A “Inovação e Criatividade na comunicação das cooperativas” foi o tema do Encontro de Comunicadores Cooperativistas da Bahia, evento que é promovido há cinco anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOPBA, com apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB.
O público formado por cooperados, funcionários e dirigentes de cooperativas baianas vinculados à área de comunicação se reuniu no dia 28 de abril de 2017, em Salvador, para trocar experiências e refletir sobre a importância da comunicação para o desenvolvimento das cooperativas.
A gerente de comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, esteve presente em mais uma edição do evento e apresentou o planejamento estratégico de comunicação do Sistema OCB, com as ações previstas de curto e longo prazo, para que o trabalho entre as unidades nacional e estaduais do Sistema sejam, cada vez mais, alinhadas. Daniela afirmou que a “comunicação cooperativista na Bahia está a cada ano se aperfeiçoando. Vejo profissionais comprometidos e com o apoio da OCB/Bahia tem apresentado propostas e soluções que ajudam a fortalecer o cooperativismo Nacional. A Rede Olá é uma ferramenta que possibilita uma interlocução com o público, iniciativa inédita que tem mostrado um ótimo resultado”.
Durante o encontro, as cooperativas foram convidadas pela analista de comunicação da OCEB, Ana Paula Mamede, a intensificarem o uso da Rede Olá, ambiente virtual criado pelo Sistema OCEB para as cooperativas exporem seus produtos e serviços, realizar negócios e trocar conteúdos. “A Rede Olá permite a criação de perfis, fóruns, grupos de discussão, calendário de eventos, blogs e catálogo virtual”, ressaltou a analista.
A abordagem sobre o tema central e a condução da oficina prática foi feita pelo palestrante Pedro Cordier, especialista em comunicação, criatividade e conectividade. Ele conversou com o público sobre como atenuar ruídos de comunicação utilizando estratégias e ferramentas digitais que possibilitem uma boa comunicação das organizações com seus públicos de interesse, que estão cada vez mais conectados e conscientes. Na etapa prática, os participantes exercitaram a criatividade e a inovação e puderam perceber como é possível criar e inovar nas cooperativas aonde atuam com atitudes simples, mas efetivas.
Os comunicadores avaliaram positivamente o evento e expressaram a relevância de defender e disseminar, cada vez mais, o cooperativismo para a sociedade. Para Jhoni Cavalcanti, comunicador da Cooperativa Educacional de Xingó - COOPEX, o evento foi extremamente produtivo, pois trouxe muitas respostas aos anseios da cooperativa e reafirmou a importância de fortalecer a comunicação entre as cooperativas e seus cooperados para consolidar e promover o cooperativismo.
Alberlan Almeida, representante da Cooperativa de Ensino da Região de Irecê - Coperil, destacou que saiu enriquecido com as trocas realizadas durante o encontro e expressou a necessidade da Rede de Comunicadores Cooperativistas da Bahia manter a interação e o diálogo. Esse também é o interesse do Sistema OCEB que tem buscado garantir a comunicação frequente e ágil com as cooperativas, fortalecendo a imagem do Sistema e divulgando os benefícios do cooperativismo.
Confira fotos do evento:
O Encontro das Cooperativas do Ramo Transporte reuniu representantes de cooperativas legais do ramo transporte da Bahia e de Sergipe, além de integrantes da Central de Cooperativas do ramo transporte (Rede Transporte) para debater temas relacionados à gestão e fortalecimento desse segmento. A sede da COOMAP - Cooperativa Nacional de Transporte Coorporativo, localizada em São Sebastião do Passé, cidade que fica a 70km de Salvador, sediou o evento, que foi realizado ontem.
As boas-vindas aos participantes foi feita por Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB, que falou sobre a necessidade das cooperativas aperfeiçoarem a gestão e gerarem resultados positivos para os cooperados. Ele destacou o trabalho integrado e estratégico do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, organizações promotoras do encontro, para contribuir com a defesa e desenvolvimento do cooperativismo no estado.
A primeira palestra do dia foi feita por Rafael Melo, especialista em Sistemas Tecnológicos, que apresentou exemplos de plataformas tecnológicas atuais, usadas por empresas para atender o público consumidor, destacando a mobilidade como modelo de negócios e a possibilidade das cooperativas de transporte utilizarem aplicativos como forma de qualificar os serviços oferecidos aos seus clientes.
Dando continuidade, Abel Paré, Presidente da Rede Transporte e Diretor do Sistema OCERGS, e Evaldo Moreira, Diretor Administrativo da COOPMETRO, abordaram sobre o funcionamento da Plataforma de Negócios “Bandeira Única”, projeto que está sendo desenvolvido pela Rede Transporte e que integra aplicativo para gerir todo controle do fluxo de frotas e cargas, assim como o controle de logística e de compras. A previsão é que comece a funcionar em junho desse ano, mas a COOPMETRO, Cooperativa de Transportadores Autônomos de Cargas e Passageiros da região metropolitana de Belo Horizonte, já começou a testar a plataforma. O presidente dessa cooperativa, Marcos Leisson, presente no evento, garantiu que o aplicativo tem funcionado bem e os resultados esperados é profissionalizar ainda mais os serviços da cooperativa e gerar economia para dividir a sobra com os cooperados.
