Featured
promovidas por 36 cooperativas no estado com o apoio de 2.090 voluntários
Dia C na Bahia atende 46 municípios baianos e capital gaúcha em 2024
Notícias ESG
- Nenhum
Ao longo do último ano, 24.057 pessoas foram beneficiadas por meio de 58 iniciativas
promovidas por 36 cooperativas no estado com o apoio de 2.090 voluntários
O Dia de Cooperar - Dia C é a expressão do interesse pela comunidade por parte das cooperativas. As ações promovidas que unem, celebram e dão visibilidade ao impacto socioambiental gerado pelas cooperativas são uma característica presente no modelo de negócios cooperativista desde o surgimento. Durante o ano de 2024 na Bahia, as iniciativas do Dia C promovidas pelas cooperativas no estado alcançaram 24.057 pessoas.
A atuação próxima e junto às localidades onde estão situadas é sempre destacada a partir das ações do Dia de Cooperar. É o que defende o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio. “O Dia C demonstra a proximidade e a relação bem construída pelas cooperativas com as populações locais de onde atuam e geram negócios. O engajamento das cooperativas nas ações faz com que o cooperativismo seja reconhecido como um modelo de negócios justo, sustentável e que leva prosperidade a todos”, explicou ao comentar sobre a importância do Dia C.
Ações de intercooperação
Unir esforços em prol do bem comum é uma possibilidade propiciada pelo Dia C e aproveitadas por cooperativas na Bahia no último ano. Um exemplo foi o Dia C promovido pela Cooper Doctor Saúde, Forte Saúde, a Lifecoop, o Sicoob Central BA, o Sicoob Coopere, o Sicoob Cred Executivo, o Sicoob Extremo Sul, o Sicoob Sertão, o Sicredi Centro-Sul MS/BA, a Unifisio e a Uniodonto Salvador no bairro de Narandiba, na capital baiana. Na ação de intercooperação, as 11 cooperativas participantes ofereceram gratuitamente a centenas de moradores locais serviços em saúde, finanças, assessoria jurídica e atividades recreativas para adultos e crianças.
Outra realização do Dia C em intercooperação ocorreu em Irecê com atividades desenvolvidas pela Coperil, Copirecê, Cooper-grãos, Sicoob Sertão, Supermercado Coobrasil e Unimed Vale do São Francisco, cooperativas que atuam no município da Chapada Diamantina. Ao longo de 2024, foram promovidas iniciativas como doação de sangue ao Hemoba local, doações de alimentos, roupas, calçados e brinquedos voltados às famílias da região, além da arrecadação e destinação de brinquedos ao parquinho da Cooperativa Educacional de Porto Alegre, em uma ação de solidariedade ao povo gaúcho, estimulada pelo Dia C no último ano, e que foi severamente afetado pelas maiores enchentes já registradas no estado.
Em Luís Eduardo Magalhães, as cooperativas Cooperfarms, CoopGNP, Cooproeste, Cootransf, Sicredi União MS, TO e Oeste da Bahia e Unibahia promoveram a oitava edição da campanha “Doar Faz Bem”, em parceria com a Fundação Hemoba. O objetivo foi coletar bolsas de sangue e realizar o cadastro de doadores de medula óssea para o Hemocentro Regional de Barreiras, único no Oeste da Bahia, responsável pelo atendimento de 23 municípios. Como resultado foram coletadas 520 bolsas de sangue e realizados 140 novos cadastros de doadores de medula óssea.
Mobilização do Dia C 2024
Para o Dia C 2024, o cooperativismo na Bahia mobilizou 2.090 voluntários em 58 iniciativas que atenderam 46 municípios baianos, além da capital do Rio Grande do Sul. As atividades foram executadas por 36 cooperativas e contaram com o apoio do Sistema Oceb. Dentre suas atribuições, estão ações de promoção social voltadas a dirigentes, gestores, equipes de trabalho das cooperativas na Bahia, cooperados e respectivos familiares no estado.
Novidade no Dia C 2025
Tradicionalmente celebrado e com ações em todo o Brasil no primeiro sábado de julho, quando é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo – Coops Day, o Dia C a partir de 2025 passará por alteração de data. Neste ano, o maior programa de estímulo às práticas socioambientais pelas cooperativas brasileiras será realizado no último sábado de agosto, em 30 de agosto. A data selecionada é próxima ao Dia Nacional do Voluntariado que é comemorado anualmente em 28 de agosto.
A mudança planejada pelo Sistema OCB em conjunto com as Unidades Estaduais do cooperativismo visa dar maior foco ao Dia C e as ações em prol da comunidade promovidas pelas cooperativas brasileiras com ênfase no trabalho voluntário. Assim, as comemorações serão deslocadas do Dia Internacional do Cooperativismo, que em 2025 terá como destaque as atividades relacionadas ao Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU.
Para saber mais sobre o programa de promoção social na Bahia, acesse nossa página exclusiva dedicada ao Dia C no portal do Sistema Oceb. Todas as iniciativas promovidas neste ano de 2025 já podem registradas na plataforma Bússola Social. A ferramenta auxilia o cooperativismo na Bahia e no Brasil no levantamento de informações das ações socioambientais voluntárias promovidas pelas cooperativas ao longo do ano.
Por Ascom Sistema Oceb
Conteúdos Relacionados [Negócios]
Sicredi reúne assessores de investimentos no 1º Summit de Investimentos 2025
- Nenhum
Nos dias 14 e 15 de maio, em São Paulo, o Sicredi promoveu o 1º Summit de Investimentos, reunindo profissionais de todo o sistema que atuam na área de investimentos. A proposta foi proporcionar uma verdadeira imersão, alinhando estratégias para alcançar os resultados esperados em 2025, reforçando o compromisso de posicionar o Sicredi como um negócio seguro e confiável para investir.
Foram dois dias intensos de aprendizado e troca de experiências, com temas como a importância da captação para a sustentabilidade do negócio, atualizações sobre o cenário econômico, novas oportunidades no portfólio de produtos e serviços, além de reflexões sobre a melhor forma de personalizar as soluções para os cooperados.
Representando a Bahia, profissionais da Sicredi Integração Bahia marcaram presença nesse importante momento. O Sescoop/BA apoiou a ida desses representantes, entendendo que investir na formação e na troca de conhecimentos fortalece ainda mais o cooperativismo baiano, e cumpre com o objetivo estratégico de potencializar os negócios cooperativistas.
Iranaia Miranda no 1º Summit de Investimentos 2025“Foi um evento muito enriquecedor, que vai, com certeza, contribuir para uma atuação ainda melhor, junto aos nossos associados, especialmente na área de investimentos. Foram dois dias intensivos de palestras, apresentações de cases e abordagens comportamentais. Agora, vamos multiplicar tudo que aprendemos dentro da nossa cooperativa, e essa multiplicação com certeza chegará na ponta, beneficiando nossos associados”, destacou com entusiasmo Iranaia Miranda, gerente da Sicredi Integração Bahia.
Apoiar a participação das cooperativas em eventos como esse reafirmam o compromisso do Sistema Oceb com o desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo na Bahia, sempre ao lado das cooperativas para impulsionar o crescimento, a profissionalização e a visibilidade no cenário nacional.
Por Ascom Sistema Oceb (Com informações da Sicredi Integração Bahia)
Fotos cedidas
Potencializando equipes do Sicoob Coopemar: CVS e VPS em ação na Bahia
- Nenhum
O programa Como Vender Serviços (CVS) e Volição para Servir (VPS) continua a ser realizado nas cooperativas baianas, promovendo crescimento e perenidade. Desta vez, a ação, chamada de Próspera Coopemar, acontece, de 21 a 26 de outubro, na cooperativa de crédito Sicoob Coopemar, com sede em Mairi (BA), localizado a 226 km da capital baiana.
O objetivo do programa, que é executado pela consultoria Yassaka, com apoio do Sistema Oceb, é desenvolver as equipes de negócios e retaguarda (setores que trabalham nos bastidores, como controladoria, financeiro, administrativo, Recursos Humanos, etc.) das cooperativas, ampliando a visão sistêmica, além de promover soluções mais assertivas e com propósito.
Para o instrutor Marcos Prado, da Yassaka, participar desse programa tem sido uma grande alegria: “Estamos contribuindo para o processo de educação dos líderes e colaboradores do Sicoob Coopemar, abordando temas como persuasão, comunicação e rapport. Isso é extremamente significativo”.
O CVS e VPS não apenas elevam o conhecimento para servir aos associados da cooperativa com propósito, mas também fortalecem a sinergia entre as áreas de retaguarda e relacionamento.
Segundo o diretor de negócios do Sicoob Coopemar, Josiel Barbosa, o programa trouxe uma experiência transformadora: "Foi uma oportunidade de aprendizado e conexão com a equipe, em uma atmosfera cheia de energia e entusiasmo. As dinâmicas práticas permitiram aplicar o que aprendi e explorar minha criatividade. Saio de cada encontro mais inspirado e ansioso para colocar em prática o que vivenciei!"
O superintendente Alberto Batista acompanhou as oficinas O superintendente do Sescoop/BA, José Alberto Batista, que acompanhou as oficinas nos dias 22 e 23 de outubro, compartilhou seu entusiasmo:
"Foram dois dias de muita vontade e energia das equipes. Ouvir os participantes dizerem que o programa está elevando o conhecimento e a performance para servir aos cooperados com propósito é gratificante. Sem dúvida, os frutos desse trabalho serão colhidos pelo Sicoob Coopemar em breve."
Saiba mais
Programas focados em serviços aprimoram coops baianas
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativismo Baiano se fortalece no WCM 2024
- Nenhum
O evento celebrou 10 anos abordando liderança exponencial
Completando uma década de realização, o World Coop Management (WCM) 2024, um dos maiores congressos de gestão e inovação do cooperativismo, apresentou novidades e informações que ajudam a moldar o futuro do cooperativismo, que está sendo traçado agora. Com o tema Liderança Exponencial, o evento aconteceu nos dias 14 e 15 de outubro em Belo Horizonte, reunindo pensadores de destaque, líderes globais e gestores cooperativistas que discutiram as principais tendências do setor.
Durante os dois dias de imersão, os representantes da Bahia, que foram ao evento apoiados pelo Sistema Oceb, tiveram a oportunidade de se conectar com temas como liderança criativa, ESG, inovação e transformação digital. Palestrantes como Nathan Schneider, Howard Brodsky, Marcos Simões Coelho e Matteo Rizzi abordaram conteúdos que fortalecerão a atuação das cooperativas, permitindo que elas continuem crescendo e ampliando sua participação no mercado.
Para Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, a presença do cooperativismo baiano em eventos como o WCM é fundamental para manter as lideranças cooperativistas atualizadas com as principais tendências globais de gestão.
“Nosso objetivo é conectar o cooperativismo da Bahia às grandes tendências de mercado, tanto nacional, quanto internacional, para que possamos levar essas práticas inovadoras para nossas cooperativas. Isso é fundamental para a conquista de novos mercados e para nos aproximarmos da meta compartilhada por todo cooperativismo nacional de chegar a R$ 1 trilhão de Prosperidade até 2027”, destaca Tecchio.
Delegação baiana no WCM 2024
Durante o congresso, um ponto de encontro dos cooperativistas foi o estande do SomosCoop. Com um espaço interativo e visualmente atraente, os congressistas tiveram a oportunidade de tirar fotos no painel exclusivo da campanha de valorização do cooperativismo brasileiro. A grande atração do estande foi o game JornadaCoop, que ofereceu aos cooperados uma experiência imersiva, reforçando de maneira inovadora a importância das soluções oferecidas pelo Sistema OCB para as cooperativas.
Ter acesso a novas ideias e métodos modernos é fundamental para que as cooperativas da Bahia e seus líderes sigam se destacando em um mercado que está sempre mudando e ficando mais competitivo. Por isso, o Sistema Oceb continua ao lado das cooperativas baianas, oferecendo todo o suporte para que elas possam inovar e melhorar suas práticas de gestão.
Conecte-se ao evento através dos relatos
“O evento sempre nos convida à reflexão acerca do futuro do nosso modelo de negócio, associando o movimento das novas tecnologias à necessidade de adaptações nos modelos de gestão atual em um mundo tão complexo. Nada ficou tão marcado para mim nesta edição de 2024 quanto o fato de que cada vez mais precisamos usar o coração. Usar o coração no trabalho, na liderança numa era tão digital, no atendimento aos cooperados. Ficou claro que a liderança exponencial é aquela que acelera pessoas, com a bravura da ação do coração, impulsionando as ’bicicletas” do mundo para que o mundo possa ser feliz também!". Taíse Cersosimo – Gerente de Estratégia e Gestão do Sicoob Central BA
“Saio do WCM renovado de ideias, conhecimento e muita vontade de continuar contribuindo com o cooperativismo. Vejo na intercooperação uma oportunidade cada vez mais sólida para avançarmos. Agradeço a cada um de vocês pela companhia e aprendizado. Estou disposto a contribuir com o cooperativismo e juntos podermos fazer o nosso melhor!”. Fernando Scapini – Presidente da CoopGNP
“Foi um privilégio estar em um momento tão significativo, ouvindo e aprendendo com pessoas inspiradoras. A experiência foi extremamente enriquecedora. Que possamos colocar em prática os ensinamentos e replicar as experiências positivas em nosso cotidiano, acredito que seja este o objetivo principal da nossa participação.” Neire Ane – Diretora de relacionamento do Sicoob Extremo Sul
“Mais um evento de grande envergadura! Nos foi dada a oportunidade de adquirir e enriquecer conhecimentos, confraternizar com colegas e amigos, e entender os rumos e a magnitude do cooperativismo no Brasil e no mundo. Obrigado Oceb, obrigado Sescoop/BA por nos proporcionar momentos inesquecíveis e fortalecedores para nosso labor cooperativista”. Gerson Carlos – Diretor de relacionamento do Sicoob Costa do Descobrimento
“Gostaria de agradecer o privilégio de participar do meu 1º WCM. Experiência marcante e enriquecedora com conteúdo de extrema relevância para o Cooperativismo e para pessoas, que necessitam de conhecimento e de estar integrados às competências exigidas no mercado atual.” Micael Costa – Gerente de negócios do Sicredi Uniao MS, TO e Oeste da Bahia
“Durante o WCM 2024, percebi o quanto o papel da liderança é de fundamental importância para o comprometimento e engajamento da equipe com o propósito cooperativista; que a IA, ao invés de se mostrar como uma ameaça, ela vem para somar. O desafio que se tem é desenvolver as pessoas para não só conseguirem usar a IA, mas também ter uma visão crítica e analítica dos dados fornecidos por ela para tomar decisões assertivas e antecipatórias frente aos desafios encontrados no mundo dos negócios.” Livia Araújo - Analista de investimento social e estratégico do Sicoob Coopere
Passo para deixar aqui o meu agradecimento em participar deste evento juntamente com grandes lideranças do Cooperativismo na Bahia. É uma honra poder participar destes momentos que transformam as nossas cooperativas. Aproveito a oportunidade para reforçar a importância da ação. Colocar em ação aprendizagens e inspirações recebidas durante estes dias, e tornar um fator multiplicador e exponencial das boas práticas. Rafael Ribeiro – Analista Administrativo do Sicoob Central BA
“...A importância de comunicar melhor sobre cooperativismo como uma ferramenta para um futuro mais próspero foi um ponto que ficou gravado em minha mente. Percebi a necessidade de transmitir de forma clara e assertiva os benefícios do cooperativismo para a sociedade e garantia do desenvolvimento econômico sustentável. Em resumo, minha participação no WCM foi muito importante e me fez enxergar o cooperativismo com mais otimismo. Aprendi que as cooperativas têm um papel fundamental na construção de um futuro mais justo, sustentável e próspero para todos. Estou motivado a aplicar o conhecimento adquirido durante o evento em minha cooperativa e contribuir para o seu crescimento e sucesso.” Vandevaldo Rios – Presidente do Sicoob Central BA
“A liderança exponencial, discutida amplamente no evento, se caracteriza pela capacidade de formar sucessores e times engajados, criando um ambiente que não só acompanha as rápidas mudanças do mundo atual, mas que também lidera transformações. Um dos aspectos centrais foi a ideia de que líderes precisam cuidar de suas equipes, promovendo uma cultura de inovação e experimentação. A ênfase em “cuidar de gente” envolve apoiar decisões, dar autonomia, e valorizar o propósito maior que motiva as pessoas, especialmente nas novas gerações. Por mais 10 anos de aprendizado cooperativista!”. Carine Leal - Diretora presidente da Lifecoop
“WCM é um laboratório de aprendizagem para inovação. A cada ano, eu trago algo para implementar no sistema de gestão da cooperativa, principalmente na parte do ChatGPT, que já utilizo, mas quero aperfeiçoar com algumas ferramentas.” Valdirene Santos - Presidente da Ser do Sertão
Por Ascom Sistema Oceb
Encontro de Negócios das Cooperativas do Sicoob Central BA: em busca da fidelização
- Nenhum
Aprimorar a experiência do cooperado em busca da fidelização é foco do Sicoob
Central BA que pretende dobrar os ativos totais nos próximos quatro anos
Nos dias 6 e 7 de setembro, as equipes das 10 cooperativas do Sicoob na Bahia estiveram reunidas no VI Encontro de Negócios Sicoob Central BA, organizado pela cooperativa baiana de segundo grau, e apoiado pelo Sistema Oceb. Com o tema “A Experiência Fideliza”, o evento teve a participação de dirigentes, gestores e equipes de negócios e atendimento. Ao todo, 400 participantes estiveram na imersão de dois dias, com foco na melhoria da experiência na oferta de produtos e serviços do maior sistema cooperativista financeiro do país.
À frente de uma instituição com 8,3 milhões de cooperados, 330 cooperativas singulares, presente em 2.405 municípios (403 como única instituição financeira) e englobando 4.649 pontos de atendimento em todo o Brasil, sendo 102 na Bahia, Marco Aurélio Almada, presidente do Centro Cooperativo Sicoob (CCS) evidenciou o encontro voltado aos times vinculados à central cooperativa baiana. “Esse é um momento festivo do cooperativismo, onde podemos reunir várias pessoas da força de venda das cooperativas e debater quais são os desafios , o que precisamos aperfeiçoar. É um momento de gala do cooperativismo de crédito, quando podemos focar nos negócios e desenvolver toda uma estratégia de produzir cada vez mais soluções financeiras de qualidade para os nossos cooperados”.
Na mesma linha, o presidente do Sicoob Central BA, Vandevaldo Rios (Carneiro), apontou o impacto do evento nos próximos passos a serem dados pela cooperativa central e singulares filiadas. “Sairemos daqui com o dever cumprido e que iremos cumprir as nossas metas, superar os desafios, e, sobretudo, aproveitar as oportunidades que ainda estão por vir. Que o Sicoob Central BA, juntamente com todas as suas cooperativas e seus pontos de atendimento, estarão atentos a isso para aproveitar da melhor forma possível, sempre pensando no cooperado, em ajudar as comunidades em todo seu desenvolvimento e crescimento”, projetou o dirigente empossado no cargo no último mês de agosto. Em sua apresentação conclamou toda a rede do Sicoob na Bahia a dobrar os ativos totais nos próximos anos em um desafio proposto. “É um prazer grande esse meu primeiro evento como presidente do Sicoob Central BA, e assim, aproveito para lançar um desafio, o de dobrarmos de tamanho nos próximos quatro anos, e não tenho dúvidas que eles vão atender esse chamamento e iremos cumprir, sobretudo, superando o que foi proposto. Estou acreditando muito porque nós temos um time bastante competente”, finalizou ao apresentar as expectativas pretendidas no médio prazo.
Estar junto das cooperativas na Bahia em busca de competitividade e sustentabilidade é o que tem movido a Casa do Cooperativismo Baiano. Nesse sentido, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, pontuou a importância de estar mais uma vez junto e apoiando o evento. “O Encontro de Negócios Sicoob Central BA é estratégico para o cooperativismo baiano, uma vez que as cooperativas filiadas à central Sicoob se relacionam com mais 240 mil cooperados, dos quase 300 mil que possuímos em nosso estado. Portanto, reunir os times de negócios e atendimento das 10 cooperativas do Sicoob na Bahia está alinhado às nossas metas nacionais e estaduais que visam chegarmos a 1 trilhão de prosperidade até 2027 na movimentação gerada pelas cooperativas em todo o país”, indicou o dirigente do cooperativismo no estado.
Premiação de times e programação voltada à fidelização
Nos dois dias de encontro ocorreram apresentações visando gerar experiências rumo à fidelização do cooperado e em busca da principalidade. O objetivo foi demonstrar o Sicoob como a melhor opção financeira dentre todas àquelas que os usuários possuem serviços bancários e realizam movimentações em carteira (conta corrente, crédito, seguros, financiamento, investimentos).
Responsável por apresentar as Estratégias Digitais e os Desafios e Oportunidades da Campanha Nacional de Vendas (CNV) 2024 do Sicoob, Angelo Curbani, do Centro Cooperativo Sicoob - CCS enfatizou a necessidade de cada vez mais estar mais próximos dos times das cooperativas para melhor direcionamento das ações a serem desenvolvidas, principalmente naquelas voltadas ao ambiente virtual, pensando na experiência já oferecida no presencial. “Os canais digitais são fundamentais para esse relacionamento. Os cooperados têm preferido se relacionar digitalmente. Precisamos dar nesse canal a experiência que hoje eles têm nas nossas agências, e o convívio desses mundos conjuntamente. Uma experiência boa no digital, uma experiência boa nas nossas agências, no atendimento olho no olho. É importante virmos em um evento como esse com tantos funcionários, diretores, executivos das cooperativas para falarmos um pouco e estarmos alinhados com essas estratégias para que elas possam ter os melhores resultados”, refletiu o superintendente de Estratégias Digitais e Performance Comercial do CCS.
Durante o Encontro de Negócios, os profissionais que se destacaram nas operações envolvendo a oferta de produtos e serviços aos cooperados foram premiados. Uma das premiadas foi Amanda Amorim, do Sicoob Crediconquista. “Subir no palco e saber que fui reconhecida pelo Sicoob Central BA, pela minha cooperativa e por minha agência é muito gratificante, estou muito feliz. Espero voltar no ano que vem e superar todas as metas estabelecidas para o próximo ano. Foi uma honra subir no palco e ser reconhecida por proteger vidas e por promover justiça financeira”, explicou ao receber o reconhecimento pelos resultados obtidos na comercialização de seguros.
Os times de negócio e atendimento ao cooperado foram divididos em grupos nas salas temáticas Cartão, Cobrança, Coopcerto, Crédito, Marketing, Sipag e Suporte Organizacional onde puderam acompanhar mais a fundo as ações em desenvolvimento, apontar desafios do dia a dia e apresentar sugestões para melhorias nos processos relacionados a produtos e serviços oferecidos pelo Sicoob.
Quem gostou da experiência proporcionada pelo evento foi Gleidson Lima, gerente de Estratégia e Negócio do Sicoob Sertão. “É um momento para fazermos alguns alinhamentos com o Sicoob Central Bahia, com as demais cooperativas e com o próprio Centro Cooperativo Sicoob. Um networking que traz a oportunidade de buscarmos novas soluções, nova formatação de trabalho para atuarmos conjuntamente com os cooperados no dia a dia nas nossas singulares”.
As cooperativas filiadas ao Sicoob Central BA também puderam trazer cases de sucesso na oferta de soluções com impactos positivos junto às equipes participantes, como explicou o diretor de Relacionamento do Sicoob Coopere, Fábio Simões. “O Encontro de Negócios contribui bastante e agrega muito às nossas equipes. É um evento que valoriza aqueles colaboradores que produziram durante o ano de 2023 e que passam a ser replicadores de tudo que ele absorve nesses dois dias de evento. A cada ano, a gente percebe o crescimento e obviamente a gente consegue agregar mais pessoas para que venham desfrutar de um momento de troca, de networking, de vivências, de casos de sucesso das cooperativas para que possamos crescer juntamente com as demais co-irmãs”, refletiu.
A supervisora de Cidadania e Sustentabilidade do CCS, Louize Oliveira, na apresentação “Cidadania Financeira, um caminho para principalidade”, mostrou como o investimento feito em ações de educação para diferentes públicos como a coleção “Financinhas” voltada ao público infantil, gera resultados na base de cooperados, oportunizando reconhecimento e um relacionamento mais sustentável. Nesses casos, a opção pelo Sicoob como principal opção para as operações financeiras acaba sendo uma consequência de um trabalho bem construído até mesmo antes do cooperado fazer adesão à cooperativa.
Participando pela primeira vez do encontro, Natasha Niglo, do Sicoob Cred Executivo, avaliou positivamente todos os aprendizados adquiridos. “Estava com a expectativa bem alta, só que superou. É uma experiência maravilhosa que sentimos a troca, a sinergia. A gente chega achando que sabe muita coisa e aprende muito mais. Tenho certeza que vou voltar com a bagagem cheia de experiências e colocar tudo em prática”, finalizou a agente de atendimento da cooperativa de crédito sediada na capital baiana.
Principalidade: o objetivo de todo segmento financeiro
Coube ao presidente do CCS, Marco Aurélio Almada, o encerramento do VI Encontro de Negócios Sicoob Central BA. Na apresentação com o tema “Principalidade”, trouxe a todos os presentes como o segmento financeiro tem atuado incessantemente para que as operações oferecidas sejam a principal opção por parte do usuário ao ingressar em uma determinada instituição. Por meio de estudos, indicou que o brasileiro na média possui mais de uma conta bancária e que o desejo é fazer com que o cooperado do Sicoob tenha a melhor experiência e utilize os serviços e produtos da instituição como sua principal solução financeira. Esse fator contribuirá para a competitividade dos negócios em um setor com alta disputa entre diferentes organizações de variados tipos e tamanhos. “Há um caminho de conquista da principalidade que passa por experiência, posicionamento de atributo de produto, por preço. E se eu não cresço, eu não tenho recursos suficiente para manter a minha plataforma atualizada e quando a minha plataforma desatualiza eu perco a pouca principalidade que eu tiver”, alertou o dirigente do sistema cooperativista que reúne o maior número de cooperados no Brasil.
Por Ascom Sistema Oceb com informações do Sicoob Central BA
Encontro de Negócios evidencia impacto do Sicoob na Bahia
- Artigo Secundário 1
Evento reuniu mais de 500 participantes das cooperativas filiadas
ao Sicoob Central BA sob o tema “O Sicoob faz bem pra Bahia”
Potencializar os negócios das cooperativas é um objetivo estratégico de atuação do Sistema Oceb. E nos dias 15 e 16/05, o Sicoob Central BA promoveu o VIII Encontro de Negócios, que contou com o apoio da Casa do Cooperativismo Baiano. Na oitava edição, o evento realizado na Região Metropolitana de Salvador, teve como tema “O Sicoob faz bem pra Bahia”, e reuniu mais de 500 participantes dentre presidentes, conselheiros, diretores e equipes de diferentes áreas da cooperativa central de crédito baiana e das 10 cooperativas singulares de crédito filiadas. Profissionais de atendimento direto aos cooperados, bem como de suporte às operações , além de parte da equipe do Sistema Oceb, estiveram presentes em dois dias de imersão para reforçar a identidade e valores do Sistema Sicoob.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, participou do encontro com um momento na abertura institucional e destacou a grandeza da ação. “Nós estamos muito orgulhosos em poder ajudar na viabilização desse grande evento de negócio das cooperativas baianas; o maior de negócios na Bahia do ramo de cooperativas de crédito. O objetivo é que as cooperativas do Sicoob na Bahia, estejam, cada vez mais, aptas a gerar grandes negócios, produzir, vender, oferecer os melhores produtos para que toda a comunidade possa se beneficiar”, projetou o dirigente que também preside o Sicoob Norte Sul.
Dirigentes do Centro Cooperativo Sicoob – CCS como o presidente do Conselho de Administração, Miguel de Oliveira e o presidente executivo, Marco Aurélio Almada prestigiaram o VIII Encontro de Negócios do Sicoob Central BA. Em bate-papo do presidente do Sicoob Central BA, Vandevaldo Rios, com o presidente do CCS, Miguel de Oliveira, comentou os desafios à frente da instituição que alcançou recentemente 10 milhões de cooperados. “Nós, como desenvolvedores de soluções para as nossas cooperativas, precisamos estar próximos das cooperativas para entender quais são as necessidades e entregar as soluções necessárias para que possam atender os nossos cooperados em sua plenitude. Para o Sicoob Central Bahia, é um momento muito importante de capacitação, de confraternização, de reconhecimento, e principalmente de alinhamento sistêmico. Isso fortalece, naturalmente, o sistema regional, a central e as suas cooperativas, beneficiando o cooperado, que vai ter um melhor atendimento, um melhor produto, pelo aperfeiçoamento da forma de nos relacionar”, explicou o dirigente à frente do sistema que reúne instituições como o Sicoob Confederação e o Banco Cooperativo Sicoob.
Pacto Sistêmico de Estratégia
Na apresentação “Estratégia em movimento: crescimento, eficiência e valor para o cooperado”, Marco Aurélio Almada, presidente executivo do CCS reforçou as atividades mais atuais relacionadas ao Pacto Sistêmico de Estratégia da instituição, abrangendo todas as áreas das cooperativas integrantes. Ele abordou um panorama do setor, os pontos de atenção a serem observados e apresentou ferramentas de aprimoramento da gestão como o painel de indicadores para ações corretivas e a serem impulsionadas. “O Sicoob aqui na Bahia tem feito um trabalho muito interessante, mas o tempo todo, por mais que estejamos fazendo um bom trabalho, necessitamos colocar em perspectiva para analisar e ver o que pode melhorar. Como pensar estrategicamente, como transformar o que nós estamos fazendo e não crescer apenas vegetativamente, mas dar saltos de crescimento”, refletiu o dirigente do CCS.
Reconhecimento das equipes do Sicoob Bahia
As cooperativas e pontos de atendimento das singulares do Sicoob Central BA foram reconhecidas com premiação pelas ações desenvolvidas na Jornada de Vendas 2025 e pelo Instituto Sicoob. As com melhores desempenhos na oferta de produtos e serviços aos cooperados e em iniciativas de impacto social foram ranqueadas e receberam troféus pelos feitos alcançados.
Os principais cases comerciais de destaque da Campanha Nacional de Vendas e as ações desenvolvidas pelo Instituto Sicoob foram apresentadas ao público para a disseminação do conhecimento, o compartilhamento de informações e de boas práticas adotadas pelas cooperativas do Sicoob em diferentes regiões da Bahia.
Do Sicoob Credcoop, Marlete Dias, elogiou a realização de mais uma edição do Encontro de Negócios do Sicoob Central BA. “Participar do encontro de negócios da central é sempre uma experiência muito enriquecedora, que promove interação entre as equipes, as conexões com as outras cooperativas, essas trocas de experiências que fortalecem nossas próprias cooperativas. A gente percebe que a cada ano a equipe volta mais engajada, mais motivada, se sente reconhecida com as premiações e, também, volta em busca de novos prêmios, em busca de mais resultados”, concluiu a gerente de Relacionamento da cooperativa sediada em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
A presença do Sicoob Central BA
Conforme o Painel do Cooperativismo Financeiro - BureauCoop, elaborado e divulgado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito - CONFEBRÁS, o Sicoob Central BA, com suas 10 cooperativas singulares filiadas, em 108 postos de atendimento, congrega mais de 317 mil cooperados e alcançou R$ 4,13 bilhões de ativos totais e um resultado acumulado de R$ 116,22 milhões. Os dados são relativos ao 4º trimestre de 2025. Atualmente, as cooperativas filiadas ao Sicoob Central BA abrangem 84 municípios na Bahia, segundo informações da cooperativa central de crédito baiana.
Toda essa presença no estado foi exaltada pelo presidente do Sicoob Central BA, Vandevaldo “Carneiro” Rios. “O Sicoob faz bem pra Bahia, porque o Sicoob está próximo das comunidades, o Sicoob está próximo das pessoas. O Sicoob aumenta, impulsiona os negócios, gera emprego e renda. E a gente está muito feliz com isso e vamos continuar, a cada dia, fortalecendo esse nosso compromisso de fazer bem para o nosso estado”.
Confira mais opiniões
“Participar do VIII Encontro de Negócios do Sicoob Central BA foi extremamente satisfatório. Além de fortalecer conexões e trocar experiências, tivemos a oportunidade de participar de palestras enriquecedoras, aprender ainda mais sobre o cooperativismo e adquirir conhecimentos que agregam ao nosso trabalho e ao desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Momentos como esse reforçam o nosso compromisso em seguir promovendo crescimento, cooperação e oportunidades para as comunidades que atuamos". Joceval Moreira, presidente do Sicoob Coopemar.
“Participar do VIII Encontro de Negócios do Sicoob Central BA é reforçar, mais uma vez, o valor transformador do cooperativismo. É reconhecer a força do nosso sistema, aprender, compartilhar experiências e renovar o propósito de seguir fazendo a diferença na vida das pessoas e das comunidades onde atuamos. É um espaço onde ouvimos histórias inspiradoras de pessoas que fazem acontecer, que nos impulsionam a evoluir continuamente. Muita conexão, reencontros e novas relações, alinhado a um tema que fortalece ainda mais o nosso propósito cooperativista. Seguimos motivados, inspirados e gratos por tudo o que vivemos nesses dias”. Joseane Silva dos Santos de Matos, diretora de Risco e Controles do Sicoob Inova.
“Foi uma experiência extremamente enriquecedora, proporcionando importantes reflexões sobre estratégias comerciais, relacionamento com o cooperado e fortalecimento do cooperativismo. Os conteúdos apresentados reforçam práticas que podem ser aplicadas no dia a dia da cooperativa, contribuindo para uma atuação ainda mais próxima, eficiente e alinhada às necessidades dos nossos cooperados.” Gabriel Chagas, diretor de Negócios do Sicoob Norte Sul.
“O dia a dia, as conversas, esse tipo de evento você sai querendo fazer alguma coisa, querendo mudar alguma coisa, você pode observar as outras cooperativas dando testemunho de cases de negócios que deram certo, a diversidade cultural, o interesse pela comunidade compartilhado com as ações sociais. Tudo isso energiza, eu sinto mais vontade de fazer o que estamos fazendo de uma maneira melhor ainda. Que continue com essa pegada voltada tanto para mostrar o que é cooperativismo socialmente dentro das regiões e como a gente pode fazer melhor os negócios dentro do cooperativismo, como podemos impactar mais a sociedade. Eberton Luiz de Oliveira, coordenador de Negócios do Sicoob Extremo Sul.
“É um prazer para mim e os demais colegas, vivenciar essa experiência que o Sicoob Central BA proporciona para nós da cooperativa. É um privilégio e uma recompensa pelo trabalho que desenvolvemos lá na ponta, vivenciar esses momentos, esses dois dias incríveis”. Lucas Chaves, gerente de Negócios do Sicoob Costa do Descobrimento.
“O evento proporcionou um espaço importante para fortalecer vínculos entre os colaboradores, promover a integração e ampliar o sentimento de pertencimento ao sistema cooperativista. Além disso, incentivou o networking e a troca de experiências entre profissionais de diferentes cooperativas. Foi um momento estratégico para reforçar a imagem e a força do Sicoob na Bahia, evidenciando ao time a dimensão do seu impacto econômico e social na realidade do estado, bem como a relevância desse modelo de negócios para o desenvolvimento das comunidades”. Erika Oliveira, analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema Oceb.
Por Ascom Sistema Oceb
Coops baianas avançam com capacitação em Marketing Digital
- Artigo Inferior 3
Iniciativa do Sistema Oceb busca orientar cooperativas para ampliar presença e resultados no ambiente virtual
Quem cuida da comunicação e do marketing nas cooperativas sabe como transformar desafios em soluções criativas. Essa prática faz a diferença no modelo de negócios cooperativista. Para somar com esse trabalho, o Sistema Oceb vem apoiando cooperativas baianas, participantes do Programa NegóciosCoop, por meio da capacitação “Planejamento Estratégico em Marketing Digital”.
O objetivo é orientar e fortalecer a atuação das cooperativas no ambiente digital, ajudando-as a organizar processos, definir prioridades e tornar a comunicação e o marketing mais estratégicos e eficientes.
Uma jornada de mais 300h de conhecimento
A capacitação está sendo desenvolvida em quatro etapas, com encontros on-line, e conta com a participação de nove cooperativas agropecuárias baianas. Ao longo da jornada, as cooperativas têm sido capacitadas no uso de ferramentas e plataformas de marketing digital, constroem seus próprios planos de ação e cronogramas de execução, analisam a viabilidade financeira das ações e recebem orientação sobre os recursos necessários para colocar as estratégias em prática.
Além do planejamento, os participantes têm recebido apoio técnico e estratégico durante a execução dos planos, contribuindo para que compreendam cada etapa e consigam aplicar o que foi planejado.
Para Ademilson Pinheiro, cooperado da Cooperativa Agrícola de Desenvolvimento Sustentável do Sul da Bahia - Coopadesba, a participação na capacitação tem sido enriquecedora. "O conteúdo apresentado amplia nossa visão sobre como utilizar as ferramentas digitais de forma estratégica, fortalecendo a comunicação da cooperativa e aproximando ainda mais nossos associados e a comunidade. Para a Coopadesba, essa capacitação representa um passo importante na modernização da nossa atuação, permitindo que possamos divulgar melhor nossos produtos e serviços, além de reforçar os valores do cooperativismo. Acredito que esse aprendizado será fundamental para ampliar nosso alcance e gerar ainda mais impacto positivo.”
Além da Coopadesba, participam da capacitação as cooperativas agropecuárias Ser do Sertão, Cooperativa dos Produtores Rurais de Ibicoara e Chapada Diamantina - Coopric, Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais de Belo Campo e Região Sudoeste da Bahia - Raízes do Nordeste, Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares Raízes do Sertão - Coopraízes, Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região - Cooperlad, Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Iaçu - Coopafiaçu, Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais e Trabalhadores Autônomos na Agropecuária - Coomtrata e Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrialização - Coopaita.
A comunicadora da Cooperlad, Dandara Matos, compartilha a importância dessa capacitação para o crescimento da cooperativa:
“Participar desse curso reforça o quanto é necessário que as cooperativas acompanhem as mudanças e usem o digital como uma ferramenta para fortalecer sua comunicação e ampliar seu alcance. Durante a capacitação, tenho aprendido na prática como planejar melhor os conteúdos, utilizar as redes sociais de forma mais estratégica e fortalecer a identidade da cooperativa. Mais do que técnicas, o curso tem mostrado como o marketing digital pode aproximar pessoas, contar histórias reais e valorizar ainda mais o trabalho desenvolvido pelos nossos cooperados”.
A iniciativa reforça o papel do Sistema Oceb como parceiro das cooperativas baianas, apoiando o fortalecimento da comunicação, a ampliação da presença digital e a geração de resultados alinhados à realidade e às possibilidades de cada cooperativa.
Conheça a NegóciosCoop
A solução NegóciosCoop é focada em tornar as cooperativas cada vez mais competitivas, possibilitando-as que acessem e expandam seus negócios. Clique e confira os diferentes serviços oferecidos às cooperativas na Bahia junto ao Sistema Oceb.
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativas baianas têm abraçado a cultura de inovação
- Nenhum
Sistema Oceb finaliza primeira fase de projeto de avaliação de inovação em três cooperativas
Adotar uma cultura de inovação é uma tarefa desafiadora e, ao mesmo tempo, necessária no mundo atual. O mercado tem mostrado que as empresas que conseguem inovar em seu dia a dia têm melhores resultados. Seguindo essa realidade, o cooperativismo está abraçando, cada dia mais, a inovação, por meio das soluções do InovaCoop, que é uma plataforma desenvolvida pelo Sistema OCB de fomento à inovação no ecossistema cooperativista.
Para avaliar diferentes aspectos e atividades voltadas à inovação de forma contínua e constante nas cooperativas brasileiras, foi desenvolvido um instrumento de avaliação que diagnostica o nível de maturidade da gestão da inovação, chamado de Diagnóstico do Nível de Maturidade do Sistema de Gestão da Inovação (SGI). A avaliação segue uma série de normas da ISSO 56000, fundamentos e vocabulários da gestão da inovação. O instrumento também tem o objetivo de identificar diversas oportunidades de melhoria no Sistema de Gestão da Inovação (SGI), quando implantados nas cooperativas.
Projeto piloto para aplicação do diagnóstico
Para testar o diagnóstico foi criado um projeto piloto, chamado de Entrevista de Avaliação do Sistema de Gestão da Inovação da Cooperativa. Além disso, o Núcleo de Inteligência, e Inovação do Sistema OCB realizou uma capacitação nacional com a presença de 14 Organizações das Cooperativas Estaduais (OCEs), incluindo a Bahia. Durante o evento, os participantes realizaram atividades práticas para entender melhor a aplicabilidade do instrumento e sua utilização para explorar oportunidades de inovação para as cooperativas. Após a capacitação, cada unidade estadual recebeu a tarefa de aplicar a entrevista em três cooperativas, até dezembro de 2024.
A implementação na Bahia aconteceu em três cooperativas: a Unimed Sudoeste, Coperil e Sicoob Coopere. A Unimed Sudoeste e a Coperil se destacaram por publicarem cases de inovação no Radar Inovacoop, e o Sicoob Coopere, por sua demanda específica por inovação em RH, que já contava com o acompanhamento do Sescoop/BA e do Núcleo de Inovação da OCB.
George Freitas, analista de desenvolvimento e monitoramento das cooperativas do Sescoop/BA, participou do projeto desde a sua formação. Ele afirma que “a aplicação do diagnóstico foi uma experiência enriquecedora, revelando perspectivas valiosas sobre inovação em cooperativas de diferentes ramos e portes. Embora, ainda sem um Sistema de Gestão de Inovação totalmente estruturado, as cooperativas refletiram, a partir dos conceitos discutidos, sobre os processos necessários para aprimorar sua gestão de inovação. As experiências compartilhadas nas entrevistas têm o potencial de fortalecer a cultura de inovação em cada cooperativa e contribuir para a competitividade do setor cooperativo”, comentou.
Damaris Petrocelli, analista de projetos e estratégia da Unimed Sudoeste, foi uma das primeiras cooperadas a ter acesso à avaliação. Ela evidenciou a relevância do projeto para as organizações que desejam se manter competitivas e preparados para um mercado em constante transformação. “O processo de avaliação foi bem estruturado, proporcionando uma visão clara dos pontos fortes e das oportunidades de melhoria na gestão da inovação. Foi interessante ver como muitas iniciativas que já estavam sendo implementadas internamente se alinham com as melhores práticas esperadas. A participação no projeto não só nos ajudou a reconhecer o que já estamos fazendo bem, mas também a identificar áreas onde podemos intensificar nossos esforços para continuar avançando”. A reunião também contou com a participação do analista Eduardo Sampaio, do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, que acompanhou o processo de implementação.
A Cooperil também participou da avaliação e a presidente da cooperativa, Alaerte Arônia, expressou as perspectivas positivas dessa iniciativa. “Apesar de ser um projeto piloto, já se mostra promissor e eficaz, como tem sido a experiência com o PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas), trazendo para a Coperil perspectivas de melhorias internas com reconhecimento externo e de grande alcance. Isto causa em nossa equipe e cooperados estímulos positivos.”
O último diagnóstico foi aplicado no Sicoob Coopere, na quinta-feira (05/12), finalizando a primeira etapa do projeto piloto. Dleon dos Carneiro, gerente administrativo e financeiro do Sicoob Coopere, avaliou que a experiência enriqueceu o conhecimento e a melhoria pessoal e do corporativo, conectando com a necessidade constante de evoluir com os processos de inovação. “O projeto de tornar o mapeamento em um radar, assim como acontece com o PDGC, possibilitará a cooperativa estruturar e gerenciar ainda melhor seus processos de inovação, avaliando sua evolução”, declarou.
O projeto avança para as próximas etapas. A OCB reunirá as respostas coletadas e produzirá um relatório, permitindo que as cooperativas comparem seus resultados. Os dados também serão usados para ajustar o processo em 2025, com a elaboração de um manual de apoio ao preenchimento, incluindo exemplos de evidências e orientações práticas.
Desenvolva a inovação na sua cooperativa
Enquanto o projeto de Diagnóstico do Nível de Maturidade do Sistema de Gestão da Inovação (SGI) ainda está em fase de teste, existem outras soluções disponíveis para desenvolver a cultura de inovação na sua cooperativa. Acesse o site do InovaCoop e descubra as possibilidades para a sua cooperativa.
Por Ascom Sistema Oceb
SESCOOP/BA e SICOOB/BA promovem curso preparatório para certificação ANBIMA
Com o objetivo de fortalecer a capacitação técnica dos profissionais do mercado financeiro, o SESCOOP/BA e o SICOOB/BA promovem o Curso Preparatório para Certificação AMBIMA – CPA10, que acontecerá em Salvador/BA, nos dias 04, 05 e 06 de maio.
O curso será feito com duas turmas, a primeira no período de 04 a 06 de maio, a segunda entre 05 e 07 de agosto, no horário de 8h às 18h. O público alvo do curso são profissionais que atuam nas cooperativas de crédito do SICOOB Sistema BA, que lidam no dia a dia com mercado financeiro, mercado de capitais e produtos de investimentos, preparando-os assim para a realização do exame de certificação CPA-10.
As aulas serão ministradas pelo instrutor Sérgio Antonio Scorbaioli, graduado em Ciências Econômicas pela PUC de São Paulo e pós graduado em Administração Financeira pela FECAP, com curso de Gestão de Pessoas pela Wisnet Consulting. Com 36 anos de experiência, Sérgio passou por renomadas empresas, como Banco Unibanco, Citibank e Banco General Motors, fornecendo consultoria e treinamento para importantes instituições da área financeira, entre elas Itaú Unibanco, HSBC, Banco Votorantim e Santander. Sérgio também apresenta experiência na área acadêmica, ministrando módulos e palestras em universidades sobre Mercado Financeiro e Valores Mobiliários.
O curso será realizado no America Towers Hotel, Rua Frederico Simões, n° 120, Caminho das árvores, Salvador/BA. As inscrições podem ser feitas diretamente no SICOOB Central Bahia.
Para mais informações e inscrições falar com, Neila Cunha:
E-mail:
Tel: (71) 3340-7107
Cooperativas baianas movimentaram R$ 7,8 bi no último ano
- Nenhum
As sobras, resultado entre ingressos e dispêndios, chegaram
a R$ 236,5 mi, o que representou mais de 31% de aumento frente a 2022
O cooperativismo da Bahia segue em expansão, conforme dados informados pelas cooperativas do estado à Oceb, e que compuseram o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024, divulgado recentemente pelo Sistema OCB. Uma prova disso foi o faturamento de R$ 7,8 bilhões registrado pelas cooperativas baianas ao final de 2023. Os números mostram o faturamento acumulado ao longo do último ano pelas cooperativas registradas junto ao Sistema Oceb.
Outros resultados positivos de crescimento contábil e financeiro foram as sobras, resultado entre ingressos e dispêndios, que alcançaram R$ 236,5 milhões, que representou acréscimo de 31,79% em relação ao registrado no período anterior. Os ativos totais, soma de todos os ativos (bens e direitos), sejam eles tangíveis ou intangíveis, também apresentaram crescimento importante de 13,4% se comparado com 2022, sendo apurados em 2023 R$ 7,4 bilhões pelas cooperativas baianas.
A trajetória contínua de crescimento é ressaltada pelo presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, como fruto do trabalho eficiente desempenhado pelos cooperativistas do estado, sejam eles dirigentes, gestores, cooperados ou empregados. “A evolução da governança e gestão das cooperativas na Bahia é atestada pelo profissionalismo que estão conduzindo processos internos, e gerindo as equipes com base no planejamento estratégico que define objetivos e metas. Os excelentes resultados verificados ao final do ano passado são um reflexo do avanço observado e demonstra o crescimento reiterado do cooperativismo baiano, ano após ano”, finalizou.
O cooperativismo é um bom negócio
O cooperativismo da Bahia também obteve resultados impactantes no incremento do quadro social das cooperativas e de postos de trabalho. O exercício de 2023 foi encerrado com 298.468 cooperados nas sociedades cooperativas na Bahia. Já a quantidade de vagas de empregos ofertadas pelas cooperativas que atuam no estado alcançou a marca de 3.573 postos fixos. Os dados representam um salto de 10% e 18%, respectivamente, se comparados com o aferido em 2022.
Para o presidente do Sistema Oceb, a melhoria dos indicadores aponta, também, estratégias adotadas pelas cooperativas na oferta de produtos, prestação de serviços e expansão de mercados. “As cooperativas da Bahia estão, cada vez mais, buscando criar produtos e serviços que atendam seus cooperados, e, principalmente, aos mercados em nível local, regional e nacional. O processo de internacionalização é um passo a mais para que possam cumprir com seu objetivo social que é gerar resultados favoráveis aos cooperados, além de contribuírem com o crescimento e desenvolvimento das comunidades onde estão presentes”, refletiu Cergio Tecchio.
