Conselheiros administrativos e fiscais das cooperativas associadas ao Sistema de Cooperativas de Crédito da Bahia – Sicoob BA se reuniram em Salvador para participar dos Cursos Preparatórios para Certificação de Conselheiros de Administração e Fiscal.
A capacitação está alinhada com o objetivo estratégico de profissionalização da gestão cooperativista e foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, em parceria com o Sicoob Central BA. As capacitações ocorreram no período de 07 a 10 de agosto de 2017.
O instrutor dos cursos foi Alcenor Pagnussatt, profissional com ampla experiência em consultoria e treinamento para Cooperativas em todo o Brasil. Na formação voltada para os conselheiros de administração os participantes trocaram experiências e aprenderam assuntos que prepararam para obterem a certificação. Para Roque Martins, conselheiro administrativo do Sicoob Coopelba - Cooperativa de Crédito dos Empregados da Coelba e da Chesf Ltda, situada em Salvador, o curso foi muito bom e destacou a competência do instrutor em apresentar os assuntos.
Já no Curso Preparatório para Certificação de Conselheiros Fiscais o público teve acesso a diversos conteúdos (planejamento estratégico e orçamentário, gestão de risco, conceitos básicos de finanças e economia, etc.) que vão contribuir para melhorar o desempenho no exercício do cargo de conselheiro fiscal, além de debater sobre o papel do conselho fiscal face à gestão da cooperativa e ao alcance de boas práticas de governança.
Claudilene Gonzaga, conselheira fiscal do Sicoob Coopere, do município de Valente, avaliou de forma positiva a capacitação, pois, segundo ela, “teve a oportunidade de comparar o conteúdo com a prática e isso nos qualifica para exercer o trabalho de fiscalização com mais segurança”.
Cada turma teve 16 horas de capacitação.
Por ASCOM SESCOOP/BA
O Direcoop - Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano chega ao sul da Bahia, após ter percorrido as cidades de Luís Eduardo Magalhães, Salvador, Irecê e Vitória da Conquista, respectivamente. Desta vez, o evento aconteceu no dia 11 de agosto, em Itabuna, situada a 651 km de Salvador, e teve o intuito de estimular o debate sobre boas práticas da gestão e governança nas cooperativas da Região.
Ao abrir o encontro, o Superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista, acompanhado pelos Conselheiros Diretores da OCEB, Sílvio Porto de Oliveira e Afrorisval Olímpio de Almeida, e pelo Conselheiro Fiscal do SESCOOP/BA, Edwaldo Pinheiro, agradeceram a presença de todos, além de realçarem a importância da reflexão sobre a profissionalização das cooperativas em prol do crescimento e oportunidades de negócios.
“Fico muito feliz como dirigente cooperativo da Região Sul da Bahia, em poder receber mais uma vez o encontro em Itabuna. A gestão do presidente Cergio Tecchio tem sido profícua, voltada para os interesses do cooperativismo e também dessa forma de interiorização com a OCEB indo ao encontro das pessoas que fazem o movimento cooperativista no interior da Bahia. A OCEB está de parabéns”, elogiou o Conselheiro Diretor da OCEB, Sílvio Porto.
Mais uma vez, superando as expectativas dos líderes cooperativistas durante as rodadas do Direcoop, o presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Jairo Martins, apresentou a palestra “Gestão para Excelência: agenda em cenários de mudanças exponenciais”, pontuando os principais problemas da gestão nas organizações e os impactos ocasionados pela falta de planejamento. Martins falou que a discussão sobre a gestão das cooperativas é relevante no atual cenário do país e parabeniza a iniciativa do Sistema OCEB: “Dedicar um dia para discutir gestão é muito importante principalmente pelo papel que as cooperativas já desempenham no setor econômico, tenho certeza que o cooperativismo será um dos pilares de sustentação da economia brasileira. Foi uma experiência muito gratificante participar desse ciclo de palestras em cinco regiões da Bahia. Eu parabenizo o Sistema OCEB e a Bahia pela iniciativa em um momento em que a gente vê que a situação do Brasil anda tão pessimista”, ressaltou.
Na sequência, o superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista apresentou as ações realizadas pelo Sistema OCEB para atender as demandas das cooperativas oriundas da pesquisa realizada em 2016. Também foi aberto espaço para que os gestores demandassem novas solicitações que vão compor o Plano Anual de Trabalho da OCEB e do SESCOOP/BA para o próximo ano.
A Gerente Geral da Cooperativa de Crédito Sicredi Região Sul da Bahia - SICREDI, Noelia Marques da Silva, declarou que o evento foi de grande valia para os participantes porque entende-se que o cooperativismo é o caminho para ampliação dos benefícios para a sociedade em seus mais diversos ramos, principalmente no ramo crédito.
O processo de interiorização do Sistema OCEB e a aproximação com as cooperativas baianas foi um dos pontos destacados por José Flamarion Cerqueira, presidente da Cooperativa de Trabalho de Consultores Autônomos Ltda - Consulcoop. Para ele, o Direcoop veio firmar mais uma vez a presença da OCEB no interior da Bahia.
O penúltimo encontro regional contou com a participação de 45 representantes de 11 cooperativas da região Sul do Estado. A última rodada do Direcoop acontecerá na próxima sexta-feira, 18 de agosto, para os representantes das cooperativas de Feira de Santana e região.
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Por Ascom Sistema OCEB.
Vitória da Conquista, um dos mais importantes polos econômicos da Bahia, foi cenário de mais uma edição do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano, o Direcoop. O evento ocorreu no último dia 4, no auditório da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - COOPMAC e contou com a participação dos representantes dos ramos crédito, educação, trabalho, agropecuário, saúde e transporte da região sudoeste da Bahia.
O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, deu as boas-vindas aos presentes acompanhado pelo Conselheiro Fiscal do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, Pedro Euvaldo Caires, e pelo presidente da COOPMAC, Jaymilton Gusmão Filho. Tecchio exaltou a importância do diálogo sobre a profissionalização da gestão, com o propósito das cooperativas alcançarem maior viabilidade em seus negócios.
As realidades dos cenários empresariais e as transformações vividas por essas organizações foram alguns dos pontos abordados na palestra de Jairo Martins, presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Ele explicou que as cooperativas precisam estar atentas às mudanças e às novas tendências do mercado em gestão, tecnologia e informação, aspectos que surpreenderam de forma positiva o público.
Para o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense – COOMAP, Jaymilton Gusmão Filho, o Direcoop é um momento oportuno para avaliar e perceber o que está dando certo no setor cooperativista, além de aproximar e incentivar o contato dos associados com a diretoria da OCEB e do SESCOOP/BA.