A parte da tarde foi dedicada à apresentação do case de sucesso de boas práticas de gestão. A experiência apresentada foi a da COOPMETRO. Os participantes conheceram a estrutura da cooperativa, como eles atendem aos seus clientes, os benefícios oferecidos aos cooperados e como estabelecem o relacionamento com outras cooperativas. O sr. Evaldo Moreira ressaltou que a adesão da cooperativa ao PDGC (Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas) foi fundamental para melhorar a gestão e governança institucional e que esse ano vão se inscrever no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. Aproveitou a oportunidade para ressaltar que os dirigentes participem dos programas e capacitações oferecidos pelo Sescoop.
A palestra de encerramento foi feita pelo analista de Monitoramento do Sistema OCB/ES, David Duarte Ribeiro. Ele fez uma abordagem sobre o panorama do cooperativismo do ramo transporte no Espírito Santo, apresentando os avanços e desafios dos últimos 4 anos e as ações realizadas para o fortalecimento do setor no estado. “Fica claro que as cooperativas precisam buscar, cada vez mais, a união, e esse evento trouxe temas importantes e abrangentes que vão contribuir com o trabalho que está sendo realizado na Bahia”, destacou.
Para Abel Paré, o encontro foi bem estruturado nas necessidades e prioridades do ramo e a interação do público foi um aspecto positivo. “Eu percebo amadurecimento dos dirigentes das cooperativas e a disposição para fazer negócios, melhorar os resultados e a produtividade”, disse.
Jair de Oliveira, presidente da COOMAP e Conselheiro representante do ramo transporte na OCEB, ressaltou que o evento foi altamente positivo, com adesão de várias cooperativas, inclusive as de outros estados, como Sergipe. Agradeceu o apoio do SESCOOP/BA e adiantou que já está entusiasmado para o próximo.
Confira algumas fotos:
O ciclo de Workshops Excelência de Gestão, promovido pelo SESCOOP/BA, continua acontecendo nas cidades do interior baiano. Depois de passar por Feira de Santana, nos dias 30 e 31 de março, e por Itabuna, nos dias 3 e 4 de abril, o evento agora será realizado em Luís Eduardo Magalhães, a partir desta quinta-feira (6).
Durante a passagem por Feira de Santana, cerca de 20 representantes de cooperativas da região puderam se preparar para o preenchimento do questionário que compõe o PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, tirar dúvidas e compreender melhor sobre a metodologia e os parâmetros que norteiam o Programa. Um desses participantes foi a Presidente do Conselho do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, que afirma se sentir bem mais preparada após participar do workshop. “Entendo que o desafio neste caminho reside na necessidade de mudanças nas práticas das cooperativas, precedidas pelas mudanças de atitudes das pessoas, concebendo um modelo de gestão que seja organizado, padronizado e compartilhado entre os agentes da governança”.
Doze cooperativas estiveram presentes no Workshop de Feira de Santana, que é ministrado por Gênia Porto, consultora Mestre em Administração e também especialista em Avaliação em Gestão. “O workshop é divido em duas fases; uma onde apresentamos a metodologia do Programa e discutimos sobre a importância de adotar melhorias na Gestão, e a segunda, que é a prática, onde é possível exercitar e fixar o conteúdo teórico”, explica.
Quem também participou do Workshop e aprovou, mas desta vez na cidade de Itabuna, foi Diana Ferreira Campos da cooperativa Unimed Itabuna, durante os dias 03 e 04 de abril esteve em contato direto com o universo do PDGC. Diana informou que a aplicação do Programa já está em andamento na cooperativa mas que, a partir deste workshop será realizado com mais segurança.
Diana aproveitou para parabenizar o SESCOOP/BA “Por estar sempre focado na evolução dos princípios de governança das cooperativas e mais ainda pelo conjunto de ações muito bem orquestradas, tendo de 2013 a 2015 investido nos Primeiros Passos para a Excelência e, desde o ano passado até agora, incentivando o compromisso Rumo à Excelência”.
Luís Eduardo Magalhães é próximo local a sediar o Workshop, a partir do próximo dia 6, que também tem duração de dois dias. Em seguida, o workshop será realizado em Vitória da Conquista, onde encerra o ciclo, nos dias 11 e 12 de abril. Os interessados em participar dos próximos workshops podem fazer a inscrição online por meio deste portal.
SOBRE O PDGC
O PDGC é um Programa do Sescoop e objetiva promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista, de forma simples, prática, orientada e de baixo custo, visando melhorar as cooperativas em termos de planejamento, execução, controle e aprendizado.
Dirigentes, cooperados e funcionários de diferentes ramos participaram da primeira edição do workshop ‘Excelência da Gestão: Critérios de Avaliação da Governança e Gestão’, realizado em Salvador nos dias 28 e 29 de março. A atividade visa preparar as cooperativas para a participação no PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.
Durante os dois dias, os participantes puderam tirar dúvidas sobre o preenchimento do Questionário de Autoavaliação do PDGC e aprenderam sobre a metodologia e os conceitos do programa. Entre os participantes estava a presidente da Coperil - Cooperativa de Ensino da Região de Irecê, Alaerte Martins, que afirmou ter aproveitado bastante o evento: “Volto para a cooperativa com a sensação de que vamos preencher o questionário do PDGC de forma bem mais consciente e que estamos no caminho certo para termos melhores resultados”.
Além das explanações, o workshop também conta com atividades práticas, onde os participantes realizam exercícios baseados na realidade de suas cooperativas. A metodologia também foi aprovada pelo diretor-presidente da Cooperativa de Crédito Sicredi Salvador, Miguel Calmon: “Com a nossa participação neste Workshop e a aplicação do que foi absorvido aqui, implementaremos melhorias em nossos processos e práticas de gestão na busca da excelência”.
