a felicidade e bem-estar dos cooperados, como está previsto em um dos seus objetivos estratégicos: “Apoiar iniciativas voltadas para a saúde e segurança no trabalho e de qualidade de vida”.
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos cedidas pela Unifisio
O sétimo Workshop dos Profissionais de Secretariado da Bahia foi realizado nos dias 28 e 29 de setembro de 2017, em Salvador, e reuniu secretárias e profissionais que assessoram os Conselhos e a Diretoria Executiva das cooperativas do Estado da Bahia, vinculadas ao Sistema OCEB.
O evento, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, oportunizou ao público participante adquirir conhecimentos atualizados sobre habilidades e atitudes essenciais do profissional de secretariado e como aplica-los nas atividades diárias das cooperativas em que atuam.
No primeiro dia do workshop, a palestrante Cristiane Lima Araújo ministrou a palestra “Inteligência Emocional no Contexto Empresarial”, temática atual que despertou o interesse dos participantes. Juliana Silva, secretária da Cooperativa de Administração e Apoio Logístico – COOPERALOGIS, situada no município de Itaberaba, destacou que a palestra a fez aprender bastante a como lidar melhor com as pessoas, e que essa atitude terá um reflexo positivo no desenvolvimento do seu trabalho. A programação também contou com a apresentação feita pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, sobre o cooperativismo e seus elementos essenciais, reforçando o entendimento dos presentes a respeito da cultura da cooperação, da doutrina, dos valores e princípios do cooperativismo.
Dando continuidade, foi realizado o curso sobre temas relacionados ao comportamento do profissional de secretariado e suas habilidades profissionais e gerenciais. A instrutora Moyra Longhi conduziu a capacitação de forma participativa e apresentou dicas e informações úteis sobre atendimento, comunicação, redação de correspondências, conduta e etiqueta profissional, dentre outros assuntos. Segundo Moyra, o mercado de trabalho é muito exigente e essa área de secretariado executivo mudou muito ao longo dos anos, sendo considerada, atualmente, uma área estratégica, por isso, os profissionais precisam ter habilidades e competências diferenciadas. Dessa forma, “esse tipo de capacitação é de fundamental importância para agregar valor para o quê os profissionais fazem no dia a dia”, ressaltou.
Essa opinião é compartilhada por Nubia Silva, secretária da Cooperativa de Trabalho de Transporte Rodoviário de Passageiros, Executivos e Turísticos de Simões Filho – COOTRANSPEX, pois com o curso ela pode se atualizar, considerando as mudanças na dinâmica de trabalho do profissional de secretariado. “Com certeza, trouxe experiências novas e que levarei para o meu dia-dia”, afirmou.
A expectativa da participante Lorena Santos Ribeiro, secretária da Cooperativa de Capacitação, Prestação de Serviços e Assistência Técnica - COOPERCAP, situada em Ruy Barbosa, foi atendida: “É um prazer imenso participar de mais um Workshop de Secretariado realizado pelo SESCOOP/BA. Todo ano aguardo com grande expectativa por este treinamento, sempre esperando desenvolver ainda mais as minhas habilidades de maneira prática e eficiente e, ao término do evento, temos sempre a sensação de ter ido além do que esperávamos”.
O SESCOOP/BA tem buscado, ao longo dos últimos sete anos, realizar eventos e capacitações que disseminem novos conhecimentos aliados à doutrina cooperativista, visando contribuir com o trabalho do profissional de secretariado nas cooperativas.
Por Ascom SESCOOP/BA
Desde março de 2017, o SESCOOP/BA tem promovido eventos e capacitações para incentivar e preparar as cooperativas baianas para a participação no PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Já foram realizados workshops, visitas técnicas, oficinas de elaboração de planejamento estratégico e, agora, foi a vez dos Intercâmbios de Boas Práticas de Gestão.
Grupos formados por representantes de diversas cooperativas da Bahia, dos ramos agropecuário, crédito, educacional, saúde, trabalho e transporte foram a outros estados para conhecer cooperativas reconhecidas pelo Prêmio Sescoop Excelência de Gestão e que utilizam o PDGC como ferramenta de gestão.