Ana Angélica dos Santos Carvalho, secretária da Cooperativa Educacional de Caetité – COOPEC, fez uma avaliação positiva do evento, destacando que houve um direcionamento para que os líderes cooperativistas saibam como enfrentar as dificuldades que surgem nas áreas profissional e pessoal.
Na oportunidade, ainda foram demonstrados os resultados obtidos em 2016 e as ações executadas pela OCEB e o SESCOOP/BA, em atendimento às demandas das cooperativas baianas, pontos que despertaram a atenção dos participantes. Foi feita também a escuta das novas solicitações da região que nortearão o Plano de Trabalho do Sistema OCEB em 2018.
“A OCEB marcou mais uma vez um tempo importante para a região sudoeste da Bahia, pois permitiu o despertar das cooperativas para uma nova maneira de se trabalhar, principalmente no que diz respeito à área financeira”, afirmou o presidente do Sicoob Crediconquista, Valeriano Severino de Almeida.
Cumprindo mais um ciclo de encontros pelo interior da Bahia, o Direcoop visa ampliar o compartilhamento de informações e experiências entre as lideranças cooperativistas dos mais diferentes ramos, além de contribuir com a integração e o crescimento regional e sustentável do sistema cooperativista baiano. Outras duas cidades irão sediar o evento este ano: Itabuna (11.08) e Feira de Santana (18.08).
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Por Ascom Sistema OCEB.
Mais um município baiano sediou o Direcoop. Após ter passado por Luís Eduardo Magalhães e Salvador, agora foi a vez de Irecê, situada a 478 km da capital do estado, receber, no dia 28 de julho, líderes cooperativistas, conselheiros e assessores de cooperativas da região Piemonte e Chapada para dialogar sobre excelência da gestão em um cenário de constantes mudanças.
A Conselheira Diretora da OCEB, Alaerte Arônia, juntamente com o superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista, recepcionaram o público com uma mensagem de boas-vindas, ressaltando a relevância do evento que é levar novos conhecimentos para serem colocados em prática e, assim, fortalecer o sistema cooperativista baiano.
Dentre as reflexões apresentadas por Jairo Martins, presidente da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, que ministrou a palestra Gestão para a Excelência: agenda em cenários de mudanças exponenciais”, destaca-se a abordagem sobre os problemas mais comuns na gestão e o que é preciso fazer para evitá-los. “A má qualidade da gestão é a principal barreira para o sucesso dos empreendimentos”, ressaltou.
O evento, mais um ano, atraiu a atenção de representantes de cooperativas recém registradas na OCEB e de pessoas interessadas em constituírem novas cooperativas, como os participantes que vieram da cidade de Canarana/BA. Segundo Marcos da Silva, o grupo pretende fundar uma cooperativa de assistência técnica rural e a participação no evento proporcionou o esclarecimento de dúvidas, além de ampliar o conhecimento de ações importantes para essa etapa de formação da sociedade cooperativa.
A apresentação do trabalho que o Sistema OCEB tem realizado para responder às demandas das cooperativas baianas foi outra etapa do encontro. O público teve acesso às informações atualizadas sobre a realização do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC pelas cooperativas do estado e o que o Sistema OCEB tem feito para ampliar e fortalecer essa adesão. Ester Dourado, secretária da Coperil - Cooperativa de Ensino da Região de Irecê, destacou que com a participação no PDGC as cooperativas só têm a ganhar e fez um balanço do evento: “vou levar uma bagagem grande para poder contribuir com o desenvolvimento do plano estratégico e do PDGC da cooperativa”.
A regionalização desse ciclo de encontros foi um dos pontos positivos apontados por Jaidy Pereira, diretor administrativo da Cooperativa Agropecuária dos Produtores do Território da Chapada Diamantina - Cooperbonito. “Eu agradeço por descentralizar esse trabalho, sair da capital e vim para o interior, pois é mais fácil para nós e temos uma aproximação maior com vocês e vocês com a gente”, disse. Se aproximar das cooperativas para contribuir com o desenvolvimento participativo do cooperativismo baiano é um dos objetivos do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA ao realizar o Direcoop.
Na próxima sexta-feira, 04 de agosto, a cidade de Vitória da Conquista irá sediar o Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano - Direcoop.
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Por Ascom Sistema OCEB
Profissionalizar a gestão para tornar o cooperativismo baiano cada vez mais forte é um dos objetivos do Sistema OCEB, que tem desenvolvido ações com foco no aprimoramento da gestão das cooperativas do estado. No âmbito regional, o Encontro de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop se destaca em mais um ano. Promovido pelo Sindicato e Organização de Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, o ciclo do Direcoop deu continuidade em Salvador, no dia 21 de julho, possibilitando a intercooperação e a troca de experiências entre líderes cooperativistas de Salvador e Região Metropolitana.
A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sistema OCEB, Sr. Cergio Tecchio, juntamente com os conselheiros da OCEB, Jair Romualdo de Oliveira e Raquel Joquebede, que deram as boas-vindas aos participantes. Tecchio ressaltou que o evento é oportuno para refletir sobre o sistema cooperativista baiano e a importância de estimular as cooperativas a melhorarem sua gestão e ampliarem seu acesso ao mercado.
Em seguida, Jairo Martins, presidente da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), ministrou a palestra “Gestão para a Excelência: agenda em cenários de mudanças exponenciais”, destacando a necessidade das cooperativas realizarem seus planejamentos estratégicos e investirem em mudanças nas áreas digital, organizacional e no acompanhamento das tendências do mercado. “Essa palestra é muito importante, pois dá uma visão às cooperativas do que está acontecendo para elas se prepararem mais, porque o cenário é desafiador e todo desafio causa uma inquietude, sai da zona de conforto”, disse o palestrante.
Participando do encontro pela primeira vez, o diretor executivo do Sicoob Copelba - Cooperativa de Crédito dos Empregados da Coelba e da Chesf Ltda, Orlando Junior, opinou que o Direcoop é um evento fundamental, pois ajuda a nortear o desenvolvimento das cooperativas baianas: “Esse tipo de encontro acaba sendo muito importante para fazer uma convergência e o alinhamento sobre a nossa forma de atuação no estado”.
Na ocasião, também foram apresentadas as ações realizadas pelo Sistema OCEB e as que estão em curso para atender às demandas das cooperativas baianas, além de deixar espaço para o levantamento de novas solicitações que podem compor o Plano Anual de Trabalho da OCEB e SESCOOP/BA em 2018. Para Patrícia Alves, Diretora Administrativa da Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX, a apresentação evidenciou informações relevantes sobre o cooperativismo no estado e como as cooperativas, particularmente as do ramo educacional, têm crescido com o apoio do Sistema OCEB.