O workshop tem como instrutora Gênia Porto, mestra em administração com grande experiência em consultoria e avaliação em Gestão. “A expectativa é que após o workshop as cooperativas possam realizar a autoavaliação com melhor qualidade, já que esclarecemos sobre possíveis dúvidas contidas no questionário de autoavaliação do Programa”, esclarece Gênia e ressalta que a diversidade da turma, formada por representantes de vários ramos, torna a troca de experiências ainda mais rica.
Sempre com dois dias de duração, o workshop em Salvador foi o primeiro de uma série que irá passar por mais quatro cidades baianas: Feira de Santana, nos dias 30 e 31 de março; Itabuna nos dias 03 e 04 de abril; Luís Eduardo Magalhães, nos dias 6 e 7 e, por fim, Vitória da Conquista, nos dias 11 e 12 de abril. Os interessados em participar dos próximos workshops podem fazer a inscrição online através deste link.
Realizado pelo SESCOOP/BA, o ciclo de Workshops Excelência da Gestão promove a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas, através da participação destas no PDGC, que é uma iniciativa do Sescoop executada com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FQN).
Foi iniciada na noite desta terça-feira, 28, a 51ª Exposição Nacional Agropecuária de Vitória da Conquista - Expoconquista. O evento é realizado pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) e se estenderá até o dia 2 de abril de 2017, no Parque Teopompo de Almeida.
A abertura oficial foi feita pelo presidente da Coopmac, Jaymilton Gusmão Filho, e contou com a presença do prefeito da cidade, Herzem Gusmão, além de outras autoridades municipais, estaduais, eclesiásticas e presidentes de Cooperativas. A ExpoConquista é uma das maiores e mais importantes feiras agropecuárias do Brasil e beneficia tanto quem visita, quanto os parceiros e apoiadores, fortalecendo o agronegócio.
Presente em mais uma edição do evento, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, convidam todas as cooperativas da região a visitarem o seu stand, espaço onde serão realizados atendimentos às cooperativas, divulgação de produtos de cooperativas, promoção da cultura da cooperação e do cooperativismo, além da divulgação do PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas e dos produtos e serviços oferecidos pela OCEB e pelo SESCOOP/BA.
O superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista e o supervisor administrativo da OCEB, Márcio Santos, estarão presentes durante toda a feira no stand. José Alberto afirma que a participação na Expoconquista é uma grande oportunidade para estreitar o relacionamento com as cooperativas da região, além de permitir que a OCEB e o SESCOOP/BA sejam amplamente conhecidos pela sociedade em geral.
Última turma desta edição teve 25 formandos que apresentaram projetos sociais para banca examinadora. Capacitação visa formar lideranças em cooperativismo.
Em Gandu, cidade do Sul da Bahia, 25 jovens tiveram neste sábado (25) um dia bastante diferente do habitual. É que todos estavam participando da cerimônia de conclusão do Jovemcoop, programa de capacitação para futuros gestores e líderes do cooperativismo.
Após 9 meses de encontro quinzenais, os 25 participantes apresentaram Trabalhos de Conclusão de Curso para uma banca examinadora. Foram 4 projetos, voltados para atividades culturais, educação e combate ao analfabetismo e divulgação da cultura cooperativista. Essa formatura encerra o ciclo Jovemcoop iniciado em 2016 e que passou por outras cidades da Bahia (Valente, Cruz das Almas, Vitória da Conquista e Pintadas).
Além da banca examinadora, ocorreu a cerimônia de encerramento, com a presença da presidente da Cooliba - Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia, Marília Cavalcante Reis; o presidente do Sicoob Norte Sul, Afrorisval Olímpio de Almeida; a presidente da Cooperativa Agrícola de Gandu, Ana Paula, e o superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista.
Para Marília, que também é coordenadora e facilitadora do curso, a iniciativa é extremamente importante e foi um prazer fazer parte do processo. “Participar do Jovemcoop foi uma honra. Fico agraciada por trabalhar com o desenvolvimento das futuras lideranças do cooperativismo e despertar nestes jovens a vontade de se preparar. O passo inicial para isto é o autoconhecimento e os facilitadores auxiliaram os participantes a desenvolverem habilidades comportamentais e técnicas para momentos de conflito e de decisão”, disse.
Emerson Quirino, 18 anos, foi um dos concluintes e falou que foi uma ótima experiência: “O Jovemcoop capacita através de experiências e desperta o desejo de ser uma liderança. Cada módulo, cada aula, abre um mundo. A metodologia utilizada nos proporcionou um aprendizado prazeroso e hoje eu tenho o objetivo de chegar na presidência de uma cooperativa”, relatou o jovem que tem um ano e meio na Coopag - Cooperativa Agrícola Gandu.
O sentimento é similar ao de Djeane Souza, assistente administrativa na Sicoob Norte Sul. “O projeto de conclusão da minha equipe foi a criação de uma biblioteca sobre cooperativismo para levar para as escolas. Propomos isso porque a gente não ouve falar sobre cooperativismo. Eu mesma não conhecia antes de começar a trabalhar e depois do Jovemcoop já me sinto apaixonada pela ideia e quero fazer com que mais pessoas entendam”, disse Djeane ao contar que o curso contribuiu muito com a sua rotina de trabalho. Feliz com a aprovação na banca, Djeane diz rindo: “Já quero o Jovemcoop 2!”
Jovemcoop
Implantado pelo Sescoop/BA, em parceria com as Cooperativas Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista, Coopmac, Sicoob Coopere, Sicoob Sertão e Sicoob Norte Sul, o programa Jovemcoop foi realizado no ano de 2016 e início de 2017 em cinco cidades baianas (Valente, Cruz das Almas, Vitória da Conquista, Pintadas e Gandu), sempre promovendo nos participantes o interesse pelo cooperativismo, conscientizando-os sobre seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde atuam e capacitando-os para atuar na liderança.