O primeiro intercâmbio ocorreu nos dias 19 e 20 de setembro, com a presença de 33 representantes das cooperativas de crédito, que visitaram a VIACREDI - Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí; a COOPER - Cooperativa de Consumo Vale do Itajaí e o SICOOB CENTRAL SC/RS - Cooperativa Central de Crédito de Santa Catarina. Já nos dias 20 e 21 de setembro um outro grupo, composto por 30 representantes dos ramos educacional e trabalho, seguiu para Brasília/DF para conhecer a COOPLEM - Cooperativa de Ensino de Língua Estrangeira Moderna; a COOPQUERUBIM - Cooperativa de Trabalho e Ensino e participar do programa Portas Abertas na sede do Sistema OCB. Já nos dias 26 e 27 de setembro os 20 representantes das cooperativas dos ramos agropecuário, saúde e transporte foram a Santa Catarina e visitaram a Cooperativa Central Aurora Alimentos – AURORA; a Cooperativa Agroindustrial Alfa – COOPERALFA e a Cooperativa de Trabalho Médico da Região Oeste Catarinense - UNIMED CHAPECÓ.
Em todos os intercâmbios os participantes conheceram sobre as histórias, os serviços e produtos oferecidos pelas cooperativas; quais são seus diferenciais competitivos; como atuam em relação à gestão, governança e sustentabilidade e qual o reflexo dos negócios na economia das regiões, no desenvolvimento das pessoas e na qualidade de vida e quais os benefícios trazidos pela implementação do PDGC. Os grupos também percorreram os ambientes das cooperativas e tiveram ricas trocas de experiências e conhecimentos.
Veja a opinião de alguns participantes sobre os intercâmbios:
PROVEITOSO - “Com certeza, toda a estrutura que vimos das outras cooperativas e a troca de informações sobre as boas práticas do PDGC apresentadas foram muito proveitosas para todos os ramos de cooperativas representados no intercâmbio”, disse o vice-presidente da COOMAP, Wellington de Freitas.
PRODUTIVO – “Foi um intercâmbio altamente produtivo”. A maturidade dos princípios cooperativistas entranhados nas culturas das cooperativas visitadas, a educação cooperativista para sucessão e a preocupação com a sustentabilidade chamaram a atenção da Dra. Rosângela Carvalho de Melo, cooperada da Unimed Itabuna. “A promoção do intercâmbio é uma iniciativa fantástica do SESCOOP/BA para abrir o horizonte das cooperativas baianas. Precisamos ver esses exemplos positivos para nos estimular mais e mais a enfrentar os desafios”, concluiu.
SIGNIFICATIVO – “Experiência dessa natureza é algo muito rico e significativo, pois apresenta várias possibilidades, dentre elas a interação com novas pessoas, o networking tão importante para a gestão e a troca de experiências tão saudável no meio cooperativista. Tivemos a oportunidade de visitar duas cooperativas distintas, porém se destacam como cases de sucesso na gestão e ficou claro que a determinação, compromisso, envolvimento e investimento nas pessoas é algo presente na gestão das duas cooperativas”, relatou e avaliou Alaerte Aronia, presidente do Conselho de Administração da COPERIL.
MOTIVAÇÃO – “A programação de palestras e visitas às cooperativas da capital federal e à unidade nacional do Sistema OCB, bem como a visita ao Museu de Valores e Palestra de Educação Financeira no Banco Central do Brasil, ampliaram os conhecimentos sobre gestão cooperativista e motivaram o grupo a desenvolver novos projetos”, opinou Marília Reis, presidente da Cooliba - Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia.
BOAS PRÁTICAS - “As experiências visitadas demonstram e ensinam que as mudanças nas organizações são precedidas por mudanças nas pessoas. As boas práticas não são espontaneistas, elas precisam ser planejadas, executadas e avaliadas com indicadores mensuráveis e verificáveis. Se as cooperativas não traçarem suas rotas não saberão se estão no caminho certo. Quando não sabemos onde chegar, qualquer caminho serve. Mas nós não constituímos cooperativas para chegar a qualquer lugar, e sim para gerar dignidade e felicidades na vida das pessoas, onde elas estiverem. Isso requer planejamento e alinhamento de boas práticas e aperfeiçoamento da gestão fazendo bem o que precisa ser feito”, refletiu Maria Vandalva Lima, Presidente do Conselho do Sicoob Coopere.
Por Ascom SESCOOP/BA
Após a participação no ciclo de Workshops Excelência da Gestão do PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas [Veja notícia aqui], dirigentes, cooperados e funcionários de cooperativas baianas têm buscado melhorar, cada vez mais, as práticas de gestão e governança das cooperativas que são integrantes. E uma das ações é a elaboração do planejamento estratégico visando organizar e traçar estratégias e metas para o alcance dos resultados a longo prazo.