Na próxima sexta, dia 28 de julho, será a vez das cooperativas da região de Irecê receberem o Direcoop.
Por Ascom Sistema OCEB.
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O MBA em Gestão de Cooperativas iniciou na última quinta-feira, dia 20 de julho, com uma aula inaugural que reuniu, em Salvador, os estudantes inscritos. Esse curso tem como objetivo promover a profissionalização da gestão cooperativista e é uma promoção do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, com o apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia, sendo que as aulas serão ministradas pela ESCOOP – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo.
O momento de boas-vindas foi feito pelo conselheiro diretor da OCEB, Vandevaldo Teixeira Rios, pelo superintendente do Sistema OCEB, Alberto Batista, e pela gerente de desenvolvimento de cooperativas do SESCOOP/BA, Jussiara Lessa. Todos expressaram a oportunidade de aprendizado que o curso irá proporcionar para os participantes, que são conselheiros, diretores e funcionários das cooperativas baianas vinculadas ao Sistema OCEB, e o ganho para as cooperativas ao ter pessoas ainda mais qualificadas nos seus quadros sociais.
A aula inaugural contou com a palestra “A gestão das cooperativas na atualidade”, que foi ministrada pelo Professor Doutor Fabricio Vasconcellos Soares. A reflexão do convidado foi em torno da velocidade das mudanças na atualidade e de como interferem nas cooperativas, principalmente na gestão dessas organizações.
O coordenador do curso, professor Derli Schmidt, também recepcionou os estudantes e destacou que o MBA já foi realizado com sucesso em outros estados do país e tem garantido um acúmulo de conhecimentos e contatos cooperativistas para quem já participou. “Qualificar nossa gente para qualificar o cooperativismo”, disse. Essa opinião é compartilhada por Helenilson Gonzaga, funcionário do Sicoob Central BA e aluno do MBA, já que ele espera agregar o que aprender no seu trabalho e alcançar crescimento profissional.
Uma das estudantes participantes é Norma Leide Rios, diretora administrativa da COOPSERTÃO - Cooperativa Ser do Sertão, que demonstrou expectativa positiva em relação ao curso e o quanto pode contribuir com a cooperativa. “Quando eu vi o anúncio do curso me interessei porque na COOPSERTÃO a gente iniciou um trabalho de profissionalização da gestão, então o MBA vem no momento ideal para aperfeiçoarmos a gestão”, relatou.
As aulas acontecerão às sextas-feiras e sábados, em Salvador, sendo um encontro a cada mês, com duração de 18 meses.
Por ASCOM SESCOOP/BA
Compartilhar a visão sistêmica do Sicoob com os empregados das cooperativas associadas, fortalecendo a cultura de pertencimento à cooperativa, foi o objetivo do Programa de Visita ao Centro Corporativo Sicoob – SICOOB PROVI. A visita, que aconteceu no dia 13 de julho, contou com a participação de 42 empregados da área de atendimento das cooperativas associadas ao Sicoob Central BA.
O grupo visitante foi recepcionado por representantes do Sicoob Confederação e do Bancoob. Depois das boas-vindas, Marcelo Vieira, consultor de Comunicação e Marketing do Sicoob, apresentou as áreas e os pilares de atuação da Confederação e falou a respeito do compromisso com a educação do Sicoob, destacando a atuação da Universidade Sicoob. Dialogou também sobre o grande potencial do cooperativismo brasileiro e da situação do Sicoob frente ao mercado. Em seguida, Rodrigo Guimarães, um dos gerentes da SUEST – Superintendência de Gestão Estratégica, explanou sobre o aparato e governança do Bancoob, os serviços oferecidos para as cooperativas e os aplicativos disponibilizados, como o Conta Fácil e Sicoob Faça Parte.
A programação possibilitou, também, uma visita em todas as áreas do Centro Corporativo Sicoob (CCS), em Brasília (DF). Leilane Freitas, Supervisora Comercial do Sicoob Cooperbom, ressaltou a oportunidade que teve de poder interagir com outros profissionais e conhecer de perto como funciona cada setor da organização e sugeriu: “indico que todas as áreas da cooperativa passem por esse momento”.
Para Gustavo Maskell, Assistente Comercial do Sicoob Central, o balanço da visita foi positivo e ampliou o seu entendimento sobre o impacto do trabalho das cooperativas singulares para o desenvolvimento do Sicoob. “Esse tipo de ação fomenta ainda mais a cooperativa, pois saímos desta visita com a ideia de pertencimento, de integração e com uma vontade de fazer ainda mais”, ressaltou.
Esse relato demonstra que ao apoiar ações como essa, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA tem contribuído com a promoção da profissionalização da gestão cooperativista e atende ao princípio da educação, formação e informação.
Sobre o Sicoob e o PROVI
O maior Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, o Sicoob, desponta como um dos 200 maiores grupos do Brasil conforme publicado na Edição Especial da Revista EXAME - Melhores e Maiores 2016. O Sicoob ocupa o 51º lugar no ranking, demonstrando sua força entre as instituições financeiras no País e representando todo o potencial do cooperativismo brasileiro. Adicionalmente, o Bancoob – agente financeiro e facilitador na redução dos custos das cooperativas do Sicoob – está contemplado como um dos 100 maiores bancos da América Latina e como um dos 50 maiores bancos brasileiros.
O Programa de Visita ao Centro Corporativo Sicoob, conhecido como PROVI, foi inaugurado em 2012 e recebe dirigentes e empregados cooperativistas com o objetivo de compartilhar com os visitantes a visão sistêmica, cultivando o sentimento de orgulho e pertencimento, além de reforçar a marca, os valores cooperativistas e o senso de pertencimento das cooperativas ao Sicoob.
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos: SESCOOP/BA
Dia C arrecadou quase duas toneladas e meia de alimentos e doará para famílias carentes do município
O espírito cooperativista tem se espalhado por várias cidades do país e, dessa vez, foi em Pintadas, na Bahia. No último sábado, dia 15, foi realizada mais uma edição do Dia de Cooperar (Dia C), iniciativa organizada pelas cooperativas, com apoio das Organizações Não-Governamentais (ONGs), sindicatos e o poder público do município, que se uniram com o mesmo propósito: a solidariedade.
