Aconteceu entre os dias 16 e 18 de agosto o II Workshop de Crédito do Sicoob Central BA. Realizado em parceria com o Sescoop/BA, o evento reuniu os analistas, gerentes e diretores das áreas de Crédito e de Relacionamento com o Associado das cooperativas filiadas para dois dias de imersão, aprendizado e troca de experiências.
O Workshop teve o objetivo de despertar nos participantes a importância de compreender as mudanças no processo de concessão de crédito, conhecer experiências bem sucedidas e buscar soluções para viabilizar o crescimento da carteira de crédito de forma saudável. Alexsandro Silva, diretor administrativo do Sicoob Central BA, ressalta a importância de conhecer experiências que deram certo, relembrando que “nesses dois dias conhecemos cases de sucesso na área de crédito que nos mostram que o mercado de hoje exige um comportamento mais proativo na busca do bom tomador”.
A abertura do evento foi realizada por Angelo Curbani, Superintendente de Soluções Corporativas do Sicoob Confederação, que trouxe para discussão as perspectivas para o mercado de crédito – estratégias disruptivas e oportunidades de crescimento, comentando quais inovações ferramentais foram desenvolvidas pelo Sicoob, bem como quais estão por vir, de modo a capacitar todas as cooperativas a atenderem plenamente a necessidade dos seus associados. Após a explanação de Angelo, foi a vez do gerente de Supervisão do Sicoob Central BA, Carlos Eduardo Leal, trazer para a discussão as possibilidades de redução de riscos e aumento de negócios sustentáveis para as cooperativas.
No primeiro dia a programação contou ainda com a participação de representantes do Sicoob Cocre, filiada ao Sicoob SP, e do Sicoob Credip, filiada ao Sicoob Norte, que trouxeram suas experiências e boas práticas no atendimento à PJ e Gestão de Agronegócios para compartilhamento com os participantes.
O segundo dia do evento foi conduzido pelo Instituto Fenasbac, com uma atividade direcionada, em formato de LAB, que funciona como um espaço de aprendizagem, cocriação, discussão de ideias para melhoria dos processos. A partir desse formato, foram abordando temas como os desafios, oportunidades e formas de potencializar a carteira de crédito do Sicoob BA. “O primeiro dia do evento foi bastante produtivo, tratamos das tendências de mercado, tecnológicas, a mitigação dos riscos, além do tratamento das pessoas. Hoje estamos tratando da mudança de comportamento, para que possamos ver o crédito de forma diferente, galgando o seu crescimento de forma sustentável, contribuindo para o desenvolvimento das cooperativas”, ressaltou Josemir Pereira, diretor operacional do Sicoob Central BA.
Para Diego de Jesus, analista de crédito do Sicoob Cooperbom, participar de eventos com esse perfil impactam no desenvolvimento do seu trabalho. “Diante das apresentações que trataram de temas pertinentes ao nosso dia-dia, foi possível identificar e compreender a necessidade de gerar crédito saudável. A troca de experiências vivenciadas em eventos desse tipo permite agregar conhecimentos capazes de contribuir, diretamente, para melhorias dos processos da instituição”, disse.
Os participantes deram um show de engajamento e assumiram compromissos individualizados para que a carteira de crédito do Sicoob BA cresça de forma sustentável.
Por Sicoob Central BA (Com acréscimos da Ascom do Sescoop/BA)
Fotos cedidas pelo Sicoob Central BA
As cooperativas baianas contam com o Sescoop/BA para ampliar seu acesso às soluções de formação e qualificação profissional, e, assim, podem melhorar seus resultados frente ao mercado.
As cooperativas de crédito Sicredi Região Sul da Bahia e Sicredi Salvador têm buscado capacitar seus funcionários para desenvolverem habilidades e competências para alcançar melhores resultados. Nos meses de julho e agosto foram realizados dois cursos, promovidos pelo Sescoop/BA, atendendo às demandas das cooperativas.
Gerentes, auxiliares de atendimento e caixas da Sicredi Região Sul da Bahia participaram da capacitação “Transformando Metas em Resultados”, realizada no dia 27 de julho, e puderam aprofundar conhecimentos sobre quais habilidades são necessárias e relevantes para atuar com foco nos resultados planejados. Para Thainá Carvalho, Auxiliar de Controladoria da cooperativa, que já participou de outros cursos realizados pelo Sescoop/BA, essa formação apresentou uma dinâmica muito boa, facilitando o entendimento do assunto e promovendo a interação entre os participantes.
Já o curso de “Gestão de Cooperativas de Crédito” foi direcionado para os funcionários, gerentes, conselheiros e dirigentes das cooperativas Sicredi Região Sul da Bahia e Sicredi Salvador. Durante o primeiro módulo da capacitação, nos dias 2 e 3 de agosto, em Itabuna, e 16 e 17 de agosto, em Salvador, os participantes tiveram acesso a conteúdos sobre o desenvolvimento de competências relativas à gestão efetiva e eficaz de cooperativas de crédito. O próximo módulo está previsto para os dias 06 e 7 de setembro, na capital baiana, e 13 e 14 de setembro, no sul da Bahia.
Ana Paula Medeiros, Gerente de Controladoria da Cooperativa, avaliou positivamente essa primeira etapa do curso, que contou com um instrutor com vasta experiência na área do cooperativismo. “O facilitador tem conhecimento amplo sobre o assunto e contribuiu bastante para nossa atualização", disse. Concordando com Ana Paula, o Caixa da cooperativa, Paulo Roberto Fonseca, ressaltou: “curso bastante esclarecedor e com rico conteúdo”.
O conselheiro fiscal da Sicredi Salvador, Pedro Lima, cooperado há mais de 10 aos da cooperativa, fez um balanço do primeiro módulo, destacando como esse tipo de formação amplia entendimentos e motiva a ação na cooperativa. “O curso abriu, ainda mais, a minha mente para o papel do cooperativismo na sociedade, e reforçou a minha certeza que podemos fazer muito mais pela nossa cooperativa. O conteúdo passado foi muito pertinente. Durante o curso também fizemos dinâmicas que deu oportunidade da gente expressar a nossa visão e de enriquecer o nosso conhecimento com o ponto de vista de outros cooperados e colaboradores. Essa troca de experiências é essencial para a nossa evolução e consequentemente a evolução da nossa cooperativa”.
CENÁRIO DO RAMO CRÉDITO
Em 594 munícipios do Brasil, as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras que possuem sede ou posto de atendimento presentes, segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro (2019). Ainda, de acordo com o documento, o ramo crédito abrange 909 cooperativas no país, com 9,8 milhões de cooperados e 67,3 mil empregados. Na Bahia, de acordo com o Relatório de Gestão 2018 do Sistema OCEB, são 21 cooperativas, com 149.842 cooperados e 883 funcionários.
E é para fortalecer esse e os outros ramos do cooperativismo que o Sescoop/BA, em parceria com a OCEB, trabalha desenvolvendo ações de formação profissional e educação cooperativista em diferentes modalidades para as cooperativas do estado da Bahia.
Por Ascom Sescoop/BA
É objetivo do Sescoop/BA ampliar o acesso das cooperativas baianas às soluções de formação e qualificação profissional. Para isso, promove e apoia a realização de capacitações para funcionários de cooperativas regulares junto ao Sistema OCEB.
Contando com a participação de dirigentes, conselheiros e funcionários da Cooperativa de Crédito Salvador - SICREDI SALVADOR, o curso de Formação de Caixa e Tesouraria foi realizado em Salvador, nos dias 05 e 06 de julho, e teve como objetivo capacitar caixas e tesoureiros para o exercício do cargo.
Os participantes tiveram acesso a conteúdos que os capacitaram para entender os processos e transações internas e externas da área financeira, além da análise para tomada de decisão. Além disso, durante o curso, foram exibidos vídeos sobre medidas de segurança nas agências e conduta de atendimento aos clientes.
Participando pela 3º vez desse tipo de capacitação, Charles Felix Lopes, do setor de cadastro da SICREDI SALVADOR, comentou que a participação é sempre relevante porque reforçou e também atualizou alguns assuntos, como, por exemplo, sobre fraudes. “Um dos temas tratados foi referente a identificar notas e documentos falsos para inibir fraudes”, lembrou.
A aplicabilidade dos temas tratados foi um dos pontos avaliados por Edleuza Ribeiro, caixa volante na cooperativa, sobre a formação: “Capacitações como essa são de grande valia para a nossa atividade diária”, disse.
Novos cursos para as cooperativas baianas estão previstos dentro do calendário de ações do Sescoop/BA para este ano.
Por Ascom Sescoop/BA
Com o compromisso de ajudar as cooperativas baianas a fortalecerem suas estratégias e de expandirem a cultura da cooperação, o Sistema Cooperativista Baiano realiza, entre os meses de julho e agosto, a sétima edição do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop. O ponta pé inicial do encontro foi dado nesta sexta-feira, (12/07), na cidade de Feira de Santana, onde estavam reunidos representantes de cooperativas de diversos ramos.
Além do planejamento participativo, fazendo o levantamento das ações que serão prioritárias para o exercício de 2020, e da prestação de contas das atividades realizadas em 2018, neste ano o Direcoop conta, ainda, com a apresentação dos resultados do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo - CBC, que aconteceu em maio deste ano.
O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, iniciou o encontro apresentando os resultados do Direcoop 2018 e a lista de 10 prioridades definidas durante os encontros, que têm norteado as atividades que estão sendo e que serão realizadas neste ano pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA. Para Tecchio, o “Direcoop é sempre sinônimo de bom trabalho. Assim como no ano passado, vamos iniciar hoje a definição das prioridades para o nosso planejamento do ano que vem. Daqui para frente, nosso desafio é colocar tudo que for decidido nos encontros em prática.”
PLANEJAMENTO E INOVAÇÃO
Sendo o mais importante evento voltado para o cooperativismo, o 14° Congresso Brasileiro de Cooperativismo - CBC, não poderia ficar de fora da pauta do Direcoop 2019. Desta forma, foram apresentados às cooperativas, não apenas as diretrizes definidas no CBC, mas também os pequenos detalhes do evento, narrados pelo presidente. “A comissão da Bahia foi formada por 49 representantes, que fizeram valer a pena a presença nesse espaço. Por isso, nos sentimos na obrigação de trazer os detalhes deste evento, que mostrou a força do cooperativismo brasileiro”, sinalizou Cergio Tecchio.
Uma novidade para os encontros deste ano é a forma de escolhas das prioridades que construirão o planejamento do Sistema OCEB, que desta vez, serão escolhidas através de votação eletrônica pelo smartphone dos participantes. Inovação que tem como proposta diminuir a quantidade de papel utilizado nos encontros.
Camila Dórea, presidente da Uniodonto - Feira de Santana, foi proponente de uma das diretrizes aprovadas no CBC, e teve a oportunidade de apresentar a proposta que foi aprovada também pelos representantes do Direcoop. “Foi de grande valia para mim colocar uma diretriz que foi priorizada no CBC e ser priorizada aqui em Feira de Santana novamente. O cooperativismo é o futuro, realmente”, conta.
COOPERATIVISMO DO FUTURO
Além de dirigentes e representantes de cooperativas, o encontro em Feira de Santana contou com a presença de um grupo de estudantes do curso de Gestão de Cooperativas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, que acompanharam de perto as demandas apresentadas pelas cooperativas baianas.
Para Vivian Santos, a atividade “permitiu associar as práticas da sala de aula com as demandas pautadas pelas cooperativas. As diretrizes que foram apresentadas são um reflexo das demandas que são necessárias para o desenvolvimento das cooperativas baianas”, contou.
O ciclo Direcoop 2019 acontece em mais cinco municípios. As inscrições podem ser feitas pelo site www.eventos.bahiacooperativo.coop.br/ , onde também encontra-se a programação completa do evento.
OUTROS LINKS
Fotos do Direcoop 2019 em Feira de Santana
Minuto da Cooperação Especial Direcoop 2019
Ascom OCEB
Dirigentes e gestores de cooperativas baianas estão participando de mais um ciclo do Curso de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP. Esta edição conta com 2 turmas: uma em Salvador e outra em Pintadas.
Aconteceu nos dias 8 e 9 de julho, na capital baiana, o 2º módulo do curso. Já na cidade de Pintadas foram nos dias 11 e 12 de julho.
MÓDULOS
Os participantes, de ambas das turmas, já refletiram sobre Cooperativismo, no primeiro módulo, que foi realizado em Junho, e, dessa vez, ampliaram os conhecimentos sobre Planejamento Estratégico, baseado no módulo “Estratégias e Planos” do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC. Desde 2017, o GESCOOP traz como diferencial a vinculação das disciplinas do curso ao PDGC para promover, cada vez mais, a profissionalização da gestão cooperativista.
Maria da Conceição Borges, gestora financeira da Coopermédica, é integrante da turma de Salvador. Sobre o GESCOOP ela destacou a oportunidade de se atualizar sobre diferentes temas que impactam no desenvolvimento do seu trabalho na cooperativa, e também é uma forma de praticar intercooperação. “Existe uma troca muito boa de experiências porque conhecemos pessoas de outras cooperativas. Percebemos as dificuldades uns dos outros e, às vezes, o colega tem a solução para o que a gente busca”, disse.
Para André Oliveira, analista de crédito do Sicoob Sertão, cooperativa localizada em Pintadas, participar do curso vai agregar conhecimentos para que ele desenvolva um melhor trabalho na cooperativa, e conclui: “vai trazer muitos benefícios para a minha vida pessoal e profissional”.
Como André, ao final do curso, todos os participantes estarão com um rol de conhecimentos relacionados às habilidades, atitudes e comportamentos necessários e desejáveis à condução competente na gestão das cooperativas em que estão inseridos.
O GESCOOP será realizado até dezembro de 2019, quando será ministrado o décimo módulo, totalizando uma carga horária de 160 horas por turma.
Por Ascom Sescoop/BA
Com ascensão das novas mídias e impulsionamento das redes sociais, o investimento nessas plataformas deixou de ser tratado como tendência de mercado para se tornar um investimento indispensável na maioria dos negócios. Quem quer continuar relevante para seus clientes na atualidade, precisa ter visibilidade online.
Sabendo que a comunicação é uma importante ferramenta para o desempenho dos negócios, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA juntamente com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, realizaram, na quinta-feira (4/07), a sétima edição do Encontro de Comunicadores Cooperativistas da Bahia.
Com o tema “Marketing de Conteúdo – Agregando valor às marcas cooperativistas” o evento contou com a participação dos profissionais de comunicação e responsáveis pela comunicação das cooperativas dos diversos ramos do estado, da analista de comunicação do Sistema OCB, Gabriela Prado, e das profissionais da comunicação do Sescoop/BA e da OCEB.
A abertura do evento foi feita pela superintendente do Sistema OCEB, Alberto Batista, que na ocasião agradeceu a disponibilidade e compromisso dos participantes em construírem uma comunicação cooperativista eficiente. O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, também marcou presença no encontro e aproveitou para convocar os comunicadores para participarem dos Encontros Regionais de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop, que inicia o ciclo 2019 nesta sexta-feira (12/07) na cidade de Feira de Santana.
Durante o evento, os participantes acompanharam a palestra sobre marketing digital e participaram de um workshop sobre o tema, onde o público aprendeu como elaborar um planejamento e marketing para redes sociais.
Movimento SomosCoop
Além da temática do evento, outro ponto tratado no Encontro de Comunicadores foi o movimento SomosCoop, que tem conquistado cada vez mais a adesão das cooperativas brasileiras. Apresentando um cenário do movimento no país, Gabriela Prado, trouxe exemplos de como o as cooperativas estão atuando e como a comunicação tem um papel fundamental para a disseminação da campanha.
“Nós sabemos que o cooperativismo é um modelo de negócio realmente diferenciado, inclusivo e que transforma a realidade de comunidades inteiras. Ao mesmo tempo, sabemos, também, que muitas pessoas ainda não sabem disso, não conhecem as cooperativas e o seu poder de transformação. E este é um dos nossos objetivos com o Movimento SomosCoop, potencializar esse trabalho de divulgação e fazer essa mensagem chegar cada vez mais longe, a mais pessoas. Todos nós temos que estar juntos em mais esse desafio, e a participação dos profissionais de comunicação nesse processo é fundamental. Daí a importância de eventos dessa natureza, como o VII Encontro de Comunicadores Cooperativistas da Bahia”, afirmou a analista de comunicação do Sistema OCB.
Nesta edição, um dos diferenciais do Encontro de Comunicadores foi a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas cooperativas baianas, atrelados ao movimento SomosCoop. Foram apresentados cases das cooperativas Unibrasil Saúde e da Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX. Para o comunicador desta última, o movimento SomosCoop “chegou para resolver um problema que tínhamos há tempos, que era a comunicação com nosso público, com nosso aluno e com a sociedade, sobre o cooperativismo. Ele [o movimento] veio para padronizar e fortalecer essa linguagem cooperativista e reforçar que nós somos diferentes porque SomoCoop e SomosCoop porque somos diferentes”, afirmou Jhoni Wlad Galindo.
Acreditando que o cooperativismo é um modelo de negócio diferenciado, Murilo Rocha, comunicador da Unibrasil Saúde, na oportunidade chamou atenção para importância do movimento como estratégia fundamental para comunicação das cooperativas. “O SomosCoop nos ajuda muito porque a gente vem divulgando, ainda mais, o cooperativismo como uma fonte sustentável e um modelo de negócios que dá certo. E o SomosCoop, junto com nossos eventos e capacitações, serve para embasar e dar mais força o que a gente propõe enquanto cooperativa” afirma.
Alguns links:
Ascom OCEB
Promover a intercooperação e o fortalecimento das cooperativas e do cooperativismo no sudoeste baiano são os objetivos do I Encontro de Cooperativas da Região Sudoeste da Bahia - Coopera Sudoeste, que vai ocorrer nos dias 17 e 18 de Julho de 2019, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, na cidade de Vitória da Conquista.
Evento idealizado pelas cooperativas Coopmac e Sicoob, em parceria com a CTES e Unimed Sudoeste, e com apoio do Sescoop/BA e da OCEB, o Coopera Sudoeste pretende reunir presidentes, dirigentes, gestores cooperativistas, bem como públicos de interesse, para refletir sobre o tema: “Desenvolvimento sustentável das cooperativas do Sudoeste da Bahia”.
A programação desta 1ª edição contará com palestrantes de referência no cenário cooperativista e de destaque nacional para abordar assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável, relacionamento com o associado, gestão empreendedora, competitividade e sustentabilidade econômica de cooperativas.
As inscrições para o Coopera Sudoeste poderão ser feitas por meio do site: http://eventos.bahiacooperativo.coop.br/
Serviço:
O quê? Coopera Sudoeste
Quando? 17 e 18 de Julho de 2019
Onde? Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista
Participe desse relevante evento e conheça o potencial do cooperativismo para a região sudoeste! Vem com a gente!
Aprimorar a gestão das cooperativas baianas e estimular o desenvolvimento do cooperativismo de forma participativa no estado, esses são objetivos do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop. O encontro, que este ano está em sua sétima edição, acontecerá em seis municípios do estado a partir do dia 12 de julho, tendo como ponto de partida a cidade de Feira de Santana (Ba).
Desde 2013, os encontros regionais são realizados com sucesso devido à significativa participação dos dirigentes das cooperativas baianas. Por isso, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, contam, mais uma vez, com a participação dos presidentes, dirigentes e gestores do Cooperativismo Baiano, também nesta edição.
Em 2018, o Direcoop contou com a presença de 266 participantes de 41 municípios, representando 93 cooperativas, cumprindo, assim, um importante papel, como nos anos anteriores, onde as cooperativas tiveram voz e vez, pois os seus representantes puderam escolher, dentre 39 ações estratégicas, 10 ações como prioritárias que estão norteando a execução do Plano de Trabalho da OCEB e do Sescoop/BA em 2019.
Pauta 2019
Além do planejamento participativo, fazendo levantamento das ações que serão prioritárias para o exercício de 2020, este ano o Direcoop terá como pauta a apresentação dos resultados do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo - CBC, que aconteceu entre 8 e 10 de maio de 2019, em Brasília/DF e contou com uma delegação baiana formada por 49 pessoas.
Confira, abaixo, o cronograma dos encontros. As inscrições para o Direcoop 2019 poderão ser feitas pelo site: www.eventos.bahiacooperativo.coop.br/.
Contamos com a sua participação! Vem com a gente!
Ascom OCEB
Mais uma boa notícia para o cooperativismo baiano: o MBA em Gestão de Cooperativas foi concluído com sucesso. Conselheiros, diretores, funcionários de cooperativas baianas, da OCEB e também do Sescoop/BA, participantes dessa especialização, estão aptos para atuar de forma ainda mais qualificada dentro dos quadros sociais das cooperativas e das organizações que compõem o Sistema Cooperativista. O MBA durou 18 meses e foi fruto da parceria firmada entre o SESCOOP/BA e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, sediada no Rio Grande do Sul. O primeiro MBA foi em parceria com a Universidade Católica do Salvador - UCSal e o segundo com a Universidade Federal da Bahia - UFBA.
Encerramento
O último módulo ocorreu nos dias 12 e 13 de abril com o momento de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso. A professora da disciplina “Seminário de Apresentação do TCC” e coordenadora do MBA, Paola Londero, acompanhou presencialmente as exposições, enquanto os demais professores avaliadores da ESCOOP assistiram via Skype.
Avaliando o encerramento do curso, Paola fez um balanço positivo, principalmente em relação aos aprendizados adquiridos e o que pode agregar às cooperativas. “Eu acho que esse é um fim de uma jornada. Durante esses quase dois anos eles tiveram bastante conhecimento sobre gestão, governança, tendências, mudanças e diretrizes que poderiam agregar ao desenvolvimento das cooperativas baianas. Aqui estamos formando especialistas, futuros gestores, líderes de cooperativas que estão com conhecimento riquíssimo da teoria e também da prática do cooperativismo”, disse.
Essa percepção foi confirmada por Carlos Augusto de Assis, do Sicredi Salvador, que expressou estar motivado para colocar em prática muito do que aprendeu nos quase 2 anos de curso. “Participar do MBA de gestão em cooperativas, que o Sescoop/BA promoveu, foi enriquecedor, com as discussões e debates em sala de aula. Acredito que os participantes puderam agregar novos conhecimentos que, com certeza, irão traduzir-se em ações para as suas cooperativas”.
O desejo de contribuir com o desenvolvimento do cooperativismo é o sentimento de todos os 29 concluintes que se empenharam em finalizar a formação. “As expectativas antes de começar eram de aprendizado para poder contribuir com o cooperativismo baiano. Pós curso, aprendi muito, inclusive que o caminho a percorrer ainda é longo”, destacou Norma Leide Rios, da cooperativa Ser do Sertão.
Disseminação do cooperativismo
Os módulos da especialização contemplaram disciplinas sobre gestão, governança, planejamento estratégico, empreendedorismo, marketing, etc., todas com abordagem voltada para o cooperativismo. A partir do que aprenderam nesses módulos, os cursistas elaboraram seus artigos e muitos deles poderão ser divulgados em publicações acadêmicas, como explicou a coordenadora Paola: “trabalhamos em 2 vias: a primeira é a disseminação interna na cooperativa. A gente sempre estimula para que eles façam uma apresentação interna do material, eles levem as sugestões para dentro da cooperativa porque assim conseguimos melhorar a prática. No que tange à disseminação do conhecimento acadêmico a gente orienta os professores orientadores a conversarem com eles sobre publicar o artigo em publicações acadêmicas sobre cooperativismo”.
No calendário 2019 do SESCOOP/BA já existe previsão para uma nova turma do MBA em Gestão de Cooperativas. Fique atento às divulgações!
Veja as notícias anteriores sobre o MBA:
MBA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS COMEÇA COM AULA INAUGURAL
MBA BAIANO EM GESTÃO DE COOPERATIVAS REALIZA ATIVIDADES COM INTERCÂMBIO
Por Ascom Sescoop/BA
Os colaboradores da Cooperativa de Crédito Sicredi Região Sul da Bahia, localizada em Itabuna/BA, participaram no dia 27 de abril, do Curso de Marketing Pessoal, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA. Aprimorar postura, linguagem e atitudes, visando a qualidade nas relações interpessoais no ambiente profissional foi o objetivo da capacitação, que faz parte do trabalho do Sescoop/BA de ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional.
A realização do curso foi uma demanda da cooperativa, que está em processo de expansão dos seus negócios. “Conhecer as técnicas de negociação, linguagem do corpo e como se portar foi de grande valia para nossos colaboradores, que poderão aplicar no seu dia-a-dia. A instrutora foi clara e passou suas experiências, principalmente, porque ela já trabalhou em instituições financeiras”, explicou Thainá Carvalho do Nascimento Moura, Auxiliar Administrativo da cooperativa.
Apesar do tema marketing pessoal ser bem difundido atualmente, nem sempre é compreendido. Com a capacitação, os participantes puderam conhecer como trabalhar o marketing pessoal, qual a importância do marketing pessoal para o profissional de hoje, como criar uma marca dentro do ambiente de trabalho; além de ampliar o rol de informações e dicas sobre postura corporal, apresentação pessoal e linguagem adequada.
A realização de cursos para os colaboradores que lidam essencialmente com pessoas oportuniza para as cooperativas, dentre outros aspectos, melhorarem seus resultados. Adriana Dantas, gerente de relacionamento da Sicredi Região Sul da Bahia destaca: “Sejamos gratos pelas oportunidades que nos foi dada para rever, refazer, refletir, e assim colocar em prática aquilo que nos acrescenta como pessoa e nos negócios. O curso acrescentou em pontos como: crie e alimente seu network e gere valor. Qual seu valor? Que imagem você passa? Melhore-se, veja e analise o perfil e a cultura da pessoa com quem tratará”.
Pelo relato acima, é perceptível que o curso despertou muitas reflexões e o desejo dos participantes de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. E esse entusiasmo é o combustível do Sescoop/BA em continuar desenvolvendo “ações de educação cooperativista em diferentes modalidades para as cooperativas e comunidades”.
Por Ascom Sescoop/BA
Fotos cedidas pela Cooperativa de Crédito Sicredi Região Sul da Bahia
Aconteceu entre os dias 12 e 14 de abril de 2019, em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro/BA, a terceira edição do Encontro de Negócios do Sicoob Central BA. Promovido pelo Sicoob Central BA e o Sescoop/BA, o evento teve como objetivo oportunizar um estímulo às vendas, valorizar a cultura de pertencimento ao Sicoob e propiciar a integração dos empregados do eixo relacionamento com o associado das cooperativas filiadas, reconhecendo-os como um time único.
Contando com a presença de aproximadamente 200 participantes entre diretores, gestores e empregados da área de relacionamento das cooperativas filiadas; representante do Sescoop/BA; além de diretores, gerentes e equipe da gerência de negócios do Sicoob Central BA, o evento teve como tema: “Nosso protagonismo é coletivo”. Esse tema foi escolhido como um convite para as cooperativas financeiras serem um único time, com um objetivo único de promover a justiça financeira nas comunidades onde estão inseridas. Essa ideia de coletividade que o tema do evento propõe foi também relacionada com o futebol, esporte que traduz o princípio cooperativista, onde ninguém vence sozinho.
O presidente do Sicoob Central BA, Ivo Azevedo de Brito, realizou a abertura oficial do evento destacando a importância de sermos um time forte e unido lembrando que, para isso, a contribuição de todos é fundamental. Em seguida, convidou Jussiara Lessa, gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA que demonstrou muita satisfação com os resultados obtidos pelas cooperativas desde a primeira edição do Encontro de Negócios, reforçando que a parceria entre o Sicoob Central BA e Sescoop/BA só contribui para que esses resultados sejam cada vez maiores.
Palestras
A primeira palestra foi proferida por Tatiana Matos, superintendente do Sicoob Universidade, que refletiu sobre o tema central do encontro, abordando o desafio e conceito do protagonismo coletivo. “É preciso ter estratégia, planejamento, resiliência e entender que o papel de cada um dentro de um time, faz diferença e é muito importante. Aqui, nosso time é o Sicoob”, disse. Ela fez analogia ao time da seleção brasileira em duas fases, demonstrando a necessidade de um processo de preparação (que envolve conhecimento, empenho, escolhas, estratégia compartilhada, união); de ação (envolvendo talento, clareza de propósito, confiança, empatia, resiliência); e de celebração (respeito à história, orgulho de ser, reconhecimento, gratidão e legado). Em seguida, apresentou algumas dicas para que os times pudessem agir e vencer.
Já Guilherme Ferreira, diretor do Sicoob Seguradora, deixou, durante a sua palestra, uma mensagem motivacional para os presentes, expondo uma playlist interativa de vendas, fazendo relação com os produtos, serviços e com o propósito do Sicoob. Ele lembrou uma ação fundamental para a área de vendas: “Quando a gente conhece a fundo os nossos produtos, conseguimos oferecer mais possibilidades e a melhor solução para o associado”.
Após a palestra, o Bancoob (Banco Cooperativo do Brasil), por meio das consultoras Ana Paula Takano, Kellen Milhomens e Tatiane Cerqueira, trouxe informações sobre o momento vivido pela Central, os desafios enfrentados e as conquistas de 2018, ressaltando os “troféus fidelidade” conquistados por duas cooperativas filiadas.
Encerrando as atividades do dia, os participantes foram surpreendidos com a palestra de Carlos Alberto Parreira, ex-técnico de futebol e campeão mundial pela Seleção Brasileira. Parreira apresentou fatos que marcaram sua trajetória como um campeão em sua atuação no futebol e relacionou esses fatos ao desempenho de um time organizacional. Sua abordagem contemplou diversas dicas voltadas para preparação, oportunidades e trabalho em equipe.
O segundo dia do encontro foi conduzido pelo Instituto Fenasbac, vinculado à Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central, que realizou palestras voltadas para o compartilhamento de melhores práticas, integração entre equipes e cooperação. Os assuntos abordados focaram na importância do protagonismo, impacto positivo, vendas extraordinárias, alavancagem de negócios, empatia e resultados para comunidade, tudo acompanhado de atividades gameficadas que garantiram a transferência da aprendizagem para a prática.
Celebrando resultados e novos desafios
O evento também proporcionou momentos de reconhecimento para as vencedoras das etapas de 2018 da Campanha Super Vendedor – campanha estadual de vendas - e das agências destaque, além da entrega da premiação para os Mega Vendedores de 2018. Também foram premiados os campeões das etapas de janeiro e fevereiro do Super Vendedor de 2019. A entrega dos prêmios contou com a presença de Falcão, considerado o maior jogador de futsal do mundo.
O encerramento ficou a cargo de Alexsandro Silva e Josemir Pereira, diretores do Sicoob Central BA, que ressaltaram a importância de todos desenvolverem atitude proativa, por meio do protagonismo individual e coletivo, em busca do aumento do IAP (Índice de Aproveitamento de Produtos). Além disso, os participantes foram desafiados a se tornarem educadores financeiros, ratificando o diferencial do Sicoob.
Para finalizar, os participantes se reuniram para celebrar o sucesso do evento.
Por Sicoob Central BA (Com ajustes da Ascom Sescoop/BA)
Fotos: Enaldo Pinto
O cooperativismo, no âmbito do estado da Bahia, ganha mais um espaço de divulgação de conteúdos voltados à disseminação da doutrina, dos valores e princípios do cooperativismo. O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB firmam projeto para a veiculação do “Minuto da Cooperação”.
Alberto Batista, superintendente do SESCOOP/BA, e Flavio Gonçalves, diretor do IRDEB, assinaram, na tarde da última quarta-feira (17), um contrato para a prestação de serviços de radiodifusão para divulgação de conteúdos de natureza educativa, de incentivo à cooperação e promoção do cooperativismo. Também participaram do ato o diretor de Captação e Marketing do IRDEB, Gustavo Pinho, o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, o assessor institucional da OCEB, Ricardo Caribé, e a analista de comunicação do Sescoop/BA, Iasmin Santana.
O Minuto da Cooperação tem como objetivo divulgar assuntos em torno do cooperativismo e os seus benefícios e impacto para a sociedade, além de garantir comunicação frequente e ágil do Sistema Cooperativista Baiano com os seus públicos e a sociedade em geral. Os programetes de 60” irão ao ar, a partir de maio, na 107.5 Educadora FM, de segunda a sexta e aos sábados dentro da programação da rádio, alcançando um público de mais de 4,8 milhões de baianos em 37 municípios do estado, além da capital.
Cergio Tecchio destacou que as cooperativas vinculadas ao Sistema OCEB apoiaram essa ação, percebendo a oportunidade de fortalecer a divulgação do cooperativismo em um espaço que desempenha importante papel como fonte de cultura, informação e educação para a sociedade baiana. Com o Minuto da Cooperação os ouvintes vão conhecer o que propõe o modelo de negócios que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.
Por Ascom Sescoop/BA (Com informações do IRDEB)
Fotos: Mateus Carvalho (IRDEB)
O maior sistema de cooperativas financeiras do Brasil (Sicoob) está representado na Bahia por 13 cooperativas financeiras singulares e uma Central (Sicoob Central BA), com mais de 153 mil cooperados, 84 pontos de atendimento, distribuídos em 65 municípios da Bahia e em mais sete outros estados. Levando crescimento, crédito e serviços aos associados, o Sicoob Central BA encerrou 2018 com a marca de R$ 1,1 bilhão de ativos.
Esses números são motivo de satisfação para todos que são beneficiados com a existência do Sicoob, sejam associados, funcionários, cooperativas e comunidade. E a causa dessa satisfação se revela no desenvolvimento das cooperativas, que, com aumento dos negócios, fortalecem seus quadros funcionais, geram mais sobras [de recursos] para os associados e, consequentemente, impactam nas economias locais e melhoram as condições das comunidades.
Esse é um ciclo virtuoso que precisa ser estimulado. Para isso, a realização de capacitações voltadas para a área de vendas e integração dos empregados do Eixo Relacionamento com o Associado das cooperativas que compõem o Sicoob Central BA é fundamental. E nesse ponto as cooperativas podem contar com o Sescoop/BA na realização e apoio de eventos de estímulo às vendas e de valorização da cultura de pertencimento ao Sicoob. O Encontro de Negócios é um desses eventos e, esse ano, irá para a sua terceira edição.
Proporcionar esses encontros que reforçam o jeito Sicoob de “Fazer parte”, além da realização de Campanhas de Vendas, têm trazido resultados para o cooperativismo financeiro na Bahia. A quantidade de Pontos de Atendimentos e empregados contemplados em Campanhas de Vendas promovidas pelo Sicoob Central BA aumentou em 104% e 141%, no período de 2016 a 2018, respectivamente. (Fonte: Sicoob Central BA, 2018).
Conquistas e motivações
Outro fato que merece destaque foi a conquista das cooperativas Sicoob Sertão e Sicoob Coopemar da Premiação “Campanha Nacional de Vendas – Troféu Fidelidade”, que envolve todas as cooperativas do Sistema Sicoob. Como conta Gleidson Lima Almeida, Gerente de Relacionamento do Sicoob Sertão, esse evento de premiação é como se fosse a entrega do “Oscar” do Sicoob.
Uma das motivações para o sucesso da cooperativa, que atingiu o maior resultado percentual em vendas de Previdência em 2018, foi a participação no Encontro de Negócios do Sicoob Central BA, apoiado pelo SESCOOP/BA. “O Encontro de Negócios preza por despertar as cooperativas para negócios e promover o engajamento das equipes para identificar que o associado precisa ter os melhores produtos e serviços, conforme suas necessidades”, conta Gleidson, que também destacou a integração e empenho das pessoas: “A equipe abraçou a causa e deu sua contribuição para alcançar esse feito histórico, pois foi a primeira premiação nacional do Sicoob Sertão em 21 anos de existência”.
Depois de ganhar a premiação nacional “Acelerador de cobrança”, em julho de 2018, a equipe de funcionários do Sicoob Coopemar percebeu a capacidade de buscar novas vitórias para a cooperativa e, consequentemente, para seus associados. Somado a isso, a participação no Encontro de Negócios do Sicoob Central BA foi outro fator apontado pela diretora operacional e de relacionamento da cooperativa, Luciara Andrade. “O Encontro de Negócios foi de extrema importância, um start para a equipe ficar mais coesa, entendendo o sistema como um todo e o seu propósito”. A partir do engajamento de toda a equipe, independente da área, a cooperativa recebeu o troféu da Campanha Nacional de Vendas por ter comercializado mais produtos da Previdência em todo o Brasil. “Foi desafiador, mas o que ficou da conquista foi que entendemos nossa capacidade de superação, de poder ir além”, finaliza.
Acompanhando as essas realizações e com os olhos no futuro, o presidente do Conselho Administrativo do Sescoop/BA, Cergio Tecchio, reforça o compromisso do Sescoop/BA junto ao Sicoob na realização de grandes eventos estratégicos, tanto para fidelizar os mais 150 mil cooperados na Bahia, quanto prospectar novas oportunidades de negócios.
Por Ascom Sescoop/BA (Com informações do Sicoob Central BA)
Foto: Cedida pelo Sicoob Coopemar
Pensando em aprimorar cada vez mais os conhecimentos dos representantes de cooperativas baianas, a OCEB e o SESCOOP/BA promovem diversos tipos de atividades de qualificação. Dentre elas podemos citar o curso de MBA em Gestão de Cooperativas. O MBA, que tem como meta promover o acesso a novos conhecimentos e o aprimoramento profissional dos empregados, dirigentes, conselheiros e gestores de cooperativas baianas, foi fruto de demandas das cooperativas, como forma de aprimoramento da gestão e decorre da parceria firmada entre SESCOOP/BA e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, sediada no Rio Grande do Sul.
A especialização foi iniciada no mês de julho de 2017 e o seu penúltimo módulo, Vivências em Cooperativismo, ministrado pela professora e coordenadora do MBA, Paola Londero, foi realizado neste mês de março, com um intercâmbio do grupo para o Rio Grande do Sul, que teve como objetivo proporcionar aos 25 discentes participantes maior aproximação com experiências de sucesso no cooperativismo, vez que o estado é considerado o berço do cooperativismo no Brasil.
Para a docente da disciplina, Paola Londero, momentos como esse trazem “relevantes contribuições e reflexões sobre as práticas de gestão, governança, educação e doutrina do cooperativismo. Nossos discentes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências que enriqueceram sua formação teórica e que, com certeza, também trará impacto na sua vida profissional”.
O intercâmbio, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de março, iniciou na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, onde os alunos assistiram a apresentação do gerente de Monitoramento do SESCOOP/RS, José Máximo Daronco, sobre o SESCOOP/RS; do presidente da Cooperativa COOPLIB, com o também professor e presidente da COOPLIB, Ernesto Krug, sobre os desafios do Ramo Trabalho; do diretor administrativo da Cooperativa Educacional COOPEEB, Vitor Marega Mörschbächer, sobre a história da cooperativa e do conselheiro vogal da UNIODONTO Vale dos Sinos, Marco Antônio Machado, que trouxe informações acerca dos desafios de gestão da cooperativa.
O roteiro também incluiu visita às cooperativas Sicredi Pioneira, Piá e Vinícola Garibaldi, onde os visitantes conheceram mais sobre a educação cooperativa, processo industrial, desafios de gestão e governança e influência dos princípios nos fundamentos das cooperativas.
CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS SOBRE A ATIVIDADE
“Conhecer o coração do cooperativismo deixou em mim a certeza de que trabalhamos em prol de valores maiores que nós mesmos. Quando ouvi de um dos diretores da Pioneira que cooperativismo se confunde com espiritualidade, fiquei encantada e acredito que todos os cooperativistas deveriam sentir esse pertencimento para trabalhar com mais dedicação, alegria e satisfação. Muito obrigada e espero fazer jus colocando em prática pelo menos um pouquinho de tudo que vi e ouvi.” Thais Neves Rezende - SICOOB CREDMED
“Essa disciplina foi excelente! Além de conhecermos ações e trabalhos relevantes para serem replicados em nossas cooperativas, permitiu que se construíssemos relações, que podem promover, no futuro, a intercooperação, a troca de conhecimento, convênios e, quem sabe, negócios.” Ana Paula Souza – COOPAG
“Essa vivência nos proporcionou conhecer na íntegra o cooperativismo na sua essência, resgatando seus valores e sua história, nos dando a oportunidade de conhecer o local onde se começou a primeira cooperativa do Brasil. Me sinto mais fortalecida em saber que estou no caminho certo, que cooperativismo não é utopia. Mas percebo o quanto temos que aprender, crescer e nos posicionamos para que sejamos respeitados no mercado e reconhecidos nas políticas públicas, enquanto organizações sérias, empoderadas, eficazes, eficientes e que produzem resultados significantes para a sociedade.” Elivânia Oliveira – COOLIBA
“O intercâmbio nos mostrou que é possível executar todos os princípios cooperativistas, tendo como mola precursora a “vontade”. (...) Foi plantada uma semente de esperança em nossos sentimentos, basta vender a ideia e praticar. Juntos podemos mudar! Quero agradecer ao SESCOOP/BA e a OCEB pela oportunidade de participar de algo que me fez refletir muito sobre como tornar o mundo melhor através do desenvolvimento local, tanto na parte intelectual das pessoas, quanto no econômico-social.” Fábio Simões - SICOOB Coopere
O MBA em Gestão de Cooperativas será finalizado no dia 13 de Abril de 2019, em Salvador/BA, com as apresentações dos artigos, produzidos pelos discentes, como trabalho de conclusão do curso. No calendário 2019 do SESCOOP/BA já há previsão para uma nova turma.
Ascom OCEB, com informações da ESCOOP.
Seguindo o planejamento estratégico da Unicred da Bahia para este ano, ocorreu, no dia 16 de fevereiro de 2019, o II Workshop de Negócios da cooperativa. O primeiro evento foi realizado no ano passado e foi voltado para marketing e estratégias com vistas à realização de bons negócios. Dessa vez, o foco foi inovações na área de crédito, traçando perspectivas e estratégias para 2019.
Esse evento, que teve o apoio do Sescoop Bahia, foi direcionado para os funcionários da Unicred da Bahia, mas contou, também, com a participação de membros do seu Conselho de Administração e Fiscal, gestores da Unicred Brasil, e profissionais com expertise na área de crédito, além de palestrantes de reconhecimento nacional. Os participantes acompanharam as apresentações sobre técnicas de venda, análise de cenário sobre o mercado atual, como lidar com o risco de crédito e as inovações nessa área.
O público também teve a oportunidade de conhecer o case de sucesso do ponto de atendimento (PA) de Santo Antônio de Jesus/BA, que tem evoluído nos últimos três anos em números de cooperados, produtos como depósito a prazo e operação de crédito. O gerente desse PA, Ângelo Borges, comentou sobre os principais aspectos tratados. “Pontuei as diretrizes norteadoras para uma gestão de sucesso, onde acreditamos no cooperativismo de crédito e na Unicred. Conhecemos nossos objetivos e metas; temos uma equipe que preza pela qualidade no atendimento e que tem uma postura proativa, buscando sempre entender a real necessidade do cooperado na atuação de consultores financeiros; e buscamos a capacitação contínua e monitoramento do resultado”.
A Unicred da Bahia passou a atuar, também, na capital baiana e eventos como esse ajudam a qualificar os colaboradores para a comercialização dos produtos da cooperativa. Para Breno Lessa, diretor executivo da Unicred da Bahia, “o apoio do Sescoop/BA viabiliza a permanência desse evento no nosso calendário, permitindo realinhamento de estratégias com aprendizado contínuo”.
Por Ascom Sescoop/BA
Fotos cedidas pela Unicred da Bahia
Apesar de não ser um assunto recente, a implantação do eSocial, sistema público de escrituração digital que unifica todas as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas, instituído pelo Decreto nº 8.373/2014, está na agenda do dia. Como forma de preparar as cooperativas baianas para se adequarem a essa nova medida governamental, o Sescoop/BA promoveu mais um curso sobre o eSocial.
Sobre o curso
A capacitação foi composta por cinco módulos (de dezembro/2018 a fevereiro/2019) e orientou profissionais que atuam nas áreas contábil, fiscal e de recursos humanos das cooperativas regulares com o Sistema OCEB sobre a transição dos sistemas atuais das suas cooperativas para a nova ferramenta, apresentando regras legais e operacionais para gerar as informações que serão lançadas na plataforma online do eSocial.
A metodologia do curso favoreceu a troca de experiências e o instrutor, José Luís Vieira, esclareceu as dúvidas de forma clara e objetiva, como destacou uma das participantes, Márcia Barreto, coordenadora administrativa da Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar de Prestação de Serviços e Assistência Técnica - Coopermulta: “O Sescoop/BA e a OCEB tiveram uma brilhante estratégia quando ofertaram esse curso sobre o eSocial para as cooperativas, digo até, ter sido um dos melhores cursos que participei, devido à importância e integração do grupo e a troca de experiências. Tivemos a oportunidade de participar, interagir, sanar dúvidas, ver o acesso ao eSocial, discutir passo a passo, praticar e assimilar cada aprendizado”.
Se antecipar em relação às obrigações que estão por vir e as que estão em vigor, exigindo mudanças, organização e estratégias foram aspectos tratados durante as aulas. “O treinamento foi muito bom pela forma como foi desenvolvida sua agenda. Deu para permear todos os eventos do eSocial com uma certa tranquilidade, apresentando para os participantes o modo de operar o sistema, ressaltando que é imprescindível que eles se apropriem do próprio sistema de folha das suas empresas, dos procedimentos que serão necessários e a observância dos prazos”, explicou o instrutor.
Para Dijailma dos Santos, contadora da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde - Coopermédica, ter acesso a conhecimentos relacionados ao eSocial é de grande valia, não só para as cooperativas, mas para todas empresas do país. E acrescentou: “Acredito que, de modo geral, nós terminamos o curso capacitados a lidar com todo o processo do eSocial para aplicação nas cooperativas. Provavelmente, aqui ou ali ainda vão surgir algumas dúvidas, mas diante da excelência do curso, seremos capazes de resolver, de forma coerente e consciente, as divergências operacionais que surgirão no dia a dia diante da sistemática do eSocial”.
Mais uma capacitação que cumpre o objetivo do Sescoop/BA de “ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional”.
Por Ascom Sescoop/BA
Exercitando a intercooperação e visando oportunidades de negócios para as cooperativas baianas participantes do Fórum do ramo agropecuário, aconteceu entre os dias 4 e 8 de fevereiro o Intercâmbio Boas Práticas Cooperativas do Fórum Agropecuário, no estado do Paraná. Este fórum foi criado em 2017, a partir do desejo das cooperativas agropecuárias da Bahia de se unirem para buscar maior integração e comunicação para fazer frente aos desafios do setor [saiba mais].
Programação
A agenda de atividades da comitiva, formada por 17 gestores de cooperativas vinculadas ao Sistema OCEB, começou com a visita ao Show Rural da Coopavel, evento realizado anualmente no município de Cascavel/PR, considerado a maior feira do agronegócio da América Latina e uma das maiores vitrines do agronegócio no mundo. O que foi confirmado por Carlos Augusto Pandolfi, representante da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel - Cooabriel: “É uma feira com um nível de organização, participação e diversificação sem igual”.
Dando continuidade à programação, o grupo esteve em cooperativas do Paraná (Cooperativa Agroindustrial Consolata - Copacol, em Cafelândia; Cooperativa Agroindustrial - C.Vale, localizada em Palotina, e a Lar Cooperativa Agroindustrial, que fica em Medianeira) para conhecer as práticas cooperativistas e os processos de gestão e negócios realizados por essas cooperativas.
Aprendizados
Explorar novas realidades oportuniza a troca de experiências que trazem aprendizados práticos importantes e ajuda a construir uma rede de contatos para fazer negócios. Para Valdinei Pereira, gestor na Cooperativa Agrícola Gandu - Coopag, conhecer os bons resultados das cooperativas paranaenses acarreta responsabilidade. “Resta a nós, gestores, absorver o máximo possível de cada cooperativa visitada e tentar adequar o que foi visto para a realidade de cada uma das cinco cooperativas que estiveram no intercâmbio”.
Esse compromisso de multiplicar as experiências exitosas nas cooperativas baianas, a partir dos contextos locais, foi um dos compromissos assumidos pelos dirigentes. “Tentarei aplicar o que for possível na nossa região sudoeste em prol do cooperativismo”, disse Haroldo Pereira, da Cooperativa Mista do Médio Rio Pardo – Coopardo, destacando a vontade de todos em querer melhorar e fortalecer as suas cooperativas.
O estímulo do Sistema OCEB em prol da articulação do fórum das cooperativas agropecuárias continua para ampliar, cada vez mais, a intercooperação e o acesso aos mercados baiano, nacional e internacional.
Por Ascom Sescoop/BA
Cooperativas educacionais baianas promoveram, em janeiro, suas jornadas pedagógicas reunindo cooperados, professores e gestores para socializar vivências, debater práticas pedagógicas e aprofundar conhecimentos sobre cooperativismo. O Sescoop/BA apoiou a realização dessas jornadas, que ocorreram nas seguintes Cooperativas:
Cooperativa Educacional de Sobradinho - Cooes; Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb; Cooperativa Educacional de Salinhas - Coopesal; Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Eunápolis - Cooeduc; Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas - CETEF; Cooperativa Educacional de Pé de Serra - Coopeps e Cooperativa Educacional de Irecê - Coperil.
Palestras e avaliação
Com a condução de competentes profissionais, os educadores participaram de palestras sobre: “O que é ser um cooperado ou colaborador em uma cooperativa?”; “Motivação e fortalecimento da essência cooperativista; "Cooperativismo: um legado para a prosperidade"; "Cooperativismo: modelo de negócio para uma sociedade justa”; “Inteligência emocional” e “Leitura e Escrita na Escola - Os Desafios Atuais”. Como de praxe, os temas das palestras foram escolhidos pelas cooperativas, a partir das suas necessidades estratégicas traçadas para o ano letivo.
Avaliando a atividade realizada na CETEF, a presidente da cooperativa, Elaine Silva, disse: “Momento muito enriquecedor e de grande valia para todos, sobretudo para os cooperados ao conscientizá-los através de reflexões e dinâmicas sobre a importância do envolvimento naquilo que se propõe a fazer dentro da cooperativa, como também a importância da boa comunicação no ambiente escolar”.
A temática da jornada desse ano foi inovadora, como explica a Orientadora Educacional da Cooeduc, Verônica Alves Oliveira, pois foi tratado sobre como “estimular e valorizar no ambiente escolar os procedimentos organizacionais e produtivistas, bem como deixar em evidência que a filosofia do cooperativismo é indispensável para uma boa prática dessa educação visionária, e que [os professores] possam se concentrar primordialmente na formação de pessoas solidárias, democráticas, capazes de se ajudarem, na base da união e da solidariedade. Destaco a parceria com o Sescoop/BA, enviando a palestrante que veio complementar a nossa semana produtiva”, contou.
O Sescoop/BA continua trabalhando para ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional.
Por Ascom Sescoop/BA
Fotos cedidas pelas cooperativas
Já faz parte da dinâmica do Sistema Cooperativista Baiano reunir consultores, instrutores, assessores e facilitadores que atuam junto às cooperativas do estado para alinhar informações sobre o trabalho da OCEB e do Sescoop Bahia e tratar de assuntos que estão na pauta do cooperativismo.
Essa foi a quarta edição do Encontro de Alinhamento dos Consultores, Instrutores, Assessores e Facilitadores do Sistema Cooperativista Baiano, que ocorreu na capital baiana. Esses profissionais são também representantes e porta vozes do cooperativismo quando realizam ações, seja de assessoria, instrutoria e/ou capacitação, por isso, é importante esse momento para apresentar o trabalho que o Sistema OCEB realizou em 2018 e o que está planejado para este ano em diferentes áreas e vertentes para atender as demandas de conselheiros, dirigentes e funcionários de cooperativas do estado.
Assuntos tratados
Os participantes acompanharam a apresentação do presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que falou sobre as 10 prioridades estratégicas que têm orientado o planejamento institucional da OCEB e do SESCOOP/BA deste ano [veja aqui quais são] e um panorama de temas que são caros às cooperativas baianas e, por isso, estão dentro do rol de serviços que o SESCOOP/BA pretende requisitar para atender as necessidades das cooperativas.
Mais um ano, Marília Falcão, profissional de uma empresa que já presta serviços em diferentes áreas, como planejamento, marketing, vendas, empreendedorismo, cooperativismo, relacionamento interpessoal, etc., participou do evento. Segundo ela, não perde os encontros oportunizados pela OCEB e pelo Sescoop/BA. “Não temos essa oportunidade em outras instituições, de estarmos com o presidente e equipe, contribuindo com sugestões para o contínuo desenvolvimento do cooperativismo, através das ações planejadas para intervenção nas cooperativas apoiadas pela OCEB e Sescoop Bahia”, disse.
Cadastramento de Instrutores
No ano passado o público teve acesso a conteúdos sobre os procedimentos para contratação de instrutoria e como seria o processo de cadastramento de instrutores por meio do Sescoop/BA. A novidade trazida este ano pela Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/BA, Jussiara Lessa, e pela Assessora Jurídica do Sescoop/BA, Ângela Gédéon, é que o edital [aqui] foi aberto em outubro de 2018 para empresas e profissionais que desejam prestar serviços ao Sescoop. Ambas apresentaram informações sobre o edital, que foram debatidas com os profissionais presentes no evento, esclarecendo todas as dúvidas. “Foi um momento importante para conhecimento de todos, inclusive para ressaltar sobre a necessidade de inscrição no cadastramento”, avaliou Ângela.
Atualização sobre as questões do ambiente cooperativista, quais são as diretrizes, estratégias e tendências e o foco do Sescoop foram pontos destacados por Antônio Carlos, diretor de uma empresa que está se cadastrando. Avaliando o encontro, disse: “Esse foi o ponto forte [do evento]: estar alinhado com as estratégias de atuação do Sescoop e as tendências das cooperativas, que o Cergio e o Sescoop traduzem muito bem, para a gente falar uma mesma linguagem e atender as expectativas das cooperativas”.
Essa é mais uma iniciativa do Sistema OCEB para que haja uma atuação integrada entre todos que trabalham para promover o desenvolvimento das cooperativas no estado.
Por Ascom Sescoop/BA
Teve início na última sexta (01) e sábado (02) a nova turma do Curso de Formação Juventude Cooperativista – JOVEMCOOP. Anualmente, o JovemCoop é promovido pelo Sescoop Bahia com objetivo de formar lideranças cooperativistas com vistas à sustentabilidade das cooperativas. Em 2018, foram formadas duas turmas em regiões diferentes do estado [clique aqui e relembre como foi esse ciclo] e, desde então, jovens estão mais conscientes sobre seu papel enquanto cidadãos e envolvidos na atividade econômica da família e na cooperativa.
Edição 2019
Nesta edição, as cooperativas parceiras do Sescoop/BA são o Sicoob Extremo Sul, Sicoob Costa do Descobrimento e Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF, que mobilizaram 39 jovens entre 18 e 35 anos, sendo funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados, bem como os cônjuges e filhos desses cooperados, para participar da capacitação que conta com a execução pedagógica da Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA.
O início de uma nova turma do Jovemcoop sempre é motivo de satisfação para a diretoria do Sistema OCEB, que faz questão de comparecer para dar as boas vindas. O superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista, esteve em Teixeira de Freitas e falou para o público o quanto o JovemCoop tem proporcionado a disseminação da doutrina, dos valores e princípios do cooperativismo.
Expectativas
As aulas do curso seguem até outubro, totalizando 196h, e a expectativa é grande entre os participantes. Zitânia Santana é tesoureira do Sicoob Costa do Descobrimento, e deseja expandir seus conhecimentos acerca do cooperativismo e aplicar o que aprender no cotidiano da cooperativa e na comunidade. “Estou otimista e motivada a colaborar com o grupo para o alcance das metas estabelecidas. Espero aperfeiçoar minhas ideias, compartilhar experiências, inovar minhas atividades, por isso, acredito que o JovemCoop será um mecanismo de grande incentivo e um excelente recurso para melhorar o processo de aprendizagem”, conta.
Durante a formação, além dos conteúdos sobre cooperativismo, os participantes vão aprender sobre liderança, relações interpessoais, governança, gestão, legislação cooperativista, autogestão e organização do quadro social da cooperativa, sendo que a maioria dos assuntos tem correlação com o PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.
Carolina Nogareda Barros é uma das coordenadoras locais do JovemCoop e atua como assistente de desenvolvimento organizacional do Sicoob Extremo Sul. Ela já pensa nos resultados futuros: “Conhecer mais o cooperativismo e disseminar nossa cultura para todos que ainda não a conhecem é de grande valia. Todas as minhas expectativas se voltam para meu crescimento profissional, que, com certeza, virá ao final com todos os conhecimentos e experiências”.
Já Douglas Silva Botelho, analista de crédito do Sicoob Costa do Descobrimento, conta como se surpreendeu com o primeiro módulo. “Inicie o curso com pretensão de adquirir conhecimentos técnicos sobre o cooperativismo, porém o primeiro módulo foi bem tocante. A facilitadora soube de uma forma simples e comovente mostrar que o cooperativismo está muito além das palavras, está nos gestos e ações de cada um. Estou ansioso para os próximos módulos”.
Já viu o vídeo da experiência do JovemCoop na Bahia?
Clique aqui e assista ao vídeo que preparamos para que conheça mais sobre a experiência do JovemCoop na Bahia e do quanto o cooperativismo tem proporcionado aos jovens experiências que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio do despertar da cultura da cooperação e do fortalecimento da doutrina cooperativista.
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos cedidas por Marília Reis