Para contribuir com essa iniciativa, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA tem apoiado as cooperativas que demandaram a realização de Oficinas de Elaboração do Planejamento Estratégico. As oficinas, que iniciaram neste mês e vão até o final do ano, têm diferentes etapas e conta com carga horária de 40h por cooperativa.
A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde – COOPS, a Cooperativa dos Fisioterapeutas da Bahia - Unifisio e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da UESB - Crediuesb já realizaram a oficina, que conta com a moderação de Leoney Miranda. “Conseguir fazer com que as cooperativas parem para planejar, traçar seu rumo, definir seus objetivos, suas metas para os próximos anos e o que precisa ser feito é um grande avanço”, ressaltou o instrutor ao falar sobre a importância das cooperativas construírem seus planejamentos estratégicos.
A presidente da Unifisio, Sandra Mary Cohim, explicou que a cooperativa já tinha elaborado um planejamento estratégico e traçado missão, visão e valores institucionais, mas a oficina veio em momento oportuno, pois, segundo ela, foi possível reavaliar, não só o que conseguimos fazer, mas os motivos pelos quais não conseguimos fazer o planejado, e estabelecer as metas atuais porque o cenário mudou muito”.
As oficinas ainda vão acontecer em mais oito cooperativas baianas com metodologia participativa para que o resultado seja a elaboração de planejamentos estratégicos condizentes com a realidade das cooperativas e que dirigentes, cooperados e funcionários coloquem o planejado em prática. Essa é mais uma capacitação que o SESCOOP/BA apoia para promover a profissionalização da gestão cooperativista.
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos cedidas pelas cooperativas
Novos grupos de empregados da área de atendimento das cooperativas de crédito associadas ao Sicoob Central BA foram até Brasília/DF para participar do Programa de Visita ao Centro Corporativo Sicoob – SICOOB PROVI. As visitas aconteceram nos meses de agosto, no dia 17, e setembro, dia 15, onde na oportunidade conheceram as sedes do Centro Corporativo Sicoob (CCS) e do Bancoob.
O PROVI tem o objetivo de compartilhar com os visitantes a visão sistêmica, incentivando o sentimento de orgulho e pertencimento, além de reforçar a marca, os valores cooperativistas e o senso de pertencimento das cooperativas ao Sicoob.
A programação do intercâmbio seguiu a abordagem da visita que ocorreu em julho desse ano [veja notícia aqui], contando com a apresentação sobre as áreas e os pilares de atuação do Sicoob Confederação, além da atuação da Universidade Sicoob. Os participantes também puderam conhecer sobre o aparato e governança do Bancoob, os serviços oferecidos para as cooperativas e os aplicativos existentes.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA apoiou a realização dos três intercâmbios, que contou, ao todo, com mais de 130 participantes.
Esta ação contribui com o objetivo estratégico de ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional e atende a um dos sete princípios do cooperativismo: educação, formação e informação.
Por ASCOM SESCOOP/BA
Confira fotos das últimas visitas:
A sexta edição das Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Educacionais da Bahia – OECED confirmou a sua importância enquanto evento de promoção da intercooperação e integração entre estudantes e professores das cooperativas educacionais baianas, familiares e sociedade.
A OECED, dessa vez, foi sediada em Salvador e reuniu de 15 a 17 de setembro mais de 270 participantes, dentre estes os alunos das seguintes cooperativas localizadas no interior do estado: Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF, Cooperativa Educacional de Irecê – COPERIL, Cooperativa Educacional de Eunápolis – COOEDUC, Cooperativa Educacional de Central – COOPEC, Cooperativa Educacional de Barreiras – COOPEB, Cooperativa Educacional de Salinas – COOPESAL e Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX.
Programação
A programação das Olimpíadas contou com atividades relacionadas à formação cooperativista, com a palestra do professor Ainor Lotério sobre juventude e cooperativismo; momentos de integração e competições esportivas em quatro modalidades: vôlei, futsal, handebol e basquete. De maneira simples, direta e interativa, o palestrante deixou a mensagem sobre a importância da cooperação para a vida em sociedade. “Sempre que envolvemos a juventude em temas relacionados ao cooperativismo nós semeamos uma semente poderosa na mente e nas atitudes deles. Eles vão entender que a sociedade vive de cooperação, a partir do próprio corpo, e que nossa inteligência deve ser voltada para uma inteligência social, coletiva e cooperativa”, disse Ainor.