Durante a manhã, várias atividades foram desenvolvidas, como desfile de fanfarra e de ciclistas pelas ruas da cidade para arrecadar alimentos. Esse movimento solidário resultou na doação de quase duas toneladas e meia de alimentos para famílias carentes e foi aprovada por dona Maria de Lurdes: “Quem doa ganha tanto quanto quem recebe”.
Muitos voluntários aderiram ao Dia C e desenvolveram ações gratuitas, tais como: medição de pressão arterial, vacinação contra a gripe e corte de cabelo. "Eu me sinto privilegiada em estar ajudando a todos, porque o Dia C é o dia de ajudar, de se envolver com a população e criar vínculos", disse Fabiele Brandão, enfermeira voluntária.
Moises Inácio, analista de formação do Sicoob Sertão e um dos coordenadores da 4ª edição do Dia C no Território Bacia do Jacuípe e entorno, disse que os resultados alcançados demonstram o reconhecimento da população sobre a iniciativa. "Na nossa região tivemos a ajuda de diversos parceiros, não só para doação de alimentos, mas também para os trabalhos desenvolvidos ao longo do mês como atividades nas escolas, a prestação de serviços de saúde e de serviço social. A gente vinha nos últimos anos arrecadando em média 400 quilos e, dessa vez, arrecadamos mais de 2 toneladas. Isso demonstra que a população está entendendo a importância da solidariedade e desse projeto”, disse.
O Dia C foi a soma de forças que conduziu a população "no caminho C", no caminho da cooperação e, em Pintadas, contou com a organização das seguintes cooperativas: Sicoob Sertão, Ser do Sertão, Cooperativa Agroindustrial Pintadas Ltda - COOAP, Cooper Sertão, Cooperativa de Reciclagem, além da parceria e apoio da Companhia de Artes Cênicas Rheluz, Rede Pintadas, Centro Comunitário, Sindicatos dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores Rurais, Igreja Católica, Colégio Estadual Normal e secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde do município.
A equipe da Agência de Comunicação VR14 também apoiou a iniciativa e produziu uma matéria, que foi veiculada na TVE. Para assistir, clique aqui.
Por ASCOM SESCOOP/BA (Texto baseado em informações da redação do VR14 )
Fotos: Site VR14
Acompanhe mais iniciativas do Dia C das cooperativas baianas clicando aqui.
O oeste baiano abriga cooperativas de diferentes ramos, as quais têm contribuído para o desenvolvimento socioeconômico dessa região do país, com oferta de produtos e serviços de qualidade e competitivos. Presidentes, dirigentes e gestores dessas cooperativas se reuniram na última sexta-feira, dia 14, em Luís Eduardo Magalhães, para participar do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano - Direcoop.
Conselheiros do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, juntamente com o superintendente do Sistema OCEB, deram boas-vindas ao público. Todos agradeceram a presença dos participantes e destacaram a importância do Direcoop por oportunizar a troca de ideias e o fortalecimento da intercooperação.
O evento debateu sobre os cenários e perspectivas da gestão, cuja reflexão foi conduzida por Jairo Martins, presidente da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. Ele apresentou informações sobre os cenários político, econômico e social, tanto no âmbito nacional quanto mundial, e o impacto dessas diferentes realidades na dinâmica das organizações.
Explanou também sobre as cobranças atuais do mercado, o que está na nova agenda empresarial, além de falar sobre a importância das cooperativas realizarem os seus planejamentos estratégicos, bem como os elementos basilares para garantir uma boa gestão e governança dessas sociedades. Jairo mostrou-se entusiasmado com a abertura do ciclo do Direcoop e destacou o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC como um programa bem fundamentado para promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista.
Para Sônia Sabino, uma das representantes da Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - Cooproeste no evento, a palestra foi de um aprendizado ímpar, pois a abordagem sobre os cenários internos e externos a fez refletir sobre o modelo de gestão da cooperativa e a necessidade de um trabalho coletivo para melhorar a governança e aumentar a competitividade, tendo o planejamento como ponto de partida.
Durante o evento, também foram apresentadas as ações que o Sistema OCEB tem realizado para responder às demandas das cooperativas baianas, como, por exemplo, a promoção de diversas capacitações e a defesa do cooperativismo junto ao Estado, e os resultados já alcançados. O espaço oportunizou que os gestores trocassem informações sobre as iniciativas, como as de promoção social. O presidente da Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb, Davi Schmidt, convidou as cooperativas presentes a se juntarem a eles para a realização do Dia de Cooperar, em Barreiras. Além disso, o público pode apontar pleitos para compor o Plano Anual de Trabalho da OCEB e do SESCOOP/BA do próximo ano.
O diretor executivo da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia - Cooperfarms e conselheiro do ramo agropecuário na OCEB, Carlos Meurer, ressaltou que a descentralização das ações do Sistema OCEB está fazendo a diferença na atual gestão, com o trabalho representativo e comprometido do grupo de conselheiros da OCEB e do SESCOOP/BA.
Esse ciclo de encontros, que acontece pelo quarto ano consecutivo, é regionalizado afim de possibilita maior aproximação do Sistema OCEB com as cooperativas e contribuir para o desenvolvimento participativo do cooperativismo baiano. O próximo evento acontecerá, em Salvador, no dia 21 de julho.
Acompanhe mais informações sobre o Direcoop neste portal: http://www.bahiacooperativo.coop.br/proximos-eventos
Por ASCOM SESCOOP/BA
Veja registros do evento:
Numa época em que a desigualdade de renda está aumentando em todo o mundo, é bom lembrar que existem soluções para a desigualdade. O modelo cooperativo é o principal deles. Sua definição, princípios e valores acordados internacionalmente o separam de todas as outras formas de organizações empresariais.
Esses princípios afirmam que a adesão a uma cooperativa é aberta e sem discriminação a todas as pessoas que os aceitem. E essa abertura oferece acesso à criação de riqueza e à eliminação da pobreza. Isso resulta do princípio da cooperação na participação econômica dos membros: "Os membros contribuem, de forma justa, para o controle democrático e para o capital da sua cooperativa". Como as cooperativas são centradas nas pessoas e não centradas no capital, elas não perpetuam nem aceleram a concentração de capital e distribuem a riqueza de maneira mais justa.
O acesso aberto, proporcionado pelas cooperativas, se estende por todos os setores de negócios onde operam – crédito e poupança, educação, agricultura, compra de bens e serviços, saúde, habitação, transporte, prestação de serviços artísticos e industriais, dentre outros. Onde quer que o mercado – onde as relações são baseadas em capital – falhe ao cuidar das necessidades das pessoas, elas podem optar por se organizar em cooperativas.