Os conteúdos abordados foram divididos em três etapas, Cooperativismo, Organização do Quadro Social e Atividades, que envolveram apresentação de representantes de cooperativas para falar sobre a sua experiência exitosa enquanto dirigente de cooperativa, orientação e elaboração de projeto de atuação, aulas de Comunicação Empresarial, Legislação Específica do Cooperativismo e Organização Financeira, além de técnicas de Gestão. O público alvo foi composto por funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados de cooperativas integrantes do Sistema OCEB.
Cerca de 200 representantes das cooperativas associadas ao Sistema de Cooperativas de Crédito da Bahia – Sicoob BA se reuniram no 1º Encontro de Negócios do ramo, realizado de 17 a 19 de março. O evento foi promovido pelo Sicoob Central BA com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB.
O presidente do Sicoob Central BA, Ivo Azevedo de Brito, deu as boas-vindas ao público na abertura do evento, ressaltou a parceria com o Bancoob, o Sescoop/BA e demais parceiros para a realização desse momento e convocou todos os presentes para disseminar os conhecimentos adquiridos para as cooperativas, pois, segundo ele, “a capacitação é feita para colher os frutos posteriormente”.
A satisfação de poder participar do Encontro de Negócios foi expressada pelo Presidente da OCEB e do Sescoop/BA, Cergio Tecchio, durante a sua fala. Ele é defensor do cooperativismo de crédito e destacou a qualidade dos serviços e produtos do Sicoob, que, além de serem voltados para as necessidades do associado e para o desenvolvimento das cooperativas, são importantes para o desenvolvimento da comunidade e para a vida das pessoas, e, por isso, a oportunidade de alcançar resultados melhores na área de vendas. “Eu sou cooperativista e temos que fazer esse sistema crescer”, concluiu.
A primeira palestra do dia foi ministrada pelo Diretor-presidente do Bancoob, Marco Aurélio de Almada, que apresentou dados sobre o crescimento do Sicoob. “Apesar de 2016 ter sido um ano desafiador para o Brasil nós alcançamos a marca de quase 77 bilhões de reais em ativos, o que nos posiciona na 9ª posição do ranking de bancos do Brasil”, ressaltou.
Ele também abordou sobre Economia Colaborativa, explicando sobre as mudanças tecnológicas ocorridas entre os séculos XX e XXI, as principais características e benefícios das novas tecnologias e das soluções que fazem com que as pessoas colaborem entre si, gerando os efeitos de melhor uso dos recursos do planeta. Em relação ao evento, ele evidenciou ser de fundamental importância. “Está ocorrendo um despertar das cooperativas para atividade comercial, ao invés da cooperativa esperar o cooperado vir na cooperativa, a cooperativa está indo ao encontro do cooperado”, explicou.
Já a outra palestra foi realizada por José Luiz Tejon, reconhecido conferencista da temática superação, e foi marcada por apresentação de exemplos práticos de superação, união, criatividade e de mudança de atitude. Tejon é um grande entusiasta do cooperativismo e expressou em diversos momentos: “Não haverá futuro sem cooperativismo”, “Cooperação é a única via”; além de convidar a todos a usar a hashtag #SouCooperativa.
O segundo dia de evento (18) foi iniciado com a conferência sobre cooperativismo financeiro e Sicoob realizada pelo Diretor de Operações do Bancoob, Ênio Meinen. A abordagem foi uma apresentação do cenário financeiro do Brasil e o posicionamento do Sicoob em relação a outros bancos. Para ele, a iniciativa do evento é duplamente importante: “primeiro para que os colegas possam ter acesso e dominar melhor o conjunto das soluções do portfólio comercial do Sistema e, logicamente, como decorrência, poderem oferecer esses mesmos produtos com propriedade para os cooperados”. E essa ação torna-se absolutamente importante, na opinião dele, pois com “a redução da taxa de juros, que vai diminuir a receita com intermediação financeira, receita essa que precisa ser reposta com outras soluções do portfólio comercial”.
E para ampliar o conhecimento dos participantes sobre os produtos e serviços do portfólio do Sicoob, eles participaram de conferências realizadas por representantes do Bancoob sobre os seguintes temas: cartões, seguro, consórcio e Sipag – Soluções Integradas de Pagamento. A metodologia usada nessa etapa do evento oportunizou que o público trocasse experiências, sanasse dúvidas e conhecesse detalhadamente sobre as vantagens e o diferencial dos produtos ofertados pelo Sicoob. Essa percepção foi confirmada por Patrícia Luz, gerente do Ponto de Atendimento de Jequié do Sicoob Coopere, que expressou a alegria de ver o amadurecimento do Sicoob Bahia e o crescimento do portfólio de produtos. Ela afirmou sobre a necessidade de aprimorar a técnica de vendas e que pretende levar o que aprendeu para a equipe que ela lidera: “precisamos fazer com que nossa cooperativa se torne sustentável”.
A programação contou ainda com a realização de um quiz para testar os conhecimentos dos representantes das cooperativas sobre os serviços e produtos do Sicoob e as suas particularidades, proporcionando uma maior integração entre os presentes.