E o Nordeste e a Bahia são Coop
Para divulgar as informações levantadas no Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024, o Sistema Oceb se juntou às Unidades Estaduais da Paraíba (Sistema OCB/PB), Pernambuco (Sistema OCB/PE), Piauí (Sistema OCB/PI), Rio Grande do Norte (Sistema OCERN), Sergipe (Sistema Ocese) - na campanha regional "O cooperativismo é um bom negócio. E aí, Bora Cooperar?" para apresentar às populações locais as vantagens e os benefícios do modelo de negócios cooperativista.
Atuação do Sistema Oceb
O Sistema Oceb atua junto às cooperativas na Bahia para defender e representar nosso modelo de negócios perante os poderes constituídos, por meio da atuação da Oceb, e para que possam se capacitar, sempre em busca de melhor atender seus cooperados, qualificando dirigentes, gestores e empregados, por meio dos programas de formação profissional oferecidos pelo Sescoop/BA. Realiza, ainda, o acompanhamento da gestão cooperativista com atividades de monitoramento, realiza ações para promover o bem-estar e qualidade de vida do público ligado às cooperativas, juntamente com os familiares e a comunidade onde a cooperativas estão inseridas. Para saber mais acesse somoscooperativismo-ba.coop.br e acompanhe nossas redes sociais pelo @sistemaoceb .
Por Ascom Sistema Oceb
Comunicação, geração de valor e acesso a recursos são temas de capacitação
Nas últimas semanas, três capacitações voltadas às cooperativas baianas ocorreram dentro do programa “Coops Competitivas e Sustentáveis”, resultado da cooperação estabelecida entre o Sescoop/BA e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, agência de desenvolvimento global da Organização das Nações Unidas - ONU. O programa consiste em sete capacitações que visam dotar as cooperativas do estado de capacidades para aprimoramento das práticas de gestão e governança alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS e à Agenda 2030, reforçando a competitividade e a sustentabilidade do empreendimento cooperativo na Bahia.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, as cooperativas registradas na estrutura sistêmica de representação, defesa, formação profissional, monitoramento e promoção social do cooperativismo baiano têm acesso a serviços diferenciados. “As capacitações do programa em cooperação com o PNUD são exemplos dos inúmeros serviços de excelência que oferecemos às cooperativas registradas junto ao Sistema Oceb. É essencial que as cooperativas no nosso estado se apropriem da gama de atividades à disposição que permitem aprofundar os conhecimentos aos cooperados, dirigentes, gestores e demais colaboradores”, explica o dirigente e participante das últimas três capacitações.
ESTRATÉGIAS DE ACESSO A RECURSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Realizada nos dias 16, 18 e 20 de outubro, a Capacitação 5 “Estratégias de acesso a recursos nacionais e internacionais” abordou fontes de financiamento que as cooperativas podem buscar junto a organismos públicos e privados brasileiros, além de organizações estrangeiras dedicadas à destinação de recursos para programas, projetos e ações, sobretudo ligados à temática socioambiental. Dentre os assuntos apresentados, os participantes tomaram contato com informações sobre recursos financeiros, tecnológicos e de conhecimento relacionados à atividade cooperativista, atração de investimentos, cooperação internacional e comércio exterior para fortalecimento da atividade cooperativista, gerenciamento das fontes de recursos acessados pelas cooperativas e como buscá-los, bem como conhecimento sobre os parceiros em potencial para captação de recursos.
Quem destacou a importância dos novos conhecimentos adquiridos foi Janielson Paim, do Sicoob Central Bahia. “A capacitação trouxe conteúdos importantíssimos sobre o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, o Banco de Desenvolvimento para a América Latina e Caribe - CAF, o Banco Mundial e tantas outras fontes de captação de recursos internacionais que desconhecíamos. Ter a oportunidade de participar nos abriu os olhos para ter acesso a esses recursos e aumentar a nossa possibilidade de carteira de financiamento, bem como subsidiar o crédito com tantas outras plataformas citadas, como o Sebraetec, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Embrapii, fontes de recurso do Banco do Nordeste e agências de fomento. Agora temos amplo conhecimento e metodologia de captar recursos, de buscar essas informações, de saber como fazer”, detalhou o analista de crédito da cooperativa de crédito de 2º grau baiana.
INTEGRAÇÃO A CADEIAS NACIONAIS E GLOBAIS DE VALOR
A geração de valor a produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas no mercado foi a tônica da Capacitação 4 “Integração a cadeias nacionais e globais de valor”, que foi realizada nos dias 2, 4 e 6 de outubro. Durante a atividade, as cooperativas aprenderam os conceitos sobre cadeias nacionais e globais de valor, requisitos para participação, estratégias para ingresso, cadeias que possibilitam compras regulares, expansão da base de clientes, abertura de mercados, diversificação de fornecedores e articulação com parceiros.
Um novo olhar para enxergar a comercialização foi defendido por Patrícia Brasileiro, da Cooperativa Rennova, após a participação na atividade. “A capacitação serviu para ampliar nosso olhar sobre as possibilidades que o mercado oferece para a comercialização. Acreditamos que foi positivo o tópico relacionado às demandas da cooperativa e à maneira como apresentamos nossos serviços para o público. As ferramentas que foram passadas pelas instrutoras foram de grande valia e trouxeram novas formas de gerir e liderar as nossas ações. Para nós da Rennova, tem sido enriquecedor participar das capacitações”, destacou a assistente social da cooperativa sediada em Feira de Santana.
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
Na Capacitação 3 “Estratégias de Comunicação”, realizada nos dias 18, 20 e 22 de setembro, foi a vez das cooperativas aprimorarem as técnicas para ganharem maior projeção e visibilidade em um ambiente em que competem com diferentes organizações, muitas delas, atuantes em segmentos diversos. O conteúdo didático apresentado, sobretudo às equipes envolvidas com comunicação e marketing das cooperativas baianas, permitiu o aperfeiçoamento em relação às novas tecnologias disponíveis para publicação e divulgação de conteúdos, estratégias de comunicação interna e comunicação externa na atividade cooperativista, estratégias de marketing e de comunicação para cooperativas voltadas para o fortalecimento da marca e acesso a novos mercados. Na parte prática, as cooperativas foram estimuladas a construírem planos de comunicação para evidenciar algum produto ou serviço de valor e à disposição dos públicos com os quais estabelecem relacionamento. Por fim, foram apresentadas ferramentas digitais para utilização e que auxiliam as cooperativas na segmentação, posicionamento e obtenção de melhores resultados a partir do tráfego pago (criação de anúncios, conteúdos patrocinados e impulsionamentos) nas principais plataformas de internet e mídias sociais.
Para Tatiana Santos, gerente da Uniodonto Salvador, foi uma ótima oportunidade de detectar pontos de melhoria a serem implementados na área. “Percebi, nos três dias de capacitação, que nossas ferramentas de comunicação interna e externa precisam ser melhoradas, além de conhecer ferramentas que podem facilitar e melhorar nossas necessidades. Isso só foi possível porque temos a possibilidade de ouvir os depoimentos de outros participantes e a excelente metodologia de trabalho apresentada pela instrutora”, avaliou a gestora da cooperativa de saúde soteropolitana.
Conforme Alberto Batista, superintendente do Sescoop/BA, o “Coops Competitivas e Sustentáveis” representa um diferencial às cooperativas participantes. “O programa desenvolvido no âmbito do escopo de atuação da formação profissional e no objetivo estratégico do Sescoop/BA de estimular as cooperativas a ampliarem seus negócios gera um diferencial competitivo de impacto para todos os participantes, que incluem as cooperativas baianas, suas equipes, e o time do Sistema Oceb, que vem se capacitando nos últimos meses. Além disso, são atividades que estão sendo realizadas em parceria com o PNUD, entidade reconhecida internacionalmente pelo trabalho desenvolvido em prol do desenvolvimento sustentável e pela melhoria das condições de vida da população em todo o globo. São cursos pensados e montados para atender as necessidades das cooperativas frente às demandas atuais da sociedade”, analisou o executivo do Sescoop na Bahia.
AGENDA DE CAPACITAÇÕES
Nas próximas semanas, a agenda continua com assuntos objetivando aumentar a competitividade e sustentabilidade das cooperativas na Bahia. Confira abaixo a lista das duas últimas capacitações on-line programadas dentro do programa “Coops Competitivas e Sustentáveis”.
CAPACITAÇÃO 6 – Governança e Liderança (06, 08 e 10/11/2023)
CAPACITAÇÃO 7 – Acesso a mercados e diversificação de produtos e/ou serviços (20, 22 E 24/11/2023)
Conheça mais sobre o conteúdo programático do “Coops Competitivas e Sustentáveis”. Ao final, os inscritos que cumprirem toda a carga horária e atividades práticas previstas receberão certificado de conclusão das capacitações realizadas.
SESCOOP/BA E PNUD: PARCERIA ESTRATÉGICA PARA O COOPERATIVISMO BAIANO
O “Coops Competitivas e Sustentáveis” é uma das ações que integram o projeto “Promovendo a Sustentabilidade e a Competitividade das Cooperativas Baianas, firmado em dezembro de 2021 entre o Sescoop/BA e o PNUD, visando fortalecer a competitividade das cooperativas baianas a partir da implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, contribuindo para a geração de ocupação e renda.
O objetivo é impulsionar a Agenda 2030 nas atividades cooperativas, ampliar produção, rentabilidade e acesso a novos mercados. Os diagnósticos foram seguidos de capacitações em áreas demandadas pelas cooperativas que, por sua vez, serão apoiadas com assistência técnica. Por fim, será efetuada a avaliação de impacto e compartilhadas as boas práticas construídas.
Para o Sescoop/BA, o objetivo é identificar os desafios que ajudarão as cooperativas a oferecerem respostas rápidas para novos modelos produtivos e de comercialização, com foco em inovação, sustentabilidade e questões socioambientais. Outro objetivo é fomentar a cultura cooperativista e aperfeiçoar processos de gestão e governança, de forma a fortalecer a atividade econômica na Bahia.
Por Ascom Sistema Oceb
Conteúdos Relacionados [Representação]
Conselheiro do Sistema Oceb recebe a Comenda 2 de Julho
- Nenhum
O médico neurocirugião Sílvio Porto teve a trajetória em prol
da saúde e cooperativismo reconhecido na Casa do Povo Baiano
“É um dia para a gente guardar na memória e no coração”. Assim definiu Sílvio Porto, conselheiro diretor representante do Ramo Saúde na Oceb, ao receber a Comenda 2 de Julho, concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA. Em solenidade de homenagem, familiares, amigos, lideranças e representantes de cooperativas baianas e do Sistema Oceb e de entidades médicas de classe, prestigiaram o novo comendador da Bahia.
Presente na cerimônia, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, cultiva uma história de longa data com o médico cooperativista baiano. “O doutor Sílvio tem uma história ligada ao cooperativismo de muitos anos. Há mais de 40 anos que milita no cooperativismo e há muito tempo também somos colegas no conselho da Oceb, sempre juntos trabalhando para o cooperativismo da Bahia. Fico muito orgulhoso de dizer que o cooperativismo baiano hoje tem uma personalidade que foi condecorada pelo seu caráter, pela sua dedicação à medicina e ao cooperativismo. Isso nos orgulha muito, pois nos representa”, comemorou.
Proponente da honraria na ALBA, o deputado Marcone Amaral, destacou o trabalho realizado pelo homenageado na sua área de atuação legislativa. “É um momento de muita felicidade, e especial para a Assembleia Legislativa da Bahia e para todo o povo baiano. Nós fizemos o reconhecimento do trabalho de doutor Silvio Porto, tanto como médico, como cooperativista. Um cidadão e uma personalidade que sempre lutou pelo cooperativismo, que tem um trabalho muito lindo, principalmente ali na Região Sul do nosso estado. Uma pessoa que entende o cooperativismo como o futuro da nossa sociedade”, enfatizou o ex-prefeito de Itajuípe, que mencionou a importância da parceria do município com a Sicredi Integração BA na abertura de novos pontos de atendimento. Sílvio Porto é o presidente da cooperativa de crédito baiana sediada em Itabuna.
O momento foi de felicidade para o cooperativista baiano que há tantos anos se dedica ao exercício da medicina e ao nosso modelo de negócios no estado. “Eu me senti altamente honrado por essa distinção da Assembleia Legislativa da Bahia, ao me conceder o título da Comenda 2 de Julho. Eu fico satisfeito porque quando temos o reconhecimento de um trabalho, de uma trajetória dedicada à medicina, ao cooperativismo, à cidadania, nos sentimos mais feliz, não só por mim, como para minha família. Todo o esforço, toda a dedicação que eu sempre tive no meu trabalho foi recompensado e reconhecido, com a mais alta honraria dessa Casa”, celebrou Sílvio Porto, que também preside a Unimed Itabuna.
Comenda 2 de Julho
Instituída pela Resolução nº 1.277/99, da Assembleia Legislativa da Bahia, a Comenda 2 de Julho é a mais alta honraria concedida pelo poder legislativo baiano. Ela é atribuída a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento político e administrativo estadual e nacional, e exalta a luta em defesa da liberdade do povo da Bahia.
Por Ascom Sistema Oceb
Sistema Oceb recebe Selo Lilás
- Nenhum
Iniciativa reconhece a atuação de organizações em favor de políticas de igualdade de gênero e defesa das mulheres
A noite desta segunda-feira (25/3) foi marcante para o cooperativismo baiano e todas as mulheres que fazem e engrandecem nosso modelo de negócios por toda a Bahia. Na oportunidade, o Sistema Oceb recebeu a certificação Selo Lilás que destaca instituições públicas e privadas baianas compromissadas e engajadas na construção de um ambiente mais seguro, acolhedor e que valorize a contribuição das mulheres atendendo aos compromissos assumidos na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas - ONU.
Da esquerda para a direita, Gláucia Scapini (CoopGNP), Ially Carmo (Sistema Oceb) e Valdirene Oliveira (Ser do Sertão)A concessão é de responsabilidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM, vinculada ao Governo do Estado da Bahia. Na primeira edição, 196 organizações participaram da etapa de análise e seleção via edital específico, sendo 83 contempladas com a certificação estadual.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, celebrou a conquista alcançada e que evidencia o trabalho realizado alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS. “É a materialização do reconhecimento de anos de trabalho do Sistema Oceb em prol da equidade de gênero no cooperativismo. Esse importante Selo Lilás visibiliza nossa atuação dentro do ESG e fortalece nosso compromisso para o cumprimento dos ODS, em especial o 05, para ‘alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas’”.
A superintendente da Oceb, Ially Carmo, recebendo o Selo Lilás do governador Jerônimo Rodrigues e da deputada Neusa CadoreA superintendente da Oceb, Ially Carmo, que representou o Sistema Oceb na solenidade, relembrou o papel fundamental do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia “Elas pelo Coop Bahia” para o sucesso obtido com a certificação. “Quando pensamos em empoderar mulheres, precisamos lembrar que esse empoderamento precisa ser coletivo. No cooperativismo nossa atuação é para a coletividade e o Comitê Elas pelo Coop Bahia foi o grande destaque que nos permitiu alcançar essa sonhada certificação. O protagonismo feminino é evidenciado e ganhamos mais uma responsabilidade, a de seguir ampliando o cooperativismo na Bahia para que mais mulheres possam fazer parte. Estou muito feliz por mais essa belíssima conquista”, refletiu a executiva da entidade de representação política-institucional cooperativista do estado.
O trabalho realizado pelo comitê de mulheres ligado ao Sistema Oceb foi apresentado à comissão avaliadora como a justificativa principal para a efetivação da certificação. Além disso, para ser eletiva, as instituições participantes deveriam possuir, ao menos, 30% do quadro de pessoal composto por mulheres. Atualmente, a Oceb e Sescoop/BA somam 26 empregados, destes 17 são mulheres, o que representa 65% do total.
A gerente de desenvolvimento de cooperativas, Jussiara Lessa, rememorou com felicidade o início das atividades com mulheres, há mais de 11 anos atrás. “Notamos que as mulheres precisavam de voz dentro do cooperativismo, levamos a ideia para o presidente e ele nos deu o desafio de desenvolvermos algo para esse público. Assim nasceram os eventos voltados para as mulheres cooperativistas, e o grande encontro delas já está em sua 13ª edição”, contou a gestora do Sescoop/BA.
O Selo Lilás traz para o Sistema Oceb muito orgulho e felicidade. Com ele o desafio torna-se ainda maior e mais robusto, pois reconhecemos nossa responsabilidade em mantê-lo dentro do Sistema Oceb e, por consequência, dentro do Cooperativismo na Bahia. Quando pensamos sobre nosso propósito, vimos que ele está se materializando por intermédio de ações assertivas, como essa que nos viabilizou a importante honraria, afinal, “promover a qualidade de vida das pessoas, por meio do cooperativismo na Bahia” perpassa por impulsionar mulheres para promoção da equidade de gênero no nosso modelo de negócios.
Cooperativas baianas contempladas com o Selo Lilás
A noite também foi especial para três cooperativas baianas. Isso porque a Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhães - CoopGNP, a Cooperativa Ser do Sertão e a Cooperativa Uniodonto Paulo Afonso também receberam a certificação do Selo Lilás.
As ações promovidas dentro do modelo de negócios cooperativista e que geram efetividade da participação feminina foram mencionadas por Tatiana Santos, que representou a cooperativa do Sistema Uniodonto do município situado no Vale do São Francisco.
Tatiana Santos, gerente da Uniodonto Salvador representando a Uniodonto Paulo Afonso“Buscamos mostrar a representatividade das mulheres aqui, especialmente por ser uma cooperativa. Valorizar e reconhecer o trabalho das mulheres, independentemente de suas funções, é essencial para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário. Algumas das nossas políticas adotadas para o quadro funcional são incentivo à saúde da mulher, capacitações e eventos voltados para as funcionárias e maior contratação de mulheres”, afirmou a gerente da Uniodonto Salvador, que representou a co-irmã, Uniodonto Paulo Afonso, certificada com o Selo Lilas, em entrevista publicada no portal de notícias do Governo do Estado da Bahia.
A presidente da Ser do Sertão, Valdirene Oliveira, exaltou as fundadoras e àquelas que contribuíram com o resultado alcançado, além da função exercida aos futuros dirigentes e gestores.
Valdirene Oliveira, presidente da Ser
do Sertão“O Selo Lilás é uma conquista das mulheres da Ser do Sertão, tanto as que ajudaram a fundar a cooperativa, quanto àquelas que nos ajudaram a chegar no processo de construção aonde chegamos agora. É reconhecer o papel da mulher dentro do espaço, é fortalecer as iniciativas que possuímos para garantir a igualdade de direitos. Nossa equipe da Ser do Sertão tem a honra em receber o Selo Lilás em reconhecimento ao trabalho que estamos desenvolvendo e para permitir aos futuros sucessores identificarem a importância dentro do cooperativismo do trabalho, do esforço e do reconhecimento da mulher”.
E para manter a certificação, os próximos passos da Ser do Sertão já estão planejados.
“Pretendemos criar uma comissão de mulheres na estrutura da cooperativa para que justamente possamos garantir, não seja apenas um selo, mas uma conquista realizada diariamente em nosso espaço”, projetou a dirigente da cooperativa agropecuária sediada em Pintadas.
O exemplo para outras organizações trazido pelo Selo Lilás foi apontado pela coordenadora do Comitê de Mulheres da CoopGNP, Gláucia Scapini que comemorou o feito da cooperativa situada em Luís Eduardo Magalhães.
Gláucia Scapini, coordenadora do Comitê de Mulheres da CoopGNP“Ser reconhecida pelas ações que já fazemos diariamente para promover o bem-estar, segurança e valorização do trabalho que as mulheres exercem dentro de nossa cooperativa, é um grande passo para a igualdade entre mulheres e homens. Buscamos capacitar, empoderar, dar legitimidade ao que cada pessoa tem de melhor, somando as diferenças. Essa certificação nos traz muita alegria e nos inspira a irmos além. Também, incentiva outras instituições a olharem com mais atenção e cuidado para a importância do papel feminino na sociedade”.
Comitê Elas pelo Coop Bahia
Instituído em 17/09/2021, o Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia “Elas pelo Coop Bahia” foi criado com o objetivo de propor ações para o aprimoramento da atuação feminina no estado, dentro do cooperativismo, a partir da indicação de ações que fortaleçam a representatividade de gênero. O Sistema Oceb foi uma das Organizações Estaduais pioneiras no Brasil na instituição do órgão de representatividade feminina.
O Elas pelo Coop Bahia é composto por mulheres cooperativistas das cinco regiões do estado, que integram o foco de atuação do Sistema Cooperativista Baiano, e está organizado em um grupo gestor formado por coordenadora, vice-coordenadora e secretária.
Vera Lúcia Ventura, coordenadora do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia “Elas pelo Coop Bahia”, detalhou a felicidade com que o comitê recebeu a notícia. “Nesse momento estamos felizes, motivadas, e realizadas com a certificação do Selo Lilás. Importante reconhecimento de muitos outros que haveremos de conquistar, pois as mulheres cooperativistas na Bahia estão cada dia mais se conscientizando de que são capazes e que merecem participar das cooperativas, compreendendo suas dinâmicas. Como coordenadora deste comitê, é uma honra receber a certificação e fico muito grata a todas as pessoas envolvidas no processo”, celebrou a coordenadora estadual do Comitê de Mulheres Elas pelo Coop BA.
Por Ascom Sistema Oceb
Coops baianas selecionadas para o Selo Lilás
- Nenhum
Cooperativas baianas receberão a certificação do Governo da Bahia que reconhece
as políticas e práticas de valorização das mulheres no ambiente de trabalho
A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo da Bahia divulgou nesta terça-feira (15/04) o resultado preliminar das empresas, entidades e organizações contempladas com o Selo Lilás. A listagem foi publicada na edição mais recente do Diário Oficial do Estado e contempla ao todo 113 organizações. Dentre essas, estão 11 cooperativas baianas registradas junto à Oceb. As cooperativas que serão certificadas pelo Governo da Bahia são: Cooperativa de Produtores Rurais - Cooperfarms (Luís Eduardo Magalhães), Cooperativa dos Produtores Rurais de Ibicoara e Chapada Diamantina – Coopric (Ibicoara), Cooperativa de Trabalho Rennova (Feira de Santana), Sicoob Central BA (Salvador), Sicoob Coopec (Itabuna), Sicoob Coopemar (Mairi), Sicoob Coopere (Valente), Sicoob Costa do Descobrimento (Itamaraju), Sicoob Credcoop (Vitória da Conquista), Sicoob Norte Sul (Gandu) e Sicoob Sertão (Pintadas).
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, parabenizou as cooperativas que receberão a certificação estadual como reconhecimentoao trabalho desenvolvido a favor das mulheres. “Quero externar nosso agradecimento a todas às cooperativas que participaram e parabenizar todas àquelas que conseguiram. O Sistema Oceb vem incentivando as cooperativas e a participação da mulher no cooperativismo em todo o estado. E com isso, finalmente, as cooperativas baianas estão sendo reconhecidas pelo trabalho realizado, afinal são as grandes protagonistas. Parabéns a todas pela conquista”, celebrou o dirigente do cooperativismo baiano.
O Sistema Oceb apoiou as cooperativas no estado a participarem do processo de avaliação para concessão da certificação estadual e promoveu uma campanha de divulgação e estímulo para adesão nas etapas de inscrição. A atividade está alinhada com as estratégias de ação do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia - Elas pelo Coop BA.
Selo Lilás
Representantes da CoopGNP, Sistema Oceb, Ser do Sertão e Uniodonto Paulo Afonso, no Selo Lilás 2024O Selo Lilás é uma certificação do Governo da Bahia concedida via Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM e que visa reconhecer e certificar as organizações que implementam políticas e práticas que efetivamente contribuem para a igualdade entre homens e mulheres no trabalho. Dentre os critérios analisados por comissão avaliadora estão equidade salarial, a presença feminina em cargos de liderança, a implementação de políticas de prevenção e enfretamento ao assédio moral e sexual, a promoção da licença-maternidade e outras iniciativas que visam o bem-estar e o desenvolvimento profissional das mulheres, conforme consta no Edital que regula o processo de certificação.
Na primeira edição da certificação realizada no último ano, o Sistema Oceb, juntamente com a Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhães - CoopGNP, Cooperativa Ser do Sertão e Uniodonto Paulo Afonso foram agraciadas pelas ações adotadas em prol das mulheres no ambiente de trabalho.
As cooperativas baianas contempladas neste ano receberão um reconhecimento formal pelo Governo do Estado da Bahia e passarão a poder a exibir e utilizar o Selo Lilás em suas comunicações e materiais de divulgação. A certificação tem duração de dois anos e pode ser renovada com apresentação de projetos diferentes aos anteriormente apresentados na concessão inicial.
O resultado final com todas as organizações que serão certificadas com o Selo Lilás em 2025 deverá ser divulgado no próximo dia 26 de abril.
Por Ascom Sistema Oceb
Fortalecendo o cooperativismo no Legislativo Baiano
- Nenhum
Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, se reúne com a deputada Ludmilla Fiscina
Com o objetivo de fortalecer, cada vez mais, o cooperativismo baiano, o Sistema Oceb busca novas parcerias e oportunidades para garantir que o modelo de negócio cooperativista continue sendo pauta nas agendas políticas do estado.
Nesta quarta-feira (02/04), o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, junto com a superintendente e o conselheiro do Ramo Transporte da Oceb, Ially Carmo e Jair Romualdo de Oliveira, respectivamente, se reuniu com deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) para apresentarem a atuação do Sistema Oceb. Na oportunidade, foram apresentados números e resultados dos negócios das cooperativas baianas e entregues materiais estratégicos, como a Revista de Promoção Social Cooperativista e o documento "Propostas para Cidades Baianas Mais Cooperativas", dirigido aos gestores públicos.
Cergio conversa c/ a deputada Ludmilla Fiscina (PV)
Na audiência, o presidente Cergio Tecchio também ressaltou a importância deste momento histórico, já que a ONU declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, com o tema "Cooperativas constroem um mundo melhor". Essa iniciativa busca destacar o papel do cooperativismo no desenvolvimento social e econômico.
“Tivemos uma audiência produtiva, com diálogos e informações relevantes. A deputada vai nos auxiliar na viabilização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia para destacar o Ano Internacional das Cooperativas. Também discutimos a possível criação de uma comissão de cooperativismo dentro do Legislativo. Apresentamos a importância do cooperativismo, e a deputada demonstrou total abertura para apoiar e aprofundar seu conhecimento sobre o segmento econômico, especialmente nas ações sociais”, disse Tecchio.
Encontros como esse reafirmam a atuação do Sistema Oceb para impulsionar o cooperativismo na Bahia. Afinal, contar com o apoio de representantes parlamentares é fundamental para fortalecer nosso modelo de negócios que impacta o presente e contribui para construir um futuro mais promissor.
Por Ascom Sistema Oceb
Coops celebram Ano Internacional nas câmaras municipais pela Bahia
- Nenhum
Cerimônias ocorreram em diferentes regiões do estado e deram visibilidade
às cooperativas como promotoras do desenvolvimento nas comunidades
O Ano Internacional das Cooperativas tem sido celebrado na Bahia com eventos junto às câmaras municipais de diferentes regiões do estado. Após a realização de Sessão Comemorativa na Assembleia Legislativa da Bahia, no último mês de agosto, o Sistema Oceb estimulou as cooperativas a promoverem atividades semelhantes nos municípios para dar maior visibilidade ao nosso modelo de negócios e estreitar o relacionamento, sobretudo com os parlamentos nas respectivas bases de atuação e influência do cooperativismo baiano. Desde então, 16 cidades receberam solenidades para celebrar o período, promovidas por 35 cooperativas. Os eventos promovidos reforçam o impacto e a importância das cooperativas nas comunidades onde estão presentes. Também reafirmam que as cooperativas constroem um mundo melhor como definido pela Organização das Nações Unidas ao instituir 2025 como período celebrativo do cooperativismo em âmbito global.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, as ações nos municípios baianos promovidas pelas cooperativas em celebração ao Ano Internacional das Cooperativas reforçam a vocação do cooperativismo em estar lado a lado das comunidades, independentemente de contextos político e ideológicos. “É com muito orgulho que vimos as cooperativas no nosso estado mobilizando suas bases para evidenciar uma comemoração de caráter global como o Ano Internacional, decretado em 2025 pela ONU. As interações com os legislativos municipais em todas as regiões da Bahia demonstram nossa força como modelo suprapartidário, autônomo e independente, capaz de construir diálogo e estabelecer pontes com agentes de diferentes espectros políticos em prol da construção de um mundo melhor por meio do cooperativismo”, celebrou.
Cerimônias do Ano Internacional das Cooperativas nos municípios baianos
Confira abaixo as celebrações do Ano Internacional das Cooperativas, promovidas pelas cooperativas no estado, junto aos legislativos locais em diferentes municípios baianos.
NAZARÉ - Próximo ao término das atividades legislativas da Câmara Municipal de Nazaré em 2025, no dia 16 de dezembro, ocorreu Sessão Ordinária Especial em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas. A solenidade contou com a participação de lideranças cooperativistas do município do Recôncavo Baiano. Ficaram à frente da organização do evento, a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais e Trabalhadores Autônomos na Agropecuária - Coomtrata, a Cooperativa Educacional de Nazaré - Coopenaza e o Sicoob Norte Sul. Os vereadores presentes reconheceram a importância do cooperativismo para o desenvolvimento local e regional.
Confira alguns registros da Sessão do Ano Internacional das Cooperativas na Câmara Municipal de Nazaré, acessando o Instagram do Sicoob Norte Sul.
SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ - No município da Região Metropolitana de Salvador, a Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo - Coomap, organizou Sessão Solene do Ano Internacional de Cooperativas na sede do poder legislativo municipal, no dia 03 de dezembro. Além de conselheiros, dirigentes, gestores e equipe da Coomap, responsável pela organização do evento, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, esteve presente e levou a mensagem do cooperativismo baiano aos parlamentares e autoridades locais e ao público que prestigiou a solenidade.
Para saber como foi a celebração do Ano Internacional das Cooperativas na Câmara Municipal de São Sebastião do Passé, acesse o vídeo divulgado no Instagram da Coomap.
SALVADOR - Na capital baiana, a Sessão Especial do Ano Internacional das Cooperativas junto ao poder legislativo municipal ocorreu no Centro Cultural Vereador Manuel Querino, no dia 02 de dezembro, e reuniu lideranças do cooperativismo soteropolitano, além de cooperados, dirigentes, gestores e equipes das cooperativas locais. O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, acompanhado de dirigentes, gestores e equipe da Casa do Cooperativismo Baiano esteve presente na celebração. A solenidade foi organizada pela Cooperativa de Trabalho de Profissionais da Área de Saúde - Cooper Doctor Saúde e pelo Sicoob Central BA.
Assista no canal da Câmara Municipal de Salvador no YouTube, como foi a celebração do Ano Internacional das Cooperativas na capital baiana.
LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - No dia 7 de novembro, ocorreu sessão solene em Luís Eduardo Magalhães, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais, organizada pelas cooperativas locais: Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - Cooproeste, Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhães - CoopGNP, Cooperativa de Produtores Rurais - Cooperfarms, Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Luís Eduardo Magalhães - Cootralem e Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia. A solenidade, promovida pela Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães, reuniu autoridades, entidades do setor produtivo, organizações da sociedade civil e lideranças cooperativistas do município da Região Oeste. O Sistema Oceb foi representado pela superintendente da Oceb, Ially Carmo. A então superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, veio de Brasília para participação presencial na cerimônia e apresentou informações atualizadas sobre o movimento cooperativista no país.
Acesse o canal da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães e assista ao vídeo da sessão solene, realizada no município da Região Oeste.
UAUÁ - No mesmo dia pela manhã, quem também comemorou o marco para o nosso modelo de negócios foi a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá - Coopercuc em Audiência Pública, realizada na Câmara Municipal de Uauá. A solenidade ocorreu no plenário da casa legislativa municipal e destacou o trabalho feito pela cooperativa de agricultura familiar que beneficia centenas de cooperados, conciliando a geração de trabalho e renda a partir de produtos típicos do semiárido, com a preservação do bioma em um processo agroflorestal, denominado agrocaatinga. Participaram autoridades locais, membros fundadores e lideranças da Coopercuc que enfatizaram, a partir das próprias histórias de vida, o surgimento e crescimento da cooperativa baiana.
Confira no perfil no Instagram da Coopercuc, o vídeo postado da audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Uauá.
PAULO AFONSO - Na Região do Vale do São Francisco, as cooperativas locais Cooperativa Educacional de Xingó - Coopex, Sicoob Coopere, Sicredi Expansão e Uniodonto Paulo Afonso receberam moção de aplausos da Câmara Municipal de Paulo Afonso, em sessão solene, realizada em 16 de outubro, e que celebrou o Ano Internacional das Cooperativas. A solenidade contou com a presença de autoridades e lideranças locais que reforçaram o papel fundamental das cooperativas na geração de emprego, renda e no fortalecimento da economia da região.
Para saber mais sobre a solenidade, assista ao vídeo e veja a postagem da Sessão Solene do Ano Internacional das Cooperativas, divulgado no perfil da Coopex - Colégio Boa Ideia e da Uniodonto Paulo Afonso, respectivamente, no Instagram.
ITAMARAJU - Na outra ponta da Bahia, em Itamaraju, o Sicoob Costa do Descobrimento organizou sessão solene em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, realizada em 14 de outubro na Câmara Municipal. A solenidade reuniu vereadores, representantes do governo municipal, autoridades locais, cooperados, lideranças cooperativistas, a comunidade, além do time da cooperativa de crédito baiana que demonstrou como as cooperativas constroem um mundo melhor.
Confira como foi o evento, no vídeo da Sessão Solene do Ano Internacional das Cooperativas na Câmara Municipal de Itamaraju, divulgado pelo perfil do Sicoob Costa do Descobrimento no Instagram.
ITABUNA - Seguindo na Região Sul, o Ano Internacional das Cooperativas foi comemorado em sessão solene realizada no dia 17 de setembro, na Câmara Municipal de Itabuna. A organização ficou a cargo do Sicoob Coopec, Sicredi Integração Bahia, Unimed Itabuna e Uniodonto Itabuna, que mobilizaram as equipes e a sociedade itabunense na solenidade, realizada na sede do Poder Legislativo municipal. No evento, as cooperativas locais apresentaram informações sobre o impacto positivo do cooperativismo em toda a região.
Confira mais no vídeo da Sessão Solene do Ano Internacional das Cooperativas na Câmara Municipal de Itabuna, divulgado no perfil do Sicredi Integração Bahia no Instagram.
IRECÊ - Outro exemplo de intercooperação para celebrar o Ano Internacional das Cooperativas vem de Irecê. No dia 29 de agosto, a Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil, a Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê - Copirecê, Cooperativa de Consumo dos Funcionários do Banco do Brasil na Micro Região de Irecê - Coobrasil, a Cooperativa dos Produtores de Grãos do Semi Árido - Cooper-grãos, a Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares Raízes do Sertão - Raízes do Sertão, o Sicoob Sertão e a Unimed Vale do São Francisco se juntaram para organizar a cerimônia em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas em sessão itinerante da Câmara Municipal de Irecê, realizada no Teatro Ataídes Ribeiro. As atividades em celebração à data comemorativa para o cooperativismo foram encerradas com a realização do Dia de Cooperar - Dia C, realizado no dia seguinte, sábado (30/8), com ações de cidadania voltadas à população local, ofertadas pelas cooperativas do município. A superintendente da Oceb, Ially Carmo, representou a Casa do Cooperativismo Baiano nas comemorações em Irecê.
Assista aos vídeos publicados sobre a Sessão do Ano Internacional das Cooperativas pela Câmara Municipal de Irecê e do Dia de Cooperar, divulgados no perfil da Coperil no Instagram.
GANDU - As cooperativas do Baixo Sul Baiano, Cooperativa Agrícola Gandu - Coopag, Cooperativa dos Produtores de Leite da Região de Gandu - Coolerg e Sicoob Norte Sul promoveram na Câmara Municipal de Gandu uma sessão especial em 20 de agosto para celebrar o Ano Internacional das Cooperativas. As cooperativas que possuem origem conjunta mostraram o poder da intercooperação para dar visibilidade ao modelo de negócios cooperativistas junto à comunidade local. Na solenidade, a superintendente da Oceb, Ially Carmo, esteve presente em representação à Casa do Cooperativismo Baiano.
Para conferir como foi a celebração na Câmara Municipal de Gandu, assista ao vídeo divulgado no perfil da Coopag no Instagram.
MAIRI - No Centro-Norte Baiano, mais precisamente em Mairi, sede do Sicoob Coopemar, a Câmara Municipal celebrou o Ano Internacional das Cooperativas com moção de aplausos ocorrido em cerimônia, realizada no dia 14 de agosto. Participaram dirigentes, gestores, equipe da cooperativa de crédito baiana que também articulou e promoveu solenidades junto aos poderes legislativos de Várzea do Poço (21/8), Jacobina (19/8), Miguel Calmon (19/8) e Andaraí (1/9), onde atua e possui pontos de atendimento.
Assista a mensagem do presidente do Sicoob Coopemar, Joceval de Souza, à moção de aplauso ao Ano Internacional das Cooperativas conferido pela Câmara Municipal de Mairi.
VITÓRIA DA CONQUISTA - Na maior cidade do sudoeste baiano, a celebração do Ano Internacional das Cooperativas ocorreu em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, no dia 12 de agosto. A solenidade contou com a organização e mobilização das cooperativas locais como a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - Coopmac, Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista e Unimed Sudoeste.
Para assistir, acesse o vídeo da cerimônia no canal YouTube da Câmara Municipal de Vitória da Conquista.
Para ficar por dentro das atividades de representação política e institucional do Sistema Oceb, acesse nosso portal na internet e acompanhe nossas redes sociais pelo @sistemaoceb .
Por Ascom Sistema Oceb com informações imagens das cooperativas
Sistema Oceb participa da II Conferência Nacional do Trabalho
- Nenhum
Ângela Gédéon, assessora jurídica e trabalhista do Sistema Oceb representou a Casa do
Cooperativismo Baiano no evento que avançou em propostas para relações de trabalho
O Sistema Oceb esteve presente na II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT), realizada de 3 a 5 de março, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP). A Casa do Cooperativismo Baiano foi representada pela assessora jurídica e trabalhista do Sistema Oceb, Ângela Gédéon. O encontro, promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), resultou na consolidação de propostas destinadas ao fortalecimento das relações de trabalho, da negociação coletiva e da segurança jurídica. O momento marcou a etapa final de um amplo processo de diálogo social voltado à construção de diretrizes para o futuro do trabalho no Brasil.
O Sistema OCB juntamente com organizações estaduais vinculadas como o Sistema Oceb, entidade que defende os interesses das cooperativas na Bahia, acompanhou os debates ao longo de toda a conferência e participou das discussões técnicas que analisaram propostas elaboradas nas etapas estaduais realizadas entre setembro e dezembro de 2025. Delegados de todas as unidades da Federação participaram da etapa nacional, que reuniu cerca de três mil representantes e analisou centenas de contribuições encaminhadas pelos estados.
Construção coletiva
A etapa nacional da conferência consolidou propostas construídas ao longo de meses de debates realizados em todos os estados brasileiros. Durante o encontro em São Paulo, os 689 delegados credenciados, distribuídos entre representantes do governo, dos trabalhadores e dos empregadores, avaliaram as contribuições apresentadas nas etapas estaduais e deliberaram sobre as diretrizes consideradas prioritárias para orientar as políticas públicas relacionadas ao mundo do trabalho.
Entre os temas discutidos estiveram a ampliação das políticas de qualificação profissional, o fortalecimento da negociação coletiva, a promoção da inclusão produtiva, o aprimoramento dos instrumentos de proteção social e a atualização de atos normativos. Também estiveram em pauta os impactos das transformações tecnológicas e produtivas sobre o mercado de trabalho e a necessidade de adaptação das políticas públicas a esse novo cenário.
Dos 56 temas avaliados ao longo da conferência, os grupos consensuaram 17 propostas para deliberação na plenária final. Após a votação pelos delegados presentes, 10 propostas foram aprovadas por ampla maioria.
A conferência reafirmou ainda a importância do diálogo social e da construção tripartite — entre trabalhadores, empregadores e governo — como caminho para enfrentar os desafios do mercado e ampliar as oportunidades de emprego e renda no país.
Cooperativismo nacional e baiano presentes
Representantes do Sistema OCB, do Sistema Oceb e de outras cinco organizações estaduais participaram ativamente das discussões da conferência, contribuindo com o olhar do cooperativismo sobre o futuro das relações de trabalho e o papel do setor na geração de oportunidades em diferentes regiões do país. A organização nacional do cooperativismo liderou a bancada dos empregadores em um dos grupos técnicos, cujo tema central tratou da Proteção e Inclusão Produtiva.
Além da assessora jurídica trabalhista do Sistema Oceb, Ãngela Gédéon, a delegação do cooperativismo foi formada pelos seguintes integrantes em representação às organizações estaduais e ao Sistema OCB: Rodrigo Forneck, superintendente da OCB/AC; Lene de Matos, gerente de Relações Institucionais do OCB/RO; José Pedro Pedrassani, assessor jurídico da Ocergs; Geraldo Magela, assessor institucional do Sistema Ocemg; Enoque Gomes, engenheiro de segurança do trabalho do Sistema Ocepar; e Bruno Vasconcelos, coordenador de Relações Trabalhistas e Sindicais da CNCoop e representante do Sistema OCB no evento.
“A presença do cooperativismo nesse debate é fundamental para demonstrar que é possível conciliar geração de renda, inclusão produtiva e valorização das pessoas. O modelo cooperativista nasce do trabalho organizado e da participação, e por isso tem muito a contribuir com a construção de soluções para o futuro do trabalho no país”, destacou Bruno.
A representante do cooperativismo baiano presente destacou um avanço significativo alcançado na II CNT. “O tema de grande importância foi o fortalecimento das negociações coletivas de trabalho, que foi votada por todos com uma proposta de consenso de todas as bancadas e será transformada em política pública”, apontou Ângela Gédéon, assessora jurídica e trabalhista do Sistema Oceb.
Por Sistema OCB adaptado por Ascom Sistema Oceb
Selo Lilás é entregue a 11 coops baianas
- Nenhum
Com as novas certificações, o Sistema Oceb e 14 cooperativas registradas integram o
grupo de organizações reconhecidas por valorização do trabalho da mulher
O Cooperativismo tem por essência unir pessoas em busca de objetivos sociais e econômicos conjuntos. A máxima de que no nosso modelo de negócios ninguém fica para trás guia as estratégias de atuação das cooperativas e que, cada vez mais, precisam ganhar maior visibilidade. Nesse sentido, o protagonismo feminino e a busca da equidade de gênero na realidade do cooperativismo baiano foram mais uma vez evidenciadas na segunda edição do Selo Lilás, iniciativa que reconhece organizações que valorizam o trabalho realizado por mulheres e constroem ambientes laborais mais inclusivos. A solenidade contou com a presença do Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues e a Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Neusa Cadore, além de autoridades estaduais e representantes das instituições selecionadas.
A certificação, concedida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM do Governo do Estado da Bahia, foi entregue no dia 18/06 a 116 organizações, durante cerimônia no Centro Administrativo da Bahia - CAB. Dentre elas, 11 cooperativas registradas na Oceb foram reconhecidas como instituições que valorizam o trabalho realizado por mulheres e constroem ambientes laborais mais inclusivos, são elas: Cooperativa de Produtores Rurais - Cooperfarms (Luís Eduardo Magalhães), Cooperativa dos Produtores Rurais de Ibicoara e Chapada Diamantina - Coopric (Ibicoara), Cooperativa de Trabalho Rennova (Feira de Santana), Sicoob Central BA (Salvador), Sicoob Coopec (Itabuna), Sicoob Coopemar (Mairi), Sicoob Coopere (Valente), Sicoob Costa do Descobrimento (Itamaraju), Sicoob Credcoop (Vitória da Conquista), Sicoob Norte Sul (Gandu) e Sicoob Sertão (Pintadas).
A expressiva participação do segmento cooperativista na iniciativa de equidade de gênero foi destacada pela Secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore. “Tivemos a colaboração preciosa do cooperativismo, das nossas lideranças, no sentido de sensibilizar e divulgar a experiência do Selo. Isso foi fundamental. Nessa segunda edição, um crescimento de mais de 40% do número de empresas certificadas, com destaque para as cooperativas. Com a certificação, com esse reconhecimento, vai ser ampliada ainda mais”, apontou a gestora estadual.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, o reconhecimento das 11 cooperativas baianas reforça o papel exercido pelas mulheres no nosso modelo de negócios. “Percebemos que as mulheres estão cada vez mais ocupando espaços de relevância e notoriedade dentro de nossa sociedade e nas cooperativas isso não é diferente, mas reconhecemos que ainda tem uma lacuna a ser preenchida pelas mulheres e a certificação pelo Selo Lilás impulsionará esse processo, pois ela reforça essa percepção e estimula outras cooperativas a seguirem pelo mesmo caminho. Parabenizo todas as cooperativas certificadas, ao mesmo tempo, em que saúdo o trabalho de estímulo à participação realizada pelo Comitê de Mulheres Cooperativista da Bahia”, celebrou o dirigente do cooperativismo baiano.
O Sistema Oceb apoiou as cooperativas no estado a participarem do processo de avaliação para concessão da certificação e promoveu uma campanha de divulgação e estímulo para adesão nas etapas de inscrição. A atividade está alinhada com as estratégias de ação do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia, conforme explica a coordenadora, Vera Lucia Ventura. “Sinto muito orgulho de constatar que 11 cooperativas, ligadas ao Sistema Oceb e apoiadas pelo Comitê Elas pelo Coop BA, foram contempladas com o Selo Lilás e de poder observar que estas cooperativas estão engajadas nesse cuidado com mulheres, em um processo de inclusão. A certificação dá visibilidade às cooperativas e materializa o trabalho realizado com mulheres e para mulheres. Além disso, motiva mais mulheres a se encantarem e engajarem neste movimento”, finalizou a também representante da Bahia no Comitê Nacional de Mulheres Cooperativistas do Sistema OCB.
Quando o respeito vira reconhecimento
A diretora de Negócios do Sicoob Coopec, Thaís Muniz, que representou a cooperativa do sul do estado se sentiu orgulhosa de terem obtido a certificação. “Receber o Selo Lilás é motivo de grande orgulho para mim e para todos que fazem parte do Sicoob Coopec. Como diretora de Negócios, acredito que quando uma instituição reconhece e incentiva a presença feminina em todos os espaços, especialmente nos de liderança, ela não apenas transforma realidades, mas também inspira outras mulheres a ocuparem seu lugar com coragem e protagonismo”, celebrou a gestora da cooperativa de crédito situada em Itabuna.
A Rennova é uma - dentre as muitas - cooperativas certificadas com o Selo Lilás 2025, na qual a liderança estatuária é exercida por uma mulher. Patrícia Brasileiro, assistente social que representou a cooperativa na solenidade aponta esse diferencial no dia a dia. “Nossa cooperativa é presidida por uma mulher que exerce uma liderança inspiradora e colaborativa, caminhando lado a lado com todas nós. Esse selo é resultado de um trabalho coletivo, construído com dedicação por toda a equipe, que acredita na força do cooperativismo como ferramenta de transformação social. Acreditamos que a valorização das mulheres não deve ser algo pontual, mas uma prática permanente, feita com respeito, oportunidade e participação real nas decisões”, concluiu.
De Ibicoara vem o exemplo da Coopric que coloca as mulheres em posição de destaque dentro da cooperativa, que tem criado espaços para maior participação feminina. “Para uma cooperativa de base rural no interior da Bahia, essa certificação reforça que, mesmo em contextos desafiadores, é possível promover transformações reais por meio de pequenas iniciativas consistentes que, somadas, geram frutos concretos. Essa conquista é também reflexo da disposição de mulheres determinadas, representativas e admiráveis que integram a Coopric e nosso Comitê Feminino - mulheres que, com força e sensibilidade, colocam em prática diariamente o cooperativismo em sua forma mais humana e potente", explicou a gerente da cooperativa, Isabela Azevedo.
Selo Lilás
O Selo Lilás é uma certificação do Governo da Bahia concedida via Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM e que visa reconhecer e certificar as organizações que implementam políticas e práticas que efetivamente contribuem para a igualdade entre homens e mulheres no trabalho. Dentre os critérios analisados pela comissão avaliadora estão equidade salarial, a presença feminina em cargos de liderança, a implementação de políticas de prevenção e enfretamento ao assédio moral e sexual, a promoção da licença-maternidade e outras iniciativas que visam o bem-estar e o desenvolvimento profissional das mulheres, conforme consta no Edital que regula o processo de certificação. A certificação tem duração de dois anos e pode ser renovada com apresentação de projetos diferentes aos anteriormente apresentados na concessão inicial.
As cooperativas baianas contempladas neste ano se juntam ao Sistema Oceb e a Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhães - CoopGNP, Cooperativa Ser do Sertão e Uniodonto Paulo Afonso, certificadas na primeira edição do Selo Lilás em 2024. Todas podem exibir e utilizar o Selo Lilás em suas comunicações e materiais de divulgação apoiando o trabalho das mulheres e inspirando outras cooperativas para que a equidade de gênero seja uma realidade no cooperativismo baiano.
Confira o depoimento de outros representantes das cooperativas baianas no “Selo Lilás”
“Temos muito orgulho de poder estar recebendo essa certificação do Selo Lilás. Reafirma nosso compromisso, e também amplia a nossa responsabilidade com a construção de um mundo mais justo e melhor, que é o papel das cooperativas, e que é a essência do cooperativismo”. Maria Vandalva de Oliveira - presidente do Sicoob Coopere.
“Receber o Selo Lilás é a confirmação de que estamos trilhando o caminho certo na promoção da equidade de gênero, do respeito e da valorização das mulheres em todos os espaços da nossa cooperativa. Reafirma nosso compromisso com a construção de um ambiente de trabalho mais justo, inclusivo e transformador. O Selo Lilás nos inspira a seguir avançando, conscientes de que a cooperação também se faz com igualdade”. Rejane Almeida - presidente do Sicoob Credcoop.
“Temos um grupo feminino muito engajado, que propõe, lidera e transforma. São elas que estão à frente de diversas iniciativas que impactam tanto o dia a dia da cooperativa, quanto a comunidade onde estamos inseridos”. Marcelino Kuhnen - presidente da Cooperfarms em depoimento no site da cooperativa.
“Mais do que um reconhecimento, esse selo simboliza o empenho genuíno com a equidade de gênero, o respeito às mulheres e a construção de um ambiente corporativo mais justo e inclusivo. É um privilégio fazer parte de um movimento que enxerga a igualdade não apenas como um ideal, mais como um dever diário”. Luciara Andrade - diretora Operacional do Sicoob Coopemar.
“O Selo Lilás simboliza o compromisso com a equidade de gênero e com a construção de ambientes de trabalho mais inclusivos, respeitosos e seguros para todas as mulheres. Estar presente nesse evento foi vivenciar de perto a força de uma causa que transforma culturas, mentalidades e trajetórias. Nesse contexto cabe lembrar a importância das mulheres que vieram antes de nós — e reafirmar nosso papel em abrir caminhos para as que ainda virão”. Magna Matos, diretora Administrativa Sicoob Norte Sul.
“Receber esse selo é mais do que um prêmio — é a confirmação de que estamos no caminho certo, construindo diariamente um ambiente mais justo, respeitoso e igualitário. Que essa conquista nos inspire a seguir promovendo ações que transformam realidades e fortalecem ainda mais o papel da mulher em todos os espaços”. Sara Vilas Boas - gerente de Desenvolvimento Organizacional do Sicoob Sertão.
"Esse reconhecimento reafirma o nosso compromisso diário com a manutenção de um ambiente de trabalho mais justo, respeitoso e igualitário para todas as mulheres. Incorporamos, de forma estratégica, a promoção de iniciativas institucionais de desenvolvimento, escuta ativa e acolhimento. O Selo Lilás nos incentiva a seguir avançando com esta pauta e desejamos que novas empresas baianas se juntem a esse movimento para construção de um futuro cada vez mais seguro para todas as mulheres". Taise Cersosimo - gerente Financeira e de Desenvolvimento Organizacional do Sicoob Central BA.
Por Ascom Sistema Oceb
Estão abertas as inscrições para o Direcoop 2024
Encontros iniciam (26/7), em Luís Eduardo Magalhães e, posteriormente, ocorrem em
Vitória da Conquista (2/8), Itabuna (9/8), Feira de Santana (16/8) e Salvador (23/8)
O Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop está de volta. O evento, voltado para lideranças cooperativistas, ocorre a cada dois anos, cobrindo as cinco regiões polo de atuação do cooperativismo na Bahia. Nesta edição, o Direcoop chega com a proposta de alinhar as diretrizes estratégicas definidas no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo - CBC, aos anseios e necessidades do nosso modelo de negócios em âmbito estadual.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a atividade permite com que a casa do cooperativismo na Bahia esteja ainda mais próxima das cooperativas nos polos regionais. “O Direcoop é fundamental para que possamos ir até à ponta, onde as cooperativas estão e executam suas atividades. É um processo fundamental de escuta que o Sistema Oceb realiza junto às lideranças do cooperativismo, atenta às grandes dimensões territoriais da Bahia e consequente às especificidades regionais”, explica.
Em 2024, a proposta é que o Direcoop seja um fórum destinado ao debate e discussão de ações a serem tomadas, pensamento de soluções práticas e definição de focos de atuação do cooperativismo baiano. Cada uma das cinco regiões (Oeste, Sudoeste, Sul, Portal e Sertão e Metropolitana de Salvador) poderá estabelecer as respetivas prioridades regionais a partir das diretrizes oriundas do 15º CBC.
Além disso, nesta edição haverá a construção de uma agenda conjunta do cooperativismo baiano que será destinada aos candidatos que disputarão as eleições 2024. O documento com os pleitos será entregue aos postulantes aos cargos de prefeitos(as) e vereadores(as) em municípios estratégicos de atuação para nosso modelo de negócios.
Os encontros ocorrerão sempre às sextas-feiras, a partir do próximo dia 26 de julho. Para participar, inscreva-se na região mais próxima, conforme as informações abaixo:
26/07/2024 (sexta-feira)| Luís Eduardo Magalhães | JÁ REALIZADO
Direcoop 2024 - Região Sudoeste
02/08/2024 (sexta-feira)| Vitória da Conquista | JÁ REALIZADO
09/08/2024 (sexta-feira)| Itabuna | JÁ REALIZADO
Direcoop 2024 - Região Portal e Sertão
16/08/2024 (sexta-feira)| Feira de Santana | JÁ REALIZADO
Direcoop 2024 - Região Metropolitana de Salvador
23/08/2024 (sexta-feira)| Salvador | JÁ REALIZADO
Para já ir entrando no clima do Direcoop, confira abaixo como foi a última edição realizada em 2022.
Vamos juntos cooperando na construção de um futuro + coop. Em caso de dúvidas, informações ou necessidade entre em contato com o Sescoop/BA.
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativismo baiano celebra Ano Internacional na Assembleia Legislativa
- Nenhum
Sessão Comemorativa destacou a força e impacto do
modelo de negócios formado da união de pessoas
Pouco mais de uma década após o último Ano Internacional das Cooperativas em 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu 2025, mais uma vez, como período para reforçar o impacto do cooperativismo em âmbito global. Atualmente, são 3 milhões de cooperativas em todo o mundo, com 1 bilhão de cooperados e 280 milhões de empregos gerados, conforme dados da Aliança Cooperativa Internacional - ACI. Juntas, as 300 maiores cooperativas globais faturam U$ 2,17 trilhões, o que fariam delas a 8ª maior economia no mundo, se fossem um país. As informações constam do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2025, divulgado pelo Sistema OCB. Na Bahia, o Sistema Oceb vem celebrando a força do modelo de negócios cooperativista no estado com ações que reforçam o papel das cooperativas baianas. A última das ações promovidas foi a Sessão Comemorativa do Ano Internacional das Cooperativas, realizada na última segunda-feira (11/8/2025), na Assembleia Legislativa da Bahia.
Grupo Yayá Muxima em apresentação na ALBA
A solenidade, proposta pela deputada Ludmilla Fiscina, em parceria com o Sistema Oceb, reuniu lideranças, cooperados e empregados do cooperativismo baiano, representantes de órgãos públicos estaduais, de entidades da sociedade civil, além de parceiros, conselheiros, dirigentes, gestores e equipe da Casa do Cooperativismo Baiano. Além da deputada proponente, que presidiu o ato, a mesa de autoridades foi composta pelo presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio; pelo secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos, que é presidente do Conselho Estadual do Cooperativismo - CECOOP e, neste ato, também representou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; pela secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Neusa Cadore e pelo coordenador local do Escritório de Projetos em Salvador do PNUD Brasil, Leonel Neto.
Durante o evento, a banda Yayá Muxima, composta por mulheres entoou o Hino Nacional e o Hino da Bahia. As percussionistas baianas também realizaram a apresentação de músicas de sucesso da axé music, expoente da cultura local reconhecido internacionalmente. Ainda, o público presente assistiu ao vídeo manifesto do Ano Internacional das Cooperativas, divulgado pelo movimento SomosCoop, de valorização nacional do cooperativismo e que visa tornar o coop ainda mais conhecido e reconhecido na sociedade.
Mesa de autoridades na Sessão Comemorativo do Ano CoopPara a presidente do ato na Casa do Poder Legislativo na Bahia, deputada Ludmilla Fiscina, o momento foi de felicidade por envolver uma atividade que impacta na vida de tantas pessoas. “Esse é um tema tão importante, tão relevante para que a gente possa discutir. O objetivo é que através daqui, da casa do povo, a gente possa discutir, mas principalmente unir pessoas, cada um do seu segmento, para que a gente possa alavancar. Então esse é um momento de construção, de diálogo, para que através desse momento, venham outros, e assim, a gente consiga fortalecer mais as cooperativas”, explicou a parlamentar.
O secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia - SETRE, Augusto Vasconcelos, comentou a diversidade de atividades exercida pelas cooperativas. “Nós estamos aqui integrando um sistema de cooperativas, as mais variadas, que atuam nos diferentes segmentos. Da nossa economia tem cooperativas na saúde, na agricultura, na educação, no sistema financeiro, enfim, no conjunto de trabalhos que são organizados, onde pessoas se sentam para atuar em conjunto para fortalecer o bem comum”, finalizou o também presidente do CECOOP.
Secretária Neusa Cadore com representantes do Comitê Elas pelo Coop BA
A secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia - SPM, Neusa Cadore, destacou a força do cooperativismo na formação de lideranças femininas, no acolhimento e enfretamento às adversidades. “O cooperativismo valoriza a inclusão das mulheres, inclusão de fato, com capacitação, com preocupação para combater e enfrentar todos os tipos de violência contra as mulheres. Ele responde a muitos desafios que se colocam hoje na sociedade, principalmente na Bahia, onde a gente ainda tem o desafio de muita gente em situação de vulnerabilidade social”, refletiu a deputada licenciada que foi relatora da Lei 11.362 de 2009, que instituiu a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo na Bahia.
Competitividade e sustentabilidade para o cooperativismo baiano
Leonel Neto, coordenador local PNUD Brasil e Cergio Tecchio, presidente Sistema OcebO Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, organismo da Organização das Nações Unidas - ONU foi um dos parceiros estratégicos presentes no evento. Desde 2021, a organização não-governamental desenvolve em cooperação com o Sistema Oceb, o projeto Coops Competitivas e Sustentáveis que busca potencializar as cooperativas no estado por meio da adoção da Agenda 2030 e da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS.
O coordenador local do Escritório de Projetos em Salvador do PNUD Brasil, Leonel Neto, pontuou o compartilhamento de valores comuns do negócio cooperativista com as frentes de ação do órgão com atuação global. “A natureza do cooperativismo, a solidariedade por trás do cooperativismo, a possibilidade de inclusão social, são valores com os quais a ONU tem uma forte sinergia. Nosso projeto, de apoio às cooperativas, vem trazendo os ODS e a Agenda 2030 para o planejamento estratégico das cooperativas, possibilitando assim que as cooperativas tenham esse compromisso social, beneficiando o entorno que atuam, promovendo a inclusão social e a integração. O PNUD, portanto, se solidariza com o Ano Internacional das Cooperativas, na perspectiva de que a atividade cooperativista é uma atividade de inclusão, de sustentabilidade e, também, de competitividade do segmento”, explicou o gestor local da agência vinculada à ONU.
Cooperativas constroem um mundo melhor
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, apresentou informações que demonstram o quanto as cooperativas têm feito a diferença para milhares de pessoas em todo o estado. Durante a apresentação, o dirigente destacou o incremento significativo de negócio cooperativista na Bahia que alcançou mais de 420 mil cooperados no último ano, um aumento na base de 42%, se comparado ao período anterior. Além disso, refletiu sobre o diferencial das cooperativas enquanto sociedade de pessoas e que necessitam, cada vez mais, serem sustentáveis do ponto de vista de vista econômico, quanto social, e de estarem atentas às comunidades onde atuam para promoverem o desenvolvimento regional e o crescimento dos negócios localmente.
Para o dirigente do cooperativismo baiano, as cooperativas têm construído um mundo melhor, o que precisa ser celebrado. “É importante comemorarmos, porque a gente faz um mundo melhor, cada vez mais. Portanto, nada melhor o espaço que nós tivemos com toda a nossa equipe, com todo o pessoal que é simpático ao cooperativismo, as autoridades, para comemorar esse evento. Muito obrigado a todos por estarem aqui nessa data”, encerrou.Equipe do Sistema Oceb durante Sessão Comemorativa do Ano Coop na ALBA
Para ficar por dentro das atividades em celebração ao Ano Internacional das Cooperativas na Bahia, acompanhe o portal do Sistema Oceb na internet e nossas redes sociais, e veja como as cooperativas constroem um mundo melhor.
Por Ascom Sistema Oceb
Conteúdos Relacionados [Inovação]
Jovem baiana participa de encontro de pesquisadores no Uruguai
- Nenhum
Ela apresentou projetos sobre Cooperativismo
A Bahia esteve representada no XIII Encontro de Investigadores Latinoamericanos en Cooperativismo (XIII EILAC) por Daniele Scopel, assistente de crédito da cooperativa Sicoob Costa do Descobrimento e integrante do Comitê de Jovens Geração C do Sistema OCB. O evento, que ocorreu de 5 a 7 de setembro no Uruguai, na cidade de Montevideo, teve como tema “Cooperativismo e Economia Social e Solidária: construindo práticas e teorias transformadoras para um tempo de mudanças”.
Na sexta-feira, 6 de setembro, Daniele apresentou dois trabalhos no eixo “Inovação, Gestão e Governança em Cooperativas”. Seus projetos são o “Projeto de implantação do Programa Mulheres Cooperativistas na cooperativa de crédito Sicoob Costa do Descobrimento” e “Os jovens como agentes propagadores do futuro do cooperativismo", assuntos que destacam a importância da participação feminina e o papel da juventude no modelo de negócios cooperativista.
Ao reunir pesquisadores e especialistas de diversos ramos do cooperativismo da América Latina, o evento possibilitou o intercâmbio e networking com outros profissionais, como comenta Daniele: "O EILAC é um momento de encontro de pesquisadores sobre o cooperativismo, onde é possível realizar a troca de aprendizagens e experiências com outros pesquisadores de todos os ramos do cooperativismo, além de ser um momento de ver práticas cooperativistas da América Latina. Aprendizados que poderei compartilhar quando retornar ao meu estado.”
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a participação de Daniele no evento reforça um dos objetivos estratégicos do Sescoop/BA de estimular a pesquisa no cooperativismo e fortalecer a disseminação da cultura cooperativista. "Ver uma jovem cooperativista baiana participando de um evento internacional e apresentando projetos que impactam diretamente o futuro do cooperativismo é motivo de grande alegria. A presença de Daniele no EILAC não só fortalece a visibilidade das cooperativas baianas, mas demonstra o quanto os jovens e mulheres são fundamentais para a sustentabilidade do nosso modelo de negócios."
O XIII EILAC, reconhecido como um dos principais fóruns de discussão sobre cooperativismo na América Latina, é uma plataforma para a divulgação de pesquisas e boas práticas. O apoio na participação de Daniele Scopel representa mais um passo do Sistema Oceb na direção de fortalecer a participação de jovens e mulheres em espaços que irão trazer mais visibilidade ao cooperativismo e mostrar que eles são, de fato, agentes fundamentais para o futuro do movimento.
Ascom Sistema Oceb (com informações e fotos de Daniele Scopel)
Estudante baiana vence concurso nacional do Sicoob
- Nenhum
Kayla Luíza, do Colégio Sêneca de Vitória da Conquista, venceu o Concurso Cultural
Sicoob Nacional, após ter sido premiada pelo Sicoob Crediconquista e Sicoob Central BA
Fortalecer a cultura cooperativista é um objetivo estratégico do Sistema Oceb. E uma das boas maneiras de levar adiante os princípios e valores do cooperativismo é por meio da educação. Um exemplo de iniciativa que vem promovendo a disseminação de conhecimentos sobre o nosso modelo de negócios, é o Concurso Cultural Sicoob, promovido pelo Instituto Sicoob, que chegou à etapa nacional, e a Bahia teve a estudante Kayla Luíza como vencedora da categoria poemas. A aluna do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Sêneca, em Vitória da Conquista, foi selecionada e premiada pelo Sicoob Crediconquista, na etapa regional, e pelo Sicoob Central BA, na etapa estadual. Na Bahia, o Sistema Oceb apoia a realização do concurso.
A conquista da jovem estudante conquistense levou a Bahia à lista dos grandes vencedores em nível nacional, após a realização de etapas locais e estaduais. Os nomes foram divulgados neste mês de janeiro pelo Instituto Sicoob. O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, celebrou a premiação ao representar todo o cooperativismo baiano para o Brasil. “Uma imensa alegria saber que a aluna Kayla Luíza, que teve seu poema selecionado e premiado pelo Sicoob Crediconquista e pelo Sicoob Central BA, foi uma das grandes vencedoras do Concurso Cultural Sicoob. A vitória é também de todo o cooperativismo estadual e serve de estímulo para mais participações de jovens estudantes e envolvimento de escolas e professores com o trabalho de excelência desenvolvido pelo Instituto Sicoob e cooperativas de crédito baianas ligadas à instituição”, comentou o dirigente do cooperativismo na Bahia.
Destaque na mídia
A premiação da estudante de Vitória da Conquista foi um dos destaques do BATV na edição conquistense do noticiário da TV Sudoeste, afiliada da Rede Bahia. A reportagem de Viviane Ferreira apresentou ao público os passos de Kayla Luíza na concepção do poema premiado nacionalmente, e que foi captado na seleção realizada pelo Sicoob Crediconquista, cooperativa de crédito do município do Sudoeste baiano.
Em depoimento à repórter da TV Sudoeste, Gabriela Nascimento, diretora de relacionamento do Sicoob Crediconquista, explicou a dinâmica de funcionamento do concurso. “Trabalha a cultura, a arte e a educação dos nossos jovens através de quatro categorias: poemas, desenhos, textos narrativos e tiras em quadrinhos. Os nossos jovens participaram da etapa local, estadual e chegou a etapa nacional com uma aluna daqui da região, representando toda Bahia”, explicou a gestora da cooperativa de crédito local.
Para a vencedora da premiação nacional, foi uma grata surpresa, após ter desenvolvido uma estratégia própria para elaborar o poema premiado. “Eu não sabia escrever poema, mas eu já tinha o hábito de leitura. Eu fui juntando um pouco da escrita que eu tinha e da leitura. Como eu não sabia fazer um poema corretamente, eu pesquisei na Internet como eu poderia fazer um bom poema. Não pensava que chegaria tão longe assim. Foi um sonho.”, comentou à TV Sudoeste a estudante premiada com um notebook, e que rendeu R$ 3 mil reais em crédito no Sicoob Crediconquista ao professor Arthur Pereira, e um kit multimídia ao Colégio Sêneca.
Confira o depoimento de Kaila Luíza ao Instituo Sicoob e a obra produzida versando sobre preservação ambiental que levou a premiação nacional do Concurso Cultural Sicoob na categoria poema.
Concurso Cultural Sicoob
A iniciativa do Instituto Sicoob aproxima o universo do cooperativismo às escolas brasileiras. Desde sua primeira realização, procura estimular a reflexão e a expressão criativa de alunos do ensino fundamental, por meio da produção de desenhos, textos e outras formas de arte. Os temas abordados a cada ano buscam fortalecer valores cooperativos. Em todo o período de realização já são mais de 700 mil pessoas impactadas entre estudantes e educadores de diferentes regiões do país.
No ano de 2024, ocorreu a 13ª edição com o tema “Atitudes simples, escolhas conscientes”, e na Bahia contou com o apoio do Sistema Oceb e participação de alunos premiados pelas dez cooperativas singulares que compõem o Sicoob Central BA.
Para conferir essa e outras histórias de como o cooperativismo baiano pode impactar positivamente na vida das pessoas e comunidade, acesse o portal do Sistema Oceb na internet e acompanhe nossas redes sociais pelo @sistemaoceb.
Por Ascom Sistema Oceb
MBA baiano em Gestão de Cooperativas realiza atividades com intercâmbio
Pensando em aprimorar cada vez mais os conhecimentos dos representantes de cooperativas baianas, a OCEB e o SESCOOP/BA promovem diversos tipos de atividades de qualificação. Dentre elas podemos citar o curso de MBA em Gestão de Cooperativas. O MBA, que tem como meta promover o acesso a novos conhecimentos e o aprimoramento profissional dos empregados, dirigentes, conselheiros e gestores de cooperativas baianas, foi fruto de demandas das cooperativas, como forma de aprimoramento da gestão e decorre da parceria firmada entre SESCOOP/BA e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, sediada no Rio Grande do Sul.
A especialização foi iniciada no mês de julho de 2017 e o seu penúltimo módulo, Vivências em Cooperativismo, ministrado pela professora e coordenadora do MBA, Paola Londero, foi realizado neste mês de março, com um intercâmbio do grupo para o Rio Grande do Sul, que teve como objetivo proporcionar aos 25 discentes participantes maior aproximação com experiências de sucesso no cooperativismo, vez que o estado é considerado o berço do cooperativismo no Brasil.
Para a docente da disciplina, Paola Londero, momentos como esse trazem “relevantes contribuições e reflexões sobre as práticas de gestão, governança, educação e doutrina do cooperativismo. Nossos discentes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências que enriqueceram sua formação teórica e que, com certeza, também trará impacto na sua vida profissional”.
O intercâmbio, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de março, iniciou na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, onde os alunos assistiram a apresentação do gerente de Monitoramento do SESCOOP/RS, José Máximo Daronco, sobre o SESCOOP/RS; do presidente da Cooperativa COOPLIB, com o também professor e presidente da COOPLIB, Ernesto Krug, sobre os desafios do Ramo Trabalho; do diretor administrativo da Cooperativa Educacional COOPEEB, Vitor Marega Mörschbächer, sobre a história da cooperativa e do conselheiro vogal da UNIODONTO Vale dos Sinos, Marco Antônio Machado, que trouxe informações acerca dos desafios de gestão da cooperativa.
O roteiro também incluiu visita às cooperativas Sicredi Pioneira, Piá e Vinícola Garibaldi, onde os visitantes conheceram mais sobre a educação cooperativa, processo industrial, desafios de gestão e governança e influência dos princípios nos fundamentos das cooperativas.
CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS SOBRE A ATIVIDADE
“Conhecer o coração do cooperativismo deixou em mim a certeza de que trabalhamos em prol de valores maiores que nós mesmos. Quando ouvi de um dos diretores da Pioneira que cooperativismo se confunde com espiritualidade, fiquei encantada e acredito que todos os cooperativistas deveriam sentir esse pertencimento para trabalhar com mais dedicação, alegria e satisfação. Muito obrigada e espero fazer jus colocando em prática pelo menos um pouquinho de tudo que vi e ouvi.” Thais Neves Rezende - SICOOB CREDMED
“Essa disciplina foi excelente! Além de conhecermos ações e trabalhos relevantes para serem replicados em nossas cooperativas, permitiu que se construíssemos relações, que podem promover, no futuro, a intercooperação, a troca de conhecimento, convênios e, quem sabe, negócios.” Ana Paula Souza – COOPAG
“Essa vivência nos proporcionou conhecer na íntegra o cooperativismo na sua essência, resgatando seus valores e sua história, nos dando a oportunidade de conhecer o local onde se começou a primeira cooperativa do Brasil. Me sinto mais fortalecida em saber que estou no caminho certo, que cooperativismo não é utopia. Mas percebo o quanto temos que aprender, crescer e nos posicionamos para que sejamos respeitados no mercado e reconhecidos nas políticas públicas, enquanto organizações sérias, empoderadas, eficazes, eficientes e que produzem resultados significantes para a sociedade.” Elivânia Oliveira – COOLIBA
“O intercâmbio nos mostrou que é possível executar todos os princípios cooperativistas, tendo como mola precursora a “vontade”. (...) Foi plantada uma semente de esperança em nossos sentimentos, basta vender a ideia e praticar. Juntos podemos mudar! Quero agradecer ao SESCOOP/BA e a OCEB pela oportunidade de participar de algo que me fez refletir muito sobre como tornar o mundo melhor através do desenvolvimento local, tanto na parte intelectual das pessoas, quanto no econômico-social.” Fábio Simões - SICOOB Coopere
O MBA em Gestão de Cooperativas será finalizado no dia 13 de Abril de 2019, em Salvador/BA, com as apresentações dos artigos, produzidos pelos discentes, como trabalho de conclusão do curso. No calendário 2019 do SESCOOP/BA já há previsão para uma nova turma.
Ascom OCEB, com informações da ESCOOP.
Inscrições prorrogadas para o Processo Seletivo SESCOOP/BA
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA prorrogou as inscrições para seleção de pessoal para o dia 28 de setembro de 2012. As inscrições deverão ser feitas mediante o preenchimento da ficha cadastral, disponível no site deste Serviço Social Autônomo, e deverá ser entregue até o prazo, pessoalmente ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , conforme as normas do Comunicado de Abertura de Processo Seletivo nº 001/2012.
A seleção é para o preenchimento de vagas e cadastro de reservas. Serão selecionados profissionais para as funções de Assistente de Monitoramento, Assistente Jurídico e Contador. Com carga horária de 40 horas semanais, a remuneração para os cargos é de R$ 1.845,52, e terão os seguintes benefícios: vale transporte, vale alimentação ou refeição, plano de saúde e odontológico. Para os interessados, a seleção será realizada em três etapas: a primeira, de 01 a 09 de outubro, por meio de análise curricular. Já a segunda, será no dia 20 de outubro, através de avaliação de conhecimentos, conforme conteúdo indicado no edital, para cada cargo. Os candidatos que obtiveram as maiores pontuações nas etapas anteriores cumulativamente serão convocados para a terceira etapa, ou seja, a entrevista classificatória. O resultado final será divulgado no dia 20 de novembro, no site www.bahiacooperativo.coop.br.
O processo seletivo terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, e os candidatos selecionados poderão ser convocados, dentro do prazo estabelecido, sempre respeitando a ordem de classificação, avaliada a necessidade e conveniência do SESCOOP/BA.
Clique aqui para acessar a página do Processo Seletivo.
Iniciativas desenvolvem e impulsionam o cooperativismo na Bahia
- Nenhum
Cooperativas baianas colocam em prática soluções oferecidas pelo Sistema Oceb
O Sistema Oceb possui uma série de soluções para impulsionar as cooperativas. Para o presidente Cergio Tecchio, 2024 foi um ano de muito crescimento para o cooperativismo baiano. “As nossas cooperativas cresceram, impactaram e estão caminhando para um caminho mais inovador e sustentável. O nosso compromisso em 2025 é continuar esse trabalho, fortalecendo e impulsionando os negócios das cooperativas baianas por meio dos nossos produtos e serviços”.
Entre as soluções entregues estão o AvaliaCoop, que é um conjunto de diagnósticos para as cooperativas em diferentes áreas, ESGcoop, que apresenta uma série de ferramentas para a aperfeiçoamento e implementação de práticas de sustentabilidade, InovaCoop que auxilia no desenvolvimento da cultura da inovação. Por fim, a solução do NegóciosCoop, focada em tornar as cooperativas cada vez mais competitivas, possibilitando que as cooperativas acessem e expandam rumo a novos mercados.
A gerente de Desenvolvimento de Cooperativas no Sistema Oceb, Jussiara Lessa, evidenciou a importância das cooperativas solicitarem a participação nos diferentes projetos e programas ofertados. “Todo desenvolvimento é uma via de mão dupla. Nós estamos preparados para ofertar o suporte com diferentes opções conforme a necessidade e individualidade de cada cooperativa. Contudo, é muito importante que a cooperativa coloque em prática tudo que foi aplicado dentro da estratégia de atuação. Em 2024, tivemos resultados muito positivos e que veremos refletidos no AnuárioCoop 2025, a ser divulgado no próximo mês de julho pelo Sistema OCB”, afirmou a gestora do Sescoop/BA.
Soluções do Sistema Oceb na prática
A Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil foi uma que aproveitou cada um dos momentos proporcionados. Em dezembro de 2024, ocorreu a devolutiva do Diagnóstico de Desempenho, última etapa do AvaliaCoop, que foi apresentado para todos os conselheiros. “A experiência de receber a devolutiva foi sensacional em todos os aspectos. Juntos, fomos acompanhando os gráficos com o cenário macroeconômico, os indicadores financeiro-contábeis e o mais legal do resultado do diagnóstico foi o apontamento de soluções para fortalecer ainda mais o desempenho econômico-financeiro do nosso negócio”, afirmou Alaerte Arônia, presidente da cooperativa.
A Cooperativa Ser do Sertão também foi uma das cooperativas que foram beneficiadas pelas soluções aplicadas em 2024 ao participar do NegóciosCoop. Na ocasião, foi enfatizado o crescimento da cooperativa no ano anterior e os planejamentos para 2025. “O programa ajudou a cooperativa a melhorar suas práticas de gestão, aumentar a sustentabilidade e fortalecer a representatividade política e institucional. Essas melhorias contribuíram para o crescimento e a competitividade da cooperativa, permitindo que ela se adaptasse melhor aos desafios do mercado e se preparasse para um futuro mais promissor em 2025,” declarou a presidente da cooperativa, Valdirene Oliveira.
Para aproveitar ao máximo as soluções ofertadas, Alberto Batista, superintendente do Sescoop/BA, afirma que é preciso “saber quais são os objetivos da cooperativa e depois conhecer as soluções para participar do projeto que impulsione diretamente o resultado prioritário. Nossos analistas também estão à disposição para apresentar o projeto ideal para sua cooperativa”.
Para saber mais sobre todas as soluções ofertadas, acesse o portal do Sistema Oceb na internet.
Por Ascom Sistema Oceb
Olimpíadas estimulam cooperativas educacionais
- Nenhum
Evento esportivo reuniu alunos e professores da Coopex,
Coperil, Cooeps, Coopeb e Cootcena no norte da Bahia
Entre os dias 22 e 24 de agosto, a Cooperativa Educacional de Xingó - Coopex (Unidade Paulo Afonso), sediou a 10ª edição das Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Educacionais da Bahia - X OECED. O evento contou com o apoio do Sistema Oceb e envolveu alunos da própria Coopex, da Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil, da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro - Cooeps, da Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb e da Cooperativa de Trabalho Cultura e Educação Nova Aliança - Cootcena.
Muito mais do que uma competição, a OECED estimula a intercooperação e a construção de laços entre as cooperativas, e gera visibilidade ao cooperativismo na visão do presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio. “No nosso propósito está melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio do cooperativismo e nada melhor para isso do que apoiarmos as cooperativas educacionais na Bahia a promoverem atividades como a OECED. Isso aproxima a comunidade cooperativista estadual, criando vínculos e integração. Ainda torna nosso modelo de negócio mais conhecido ao despertar a atenção do público nas cidades onde ocorrem”.
Visão similar foi a da presidente da Cootcena, Lidiane Adorno. Para ela, as lições tiradas com o momento ajudam a reforçar o cooperativismo junto aos participantes. “Ver alunos de diferentes cooperativas se unindo, competindo de forma saudável e compartilhando conhecimentos foi inspirador. A energia e o espírito de cooperação estavam presentes em cada atividade, mostrando a força do trabalho em equipe e a importância dos valores cooperativistas. Saímos desse evento não apenas com medalhas, mas com uma visão renovada do que é possível alcançar quando trabalhamos juntos”, refletiu a dirigente da cooperativa de educação sediada em Ruy Barbosa.
Os alunos das cinco cooperativas participaram de disputas nas modalidades baleou (queimado/queimada), basquete, futsal, vôlei e xadrez. Vindo de Porto Seguro, na outra ponta do estado, o aluno João Gabriel, já pensa na próxima edição das Olimpíadas. “Eu e meus amigos fizemos muitas amizades com as outras cooperativas, fizemos muitas interações e gostaria de enaltecer a ética nos jogos. Espero poder ser chamado para participar da próxima edição, em Barreiras”, projetou o estudante do 1º ano do Ensino Médio da Cooeps.
Aluna da Coopeb, que deverá sediar a XI OECED no próximo ano, Jade Augustine, também destacou a possibilidade de interação entre as cooperativas participantes. “A OECED é um evento muito importante que promove aos alunos das escolas cooperativistas da Bahia um momento de interação. Por meio do esporte, nós, alunos, conhecemos novas pessoas, e, também, novas culturas, pois temos contato com jovens de diversas regiões do estado”, concluiu a estudante do último ano do Ensino Fundamental.
Em um estado de grandes dimensões, como a Bahia, a diversidade regional proporcionada pela OECED chama a atenção. Da Chapada Diamantina, a Coperil, que sediou a edição de 2023, levou mais uma vez os alunos para o evento esportivo. Quem gostou de estar mais uma vez presente, foi a estudante do último ano do Ensino Médio, Maria Bacelar. “É minha terceira participação na OECED e é muito gratificante e divertido. Possibilita a gente conhecer outras cidades, outras escolas cooperativas e pessoas. Independente da competição, sempre conhecemos pessoas novas, fazemos novas amizades. Faz com que a gente entenda que independente da competição, da vitória, os participantes estão ali para competir, mas também porque gostam de esporte e de praticar. A OECED será uma das coisas que mais vou sentir falta”, finalizou ao encerrar a participação como aluna da cooperativa educacional de Irecê.
Movimento na economia local e nas redes sociais
Delegações que envolvem tantos atletas reunidos geram demandas por serviços como alimentação, hospedagem, transporte. E quando a OECED vai para determinado município, além de aumentar a visibilidade, oportuniza, também, a sociedade conhecer ainda mais o serviço prestado pelas cooperativas educacionais. Também gera engajamento e muita visibilidade nas redes sociais, como explicou Jhoni Wlad, cooperado e gestor de marketing e conteúdo da Coopex, que sediou a X OECED. “Tivemos um impacto positivo nas publicações da OECED nas nossas redes sociais. No período tivemos um aumento de 180% no nosso alcance com a publicação de vídeos. A OECED é extremante importante para fortalecer a nossa cooperativa, inclusive em um período que nos organizamos para a renovação de ano letivo. Um engajamento tão forte assim, trazido pelo evento esportivo, é estratégico. Os nossos alunos se envolveram, se empenharam, bem como suas famílias e toda a comunidade escolar”, celebrou.
As cooperativas educacionais na Bahia são inspiradoras e ofertam serviços educacionais de qualidade, além de possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores nas diferentes regiões do estado, quando participam dos cursos e treinamentos ofertados pelo Sescoop/BA.
Por Ascom Sistema Oceb
Fotos cedidas pelas cooperativas
Cooperativas baianas no WCM’25: conexões e aprendizados
- Nenhum
Bahia conectada ao cooperativismo mundial
O cooperativismo baiano, representado por 24 cooperativas do estado, de diferentes ramos, participou do WCM 25 - World Coop Management 2025, o maior evento de liderança e estratégia do cooperativismo mundial. O time da Bahia pôde fortalecer conexões e ampliar conhecimentos sobre “Inteligência Artificial, Inovação e Cooperação”, temática central do evento.
A programação do congresso, que ocorreu nos dias 22 e 23 de setembro, no Minascentro, em Belo Horizonte/BH, contou com palestras que apresentaram assuntos atuais e discussões de como a tecnologia tem servido às pessoas, a importância da diversidade e do cooperativismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável.
Aprendizados e conexões no WCM’25
Sair do espaço da cooperativa e ter vivências em eventos como o WCM ajuda a ampliar o entendimento sobre assuntos da atualidade. Para Silvana Jabinal, gerente da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia - Coopanest, o evento foi “rico em conteúdo e com um foco inspirador no cooperativismo em um novo mundo, onde a inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia - e quem não se adequar ficará para trás. Tenho certeza de que saímos deste encontro com a visão muito mais ampla e com a determinação de levar esse conhecimento e essa vivência para as nossas cooperativas.”
As reflexões transmitidas por diferentes palestrantes e interações, demonstraram que inteligência mais importante é aquela que conecta as pessoas à mais distinta habilidade: o relacionamento humano. Essa foi a impressão de Fernando Scapini, presidente da Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhaes - CoopGNP. “Foram dois dias intensos de muito aprendizado, informações, conhecimento, inovações, motivação e valores agregados ao cooperativismo. Uma questão muito debatida e discutida foi a Inteligência Artificial (IA) que vem sendo uma evolução muito rápida. Apesar de toda tecnologia e evolução das máquinas e sistemas, saio do WCM’25 mais convicto de que as pessoas estão no centro dessa evolução. Precisamos investir e cuidar das pessoas, pois a parte humana é, e sempre fará a diferença”.
Relacionar o tema da tecnologia às habilidades humanas dialoga diretamente com o modelo de negócios cooperativista, como destacou Daniele Almeida, presidente da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro - Cooeps. “O WCM’2025 foi um momento de aprendizado e reflexão sobre o mundo tecnológico e as nossas habilidades humanas, temas mais que importantes para o cooperativismo, que tem na sua essência o fazer pelo humano. As trocas entre os pares e a relevância da interação humana, somadas às escolhas tecnológicas que fazemos cotidianamente, foram pontos necessários de reflexão, uma vez que as mudanças no mundo contemporâneo não vão regredir”, conclui.
Durante os intervalos, os participantes trocaram experiências com cooperativistas do Brasil e do mundo, e circularam pelos estandes, onde conheceram soluções e iniciativas que podem inspirar novos caminhos para o cooperativismo baiano.
Magna Gomes, diretora administrativo da Sicoob Norte Sul, esteve pela primeira vez no WCM. Para ela, “o momento é de evolução em velocidade e exige das lideranças cooperativistas adaptação e equilíbrio. O futuro é humano, a tecnologia sempre será importante, mas jamais substituirá a nossa humanidade feita em perfeição”, refletiu a gestora da cooperativa de crédito baiana.
Apoiar a participação das cooperativas neste encontro global é uma das formas de colocar em prática um dos objetivos estratégicos do Sistema Oceb: capacitar e desenvolver as lideranças, os colaboradores e cooperados. Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, “o WCM’25 foi vivido pelas lideranças baianas como uma oportunidade única de fortalecer conexões estratégicas com outros sistemas cooperativos do país e de refletir sobre os caminhos que podem impulsionar o futuro do setor. Vamos juntos!”.
Por Ascom Sistema Oceb
Coperil é destaque no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão
- Nenhum
Cooperativa educacional baiana é reconhecida nacionalmente por seu compromisso com a gestão e governança
A Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê – Coperil foi destaque no Prêmio SomosCoop – Excelência em Gestão, edição 2025, recebendo a medalha de prata na categoria “Compromisso com a Excelência”, durante a cerimônia realizada em Brasília (DF), no dia 9 de dezembro. A premiação é promovida pelo Sistema OCB e reconhece práticas de gestão e governança que se destacam entre cooperativas de todo o país.
Para a presidente da Coperil, Alaerte Arônia, a conquista representa a confirmação de um trabalho consistente:
“Ganhar um prêmio significa reafirmar que estamos no caminho certo, fortalecendo o trabalho que vem sendo desenvolvido na organização dos processos de governança e gestão da nossa cooperativa. Por isso, estamos imensamente felizes em receber o Prêmio SomosCoop, Categoria Prata. Este prêmio nos enche de alegria e nos motiva ainda mais a seguir firmes no propósito de elevar o desempenho da Coperil e continuar construindo uma trajetória de excelência.”
A Coperil possuiu um Comitê do Programa de Excelência em Gestão e Governança (PDGC), e tem registrado avanços contínuos na organização de seus processos e práticas, inclusive, no ciclo 2021, da mesma premiação, a cooperativa foi reconhecida com a medalha de Ouro pelas boas práticas de governança e gestão na categoria Primeiros Passos, consolidando uma trajetória de evolução constante. A cooperativa agora mira o próximo patamar, Rumo à Excelência, na edição de 2027.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, também celebrou o reconhecimento. “Foi muito importante para nós, da Bahia, e do cooperativismo baiano, mostrar que, quando fazemos um bom trabalho, cumprimos as regras e desenvolvemos processos sólidos, estamos habilitados a concorrer e ser reconhecidos em qualquer parte do Brasil. Isso mostra que o cooperativismo baiano se supera e está cada vez melhor. O Sistema Oceb tem muito orgulho de ter participado e de acompanhar todo esse trabalho. Seguimos juntos com as cooperativas no melhor caminho, rumo à prosperidade.”
A cerimônia de premiação do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2025 reconheceu 133 cooperativas de diferentes ramos e regiões, em quatro níveis de maturidade: Primeiros Passos para a Excelência; Compromisso com a Excelência; Rumo à Excelência e Excelência (confira a lista completa nesta notícia). A programação incluiu a apresentação do trailer do documentário Histórias de um mundo melhor, produzido em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas proclamado pela ONU e lançado recentemente.
Representantes da Coperil e do Sistema Oceb no eventoGeisa Félix, analista de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA, acompanha as cooperativas na adesão ao AvaliaCoop – Governança e Gestão, e destacou que essa conquista pode estimular outras cooperativas. “Esse reconhecimento tem um valor especial para a Coperil e, certamente, também para o cooperativismo baiano. Acreditamos que nossa conquista pode inspirar e incentivar outras cooperativas da Bahia a seguirem esse exemplo, pois o PDGC nos permitiu enxergar novas possibilidades para o aprimoramento organizacional, elevar a maturidade de gestão, alcançar um crescimento sustentável e, consequentemente, melhores resultados para o negócio cooperativo. Também contribuiu para fortalecer o sentimento de pertencimento entre cooperados e colaboradores.”
Com a proximidade de um novo ano, o Sistema Oceb reafirma o compromisso de seguir investindo na governança e na gestão das cooperativas, para que nas próximas edições do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão mais cooperativas recebam esse reconhecimento e fortaleçam sua atuação no mercado.
CONHEÇA A SOLUÇÃO AVALIACOOP
Cooperativa, comece agora mesmo a acelerar a sua jornada da excelência, acessando informações sobre o Diagnóstico Governança e Gestão (PDGC) AvaliaCoop.
Por Ascom Sistema Oceb
Coops baianas vivenciam gestão da Disney
- Nenhum
Programa “Estratégia da Magia” levou cooperativas a Orlando (EUA) para
conhecimento do modelo de gestão referencial de organizações como a Disney
Proporcionar às cooperativas baianas o intercâmbio com as melhores experiências e práticas de mercado move o Sistema Oceb. Aliar a busca por competitividade e sustentabilidade do cooperativismo na Bahia a um dos maiores hubs de entretenimento do mundo, reconhecido pelo atendimento de excelência ao cliente, resultou na participação de um grupo de dirigentes e gestores cooperativistas do nosso estado em uma missão em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos. Os participantes foram acompanhados pelas gestoras do Sistema Oceb, Ângela Gédéon, assessora jurídica, Jussiara Lessa, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas e Livia Conceição, gerente de Operações.
Realizado de 18 a 23 de maio, o programa “Estratégia da Magia” teve como objetivo proporcionar uma formação internacional de alto nível, por meio de uma imersão dos participantes na indústria de entretenimento para aperfeiçoar a gestão, desenvolver e implantar ações de melhoria nas cooperativas na Bahia, sobretudo voltadas para o atendimento e experiência do cliente.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, é fundamental que as cooperativas do nosso estado busquem aprofundar os conhecimentos para aprimoramento constante da gestão. “O atendimento e experiênciao cliente no ecossistema de entretenimento de Orlando é um modelo referencial para todo mundo. Portanto, colocarmos as cooperativas da Bahia, em contato com esse ambiente de ponta, reforça nosso compromisso com a competitividade e sustentabilidade do cooperativismo baiano”, explicou o dirigente estadual.
Teoria aliada à prática
Durante os seis dias, o grupo baiano participou de atividades teóricas e pôde vivenciar a prática em visitas guiadas aos parques Walt Disney World e Universal Orlando Park & Resorts, além de estrutura local da Apple, ambos na cidade norte-americana, situada na Flórida. Dentre os destaques da programação, ocorreram palestras com executivos de destaque do show business ligados ao Walt Disney e Universal, e ao setor tecnológico representado pela Apple.
O gerente do Centro de Serviços Compartilhados do Sescoop Nacional, Augusto Guimarães, mencionou o impacto da capacitação para os participantes. “Acredito profundamente no poder da capacitação profissional. As pessoas que investem no próprio desenvolvimento estão sempre um passo à frente, porque demonstram iniciativa, vontade de aprender e de evoluir. É isso que o Sistema Oceb proporcionou para o colegiado presente na atividade”, concluiu.
Para a gerente de Estratégia e Gestão do Sicoob Central BA, Taise Cersosimo, foi um sonho realizado e agora imbuído de responsabilidades. “Sempre sonhei com a Estratégia da Magia e nunca imaginei o poder transformador dessa ação educacional. Eu saio daqui consciente de que precisamos reforçar os nossos princípios, a base, o nosso propósito, a nossa cultura, o efeito da liderança nas pessoas, porque nós vamos reafirmar o que nós acreditamos, que a experiência positiva para os nossos cooperados, elas nascem de dentro para fora”.
Foco nas pessoas e no encantamento do cliente
Uma caraterística em comum apontada por quem esteve presente na atividade de formação executiva foi a centralidade nas pessoas. Além disso, o encantamento e experiência do cliente deve ser algo com que as organizações devem se preocupar continuamente. As dinâmicas propostas, aliadas com o conteúdo teórico e vivências in loco, reforçaram tal percepção que vai ao encontro com as boas práticas, princípios e valores do cooperativismo.
O sentimento de que as pessoas devem ser priorizadas nas estratégias de ação das cooperativas foi compartilhada pela presidente da Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil, Alaerte Arônia. “No cooperativismo, o nosso negócio é feito de pessoas para pessoas. Durante esses dias do curso Estratégia da Magia, se discutiu muito sobre pessoas. E eu tiro assim, como um grande aprendizado, algo que eu acredito e defendo, que é a valorização das pessoas. Isso pode ser feito com atitudes simples do dia-a-dia. Acolher, saber ouvir, saber reconhecer e desenvolver. Acredito que, dessa forma, fica bem mais fácil essa caminhada juntos para se defender o propósito e a cultura dos nossos negócios”, refletiu a também conselheira do Sescoop/BA.
O presidente do Sicredi Integração BA e da Unimed Itabuna, Sílvio Porto, também conselheiro representante do Ramo Saúde na Oceb, apontou as similaridades entre o cooperativismo e o ambiente de imersão. “Os valores e princípios que vimos aqui, como é conduzido no mundo de Walt Disney, são mais ou menos iguais aos nossos valores e princípios do cooperativismo. Valores que transformam a vida das pessoas, que melhoram o nosso relacionamento e, com certeza, será muito inspirador para todos os líderes cooperativistas participantes deste momento”.
Seguindo a percepção dos demais participantes, a presidente do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, fez uma associação das práticas vivenciadas com o propósito das cooperativas, em especial no Ano Internacional de celebração do modelo de negócios cooperativista. "Esse é um momento de conclamação de nós, lideranças do cooperativismo baiano, no sentido de que é preciso refletirmos e agirmos na direção de colocarmos as pessoas no centro das nossas decisões: entendendo da responsabilidade e do cuidado com as pessoas. Assim, teremos um propósito consolidado, uma cultura disseminada e alinhada entre todas as partes interessadas da cooperativa. É dessa forma que podemos ter, de fato, engajamento, encantamento e adesão para fazer cada vez mais com que o nosso negócio seja um negócio de resultado e a gente, então, possa evidenciar e validar o que o Ano Internacional das Cooperativas nos afirma: cooperativas constroem um mundo melhor", conclamou a conselheira diretora represente do Ramo Crédito na Oceb.
Confira o depoimento de outros participantes do “Estratégia da Magia
“Esse curso de Estratégia da Magia me fez reafirmar o quão importante é estar com as pessoas no centro. O mais importante é ainda construirmos os pilares da governança com muita maestria, com muito amor, com muito carinho para que possamos ter uma longevidade no nosso sistema”. Ricardo Amaral - diretor do Sicredi Integração Bahia e conselheiro fiscal da Oceb.
“O cooperativismo visa pessoas. O nosso propósito para o cooperativismo são pessoas. E eu aprendi que a nossa magia é encantar pessoas. E a gente vai procurar formas de fazer com que isso aconteça”. Vera Lúcia Ventura - coordenadora do Comitê de Mulheres Cooperativista da Bahia “Elas pelo Coop BA”.
“A Estratégia da Magia traz para a gente um aprendizado único, vivenciado por momentos incríveis e experiência que vai ficar na memória e no conhecimento da gente. O aprendizado que eu levo daqui é que a gente precisa incluir os nossos cooperados, os nossos colaboradores, para entender os pilares que sustentam o cooperativismo. Entender a cultura do cooperativismo, entender as ações que a gente faz dentro do cooperativismo, para que eles possam falar com propriedade com aqueles que ele vivencia na base”. Valdirene Santos - presidente da Cooperativa Ser do Sertão e conselheira fiscal da Oceb.
“Esse curso Estratégia da Magia, me fez entender que o que mais importa nas cooperativas são as pessoas. Então podem se preparar, vem muita coisa boa aí!”. Carine Leal - presidente da Lifecoop e conselheira fiscal do Sescoop/BA
As ações de intercâmbio e formação executiva internacional são alguns dos serviços oferecidos às cooperativas baianas pelo Sistema Oceb, que juntos contribuem na construção de um mundo melhor.
Por Ascom Sistema Oceb
SESCOOP/BA é credenciado pelo CRCBA
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA foi credenciado como Unidade Capacitadora do Programa de Educação Profissional Continuada (EPC) do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA). Essa habilitação significa que os cursos voltados para contadores, a exemplo do FORMACONT - Formação de Contadores Cooperativistas, passam a atender à EPC, conferindo pontuação por carga horária aos profissionais de contabilidade participantes.
Desde janeiro deste ano, contadores das cooperativas baianas, funcionários ou terceirizados, regulares com o Conselho Regional de Contabilidade, indicados pelas cooperativas do Sistema OCEB, estão participando do FORMACONT e tendo a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na elaboração de prestação de contas e demonstrações contábeis de acordo com as exigências da lei do cooperativismo e das Normas Técnicas do Conselho Federal de Contabilidade aplicadas às Sociedades Cooperativas.
Para Livia Conceição, Gerente de Operações do SESCOOP/BA e integrante da Comissão de Contabilidade para as Cooperativas do CRCBA, esse credenciamento representa “a preocupação do Sistema OCEB em oferecer capacitações que visam atualizar, aprimorar e expandir os conhecimentos e competências técnicas para os contadores em prol da qualidade dos serviços prestados às sociedades cooperativas e em consonância com a Norma Brasileira de Contabilidade – NBC PG 12(R2) que dispõe sobre a Educação Profissional Continuada”.
Ao promover o FORMACONT e outras capacitações voltadas para os profissionais de contabilidade o SESCOOP/BA busca constantemente melhorar a gestão contábil das cooperativas baianas, confirmando que a formação continuada é uma das formas mais eficazes.
Por Ascom SESCOOP/BA
Logo: Site CRCBA
Conteúdos Relacionados [ESG]
Cooperativas na Bahia se engajam em prol da doação de órgãos
- Nenhum
Diferentes ações foram desenvolvidas no estado para destacar a necessidade
de mais pessoas cooperarem para a redução da fila do transplante
O Cooperativismo Baiano esteve mais um ano encampando a campanha “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise sua família”. Ao longo do mês de Setembro, as cooperativas na Bahia promoveram uma série de ações visando conscientizar a população do estado sobre a importância de se declarar doador e manifestar aos familiares tal vontade. No período ocorreram atividades de sensibilização das equipes internas das cooperativas, bem como das comunidades onde atuam.
Neste ano, a campanha "Coopere com a Vida" adotou o conceito criativo de “corrida pela vida”. A ideia foi demonstrar a urgência que envolve o processo de captação e doação de órgãos e a necessidade de que mais potenciais doadores informem previamente o interesse à família.
Confira abaixo algumas iniciativas realizadas por cooperativas na Bahia durante a Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise sua família 2024.
Mobilização Estadual do Cooperativismo Baiano
Em Luís Eduardo Magalhães, a Cooperfarms, CoopGNP, Cooproeste e a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia promoveram uma caminhada alusiva à campanha. O evento ocorreu na manhã de sábado (28/9) e reuniu o público cooperativista e a comunidade local no percurso entre a Praça dos Três Poderes e as avenidas JK e Salvador. Ao final do trajeto, foi realizada uma blitz de conscientização com material informativo sobre o assunto. A ação contou com o apoio da Secretaria de Sustentabilidade do município, o Parque Viva do Cerrado e do Hospital do Oeste (HO), reforçando o compromisso das cooperativas com a comunidade e a importância de manifestar em vida o desejo de ser um doador.
As cooperativas educacionais também se mobilizaram ao longo do mês com ações de reforço da Coopere com a Vida. Nas redes sociais, a Cooeduc, Cooeps, Coopeb e a Coperil produziram conteúdos específicos e direcionados à campanha. Tanto a Cooeduc quanto a Cooeps promoveram atividades voltadas ao público externo para chamar atenção e mobilizar mais pessoas em prol da causa. A Coopeb e a Coperil realizaram palestras dedicadas a sensibilizar a comunidade escolar sobre o tema. A Coperil fez, ainda, uma edição especial do programa Coperil On, veiculado nas redes sociais da cooperativa de Irecê, que abordou a temática da doação de órgãos.
No dia 18/9, o Sicoob Norte Sul reuniu para uma live sobre a doação de órgãos, o presidente Cergio Tecchio e a diretora administradora Magna Matos, que relataram as respectivas experiências envolvendo os procedimentos de transplante pelo qual passaram e destacaram a necessidade de mais pessoas se declararem aptas à doação. A atividade ocorreu durante a Semana Interna de Prevenção de Acidente no Trabalho (SIPAT) da cooperativa de crédito.
As redes sociais do Sicoob Coopere também ganharam testemunhos inspiradores do casal Wamberto e Luciana. A esposa foi responsável pela doação de rim ao marido em uma história de amor e solidariedade.
A Coopassaud foi outra cooperativa que produziu conteúdo próprio nas redes sociais demonstrando todo o time engajado em prol do ato que salva vidas.
Em Salvador, a Primecoop tirou dúvidas e realizou a distribuição de materiais informativos ao público em trânsito no edifício Metropolis Empresarial. Também na capital baiana, a Unifisio e a Uniodonto chamaram os respectivos times para evidenciar o impacto conjunto gerado pela Coopere com a Vida. Em Feira de Santana, a Rennova, também participou com destaque para a campanha junto aos profissionais da cooperativa de trabalho.
Em diferentes regiões do estado, as cooperativas de crédito reuniram as equipes, gestores e dirigentes para vestirem a camisa da cooperação. No Dia Nacional da Doação de Órgãos (27/9), quando tradicionalmente ocorre a Mobilização Estadual do Cooperativismo Baiano, os times do Sicoob Coopemar, Sicoob Costa do Descobrimento, Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista, Sicredi Centro-Sul MS/BA e Sicredi Integração Bahia aderiram à ação coletiva. O Sicoob Extremo Sul realizou a atividade ligada à campanha com o pessoal interno na quinta (26/9). Além das cooperativas de crédito, os quadros social e de colaboradores da Coopmac e SerVida participaram ativamente com iniciativas voltadas à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia - Hemoba e relacionadas com a campanha.
Coopere com a Vida na TV e redes sociais
No mês de celebração para o Cooperativismo Baiano, o vídeo da 8ª edição da campanha foi veiculado nas redes sociais do Sistema Oceb e no perfil @cooperecomavida no Instagram. Conforme levantamento parcial em 02/10 o conteúdo alcançou mais de 76 mil usuários e obteve mais de 48 mil visualizações nas contas oficiais no Instagram e Facebook e no canal do YouTube.
Na TV aberta, o vídeo foi exibido durante a semana do Dia Nacional da Doação de Órgãos (22 a 27/9) nos intervalos comerciais do Globo Rural, Jornal da Manhã e Bahia Meio Dia, veiculado pela TV Bahia (Salvador e região) e pela TV Subaé (Feira de Santana e região), emissoras integrantes da Rede Bahia. A estimativa é que mais de 1,7 milhões de telespectadores nas duas emissoras tenham sido alcançados com mais de 5,1 milhões de impactos gerados pelo vídeo de divulgação da campanha, conforme dados do Kantar IBOPE Media.
Campanha Coopere com a Vida
O Sistema Cooperativista Baiano promove, anualmente, a campanha Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família, que tem por objetivo chamar atenção da sociedade sobre a doação de órgãos. Organizada pelo Sistema Oceb, em conjunto com as cooperativas baianas, a campanha ocorre durante o Setembro Verde. O mês é uma referência ao Dia Nacional da Doação de Órgãos celebrado no dia 27 de setembro, data instituída pela Lei nº 11.584/2007, e a cor verde remete à esperança pela vida proporcionada por cada doação.
Para saber mais sobre a campanha deste ano, acesse ao perfil no Instagram @cooperecomavida, e veja mais detalhes da Mobilização Estadual do Cooperativismo Baiano e ações de divulgação implementadas durante o Setembro Verde.
Por Ascom Sistema Oceb
Intercooperação na prática: cooperativas baianas unem forças em ação solidária
- Nenhum
Cooperativas do oeste da Bahia viabilizam entrega de 250mil sacas de milho a municípios em emergência
O compartilhamento de conhecimentos, boas ações e estratégias, além de união comercial e promoção de produtos e serviços em conjunto, fazem parte do 6º princípio do Cooperativismo: a intercooperação. Um exemplo prático deste princípio é a recente parceria entre a Cooperativa de Produtores Rurais (Cooperfarms) e a Cooperativa de Transportes de Luís Eduardo Magalhães - CoopGNP, que, juntas, viabilizaram a entrega de 250mil sacas de milho a cidades baianas em situação de estiagem.
A ação faz parte do plano emergencial encabeçado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculado ao Governo do Estado da Bahia, que tem o objetivo de entregar diversos insumos aos municípios que estão com decreto de emergência em função da seca.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, esse é um exemplo claro do que podemos alcançar quando unimos esforços:
“As cooperativas mostram, mais uma vez, que são protagonistas na construção de soluções reais para os desafios do nosso estado. A intercooperação não é apenas um princípio, é ação prática a quem mais precisa”.
Além da distribuição de tanques-pipa, retroescavadeiras e tratores, será distribuído também as sacas de milho, produzidas pelos cooperados da Cooperfarms e transportadas pela CoopGNP. Os grãos serão entregues a aproximadamente 25 mil famílias, que criam caprinos, ovinos e vacas leiteiras, e que são cadastradas no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
Para Marcelino Kuhnen, presidente da Cooperfarms, iniciativas como essa mostram o poder não só da produção do estado, mas também da integração e do sucesso de operações realizadas por cooperativas. “Essa ação mostra a capacidade das nossas cooperativas para fazer o serviço. Esse milho é oriundo dos cooperados mais próximos de Luís Eduardo Magalhães, justamente para não onerar e podermos atender essa necessidade dos nossos irmãos em situação de calamidade. Então, estou muito orgulhoso dessa operação”.
Quando cooperativas se unem em prol de um bem maior, o impacto vai muito além dos números, pois alcança comunidades inteiras, ajudando a promover desenvolvimento, solidariedade e transformação social. Aproveite e confira mais ações de promoção social realizadas por cooperativas baianas acessando o Banco de Boas Práticas do site.
Confira mais notícias sobre o assunto da estiagem:
Governo da Bahia entrega milho, retroescavadeiras e tanques-pipa para combater estiagem em Irecê;
Sistema Oceb incentiva doação de órgãos na Bahia
- Artigo Principal
Iniciativa ocorre durante o Setembro Verde com ações de incentivo
à doação de órgãos e da decisão de ser comunicada aos familiares
Pelo oitavo ano seguido, o Sistema Oceb, composto pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - Oceb e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, realiza a campanha “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família”. Desde 2017, essa iniciativa reforça o compromisso do cooperativismo baiano com a comunidade, alinhando-se ao sétimo princípio cooperativista, que é o interesse pela comunidade. Para fazer a mensagem ser ampliada e chegar a diferentes lugares, a campanha conta com um importante apoio, conforme explica Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb. “A Coopere com a Vida acontece todos os anos com a participação das cooperativas em diferentes regiões da Bahia. Aproveitamos o Setembro Verde, mês de celebração do Dia Nacional da Doação de Órgãos, para estimular que mais pessoas se declarem doadoras de órgãos e comuniquem a decisão aos familiares”, explica o dirigente do cooperativismo baiano.
A campanha ganha ainda mais relevância ao considerarmos os dados alarmantes: a Bahia finalizou o primeiro semestre deste ano com 3.488 pacientes na lista de espera, um aumento de 24% em relação ao primeiro semestre de 2023, segundo o Registro Bahiano de Transplantes (RBATX), elaborado pela Coordenação Estadual de Transplantes vinculado à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.
Este ano, a campanha "Coopere com a Vida" adota o conceito criativo de “corrida pela vida”. A ideia é demonstrar a urgência que envolve o processo de captação e doação de órgãos e a necessidade de que mais potenciais doadores informem previamente o interesse à família.
Dia Nacional da Doação de Órgãos
Comemorado no dia 27 de setembro, data instituída pela Lei nº 11.584/2007, o Dia Nacional da Doação de Órgãos, é abraçado pelas cooperativas baianas, parceiros e outras entidades com ações de sensibilização e conscientização sobre o tema de relevância e impacto para a sociedade.
O Sistema Oceb convida todos os baianos a se juntarem a essa corrente de solidariedade, ajudando a diminuir a fila de espera por transplantes e oferecendo a chance de uma nova vida para quem precisa. Portanto, reflita e seja um doador de órgãos e avise a sua família sobre sua decisão.
Para mais informações sobre a campanha, visite o perfil oficial em @cooperecomavida e o site: https://somoscooperativismo-ba.coop.br/.
Por Ascom Sistema Oceb
Inscrições abertas para penúltima etapa do COOPS Competitivas e Sustentáveis
O Programa COOPS Competitivas e Sustentáveis realiza nos próximos dias 6, 8 e 10 de novembro capacitação online sobre Governança e Liderança, penúltima etapa de uma série de oficinas direcionadas a cooperativas baianas registradas no Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB).
As capacitações fazem parte de projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A oficina começa às 8h e abordará temas como inovação, governança e desenvolvimento de liderança, trazendo especialista em gestão de cooperativas nacionais e internacionais.
Ao longo dos últimos três meses, o Programa COOPS Competitivas e Sustentáveis já realizou cinco capacitações sobre Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), novas tecnologias e competitividade, integração de cadeias nacionais globais de valor, estratégias de acesso a recursos nacionais e internacionais e estratégia de comunicação.
A sexta e penúltima capacitação é online e ainda é possível realizar a inscrição no link.
As cooperativas participantes terão prioridade para integrar o novo programa de Assistência Técnica às cooperativas baianas, que será lançado nos próximos meses, visando ao aumento da sustentabilidade e da competitividade dessas organizações, por meio do alinhamento à Agenda 2030.
Sobre o projeto
As capacitações fazem parte do projeto de SESCOOP-BA e PNUD dedicado a fortalecer a competitividade das cooperativas baianas a partir da implementação dos ODS e da Agenda 2030, contribuindo para a geração de ocupação e renda no Estado da Bahia.
Com prazo de 24 meses, a iniciativa produziu diagnóstico sobre a realidade do sistema cooperativista baiano e está elaborando, de forma participativa, estratégias de sustentabilidade e competitividade para 60 cooperativas que receberão assessoria técnica.
O objetivo é impulsionar a Agenda 2030 nas atividades cooperativas, ampliar produção, rentabilidade e possibilitar acesso a novos mercados, e, por fim, será efetuada a avaliação de impacto e compartilhadas as boas práticas construídas.
Cooperativa agropecuária baiana conquista selo do Programa GHG Protocol
Cooproeste conquista selo demonstrando redução da pegada de carbono
A Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - Cooproeste acaba de alcançar um marco significativo em sua trajetória de responsabilidade ambiental: a conquista do Selo Prata no Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG). Desde a sua criação, em 2008, o programa, desenvolvido pela FGVces (Faculdade Getúlio Vargas - Centro de Estudos em Sustentabilidade), em parceria com outros órgãos e empresas, desempenha papel importante na adaptação dos métodos de inventário de GEE (Gases do Efeito Estufa) ao contexto brasileiro, além de fornecer ferramentas essenciais para a medição e a divulgação desses gases no país.
Passo importante para a sustentabilidade
Tudo começou com a participação da cooperativa agropecuária baiana no projeto piloto “Neutralidade de Carbono”, uma iniciativa pioneira que visa inventariar e mensurar a pegada de carbono das cooperativas brasileiras, com foco em compreender o balanço de emissões de seus cooperados. O projeto começou com a participação de três cooperativas do Ramo Agro: Cooperativa Central dos Produtores Rurais — (CCPR/MG), Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia (Cooproeste/BA) e Cooperativa Witmarsum/PR, e já demonstra resultados significativos.
Etapa de análise do solo nas fazendas dos cooperados.
Alex Macedo, coordenador de Meio Ambiente do Sistema OCB, comentou sobre a conquista da Cooproeste e do papel da OCB ao estimular práticas sustentáveis pelas cooperativas no país. “Alcançar o selo prata no Programa Brasileiro GHG Protocol é um marco significativo. Este reconhecimento reflete o compromisso contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, especialmente no contexto do propósito de neutralizar as emissões de carbono. Estamos orgulhosos de apoiar as cooperativas em reduzir sua pegada de carbono, através da solução do Sistema OCB, Neutralidade de Carbono. Essa conquista da Cooproeste reforça a determinação em continuar promovendo práticas agrícolas que respeitem o meio ambiente e contribuam para um futuro mais sustentável”.
A partir das ações do projeto, foi feita uma análise do solo nas fazendas dos cooperados, seguida da criação de um inventário dos Gases de Efeito Estufa (GEE). Além da análise do solo, também foram medidas as emissões de CO₂ geradas pelos veículos da cooperativa que usam combustíveis fósseis e por outros materiais que emitem CO₂. A FGV usou essas informações para calcular as emissões, e os resultados mostraram que a cooperativa está dentro dos limites permitidos, garantindo à Cooproeste o Selo Prata e o reconhecimento do compromisso da cooperativa com a sustentabilidade.
Camila Estevam, pesquisadora do Observatório de Bioeconomia da FGV - responsável pela execução do projeto, fez um balanço sobre o trabalho realizado junto à cooperativa. “Para a FGV, é uma grande satisfação ter participado do processo de certificação da Cooproeste com o selo prata no Programa GHG Protocol. Desde o início, acompanhamos a elaboração do inventário de emissões e a publicação no registro público, o que reforça a transparência e o compromisso da cooperativa com o impacto ambiental. A conquista do selo prata demonstra que a Cooproeste está no caminho certo, especialmente para um primeiro ano de trabalho. Agora, com o conhecimento adquirido, a cooperativa poderá continuar atualizando seus inventários e, eventualmente, buscar o selo ouro no futuro.”
O projeto também promoveu formação em inventário de carbono, cursos de mensuração de carbono no solo, instrutoria para coleta de amostras e a introdução de tecnologias avançadas para a aplicação do GHG Protocol na agricultura e pecuária.
Momento de capacitações complementaresO gerente Comercial da Cooproeste, Thiago Peres, ressaltou que o treinamento forneceu aos cooperados as ferramentas práticas necessárias para calcular e neutralizar suas emissões de CO₂, ajustando suas operações para atender às crescentes demandas dos mercados por processos mais sustentáveis. “Além disso, o projeto impulsionou a adoção de boas práticas ambientais, como a gestão adequada de resíduos e a promoção de energias renováveis, preparando a Cooproeste para acessar mercados que valorizam a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental".
O Sistema Oceb se orgulha de ter participado desse projeto ao lado da Cooproeste, contribuindo para que a cooperativa alcance novos patamares de excelência e responsabilidade socioambiental. Com essa conquista, reafirmamos nosso compromisso em apoiar as cooperativas baianas em sua busca por um futuro mais sustentável e transparente, inclusive com a execução do Programa Coops Competitivas e Sustentáveis, desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Sescoop/BA, que buscam fortalecer a competitividade das cooperativas baianas, a partir da implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de contribuir para a geração de ocupação e renda. Conheça sobre esse projeto e outras soluções do ESGCoop para as Cooperativas Baianas, acessando a página “Um cooperativismo ainda mais ESG” do site do Sistema Oceb.
Saiba mais: por que é importante reduzir a pegada de carbono?
Os gases de efeito estufa contribuem para o aquecimento global, levando a mudanças climáticas como aumento da temperatura global, derretimento das calotas polares, e eventos climáticos extremos. Ao reduzir nossa pegada de carbono, ajudamos a diminuir esses efeitos negativos no planeta.
A cooperativa não apenas está contribuindo para reduzir os impactos ambientais, mas também se comprometeu a fornecer esses dados de forma transparente ao público. Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode acessar essas informações no Registro Público de Emissões, validando o compromisso socioambiental da Cooproeste. Confira o inventário publicado:
Por Ascom Sistema Oceb (Com informações do Sistema OCB)
Cooperativas baianas avançam com nova certificação do Selo Lilás
- Nenhum
Reconhecimento reforça o compromisso das cooperativas com a promoção da equidade de gênero
O cooperativismo baiano segue avançando na construção de ambientes mais justos, diversos e inclusivos. Na terceira edição da certificação do Selo Lilás, realizada na Casa do Comércio, em Salvador - BA, no dia 30 de março, cooperativas do estado foram reconhecidas por suas práticas voltadas à promoção da equidade de gênero e valorização das mulheres.
O Selo, concedido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia, reconhece organizações que desenvolvem ações concretas de enfrentamento à desigualdade, ao assédio e à violência, além de promoverem oportunidades mais justas no ambiente de trabalho.
A Deputada Estadual, Neusa Cadore, durante seu discurso de abertura no evento, apresentou números sobre o Programa: “Somando as certificações realizadas nos anos de 2025 e 2026, o Selo Lilás contabiliza um total de 227 certificadas, sendo que 50 são recertificadas. E 61 são novas certificações. Esses números somam 64 entidades, 47 empresas, sendo estas mais de 40% empresas de grande porte”.
Em 2025, 11 cooperativas registradas na Oceb foram reconhecidas como instituições que valorizam o trabalho realizado por mulheres e constroem ambientes laborais mais inclusivos (clique aqui e relembre quais foram). Já nesta edição, cinco cooperativas baianas foram certificadas: Sicoob Crediconquista, Sicoob Inova, Sicredi Centro-Sul MS/BA, Unifisio e Unicred Sudoeste da Bahia. Além disso, a Oceb e mais quatro cooperativas - CoopGNP, Cooperativa Ser do Sertão e Uniodonto Paulo Afonso, foram recertificadas, demonstrando a continuidade e o fortalecimento dessas práticas ao longo do tempo.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a conquista demonstra como a equidade de gênero vem ganhando força no estado: “A cada nova certificação, vemos o cooperativismo baiano avançar de forma concreta na construção de ambientes mais justos e inclusivos”.
O papel do Sistema Oceb
O Sistema Oceb tem atuado de forma estratégica para incentivar e apoiar as cooperativas nesse caminho, estimulando a adoção de boas práticas e o fortalecimento da agenda de equidade no cooperativismo baiano. Exemplo dessa atuação é o incentivo dado pelo Comitê de Mulheres Cooperativistas Elas Pelo Coop BA para que cooperadas, empregadas de cooperativas e esposas de cooperados se organizem para a criação de Comitês de Mulheres locais para ampliar a participação e o protagonismo feminino.
“Para o Sistema Cooperativista Baiano, o protagonismo feminino não é pauta, ele é estratégia e o Elas Pelo Coop veio para somar as estratégias que já temos ao longo desses 15 anos trabalhando com mulheres, que já estão no cooperativismo. Agora vamos buscar os lugares de decisão. Esse é o nosso propósito com o Elas Pelo Coop, capacitando pela liderança, comentou Ially Carmo, superintendente da Oceb e que foi à cerimônia de cerificação representando o presidente Cergio Tecchio.
Uma certificação que se fortalece na prática
Mais do que um reconhecimento, o Selo Lilás é um movimento consistente dentro do cooperativismo baiano de promover ações voltadas para as mulheres, contribuindo para ambientes mais respeitosos e diversos.
A certificação foi recebida com alegria pela gerente de estratégia e negócios do Sicob Crediconquista, Lyssa Araújo. “Nós estamos muito felizes de estar recebendo essa certificação pela primeira vez. A nossa cooperativa é uma empresa que cuida das mulheres, que preza pela diversidade de gênero. Além disso, nós fazemos várias ações para que as mulheres estejam cada vez mais presentes na liderança, ações de educação, de incentivo, compartilhamos as histórias entre as mulheres. Isso faz com que todas nós possamos crescer juntas. Então nós estamos muito felizes mesmo.”
Para a coordenadora do Comitê de Mulheres Elas Pelo Coop da cooperativa Unifisio, Sandra Cohim, receber o Selo Lilás é um reconhecimento do que a cooperativa tem ofertado: “condições maravilhosas para que a mulher se sinta poderosa, capacitada, competente para assumir a liderança nas melhores condições de trabalho”, comentou.
A recertificação das cooperativas Ser do Sertão, CoopGNP e Uniodonto Paulo Afonso e da própria Oceb demonstra que esse não é um movimento pontual, mas reforça o papel do cooperativismo como agente de mudança, capaz de gerar impacto positivo não apenas na economia, mas também na vida das pessoas e nas comunidades.
Glaucia Cristina, Coordenadora do Comitê de Mulheres da CoopGNP, falou sobre a trajetória da cooperativa de transporte, localizada em Luís Eduardo Magalhães, que foi certificada em 2024 (confira quem mais foi certificada neste ano) e, em 2026, ganha novamente o Selo. “Foram 2 anos de trabalho, foram 2 anos de conquistas, de crescimento da mulher dentro do negócio. Nós começamos a ter um olhar diferente sobre a participação feminina dentro da nossa cooperativa, e isso trouxe melhorias, trouxe delicadeza, preencheu lugares que antes não eram preenchidos. Então esse certificado é muito bem recebido.”
Ao fortalecer a equidade de gênero, o cooperativismo baiano reafirma seus princípios e amplia seu impacto, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e com melhores oportunidades para todos.
Confira no Instagram do Sistema Oceb um vídeo sobre o evento.
Por Ascom Sistema Oceb
Sistema Oceb participa de seminário de diversidade em universidade
- Nenhum
A iniciativa aproxima o cooperativismo baiano
da produção científica desenvolvida nas universidades
O tema da diversidade vem ganhando destaque nos debates da sociedade contemporânea e que envolvem o acesso ao mercado de trabalho e ao setor produtivo de extratos da população carentes de maior presença e representatividade. Nesse sentido, o cooperativismo vem buscando dar voz e vez a grupos mais diversos nas atividades desenvolvidas em iniciativas que procuram identificar o problema e propor soluções em busca de mais diversidade. Assim, o Sistema Oceb apoiou a primeira edição do Seminário Cooperativismo e Diversidade que ocorreu na última quinta-feira (30/10) e sexta-feira (31/10) na Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB, em Cruz das Almas. O evento híbrido contou com transmissão on-line pela TV UFRB. Aproximadamente 200 pessoas participaram entre estudantes, mulheres rurais de associações do Recôncavo Baiano, representantes das cooperativas dos estudos, entidades de representação, representantes do poder público que estão executando políticas para favorecer o cooperativismo e as organizações coletivas.
Essa é uma das iniciativas que aproxima o cooperativismo da Universidade e da sociedade civil, possibilitando a discussão sobre o modelo de negócio cooperativo. A superintendente da Oceb, Ially Carmo, participou da mesa “Caminhos para a Construção de um Cooperativismo com mais Diversidade”. “Foi uma experiência ímpar no sentido de estarmos discutindo uma temática que ainda é tão distante da realidade das cooperativas, o conceito de diversidade. A pesquisa que foi apresentada evidenciou o quanto precisamos caminhar ainda para termos, de fato, um cooperativismo mais diverso. Por óbvio que muitas estratégias já estão sendo adotadas. Já há uma mudança de cenário dentro das cooperativas, já há um movimento realizado pelos comitês, Elas pelo Coop, pelos comitês de jovens, Geração C. E no estado da Bahia nós temos esses dois comitês que vão trabalhar cada vez mais essa temática. Então foi um evento rico e de muitas conexões.” afirmou.
Para a professora realizadora do projeto, Eliene Anjos, o seminário é um marco no campo do cooperativismo por refletir temas como participação da população negra, povos e comunidades tradicionais, papel da juventude e equidade de gênero. “Então tem uma relevância muito grande, porque o cooperativismo é apontado como um mecanismo de assegurar os objetivos dos movimentos sustentáveis, principalmente aqueles que falam da redução das desigualdades, da equidade de gênero, de combate à fome, da agricultura sustentável”, destacou a professora.
Vinícius foi um dos estudantes que vivenciou o projeto desde a etapa de idealização. Ele conheceu o cooperativismo dentro da universidade. Hoje ele é estudante do curso de Gestão de Cooperativas e destaca a importância do evento. “Discutir a diversidade, principalmente no que se refere à geração no campo do cooperativismo, me fez ter uma visão da realidade e das ações que podem ser adotadas pelas cooperativas para valorizar os jovens no espaço rural”, concluiu.
A coordenadora do Comitê de Jovens Cooperativistas da Bahia - Geração C BA, Daniele Scopel, foi uma das palestrantes do painel “Juventude e Cooperativismo: uma relação em construção”, que buscou inspirar e desenvolver o papel de protagonismo entre os estudantes. “O evento é um importante momento, para reunir jovens e conscientizá-los sobre a importância deles no modelo cooperativo, além de ser uma oportunidade para apresentarem suas ideias para fortalecer o cooperativismo”, declarou.
O evento trouxe a discussão sobre diversidade no cooperativismo para o poder público, sociedade civil e as cooperativas, destacando a importância de equipes diversas. Valdirene Oliveira, presidente da Cooperativa Ser do Sertão, ressaltou as discussões acerca das dificuldades das mulheres acessarem os cargos de lideranças. “Nas mesas foram discutidas, a questão do papel da mulher na presidência, das dificuldades que a mulher enfrenta. As pesquisas que foram feitas apontam o índice de mulheres, de poucas mulheres na frente da cooperativa, principalmente nos conselhos administrativos. Isso mostra também a luta que a gente precisa ter para garantir a sustentação, qualificação dessas mulheres, dessas pessoas dentro do espaço que ocupam. Ainda existe muita dificuldade de ter mulheres e mulheres negras dentro desse espaço também, isso é uma pauta que vem com muita força”, refletiu a dirigente da cooperativa baiana sediada em Pintadas, no sertão do estado, uma das lideranças cooperativistas convidadas para o seminário.
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativas baianas participam do ICS
- Nenhum
Evento teve como foco a integração e soluções para o Semiárido
Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, 50 representantes de 19 cooperativas baianas, com o apoio do Sistema Oceb, participaram do International Coop Semiárido (ICS), realizado em Juazeiro/BA. O evento reuniu cooperativas de diversos estados do Nordeste e foi organizado como um espaço de diálogo sobre os desafios e possibilidades do cooperativismo na região semiárida.
Construção coletiva e troca de experiências
Com uma proposta colaborativa, o ICS envolveu os participantes em palestras, painéis e workshops temáticos, onde os grupos discutiram temas como Tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável, Mudanças climáticas e adaptação, Educação e capacitação e Desenvolvimento econômico e social. Nos espaços dos workshops, o público debateu e propôs sugestões para o desenvolvimento do cooperativismo no semiárido. As contribuições de cada grupo foram levadas à plenária final e vão compor o Manifesto ICS, documento que reunirá ideias e compromissos coletivos para o futuro da região.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, avaliou a importância do encontro, relembrando o convite da unidade estadual da OCB pernambucana para ser correalizador do evento: “Recebemos à época, com entusiasmo, o convite do Sistema OCB-PE para que a Bahia integrasse a correalização do ICS. Entendemos que esse evento representa uma oportunidade relevante neste Ano Internacional das Cooperativas, pois promoveu o diálogo entre cooperativas de diferentes ramos e estados do Nordeste sobre soluções inovadoras e sustentáveis para o Semiárido brasileiro”.
Abertura do evento
Durante a cerimônia de abertura, a conselheira da Oceb, Maria Vandalva, representando o Sistema Oceb em nome do presidente Cergio Tecchio, reforçou a força do cooperativismo no Semiárido. “É com muita satisfação que a gente participa, apoia, acredita na potência desse evento, que tem uma programação que demonstra a grande potencialidade dessa região semiárida (...) As cooperativas mudaram e estão mudando o semiárido, e poderão fazer muito mais ainda pelas mudanças que são necessárias para que o semiárido seja esse lugar de possibilidade e de prosperidade. O cooperativismo não como uma alternativa, mas como realidade. Porque nós não vamos construir, já estamos construindo um espaço melhor.”
Durante o evento, a vivência da intercooperação foi destacada por muitos participantes, como expressou Jair Romualdo, presidente da Coomap e integrante da delegação baiana: “Pela primeira vez, me senti intercooperando sem pensar no meu ramo ou na minha cooperativa. Me senti útil na construção de um mundo melhor, verdadeiramente dentro do cooperativismo, independente do ramo, segmento ou tamanho do negócio. Tive a oportunidade de conhecer projetos maravilhosos, como os da EMBRAPA e do IRPAA. Só o cooperativismo para nos dar essa oportunidade!”.
Os palestrantes e painelistas abordaram temas importantes sobre o papel das cooperativas no cuidado com o planeta e na construção de um futuro mais sustentável; e esses assuntos estão na agenda do dia, considerando a proximidade da COP30, que será realizada no Brasil. Esse aspecto foi observado pelos participantes. “As temáticas que foram discutidas aqui foram fundamentais para pensar o futuro do cooperativismo no Brasil e no mundo, especialmente com a COP 30 que está chegando, dialogando diretamente com os ODS”, destacou Nélio Costa, cooperado do Sicoob Norte Sul.
A participação baiana no ICS reafirma o compromisso do Sistema Oceb com o fortalecimento das cooperativas do estado. A busca por soluções para o Semiárido passa pela articulação regional, pelo planejamento e pela cooperação entre os ramos.
“Que venham mais eventos como esse, que incentivem o diálogo e a construção conjunta de soluções concretas para o desenvolvimento das cooperativas,” concluiu Cergio Tecchio.
Confira mais depoimentos sobre o evento clicando para acessar este vídeo.
O ICS teve uma ampla cobertura nas redes sociais das unidades estaduais do Nordeste:
Perfil do Instagram do Sistema OCB/PE
Perfil do Instagram do Sistema OCB/PB
Perfil do Instagram do Sistema Oceb
Por Ascom Sistema Oceb
Ação de cuidado e bem-estar para a Comunidade de Narandiba
- Nenhum
A população de Narandiba e região foi atendida pela ação conjunta
do Dia C realizada pelas cooperativas na capital baiana em 2024
Acessar serviços de saúde, bem-estar e orientação financeira pode ser um desafio para muitas comunidades. Pensando nisso, o bairro de Narandiba, em Salvador, recebeu no último sábado (26/10), uma grande ação social: o Dia de Cooperar - Dia C 2024.
Organizado por 11 cooperativas de diversos setores, o evento ofereceu gratuitamente à população serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, orientações sobre saúde bucal e postura, além de clínicas financeiras, assessoria jurídica e corte de cabelo. Para promover um ambiente de cuidado e integração, a programação contou ainda com atividades recreativas, como alongamento em grupo e contação de histórias para as crianças.
A realização de atividades conjuntas entre cooperativas e a interação com a comunidade reforçam o sexto (intercooperação) e sétimo (interesse pela comunidade) princípios cooperativistas, reforça Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb. “Quando saímos às ruas para mostrar nosso trabalho damos maior visibilidade e apresentamos às pessoas nossa essência, aquilo que nos deu origem e nos move até hoje. Estar junto da comunidade gera uma relação de ganha-ganha. As cooperativas ao atuarem juntas ampliam ainda mais todo esse potencial, reforçando valores e princípios do cooperativismo”, concluiu.
Pensamento similar foi trazido por Otaildo Oliveira, presidente da Uniodonto Salvador, ao destacar a ação. “É tão importante estarmos aqui no Dia C mostrando à comunidade o papel, as atividades das cooperativas. É uma divulgação ímpar, nesse sentido, de nos mostrarmos realmente e estarmos mais perto da população, fazendo com que ela entenda um pouco sobre o cooperativismo para esse crescimento”, explicou o dirigente da cooperativa de saúde que trouxe serviços odontológicos focados em prevenção.
Prestação de serviços em Narandiba
Centenas de moradores da região foram atendidos pelas cooperativas envolvidas, que contaram com o apoio do Sistema Oceb para realização do evento. Participaram da ação executada na capital baiana a Cooper Doctor Saúde, a Forte Saúde, a Lifecoop, o Sicoob Central BA, o Sicoob Coopere, o Sicoob Cred Executivo, o Sicoob Extremo Sul, o Sicoob Sertão, o Sicredi Centro-Sul MS/BA, a Unifisio e a Uniodonto Salvador. Quem aproveitou bem a oportunidade foi a dona de casa, Ana Regina. “Achei muito interessante e todos os locais que foram oferecidos aqui eu participei. Tive atendimento em cada espaço disponibilizado. Só tenho a agradecer, e que aconteça mais, e mais vezes”, agradeceu a participante que trouxe a filha também para o atendimento odontológico e contação de histórias.
Outra que veio acompanhada dos familiares foi a jovem Raiana Sena, que, juntamente com a mãe, irmão e sobrinha, utilizou os serviços oferecidos pelas cooperativas. “Eu gostei. Fui pega de surpresa, não sabia e vim aqui embaixo para fazer compras. Trouxe minha sobrinha também, e nós aferimos a pressão, testamos a glicemia. Passamos pela dentista que nos orientou sobre a necessidade de fazermos um tratamento, e já vou ao posto de saúde para procurar ver isso”.
Um dos serviços mais requisitados foi o de aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. Para o presidente da Cooper Doctor Saúde, Leôncio Neto, “foi um grande privilégio poder fazer parte desse Dia de Cooperar, ação apoiada pelo Sistema Oceb, e estar contribuindo para um mundo melhor”.
Os negócios locais também acabam se beneficiando por poderem conhecer os produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas de crédito. Uma das beneficiadas foi a empreendedora Ana Paula Lima que, além do atendimento em saúde, participou da orientação jurídica. “Eu fiquei muito feliz, o trabalho que vocês estão fazendo é muito bom e o povo está precisando, pois faz muito tempo que não temos esses serviços oferecidos e estou aqui para aproveitar”, comentou ela que possui um empreendimento na região.
Dia de Cooperar, expressão máxima do sétimo princípio cooperativista
O Dia de Cooperar - Dia C é o programa que une, celebra e dá visibilidade às ações de impacto socioambiental das cooperativas em todo o país. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas que na Bahia contam com o apoio do Sistema Oceb. No último ano, 41 cooperativas baianas promoveram 77 iniciativas por meio de 5,6 mil voluntários, que alcançaram mais de 24 mil pessoas em nosso estado.
O superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista, explicou que neste ano o trabalho de suporte às cooperativas permanece e fala da necessidade do registro das iniciativas realizadas. “Tivemos um resultado extremamente positivo no ano que passou e que foi evidenciado pelos novos dados de ‘Cooperativismo e os ODS’, trazidos no AnuárioCoop 2024. Portanto, para que continuemos a demonstrar a relevância do trabalho de promoção social que as cooperativas na Bahia realizam, é fundamental que as informações sejam lançadas na plataforma própria do Dia C”.
O executivo da organização do cooperativismo na Bahia, responsável pela formação profissional, monitoramento e promoção social, ressaltou o quão importante foram as ações realizadas, agradeceu a todas as cooperativas que estiveram envolvidas com o Dia C e aproveitou para convidar as Cooperativas para participarem das ações do Dia C 2025.
Em 2024, o mote da campanha de divulgação “Juntos fazemos mais pelas pessoas e comunidades inteiras” exalta o trabalho conjunto das cooperativas pois gera impactos positivo por onde passa. Um resultado prático de tudo isso é o balanço do Dia C, feito pelo líder comunitário de Narandiba, José Antônio. “Essa ação das cooperativas foi de grande porte para nossa comunidade, pois precisamos de ações como essas. Hoje deixamos a felicidade no rosto das crianças, dos moradores. As cooperativas aqui se mostrando para a comunidade, faz com que conheçamos mais e saibamos como e para que funciona e onde procurar os serviços que necessitamos”, finalizou.
Se sua cooperativa ainda não realizou o Dia C em 2024, saiba que ainda dá tempo. Para saber mais informações acesse nosso portal na área específica dedicada ao Dia C. Caso já tenha realizado alguma ação, preencha o sistema de cadastro de iniciativas do Dia C até o final de 2024. Para dúvidas, informações ou necessidades, contate a analista Tássia Gouveia, do Sescoop/BA, pelo telefone (71) 3056-8944 ou pelo e-mail
Por Ascom Sistema Oceb
Intercâmbio entre Brasil e Colômbia fortalece protagonismo feminino no cooperativismo baiano
- Artigo Secundário 3
Mais do que uma formação técnica, uma experiência de transformação. Foi assim que mulheres cooperativistas baianas viveram a etapa final do curso de Gestão Cooperativa e Associatividade com Perspectiva de Gênero. A iniciativa, construída a partir do princípio da intercooperação, reuniu a Universidade de Manizales (Colômbia), a cooperativa Ser do Sertão (Coopsertão) e o Sistema Oceb. O objetivo foi fortalecer a atuação das mulheres no cooperativismo, ampliando sua presença nos espaços de liderança e decisão.
Ao todo, uma delegação de 22 mulheres baianas, composta por lideranças dos comitês Elas pelo Coop (estadual e das cooperativas), Jussiara Lessa, Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/BA, e Ially Carmo, Superintendente da Oceb, participou da jornada, que combinou atividades on-line, iniciada em 16/12/2025; conteúdos técnicos, com a utilização das plataformas da Universidade Opened - Cursos de Cooperativismo e Associativismo - e Curso de Finanças, e a etapa final de imersão internacional marcada por troca de experiências, aprendizado e conexão entre culturas.
A vivência em território colombiano, de 27/04 até 02/05, foi além da teoria, pois foi o momento em que as participantes puderam apresentar seus projetos, cuja execução deverá ocorrer no Brasil, conforme planejado. Na delegação brasileira, as participantes foram divididas em grupos e cada grupo ficou responsável pela criação de um projeto voltado ao fortalecimento de mulheres e liderança feminina. Das ideias apresentadas, nasceram cinco grandes projetos, que trazem, na essência, o protagonismo feminino, a economia do cuidado, saúde mental, integração de territórios e o empoderamento, tudo para construção de futuros mais sustentáveis, conectando Brasil e Colômbia num grande ecossistema de gênero, onde ninguém deixa ninguém para trás.
Foi com a vivência de outras adversidades e encontro com outras realidades, que as participantes da delegação brasileira foram convidadas a refletir sobre o que mais podiam construir e de que forma desafios que ali se apresentavam as faziam enxergar novas possibilidades para suas cooperativas, afinal, para além da distância geográfica, a cidade cercada pelas cordilheiras e com terreno montanhoso, escondia, também, necessidades outras de preparo, como o físico, além do intelectual.
“Confesso que a vivência em Manizales me tirou da zona de conforto e me fez perceber que mulheres incríveis constroem futuros brilhantes em meio a tantas adversidades. Visitar La Ruta del Condor, conhecer a realidade de famílias fortes e unidas, que moram em condições difíceis, inclusive de acesso, e vê-las construírem, juntas, um movimento forte e belíssimo chamado de Mulheres Soberanas e Homens Poderosos, reconhecendo que, no final, para tudo dar certo, homens e mulheres devem estar reunidos na construção do objetivo que se deseja alcançar, pois é a cooperação quem deve prevalecer e não há nada mais cooperativista do que isso!”, foi o que observou a superintendente da Oceb, Ially Carmo.
Para a coordenadora estadual do Comitê Elas pelo Coop BA, Vera Lucia Ventura, “foram dias de muitas trocas, muitos aprendizados para nós mulheres brasileiras e colombianas. Acredito que nos saímos mais fortalecidas e mais integradas nessa vivência, e tenho certeza de que aprendemos muito sobre os desafios que as mulheres enfrentam em todas as áreas de ação (território, questões culturais e pelo fato de ser mulher)”.
“Ao longo do curso, por meio de aulas, rodas de conversa, oficinas temáticas, seminários, simpósios, vivências e palestras - com destaque para a prática de elaboração de projetos a serem executados - fortaleci minha formação e ampliei minha visão sobre o cooperativismo.
Sinto-me mais preparada para dar continuidade ao meu compromisso de contribuir com o fortalecimento dos Comitês de Mulheres e com o desenvolvimento do cooperativismo”, comentou Adriana Oliveira, do Sicoob Coopere.
A diversidade de perfis e ramos – Agropecuário, Crédito, Trabalho, Produção de Bens e Serviços, Saúde e Transporte - fortaleceu ainda mais o processo. Ao compartilhar experiências, surgiram novas ideias, caminhos e perspectivas que, muitas vezes, não são percebidos no dia a dia das cooperativas.
“Especificamente sobre o projeto desenvolvido por nosso grupo, que abordou a Saúde Mental, a troca entre diferentes ramos cooperativos foi reveladora. Percebemos que, independentemente se estamos no agro ou no crédito, o fator humano é o que sustenta o modelo. A saúde mental surge como um pilar essencial para a sustentabilidade de qualquer projeto coletivo, e a oportunidade de melhoria nesse campo é constante e urgente. Saio desta experiência com a certeza de que o cooperativismo, quando atravessado pela perspectiva de gênero e pelo respeito à diversidade, é uma ferramenta incomparável de transformação social e autoconhecimento”, refletiu Isabela de Azevedo, Gestora de Negócios da Coopric.
Aprender com outra cultura para transformar o próprio caminho
O intercâmbio com mulheres colombianas foi um dos pontos mais marcantes da experiência. Ao conhecer diferentes formas de organização e atuação, as participantes ampliaram sua visão sobre o cooperativismo e sobre seu próprio papel como lideranças.
“Essa vivência foi muito além da teoria. Foi um encontro de culturas, outros olhares e experiências que ampliam nossos saberes e nos transformam”, destaca a participante Josy Lobo, Gerente Administrativa da cooperativa Unifisio.
O contato com outra cultura provocou reflexões sobre a importância de reconhecer oportunidades, valorizar recursos disponíveis e ampliar o compromisso com a transformação, como aponta Sônia Sabino, supervisora de controle da Cooproeste. “Outro ponto marcante foi a vivência com mulheres da área rural. Em condições desafiadoras, especialmente em regiões de grande altitude, observou-se um modo de produção baseado no esforço direto, com atividades realizadas manualmente, desde o plantio até a colheita. Ainda assim, o que mais se destacou foi a postura dessas mulheres: não apenas produzem, mas demonstram orgulho, resiliência e amor pelo que fazem”.
A experiência também reforçou a importância de revisitar as origens do cooperativismo, compreender o propósito, fortalecer valores e reconhecer o impacto coletivo gerado pelas ações no território.
Para Jussiara Lessa, gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA, foi mais um passo importante para consolidar a visão estratégica de que equidade de gênero é pilar para o fortalecimento do cooperativismo. “Quando investimos na capacitação das mulheres, ampliamos lideranças, impulsionamos o desenvolvimento sustentável e construímos cooperativas mais diversas, inclusivas e inovadoras. O encerramento deste ciclo não é um ponto final, mas o início de uma nova fase. Agradecemos a parceria da Universidad de Manizales, ao empenho de cada cooperativa e, especialmente, à coragem e dedicação de cada mulher que aceitou o desafio de se tornar protagonista da sua própria gestão. Que possamos multiplicar esses conhecimentos e fortalecer o cooperativismo com a força e a sensibilidade feminina”, concluiu a gestora.
Um ciclo que continua
Mais do que uma viagem, o intercâmbio deixou um legado. As participantes retornaram às suas cooperativas com novos aprendizados, e o compromisso de transformar conhecimento em prática, replicando experiências e ampliando o impacto do cooperativismo em seus territórios.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, apoiar essa experiência reafirma o compromisso da organização de que equidade de gênero também é estratégia para fortalecer o cooperativismo, ampliar lideranças e gerar transformação social.
Por Ascom Sistema Oceb