Para além da sua estrutura não discriminatória, as cooperativas também promovem a igualdade externa, através do seu sétimo princípio "Interesse pela Comunidade". Como elas normalmente são baseadas em seus locais de origem, se comprometem com o desenvolvimento sustentável de suas comunidades – especialmente nas dimensões ambiental, social e econômica. Este compromisso evidencia-se em todo o mundo no apoio cooperativo às atividades cidadãs, no abastecimento local de suprimentos para beneficiar a economia local e na tomada de decisões que considera o impacto em suas comunidades.
As cooperativas conseguem resultados não como instituições de caridade, mas como organizações empresariais baseadas na ajuda mútua entre os que cooperam. Isso permitiu que o crescimento em escala, através de estruturas federadas baseadas na comunidade e oferecendo serviços cada vez mais variados em resposta às necessidades dos membros. O World Co-operative Monitor (relatório de acompanhamento do setor cooperativista, da ACI) informa que as 300 maiores cooperativas do mundo, por si só, representam mais de US $2,5 trilhões de volume de negócios anualmente. Mais de 250 milhões de pessoas organizam seus meios de subsistência por meio de uma cooperativa. Esta é a criação e distribuição de riqueza em um alto nível de impacto. A questão da escalabilidade das cooperativas respondeu ressonante afirmativamente há muito tempo.
Esse impacto é uma das razões pelas quais a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), reconhecendo que a experiência humana não é definida apenas por lugares e monumentos tangíveis, mas igualmente por práticas e tradições, recentemente admitiu as cooperativas em sua lista do patrimônio cultural intangível da humanidade.
É importante notar que não é apenas a desigualdade de renda que aflige o mundo. As mulheres em particular – assim como muitos grupos minoritários - muitas vezes tem negado o seu acesso às atividades que seriam essenciais para melhorar sua situação de vida. A não discriminação, definida nos princípios cooperativos, é multidimensional: gênero, social, racial, político e religioso, garantindo que ninguém seja deixado para trás.
Neste Dia Internacional do Cooperativismo, a Aliança Cooperativa Internacional convida as cooperativas em todo o mundo a refletir sobre a miséria causada pelo aumento da desigualdade, a comprometer a igualdade em suas comunidades. E a celebrar a contribuição cooperativa para tornar o mundo um lugar melhor. A plataforma 'Coops para 2030' (http://www.coopsfor2030.coop) oferece a possibilidade de as cooperativas se comprometerem com iniciativas voltadas para a implementação dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E a Aliança Cooperativa Internacional encoraja todas as cooperativas a fazê-lo.
Livre adaptação da OCEB para o manifesto da ACI - Aliança Cooperativa Internacional, pelo Dia Internacional do Cooperativismo
Conselheiros fiscais de cooperativas da região oeste da Bahia, vinculadas ao Sistema OCEB, participaram no dia 22 de junho, no município de Luís Eduardo Magalhães, do curso para Conselheiros Fiscais das Cooperativas.
A capacitação foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, e teve como objetivo sensibilizar e apresentar aos conselheiros fiscais assuntos importantes para melhorar seu desempenho no exercício do cargo, conscientizando-os sobre como suas ações impactam para o alcance de boas práticas de gestão e uma maior participação na governança da cooperativa.
Durante o evento, os participantes trocaram conhecimentos com o instrutor, Leoney Miranda, que explicou sobre o que é ser conselheiro fiscal e quais são os deveres, direitos, responsabilidades, funções e limitações dos conselheiros no exercício do mandato nas cooperativas. Além desses conteúdos, o público teve acesso a outros temas, como noções contábeis para análise de balanço e direitos e deveres do cooperado.
A conselheira fiscal da Cooperfarms – Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia, Camila Fontana, participou pela primeira vez desse tipo de capacitação e destacou que um dos aprendizados foi o de perceber a importância do papel do conselheiro fiscal no acompanhamento do dia-dia da cooperativa e na análise das contas. Ela também sanou suas dúvidas e trocou experiências com os outros participantes do curso.
Essa é mais uma capacitação que o Sistema OCEB promove, contribuindo com a efetivação do quinto princípio do cooperativismo: Educação, formação e informação.
Fotos cedidas pela Cooperfarms
Segundo dados de 2016 da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB, no Brasil tem 895 Cooperativas de Trabalho ativas que contribuem para movimentar o PIB do país. Dentre essas, estão as cooperativas baianas que têm buscado aprimorar a sua gestão, objetivando, sobretudo, a ampliação do seu acesso ao mercado.
Para isso, as cooperativas do estado podem contar com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, que, inclusive, promoveram ontem, dia 19, o Encontro das Cooperativas do Ramo Trabalho. O evento ocorreu, em Salvador, reunindo mais de 50 participantes, entre dirigentes de 15 cooperativas do ramo trabalho, profissionais da área jurídica e representantes da Controladoria Regional da União no Estado da Bahia - CGU, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE/BA e do Sistema OCEB.
Palestras e debates sobre temas estratégicos
Pela manhã, o público acompanhou o painel com as palestrantes convidadas, Milena Tawanny e Shirley Rodrigues. Milena, Assessora Jurídica da OCB, tratou sobre os aspectos da Lei 12.690/2012, explicando sua diretriz e aplicabilidade. Ela destacou que se todas as cooperativas de trabalho estiverem na conformidade legal, ou seja, enquadradas da Lei 12.690/2012, elas terão condições de dar mais voz ao cooperativismo e isso faz um eco diferente frente ao poder público. E acrescentou sobre a relevância de eventos como esse para aproximar as cooperativas da unidade nacional: “Passamos a entender melhor os problemas enfrentados pelas cooperativas e isso torna mais célere o processo, a fim de converter essas demandas em ações concretas perante os três poderes”.
Já Shirley apresentou o case da Cooperativa Querubim Saúde, sediada em Brasília/DF, da qual é presidente, trazendo informações sobre o investimento em tecnologia e comunicação que tem sido feito para melhorar o desenvolvimento da cooperativa, como a implantação do SYSQUECOOP, sistema que integra ferramentas que trazem facilidade e transparência para o cooperado. “A comunicação dentro da cooperativa é uma forma de transparecer para o cooperado todas as atividades, projetos, demandas de cursos e treinamentos, etc. Isso tudo ajuda a cooperativa a ter um bom serviço”, explicou. Ao final do painel, os presentes aproveitaram para tirar dúvidas com as palestrantes, citando a realidade das suas cooperativas.