O encerramento do encontro ficou a cargo do palestrante Marcelo Ortega, que fez uma explanação de forma descontraída e interativa. Ele afirmou que no mundo dos negócios “além de fazer, é preciso gostar do que faz", ressaltando que comportamento e atitude são essenciais. Reforçou também sobre a importância de o vendedor ter intimidade com o cliente para oferecer as soluções adequadas para o seu perfil.
Para Josemir Soares, Diretor Operacional do Sicoob Central BA, o evento foi bem aceito pelas cooperativas e a expectativa é que o resultado seja “o aumento de negócios para os nossos associados e, com isso, haverá melhores resultados para a cooperativa, mais sobras [de recursos] para o cooperado e, consequentemente, o desenvolvimento da comunidade local”.
Empresas habilitadas à execução dos serviços de Coaching podem ter acesso ao edital da licitação, CONVITE nº 001/20017, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, publicado na página Licitações deste portal.
A pessoa jurídica selecionada irá executar os serviços de Coaching do Programa Executive Coaching para Lideranças, destinado a 41 participantes, dentre dirigentes, conselheiros, gerentes e empregados que exercem função de liderança em cooperativas de crédito. A atuação será desenvolvida nos formatos presencial e online, nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Inhambupe, Itabuna, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Ponto Novo, Gandu, Rio Real, Valente, Mairi, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Ipirá, Itaberaba, Poções e Brumado.
O processo licitatório é público, na modalidade convite, do tipo menor preço, e a sessão licitatória acontecerá no dia 31 de março, às 10 horas, na sede do SESCOOP/BA, localizada na Rua Boulevard Suíço, nº 129, Nazaré, Salvador/BA.
Clique aqui para ter acesso ao edital completo.
Cinco cidades sediarão Workshop Excelência da Gestão - Critérios de Avaliação da Governança e Gestão
Buscando promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas e orientá-las quanto ao preenchimento do questionário do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB promove o Workshop Excelência da Gestão - Critérios de Avaliação da Governança e Gestão em 5 cidades do estado: Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Luis Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista.
Durante dois dias, das 8h às 18h, gestores, dirigentes e responsáveis pelo preenchimento do formulário do PDGC na cooperativa, serão auxiliados na construção do plano de melhorias visando maior qualidade nos aspectos de governança e gestão.
Cada cooperativa pode inscrever até dois participantes. As inscrições já estão abertas e são realizadas através deste site. Porém é preciso atentar que, como pré-requisito para o workshop, a cooperativa já deve estar inscrita no PDGC e já ter preenchido o primeiro bloco de informações.
Inscreva-se no Workshop mais próximo de sua região: clique aqui.
PDGC
Para aqueles que ainda não conhecem, o PDGC é uma iniciativa do Sescoop executada com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FQN). O Programa é um caminho ideal para promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista, de forma simples, prática, orientada e de baixo custo e visa melhorar as cooperativas, em termos de planejamento, execução, controle e aprendizado.
O sistema é simples e realizado através do preenchimento de questionários online, de modo que, na medida em que é preenchido, o programa promove a adoção de boas práticas de gestão e governança, melhora o desempenho e aumenta a competitividade das cooperativas no mercado. As cooperativas interessadas devem acessar o site do programa e seguir o passo-a-passo disponível no portal.
CONFIRA ABAIXO O CRONOGRAMA:
Salvador: Inscreva-se
Início: 28 de Março de 2017 às 08h
Término: 29 de Março de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 23/03/2017 23h59
Feira de Santana: Inscreva-se
Início: 30 de Março de 2017 às 08h
Término: 31 de Março de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 27/03/2017 23h59
Itabuna: Inscreva-se
Início: 03 de Abril de 2017 às 08h
Término: 04 de Abril de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 30/03/2017 23:59
Luís Eduardo Magalhães: Inscreva-se
Início: 06 de Abril de 2017 às 08h
Término: 07 de Abril de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 03/04/2017 23:59
Vitória da Conquista: Inscreva-se
Início: 11 de Abril de 2017 às 08h
Término: 12 de Abril de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 07/04/2017 23:59
INSTRUTORA: Gênia Porto
Mestre em Administração de Empresas – Escola de Administração – UFBA – 2007 com artigos e trabalhos publicados na área de gestão do conhecimento e com 15 anos de experiência em consultoria em Gestão Empresarial e avaliação da gestão (MEG); Sócia da empresa Dinâmica Apoio Empresarial com atuação na área de consultoria e treinamento em gestão desde 1999; Coordenadora dos processos de Premiações na ABGC – Associação Baiana para Gestão Competitiva: PGQB – Prêmio Gestão Qualidade Bahia e MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas desde 1998; Professora em cursos de pós-graduação e Instrutora de cursos relacionados aos critérios de excelência para a FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e ABGC; Examinadora de sistema de gestão com base nos critérios de excelência desde 1998.
Para mais informações, entrar em contato com Geisa Félix por meio do telefone 3421-5845 ou
A Colivre conquistou mais um prêmio nacional em primeiro lugar com o Noosfero. O Campus Virtual, solução baseada em Noosfero para ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), garantiu o primeiro lugar na categoria Recursos Educacionais Abertos (REA) no Prêmio ARede Educa 2016. Na categoria, a Colivre concorreu com projetos de instituições como Faculdade Casper Líbero, Instituto Anísio Teixeira e Unicamp. O Campus Virtual também foi finalista da categoria Plataformas Educacionais, concorrendo com instituições como Fundação Telefônica Vivo, Instituto TIM e Faculdade Getúlio Vargas, mas não foi selecionado entre os vencedores.
O Campus Virtual permite que instituições de ensino e pesquisa criem e gerenciem suas próprias redes sociais com foco em educação, ampliando as formas de comunicação entre toda a comunidade escolar, acadêmica ou corporativa. A plataforma proporciona a criação de processos educativos personalizados dentro do paradigma proporcionado pela web 2.0, tendo como eixo uma rede social educacional, que permite ampliar o processo de socialização e interação online entre estudantes, professores, gestores, coordenadores e funcionários dos diferentes cursos e campi de uma instituição de ensino ou pesquisa. A solução desenvolvida pela Colivre ainda possibilita a convergência, num mesmo ambiente web, do projeto educacional com a política de comunicação digital, multimídia e interativa da instituição.
Criado pela ARede, um projeto mantido pela Bit Social que estimula a inclusão social por meio do uso das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TICs), o prêmio teve mais de 220 projetos classificados. Desses, 85 obtiveram pontuação da Comissão Julgadora para se classificar entre os finalistas. A colocação dos finalistas será divulgada em novembro. Confira aqui a lista dos vencedores do prêmio: http://www.arede.inf.br/parabens-vencedores-do-premio-arede-educa-2016/
Fonte: COLIVRE
Profissionais de secretariado das cooperativas baianas participaram nos dias 24 e 25 de novembro do VI Workshop do Profissional de Secretariado da Bahia. O evento é promovido pelo Sistema OCEB por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA.
O objetivo do curso é promover para estes profissionais a oportunidade de adquirir e desenvolver habilidades, atitudes e conhecimentos, essenciais para as suas atividades diárias nas cooperativas em que atuam. A capacitação destes profissionais influencia diretamente na melhoria dos serviços prestados pelas cooperativas, tornando-as mais competitivas e qualificadas no mercado.
No primeiro dia do workshop, o instrutor Doglas Lubarino abordou sobre técnicas de comunicação, redação e processos textuais, trazendo situações cotidianas de trabalho para o debate com os participantes. “As comunicações textuais e verbais fazem parte do dia-a-dia deste profissional que, muitas vezes, representam e intermediam alguém, ou um processo comunicacional. Aperfeiçoar estas técnicas é de extrema importância para o seu trabalho”, pontua Doglas.
Participante pela primeira vez de um treinamento do Sescoop/BA, a assistente administrativo financeiro da cooperativa Ser do Sertão, Telmara Pedreira, afirma que o workshop apresentou técnicas e treinamentos fundamentais para o seu trabalho. “Tenho a certeza que saio daqui com uma bagagem de conhecimento útil para minha profissão, ajudando na concentração, assimilação, atuação e na comunicação das atividades”, afirma a assistente.
O segundo dia ficou a cargo de Carolina Micucci, especialista em Psicanálise pela UFBA, e sua equipe, com palestra e aplicação de técnicas segundo o método SUPERA. O objetivo da abordagem foi potencializar a capacidade cognitiva dos participantes aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora.
Vanessa Lima da Elinq, Cooperativa de Trabalho de Montagem de Manutenção Industrial, que está participando pela 3ª vez do Workshop, ressalta que a cada ano o evento se supera. “Tivemos a oportunidade de expandir nossa visão quanto a importância da nossa atividade e da nossa qualificação como profissionais com excelentes palestrantes. Pretendo me aprimorar e expandir o conhecimento oferecido nestes dois dias de atividades”, conclui Vanessa.
Confira abaixo as fotos do evento:
Com importante destaque na região Médio Sul da Bahia, o Sicoob Costa do Descobrimento completou no dia 11 de novembro de 2016, 20 anos de história. Inicialmente a cooperativa desempenhou um papel importante na região, ofertando crédito e serviços com taxas mais baixas aos produtores rurais e, posteriormente com a livre admissão, passou a ampliar seu público, atendendo novos associados de todos os segmentos.
Atualmente são mais de 2.800 cooperados em 14 cidades, atendidos através das 6 agências da cooperativa. O Sicoob Costa do Descobrimento fará uma programação especial para seus associados e convidados especiais hoje, a partir das 19h30, apresentando o vídeo institucional comemorativo dos 20 anos da cooperativa, além de uma palestra sobre educação financeira, peça teatral e coquetel.
De acordo com o presidente da cooperativa, Antônio Moraes, o objetivo da instituição é ampliar o seu atendimento, com abertura de novas agencias nas cidades do médio sul baiano. “O Sicoob Costa do Descobrimento vem alcançado índices de crescimento satisfatórios ao longo dos anos, apoiando sempre as atividades produtivas locais e acompanhando o que acontece de importante na vida das comunidades onde estamos inseridos. Em várias delas ocupamos as primeiras colocações em oferta de crédito, depósitos à vista e a prazo”, afirma o presidente.
Um grupo de produtores rurais do município de Marcionílio Souza/BA (337km de Salvador) receberam nos dias 8 e 9 de novembro, o curso de formação cooperativista promovido pelo Sescoop/BA. O curso é parte integrante do Programa de Orientação Cooperativista – POC que visa orientar grupos interessados em constituir uma cooperativa.
A iniciativa surgiu da ideia do produtor rural Rozildo Viera, que sensibilizou outros produtores e hoje já conta com a presença de mais de 30 pessoas. Os integrantes da futura cooperativa são produtores de frutas e hortaliças, que fazem parte da agricultura familiar do município.
O curso foi ministrado pela analista de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA, Geisa Félix, que acompanhou de perto os anseios do grupo que pretende formar acooperativa, visando assim o seu crescimento e sustentabilidade. Estiveram presentes no primeiro dia o prefeito e o secretário de agricultura do município.
A proposta desta ação é difundir a doutrina, princípios, valores e características da sociedade cooperativa, para grupos pré-cooperativos que estão surgindo. “Acredito no papel do cooperativismo por meio dos programas do Sescoop/BA que visam o avanço econômico dos cooperados e da comunidade onde a cooperativa encontra-se inserida”, conclui Geisa.
Cooperados e colaboradores de cooperativas baianas participaram no dia 28 de outubro, do Curso de Vendas e Mercados, oferecido pelo Sescoop/BA. Os presentes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimento e habilidades, para planejar e executar todas as etapas do processo de vendas dos produtos/serviços de suas cooperativas.
A capacitação está sendo realizada em diversas cidades da Bahia. No dia 27.10, a cidade de Feira de Santana recebeu o curso, e em novembro, será realizado em Vitória da Conquista (07.11), Itabuna (09.11) e novamente em Salvador, com uma turma exclusiva para as cooperativas de crédito (11.11).
As aulas estão sendo ministradas por Edi Carlos Borges, consultor e especialista em gestão empresarial. Para ele, debater sobre vendas e mercados com profissionais de cooperativas, em especiais aqueles que não tem uma formação na área administrativa, é fundamental para o seu crescimento e sobrevivência no mercado. “Vendas é o coração pulsante da cooperativa. Sem vender não há razão de existir, e todos são responsáveis por este processo”, pontua o consultor.
Sandra Cohim, presidente da Unifisio, já participou de diversos eventos do Sescoop/BA, e afirma que assim que soube do curso, percebeu a sua relevância. “As cooperativas de uma maneira geral têm grande competência técnica ao desenvolver suas atividades, porém, têm dificuldade em vender o seu produto/serviço para o público externo. O curso está sendo bastante útil para quebrar esta barreira”, completa Sandra.
Durante todo o dia, os presentes debateram sobre aspectos importantes no processo de vendas e análise de mercado, desde os conceitos iniciais sobre negociação, planejamento de vendas, comunicação, análise do perfil do consumidor, até prospecção e pós-venda. Para Rodrigo Chaves, funcionário do departamento comercial da Uniodonto, a iniciativa do curso é extremamente importante e fundamental para as cooperativas de todos os ramos e, sinaliza que estes debates devem ser feitos com frequência, incentivando inclusive a intercooperação entre as cooperativas.
Alunos do 3° ano das cooperativas educacionais da Bahia e vestibulandos tiveram um reforço a mais na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem de 2016. Isso porque o Sescoop/BA, em parceria com as cooperativas educacionais, promoveu o Projeto Aula Show 2016, com o objetivo de preparar os alunos para o exame.
A Aula Show é uma ação com proposta e metodologia diferenciadas, cujo objetivo é oferecer um “super aulão” de revisão da disciplina de português, especialmente dos temas voltados a interpretação de texto e suas linguagens, literatura e redação, que possuem importante peso para as provas do Enem que será realizado nos dias 05 e 06 de novembro de 2016.
A professora Káthya Ferreira foi quem ministrou as aulas do projeto, utilizando de metodologia diferenciada com vídeos, prosas e músicas, fazendo com que os alunos absorvessem o conteúdo com mais facilidade. “A revisão é o momento de cortar o que é supérfluo e deixar apenas o essencial. É a hora de reescrever o que já foi estudado através do lúdico, da interatividade e do motivacional”, afirma Káthya.
As aulas foram realizadas nos meses de outubro e novembro nas seguintes escolas: Cooperativa Educacional de Eunápolis – Cooeduc, Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – ECTEF, Cooperativa Educacional de Central – Coopec, Cooperativa de Ensino da Região de Irecê – Coperil e na Cooperativa Educacional de Sobradinho – Coes e Cooperativa Educacional de Xingó - Coopex. Para Verônica Oliveira Alves, coordenadora e orientadora educacional do ensino médio da Cooeduc, “essa parceria com a Sescoop/BA vem colaborar com a formação dos alunos, visando a qualidade do ensino, apresentando sempre um retorno positivo daqueles que participam”.
Apesar das cooperativas aplicarem outras metodologias de preparo para o ENEM, a Aula Show é sempre especial para os alunos, como sinaliza Giovana Campista, aluna da Cooeduc. "A revisão foi extremamente esclarecedora para nós alunos do Ensino Médio. Pudemos tirar nossas dúvidas de gramática, literatura e redação, o que contribuirá para o desempenho em exames de vestibulares próximos e no ENEM de 2016", concluiu a estudante.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA divulgou no dia 21 de outubro, a lista dos habilitados na 1ª etapa do processo seletivo 2016.
A seleção é para os cargos de analista (destinado a profissionais de nível superior completo em qualquer área), analista contador (para profissionais de Contabilidade), analista de comunicação (para profissionais de Comunicação Social) e analista jurídico (para advogado).
Informações sobre local e horário de aplicação das provas de conhecimento da 2ª etapa estarão disponíveis posteriormente nos sites www.concepcaoconsultoria.com.br e http://www.bahiacooperativo.coop.br/.
Clique aqui para acessar a lista dos candidatos habilitados e eliminados na 1ª etapa, assim como todas as publicações veiculadas referentes ao processo seletivo.
Os 31 gestores de cooperativas baianas participantes do Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP da turma de Feira de Santana, concluíram a última etapa deste nos últimos dias 13 e 14 de outubro. O GESCOOP foi realizado durante 7 meses, com 10 módulos e carga horária de 160h, proporcionando aos gestores a oportunidade de conhecer e debater sobre temas voltados a gestão empresarial com foco nas cooperativas.