Abertura das Olimpíadas
Motivados com o conteúdo da palestra, os atletas seguiram para a etapa da competição dos jogos esportivos, a exemplo do aluno do 2º ano do Ensino Médio da Coperil, Kevin Monzine Cavalcante, que relatou sobre a sua ansiedade para participar das olimpíadas e do seu desejo de fazer um grande jogo e também novos amigos. O estudante Bruno Bastos Amaral, 3º ano do Ensino Médio da Coopec Central, também expressou a sua vontade de conhecer pessoas novas e destacou que, para ele, as olimpíadas é um espaço de união e isso é muito bom, já que ele percebe que tem crescido os comportamentos individualistas na sociedade.
Importância do evento
As olimpíadas foram idealizadas pelas cooperativas por ter a prática esportiva grande potencial integrativo e ser uma oportunidade de agrupar indivíduos em torno de atividades de cunho esportivo, cultural, pedagógico e cooperativista. Esse entendimento é compartilhado por Eliéliton Oliveira, professor de Educação Física da Cooeduc de Eunápolis, que ao ser perguntado sobre a importância dos jogos lembrou de uma fala de um professor dele: “se importante é competir, fundamental é cooperar”. E estimular esse espírito cooperativista é um dos papéis das cooperativas participantes, como disse Edlania de Carvalho, Diretora Pedagógica da Coopeb Barreiras, que explica aos alunos que “nós somos uma cooperativa, e é esse espírito de cooperação que precisa pairar, essa ideia de cooperativismo como algo forte, promissor, que pode alavancar projetos e ideias extremamente diferentes”.
Integração e união marcam a OECED
A parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA para a realização de mais uma OECED reforça o compromisso de apoiar e incentivar as ações que buscam promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo. O agradecimento ao SESCOOP foi feito por Alaerte Aronia, presidente do Conselho de Administração da COPERIL, que ressaltou o investimento feito pela entidade para a formação cooperativista e o desenvolvimento do cooperativismo no estado.
Cobertura
O programa Globo Esporte da TV Bahia, afiliada da Rede Globo, fez a cobertura do evento e veiculou uma matéria no último sábado, dia 16 de setembro. Acompanhe a reportagem clicando aqui. E saiba mais sobre as últimas edições das Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Baianas no espaço de notícias deste site: http://www.bahiacooperativo.coop.br/noticias
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos cedidas pela Coperil e pelo palestrante Ainor Lotério
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB promoveram, mais um ano, o Curso sobre Elaboração de Termo de Referência para seus funcionários, que se reuniram nos dias 11 e 12 de setembro, em Salvador/BA, para ampliarem seus conhecimentos nas áreas de licitação e elaboração de processos de contratação.
A capacitação ficou a cargo da JML Consultoria e Eventos com a condução do instrutor Jahson Costa (advogado, especialista em Direito Público e com ampla experiência em pregão presencial e eletrônico), que abordou sobre a natureza jurídica das organizações integrantes do “Sistema S”, noções gerais de licitação, as legislações aplicáveis e o passo-a-passo de como elaborar termo de referência.
Durante todo o curso, os participantes trocaram experiências por meio de exemplos práticos de processos licitatórios e esclareceram suas dúvidas com o apoio do instrutor. Foi o caso da Analista/Advogada do SESCOOP/BA, Érica Leal, que avaliou o curso como uma “oportunidade de obter informações atualizadas sobre elaboração de termo de referência, além de trocar ideias, experiências, tirar dúvidas e aprimorar os métodos adotados nas contratações da entidade”.
Já para Jussiara Lessa, Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP/BA, os conhecimentos adquiridos vão possibilitar a melhoria nos processos de contratação executados pelo SESCOOP/BA e, consequentemente, a aquisição de produtos e serviços de qualidade atendendo às expectativas das cooperativas e a execução das ações previstas no Plano Anual de Trabalho do SESCOOP/BA.
A capacitação faz parte de uma ação continuada e atende ao Planejamento Estratégico de Gestão que é de “desenvolver continuamente as competências dos colaboradores”. A Gerente de Operações do SESCOOP/BA, Livia Conceição, adiantou a agenda dos próximos cursos: “teremos ainda este ano mais duas capacitações in company, uma, em novembro, com o tema de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos e outra, em dezembro, com o foco no relacionamento interpessoal, que é imprescindível para a fluidez da comunicação e o bom andamento das atividades”.