À tarde, o advogado e consultor da OCB, Marcos Caetano palestrou sobre “Contribuição Previdenciária do Cooperado”, expondo sobre o Ato Declaratório Interpretativo – ADI nº 05/2015, da Receita Federal do Brasil, trazendo como principais aspectos os reflexos tributários do ADI RFB nº 05/2017 e recolhimento da contribuição previdenciária. “O entendimento sobre esses assuntos expande o conhecimento sobre planejamento tributário com o intuito de ampliar a competição no mercado e minimizar a carga tributária”, ressaltou o palestrante.
Em seguida, os participantes debateram sobre aspectos das Relações de Trabalho, no contexto da recém-promulgada Lei n.º 13.429/2017, a partir dos conteúdos apresentados por Eduardo Pastore, Advogado Trabalhista sócio da Pastore Advogados, que explanou sobre como as cooperativas podem sentir os reflexos desta Lei, evidenciando a forma de atuação das Cooperativas de Trabalho, que vendem serviço e não mão-de-obra, é isso que precisa estar muito claro: “O problema está relacionado à gestão nas cooperativas. Ao invés de olhar para fora as cooperativas tem que olhar para si mesmas, para dentro”. E, segundo ele, esse exercício preventivo está sendo feito aqui pelo Sistema OCEB: “É exatamente trabalhar a questão preventiva, a cultura organizacional, mostrando para o cooperado que ele é o sócio e usuário da sua cooperativa, é o dono do seu próprio negócio”.
Balanço do evento
Para a conselheira do Ramo Trabalho na OCEB, Raquel Mendes, presidente da Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar de Prestação de Serviços e Assistência Técnica Ltda - Coopermulta, os temas abordados foram excelentes, como o da terceirização: “é importante para que a gente se enquadre nos novos trabalhos em relação à terceirização, para que as cooperativas do Ramo estejam dentro do propósito solicitado”. Ela também convocou as cooperativas de trabalho a se unirem mais para alcançar melhores resultados. Essa opinião foi compartilhada por Marcos Silva, presidente da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Manutenção e Serviços Ltda - Coopman, que ressaltou a importância do encontro para estimular a integração das pessoas: “É uma forma de incentivar e nos estimular, pois as cooperativas de trabalho ainda têm condições de sobrevivência, apesar de todos os entraves que temos visto. É preciso lutar!”, disse entusiasmado.
Osmar Feitoza, Auditor Federal de Finanças e Controle da Superintendência da Controladoria Regional da União no Estado da Bahia, fez uma avaliação positiva afirmando: “Como membro do CGU eu achei o evento muito bom e oportuno. Os temas foram bastante relevantes e foram apresentados por pessoas muito bem preparadas. As exposições dos painéis foram claras, elucidativas e os palestrantes também permitiram o debate. Isso tornou o evento dinâmico, espontâneo, cientifico, metodológico e superou com certeza todas as minhas expectativas”.
Para o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, o evento trouxe “temas que estão na ordem do dia e precisam ser discutidos para que as cooperativas possam se reinventar, a partir da compreensão da nova realidade do mercado”. Ele encerrou o evento sensibilizando os presentes sobre a necessidade das cooperativas ouvirem seus cooperados: “Quando esse sentimento for despertado muita coisa que se debateu aqui no encontro ficará mais fácil. Não é uma tarefa simples, mas é preciso trabalhar a coletividade”.
A realização desse Encontro reafirma o compromisso do Sistema OCEB com o quinto princípio do cooperativismo (Educação, formação e informação), além de atender a um dos objetivos estratégicos finalísticos do Sescoop/BA que é promover a profissionalização da gestão cooperativista.
Por ASCOM Sistema OCEB
Foto capa: SETRE/BA
Confira registros do evento:
O Encontro das Cooperativas do Ramo Trabalho, evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, com o apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, acontecerá no dia 19 de junho, em Salvador/BA, onde reunirá dirigentes, associados, gestores e assessores jurídicos de Cooperativas do Ramo Trabalho do Estado da Bahia.
O evento será uma grande oportunidade para o público participar de palestras e discussões, contemplando assuntos atuais e estratégicos, e que busca estimular as cooperativas desse ramo a aprimorarem a sua gestão, objetivando, especialmente, a ampliação do seu acesso ao mercado.
A programação está diversificada, sendo que, pela manhã, vai ocorrer o painel sobre a Lei 12.690/2012 a ser conduzido por Milena Tawanny e Shirley Rodrigues, que apresentarão o case da Cooperativa de Trabalho e Ensino – COOPERQUERUBIM. Durante a tarde, a palestra "Contribuição Previdenciária do Cooperado" será ministrada por Marcos Antonio Caetano com abordagem sobre o Ato Declaratório Interpretativo – ADI nº 05/2015, da Receita Federal do Brasil, trazendo como principais aspectos os reflexos tributários do ADI RFB nº 05/2017 e recolhimento da contribuição previdenciária. Para encerrar o encontro, o palestrante Eduardo Pastore explanará sobre o contexto das Relações de Trabalho, no âmbito da nova Lei de Terceirização e seus efeitos nas Cooperativas.
As inscrições para o encontro estão abertas e poderão ser realizadas neste portal, até o dia 16 de junho. Clique aqui e inscreva-se!
O fechamento do ciclo de Workshops de Excelência da Gestão contou com a participação de representantes de 30 cooperativas baianas, que se reuniram em Salvador, nos dias 23 e 24 de maio, e puderam ampliar o debate e entendimento sobre como por em prática as ações de melhoria identificadas no diagnóstico de autoavaliação da gestão do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC.
É a primeira vez que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA promove essa capacitação voltada para o Plano de Melhorias, o que representa a crescente adesão das cooperativas ao PDGC e a participação na etapa de preenchimento do questionário de autoavaliação. Esse reconhecimento da participação das cooperativas tanto no PDGC quanto no Workshop e o interesse pelo desenvolvimento de boas práticas de gestão para contribuir com a profissionalização e sustentabilidade dessas instituições foi apontado pela participante Sandra Cohim, presidente do Conselho Administrativo da Unifisio.
A programação do evento proporcionou trocas de conhecimentos e experiências por meio de trabalhos em grupo e debates sobre as práticas de gestão das cooperativas e o que pode ser feito para melhorá-las. Quem aprovou essa metodologia foi o diretor pedagógico da Cooperativa Educacional de Eunápolis - COOEDUC, Adilson Sousa, que pode conhecer a realidade de cooperativas de diferentes ramos e perceber como agem nas situações envolvendo gestão e governança. Ele destacou a mediação da instrutora Gênia Porto, pois conseguiu integrar os participantes e apresentar conteúdos relevantes sobre a implementação e monitoramento do plano de melhoria da gestão.