O programa surgiu da necessidade de formar e capacitar quadros gerenciais e lideranças das cooperativas baianas. Para Alexandra Freitas, gerente de uma das agências do Sicoob Sertão, o curso ajudou a perceber novas formas de encarar a gestão, abordando assuntos essenciais para o seu trabalho na cooperativa. “O Sistema OCEB deve continuar investindo na profissionalização da gestão, pois o cooperativismo baiano só será forte se tiver pessoas seguras e capazes à frente dele”, afirma a gerente.
Em 2016, além de Feira de Santana, também foi aberta uma turma em Salvador, que concluiu suas atividades em setembro, totalizando assim 65 participantes este ano. Brisa Oliveira, gerente da Cooperativa de Crédito dos Funcionários da CEPLAC – COOPEC, onde trabalha há 14 anos, pontua que a sua participação no programa não poderia ter sido mais oportuna. “Estamos passando por um processo de centralização, em busca de novos sócios e ampliação dos serviços prestados em nossa cooperativa, e o programa está sendo de grande valia neste período”, conclui Brisa.
Os gestores interessados nas próximas turmas do Gescoop poderão entrar em contato com a gerente do Sescoop/BA, Jussiara Lessa, por meio do endereço eletrônico:
Através da parceria entre o Sescoop/BA e o Sicoob Central BA, foi realizado em Salvador no dia 10 de outubro, o Encontro dos Conselheiros de Administração do Ramo Crédito. O evento contou com cerca de 85 conselheiros, que discutiram sobre temas relacionados a profissionalização da governança cooperativista, através de palestras com profissionais da área, além da troca de experiência entre os participantes.
A abertura do evento foi feita pelo vice-presidente do Sicoob Central BA, Vandevaldo Rios, e pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que deram as boas vindas aos participantes, ressaltando sobre o papel dos conselheiros administrativos e fiscais nas cooperativas e, consequentemente, no desenvolvimento do cooperativismo.
A palestra da manhã foi conduzida por Márcio Port, especialista em gestão de serviços e em gestão de cooperativas, e presidente da mais antiga cooperativa de crédito da América Latina, o Sicredi Pioneira RS. Na oportunidade, Márcio apresentou sobre boas práticas de governança na Sicredi Pioneira RS, chamando atenção sobre a oportunidade que um evento como este traz para o cooperativismo. “Este tipo de encontro com todos os conselheiros permite o alinhamento e troca de experiências entre as lideranças das diversas cooperativas de crédito, provocando novos pensamentos e reflexões sobre situações comuns entre elas”, afirma Port.
No turno da tarde, o economista Edmundo Figueirôa abordou sobre o cenário econômico atual e o seu impacto nas cooperativas de crédito. Para a conselheira do Sicoob Coopelba, Michele Santos, “a experiência dos palestrantes e os conteúdos abordados são fundamentais para colocarmos em prática nas nossas cooperativas, aperfeiçoando ainda mais o cooperativismo de crédito na Bahia”.
A Cooperativa Educacional de Barreiras – COOPEB ficou entre os destaques no ranking das melhores escolas da Bahia, obtendo a quarta melhor nota no quesito redação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, conforme divulgado no dia 4 de outubro pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
A COOPEB, localizada no município de Barreiras/BA, atua há 24 anos no ramo educacional e possui, atualmente, um quadro de 486 alunos. Em 2015, a cooperativa promoveu em parceria com o Sescoop/BA, uma Aula Show, trabalhando temas de língua portuguesa, literatura e redação para seu alunado e a comunidade barreirense, como um dos projetos voltados para o ENEM.
O Sistema Cooperativista Baiano parabeniza a COOPEB por mais esta marca.
Após 10 módulos e 7 meses de aula, os alunos da turma de Salvador do Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP, participaram nos dias 29 e 30 de setembro do seu último módulo. Iniciada em março, a turma conta com 34 participantes que tiveram a oportunidade de conhecer e debater sobre temas voltados a gestão empresarial com foco nas cooperativas.
De acordo com a gerente do Sescoop/BA, Jussiara Lessa, o programa surgiu da necessidade de formar e capacitar o quadro gerencial e as lideranças das cooperativas baianas, ampliando o acesso às soluções de formação e qualificação profissional. Com carga horária total de 160h, os profissionais participantes trabalharam suas habilidades, atitudes e comportamentos, de forma estratégica, técnica e humana, voltadas para a gestão das cooperativas.
Vânia Oliveira, diretora administrativa da Cooliba, foi indicada a participar do curso pela presidência da cooperativa e, afirma que o conteúdo de todos os módulos foi bastante assertivo, principalmente quando aplicado no seu trabalho na cooperativa. “O curso me ajudou a abrir os horizontes sobre o papel do cooperativismo neste mercado competitivo, trazendo conteúdo de planejamento estratégico, financeiro, orientando-nos a como nos posicionarmos mercadologicamente”, pontua Vânia.
A metodologia foi um dos pontos mais relevantes do curso para Ricardo Calsolari, cooperado e responsável pelo departamento técnico-comercial da COOINSP, o que possibilitou aos participantes a praticarem em sala de aula o conteúdo aprendido, além de trocar experiências. “O GESCOOP é um curso fundamental para todos os gestores, conselheiros e dirigentes das cooperativas, ao abordar tópicos atuais e relevantes para a gestão dos nossos negócios”, conclui Ricardo.
Além de Salvador, o Sescoop/BA também abriu turma do GESCOOP neste ano em Feira de Santana, que realizará seu último módulo nos dias 13 e 14 de outubro.