Após 6 meses de capacitação, com 160 horas/aulas, em 10 (dez) módulos, o Sescoop Bahia encerra mais um ciclo do Gescoop - Curso de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas. As turmas aconteceram em Salvador e Vitória da Conquista, reunindo líderes cooperativistas para aprofundarem conhecimentos sobre gestão empresarial com foco em cooperativas.
Durante o Gescoop, os participantes, totalizando 59 nas duas turmas, desenvolveram habilidades, atitudes e comportamentos para que possam conduzir de forma ainda mais competente a gestão das cooperativas em que estão inseridos.
Encerramento
Como de praxe, o encerramento do Gescoop contou com a participação da diretoria do Sescoop/BA para certificar os participantes, que destacou o quanto a vinculação das disciplinas do curso ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC tem promovido, cada vez mais, a profissionalização da gestão cooperativista.
Balanço
As expectativas de Mauricio Gonçalves, Auxiliar Financeiro da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - COOPMAC, foram superadas. “Os orientadores, todos profissionais, com um leque de conhecimentos e didática muito satisfatória, apesar de alguns temas serem muito complexos para um tempo de 16h para cada módulo. Irei carregar o conhecimento para vida toda e agradeço ao SESCOOP e à Coopmac pela oportunidade!”, disse fazendo uma avaliação do curso.
Visão mais ampla, mais crítica e mais humana da cooperativa foram aprendizados adquiridos por Marlete Ribeiro, Auxiliar Administrativo da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da UESB – CREDIUESB. Ela complementa: “O curso foi muito enriquecedor. Como ele trouxe uma diversidade de conteúdos nos 10 módulos, foi possível adquirir muitos conhecimentos e desenvolver competências e habilidades que envolvem o todo da cooperativa. Como eu trabalho na parte de atendimento participar desse curso de gestão possibilitou ter uma visão diferenciada da cooperativa, ter um raciocínio crítico, analítico, ter foco na qualidade e nos resultados. Também desenvolvi capacidade na tomada de decisões, de gerir pessoas e recursos. Poder analisar o todo da cooperativa e não só o ambiente que estou acostumada”.
Após os 10 módulos do curso, para Nélio Costa, Conselheiro na cooperativa Sicoob Norte Sul, ficou a responsabilidade, enquanto gestor, de buscar sempre a profissionalização da gestão com foco na governança cooperativista. E reforça: “Os momentos de intercooperação nos ajudou bastante na ampliação dos nossos conhecimentos unindo a teoria e a prática. Creio que nossa responsabilidade agora aumenta e o desafio continua na medida em que agora precisamos colocar em prática, aplicar o conhecimento adquirido em nossas cooperativas. Quero agradecer ao SESCOOP por nos proporcionar momentos de grande valia para as nossas vidas e para o cooperativismo baiano”.
Novos ciclos do Gescoop estão previstos para 2019 e, assim, o Sescoop Bahia continuará seu trabalho de promover a profissionalização da gestão nas cooperativas.
Saiba mais sobre o Gescoop
O Curso de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas, antes chamado de Programa, foi desenvolvido, em 2015, e, desde então, vem sendo realizado com vistas a atender a demanda das cooperativas baianas com o intuito de promover a capacitação dos seus dirigentes e gerentes, nos diversos ramos de cooperativas, nas áreas de: recursos humanos, gestão, finanças, negócios, planejamento, governança e educação cooperativista. Os presidentes solicitaram essa capacitação durante os Encontros Regionais de Presidentes para ampliar o acesso das cooperativas às soluções de qualificação profissional visando promover melhorias no desenvolvimento das cooperativas com vistas à profissionalização da gestão cooperativista.
Relembre como foi o início desse ciclo clicando aqui.
Por ASCOM SESCOOP/BA
Atento ao desenvolvimento de presidentes, diretores e gerentes de cooperativas de crédito associadas ao Sicoob BA, o Sescoop Bahia promoveu o Programa de Educação Executiva, ministrado pela Fundação Dom Cabral, escola de negócios que oferece há 40 anos o que existe de mais inovador em Soluções Educacionais nacionais e internacionais, capacitando executivos e gestores públicos e privados.
O Programa teve carga horária de 104 horas para cada turma, e no dia 11 de dezembro foi realizada a entrega de certificados de conclusão para os 30 presidentes e diretores e, no dia 13, aos 30 gerentes, ambos eventos em Salvador. A capacitação teve como objetivo desenvolver gestores nas competências profissionais gerais e de gestão do Sicoob, promovendo integração e alinhamento entre os diferentes níveis de liderança.
De setembro a dezembro deste ano as turmas realizam quatro módulos presenciais que abordaram assuntos como “Identidade de gestão Sicoob”, “Foco em resultado e visão sistêmica”, “Liderança e desenvolvimento de equipes” e “Mudança organizacional”. Durante a formação, os participantes tiveram sua competência desafiada, sendo colocados diante de problemas complexos que demandam visão integrada e capacidade de tomar decisões de maneira articulada com as diversas áreas do negócio.
Para o Presidente do Sicoob Credmed, Augusto César Hôlmer, a relevância de ter participado do Programa foi a abordagem voltada para o mundo corporativo e como as empresas se preparam para competir no mercado. “A grande vantagem foi [o programa] não ser estandardizado para o cooperativismo. Foi voltado para conhecimento das práticas e experiências que são passadas para os executivos das empresas de modo geral. A experiência mais interessante foi a nossa abertura para uma visão voltada às mudanças no segmento corporativo e no desenvolvimento da cultura das empresas, como utilizar a cultura em favor do nosso negócio cooperativo”.
Para Magna Gomes Matos, Diretora Administrativa do Sicoob Norte Sul, o programa contribuiu para seu crescimento profissional e pessoal e trouxe aspectos na formação de excelência de um líder, principalmente no que diz respeito aos aspectos de gestão estratégica e de pessoas, que, segundo ela, é a mola mestra de desenvolvimento e mobilidade sistêmica. “Ocorreram vários momentos considerados de grande relevância, no entanto, chamou minha atenção enquanto aprendizado entender que trabalhamos por um propósito, um significado que é transformar por meio do cooperativismo a nossa sociedade, numa sociedade mais justa e mais sustentável”, complementou.
Agregar novos conhecimentos e fazer uma autoavaliação. Esses foram pontos destacados pela Gerente de Relacionamento do Sicoob Coopere, Fabiane Carneiro, ao avaliar a capacitação. “Fizemos uma autoavaliação sobre o nosso agir e o ser, tanto no lado profissional como pessoal. Aprender a distinguir a individualidade de cada colega também foi um ponto chave para melhorar o relacionamento no ambiente de trabalho. Saí super satisfeita do curso”, disse.
O programa de educação executiva vai ao encontro de uma série de ações realizadas pelo Sescoop Bahia para o aprimoramento dos gestores, funcionários e cooperados de cooperativas de crédito do estado, tanto no segmento operacional quanto no estratégico.
Por Ascom Sescoop/BA
Fotos cedidas pelo Sicoob Central BA
As cooperativas baianas têm caminhado em busca da excelência da gestão e o Sescoop Bahia é um grande incentivador desse processo ao promover tanto capacitações para a adesão das cooperativas ao PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas quanto intercâmbios de boas práticas de gestão.
O ciclo de intercâmbios desse ano oportunizou que 118 pessoas, representando 54 cooperativas da Bahia, conhecessem as experiências bem sucedidas de cooperativas brasileiras que estão avançando por meio do PDGC e já foram reconhecidas pelo Prêmio Sescoop Excelência de Gestão (saiba mais sobre o prêmio). As cooperativas baianas participantes dos intercâmbios foram as que concluíram o ciclo 2018 do PDGC e estiveram presentes no Workshop Plano de Melhorias.