Para Noelia Marques, gerente geral do Sicredi Região Sul da Bahia, o evento foi bastante esclarecedor, pois pode sanar dúvidas sobre a análise dos resultados do instrumento de autoavaliação e oportunizou a interatividade entre as cooperativas presentes.
A realização do ciclo de Workshops de Excelência da gestão faz parte dos objetivos do SESCOOP/BA de monitorar desempenhos e resultados com foco na sustentabilidade das cooperativas e encerra com balanço positivo, reafirmando a importância dessas instituições adotarem boas práticas de gestão e governança para melhorar seus desempenhos e aumentar a competitividade no mercado.
PARTICIPE DO PDGC!
O PDGC é uma iniciativa do Sescoop executada com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FQN). O Programa é um caminho ideal para promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista, de forma simples, prática, orientada e de baixo custo e visa melhorias para as cooperativas, em termos de planejamento, execução, controle e aprendizado.
Desde 2013, os Encontros Regionais são realizados com sucesso, devido à expressiva participação dos dirigentes das cooperativas vinculadas ao Sistema OCEB. Por isso, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA contam com a participação dos presidentes, dirigentes e gestores do Cooperativismo Baiano na nova edição do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano, que esse ano passa a se chamar Direcoop.
O evento tem como foco o aprimoramento da gestão das cooperativas baianas e o desenvolvimento de forma participativa, para que, juntos, possamos avaliar os próximos passos para o planejamento estratégico do Sistema OCEB.
Levando em consideração as sugestões dos eventos anteriores e com o objetivo de fortalecer a ferramenta disponibilizada pelo Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista, que visa aperfeiçoar os critérios de excelência da gestão das cooperativas, o Direcoop traz como tema “Cenários e Perspectivas da Gestão”, que será abordado na palestra “Gestão para a Excelência: agenda em cenários de mudanças exponenciais”, a ser ministrada pelo presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ.
Além da palestra, a programação do evento contará com a abertura do Presidente do Sistema OCEB, Sr. Cergio Tecchio; apresentação dos trabalhos do Sistema Cooperativo na Bahia após os encontros de 2016 e abordagem sobre a proposta de melhorias do cooperativismo na região e no estado para os próximos anos; e momentos de debate e avaliação.
Confira as cidades da Bahia que sediarão os Encontros:
- Luís Eduardo Magalhães - Dia: 14.07
- Salvador - Dia: 21.07
- Irecê - Dia: 28.07
- Vitória da Conquista - Dia: 04.08
- Itabuna - Dia: 11.08
- Feira de Santana - Dia: 18.08
Inscreva-se AQUI e participe!
Atenção, pesquisador! Se o foco de sua pesquisa acadêmica é o movimento cooperativista brasileiro, não perca a oportunidade de inscreve-la na submissão de artigos e trabalhos que poderão ser apresentados durante a 4ª edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). O evento é uma realização do Sistema OCB e ocorrerá em Brasília, entre os dias 20 e 22 de novembro deste ano. O encontro terá como tema central: “Desenvolvendo Negócios Inclusivos e Responsáveis: Cooperativas na Teoria, Política e Prática”.
De acordo com a organização do evento, o 4º EBPC é um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias, capazes de unir competitividade e desenvolvimento sustentável nas cooperativas. Por isso, o objetivo do encontro é estimular a pesquisa acadêmica que, cada dia mais, tem aproximado as instituições de ensino superior da realidade das cooperativas do país.
Se ficou interessado, clique aqui para acessar todas as informações do EBPC.
IMPORTANTE
A submissão é gratuita e pode ser feita pelo site do EBPC até o dia 6 de julho. A comissão organizadora orienta que os pesquisadores leiam com atenção o edital, que norteia todo o processo de apresentação e avaliação dos trabalhos. Vale lembrar, ainda, que as pesquisas precisam estar vinculadas a um dos quatro eixos temáticos abaixo:
- Identidade e Educação
- Quadro Legal
- Governança e Gestão
- Capital e Finanças
Fonte: Sistema OCB
O Fórum Baiano das Cooperativas do Agronegócio, realizado nos dias 11 e 12 de maio, na sede da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense – COOPMAC, em Vitória da Conquista, reuniu 23 representantes de 5 cooperativas da Bahia. O evento foi desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, em parceria com Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB.
A abertura foi realizada pelo Diretor do Ramo Agropecuário na OCEB, Carlos Meurer, que abordou sobre os objetivos e oportunidades que este Fórum traz para as cooperativas participantes. Ele destacou que o Fórum foi resultado da vontade demonstrada pelas cooperativas do ramo do agronegócio, depois de terem participado da Missão de Prospecção de Negócios na França e Alemanha, de se unirem para buscar maior integração e comunicação para fazer frente aos desafios do setor.
Dando continuidade, o presidente do Sistema OCEB, Sr. Cergio Tecchio, falou sobre importância das cooperativas se organizarem por segmento, além de participarem do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC para promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. Ele destacou ainda sobre a necessidade das cooperativas buscarem constantemente a intercooperação para ampliar o acesso ao mercado baiano e se aproximarem, cada vez mais, dos seus cooperados, integrando-os à gestão.
Para abordar sobre os benefícios do PDGC, a Presidente do Conselho do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, apresentou as melhorias que ocorreram na Cooperativa, após aderirem ao Programa, e incentivou a ampla participação das cooperativas para alcançar qualidade na gestão e o aumento da competitividade.
Já para falar sobre a experiência do Fórum dos Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio do Estado do Mato Grosso, foi convidado o consultor Antônio Augusto Ribeiro que explicou sobre os propósitos do Fórum, os pontos positivos e as lições aprendidas na experiência do Mato Grosso. Abordou, também, que o Fórum permite criar uma rede de negócios para identificar as possibilidades das cooperativas operarem entre si, proporcionando um crescimento da cooperação, que é tendência das grandes regiões produtoras do mundo.
O último momento do evento foi dedicado a debates sobre o Fórum baiano e quais serão os próximos passos, desde a realização de projetos, tanto na união de ações das cooperativas, como na verticalização por meio da industrialização de determinada produção primária. Carlos Meurer confirmou que há “um longo caminho para trilhar, mas caminhando unidos vamos fazer a diferença no nosso sucesso”.
O próximo encontro do Fórum foi marcado para final de agosto com projeção de ações mais concretas.
Confira algumas fotos:
Conselheiros e Diretores Executivos das cooperativas associadas ao Sistema de Cooperativas de Crédito da Bahia – Sicoob BA, além de gestores do Sicoob Central BA, se reuniram em Salvador para participar, nos dias 10 e 11 de maio, do Curso Preparatório para Certificação de Diretores. Já colaboradores e gerentes de cooperativas de crédito também vinculadas ao Sicoob, iniciaram, no dia 11 deste mês, o primeiro módulo da Capacitação para Gerenciamento de Crédito.