O superintendente do Sistema OCEB, Alberto Batista, expressou o compromisso do SESCOOP/BA e da OCEB na promoção da capacitação continuada para a melhoria dos processos internos e o aprimoramento da qualificação profissional da equipe do Sistema OCEB e o impacto positivo dessas formações do quadro funcional para o desenvolvimento das cooperativas baianas.
Por Ascom SESCOOP/BA
Profissionalizar a gestão para tornar o cooperativismo baiano cada vez mais forte é um dos objetivos do Sistema OCEB, que tem desenvolvido ações com foco no aprimoramento da gestão e governança das cooperativas do estado. E a gestão foi o tema central da quinta edição do Encontro de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano, que esse ano passou a se chamar Direcoop.
Promovido pelo Sindicato e Organização de Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, organizações que integram o Sistema OCEB, o Direcoop foi realizado na capital do estado, Salvador (21/08), e em mais cinco cidades baianas: Luís Eduardo Magalhães (15/7), Irecê (29/7), Vitória da Conquista (5/8), Itabuna (12/8) e Feira de Santana (19/8). Foram mais de 260 participantes, dentre presidentes, dirigentes, gestores, conselheiros e assessores, que representaram 85 cooperativas.
Programação
O evento debateu sobre a temática “cenários e perspectivas da gestão”, que foi abordada na palestra “Gestão para a Excelência: agenda em cenários de mudanças exponenciais” ministrada por Jairo Martins, presidente da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, nas cinco primeiras cidades, e por Marcos Bardagi, Gerente de Portfólio, Operações e Conhecimento da FNQ, no último município do ciclo. Eles apresentaram informações importantes sobre os cenários político, econômico e social, tanto no âmbito nacional quanto mundial, e o impacto dessas diferentes realidades na dinâmica das organizações, destacando a necessidade das cooperativas realizarem seus planejamentos estratégicos e investirem em mudanças para acompanhar as tendências do mercado. “Dedicar um dia para discutir gestão é muito importante principalmente pelo papel que as cooperativas já desempenham no setor econômico. Foi uma experiência muito gratificante participar desse ciclo de palestras, destacou Jairo.
Além da palestra, foi realizada uma apresentação das ações que o Sistema OCEB tem realizado para responder às demandas apontadas na pesquisa de opinião aplicada em 2016 com as cooperativas baianas e os resultados já alcançados. Esta pesquisa tem direcionado os projetos desenvolvido pelo Sistema OCEB para apoiar o desenvolvimento das cooperativas.
Resultados
A intercooperação e a troca de experiências entre líderes de cooperativas de diversos ramos, a proposição de melhorias para o cooperativismo nas regiões e no Estado, bem como o levantamento de demandas das cooperativas para a elaboração do Plano Anual de Trabalho da OCEB e do SESCOOP/BA – 2018 foram resultados alcançados mais um ano com a promoção do ciclo de encontros.
A regionalização do Direcoop foi um dos pontos positivos apontados pelos participantes, e um deles foi o sr. Jaidy Pereira, diretor administrativo da Cooperativa Agropecuária dos Produtores do Território da Chapada Diamantina – Cooperbonito que esteve em Irecê. “Eu agradeço por descentralizar esse trabalho, sair da capital e vim para o interior, pois é mais fácil para nós e temos uma aproximação maior com vocês e vocês com a gente”, disse. Se aproximar das cooperativas para contribuir com o desenvolvimento participativo do cooperativismo baiano é um dos objetivos do Sistema OCEB ao realizar o Direcoop.
“A realização desses encontros foi muito relevante para refletir sobre o sistema cooperativista baiano e estimular as cooperativas a melhorarem sua gestão e ampliarem seu acesso ao mercado”, afirmou Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB.
Acesse todos os conteúdos (notícias, fotos e vídeos) da rodada de eventos do Direcoop pelo seguinte canal: http://ola.coop.br/direcoop
Por ASCOM SISTEMA OCEB
O Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP iniciou a edição 2017 com a realização do primeiro módulo para as duas turmas desse ciclo, nos dias 21 e 22 de agosto, em Salvador, e 24 e 25 de agosto, em Ilhéus.
O GESCOOP é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, e foi desenvolvido para capacitar dirigentes, gerentes, conselheiros, técnicos e encarregados de cooperativas baianas dos diversos ramos do cooperativismo.
Os participantes ampliarão seus conhecimentos nas áreas de recursos humanos, gestão, finanças, negócios, planejamento, governança e educação cooperativista, além de trocarem experiências durante a realização dos 10 módulos que compõem esse curso. Essa nova versão do GESCOOP traz como diferencial a vinculação das disciplinas ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC. O primeiro módulo foi sobre Cooperativismo Contemporâneo e contou com a instrutoria de José da Paz Cury, grande conhecedor do cooperativismo e muito bem avaliado pelas turmas.
Para Adriano Oliveira, advogado da Cooperativa Central de Crédito da Bahia - Sicoob Central BA, a abertura do programa foi muito satisfatória e a oportunidade que a capacitação vai proporcionar de ter mais contato com os conteúdos do PDGC vai ampliar o conhecimento sobre o programa, que é voltado ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas.
Essa é mais uma capacitação que tem como objetivo promover a profissionalização da gestão cooperativista e será realizada no período de agosto de 2017 a fevereiro de 2018. As disciplinas serão ministradas uma vez ao mês, em dois dias corridos, das 8h às 18h, sendo 16 horas por encontro e uma carga horária total de 160 horas.
Por Ascom SESCOOP/BA
O Fórum das Cooperativas Agropecuários da Bahia realizou novo encontro, no dia 11 de agosto, e contou com a participação de gestores de cooperativas do Agronegócio da Bahia, registradas no Sistema OCEB; representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e do Adapta Sertão. A reunião aconteceu em Salvador, após o primeiro encontro do Fórum realizado em maio deste ano, e proporcionou troca de experiências e encaminhamentos importantes para a consolidação do fórum.
O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, deu as boas-vindas aos participantes relembrando o interesse do SESCOOP/BA e da OCEB em integrar as cooperativas do ramo agropecuário do segmento do agronegócio para fortalecer a intercooperação e ampliar as estratégias de acesso ao mercado baiano, nacional e internacional, superando, por exemplo, desafios climáticos das diferentes regiões do estado.
E para tratar sobre o tema mudanças climáticas, Valdirene dos Santos e Joselito Barbosa foram convidados para socializar a experiência exitosa do Adapta Sertão, aliança de organizações que atuam no semiárido nordestino e desenvolvem estratégias e tecnologias sociais para que famílias de agricultores continuem a produzir alimentos mesmo nos períodos de estiagem. O projeto também viabiliza a atuação das cooperativas, pois os agricultores podem comercializar seus produtos via cooperativas, movimentando o comércio da região. Os participantes parabenizaram as ações do Adapta Sertão e demonstraram o apoio a iniciativas que contribuem para a geração de trabalho e renda para os agricultores familiares.
Dando continuidade à programação, os representantes do MAPA fizeram uma apresentação sobre o Programa de Comércio Eletrônico para o Pequeno e Médio Produtor Rural: Plataforma e-commerce Agro Mais. Eles explicaram o porquê da criação da plataforma, que é uma ferramenta de negócios voltada para atender o pequeno e médio produtor; mostraram as principais funcionalidades de uso da plataforma e informaram que essa etapa de apresentação é importante para ouvir os potenciais interessados pelo produto, como os que atuam nas cooperativas agropecuárias interagindo com produtores rurais. Após a exposição, o grupo participante pode sanar dúvidas e apresentar sugestões para a plataforma.
Durante a tarde, os participantes dialogaram com o Diretor Executivo da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina - FECOAGRO, Ivan Ramos, que apresentou a experiência da federação, desde a sua origem até os dias atuais. A FECOAGRO reúne 10 cooperativas singulares e uma central e presta serviços nas áreas de compras conjuntas dos principais insumos agrícolas e produtos de abastecimento, distribuídos pelas filiadas aos seus associados. Ivan destacou que a FECOAGRO está praticando e estimulando a integração e a intercooperação em Santa Catarina e que o trabalho de comunicação que é feito por eles atinge diversos canais (TV, rádio, redes sociais) e dá grande credibilidade ao cooperativismo no estado.
O último momento do evento foi dedicado à aprovação das Diretrizes Orientadoras do Fórum Baiano, além da formação da comissão que vai elaborar o Regimento Interno desse coletivo e da definição de agenda do fórum para o próximo ano. Para Jaymilton Gusmão, presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - COOPMAC, o evento foi bastante proveitoso e as perspectivas de fortalecimento do fórum são muito positivas.
Por Ascom SESCOOP/BA