Agenda
Os intercâmbios aconteceram em quatro estados do país: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Confira a agenda:
- Dias 30 e 31 de outubro a delegação formada por cooperativas educacionais foi a Campos dos Goytacazes/RJ e Nova Friburgo/RJ para conhecer a Cooperativa de Trabalho Educacional Prouni e a Cooperativa de Trabalho Educacional Escola Friburgo;
- Dias 12 e 13 de novembro o grupo composto por cooperativas de saúde, trabalho e transporte foi a Belo Horizonte/MG para conhecer a Coopmetro, a Unimed-BH, o Sicoob Credicom e Sistema Ocemg;
- Dias 27 e 28 de novembro, representantes de cooperativas agropecuárias foram até Carambeí/PR e Maringá/PR para conhecer a Cooperativa Agroindustrial Frísia e a Cocamar.
- Já diferentes delegações formadas por cooperativas de crédito seguiram a seguinte programação: dia 12 de novembro os representantes do Sicoob Cooperbom conheceram o Sicoob Central Unicoob e o Sicoob Metropolitano, ambos em Maringá; nos dias 27 e 28 de novembro outra delegação foi até o Rio Grande do Sul visitar a Sicredi Serrana, em Carlos Barbosa, e a Sicredi Pioneira, em Nova Petrópolis; e, por fim, nos dias 4 e 5 de dezembro outro grupo participou do intercâmbio no Sicoob Saromcredi e na Cooperativa Educacional de São Roque de Minas, localizados em São Roque de Minas/MG.
Experiência
Por meio dos intercâmbios, os cooperativistas baianos, sejam dirigentes, funcionários e cooperados, conheceram de perto as experiências de gestão e governança das cooperativas visitadas; o que as tornam competitivas no mercado, como a realização de programas voltados para planejamento, sustentabilidade, educação cooperativista, relacionamento com o quadro social; e qual o impacto que elas promovem para o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas. Em todas as cooperativas a implantação do PDGC é compromisso de todos, desde a alta direção até a área técnica operacional, e os ganhos com a adesão ao programa só trouxeram benefícios, embora seja preciso empenho para cumprir todas as suas fases (saiba mais sobre o PDGC).
Depoimentos
As cooperativas retornaram para suas bases com muitos conhecimentos para multiplicar e colocar em prática, de acordo com as suas realidades e necessidades. Acompanhe alguns depoimentos de quem participou:
“Participar do intercâmbio é sempre enriquecedor. É uma experiência que possibilita ganhos tantos nas competências técnicas como nas comportamentais. Muito importante ter a oportunidade de acessar essas cooperativas que hoje são modelos de excelência e inovação, mas que começaram pequenas e através da profissionalização da gestão e alinhadas com a missão e valores estão consolidadas. Retornarmos abastecidos de motivação e ideias para colocar em prática. Agradeço imensamente ao SESCOOP/BA pela oportunidade”. Marianne C. Reis, Assistente do NDH da Unimed Itabuna
“O intercâmbio foi importante porque pudemos conferir o uso das ferramentas do PDGC através de cooperativas que já implantaram. Importante também foi o testemunho dos gestores em relação às dificuldades iniciais, mas que foram superadas com perseverança e comprometimento com os resultados. Planejamento foi a palavra-chave mostrando que as ações precisam ser implementadas e acompanhadas para que o objetivo seja alcançado”. Maria Sirlene de Souza, Gerente Administrativo Financeiro da Cooperativa Agrícola Juazeiro Bahia - CAJ
“O meu maior aprendizado foi a assimilação de um conjunto de boas práticas de gestão. Poder ver as inovações em diferentes campos da atividade cooperativa é inspiração para a edificação aqui na minha cooperativa. Foi uma experiência incrível e muito válida”. Camila Dorea Fernandes Silva, Presidente da Cooperativa de Trabalho Odontológico de Feira de Santana - Uniodonto Feira de Santana
“Foi incrível a experiência de conhecer e vivenciar as melhores práticas das cooperativas e programas sociais que fazem parte do escopo das mesmas. Enxergar e sentir a viabilidade de aplicar na nossa realidade os programas sociais almejados foi muito enriquecedor. Voltamos com a certeza que poderemos transformar e impactar a nossa comunidade”. Michelle Araújo, Analista de Gestão de Pessoas da Cooperativa de Crédito dos Servidores Públicos no Estado da Bahia - Sicoob Cred Executivo
“Destaco a experiência da Cocamar/Maringá. Uma cooperativa extremamente estruturada, organizada, com histórico de excelência na gestão, onde os valores cooperativistas sempre são valorizados. Agradecemos em nome da Coopaita ao Sescoop/BA e a OCEB por ter nos proporcionado esse intercâmbio muito significativo, marcante e de grande aprendizado para a nossa gestão”. Aderval, Diretor Presidente da Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba - Coopaita
“Fomos ver de perto a história e as boas práticas sendo aplicadas com paixão e responsabilidade, vivendo um desafio diário de transformar o atendimento em relacionamento. Estou muito feliz por ver de perto histórias com tanta riqueza de detalhes, que me transportaram para o passado e percebi que devemos resgatar nos mínimos detalhes a história da nossa cooperativa, para que no futuro tenhamos algo positivo e sólido para contar aos nossos netos e todos que darão continuidade”. Arnóbio Rios, Presidente do Sicoob Sertão e Conselheiro Fiscal do Sescoop/BA
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Por Ascom Sescoop/BA
Sabendo da necessidade de promover capacitações voltadas para conselheiros de administração e fiscal, dirigentes e funcionários das cooperativas, para que se apropriem de assuntos que servirão para o desenvolvimento das cooperativas baianas, o Sescoop/BA promoveu, em Salvador, nos dias 22 e 23 de novembro, mais um Curso Preparatório para Certificação de Conselheiro de Administração e Fiscal de cooperativas de crédito associadas ao Sicoob Central BA.
Os participantes aprenderam e debateram sobre temas que são úteis para o melhor desempenho no exercício do cargo, bem como sobre assuntos relacionados ao cooperativismo. A capacitação foi feita pelo instrutor Alcenor Pagnussatt, profissional com ampla experiência em consultoria e treinamento para Cooperativas em todo o país.
Ter um curso dessa natureza é relevante para nivelar o entendimento dos que exercem esse tipo de função nas cooperativas, segundo pontou o conselheiro fiscal do Sicoob Coopemar, Luciano Maia de Oliveira. “É importante para que os conselheiros tenham um maior nível de entendimento sobre o sistema cooperativo”, disse.
Ismaelton Carneiro, Conselheiro Fiscal do Sicoob Coopere de Valente, participou do curso e já teve a oportunidade de fazer a prova de certificação. Ele confirmou que os assuntos tratados na capacitação foram vistos na prova e complementou: “O curso é de fundamental importância para tirarmos algumas dúvidas, termos esclarecimentos e partilharmos uns com os outros as nossas experiências”.
Ao desenvolver ações de educação cooperativista em diferentes modalidades para cooperativas, o Sescoop/BA contribui para alcançar um dos seus objetivos estratégicos: “Promover a profissionalização da gestão e da governança cooperativista”.
Por Ascom Sescoop/BA
O Cooperativismo Baiano pode contar com contadores ainda mais qualificados para contribuir com o desenvolvimento da gestão contábil das cooperativas. Isso porque, após cinco módulos, contadores que atuam em cooperativas baianas e estão regulares com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRCBA, finalizaram o Formacont – Formação de Contadores Cooperativistas.
Essa capacitação, promovida pelo Sescoop/BA, começou em janeiro deste ano e finalizou no dia 21 de setembro. O objetivo foi aprimorar o conhecimento desses profissionais na elaboração de prestação de contas e demonstrações contábeis, de acordo com as exigências da lei do cooperativismo e das Normas Técnicas do Conselho Federal de Contabilidade aplicadas às Sociedades Cooperativas. Foram, ao todo, 50 participantes certificados, após vivenciarem 80h e aprofundarem conhecimentos sobre: Elaboração de Prestação de Contas e Demonstrações Contábeis, Legislação aplicada às Cooperativas, Tributação aplicada às Cooperativas e Obrigações Acessórias.
Representando a Comissão Técnica de Contabilidade para Cooperativas, André Luís Barbosa, Vice-presidente do CRCBA, expressou a sua satisfação em ter participado do encerramento do Formacont. Para ele, essa capacitação traz um entendimento da importância que se tem de fazer uma contabilidade correta, com qualidade, voltada para as cooperativas. “Não adianta apenas desenvolver o trabalho pautado com fins econômicos, sem se preocupar com as obrigações fiscais, trabalhistas, que perpassam pelas questões burocráticas. Inclusive, isso faz as entidades crescerem bastante”.
A contadora Rejane Salete, que presta serviço para cooperativas de Barreiras e região, como a Coopeb, evidenciou a carência que tinha de capacitações voltadas para a gestão contábil das cooperativas e o Formacont veio suprir essa demanda. “Temos muito material para colocar em prática e fazer o diferencial no dia a dia do nosso trabalho junto às cooperativas”, disse.
Para José Oliveira Reis, contador de cooperativas sediadas em Itabuna, como a Coopsul, destacou que essa formação, além de ter agregado muito conhecimento, possibilitou a troca de experiências: “Foi muito bom conhecer outros colegas da área e trocar experiências. Saber se eles trabalham da mesma forma que nós. Nos comunicamos e isso foi um ganho”.
Todos os que participaram vão poder contabilizar as horas do curso como pontuação por carga horária junto ao Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA), pois o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA é credenciado como Unidade Capacitadora do Programa de Educação Profissional Continuada (EPC) do CRCBA.
Promovendo o Formacont e outras capacitações voltadas para os profissionais de contabilidade, o Sescoop/BA reafirma seu compromisso de contribuir para a melhoria da gestão contábil das cooperativas baianas, por acreditar que a formação continuada é uma das formas mais eficazes.
Por Ascom Sescoop/BA
Depois da rodada de Workshops Regionais do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas), o Sescoop/BA realizou mais dois eventos com o objetivo de promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas baianas. Dessa vez, dirigentes, funcionários e cooperados estiveram em Salvador para ampliar conhecimentos sobre melhorias de processos operacionais e de gestão, sendo que nos dias 02 e 03 de outubro o evento foi direcionado para cooperativas de diferentes ramos (saúde, trabalho, transporte, educacional e agropecuário) e, nos dias 04 e 5 de outubro, para as de crédito.
Saber o que são e quais processos o PDGC contempla, como mapeá-los, estruturá-los e documentá-los foi o foco desses Workshops, como explica o instrutor Francisco de Teixeira Neto. “O objetivo é fazer com que eles entendam melhor o que são os processos e documentem esses processos estabelecendo procedimentos operacionais e mapeando-os. A grande dificuldade das cooperativas, em geral, é que elas realizam as práticas, mas têm poucas evidências. Vamos ajudá-las a entender como evidenciar os processos tanto no sentido de qual o padrão esperado quanto a melhor maneira de documentar”, disse Neto.
A abertura dos eventos foi feita pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, juntamente com os conselheiros da OCEB e do Sescoop/BA presentes no evento e que fazem parte das cooperativas. Ele atribuiu o aumento da adesão ao PDGC ao entendimento das cooperativas sobre a importância e necessidade de fazer negócios e, para isso, aperfeiçoar a gestão e ter um bom relacionamento com os cooperados são aspectos fundamentais.
Destacando o apoio que o Sescoop/BA tem dado às cooperativas participantes do PDGC, o Diretor Presidente da cooperativa Sicredi Salvador, Miguel Calmon, avaliou a relevância desses eventos: “A busca pela excelência na gestão é um caminho que precisa ser constantemente revisitado, no intuito de aprimorar e desenvolver as boas práticas de gestão”.
O amadurecimento das cooperativas no preenchimento do instrumento do PDGC foi um dos aspectos que chamou a atenção de Claudia Coelho Ferraz, da Cooperativa de Trabalho da Região Sudoeste da Bahia - Coopersurba. A cooperativa que ela faz parte já participa há três ciclos do PDGC e, considerando essa trajetória, comentou: “A nossa nota caiu em 12%, mas eu não estou triste e, sim, alegre, porque constatamos que estamos trabalhando melhor para responder ao PDGC, pois respondíamos sem nos preocupar com a qualidade na resposta”. A realização de ciclos anuais de capacitação sobre o PDGC contribui, segundo ela, para qualificar os debates e as trocas de experiências, tanto entre as cooperativas quanto com os instrutores.
Programação
Os Workshops também contaram com a reflexão sobre como as cooperativas podem desenvolver projetos voltados para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU, atentando para o princípio cooperativista “Interesse pela comunidade”. Esse tema já tem sido trabalhado em outras capacitações do Sescoop/BA [veja aqui] para que as cooperativas, cada vez mais, realizem projetos contínuos e transformadores dentro do que propõe o Dia de Cooperar – Dia C.
Já o encerramento dos Workshops foi com uma palestra motivacional “Cooperativas Caminhem para a Excelência” para que todos os participantes retornassem mais entusiasmados para colocar em prática o que aprenderam e, assim, melhorar a gestão, a governança e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas.
Balanço em números
Os dois Workshops Plano de Melhorias reuniu 106 participantes de 30 cooperativas baianas dos seguintes ramos: Saúde, Trabalho, Transporte, Educacional, Agropecuário e Crédito. Vale ressaltar que todas as cooperativas participantes já preencheram o instrumento do PDGC.
Por Ascom Sescoop/BA
Quem participou da 8ª edição do Workshop dos Profissionais de Secretariado da Bahia, que ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro, em Salvador, pôde acompanhar uma programação diversificada voltada para profissionais de secretariado e assessores que atuam em cooperativas baianas.
Esse evento já é promovido há oito anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA para esse público, buscando aprimorar as técnicas e práticas, conhecimentos, atitudes e habilidades essenciais ao desenvolvimento das funções que os profissionais exercem nas cooperativas. Foram dois dias de contato com palestrantes experientes que trataram sobre técnicas secretariais, redação empresarial, ética, relação intrapessoal aliada à visão sistêmica da cooperativa e neuroliderança com foco nas práticas secretariais.
A metodologia utilizada e os conteúdos abordados superaram as expectativas de Claudenice Souza Ferreira, Auxiliar de Secretaria da Coperil - Cooperativa de Ensino da Região de Irecê, que participa pelo segundo ano do workshop. “Foi dinâmico e a possibilidade de interação faz com que assimilemos mais os conteúdos”. Ela também destacou que sempre retorna para a cooperativa com aprendizados que ajudarão a melhorar o seu relacionamento com os públicos, tanto interno quanto externo.
O tema que chamou a atenção de Camila Magalhães, Assistente Financeira da Coopermulta - Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar de Prestação de Serviços e Assistência Técnica, foi sobre ética e cooperação. Para ela, é um assunto atual e que tem sido muito debatido na sociedade. E acrescenta: “Vou repassar o que aprendi para os colegas e cooperados”.
SomosCoop
Considerando o compromisso da Bahia de divulgar, cada vez mais, o SomosCoop, o workshop também teve um espaço para tratar sobre esse Movimento, que tem ressignificado e fortalecido o cooperativismo no Brasil. A analista de Comunicação Social do Sistema OCB, Gabriela Prado, esteve no evento e dialogou sobre o que é o SomosCoop e o seu propósito. Além disso, ela falou sobre a linguagem verbal do Somoscoop, apresentando informações e exemplos para inspirar todos que trabalham para divulgar o cooperativismo, como os profissionais de secretariado, e que lidam diariamente com muitas pessoas e desempenham múltiplas tarefas. “Importante contarmos com todos para envolver as pessoas na causa cooperativista, falar de um jeito próximo, convidar para fazer parte”, disse Gabriela.
O relato de uma das participantes demonstra que a mensagem do SomosCoop já a sensibilizou. “Eu me senti importante por fazer parte de uma cooperativa. Sentimos orgulho por fazer parte, principalmente depois de ter visto os vídeos do SomosCoop e do quanto as cooperativas têm crescido no mercado”, expressou Animary Maria Lima, secretária da Coopex – Cooperativa Educacional de Xingó.
O Sistema Cooperativista Baiano tem trabalhado para disseminar a doutrina e cultura cooperativista e reforçar para os funcionários de cooperativas, como os que atuam como secretárias(os) e assessores, o quanto eles e elas são importantes para o funcionamento dessas organizações e para o cooperativismo.
Por Ascom Sescoop/BA
Os cursos voltados para os conselheiros fiscais das cooperativas baianas continuam e o que finalizou recentemente foi realizado em Salvador, voltado apenas para cooperativas do Ramo Crédito. Essas capacitações são promovidas pelo Sescoop/BA e têm como objetivo qualificar os conselheiros para que exerça da melhor forma esse cargo.
Os participantes aprenderam e debateram sobre temas que são úteis para o desempenho no exercício do cargo, bem como sobre o papel do conselho face à gestão da cooperativa e do alcance de boas práticas de governança.
O instrutor do curso, Danilo Matos, fez um balanço da capacitação e destacou a participação do público nesse último evento. “Trabalhamos as necessidades e especificidades do ramo crédito, com exemplos em relação às práticas de governança, considerando os padrões do próprio PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas). A turma foi bem diferenciada, com alto envolvimento, e conseguiu enriquecer muito o trabalho”, disse.
A turma foi formada tanto por quem já atua há um tempo como para quem está exercendo pela primeira vez o cargo. Esse é o caso de Andrea Alves, representante da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Demais Profissionais de Nível Superior da Área de Saúde de Salvador e Reg. Metropolitana - Sicoob Cremed, que assumiu recentemente o cargo de conselheira fiscal suplente da cooperativa. Ela disse que o curso agregou novos conhecimentos, ainda mais para quem tem mais experiência na área técnica e não atua diretamente com finanças e fiscalização.
Já para Gilnei Mendes, conselheiro fiscal titular da Cooperativa de Crédito do Sertão Baiano - Sicoob Sertão, a capacitação serviu para reforçar o que já sabe e, segundo ele, os integrantes de um conselho fiscal precisam se qualificar continuamente. “Se pararmos de investir na educação cooperativista nós ficamos para trás”, concluiu.
O Sescoop/BA desenvolve ações de educação cooperativista em diferentes modalidades para cooperativas, contribuindo para o alcance de um dos seus objetivos estratégicos: “Promover a profissionalização da gestão e da governança cooperativista”.
Por Ascom Sescoop/BA
Jovens cooperativistas conscientes sobre seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e do quanto podem colaborar para fortalecer a cultura da cooperação na sociedade já estão ajudando a construir a história do cooperativismo baiano. E uma das razões que justifica essa compreensão é a participação desses jovens no ciclo 2018 do Programa Juventude Cooperativista – JovemCoop, promovido pelo Sescoop/BA, em parceria, com as cooperativas: SICREDI Região Sul da Bahia, sediada em Itabuna, e COOMAP, localizada em São Sebastião do Passé.
As turmas totalizaram 45 participantes e foram formadas por funcionários, dirigentes, conselheiros e cooperados, bem como os cônjuges e filhos desses cooperados, das cooperativas parceiras (acima citadas), além da Unimed Itabuna, Uniodonto Região Sul da Bahia, Uniodonto Bahia Sul e Sicoob Coopec.
ENCERRAMENTO DO CICLO
A finalização desse ciclo aconteceu no final de julho, na Coomap, e início de agosto, na SICREDI Região Sul da Bahia, reunindo todos os participantes, gestores e funcionários das cooperativas envolvidas, dirigentes do Sistema OCEB e integrantes da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia (COOLIBA), responsável por ministrar as aulas do programa.
Durante os eventos de encerramento, depois de apresentarem seus trabalhos de conclusão de curso, os participantes foram certificados. Nas falas de avaliação ficou claro o quanto os jovens aprenderam no decorrer dos módulos sobre cooperativismo, liderança, relações interpessoais, governança, gestão, legislação cooperativista, autogestão e organização do quadro social da cooperativa, sendo que muitos desses assuntos têm correlação com o PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.
Nesta edição, um fato interessante merece destaque: mãe e filho participaram juntos do JovemCoop. Noelia Pereira Santos e Kevin Igor Santos dividiram a mesma sala e as experiências ao longo do ciclo. Noelia já é funcionária da Coomap e gostou da participação do filho porque, segundo ela, Kevin pôde aprender sobre o cooperativismo e desenvolver diferentes habilidades para atuar tanto nas cooperativas, quanto na comunidade.
APRENDIZADOS
Os conhecimentos adquiridos servirão não só para o exercício da liderança na cooperativa, mas são úteis para a vida. Essa é a opinião de Paulo Roberto Fonseca, que participou da turma no Sicredi Região Sul: “O JovemCoop foi uma experiência maravilhosa que eu vou levar pelo resto da vida. A gente aprende muito; os professores são qualificados; e compreender sobre a filosofia cooperativa agrega valor na carreira e pessoalmente porque você leva [os ensinamentos] para a vida”.
A expectativa dos participantes é que programas como o JovemCoop aconteçam em outras regiões da Bahia para oportunizar que mais pessoas desenvolvam o espírito de cooperação e seus talentos pessoais a serviço das cooperativas e da construção de uma sociedade melhor. “Foi enriquecedor participar do JovemCoop e pude perceber o quanto ele é bom para a nossa comunidade. Esse programa deve circular não só em nossa região, mas em todo o Brasil”, ressaltou Maicon de Jesus Santos, da Unimed Itabuna.
O Sescoop/BA está atento às demandas das cooperativas baianas e, por isso, já viabilizou a realização de novas edições do JovemCoop para esse ano. A cooperativa Sicoob Extremo Sul já está com as inscrições abertas para uma turma.
Assista ao vídeo sobre o JovemCoop na Bahia
Clique aqui e assista ao vídeo que preparamos para que conheça mais sobre a experiência do JovemCoop na Bahia e do quanto o cooperativismo tem proporcionado aos jovens experiências que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio do despertar da cultura da cooperação e do fortalecimento da doutrina cooperativista.
Por Ascom Sescoop/BA
Fotos cedidas pelas cooperativas
O Sistema Cooperativista Baiano tem trabalhado para difundir, cada vez mais, a cultura cooperativista e os benefícios do cooperativismo para a sociedade, e a aproximação com o ambiente acadêmico é muito importante para promover essa divulgação.
Por isso que, atendendo ao convite dos estudantes do curso de Gestão de Cooperativas da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB, o Sistema OCEB marcou presença na segunda edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Cooperativismo – ENECOOP, que ocorreu nos dias 8 e 9 de agosto de 2018, no campus da UFRB de Cruz das Almas - BA.
O tema central do evento foi “O Cooperativismo como meio de desenvolvimento regional" e teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos alunos, tanto da UFRB, quanto dos que vieram de diferentes instituições de ensino do Brasil (Universidade Federal de Viçosa, Escola Politécnica da Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Tocantins e IF Baiano - Campus Serrinha), sobre assuntos relacionados ao cooperativismo, proporcionando espaços de discussão coletiva e estratégica, além da troca de saberes.
PARTICIPAÇÃO DO SISTEMA
Na noite de abertura do ENECOOP, o assessor da OCEB (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia), Ricardo Caribé, refletiu com o público sobre o tema: "A atual conjuntura política no Brasil e os reflexos no cooperativismo".
Já no dia 9 de agosto, a advogada da OCEB, dra. Monique Brito, participou da mesa “Experiências de cooperativas na Bahia” juntamente com a Sra. Norma Leide Rios da Cooperativa Ser do Sertão, que explanaram sobre a atuação do Sistema OCEB e a experiência da Cooperativa Ser do Sertão, sediada em Pintadas.; o Sr. Ismael Ferreira, da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira – Apaeb; o Sr. Marcos Vinícius Bião dos Santos, da cooperativa Sicoob Norte Sul; a Sra. Flávia de Almeida Pita e o Sr. José Raimundo Oliveira, da Incubadora de Políticas da Educação Popular da Economia Solidária da Universidade Estadual de Feira de Santana.
As acompanhar as apresentações dos representantes do Sistema OCEB os participantes conheceram sobre a atuação da OCEB e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e quais são os serviços oferecidos por essas duas organizações para contribuir com o desenvolvimento das cooperativas baianas.
Os momentos também possibilitaram ao público esclarecer dúvidas sobre aspectos legais relacionados à constituição de cooperativas e sobre o funcionamento desse tipo de empreendimento. A exibição do vídeo institucional do Sistema OCEB e de uma das Webséries do SomosCoop envolveu o público.
Para o coordenador de políticas estudantis do curso de Gestão de Cooperativas da UFRB e membro da comissão organizadora do II ENECOOP, Elias Filho, o evento foi bastante proveitoso, principalmente para que os estudantes conhecessem quais são as perspectivas atuais e futuras do cooperativismo, considerando a contribuição desse modelo de negócio para o desenvolvimento do país. “Esse evento foi de extrema importância para o futuro do cooperativismo brasileiro, pois quem esteve no ENECOOP são os futuros profissionais da área e eles, juntamente com as organizações, vão lutar pelo cooperativismo”.
A próxima edição do ENECOOP será na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul.
Por Ascom SESCOOP/BA (Com informações do site do ENECOOP)
Fotos cedidas pela coordenação do II ENECOOP
O ciclo do Direcoop 2018 está em curso e a segunda cidade foi a capital baiana, congregando, no dia 20 de julho, mais de 60 líderes cooperativistas de Salvador e Região Metropolitana.
Os conselheiros da OCEB e do Sescoop/BA presentes no evento – Taíse da Cunha, Jair Romualdo, Evandro de Almeida, Sandra Cohim, Joquebede Raquel e João Reis – junto com o presidente do Sistema OCEB, Sr. Cergio Tecchio, recepcionaram o público e expressaram a relevância do Direcoop como um encontro que já faz parte da agenda estadual e é fundamental para debater temas de interesse do cooperativismo baiano.
Participação
A escolha das ações estratégicas que vão compor o Plano de Trabalho do Sistema OCEB de 2019 e as contribuições para as cartas que serão entregues aos candidatos a Governador, Deputado Federal e Deputado Estadual das eleições deste ano foram o ponto alto do evento, pois proporcionou a participação e colaboração de todos os gestores que quiseram opinar.
Josemir Pereira, Diretor operacional do Sicoob Central BA, comentou sobre o momento de debate das cartas para os candidatos, destacando que é “necessária a aproximação com o poder público e importante que a gente apresente para os futuros governantes aquilo que consideramos essencial para o nosso sistema para que eles possam assumir esse compromisso conosco”, concluiu.
Lançamento vídeo JovemCoop
Durante o evento, os participantes assistiram em primeira mão ao vídeo do Programa Juventude Cooperativista – JovemCoop, produzido pelo Sescoop/BA, que divulga o quanto o cooperativismo tem proporcionado aos jovens experiências que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio do despertar da cultura da cooperação e do fortalecimento da doutrina cooperativista. Em breve, o vídeo estará disponível nas redes sociais do Sistema OCEB para acesso da sociedade.
O Direcoop também contou com a presença de cooperativas que estão em processo de registro junto à OCEB, como a Coopcoluna - Cooperativa dos Cirurgiões de Coluna da Bahia. Segundo o seu representante, Matheus Mascarenhas, ao participar do Direcoop foi possível perceber como as cooperativas estão bem organizadas e os benefícios de fazer parte do movimento cooperativista. “A cooperativa a qual faço parte ainda não está registrada na OCEB, mas depois do evento tive a oportunidade de conhecer ainda mais sobre a OCEB e o Sescoop/BA, facilitando a comunicação para realizar o registro da cooperativa”, disse ele.
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Na próxima sexta, dia 27 de julho, será o momento das cooperativas de Irecê e região participarem do Direcoop. As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas por meio do site: http://www.eventos.bahiacooperativo.coop.br/
Clique aqui e confira mais fotos do Direcoop em Salvador. E o vídeo com os melhores momentos do evento pode ser visto aqui.
Por Ascom Sescoop/BA
Fotos: VR14
O Programa de Visita ao Centro Corporativo Sicoob – Provi 2018 já foi iniciado e as duas primeiras turmas, que ocorreram nos dias 17 e 18/05 e 14 e 15/06, já reuniram 58 empregados de diferentes áreas de cooperativas baianas associadas ao Sicoob Central BA. O objetivo é conhecer a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Ltda - Sicoob Confederação, o Banco Cooperativo do Brasil S/A - Bancoob e também empresas que integram o modelo organizacional do Sicoob.
O Provi tem uma programação onde os participantes conhecem de forma sistêmica o funcionamento do Sicoob Confederação e do Bancoob, por meio de apresentações dos representantes das organizações e visita às instalações do Centro Corporativo do Sicoob (CCS) e das empresas parceiras Cabal Brasil e Ponta Administradora de Consórcios, todos localizados em Brasília/DF.
Os dirigentes, gestores e funcionários que recepcionam e acompanham os participantes do PROVI deixam claro nas suas explicações o sentimento de orgulho e pertencimento ao maior sistema financeiro cooperativo do Brasil, e do quanto é importante fortalecer a marca, os valores cooperativistas e o senso de pertencimento das cooperativas ao Sicoob.
Já os participantes aproveitam a oportunidade para trocar experiências e relatam o quanto estar no PROVI amplia o entendimento sobre o trabalho do Sicoob, extrapolando as “paredes” da cooperativa singular, pois é possível constatar que existe um sistema moderno em funcionamento para garantir a melhor experiência aos associados das cooperativas. O PROVI também contribui para a intercooperação entre os funcionários da Confederação, da Central e das singulares.
Participante da 2ª turma, Rodrigo dos Santos, do Sicoob Costa do Descobrimento, fez um balanço do Programa de Visita a partir da perspectiva das cooperativas singulares: “abre a visão sobre a estrutura macro e estratégica [do negócio] e nos incentiva a continuar na integração com as demais entidades coligadas e parceiras porque percebemos que fazemos parte de uma estrutura grandiosa”. Já Geilza Silva, do Sicoob Coopere, destacou o quanto foi válido “conhecer de perto cada setor da Confederação e do Bancoob, pois nos ajuda a lidar com as situações que acontecem lá na ponta”, disse.
O SESCOOP/BA apoia tanto a realização do PROVI quanto de outros programas e projetos que contribuam com a promoção da profissionalização da gestão cooperativista e atenda ao princípio da educação, formação e informação.
Mais duas turmas do PROVI estão previstas para agosto e novembro.
Confira fotos clicando aqui.
Por Ascom SESCOOP/BA
Dirigentes e gestores de cooperativas baianas vão participar durante 6 meses do ciclo 2018 do Curso de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP. Esta edição conta com 2 turmas e o primeiro módulo - “Cooperativismo Contemporâneo” - já aconteceu nos dias 11 e 12 de junho, em Salvador, e 15 e 16 de junho, em Vitória da Conquista.
Ao participar do GESCOOP, as lideranças cooperativistas adquirem conhecimentos sobre a gestão empresarial com foco em cooperativas, trabalhando suas habilidades, atitudes e comportamentos, de forma estratégica, técnica e humana, necessárias e desejáveis à condução competente na gestão das cooperativas em que estão inseridas.
Essa é a expectativa de Taiane Aguiar, Analista de Gestão de Pessoas do Sicoob Central BA, ao participar da capacitação: “acredito que terei uma visão mais ampla e estratégica sobre o cooperativismo e, além disso, vai ser importante ampliar os conhecimentos sobre atividades que não estão tão relacionadas no meu dia a dia, mas que interferem na gestão da cooperativa como um todo”.
O primeiro módulo do curso foi bem avaliado por Fabiana Carvalho, Gerente Administrativa da Unimed Sudoeste, que destacou o quanto os assuntos apreendidos vão aperfeiçoar o desenvolvimento do seu trabalho trazendo melhorias para a cooperativa.
Desde o ano passado, o GESCOOP traz como diferencial a vinculação das disciplinas do curso ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC para promover, cada vez mais, a profissionalização da gestão cooperativista.
O GESCOOP será realizado até dezembro de 2018 com disciplinas ministradas uma ou duas vezes ao mês, em dois dias corridos, sendo 16 horas por encontro, totalizando uma carga horária de 160 horas por turma.
Por ASCOM SESCOOP/BA
A cooperativa Unimed Extremo Sul, com o apoio do Sescoop/BA e da OCEB, realizou o 18º Concurso de Redação Unimed sobre Cooperativismo. Desde 2001, centenas de alunos participam desse projeto que tem o objetivo de difundir os princípios cooperativistas. O tema deste ano foi “Ética e Cooperação” e oportunizou a reflexão e o debate sobre a necessidade do resgate de valores fundamentais para a melhoria da sociedade diante do cenário de corrupção e problemas sociais do país.
Como nos anos anteriores, o Concurso de Redação aconteceu em Teixeira de Freitas, e foi dividido em duas fases: a primeira aconteceu em cada escola com a seleção das melhores redações de cada série (6º, 7º, 8º e 9º anos), contando com a participação de 10 escolas e 4.293 alunos. Após esta etapa, os estudantes, autores das redações selecionadas, produziram novos textos na Unimed Extremo Sul, no dia 06 de junho, concorrendo ao prêmio final. A novidade deste ano foi ampliar a premiação também para os vice-campeões de cada série.
“O grande diferencial dessa edição foi ter possibilitado a premiação do segundo colocado e o resultado foi muito positivo”, disse Juliana Jacomini, coordenadora comercial e de Marketing da Unimed Extremo Sul. Ela explicou que essa sugestão foi da comissão julgadora da Unimed para valorizar e envolver mais escolas e alunos no concurso.
O encerramento do concurso aconteceu no dia 13 de junho, no salão de eventos Espaço D, em Teixeira de Freitas/BA, com a presença dos professores e representantes das escolas participantes, alunos finalistas e seus familiares, da Diretoria Executiva da Unimed Extremo Sul e da Conselheira Administrativa do Sescoop/BA, Sra. Verônica Alves Oliveira, que representou o Sistema OCEB e ressaltou a importância dessa ação para todos que organizam e participam e do papel estratégico do SESCOOP de continuar apoiando iniciativas para “promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo”.
PREMIAÇÃO
Os vice-campeões ganharam certificado de participação e um smartphone, enquanto os primeiros colocados, além do certificado, foram premiados com um notebook e uma impressora multifuncional. Já as escolas dos alunos campeões receberam um datashow e os professores foram homenageados. Dentre os mais de 4 mil participantes, os vencedores do 18º Concurso de Redação Unimed foram:
6º ano
1º lugar
Lara Galvão de Lima – Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas
2º lugar
Luiza Lula Jovêncio – Colégio Anchieta
7º ano
1º lugar
Emilly Souza Gonçalves – Colégio Anchieta Objetivo
2º lugar
Amanda Tiemi Tanaka – Instituto Francisco de Assis
8º ano
1º lugar
Marcela dos Santos Oliveira – Escola Municipal São Geraldo
2º lugar
Silva Ribeiro – Colégio Anchieta Objetivo
9º ano
1º lugar
Gustavo Aguiar Mendonça Paixão – Escola Municipal Gessé Inácio do Nascimento
2º lugar
Marlan Teles dos Santos – Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas
Por Ascom SESCOOP/BA (Com informações da Unimed Extremo Sul)
Fotos: Cedidas pela Unimed Extremo Sul
A manhã do dia 11 de maio de 2018 foi um marco para o cooperativismo baiano e, principalmente, para o presidente do Sistema Cooperativista Baiano, Cergio Tecchio, que recebeu o título de cidadão baiano das mãos da Deputada Estadual, Neusa Cadore, durante sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia.
CERIMÔNIA
Para homenagear o catarinense, residente há 23 anos na Bahia, marcaram presença na cerimônia representantes do poder público e do Sistema OCB, das cooperativas baianas, funcionários da OCEB e do SESCOOP/BA, familiares e amigos. A mesa de abertura foi composta por pessoas que fazem parte da trajetória do líder cooperativista, que se tornou uma referência do cooperativismo no Estado, segmento que ajudou a organizar, fortalecer e dar visibilidade.
Estavam presentes na mesa: o presidente da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e do SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e da CNCOOP (Confederação Nacional das Cooperativas), Márcio Lopes de Freitas; a presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão no Nordeste e Centro Sul da Bahia - SICOOB COOPERE, Maria Vandalva; o presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários do Grupo Walmart – SICOOB COOPERBOM, Alexandre Teixeira de Cerqueira; o presidente da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo – COOMAP, Jair Romualdo de Oliveira; o ex-Conselheiro Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, Renato Altino Paiva Neto; a vice-presidente da Cooperativa Ser do Sertão, Nereide Segala Coelho; a Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/BA, Jussiara Lessa; a irmã do homenageado, Zenaide Tecchio Munari; e a esposa, Vera Lucia Ventura.
RECONHECIMENTO
Em seu discurso, a deputada estadual Neusa Cadore falou que acompanha há muito tempo a caminhada de Cergio Tecchio e o definiu como um grande defensor do cooperativismo, inclusive lembrou o quanto foi decisiva a contribuição dele para a construção da Lei Estadual do Cooperativismo, projeto que ela relatou na Assembleia Legislativa. “Cergio, a Bahia lhe acolhe carinhosamente e formalmente como cidadão baiano e lhe agradece por toda a sua contribuição até aqui”, disse.
O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes Freitas, ressaltou que o cooperativismo brasileiro reconhece a força e o grande líder que é Cergio Tecchio, pois, mais do que gerar ideias e fazer planejamento, ele faz acontecer. Quem também destacou a capacidade de liderança do homenageado foi Maria Vandalva de Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Crédito Sicoob Coopere. Ela recordou momentos que representa o quanto ele se empenhou no avanço do cooperativismo no estado e o seu trabalho de mobilização e articulação das pessoas. “Tenho aprendido com Cergio que o cooperativismo é um movimento de pessoas que acreditam, sonham, mas também agem na direção de um mundo mais justo. De reinventar a vida de uma forma que as pessoas possam compartilhar resultados, participar de decisões”.
As qualidades profissionais e pessoais do presidente e sua capacidade de motivar, liderar e construir coletivamente também foram citadas em diversos depoimentos de familiares e representantes cooperativistas retratados em vídeos de homenagem e presencialmente, como a fala da sua irmã, Zenaide Tecchio Munari. Ela agradeceu, em nome de todos os familiares pela honraria, e reconheceu a capacidade de seu irmão de superar muitas dificuldades ao longo da vida, contando sempre com o apoio da sua esposa, Vera.
O presidente do Sicoob Cooperbom, Alexandre Cerqueira, elogiou a capacidade de Cergio reunir pessoas em torno de um propósito e que ele é um grande incentivador da elaboração de planejamentos estratégicos para contribuir com o desenvolvimento da gestão e da governança das cooperativas. Jair Romualdo, presidente da COOMAP, disse que Tecchio é uma das suas referências como pessoa e liderança e declarou convicto: “o cooperativismo baiano tem duas fases, uma antes e uma depois de Cergio Tecchio”.
NOVO CIDADÃO BAIANO
Muito emocionado e, depois de receber o título, o novo cidadão baiano rememorou a sua trajetória, desde a sua chegada à Bahia, em 1995. E como um grande visionário que sempre foi, ele dividiu com o público um dos seus sonhos e projetos daquela época, de implantar o cooperativismo nos 417 municípios do estado. E, para isso, ele explicou que foram selecionados 50 municípios prioritários para visitar e incentivar a organização de cooperativas.
E, atualmente, é possível constatar muitos frutos daquele trabalho. De acordo com ele, apesar da crise econômica do Brasil, o sistema cooperativista segue com o pé no acelerador. Hoje, as mais de 200 cooperativas baianas que fazem parte da OCEB administram ativos totais da ordem de R$ 3,5 bilhões. Além do ramo crédito, Tecchio destacou a atuação das cooperativas dos demais ramos: saúde, trabalho, transporte, educacional e agropecuário. Segundo ele, o foco do Sistema OCEB nos últimos anos tem sido aprimorar a gestão e a governança, expandir os serviços e profissionalizar cada vez mais e melhor.
E, antes de ser saudado com muitas palmas, o mais novo cidadão baiano encerrou o seu discurso dizendo: “Agradeço ao povo baiano, a deputada Neusa, a minha família e a todos os presentes. Estou muito orgulhoso de ser cidadão baiano. Nós SomosCoop, nós somos baianos, nós somos um povo que merece respeito, dignidade e qualidade de vida”.
Por Ascom OCEB e SESCOOP/BA (Com informações da Alba e VR14)
Créditos/Fotos: Pedro Ivo Sena (Ascom ALBA)
16 horas bem aproveitadas. Essa foi a avaliação de quem participou do Curso para Conselho de Administração com foco em Governança, que foi promovido pelo Sescoop/BA, nos dias 7 e 8 de maio de 2018, em Salvador.
A capacitação reuniu representantes de Conselhos de Administração e Diretores de cooperativas baianas de diferentes ramos (crédito, trabalho, saúde, educacional, transporte) para conhecer e/ou aprofundar conhecimentos sobre como desempenhar da melhor forma o cargo de conselheiro, contribuindo para o alcance das boas práticas de governança identificadas pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).
Alguns participantes já exercem esse cargo, mas outros estão atuando pela primeira vez, e este é o caso de Paulo Gomes, da COOPERCAP - Cooperativa de Capacitação, Prestação de Serviços e Assistência Técnica. Ele disse que ter participado do curso o ajudou a ter uma visão abrangente e estratégica de como exercer o cargo de conselheiro. Já para Thais Queiroz, integrante do Conselho de Administração da Unibrasil Saúde - Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde, o curso proporcionou networking e troca de experiências ao ouvir os relatos dos conselheiros de outras cooperativas.
O instrutor, Danilo Matos, responsável por ministrar o curso, fez um balanço da capacitação. “O resultado foi muito satisfatório em relação à construção colaborativa dos assuntos tratados. Apresentamos uma visão mais do estratégico da cooperativa e de como eles [conselheiros] podem desenhar esse norte da cooperativa e contribuir como um todo”. Esse entendimento sobre o papel do Conselho de Administração é compartilhada por Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB. “Os conselheiros precisam pensar estrategicamente como a cooperativa pode prestar um bom serviço para a sociedade e conquistar mercado para que o maior ganho chegue para o associado e, consequentemente, aumente a adesão de sócios”, ressaltou durante sua fala de boas-vindas.
CONSELHO FISCAL
O Curso para Conselho Fiscal com foco em Governança aconteceu nos dias 9 e 10 de maio, em Salvador, e teve a mesma carga horária da capacitação para Conselho de Administração. A responsabilidade e o compromisso de acompanhar e fiscalizar a gestão da cooperativa foi um dos aspectos tratados durante a formação.
Mesmo para quem já atua há um tempo como conselheiro fiscal, a capacitação sempre agrega novos conhecimentos para desempenhar o cargo de forma mais qualificada, como afirmou Sr. André dos Santos, representante da ELINQ - Cooperativa de Trabalho de Montagem e Manutenção Industrial. Já para Roberta Gomes, fisioterapeuta e nova integrante do Conselho Fiscal da Unifisio - Cooperativa de Trabalho dos Fisioterapeutas da Bahia, os conteúdos tratados ajudaram a compreender sobre a gestão de uma cooperativa, pois ela tinha mais experiência na parte técnica.
Explicar sobre o papel do conselheiro fiscal dentro da estrutura de governança cooperativa foi um dos pontos abordados pelo instrutor. “Falamos sobre como ele pode ir muito além da visão do dia-dia da cooperativa e contribuir para que a estratégia da cooperativa seja efetivada”, explicou.
A rodada de cursos para Conselhos iniciou em Salvador e continuará em mais duas cidades baianas: Feira de Santana (21 e 22 de maio – Conselho Fiscal) e Luís Eduardo Magalhães (14 de junho – Conselho Fiscal e 15 de junho – Conselho de Administração). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: http://www.eventos.bahiacooperativo.coop.br/
Essa é mais uma capacitação que o Sescoop/BA realiza, contribuindo com a concretização de um dos seus objetivos estratégicos que é “Promover a profissionalização da gestão e da governança cooperativista”.
Por Ascom Sescoop/BA
Os colaboradores da Unibrasil Saúde – Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde, localizada em Feira de Santana, participaram no dia 26 de abril da Oficina de Qualidade de Vida no Trabalho. Esta iniciativa, promovida pelo SESCOOP/BA, em seu 4º ano, objetiva sensibilizar os cooperados e funcionários das cooperativas baianas sobre a importância do cuidado com a saúde, qualidade de vida e segurança do trabalho. Nesse novo ciclo, a execução da oficina está a cargo da Cooperativa de Trabalho dos Fisioterapeutas da Bahia – Unifisio.
As fisioterapeutas, Fabiana Dantas e Renata dos Anjos, dialogaram sobre a Síndrome de Burnout, estado de tensão emocional e estresse crônicos provocados por condições de trabalho (físicas, emocionais e psicológicas) desgastantes, e refletiram com os participantes sobre o tema: “Felicidade no trabalho: utopia?”.
Durante as oficinas também foram realizados ginástica laboral e alongamentos com os colaboradores, visando melhorar a funcionalidade dos músculos e vivência corporal.
Com informações da Unibrasil Saúde
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA foi credenciado como Unidade Capacitadora do Programa de Educação Profissional Continuada (EPC) do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA). Essa habilitação significa que os cursos voltados para contadores, a exemplo do FORMACONT - Formação de Contadores Cooperativistas, passam a atender à EPC, conferindo pontuação por carga horária aos profissionais de contabilidade participantes.
Desde janeiro deste ano, contadores das cooperativas baianas, funcionários ou terceirizados, regulares com o Conselho Regional de Contabilidade, indicados pelas cooperativas do Sistema OCEB, estão participando do FORMACONT e tendo a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na elaboração de prestação de contas e demonstrações contábeis de acordo com as exigências da lei do cooperativismo e das Normas Técnicas do Conselho Federal de Contabilidade aplicadas às Sociedades Cooperativas.
Para Livia Conceição, Gerente de Operações do SESCOOP/BA e integrante da Comissão de Contabilidade para as Cooperativas do CRCBA, esse credenciamento representa “a preocupação do Sistema OCEB em oferecer capacitações que visam atualizar, aprimorar e expandir os conhecimentos e competências técnicas para os contadores em prol da qualidade dos serviços prestados às sociedades cooperativas e em consonância com a Norma Brasileira de Contabilidade – NBC PG 12(R2) que dispõe sobre a Educação Profissional Continuada”.
Ao promover o FORMACONT e outras capacitações voltadas para os profissionais de contabilidade o SESCOOP/BA busca constantemente melhorar a gestão contábil das cooperativas baianas, confirmando que a formação continuada é uma das formas mais eficazes.
Por Ascom SESCOOP/BA
Logo: Site CRCBA
Contribuir para a melhoria da gestão e governança de cooperativas, promovendo o desenvolvimento da sua autogestão, é um dos focos de atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, que desenvolve diferentes programas e processos de orientação, constituição, assessoramento e acompanhamento de cooperativas em todo o país.
Dentre os programas, existe o de acompanhamento econômico-financeiro das cooperativas, que é operacionalizado por meio uma ferramenta chamada GDA, em ambiente virtual, onde são registrados os dados econômicos, financeiros e sociais das cooperativas, organizando as informações e gerando conhecimento e subsídios técnicos aos dirigentes e executivos das respectivas cooperativas para a tomada de decisão.
E para ensinar como utilizar o GDA, foi realizado, em Salvador, no dia 20 de abril, o “Curso: Agente de Desenvolvimento Cooperativo” voltado para representantes de duas cooperativas baianas, a CAJ – Cooperativa Agrícola de Juazeiro da Bahia e a COOMAP – Cooperativa Nacional de Transporte Terrestre, e para os analistas de monitoramento do SESCOOP/BA. A capacitação foi realizada pelo Sescoop Nacional e teve como objetivo ensinar aos agentes como utilizar a ferramenta para, a partir daí, ser implantada nessas cooperativas como projeto piloto.
A gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP/BA, Jussiara Lessa, ressaltou que os participantes do curso avaliaram positivamente o evento e as cooperativas CAJ e COOMAP já aderiram à ferramenta e estão em fase de alimentação do Sistema GDA, confirmando, assim, o interesse delas em demonstrar a capacidade econômica para parceiros, clientes e outras cooperativas.
A perspectiva futura é sensibilizar novas cooperativas baianas a aderirem ao programa para que o registro das informações contribua para melhorar a gestão econômica, financeira e social de cooperativas por meio de indicadores e para a promoção da transparência junto aos cooperados.
Por Ascom SESCOOP/BA
Depois do sucesso do 1º Encontro de Negócios, o Sicoob Central BA realizou a segunda edição do evento, de 13 a 15 de abril de 2018, em Mata de São João/BA, que teve como tema: “O estilo Sicoob de Vender – Simples, Sustentável e Humano”. Promovido pelo Sicoob Central BA e pelo Sescoop/BA, o evento teve como objetivo promover um estímulo às vendas, destacando o estilo Sicoob de vender, valorizar a cultura de pertencimento ao Sicoob e propiciar a integração dos empregados do Eixo Relacionamento com o Associado das cooperativas associadas.
Repetindo a grande adesão do público da primeira edição, o Encontro teve a participação de 200 pessoas, entre diretores, responsáveis e equipe da área de relacionamento das cooperativas associadas; diretores, gerentes e equipe da gerência de negócios do Sicoob Central BA. A programação do evento contou também com a participação da diretoria do Bancoob, da Sicoob Confederação, do Sicoob Seguradora e do Sistema OCEB.
Programação diversificada e motivadora
No primeiro dia, Marco Aurélio Almada, presidente do Bancoob, ministrou a palestra com o tema: Público Jovem. “Nós estamos levando o cooperativismo para cada vez mais pessoas porque nós não estamos parados. Estamos ativos, vibrantes e acreditando no nosso propósito e na qualidade do serviço que a gente presta para os cooperados”, comentou Almada.
Os participantes também acompanharam a palestra de Guilherme Ferreira, sobre o Estilo Sicoob de Vender. Ele refletiu sobre os valores, princípios do cooperativismo e do seu papel de contribuir para transformar a sociedade, a comunidade e o país em um lugar melhor. Ao final da palestra, Guilherme agradeceu ao convite e ressaltou: “estar aqui com nossas cooperativas, estar aqui com o povo do Sicoob nos energiza”. O palestrante Pedro Nascimento dividiu o palco com Guilherme e reforçou o diferencial das cooperativas de crédito ao afirmar que “sempre que você consome um produto ou serviço você não está só tendo uma relação comercial, você está investindo no que aquela organização acredita, no propósito daquela organização”.
O segundo dia do evento iniciou com a palestra de Luciano Ribeiro, superintendente comercial do Bancoob, que falou sobre Crédito como produto e do quanto “o Sistema regional baiano está crescendo de forma espetacular, levando crescimento, crédito, serviços aos seus associados”, disse.
E para ampliar o conhecimento dos participantes sobre estratégias de comercialização de alguns produtos do Sicoob (Cartões, Cobrança, Seguros, Sipag e Previ), eles foram divididos em 5 salas para acompanhar as exposições dos consultores do Bancoob e da Sicoob Seguradora que se revezaram pelos locais. A metodologia usada oportunizou que o público trocasse conhecimentos, esclarecessem suas dúvidas e conhecessem detalhadamente sobre as vantagens e o diferencial dos produtos ofertados pelo Sicoob.
Durante o evento, aconteceu o reconhecimento dos vencedores das etapas de 2017 da “Campanha Super Vendedor” – campanha estadual de vendas -, além da entrega da premiação para os “Mega Vendedores de 2017” e os campeões da etapa de janeiro do “Super Vendedor de 2018”. Ainda em clima de comemoração, os participantes se comprometeram com as metas e objetivos para o ano de 2018. Depois das premiações, os participantes foram surpreendidos com a palestra de Oscar Schmidt, ex-jogador de basquete. O público ficou bastante interessado e motivado com a história do ex-atleta. Ao final, os participantes se confraternizaram para celebrar o sucesso de mais um encontro.
Balanço e perspectivas futuras
Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB, falou sobre a participação do Sescoop/BA na promoção do encontro, além de lembrar tudo o que as cooperativas de crédito levam para as comunidades onde estão inseridas. “O negócio faz parte da cooperativa. As cooperativas são para fazer negócios, para que os cooperados tenham oportunidade de fazer todos os seus negócios no mesmo local. E no cooperativismo de crédito ele tem a oportunidade de fazer todas as suas transações financeiras, bancárias e de serviço. Estamos juntos com o Sicoob na realização de grandes eventos de negócios por nossos 140 mil sócios na Bahia”.
Já o presidente do Sicoob Central BA, Ivo Azevedo de Brito, destacou o crescimento obtido no ano passado e lembrou que “em 2017 começamos a realizar uma mudança nas cooperativas da Bahia e isso vai refletir nos resultados de 2018, conquistando destaque nacional, mantendo o foco nas vendas e superando nossos resultados”.
O presidente do Sicoob Confederação, Henrique Castilhano ressaltou o caminho promissor que está sendo percorrido pelo Sicoob na Bahia. “Com esta Central e cooperativas tão pujantes, que vêm crescendo, dobrando de tamanho a cada quatro anos, a gente tem a certeza que estamos no caminho certo aqui na Bahia. Cooperativas integradas, fortes e avançando a cada dia trazendo o desenvolvimento que o Sicoob tem tido em todo território nacional”.
Alexsandro Silva, diretor administrativo do Sicoob Central BA, fez um balanço sobre o encontro: “O Sicoob Central BA acredita que este tipo de evento alinha os direcionamentos e motiva os empregados no alcance das metas, além de integrar as cooperativas, fortalecendo ainda mais o Sistema BA. Temos certeza que todos os participantes voltaram para suas cooperativas com um desejo ainda maior de fazer a diferença”, concluiu Alexsandro.
“A partir deste momento damos continuidade às nossas vendas, aos nossos negócios em 2018. Acredito no potencial das nossas cooperativas, acredito em cada um de nossos empregados. Tenho certeza que juntos alcançaremos o nosso objetivo e teremos resultados ainda melhores”, ressalta Josemir Pereira, diretor Operacional do Sicoob Central BA.
(Com informações e fotos do Sicoob Central BA)