Esses eventos fazem parte das demandas do Sicoob Central Bahia e atendem a um dos objetivos estratégicos do SESCOOP que é o de promover a profissionalização da gestão cooperativista.
Curso Preparatório para Certificação de Diretores
Durante os dois dias de realização desse curso, os participantes tiveram acesso a conteúdos (planejamento estratégico aplicado para cooperativas de crédito do Sicoob; governança cooperativista; gestão de risco e controle; demonstrações financeiras e contábeis nas cooperativas), preparando-os para realização de exame de certificação.
O evento oportunizou debates estratégicos sobre a gestão das cooperativas de crédito e troca de experiências, já que marcaram presença gestores de diferentes cidades da Bahia. Para Alexandre Cerqueira, presidente do Sicoob Cooperbom, situada em Salvador, essa capacitação é uma oportunidade de aprimoramento e nivelamento sobre governança e gestão, para que as cooperativas melhorem, cada vez mais, seus resultados frente ao mercado.
O instrutor Alcenor Pagnussatt destacou a importância do curso, explicando que “a cooperativa de crédito é uma instituição financeira regulamentada pelo Banco Central, tem a mesma complexidade e uma concorrência muito grande dos bancos, além dos riscos na gestão financeira. Então tem a necessidade de que os conselheiros da administração, fiscais e os diretores tenham uma preparação constante para isso”.
Capacitação para Gerenciamento de Crédito
Essa capacitação está dividida em dois módulos, tendo o primeiro iniciado ontem, dia 11, e segue até hoje, com a participação de profissionais que atuam na área de crédito das cooperativas associadas ao Sicoob Central BA. Esse curso busca aperfeiçoar a atuação do referido público por meio da abordagem sobre técnicas, habilidades e atitudes que contribuam, diretamente, nas suas atividades e no gerenciamento da carteira de crédito das cooperativas.
Essa primeira etapa está voltada para os assuntos sobre concessão do crédito e cadastro, sendo conduzida pelo instrutor Valdemar Valim, com experiência de mais de 13 anos atuando como Executivo nas áreas de Crédito e Auditoria. Para ele, esse tipo de curso é relevante porque há uma constante mutação no processo do negócio do crédito e a habilidade se adquire com treinamento e repetição. Além disso, cada treinamento permite que se troque e adquira novos conhecimentos para, segundo ele, “mensurar e minimizar os riscos e permitir que os associados possam, de fato, ter uma segurança dentro do negócio que eles estão inseridos”.
Bárbara Santana, representante da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da CEPLAC - COOPEC, participa pela primeira vez desse tipo de curso e está com expectativas positivas para aprender e ampliar a capacidade de análise de crédito dos associados.
No segundo módulo, que acontecerá nos dias 08 e 09 de junho, os temas serão gerenciamento da carteira de crédito, microcrédito, gestão do risco operacional e de crédito. As aulas dos dois módulos totalizarão 32 horas de curso.
Confira fotos das capacitações:
A Unimed Extremo Sul, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, realiza o Concurso de Redação Unimed, abordando temas relacionados ao Cooperativismo. Desde 2001, centenas de estudantes são envolvidos nesse projeto que tem o objetivo de proporcionar a reflexão sobre as práticas de cooperação e princípios do cooperativismo no ambiente escolar, incentivando, por meio da elaboração de redações, que os alunos desenvolvam o senso crítico e a escrita.
O tema da 17ª edição é “Cooperação e solidariedade - o caminho para a transformação da humanidade”, e tem como público alunos matriculados do 6º ao 9º ano das cooperativas e das escolas das redes pública e particular do município de Teixeira de Freitas/BA. O concurso, lançado em março desse ano, compreende duas etapas: a primeira acontece na própria instituição escolar, com desenvolvimento do tema e produção de textos, onde a instituição seleciona as melhores produções. Na segunda e última etapa, as escolas apresentam à Unimed os seus vencedores, que realizarão uma nova redação a ser avaliada pela comissão julgadora do concurso. Nessa edição, a previsão é que os vencedores sejam premiados em junho.
Juliana Jacomini, coordenadora de Marketing da Unimed Extremo Sul, destaca a dimensão que o concurso tomou ao longo dos anos: “as escolas há bastante tempo assumem o concurso no calendário letivo e utilizam a participação no projeto como diferencial no mercado educativo”. Ela também aponta a avaliação positiva da comissão julgadora, que percebe a melhoria no ensino de língua portuguesa nas instituições educacionais da região.
Essa é mais uma ação alinhada ao objetivo estratégico do SESCOOP que é “promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo”.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA realiza diversas ações objetivando cumprir a sua missão de promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas baianas.
Nesta semana foram realizadas visitas e capacitações na capital e interior do Estado da Bahia. O analista do SESCOOP/BA, Valter Sampaio, no dia 3 de maio, fez uma palestra sobre Cooperativismo para os Catadores de Materiais Recicláveis do bairro de Coutos, no CDC - Centro de Cidadania Digital da Base Comunitária de Segurança, em Salvador. Nos próximos dias 9 e 10 será a vez de disseminar conhecimentos sobre o cooperativismo para o grupo de extrativistas da Resex de Canavieiras.
Essas ações fazem parte do Programa de Orientação Cooperativista – POC, que tem como objetivo promover a cultura da cooperação e difundir conhecimentos sobre a doutrina, os princípios e os valores do cooperativismo.
Outra atividade realizada pelo Sistema OCEB foi a Visita Técnica de Registro, realizada no dia 04 de maio, na Cooperativa dos Profissionais de Transporte Alternativo e Escolar da Bahia – COOTRANSESCOBA, localizada em Maracás, que congrega motoristas autônomos para realização de transporte de passageiros e cargas. Ontem também foi feita a visita na Cooperativa Agropecuária dos Produtores do Território da Chapada Diamantina – COOPERBONITO, situada na cidade de Bonito, que reúne produtos para comercializar café, ração, defensivos agrícolas, maquinário para uso agropecuário, dentre outros produtos. Essas visitas têm como finalidade analisar a cooperativa sobre os aspectos da legislação aplicada às sociedades cooperativas, com foco na manutenção de suas características, e faz parte do processo de registro das cooperativas no Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB.
Essas ações contribuem para que o cooperativismo alcance sua visão de ser, em 2025, reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados.
Confira registro das visitas: