escolha consciente, escolha o coop • escolha consciente, escolha o coop • escolha consciente, escolha o coop • escolha consciente, escolha o coop • escolha consciente, escolha o coop • escolha consciente, escolha o coop • escolha consciente, escolha o coop • escolha consciente, escolha o coop
Image

Capacitar o coop é investir no coop

Image

Capacitar o coop é investir no coop

Aprendiz Cooperativo

O que é

Uma solução que tem como objetivo orientar e apoiar as Organizações Estaduais no cumprimento da Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) principalmente no atendimento às cooperativas para a devida formação de jovens aprendizes, promovendo sua inclusão produtiva e cidadania com base nos valores do cooperativismo. Além disso, ofertar material didático sobre cooperativismo para as demais entidades qualificadoras cadastradas no Ministério do Trabalho e Emprego, ampliando o alcance de aprendizes com conhecimento na temática. Por fim, representar tecnicamente e institucionalmente o Sescoop, nas defesas que geram força para a transferência de conhecimento sobre cooperativismo.

A Lei de Aprendizagem e seus normativos:

De acordo com a Lei de Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000), os estabelecimentos que possuem no mínimo sete funcionários sob o regime celetista, ocupando cargos que requerem formação profissional, têm a obrigação de atender a uma cota mínima de contratação de aprendizes. A determinação exige que a porcentagem de aprendizes contratados seja entre 5% e 15% do total de empregados presentes no quadro atual da empresa.

Ao contratar um(a) jovem aprendiz, a cooperativa também escolhe o que chamamos de entidade qualificadora para capacitá-lo de acordo com as exigências do cargo específico no contrato.

O SESCOOP é uma das entidades formadoras habilitadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego que pode disponibilizar de cursos de aprendizagem profissional ou mesmo ter parcerias com outras entidades qualificadoras distribuídas pelos Municípios

Imagem de Freepik

Iniciativas do Sistema OCB:

Para que todos os jovens aprendizes contratados pelas cooperativas possam compreender melhor o movimento cooperativista, independentemente da entidade qualificadora em que ele for inserido, o Sistema OCB desenvolveu as seguintes iniciativas:

1

Atuação junto ao Governo Federal sensibilizando e promovendo o cooperativismo como pauta de importância a ser considerada nas formações. Uma das conquistas foi o Art. 18, da Portaria nº 3.872/2023, a qual exige que o conteúdo sobre o cooperativismo seja inserido nos cursos de aprendizagem profissional.

2

Com essa conquista, foram desenvolvidos e disponibilizados, de forma gratuita para as entidades formadoras, materiais didáticos sobre cooperativismo (e-books, vídeos e cursos).

3

Na plataforma EAD CapacitaCoop, também foram disponibilizados cursos e trilhas sobre Educação Cooperativista na Prática de Sala de Aula para docentes, tutores, instrutores, coordenadoras educacionais, e interessados na temática.

4

Por fim, e não menos importante, algumas Organizações Estaduais do Sistema OCB, também implementam cursos de aprendizagem profissional específicas para o aprendiz cooperativo.

Se você é de Cooperativa saiba como as Organizações Estaduais podem te auxiliar no atendimento à Lei de Aprendizagem:

1) Disponibilização de vagas disponíveis em cursos de outras entidades formadoras:

As parcerias entre as Organizações Estaduais do Sistema OCB e as Entidades Formadoras habilitadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, distribuídas em todo país, são efetuadas por meio de um Edital de Credenciamento ou por meio de contratação direta considerando as peculiaridades de cada região.

As Entidades Formadoras Habilitadas devem aceitar as condições estabelecidas no edital e, preferencialmente, utilizar o material didático de cooperativismo em suas formações.

Esse material didático está em conformidade com a nova normativa do Ministério do Trabalho (Portaria nº 3.872/2023) e disponível de forma gratuita na Plataforma EAD CapacitaCoop.

A cooperativa poderá analisar no site do Sistema OCB do seu Estado e verificar como são disponibilizadas as vagas, como é feita a parceria ou mesmo ter acesso a lista de entidades formadoras credenciadas.

Entendendo as formas de atuação você poderá solicitar o apoio do Sistema OCB do seu Estado no processo de disponibilização de vagas na(s) entidade(s) formadora(s) que identificou ser(em) a(s) mais adequada(s) para atender a necessidade do seu aprendiz.

Importante!

É fundamental se atentar às diversas possibilidades de atendimento em sua região, ou seja, para cursos presenciais devem ser escolhidas entidades formadoras perto da cooperativa. E, para cursos EAD, as entidades formadoras que disponibilizam essa modalidade para o seu Estado, devem ter o curso adequado ao cargo específico do aprendiz contratado.

2) Disponibilização de vagas ou turmas em cursos do Programa Aprendiz Cooperativo desenvolvido e implementado pelo SESCOOP.

O programa foi criado para atender as exigências da Lei de Aprendizagem. Todos os materiais didáticos foram elaborados e disponibilizados pelo Sistema OCB do Estado. As Organizações Estaduais do Sistema OCB, por meio do Sescoop, são as entidades formadoras responsáveis por estruturar as turmas e abrir as devidas vagas para que as cooperativas possam inscrever seus aprendizes. Dessa maneira, fique atento as publicações e divulgações dos cronogramas do Sistema OCB do seu Estado.

Imagem de Freepik

Como o Sistema OCB, por meio do Sescoop, atua?

1) Disponibilização de Vagas nos Cursos de Aprendizagem Profissional para os jovens aprendizes contratados pelas cooperativas:

O Sescoop, integrante do Sistema OCB, é uma entidade formadora habilitada pelo Ministério do Trabalho e que pode atender essa demanda de duas formas:

  1. Por meio de parcerias e credenciamento de outras entidades formadoras distribuídas na sua região, viabilizando as matrículas e acompanhando se os programas fornecidos estão alinhados com a nova normativa ministerial que exige o conteúdo de cooperativismo;
  2. Implementando o Programa Aprendiz Cooperativo com cursos específicos, como por exemplo para o cargo de Auxiliar Administrativo ou outros cursos para outros cargos, conforme definido em seus catálogos.

2) Disponibilização de materiais didáticos e cursos sobre cooperativismo para Entidades Formadoras

  1. Por meio da nossa plataforma EAD (www.capacita.coop.br) na Página Jogar+Aprender, no ambiente desenvolvido para jovens e professores, foram disponibilizados todos os conteúdos para acesso e download de forma gratuita;
  2. Para acessá-los basta preencher o cadastro da plataforma e acessar o conteúdo de interesse;
  3. As atualizações serão efetuadas de 2 em 2 anos ou quando houver necessidade, na própria plataforma, sendo comunicadas para os usuários cadastrados.

Se você é de Entidade Formadora e está interessado(a) nos materiais didáticos sobre o Cooperativismo para aprendiz!

Considerando o último normativo (Portaria MTE nº 3.872/2023), foi estabelecida como exigência a inserção do conteúdo de cooperativismo nos cursos desenvolvidos pelas Entidades Formadoras Habilitadas.

Dessa maneira, contemplando as exigências estabelecidas pela Portaria nº 3.872/2023 (Art. 18, X, d), o Sistema OCB, desenvolveu materiais didáticos sobre o Cooperativismo e os disponibilizou, de forma gratuita, para as entidades formadoras que implementam os Programas de Formação de Jovens Aprendizes.

Imagem de Freepik

Dessa maneira, foram produzidos um conjunto de estratégias pedagógicas para implementação de atividades teóricas sobre cooperativismo Dentre elas:

  1. Disponibilização gratuita de e-books, materiais didáticos e cursos prontos, flexíveis e de fácil inserção nos planos de cursos das entidades;
  2. Um e-book específico para aprendiz (livro didático) acompanhado com o Guia do Professor e o Guia para Entidades Formadoras;
  3. Cursos e Trilhas no formato EAD que contribuem para formação continuada de docentes, tutores, instrutores e coordenadores educacionais;
  4. Materiais complementares e biblioteca com diversas mídias que potencializam o processo de aprendizagem dos jovens.

Como funciona?

A Entidade Formadora interessada em utilizar o material, por meio de seu representante ou responsável pelo programa de aprendizagem em sua instituição, poderá acessar e se cadastrar na Plataforma EAD CapacitaCoop. Ao ter o cadastro concluído, ele conseguirá fazer o download especificamente na Página Jogar+Aprender, em “Conteúdos para Professores” de todos os materiais que desenvolvemos.

Os materiais contemplam: 1 e-book para o aprendiz, 1 guia para professores e 1 guia para entidades formadoras. Está disponível na plataforma tanto os livros digitais como também no formato para impressão.Em caso de sugestões e dúvidas entrar em contato com o Fale Conosco da CapacitaCoop.

As Entidades Formadoras também poderão indicar que seus professores e alunos acessem a plataforma e baixem esses documentos.

Principais benefícios e diferenciais?

Para os Aprendizes:

  1. Ao ter compreensão sobre o cooperativismo, poderão almejar fazer parte de negócios que são representados por empreendimentos coletivos que promovem o desenvolvimento econômico e social de suas comunidades;
  2. Conectarem-se e reconhecerem como espaço de trabalho as milhares de cooperativas que podem contratar jovens maiores te 14 anos até 24 anos incompletos;
  3. Independentemente do curso ou entidade formadora escolhida pela cooperativa, os aprendizes aprenderão na prática sobre a própria profissão e serão e conectados à cultura cooperativista, pautada em valores como: igualdade, solidariedade, honestidade e transparência.

Para a Entidade Formadora:

  1. Ao utilizar nossos materiais didáticos, a Entidade Formadora tem a garantia que os conteúdos de cooperativismo sejam abordados com, fidedignidade, excelência, qualidade e efetividade;
  2. Fácil inserção dos materiais didáticos sobre cooperativismo nos programas e cursos, considerando os mais diversos setores econômicos (7 ramos e seus devidos segmentos), sempre atualizados e conectados às mais diversas tendências da economia e do mercado;
  3. Materiais didáticos prontos, formatados/diagramados, flexíveis, com linguagem adequada à faixa etária do público de aprendizes, para utilização por qualquer entidade formadora.

Para a Cooperativa:

  1. Auxiliar no atendimento efetivo da Lei de Aprendizagem, permitindo uma quantidade maior de entidades formadoras que abordam o tema cooperativismo e que disponibilizem vagas para os aprendizes cooperativos contratados;
  2. Aumentar o potencial de jovens como promotores e multiplicadores da cultura cooperativista;
  3. Otimizar a jornada do aprendiz, promovendo uma experiência positiva e satisfatória ao longo de sua experiência com a cooperativa;
  4. Permitir a ampliação de jovens a se inserirem no corpo técnico das cooperativas, como cooperados ou colaboradores, e assim obter maiores perspectivas na participação deles na gestão e governança, como também, no fortalecimento dos comitês de jovens, rejuvenescendo o quadro social.

Conteúdos Relacionados [Negócios]

Potencializando equipes do Sicoob Coopemar: CVS e VPS em ação na Bahia

  • Nenhum

O programa Como Vender Serviços (CVS) e Volição para Servir (VPS) continua a ser realizado nas cooperativas baianas, promovendo crescimento e perenidade. Desta vez, a ação, chamada de Próspera Coopemar, acontece, de 21 a 26 de outubro, na cooperativa de crédito Sicoob Coopemar, com sede em Mairi (BA), localizado a 226 km da capital baiana.

O objetivo do programa, que é executado pela consultoria Yassaka, com apoio do Sistema Oceb, é desenvolver as equipes de negócios e retaguarda (setores que trabalham nos bastidores, como controladoria, financeiro, administrativo, Recursos Humanos, etc.) das cooperativas, ampliando a visão sistêmica, além de promover soluções mais assertivas e com propósito.

Para o instrutor Marcos Prado, da Yassaka, participar desse programa tem sido uma grande alegria: “Estamos contribuindo para o processo de educação dos líderes e colaboradores do Sicoob Coopemar, abordando temas como persuasão, comunicação e rapport. Isso é extremamente significativo”.

O CVS e VPS não apenas elevam o conhecimento para servir aos associados da cooperativa com propósito, mas também fortalecem a sinergia entre as áreas de retaguarda e relacionamento.

Segundo o diretor de negócios do Sicoob Coopemar, Josiel Barbosa, o programa trouxe uma experiência transformadora: "Foi uma oportunidade de aprendizado e conexão com a equipe, em uma atmosfera cheia de energia e entusiasmo. As dinâmicas práticas permitiram aplicar o que aprendi e explorar minha criatividade. Saio de cada encontro mais inspirado e ansioso para colocar em prática o que vivenciei!"

O superintendente Alberto Batista acompanhou as oficinas O superintendente do Sescoop/BA, José Alberto Batista, que acompanhou as oficinas nos dias 22 e 23 de outubro, compartilhou seu entusiasmo:

"Foram dois dias de muita vontade e energia das equipes. Ouvir os participantes dizerem que o programa está elevando o conhecimento e a performance para servir aos cooperados com propósito é gratificante. Sem dúvida, os frutos desse trabalho serão colhidos pelo Sicoob Coopemar em breve."
 
Saiba mais

Programas focados em serviços aprimoram coops baianas

 

Por Ascom Sistema Oceb

Cooperativismo Baiano se fortalece no WCM 2024

  • Nenhum

O evento celebrou 10 anos abordando liderança exponencial

 

Completando uma década de realização, o World Coop Management (WCM) 2024, um dos maiores congressos de gestão e inovação do cooperativismo, apresentou novidades e informações que ajudam a moldar o futuro do cooperativismo, que está sendo traçado agora. Com o tema Liderança Exponencial, o evento aconteceu nos dias 14 e 15 de outubro em Belo Horizonte, reunindo pensadores de destaque, líderes globais e gestores cooperativistas que discutiram as principais tendências do setor.

Durante os dois dias de imersão, os representantes da Bahia, que foram ao evento apoiados pelo Sistema Oceb, tiveram a oportunidade de se conectar com temas como liderança criativa, ESG, inovação e transformação digital. Palestrantes como Nathan Schneider, Howard Brodsky, Marcos Simões Coelho e Matteo Rizzi abordaram conteúdos que fortalecerão a atuação das cooperativas, permitindo que elas continuem crescendo e ampliando sua participação no mercado.

Para Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, a presença do cooperativismo baiano em eventos como o WCM é fundamental para manter as lideranças cooperativistas atualizadas com as principais tendências globais de gestão.

Nosso objetivo é conectar o cooperativismo da Bahia às grandes tendências de mercado, tanto nacional, quanto internacional, para que possamos levar essas práticas inovadoras para nossas cooperativas. Isso é fundamental para a conquista de novos mercados e para nos aproximarmos da meta compartilhada por todo cooperativismo nacional de chegar a R$ 1 trilhão de Prosperidade até 2027”, destaca Tecchio.

Delegação baiana no WCM 2024

Durante o congresso, um ponto de encontro dos cooperativistas foi o estande do SomosCoop. Com um espaço interativo e visualmente atraente, os congressistas tiveram a oportunidade de tirar fotos no painel exclusivo da campanha de valorização do cooperativismo brasileiro. A grande atração do estande foi o game JornadaCoop, que ofereceu aos cooperados uma experiência imersiva, reforçando de maneira inovadora a importância das soluções oferecidas pelo Sistema OCB para as cooperativas.

Ter acesso a novas ideias e métodos modernos é fundamental para que as cooperativas da Bahia e seus líderes sigam se destacando em um mercado que está sempre mudando e ficando mais competitivo. Por isso, o Sistema Oceb continua ao lado das cooperativas baianas, oferecendo todo o suporte para que elas possam inovar e melhorar suas práticas de gestão.

 

Conecte-se ao evento através dos relatos

 “O evento sempre nos convida à reflexão acerca do futuro do nosso modelo de negócio, associando o movimento das novas tecnologias à necessidade de adaptações nos modelos de gestão atual em um mundo tão complexo. Nada ficou tão marcado para mim nesta edição de 2024 quanto o fato de que cada vez mais precisamos usar o coração. Usar o coração no trabalho, na liderança numa era tão digital, no atendimento aos cooperados. Ficou claro que a liderança exponencial é aquela que acelera pessoas, com a bravura da ação do coração, impulsionando as ’bicicletas” do mundo para que o mundo possa ser feliz também!". Taíse Cersosimo – Gerente de Estratégia e Gestão do Sicoob Central BA

“Saio do WCM renovado de ideias, conhecimento e muita vontade de continuar contribuindo com o cooperativismo. Vejo na intercooperação uma oportunidade cada vez mais sólida para avançarmos. Agradeço a cada um de vocês pela companhia e aprendizado.  Estou disposto a contribuir com o cooperativismo e juntos podermos fazer o nosso melhor!”. Fernando Scapini – Presidente da CoopGNP

“Foi um privilégio estar em um momento tão significativo, ouvindo e aprendendo com pessoas inspiradoras. A experiência foi extremamente enriquecedora. Que possamos colocar em prática os ensinamentos e replicar as experiências positivas em nosso cotidiano, acredito que seja este o objetivo principal da nossa participação.” Neire Ane – Diretora de relacionamento do Sicoob Extremo Sul

 “Mais um evento de grande envergadura! Nos foi dada a oportunidade de adquirir e enriquecer conhecimentos, confraternizar com colegas e amigos, e entender os rumos e a magnitude do cooperativismo no Brasil e no mundo. Obrigado Oceb, obrigado Sescoop/BA por nos proporcionar momentos inesquecíveis e fortalecedores para nosso labor cooperativista”. Gerson Carlos – Diretor de relacionamento do Sicoob Costa do Descobrimento

“Gostaria de agradecer o privilégio de participar do meu 1º WCM. Experiência marcante e enriquecedora com conteúdo de extrema relevância para o Cooperativismo e para pessoas, que necessitam de conhecimento e de estar integrados às competências exigidas no mercado atual.” Micael Costa – Gerente de negócios do Sicredi Uniao MS, TO e Oeste da Bahia

“Durante o WCM 2024, percebi o quanto o papel da liderança  é  de fundamental  importância  para o comprometimento e engajamento  da equipe com o propósito  cooperativista; que a IA, ao invés de se mostrar como uma ameaça, ela vem para somar. O desafio que se tem é desenvolver as pessoas para não só conseguirem usar a IA, mas também ter uma visão crítica e analítica dos dados fornecidos por ela para tomar decisões assertivas e antecipatórias frente aos desafios encontrados no mundo dos negócios.” Livia Araújo - Analista de investimento social e estratégico do Sicoob Coopere

Passo para deixar aqui o meu agradecimento em participar deste evento juntamente com grandes lideranças do Cooperativismo na Bahia. É uma honra poder participar destes momentos que transformam as nossas cooperativas. Aproveito a oportunidade para reforçar a importância da ação.  Colocar em ação aprendizagens e inspirações recebidas durante estes dias, e tornar um fator multiplicador e exponencial das boas práticas. Rafael Ribeiro – Analista Administrativo do Sicoob Central BA

“...A importância de comunicar melhor sobre cooperativismo como uma ferramenta para um futuro mais próspero foi um ponto que ficou gravado em minha mente. Percebi a necessidade de transmitir de forma clara e assertiva os benefícios do cooperativismo para a sociedade e garantia do desenvolvimento econômico sustentável. Em resumo, minha participação no WCM foi muito importante e me fez enxergar o cooperativismo com mais otimismo. Aprendi que as cooperativas têm um papel fundamental na construção de um futuro mais justo, sustentável e próspero para todos. Estou motivado a aplicar o conhecimento adquirido durante o evento em minha cooperativa e contribuir para o seu crescimento e sucesso.” Vandevaldo Rios – Presidente do Sicoob Central BA

A liderança exponencial, discutida amplamente no evento, se caracteriza pela capacidade de formar sucessores e times engajados, criando um ambiente que não só acompanha as rápidas mudanças do mundo atual, mas que também lidera transformações. Um dos aspectos centrais foi a ideia de que líderes precisam cuidar de suas equipes, promovendo uma cultura de inovação e experimentação. A ênfase em “cuidar de gente” envolve apoiar decisões, dar autonomia, e valorizar o propósito maior que motiva as pessoas, especialmente nas novas gerações. Por mais 10 anos de aprendizado cooperativista!”. Carine Leal - Diretora presidente da Lifecoop

“WCM é um laboratório de aprendizagem para inovação. A cada ano, eu trago algo para implementar no sistema de gestão da cooperativa, principalmente na parte do ChatGPT, que já utilizo, mas quero aperfeiçoar com algumas ferramentas.” Valdirene Santos - Presidente da Ser do Sertão

 

Por Ascom Sistema Oceb

Coops baianas avançam com capacitação em Marketing Digital

  • Artigo Inferior 3

Iniciativa do Sistema Oceb busca orientar cooperativas para ampliar presença e resultados no ambiente virtual

 

Quem cuida da comunicação e do marketing nas cooperativas sabe como transformar desafios em soluções criativas. Essa prática faz a diferença no modelo de negócios cooperativista. Para somar com esse trabalho, o Sistema Oceb vem apoiando cooperativas baianas, participantes do Programa NegóciosCoop, por meio da capacitação “Planejamento Estratégico em Marketing Digital”.

O objetivo é orientar e fortalecer a atuação das cooperativas no ambiente digital, ajudando-as a organizar processos, definir prioridades e tornar a comunicação e o marketing mais estratégicos e eficientes.

 

Uma jornada de mais 300h de conhecimento

A capacitação está sendo desenvolvida em quatro etapas, com encontros on-line, e conta com a participação de nove cooperativas agropecuárias baianas. Ao longo da jornada, as cooperativas têm sido capacitadas no uso de ferramentas e plataformas de marketing digital, constroem seus próprios planos de ação e cronogramas de execução, analisam a viabilidade financeira das ações e recebem orientação sobre os recursos necessários para colocar as estratégias em prática.

Além do planejamento, os participantes têm recebido apoio técnico e estratégico durante a execução dos planos, contribuindo para que compreendam cada etapa e consigam aplicar o que foi planejado.

Para Ademilson Pinheiro, cooperado da Cooperativa Agrícola de Desenvolvimento Sustentável do Sul da Bahia - Coopadesba, a participação na capacitação tem sido enriquecedora. "O conteúdo apresentado amplia nossa visão sobre como utilizar as ferramentas digitais de forma estratégica, fortalecendo a comunicação da cooperativa e aproximando ainda mais nossos associados e a comunidade. Para a Coopadesba, essa capacitação representa um passo importante na modernização da nossa atuação, permitindo que possamos divulgar melhor nossos produtos e serviços, além de reforçar os valores do cooperativismo. Acredito que esse aprendizado será fundamental para ampliar nosso alcance e gerar ainda mais impacto positivo.”

Além da Coopadesba, participam da capacitação as cooperativas agropecuárias Ser do Sertão, Cooperativa dos Produtores Rurais de Ibicoara e Chapada Diamantina - Coopric, Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais de Belo Campo e Região Sudoeste da Bahia - Raízes do Nordeste, Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares Raízes do Sertão - Coopraízes, Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região - Cooperlad, Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Iaçu -  Coopafiaçu, Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais e Trabalhadores Autônomos na Agropecuária - Coomtrata e Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrialização - Coopaita.

A comunicadora da Cooperlad, Dandara Matos, compartilha a importância dessa capacitação para o crescimento da cooperativa:

Participar desse curso reforça o quanto é necessário que as cooperativas acompanhem as mudanças e usem o digital como uma ferramenta para fortalecer sua comunicação e ampliar seu alcance. Durante a capacitação, tenho aprendido na prática como planejar melhor os conteúdos, utilizar as redes sociais de forma mais estratégica e fortalecer a identidade da cooperativa. Mais do que técnicas, o curso tem mostrado como o marketing digital pode aproximar pessoas, contar histórias reais e valorizar ainda mais o trabalho desenvolvido pelos nossos cooperados”.  

A iniciativa reforça o papel do Sistema Oceb como parceiro das cooperativas baianas, apoiando o fortalecimento da comunicação, a ampliação da presença digital e a geração de resultados alinhados à realidade e às possibilidades de cada cooperativa.

 

Conheça a NegóciosCoop

A solução NegóciosCoop é focada em tornar as cooperativas cada vez mais competitivas, possibilitando-as que acessem e expandam seus negócios. Clique e confira os diferentes serviços oferecidos às cooperativas na Bahia junto ao Sistema Oceb. 

Por Ascom Sistema Oceb

Encontro de Negócios evidencia impacto do Sicoob na Bahia

  • Artigo Secundário 1

Evento reuniu mais de 500 participantes das cooperativas filiadas
ao Sicoob Central BA sob o tema “O Sicoob faz bem pra Bahia”

 

Potencializar os negócios das cooperativas é um objetivo estratégico de atuação do Sistema Oceb. E nos dias 15 e 16/05, o Sicoob Central BA promoveu o VIII Encontro de Negócios, que contou com o apoio da Casa do Cooperativismo Baiano. Na oitava edição, o evento realizado na Região Metropolitana de Salvador, teve como tema “O Sicoob faz bem pra Bahia”, e reuniu mais de 500 participantes dentre presidentes, conselheiros, diretores e equipes de diferentes áreas da cooperativa central de crédito baiana e das 10 cooperativas singulares de crédito filiadas. Profissionais de atendimento direto aos cooperados, bem como de suporte às operações , além de parte da equipe do Sistema Oceb, estiveram presentes em dois dias de imersão para reforçar a identidade e valores do Sistema Sicoob.

O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, participou do encontro com um momento na abertura institucional e destacou a grandeza da ação. “Nós estamos muito orgulhosos em poder ajudar na viabilização desse grande evento de negócio das cooperativas baianas; o maior de negócios na Bahia do ramo de cooperativas de crédito. O objetivo é que as cooperativas do Sicoob na Bahia, estejam, cada vez mais, aptas a gerar grandes negócios, produzir, vender, oferecer os melhores produtos para que toda a comunidade possa se beneficiar”, projetou o dirigente que também preside o Sicoob Norte Sul.

Dirigentes do Centro Cooperativo Sicoob – CCS como o presidente do Conselho de Administração, Miguel de Oliveira e o presidente executivo, Marco Aurélio Almada prestigiaram o VIII Encontro de Negócios do Sicoob Central BA. Em bate-papo do presidente do Sicoob Central BA, Vandevaldo Rios, com o presidente do CCS, Miguel de Oliveira,  comentou os desafios à frente da instituição que alcançou recentemente 10 milhões de cooperados. “Nós, como desenvolvedores de soluções para as nossas cooperativas, precisamos estar próximos das cooperativas para entender quais são as necessidades e entregar as soluções necessárias para que possam atender os nossos cooperados em sua plenitude. Para o Sicoob Central Bahia, é um momento muito importante de capacitação, de confraternização, de reconhecimento, e principalmente de alinhamento sistêmico. Isso fortalece, naturalmente, o sistema regional, a central e as suas cooperativas, beneficiando o cooperado, que vai ter um melhor atendimento, um melhor produto, pelo aperfeiçoamento da forma de nos relacionar”, explicou o dirigente à frente do sistema que reúne instituições como o Sicoob Confederação e o Banco Cooperativo Sicoob.

 

Pacto Sistêmico de Estratégia

Na apresentação “Estratégia em movimento: crescimento, eficiência e valor para o cooperado”, Marco Aurélio Almada, presidente executivo do CCS reforçou as atividades mais atuais relacionadas ao Pacto Sistêmico de Estratégia da instituição, abrangendo todas as áreas das cooperativas integrantes. Ele abordou um panorama do setor, os pontos de atenção a serem observados e apresentou ferramentas de aprimoramento da gestão como o painel de indicadores para ações corretivas e a serem impulsionadas. “O Sicoob aqui na Bahia tem feito um trabalho muito interessante, mas o tempo todo, por mais que estejamos fazendo um bom trabalho,  necessitamos colocar em perspectiva para analisar e ver o que  pode melhorar. Como pensar estrategicamente, como transformar o que nós estamos fazendo e não crescer apenas vegetativamente, mas dar saltos de crescimento”, refletiu o dirigente do CCS.

 

Reconhecimento das equipes do Sicoob Bahia

As cooperativas e pontos de atendimento das singulares do Sicoob Central BA foram reconhecidas com premiação pelas ações desenvolvidas na Jornada de Vendas 2025 e pelo Instituto Sicoob. As com melhores desempenhos na oferta de produtos e serviços aos cooperados e em iniciativas de impacto social foram ranqueadas e receberam troféus pelos feitos alcançados.

Os principais cases comerciais de destaque da Campanha Nacional de Vendas e as ações desenvolvidas pelo Instituto Sicoob foram apresentadas ao público para a disseminação do conhecimento, o compartilhamento de informações e de boas práticas adotadas pelas cooperativas do Sicoob em diferentes regiões da Bahia.

Do Sicoob Credcoop, Marlete Dias, elogiou a realização de mais uma edição do Encontro de Negócios do Sicoob Central BA. “Participar do encontro de negócios da central é sempre uma experiência muito enriquecedora, que promove interação entre as equipes, as conexões com as outras cooperativas, essas trocas de experiências que fortalecem nossas próprias cooperativas. A gente percebe que a cada ano a equipe volta mais engajada, mais motivada, se sente reconhecida com as premiações e, também, volta em busca de novos prêmios, em busca de mais resultados”, concluiu a gerente de Relacionamento da cooperativa sediada em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

 

A presença do Sicoob Central BA

Conforme o Painel do Cooperativismo Financeiro - BureauCoop, elaborado e divulgado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito - CONFEBRÁS, o Sicoob Central BA, com suas 10 cooperativas singulares filiadas, em 108 postos de atendimento, congrega mais de 317 mil cooperados e alcançou R$ 4,13 bilhões de ativos totais e um resultado acumulado de R$ 116,22 milhões. Os dados são relativos ao 4º trimestre de 2025. Atualmente, as cooperativas filiadas ao Sicoob Central BA abrangem 84 municípios na Bahia, segundo informações da cooperativa central de crédito baiana.  

Toda essa presença no estado foi exaltada pelo presidente do Sicoob Central BA, Vandevaldo “Carneiro” Rios. “O Sicoob faz bem pra Bahia, porque o Sicoob está próximo das comunidades, o Sicoob está próximo das pessoas. O Sicoob aumenta, impulsiona os negócios, gera emprego e renda. E a gente está muito feliz com isso e vamos continuar, a cada dia, fortalecendo esse nosso compromisso de fazer bem para o nosso estado”.

 

Confira mais opiniões

“Participar do VIII Encontro de Negócios do Sicoob Central BA foi extremamente satisfatório. Além de fortalecer conexões e trocar experiências, tivemos a oportunidade de participar de palestras enriquecedoras, aprender ainda mais sobre o cooperativismo e adquirir conhecimentos que agregam ao nosso trabalho e ao desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Momentos como esse reforçam o nosso compromisso em seguir promovendo crescimento, cooperação e oportunidades para as comunidades que atuamos". Joceval Moreira, presidente do Sicoob Coopemar.

 “Participar do VIII Encontro de Negócios do Sicoob Central BA é reforçar, mais uma vez, o valor transformador do cooperativismo. É reconhecer a força do nosso sistema, aprender, compartilhar experiências e renovar o propósito de seguir fazendo a diferença na vida das pessoas e das comunidades onde atuamos. É um espaço onde ouvimos histórias inspiradoras de pessoas que fazem acontecer, que nos impulsionam a evoluir continuamente. Muita conexão, reencontros e novas relações, alinhado a um tema que fortalece ainda mais o nosso propósito cooperativista. Seguimos motivados, inspirados e gratos por tudo o que vivemos nesses dias”. Joseane Silva dos Santos de Matos, diretora de Risco e Controles do Sicoob Inova.

“Foi uma experiência extremamente enriquecedora, proporcionando importantes reflexões sobre estratégias comerciais, relacionamento com o cooperado e fortalecimento do cooperativismo. Os conteúdos apresentados reforçam práticas que podem ser aplicadas no dia a dia da cooperativa, contribuindo para uma atuação ainda mais próxima, eficiente e alinhada às necessidades dos nossos cooperados.” Gabriel Chagas, diretor de Negócios do Sicoob Norte Sul.

“O dia a dia, as conversas, esse tipo de evento você sai querendo fazer alguma coisa, querendo mudar alguma coisa, você pode observar as outras cooperativas dando testemunho de cases de negócios que deram certo, a diversidade cultural, o interesse pela comunidade compartilhado com as ações sociais. Tudo isso energiza, eu sinto mais vontade de fazer o que estamos fazendo de uma maneira melhor ainda. Que continue com essa pegada voltada tanto para mostrar o que é cooperativismo socialmente dentro das regiões e como a gente pode fazer melhor os negócios dentro do cooperativismo, como podemos impactar mais a sociedade. Eberton Luiz de Oliveira, coordenador de Negócios do Sicoob Extremo Sul.

É um prazer para mim e os demais colegas, vivenciar essa experiência que o Sicoob Central BA proporciona para nós da cooperativa. É um privilégio e uma recompensa pelo trabalho que desenvolvemos lá na ponta, vivenciar esses momentos, esses dois dias incríveis”. Lucas Chaves, gerente de Negócios do Sicoob Costa do Descobrimento.

“O evento proporcionou um espaço importante para fortalecer vínculos entre os colaboradores, promover a integração e ampliar o sentimento de pertencimento ao sistema cooperativista. Além disso, incentivou o networking e a troca de experiências entre profissionais de diferentes cooperativas. Foi um momento estratégico para reforçar a imagem e a força do Sicoob na Bahia, evidenciando ao time a dimensão do seu impacto econômico e social na realidade do estado, bem como a relevância desse modelo de negócios para o desenvolvimento das comunidades”. Erika Oliveira, analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema Oceb.

 

Por Ascom Sistema Oceb

Curso de Vendas e Mercados é destaque entre profissionais das cooperativas baianas

O Curso de Vendas e Mercados, realizado nos meses de outubro e novembro, pelo Sescoop/BA, chamou atenção dos cooperados e colaboradores das cooperativas baianas. Com o objetivo de levar os participantes a aperfeiçoarem os seus conhecimentos e habilidades para o planejamento e execução de todas as etapas do processo de vendas dos produtos/serviços de suas cooperativas, a capacitação reuniu cerca de 60 profissionais em 5 turmas.

Além das duas turmas realizadas em Salvador, uma para todas as cooperativas e outra voltada para cooperativas de crédito, as cidades de Vitória da Conquista, Itabuna e Feira de Santana também foram contempladas com o curso. Para Andressa Paiva, operadora de atendimento do Sicoob Cooperbom, o curso atendeu a sua expectativa de prepará-la para oferecer um melhor atendimento ao associado e, consequentemente, vender melhor os serviços e produtos oferecidos pela cooperativa.

As aulas foram ministradas por Edi Carlos Borges, consultor e especialista em gestão empresarial. Borges afirma que debater sobre vendas e mercados com profissionais de cooperativas, é fundamental para o seu crescimento e sobrevivência no mercado. A metodologia utilizada na capacitação impressionou a analista financeiro Laís Souza da Uniodonto Itabuna, que ressaltou a importância dos assuntos discutidos. “Pudemos perceber o mercado de forma abrangente e real, mostrando que é possível crescer e alcançar objetivos independentemente da situação, desde que haja um bom planejamento e uma equipe qualificada para colocá-lo em prática”, pontua Laís.

A gerente de atendimento do Sicoob Crediconquista, Janira Silva, sinaliza que treinamentos como estes, voltados para a formação de profissionais experientes na área de marketing e comunicação, gera uma melhor qualificação para o sistema cooperativista como um todo. “O curso desenvolveu nossas habilidades e competências necessárias para alcançar metas e objetivos, auxiliando no crescimento e produtividade da cooperativa”, conclui e gerente.

Confira abaixo algumas fotos da capacitação:

 

Cooperativas de transporte realizam intercâmbio no Amapá

  • Nenhum

Cooperativistas baianos foram ao extremo norte do Brasil para conhecer o trabalho
do Ramo Transporte, além da Unidade Estadual do cooperativismo amapaense

 

O Sistema Oceb trabalha para potencializar os negócios das cooperativas na Bahia e os intercâmbios cooperativistas são um exemplo dessa atuação. Assim, nos dias 21 e 22 de novembro representantes de quatro cooperativas do Ramo Transporte do nosso estado estiveram em Macapá (AP) para conhecer boas práticas, trocar experiências e compartilhar conhecimentos. A atividade, apoiada pelo Sistema Oceb, foi acompanhada pelo superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista, e pela analista de Cooperativismo e Monitoramento do Sescoop/BA responsável pelo Ramo Transporte, Geisa Félix. Participaram conselheiros, dirigentes e gestores da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo  - Coomap, Cooperativa dos Transportadores Autônomos do Norte e Nordeste  - Coopecann, Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhães  - CoopGNP e Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Luís Eduardo Magalhães  - Cootralem.

No primeiro dia, os cooperativistas baianos visitaram a Federação das Cooperativas de Transporte do Estado do Amapá  - FECOOTRANS para um diálogo com representantes da instituição que contou com apresentações e mesas-redondas de boas práticas, cases de sucesso e visita técnica à Cooperativa dos Proprietários de Transportes de Veículos do Amapá  - Coovap.

Um dos articuladores do intercâmbio, o presidente da Coomap, Jair Romualdo, explicou como se deram as interações com os amapaenses e a importância para o cooperativismo de transporte baiano.

“É um momento muito especial, não só para mim, mas para a Coomap e principalmente para o Ramo Transporte, uma vez que estamos concluindo o nosso intercâmbio na unidade da OCB/AP. Nós, ano passado, recebemos a comitiva do Amapá, que selecionou a Coomap, pelas informações no nosso site, por nossa história, por aquilo que ela é e o que ela faz. E nós viemos retribuir esta grandiosa honra, que tivemos lá na Bahia, de recebê-los. E isso não aconteceria se não fosse através do Sistema Oceb. Agradecer também a participação das cooperativas baianas que compuseram a comitiva : a Coopecann, a CoopGNP e a Cootralem”, concluiu o também conselheiro diretor representante do Ramo Transporte na Oceb, Jair Romualdo.

 

Vinda da porção norte do Recôncavo Baiano, a Coopecann, sediada no município de Conceição do Jacuípe, foi representada pelo presidente José Roberto que acompanhou o grupo da Bahia. “Foi um aprendizado único. Volto para a nossa cooperativa Coopecann mais engrandecido de conhecimentos.  Muito obrigado ao Sistema Oceb e a todas as cooperativas irmãs que vieram com a gente. Essa troca de informação, de experiência, para nós, da Coopecann, que estamos iniciando no cooperativismo, não tem preço”, explicou o dirigente da cooperativa.

 

Visita ao Sistema OCB/AP

O encerramento da viagem ao estado no norte do país ocorreu na sede do Sistema OCB/AP. Coube à presidente Maria Nascimento recepcionar a comitiva baiana que esteve na Casa do Cooperativismo Amapaense. “Hoje começa mais um marco para o Sistema Cooperativista, que é nós recebermos outros estados para virem conhecer o trabalho que é desenvolvido pelo Sistema OCB no estado do Amapá. Agradecer a comitiva do estado da Bahia, agradecer as cooperativas que nos proporcionaram viver esse momento, compartilhando das nossas experiências com todos os visitantes”,

Na Unidade Estadual do Cooperativismo no Amapá, os participantes puderam conhecer a estrutura e as iniciativas do Sistema OCB/AP para o desenvolvimento das cooperativas locais como programas de formação e assistência técnica oferecidos pelo Sescoop/AP para fortalecer as cooperativas de transporte, além de estratégias e projetos desenvolvidos pela entidade cooperativista do “Sistema S” no Amapá.  

Representando o Sistema Oceb no intercâmbio, Alberto Batista, superintendente do Sescoop/BA, elogiou a acolhida amapaense. “Gostaria de agradecer a unidade da OCB/AP pelo momento de intercâmbio para conhecermos o trabalho das cooperativas do Ramos Transporte  executado dentro da Unidade Estadual. Ficamos muito gratos por terem escolhido a Bahia para conhecer o nosso trabalho e, nesse momento também de agora  conhecer o trabalho do cooperativismo amapaense. Assim, acredito que vamos crescendo o cooperativismo por todo o país”, finalizou.

Presente à viagem ao norte do Brasil, Fernando Scapini, presidente da CoopGNP também ressaltou a oportunidade de contato com as novas experiências adquiridas. “Primeiramente agradecer o convite e oportunidade de estar junto nesse intercâmbio. Foi muito gratificante e enriquecedor, muito importante essa troca de conhecimento e experiência que servirá para alavancarmos e impulsionar o cooperativismo baiano e nossas cooperativas”, elogiou o dirigente da cooperativa de transporte sediada em Luís Eduardo Magalhães.

Do mesmo município no oeste da Bahia, a Cootralem foi a outra cooperativa baiana presente no intercâmbio. O presidente Reinan Bispo evidenciou os ganhos nos dois dias no Amapá. “Esse conhecimento vai contribuir para melhorar nossos processos na cooperativa. Eu volto para casa com muitos conhecimentos na bagagem e agradeço a recepção calorosa que tivemos por parte do Sistema OCB/AP e todo apoio prestado pelo Sistema Oceb que viabilizou às nossas cooperativas a atividade de intercooperação”.

Para participar de atividades como os intercâmbios cooperativistas, reforçar a intercooperação e trocar experiências para impulsionar os negócios, mantenha o cadastro atualizado no SouCoop e o registro regular de sua cooperativa no Sistema Oceb.

 

Por Ascom Sistema Oceb com informações e imagens do Sistema OCB/AP

Intercooperação em prática: Coopag e Coobrasil somam forças

  • Nenhum

No cooperativismo, unimos forças para crescer. Sempre que possível, cooperativas se apoiam para avançarem juntas. Essa forma de agir traduz um dos sete princípios cooperativistas: a intercooperação, que também é reconhecida como uma boa prática de governança, pois fortalece a competitividade, gera benefícios econômicos e está prevista no modelo referencial de governança e gestão cooperativista, o Diagnóstico Governança e Gestão (PDGC) AvaliaCoop.

Um bom exemplo vem da parceria entre a Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região – Coopag Alimentos, produtora de iogurtes e queijos, e a Cooperativa de Consumo dos Funcionários do Banco do Brasil – Coobrasil, que administra um supermercado cooperativista.

Após a participação das cooperativas na maior feira de negócios do Centro-Norte Baiano, a Fernacc, deste ano, que ocorreu na cidade baiana de Irecê, os produtos da Coopag começaram a ser comercializados nas prateleiras da Coobrasil, fortalecendo o vínculo entre as duas cooperativas e mostrando, na prática, que elas podem somar esforços para atingir os melhores resultados.

A presença das cooperativas na feira contou com o apoio do Sistema Oceb, como parte do objetivo estratégico de “potencializar os negócios cooperativistas”. Além da comercialização durante o evento, esse apoio também favoreceu a intercooperação entre a Coopag e a Coobrasil.

“Acreditamos muito no potencial de cada produto que produzimos, por serem feitos da fruta e amados pelos nossos consumidores. E, por saber que a Coobrasil também é uma cooperativa, temos um carinho ainda maior. Cooperativa é isso: apoiar, caminhar juntos e crescer em parceria”, destacou o vendedor da Coopag, Lucio Rios.

Para o supermercado Coobrasil, receber os produtos da Coopag é motivo de alegria e fortalecimento do movimento cooperativista. “É uma parceria que reforça o princípio da intercooperação, que é um dos pilares do cooperativismo e mostra, na prática, como as cooperativas podem crescer juntas. Além de oferecermos aos nossos cooperados e clientes produtos de qualidade, também fortalecemos a economia local e o trabalho de outros cooperados”, afirmou o gerente da Coobrasil, Jamillo Bastos.

A união entre Coopag e Coobrasil é mais uma prova de que quando cooperamos, todos ganham.

Por Ascom Sistema Oceb com informações e imagens das cooperativas

Sicredi reúne assessores de investimentos no 1º Summit de Investimentos 2025

  • Nenhum

Nos dias 14 e 15 de maio, em São Paulo, o Sicredi promoveu o 1º Summit de Investimentos, reunindo profissionais de todo o sistema que atuam na área de investimentos. A proposta foi proporcionar uma verdadeira imersão, alinhando estratégias para alcançar os resultados esperados em 2025, reforçando o compromisso de posicionar o Sicredi como um negócio seguro e confiável para investir.

Foram dois dias intensos de aprendizado e troca de experiências, com temas como a importância da captação para a sustentabilidade do negócio, atualizações sobre o cenário econômico, novas oportunidades no portfólio de produtos e serviços, além de reflexões sobre a melhor forma de personalizar as soluções para os cooperados.

Representando a Bahia, profissionais da Sicredi Integração Bahia marcaram presença nesse importante momento. O Sescoop/BA apoiou a ida desses representantes, entendendo que investir na formação e na troca de conhecimentos fortalece ainda mais o cooperativismo baiano, e cumpre com o objetivo estratégico de potencializar os negócios cooperativistas.

Iranaia Miranda no 1º Summit de Investimentos 2025Foi um evento muito enriquecedor, que vai, com certeza, contribuir para uma atuação ainda melhor, junto aos nossos associados, especialmente na área de investimentos. Foram dois dias intensivos de palestras, apresentações de cases e abordagens comportamentais. Agora, vamos multiplicar tudo que aprendemos dentro da nossa cooperativa, e essa multiplicação com certeza chegará na ponta, beneficiando nossos associados”, destacou com entusiasmo Iranaia Miranda, gerente da Sicredi Integração Bahia.

Apoiar a participação das cooperativas em eventos como esse reafirmam o compromisso do Sistema Oceb com o desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo na Bahia, sempre ao lado das cooperativas para impulsionar o crescimento, a profissionalização e a visibilidade no cenário nacional.

 

 

Por Ascom Sistema Oceb (Com informações da Sicredi Integração Bahia)

Fotos cedidas

 

 

Cooperativas baianas ampliam divulgação de produtos

  • Nenhum

Assistência técnica fornecida por projeto de Sescoop/BA e PNUD ajuda cooperativas a divulgar seus

produtos nas redes sociais, aumentando o número de clientes

 

Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA) e PNUD tem promovido a divulgação, via mídias sociais, do trabalho e dos produtos de cooperativas no estado, aumentando acesso a clientes e novos mercados. 

Em sua terceira e última fase, o projeto Promovendo a Sustentabilidade e a Competitividade das Cooperativas Baianas” forneceu assistência técnica, incluindo apoio no marketing e divulgação de produtos, para dez cooperativas já constituídas e cinco associações que se formalizaram como cooperativas ao longo dos últimos seis meses.

A assistência técnica oferecida pela Cesto Consultoria, contratada pelo projeto, atuou em áreas como planejamento estratégico adequado à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), captação de recursos e estratégias de comunicação.

Um exemplo de cooperativa beneficiada foi a Costurando Sonhos, associação de costureiras de Salvador (BA), juridicamente formalizada com apoio do projeto, e que passou a usar as redes sociais para divulgar produtos, tais como vestimentas elaboradas a partir de resíduos têxteis de jeans e fardamentos.

De acordo com a fundadora da cooperativa, Josenilda Araújo Menezes, a assistência técnica foi importante para alertar sobre a necessidade de criar uma coleção de itens de moda para ser divulgada aos futuros clientes. “Criamos um portfólio, ampliamos nosso nicho, pois agora trabalhamos com fardamento. Mais clientes nos procuraram depois que começamos a publicar nas redes sociais”, declara Menezes. “Saímos do anonimato, pois nossos clientes eram a maioria do bairro de Castelo Branco, em Salvador, e agora temos clientes em Belo Horizonte e São Paulo. Tem sido maravilhoso esse aprendizado.”

Formada por 19 mulheres com idades entre 40 e 70 anos, a cooperativa Costurando Sonhos especializou-se na técnica de upcycling, uma prática sustentável que pode ser aplicada na moda e que consiste em dar um novo uso a materiais que seriam descartados, preservando o meio ambiente.

As costureiras que compõem a cooperativa participaram do curso de corte e costura do Projeto Futuro Aberto, uma das iniciativas de capacitação da organização Humana Brasil, realizada na comunidade de Castelo Branco.

Trazer os ODS para o dia a dia da cooperativa ajuda os negócios, mostra que temos responsabilidade com o meio ambiente e com o meio social”, declara Menezes, cuja organização é registrada como cooperativa, o que garante reconhecimento legal, transparência e acesso a recursos e benefícios.

Segundo o gestor da Cesto Consultoria, Alécio Mascarenhas, cada cooperativa apoiada pela assistência técnica recebeu material com orientações para melhorar seus processos de comunicação tendo como objetivo angariar novos clientes, mercados e parceiros.

Outra cooperativa que se formalizou com apoio do projeto e passou a divulgar seus produtos nas redes sociais, após a assistência técnica, foi a Raízes do Sertão, de agricultores e agricultoras familiares que produzem orgânicos certificados em Irecê (BA).

De acordo com cooperados da Raízes do Sertão, o projeto foi importante porque antes da assistência técnica a organização não divulgava seu trabalho e não tinha presença grande nas redes sociais.

Esta terceira fase do projeto é muito importante porque é mais ‘mão na massa’ para as cooperativas participantes. As organizações são exemplos vivos de que é possível conectar desenvolvimento sustentável com bons negócios”, diz o coordenador do escritório do PNUD na Bahia, Leonel Neto.

Para o presidente do Sistema Oceb — formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb) e pelo Sescoop/BA —, a digitalização das cooperativas é essencial para beneficiar cooperativas e cooperados. “Esta parceria com o PNUD foi um marco histórico para a Oceb, foi estratégica”, declara.

 

Mais sobre o projeto

A assistência técnica oferecida às cooperativas faz parte do projeto “Promovendo a Sustentabilidade e a Competitividade das Cooperativas Baianas”, parceria entre Sescoop/BA e PNUD, em vigor até junho de 2025, que também teve como resultado um curso on-line de 140 horas para cooperados. Além de apoiar cooperativas já existentes na Bahia por meio de oficinas, diagnósticos e assistência técnica, a iniciativa também ajuda grupos interessados em se formalizar como cooperativas.

Para atender as demandas das cooperativas baianas, o projeto deu o passo inicial com a elaboração de diagnósticos e relatórios sobre a competitividade das cooperativas baianas, assim como documentos sobre boas práticas e estratégias inovadoras.

Clique aqui para ler reportagem completa sobre o projeto.


Contatos para imprensa:
Luciana Bruno
Analista de Comunicação e Conhecimento do PNUD Brasil
E-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Texto: Pnud Brasil

Foto: Cedida

Cooperativas baianas têm abraçado a cultura de inovação

  • Nenhum

Sistema Oceb finaliza primeira fase de projeto de avaliação de inovação em três cooperativas

 

Adotar uma cultura de inovação é uma tarefa desafiadora e, ao mesmo tempo, necessária no mundo atual. O mercado tem mostrado que as empresas que conseguem inovar em seu dia a dia têm melhores resultados. Seguindo essa realidade, o cooperativismo está abraçando, cada dia mais, a inovação, por meio das soluções do InovaCoop, que é uma plataforma desenvolvida pelo Sistema OCB de fomento à inovação no ecossistema cooperativista.

Para avaliar diferentes aspectos e atividades voltadas à inovação de forma contínua e constante nas cooperativas brasileiras, foi desenvolvido um instrumento de avaliação que diagnostica o nível de maturidade da gestão da inovação, chamado de Diagnóstico do Nível de Maturidade do Sistema de Gestão da Inovação (SGI). A avaliação segue uma série de normas da ISSO 56000, fundamentos e vocabulários da gestão da inovação. O instrumento também tem o objetivo de identificar diversas oportunidades de melhoria no Sistema de Gestão da Inovação (SGI), quando implantados nas cooperativas. 

Projeto piloto para aplicação do diagnóstico

Para testar o diagnóstico foi criado um projeto piloto, chamado de Entrevista de Avaliação do Sistema de Gestão da Inovação da Cooperativa.  Além disso, o Núcleo de Inteligência, e Inovação do Sistema OCB realizou uma capacitação nacional com a presença de 14 Organizações das Cooperativas Estaduais (OCEs), incluindo a Bahia.  Durante o evento, os participantes realizaram atividades práticas para entender melhor a aplicabilidade do instrumento e sua utilização para explorar oportunidades de inovação para as cooperativas. Após a capacitação, cada unidade estadual recebeu a tarefa de aplicar a entrevista em três cooperativas, até dezembro de 2024.

A implementação na Bahia aconteceu em três cooperativas: a Unimed Sudoeste, Coperil e Sicoob Coopere. A Unimed Sudoeste e a Coperil se destacaram por publicarem cases de inovação no Radar Inovacoop, e o Sicoob Coopere, por sua demanda específica por inovação em RH, que já contava com o acompanhamento do Sescoop/BA e do Núcleo de Inovação da OCB.

George Freitas, analista de desenvolvimento e monitoramento das cooperativas do Sescoop/BA, participou do projeto desde a sua formação. Ele afirma que “a aplicação do diagnóstico foi uma experiência enriquecedora, revelando perspectivas valiosas sobre inovação em cooperativas de diferentes ramos e portes. Embora, ainda sem um Sistema de Gestão de Inovação totalmente estruturado, as cooperativas refletiram, a partir dos conceitos discutidos, sobre os processos necessários para aprimorar sua gestão de inovação. As experiências compartilhadas nas entrevistas têm o potencial de fortalecer a cultura de inovação em cada cooperativa e contribuir para a competitividade do setor cooperativo”, comentou.

Damaris Petrocelli, analista de projetos e estratégia da Unimed Sudoeste, foi uma das primeiras cooperadas a ter acesso à avaliação. Ela evidenciou a relevância do projeto para as organizações que desejam se manter competitivas e preparados para um mercado em constante transformação. “O processo de avaliação foi bem estruturado, proporcionando uma visão clara dos pontos fortes e das oportunidades de melhoria na gestão da inovação. Foi interessante ver como muitas iniciativas que já estavam sendo implementadas internamente se alinham com as melhores práticas esperadas. A participação no projeto não só nos ajudou a reconhecer o que já estamos fazendo bem, mas também a identificar áreas onde podemos intensificar nossos esforços para continuar avançando”.  A reunião também contou com a participação do analista Eduardo Sampaio, do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, que acompanhou o processo de implementação.

A Cooperil também participou da avaliação e a presidente da cooperativa, Alaerte Arônia, expressou as perspectivas positivas dessa iniciativa.  “Apesar de ser um projeto piloto, já se mostra promissor e eficaz, como tem sido a experiência com o PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas), trazendo para a Coperil perspectivas de melhorias internas com reconhecimento externo e de grande alcance. Isto causa em nossa equipe e cooperados estímulos positivos.”

O último diagnóstico foi aplicado no Sicoob Coopere, na quinta-feira (05/12), finalizando a primeira etapa do projeto piloto. Dleon dos Carneiro, gerente administrativo e financeiro do Sicoob Coopere, avaliou que a  experiência enriqueceu o conhecimento e a melhoria pessoal e do corporativo, conectando com a necessidade constante de evoluir com os processos de inovação. “O projeto de tornar o mapeamento em um radar, assim como acontece com o PDGC, possibilitará a cooperativa estruturar e gerenciar ainda melhor seus processos de inovação, avaliando sua evolução”, declarou.

O projeto avança para as próximas etapas. A OCB reunirá as respostas coletadas e produzirá um relatório, permitindo que as cooperativas comparem seus resultados. Os dados também serão usados para ajustar o processo em 2025, com a elaboração de um manual de apoio ao preenchimento, incluindo exemplos de evidências e orientações práticas.

Desenvolva a inovação na sua cooperativa

Enquanto o projeto de Diagnóstico do Nível de Maturidade do Sistema de Gestão da Inovação (SGI) ainda está em fase de teste, existem outras soluções disponíveis para desenvolver a cultura de inovação na sua cooperativa. Acesse o site do InovaCoop e descubra as possibilidades para a sua cooperativa.

 

Por Ascom Sistema Oceb

Conteúdos Relacionados [Representação]

Presidente da OCB confirma presença no BahiaCoop

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, Márcio Lopes de Freitas, confirmou presença no mais importante evento do Sistema Cooperativista Baiano - o BahiaCoop. Na oportunidade, Márcio Lopes apresentará aos participantes o “Novo Posicionamento Estratégico do Sistema OCB/OCEB”.

O evento contará com a presença de representantes de cooperativas provenientes de todas as regiões do estado e dos diversos ramos do cooperativismo, além de autoridades e cooperativistas em geral. Na pauta, além do relato das ações estratégicas realizadas pelas entidades de representação e formação, OCEB e SESCOOP/BA, serão tratados os desafios e oportunidades para o crescimento das cooperativas na Bahia nos próximos anos.




Sistema Oceb participa de reunião com cooperativas de transporte de Camaçari

A atuação do Sistema Oceb para o desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo na Bahia segue firme junto a todos os ramos. No dia 12 de setembro, foi realizado um encontro com as cooperativas do Ramo Transporte de Camaçari, município de 300 mil habitantes, situado na Região Metropolitana de Salvador. Participaram da atividade promovida pelo Sistema Oceb em articulação com as cooperativas locais, o conselheiro diretor representante do Ramo Transporte na Oceb, Jair Romualdo, a superintendente da Oceb, Ially Carmo, a analista de cooperativismo e monitoramento do Sescoop/BA, Geisa Félix e o coordenador de desenvolvimento profissional do Sest/Senat Simões Filho, Adriano Conceição. Além disso, oito presidentes de cooperativas de táxis especiais sediadas em Camaçari estiveram presentes.

Conforme o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, esse é um momento essencial para entender as dificuldades enfrentadas no dia a dia e oferecer o melhor suporte possível às cooperativas. “Essencial estarmos junto das cooperativas de transporte registradas junto ao Sistema Oceb e àquelas que desejam se registrar e filiar à Oceb. Em situações como essas, temos a oportunidade de ouvir as demandas para pensarmos juntos soluções em atendimento às dores e ainda contribuirmos na própria organização dessas cooperativas”.   

Durante o encontro, a superintendente da Oceb, Ially Carmo, explicou as atribuições do Sistema Oceb como a atividade de representação político-institucional e a atuação sindical em favor das cooperativas registradas e filiadas à Oceb. Já a analista Geisa Félix, apresentou os serviços ofertados para o desenvolvimento das cooperativas regulares junto ao Sistema Oceb. Jair Romualdo, conselheiro diretor na Oceb, detalhou os passos seguintes e as pretensões do encontro. “Foi incentivada a criação de uma central e os presentes ficaram empolgados com a ideia. Foi um encontro excelente com as pessoas tentando realmente entender o que é o papel do Sistema demonstrando nossa disposição em vir às cooperativas para saber as demandas, as necessidades delas. Às vezes, é muito simples e nós podemos ajudar levando o que elas realmente estão precisando naquele momento. Com essa interação, creio que fica mais fácil atendermos os anseios das cooperativas aqui no nosso estado”, finalizou o dirigente que representa o ramo na Bahia.

Um dos parceiros do cooperativismo baiano no segmento de transporte, o Sistema Sest/Senat, sediado em Simões Filho, participou do encontro com os líderes cooperativistas locais. “Na ocasião, tivemos a oportunidade de estreitar os laços com as cooperativas do setor de transporte do município de Camaçari, e também, fechar novas parcerias para qualificação e capacitação dos permissionários. Dessa forma, o Sest/Senat cumpre com sua missão de ajudar a tornar o trânsito mais seguro e os nossos condutores mais preparados. Agradecemos o convite realizado pelo Sistema Oceb e colocamo-nos à disposição para o desenvolvimento de novas ações para atendimento às cooperativas da nossa região”, comentou Adriano Conceição, coordenador de desenvolvimento profissional do Sest/Senat. 

Pelas cooperativas estiveram presentes os presidentes das cooperativas de táxis especiais Fonetaxi, Transpolo, Tracoop, Coopercam, Transcoop, Coop Mapp e Cootrasem com base no município de Camaçari. Marinaldo Oliveira, presidente da Cooperativa de Transporte Modalidade Fretamento - Cootrasem detalhou a necessidade e importância do encontro com as cooperativas sediadas na localidade. “Foi uma reunião bastante proveitosa em função de nossos anseios de ver o Sistema Oceb representar os interesses das cooperativas de táxis especiais do município de Camaçari. Os presentes ficaram satisfeitos em ver o Sistema Oceb presente em nosso município e esperamos que seja a primeira de muitas reuniões para tratarmos desses interesses. Saímos confiantes e tudo que foi socializado na reunião, nós disponibilizamos em um grupo de presidentes das cooperativas de táxi especial do município”, finalizou.

 

COOPERATIVISMO DE TRANSPORTE NO BRASIL E NA BAHIA

Segundo o último Anuário do Cooperativismo Brasileiro, divulgado em agosto passado, são 886 cooperativas de transporte no país, reunindo 96.697 cooperados e empregando 5.748 pessoas. Na Bahia, conforme dados atualizados do SouCoop, atualmente, são 28 as cooperativas do Ramo Transporte registradas no Sistema Oceb. Juntas representam 4 mil cooperados. Tais cooperativas oferecem serviços no modal rodoviário e estão distribuídas no transporte de cargas e de passageiros (coletivo e individual). Camaçari é o município baiano que possui o maior número de cooperativas de transporte registradas no Sistema Oceb (11).

A realização da reunião é resultado do trabalho de articulação com as cooperativas da localidade e fruto do projeto do Sescoop/BA “Rota Cooperativa” que visa sensibilizar as cooperativas do Ramo Transporte a aderiram aos produtos e serviços oferecidos pelo Sistema Oceb. Consiste em visitas, apresentação de portfólio, coleta de feedback e sugestões, registro de informações, análise de resultados e avaliação de aceitação, além do incentivo à adoção dos diagnósticos organizacionais ofertados às cooperativas visitadas. É o Sistema Oceb trabalhando para integrar e fortalecer as cooperativas baianas, buscando desenvolver a atuação de todo os ramos no nosso estado.

Para saber um pouco mais sobre o Ramo Transporte do cooperativismo no país, assista ao episódio 6 da primeira temporada do SomosCoop na Estrada e o Papo com Presidente sobre as oportunidades para o cooperativismo do setor de transportes na Bahia, veiculado no canal no YouTube do Sistema Oceb.

 

Por Ascom Sistema Oceb

Coops baianas recebem Selo Cooperativa Legal

  • Nenhum

A certificação estadual foi conferida a cooperativas registradas no Sistema Oceb,
durante o lançamento da iniciativa na última terça-feira (17/03)

 

O Cooperativismo Baiano deu mais um importante passo para tornar, ainda mais, reconhecida sua atuação na sociedade. Nesta terça-feira (17/03), ocorreu a cerimônia de entrega do Selo Cooperativa Legal, iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE do Governo da Bahia, por meio do Conselho Estadual do Cooperativismo - CECOOP. A certificação reconhece a regularidade jurídica, administrativa e documental das cooperativas baianas, reforçando a transparência e o compromisso com os princípios do cooperativismo.

Coops baianas com o Selo Cooperativa Legal - Divulgação/SETREO Sistema Oceb, que integra o colegiado vinculado à secretaria estadual, participou da cerimônia juntamente com os representantes das cooperativas que foram contempladas. Participaram da solenidade, o titular da SETRE, Augusto Vasconcelos, integrantes do CECOOP, coordenadores e gestores de outras secretarias estaduais, parlamentares de legislativos municipais, dirigentes de entidades ligadas ao cooperativismo local como a União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia - Unicafes/BA , além de membros de outras cooperativas do nosso estado.

O secretário Augusto Vasconcelos  explicou a motivação para criação da certificação estadual. “Ao longo dos anos, muitas organizações se camuflaram de cooperativas para obter benefícios sem exercer os verdadeiros princípios do cooperativismo. Com este Selo, o Conselho Estadual do Cooperativismo vai poder identificar quais são aquelas cooperativas verdadeiras que cumprem esses pressupostos, para assegurar que tenhamos uma política pública que induza e valorize estes segmentos que ajudam gerar renda nas comunidades, incluir as pessoas, promover o trabalho digno e, principalmente, que haja compartilhamento dos resultados dessa produção”, finalizou o gestor da secretaria ligada ao Governo da Bahia.

O reconhecimento gerado pela iniciativa às cooperativas baianas foi destacado pelo presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio. “Para o Sistema Oceb é muito importante mostrar e reconhecer as nossas cooperativas, aquelas cooperativas legais junto ao governo do estado da Bahia, para dar nova oportunidade e mostrar que nós estamos todos juntos no desenvolvimento do cooperativismo legal, honesto e sério na Bahia. O Sistema Oceb está sempre presente e parabeniza todas as cooperativas que receberam e que receberão, futuramente, o Selo Cooperativa Legal”, finalizou.

 

Coops baianas com o Selo Cooperativa Legal

Coops baianas registradas no Sistema Oceb com o Selo Cooperativa Legal No lançamento do Selo Cooperativa Legal, realizado na sede da SETRE, na capital baiana, cooperativas registradas no Sistema Oceb receberam a certificação que passa a poder ser veiculada em pontos de exibição da própria cooperativa, materiais de divulgação e promocionais, papéis timbrados, peças de redes sociais e outras materiais de identificação vinculadas às agraciadas.

A Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil foi uma das que foram reconhecidas com o Selo Cooperativa Legal. Para a presidente, Alaerte Arônia, são os frutos colhidos ao longo de mais de três décadas de atuação. “Hoje é um marco para o cooperativismo baiano, a entrega do Selo da Cooperativa Legal. Eu fico orgulhosa, de estar aqui representando a Coperil, que tem uma história já de 34 anos, enquanto cooperativa educacional. É um momento de felicidade que portas se abrem, mais ainda, para a Coperil e para outras cooperativas educacionais e para os ramos, em geral, do cooperativismo”.

De Salvador, a Cooperativa de Trabalho de Profissionais da Área de Saúde - Cooper Doctor, o recebimento do Selo Cooperativa Legal reforça o que já é uma realidade interna. “Nós já somos uma cooperativa legal, organizada e é com muita honra que seguimos os princípios cooperativistas. Receber este Selo é muita alegria, prova que estamos no caminho certo. Aproveito e agradeço ao Sistema Oceb por todo apoio que tem nos dado”, celebrou José Leôncio,  presidente da cooperativa de saúde baiana.

Compondo a mesa de entrega do Selo Cooperativa Legal, o conselheiro diretor da Oceb representante do Ramo Transporte e integrante da Bahia no Conselho Consultivo do Ramo Transporte do Sistema OCB, Jair Romualdo, mencionou a importância da ação ganhar visibilidade institucional. “Eu quero parabenizar demais pela conclusão desta iniciativa do Selo Cooperativa Legal. Agora, nós temos que publicar, não pode ficar aqui dentro entre nós. Lá fora precisa saber, fazer campanha junto à União dos Prefeitos, por exemplo, para que só contratem cooperativas legais. É necessário que ao conceder a certificação seja verificado o registro cooperativista no Sistema Oceb e a filiação à Unicafes/BA, ou pelos menos, uma das situações por parte das cooperativas solicitantes”, sugeriu o também presidente da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo - Coomap, também uma das cooperativas certificadas.

Também presente na mesa, Vandevaldo Rios, presidente do Sicoob Central BA, integrante do maior sistema de cooperativas de crédito do país e com forte presença na Bahia, indicou a necessidade de mais cooperativas integrarem o grupo de Selo Cooperativa Legal. “O Sicoob Central Bahia com todas as cooperativas que hoje já passam de 120 no interior da Bahia e também em outros estados, vamos apoiar o fortalecimento do cooperativismo e, sobretudo, desejamos que se acrescente mais cooperativas neste Selo e que seja uma iniciativa de destaque, uma referência para o Brasil, do que não dizer para o mundo”, defendeu o dirigente cooperativista baiano.  

 

Selo Cooperativa Legal

A iniciativa é coordenada pela SETRE e gerida pelo Conselho Estadual do Cooperativismo - CECOOP, com apoio de entidades representativas do setor como o Sistema Oceb. O selo é voluntário e atesta que as cooperativas operam em conformidade com a legislação vigente, mantendo práticas como a realização de assembleias regulares, atualização de atas e funcionamento ativo dos conselhos administrativos e fiscais.

Para iniciarem o processo de certificação, as cooperativas devem acessar a página da SETRE na internet, preencher o formulário disponibilizado e enviar a documentação solicitada para análise do Grupo Temático de Análise e Habilitação - GTAH do CECOOP. Outras informações podem ser obtidas na Resolução nº 001/2026, do CECOOP.

O Selo Cooperativa Legal é mais uma importante conquista do cooperativismo baiano e demonstra o relevante papel exercido pelo Sistema Oceb na defesa e representação política-institucional das cooperativas na Bahia.

 

Coops registradas no Sistema Oceb com o Selo Cooperativa Legal

Confira abaixo a relação de cooperativas baianas registradas no Sistema Oceb que foram certificadas com o Selo Cooperativa Legal no lançamento da iniciativa pela SETRE no dia 17 de março de 2026:

Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo - Coomap

Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrialização - Coopaita

Cooperativa Agrícola Gandu - Coopag (Gandu)

Cooperativa de Produção Agropecuária de Gilo e Região - Coopag Alimentos

Cooperativa de Trabalho de Profissionais da Área de Saúde - Cooper Doctor Saúde

Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá - Coopercuc

Cooperativa de Produtores Rurais - Cooperfarms

Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região - Cooperlad

Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã - Coopiatã

Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil

Sicoob Central BA

Sicoob Credcoop

Unimed Sudoeste

 

Por Ascom Sistema Oceb com informações da SETRE

Comissão de Direito Cooperativo da OAB-BA realiza reunião

  • Nenhum

O grupo, recebido pela presidente da OAB-BA, Daniela Borges, discutiu novas ações
para impulsionar e disseminar conhecimento sobre o Cooperativismo na área jurídica

 

Representar o cooperativismo em várias esferas de atuação é um dos principais compromissos do Sistema Oceb. E mais um passo nessa direção foi dado no dia 23/7, por meio da participação da Casa do Cooperativismo Baiano na reunião da Comissão Especial de Direito Cooperativo, que se reuniu com a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Bahia – OAB-BA, Daniela Borges. A iniciativa busca disseminar a advocacia cooperativista na classe jurídica, aproximando  os profissionais da área e promovendo, consequentemente, mais segurança institucional e melhorando o relacionamento entre o modelo de negócios cooperativista e o Sistema Judiciário.

A Comissão Especial de Direito Cooperativo é composta pela advogada Monique Brito – presidente; pela advogada e assessora jurídica do Sicoob Central BA, Jaqueline Azevedo Gomes - vice-presidente; pela advogada e analista do Sescoop/BA, Geisa Félix - secretária geral; pela advogada e superintendente da Oceb, Ially Carmo e pela advogada do Sescoop/BA, Camila Santos. No encontro, além de nomear os novos membros, também teve como pauta a avalição do que já aconteceu até a data, e os planos para o próximo triênio. “Falamos da importância da manutenção e recondução da comissão de Direito Cooperativo e das perspectivas e planejamento para o próximo triênio. Além disso, Dra. Daniela Borges pediu que déssemos mais publicidade sobre as nossas ações e, também, trabalhássemos em conjunto para fortalecimento e disseminação da matéria, que é pouco difundida entre os próprios colegas advogados”, compartilhou Monique Brito, presidente da Comissão.

A existência de uma comissão para trabalhar em prol do Direito Cooperativo é uma estratégia fundamental para expandir o assunto em âmbito estadual e alinhar a Bahia ao que ocorre em outros estados, como Ceará, Goiás, Mato Grosso, Paraná, entre outros. Geisa Félix, analista do Sescoop/BA, e secretária-geral da comissão, reafirma a relevância do grupo, tanto para a ampliação do cooperativismo, como também para a área jurídica. “Em um cenário onde o cooperativismo se expande e exige um olhar jurídico especializado, nós nos tornamos um farol que ilumina as complexidades desse ramo do direito. E, assim, ampliamos nossa atuação institucional, estreitamos laços com o setor cooperativista e geramos valor para nossa classe, promovendo capacitação e novas oportunidades”.

O alinhamento com um parceiro estratégico para o cooperativismo baiano como a OAB-BA é revestido de simbolismo, conforme compartilha o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio.  “Mesmo o cooperativismo sendo um modelo de negócios vigente há quase dois séculos, ainda há muito o que avançar no que tange a área jurídica. Por isso, levar conhecimento sobre o assunto à comunidade desta classe é também defender os direitos das cooperativas e melhorar a qualidade de vida das pessoas, por meio do cooperativismo no estado”, explicou. 

A representação política-institucional é uma das frentes de atuação do Sistema OCB, nacionalmente, e do Sistema Oceb, no estado da Bahia. Para conhecer e acompanhar os projetos, programas e ações realizados na área, acesse a Solução RepresentaCoop no nosso portal na internet.

 

CONFIRA, NA ÍNTEGRA, A PORTARIA:

 

  • PORTARIA nº. 0619/2025 – GP

A Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia, no uso de suas atribuições, e na forma do quanto dispõe o art. 65, inciso XX, do Regimento Interno da Seccional, resolve criar, ad referendum do Conselho Pleno, a COMISSÃO ESPECIAL DE DIREITO COOPERATIVO, nomear como Presidente a advogada MONIQUE BRITO DE LIMA REIS, OAB/BA 48821, Vice-Presidente a advogada JAQUELINE AZEVEDO GOMES, OAB/BA 872B; como Secretária-Geral a advogada GEISA FERREIRA RIBEIRO FÉLIX, OAB/BA 75052; como membros as advogadas IALLY CRISLANGE CARMO GOMES, OAB/BA 25896; CAMILA LIMA SANTOS, OAB/BA 51530.

Publique-se e cumpra-se.

Salvador-BA, 23 de julho de 2025.

Daniela Lima de Andrade Borges

Presidente da OAB/BA

 

Por Ascom Sistema Oceb

Cooperativas baianas participantes do PDGC são acompanhadas

A cada novo ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), os dirigentes, cooperados e funcionários das cooperativas baianas, que participam do PDGC, reconhecem que para alcançar a excelência da gestão e governança, no âmbito das cooperativas, as boas práticas são fundamentais, e para isso sabem que podem contar com o Sescoop/BA para estimular a rotina de tomada de decisão e implantação de melhorias nas cooperativas.

Exemplo disso é o trabalho de acompanhamento do PDGC que tem sido feito junto a vinte e três cooperativas baianas dentro do Projeto Gestão da Excelência, que já teve várias etapas, sendo a mais recente a realização dos “Workshops de Compartilhamento de Boas Práticas de Gestão”. Foram duas turmas que se reuniram virtualmente nos dias 25 e 26 de maio – Ramo Crédito, e nos dias 27 e 28 de maio – Demais Ramos, para analisar e socializar boas práticas de gestão e governança.

O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, marcou presença nos eventos e reafirmou a importância das cooperativas baianas estarem inseridas no PDGC e executá-lo com seriedade. “Nós precisamos elevar, cada vez mais, o nível de gestão das nossas cooperativas, aprimorar o nosso profissional e, com isso, desenvolver melhor a nossa forma de fazer negócio. A essência do nosso trabalho tem tudo a ver com o PDGC. O programa tem foco na geração de resultados financeiros positivos, e, sobretudo, na melhoria dos serviços prestados e produtos oferecidos”, disse.

Além da apresentação dos resultados do trabalho de mentoria que foi feito para auxiliar as cooperativas baianas no quesito gestão do instrumento do PDGC, os participantes, durante o evento virtual, puderam compartilhar as boas práticas de gestão que vêm sendo executadas dentro das cooperativas, e também analisar outras do Compêndio de Boas Práticas Governança e Gestão - Ciclo 2020 e 2021 do Sistema OCB. 

O momento oportunizou que Isadora Almeida, analista administrativo da cooperativa Sicoob Coopemar, apresentasse as experiências da cooperativa. “Do final do ano para cá tivemos um resultado considerável em relação ao PDGC. Com o comitê do PDGC conseguimos realizar três boas práticas, embora estejam pausadas por conta da pandemia. Dentre as boas práticas está o “Programa Economia Cooperativa”, que é uma iniciativa para fortalecer o comércio local. É um incentivo de concessão de descontos quando os cooperados adquirem produtos e/ou serviços de outros cooperados do Sicoob Coopemar. Com isso, nosso principal intuito é fortalecer o nosso cooperado, fazendo com que a nossa pessoa jurídica seja a primeira opção de compra das nossas pessoas físicas. É o estímulo a uma economia cíclica e um empreendedorismo cooperativo, e ao decorrer do tempo temos o intuito de desenvolver algumas capacitações com este comércio a fim de que eles possam se desenvolver cada vez mais”.

Damaris Petrocelli, analista de projetos e estratégia da Unimed Sudoeste, também esteve presente no workshop e fez uma avaliação geral das etapas do projeto. “O PDGC é um divisor de águas para as cooperativas que participam do programa porque promove uma visão holística, faz com que a gente reavalie os processos, implante melhorias onde é necessário e se adeque a padrões de qualidade, de excelência. A troca que nós tivemos durante esse período, o aprendizado que foi adquirido, tudo isso foi, de fato, de muita importância.”

Para Vadir Bello, presidente da Unifisio, a mentoria oferecida pelo Sescoop/BA foi o grande diferencial do programa PDGC deste ano. “A mentoria nos ajudou muito a aprofundar a nossa avaliação, promovendo reflexões para ajudar na melhoria dos nossos resultados. Participar do workshop do PDGC é sempre muito enriquecedor. Conhecer e discutir com outras cooperativas as boas práticas de gestão e governança nos inspira e estimula a repensar as nossas estratégias e práticas”.

Sônia Sabino, supervisora de controle da Cooproeste, também fez uma avaliação sobre o processo de mentoria e reforçou o quanto a sua cooperativa tem avançado no preenchimento do diagnóstico do PDGC, levando em consideração, dentre muitos aspectos, o registro das ações e a transparência das evidências.  “A mentoria veio para consolidar e dirimir todas as dúvidas que a gente tinha em relação ao programa, ensinando como fazer para caminhar com as próprias pernas”. Para além da mentoria, as cooperativas acompanhadas também foram orientadas na criação de planos de melhorias. “O plano de ação nos deixou um caminho para saber como agir: começo, meio e fim. Nós só temos a agradecer e já estamos em outro patamar dentro do preenchimento do diagnóstico do programa”, concluiu Sônia.

O Sescoop/BA segue atuando para melhorar a gestão e a governança das cooperativas, e conta com o PDGC como ferramenta de transformação pela significativa mudança positiva que causa nas cooperativas aderentes ao programa.

 

SUA COOPERATIVA AINDA NÃO ADERIU AO PDGC?

Faça parte, também, do programa que transforma sua cooperativa, afinal, a excelência é um horizonte para ser buscado incessantemente. Acesse aqui e saiba mais.

Por Ascom Sistema Oceb

Encontro Direito Cooperativo é realizado na OAB/BA

  • Nenhum

Evento destaca importância do cooperativismo no âmbito jurídico

 

O cooperativismo é um modelo de negócios baseado na colaboração e na coletividade, oferecendo uma alternativa sustentável e inclusiva de empreender, se materializando nas cooperativas, que não só geram oportunidades, mas também estimulam a participação democrática e a autonomia dos seus membros.

Diante da relevância desse modelo de negócios, a OAB/BA instituiu a Comissão Especial de Direito Cooperativo da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia – OAB/BA, que, com o apoio do Sistema Oceb e do Sicoob Central BA, realizou, no dia 30 de setembro de 2024, na sede da OAB Bahia, em Salvador, o Encontro Direito Cooperativo, que reuniu advogados, especialistas e representantes do cooperativismo para discutir temas de relevância para o setor.

O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, comentou sobre a importância do encontro para o fortalecimento do cooperativismo no estado:

"Esse evento mostra como é importante entendermos melhor o cooperativismo no meio jurídico. A troca de ideias entre advogados e o setor cooperativista ajuda a fortalecer o reconhecimento das cooperativas como um modelo de negócio justo, que promove a igualdade social e o desenvolvimento sustentável.”

Dr. Ricardo Senra falou sobre Cooperativismo e Direito do TrabalhoO evento contou com a participação on-line das advogadas da Organização das Cooperativas Brasileiras -OCB, Drª Ana Paula Rodrigues e Drª Amanda Oliveira, que comentaram sobre a atuação do Sistema OCB junto aos três poderes para a correta regulamentação do Ato Cooperativo na Reforma Tributária. Para expor mais detalhes sobre o tema, o público acompanhou a palestra do Dr. Thiago Conde, que abordou o tema Ato Cooperativo na Reforma Tributária, discutindo os impactos das recentes mobilizações em torno da regulamentação.

Na agenda, também teve a palestra do Dr. Ricardo Senra, que destacou as nuances do Cooperativismo e Direito do Trabalho, destacando aspectos relacionados ao tratamento jurídico das relações de trabalho nas cooperativas.

A participante do evento, Drª Vívian Martins, assessora jurídica das cooperativas Coperil, da cidade de Irecê, e Coopeb, do município de Barreiras, disse que o Encontro Direito Cooperativo teve uma importância além dos conteúdos abordados. “Diante da dificuldade que enfrentamos em razão do Direito Cooperativo não ser ainda um segmento difundido nas faculdades e universidades de maneira mais contundente, mas está se tornando uma solução do ponto de vista de natureza jurídica que possibilite o crescimento empresarial e econômico, e atenda a sociedade em diversos pontos, trazendo sustentabilidade, o Encontro de Direto alcançou objetivos maiores. A parceria que as cooperativas encontram com o Sistema Oceb permite que possamos crescer de maneira mais assertiva, com redução de riscos e maior segurança jurídica, entendo que momentos como este credibilizam ainda mais a nossa atuação na qualidade de operadores do direito”.

 

Comissão Especial de Direito Cooperativo avalia o evento

Entre as atribuições da Comissão Especial de Direito Cooperativo, composta pela advogada da Oceb, Drª Monique Brito de Lima Reis, presidente da comissão, e pelas advogadas Drª Ially Carmo, Drª Jaqueline Azevedo e Drª Geisa Félix; e pela Secretária-Geral Drª Ângela Colavolpe, está a promoção de eventos que visam levar aos operadores do Direito e estudantes temas relevantes sobre o cooperativismo.

Integrantes da Comissão de Direito CooperativoPara Jaqueline Azevedo, assessora jurídica do Sicoob Central BA, o cooperativismo, apesar de existir há mais de um século, ainda é pouco discutido e conhecido no campo do Direito: "O cooperativismo, embora existente há mais de um século, ainda é um ramo pouco discutido e conhecido no âmbito do Direito, dificultando os debates e defesas dos interesses cooperativistas, observadas as especificidades que nos distinguem das demais sociedades. Trazer temas cooperativos para debate na OAB, aproxima e alinha entendimento entre os operadores do Direito, promovendo melhor alinhamento e consolidação do entendimento junto ao judiciário."

Ially Carmo, superintendente da Oceb, por sua vez, ressaltou o papel da Comissão de Direito Cooperativo da OAB/BA ao trazer o cooperativismo para o centro das discussões jurídicas: "Iniciamos hoje um processo de materialização de todo esforço e trabalho que a Comissão de Direito Cooperativo da OAB/BA vem desenvolvendo no último ano. Trazer o cooperativismo para o centro de discussão no ambiente jurídico é uma missão abraçada por essa comissão, que se alinha ao reconhecimento de que atuamos para promover a verdadeira disseminação do Direito Cooperativo e, por consequência, do modelo de negócios cooperativo."

Durante o encontro, nas falas dos palestrantes, foi comentado sobre a ausência do Direito Cooperativo na grade curricular das faculdades de Direito, tema destacado por Angela Gédéon, assessora jurídica do Sistema Oceb, que ressaltou: "Há problemas enfrentados pelas cooperativas com a ausência de tratamento de temas e matérias relacionadas ao Direito Cooperativo na grade dos cursos das faculdades de Direito em todo país, fazendo com que os operadores de direito ignorem as leis e artigos constantes da Constituição Federal, que incentivam o cooperativismo."

A analista do Sescoop/BA, Geisa Félix, que foi a mestre de cerimônias do evento, destacou a relevância de fortalecer o debate sobre cooperativismo no âmbito jurídico: "Participar do Encontro de Direito Cooperativo foi uma oportunidade única e extremamente significativa. Contribuir diretamente para a organização de um evento que fomenta o debate jurídico sobre questões tão relevantes para o cooperativismo, como a reforma tributária e a natureza do vínculo entre cooperativa, cooperados e diretores, reforça o compromisso da comissão com o desenvolvimento do setor."

A advogada da Oceb, Monique Reis, comenta que o encontro de Direito Cooperativo é uma ferramenta de disseminação desse modelo societário ainda pouco compreendido. “A realização de eventos sobre o tema é de extrema importância para o enriquecimento e avanço das discussões. Entendo que é papel desta Comissão promover atividades que despertem o interesse sobre o Cooperativismo e, consequentemente, o consolide no âmbito jurídico”, conclui a então presidente da Comissão Especial de Direito Cooperativo.

Este encontro segue como um importante espaço para aproximar e ampliar o conhecimento dos profissionais e especialistas da área jurídica sobre o Direito Cooperativo, apontando caminhos para a defesa e fortalecimento das cooperativas em meio às transformações legislativas e judiciais.

 

Edições anteriores

Sistema OCEB promove encontro inédito sobre Direito Cooperativo na Bahia
Sistema OCEB realiza segundo Encontro de Direito Cooperativo

 

Por Ascom Sistema Oceb

Fotos: Assessoria da OAB/BA

Sistema Oceb recebe Selo Lilás

  • Nenhum

Iniciativa reconhece a atuação de organizações em favor de políticas de igualdade de gênero e defesa das mulheres

 

A noite desta segunda-feira (25/3) foi marcante para o cooperativismo baiano e todas as mulheres que fazem e engrandecem nosso modelo de negócios por toda a Bahia. Na oportunidade, o Sistema Oceb recebeu a certificação Selo Lilás que destaca instituições públicas e privadas baianas compromissadas e engajadas na construção de um ambiente mais seguro, acolhedor e que valorize a contribuição das mulheres atendendo aos compromissos assumidos na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas - ONU.

Da esquerda para a direita, Gláucia Scapini (CoopGNP), Ially Carmo (Sistema Oceb) e Valdirene Oliveira (Ser do Sertão)A concessão é de responsabilidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM, vinculada ao Governo do Estado da Bahia. Na primeira edição, 196 organizações participaram da etapa de análise e seleção via edital específico, sendo 83 contempladas com a certificação estadual.

O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, celebrou a conquista alcançada e que evidencia o trabalho realizado alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS. “É a materialização do reconhecimento de anos de trabalho do Sistema Oceb em prol da equidade de gênero no cooperativismo. Esse importante Selo Lilás visibiliza nossa atuação dentro do ESG e fortalece nosso compromisso para o cumprimento dos ODS, em especial o 05, para ‘alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas’”.

A superintendente da Oceb, Ially Carmo, recebendo o Selo Lilás do governador Jerônimo Rodrigues e da deputada Neusa CadoreA superintendente da Oceb, Ially Carmo, que representou o Sistema Oceb na solenidade, relembrou o papel fundamental do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia Elas pelo Coop Bahia” para o sucesso obtido com a certificação. “Quando pensamos em empoderar mulheres, precisamos lembrar que esse empoderamento precisa ser coletivo. No cooperativismo nossa atuação é para a coletividade e o Comitê Elas pelo Coop Bahia foi o grande destaque que nos permitiu alcançar essa sonhada certificação. O protagonismo feminino é evidenciado e ganhamos mais uma responsabilidade, a de seguir ampliando o cooperativismo na Bahia para que mais mulheres possam fazer parte. Estou muito feliz por mais essa belíssima conquista”, refletiu a executiva da entidade de representação política-institucional cooperativista do estado.

O trabalho realizado pelo comitê de mulheres ligado ao Sistema Oceb foi apresentado à comissão avaliadora como a justificativa principal para a efetivação da certificação. Além disso, para ser eletiva, as instituições participantes deveriam possuir, ao menos, 30% do quadro de pessoal composto por mulheres. Atualmente, a Oceb e Sescoop/BA somam 26 empregados, destes  17 são mulheres, o que representa  65% do total.

A gerente de desenvolvimento de cooperativas, Jussiara Lessa, rememorou com felicidade o início das atividades com mulheres, há mais de 11 anos atrás. “Notamos que as mulheres precisavam de voz dentro do cooperativismo, levamos a ideia para o presidente e ele nos deu o desafio de desenvolvermos algo para esse público. Assim nasceram os eventos voltados para as mulheres cooperativistas, e o grande encontro delas já está em sua 13ª edição”, contou a gestora do Sescoop/BA.

O Selo Lilás traz para o Sistema Oceb muito orgulho e felicidade. Com ele o desafio torna-se ainda maior e mais robusto, pois reconhecemos nossa responsabilidade em mantê-lo dentro do Sistema Oceb e, por consequência, dentro do Cooperativismo na Bahia. Quando pensamos sobre nosso propósito, vimos que ele está se materializando por intermédio de ações assertivas, como essa que nos viabilizou a importante honraria, afinal, “promover a qualidade de vida das pessoas, por meio do cooperativismo na Bahia” perpassa por impulsionar mulheres para promoção da equidade de gênero no nosso modelo de negócios.

 

Cooperativas baianas contempladas com o Selo Lilás

A noite também foi especial para três cooperativas baianas. Isso porque a Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhães - CoopGNP, a Cooperativa Ser do Sertão e a Cooperativa Uniodonto Paulo Afonso também receberam a certificação do Selo Lilás.

As ações promovidas dentro do modelo de negócios cooperativista e que geram efetividade da participação feminina foram mencionadas por Tatiana Santos, que representou a cooperativa do Sistema Uniodonto do município situado no Vale do São Francisco.

Tatiana Santos, gerente da Uniodonto Salvador representando a Uniodonto Paulo Afonso“Buscamos mostrar a representatividade das mulheres aqui, especialmente por ser uma cooperativa. Valorizar e reconhecer o trabalho das mulheres, independentemente de suas funções, é essencial para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário. Algumas das nossas políticas adotadas para o quadro funcional são incentivo à saúde da mulher, capacitações e eventos voltados para as funcionárias e maior contratação de mulheres”, afirmou a gerente da Uniodonto Salvador, que representou a co-irmã, Uniodonto Paulo Afonso, certificada com o Selo Lilas,  em entrevista publicada no portal de notícias do Governo do Estado da Bahia.

 

A presidente da Ser do Sertão, Valdirene Oliveira, exaltou as fundadoras e àquelas que contribuíram com o resultado alcançado, além da função exercida aos futuros dirigentes e gestores. 

Valdirene Oliveira, presidente da Ser
do Sertão
“O Selo Lilás é uma conquista das mulheres da Ser do Sertão, tanto as que ajudaram a fundar a cooperativa, quanto àquelas que nos ajudaram a chegar no processo de construção aonde chegamos agora. É reconhecer o papel da mulher dentro do espaço, é fortalecer as iniciativas que possuímos  para garantir a igualdade de direitos. Nossa equipe da Ser do Sertão tem a honra em receber o Selo Lilás em reconhecimento ao trabalho que estamos desenvolvendo e para permitir aos futuros sucessores identificarem a importância dentro do cooperativismo do trabalho, do esforço e do reconhecimento da mulher”
.

E para manter a certificação, os próximos passos da Ser do Sertão já estão planejados.

“Pretendemos criar uma comissão de mulheres na estrutura da cooperativa para que justamente possamos garantir, não seja apenas um selo, mas uma conquista realizada diariamente em nosso espaço”, projetou a dirigente da cooperativa agropecuária sediada em Pintadas.
 

 

O exemplo para outras organizações trazido pelo Selo Lilás foi apontado pela coordenadora do Comitê de Mulheres da CoopGNP, Gláucia Scapini que comemorou o feito da cooperativa situada em Luís Eduardo Magalhães.

Gláucia Scapini, coordenadora do Comitê de Mulheres da CoopGNP“Ser reconhecida pelas ações que já fazemos diariamente para promover o bem-estar, segurança e valorização do trabalho que as mulheres exercem dentro de nossa cooperativa, é um grande passo para a igualdade entre mulheres e homens. Buscamos capacitar, empoderar, dar legitimidade ao que cada pessoa tem de melhor, somando as diferenças. Essa certificação nos traz muita alegria e nos inspira a irmos além. Também, incentiva outras instituições a olharem com mais atenção e cuidado para a importância do papel feminino na sociedade”.
 

 

Comitê Elas pelo Coop Bahia

Instituído em 17/09/2021, o Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia “Elas pelo Coop Bahia” foi criado com o objetivo de propor ações para o aprimoramento da atuação feminina no estado, dentro do cooperativismo, a partir da indicação de ações que fortaleçam a representatividade de gênero. O Sistema Oceb foi uma das Organizações Estaduais pioneiras no Brasil na instituição do órgão de representatividade feminina.   

O Elas pelo Coop Bahia é composto por mulheres cooperativistas das cinco regiões do estado, que integram o foco de atuação do Sistema Cooperativista Baiano,  e está organizado em um grupo gestor formado por coordenadora, vice-coordenadora e secretária.

Vera Lúcia Ventura, coordenadora do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia “Elas pelo Coop Bahia”, detalhou a felicidade com que o comitê recebeu a notícia. “Nesse momento estamos felizes, motivadas, e realizadas com a certificação do Selo Lilás. Importante reconhecimento de muitos outros que haveremos de conquistar, pois as mulheres cooperativistas na Bahia estão cada dia mais se conscientizando de que são capazes e que merecem participar das cooperativas, compreendendo suas dinâmicas. Como coordenadora deste comitê, é uma honra receber a certificação e fico muito grata a todas as pessoas envolvidas no processo”, celebrou a coordenadora estadual do Comitê de Mulheres Elas pelo Coop BA.

 

Por Ascom Sistema Oceb

Presidente da OCEB entrega carta ao candidato Márcio Marinho

O Presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), Cergio Tecchio, se reuniu nesta segunda-feira, dia 03 de setembro, com o candidato a prefeito de Salvador, Márcio Marinho (PRB), para entregar a "Carta aos Prefeituráveis", documento elaborado pelo movimento cooperativista soteropolitano.
 
Durante o encontro Cergio Tecchio fez questão de ressaltar como as cooperativas estão presentes no dia a dia das pessoas em Salvador, seja através do sistema de transporte complementar ou em atuações no segmento do turismo, da cultura, da saúde, do crédito e da prestação de serviços em geral, contribuindo não apenas para a economia da cidade, mas também para o seu desenvolvimento social. De acordo com ele, as cooperativas são grandes geradoras de trabalho decente e renda, e em  Salvador sofrem com discriminação, falta de reconhecimento e com a ausência de uma política pública municipal de apoio ao cooperativismo. "É por isso que necessitamos do apoio do próximo prefeito para valorizá-las e torná-las visíveis", disse Tecchio.
 
Para Márcio Marinho, a carta elaborada pelo setor vem em boa hora e converge com sua determinação em fazer uma gestão humanizada e de forte conteúdo social. "Dentre as dez principais reivindicações que o movimento cooperativista nos apresenta, vejo como mais urgente e prioritário o tema do transporte. Será um prazer ter a OCEB como parceiro, pois dentro do que estiver previsto na lei, vamos promover o cooperativismo e atender  às necessidades das cooperativas", enfatizou o candidato. 
 
A carta da OCEB também será entregue aos demais candidatos à prefeitura de Salvador, durante reuniões agendadas.
 
 

Sistema Oceb presente na posse da nova gestão da UPB

  • Nenhum

A União dos Municípios da Bahia (UPB) tem nova gestão a partir de 2025. A posse do grupo, que assumiu a diretoria para o biênio 2025/2026, aconteceu na última sexta-feira, dia 28/03, no auditório Prefeito Antônio Lomanto Júnior da UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O novo presidente de uma das maiores e mais importantes entidades municipalistas estaduais é Wilson Cardoso, atual prefeito da cidade de Andaraí.

O evento de posse contou com a participação do governador do estado, Jerônimo Rodrigues, e com diversos líderes municipais e políticos. Seguindo com o comprometimento de desenvolver o cooperativismo, esteve presente representando o cooperativismo baiano, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio. A superintendente da Oceb, Ially Carmo, e a coordenadora do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia e membra do Comitê Elas Pelo Coop nacional, Vera Ventura, também marcaram presença na cerimônia.

A participação em eventos como esse, fortalece a parceria do Sistema Oceb com as prefeituras do estado.

“É importante que o sistema cooperativista através de seus representantes e da organização estadual esteja junto, conhecendo, sentindo e vendo que temos muita colaboração com as prefeituras. Nós vamos buscar um entendimento e um conhecimento mais profundo, junto à UPB, para que a gente possa mostrar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento local. As cooperativas constroem um mundo melhor, e esse compromisso começa no município, na comunidade, onde as pessoas vivem e trabalham juntas para transformar a realidade”, disse Tecchio.

A fala do presidente Cergio Tecchio reafirma a atuação do Sistema Oceb de fortalecer as cooperativas em cada canto da Bahia, pois são negócios que impulsionam o desenvolvimento local e contribuem para uma sociedade mais próspera e justa.

Por Ascom Sistema Oceb

Cooperativismo brasileiro: criação do Ramo Seguros

  • Nenhum

Decisão histórica amplia atuação das cooperativas e competitividade de mercado

 

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada no dia 18 de março, em Brasília, no auditório do Sistema OCB, deliberou e aprovou a criação do Ramo Seguros, após a sanção da Lei 213/25, que permitirá a participação mais ampla das cooperativas no mercado segurador. 

O propósito é promover o cooperativismo de seguros no Brasil, com ampliação ao acesso da população a seguros de maneira mais justa e acessível. A criação do Ramo não apenas fortalece o setor, mas também gera impactos socioeconômicos positivos, democratiza o acesso ao segmento e cria uma nova frente para as cooperativas no Brasil.

A criação do Ramo Seguros reforça o reconhecimento do Sistema OCB em relação à relevância do tema e marca um momento histórico para o cooperativismo brasileiro. Com a aprovação da lei, abrimos um novo caminho para que as cooperativas possam atuar no mercado segurador de forma justa e acessível. Nossa conquista fortalece o setor e amplia o acesso da população a seguros mais inclusivos, além de promover impacto socioeconômico positivo para milhões de brasileiros”, disse. 

A partir de agora, as cooperativas poderão atuar em diversos segmentos de seguros privados, com normas regulatórias proporcionais ao modelo cooperativo e adequadas à sua forma societária. O processo de sanção da lei foi resultado de um longo trabalho de articulação e mobilização do Sistema OCB, bem como de outros atores estratégicos do setor, com o objetivo de ampliar o portfólio de seguros e possibilitar uma atuação mais robusta das cooperativas. 

Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a criação do novo Ramo Seguros foi uma decisão promissora e com potencial de crescimento no Brasil.

“O [ramo] Seguros é uma das atividades importantes que o cooperativismo pode exercer com muita competência. Nós temos um mercado muito grande para se expandir com o cooperativismo de seguro. A criação foi importante porque diferencia um setor que é totalmente diferente dos demais. Eu creio que, na Assembleia da OCB, foi uma decisão correta poder criar o ramo de seguros e agora fazer toda a instrumentalização para que a gente possa ter um ramo muito forte com cooperativa de seguros em todo o país e, principalmente, aqui na Bahia”, concluiu o dirigente.

A nova legislação prevê a organização das cooperativas de seguros em diferentes níveis e, ainda, oferece a possibilidade de que as cooperativas de crédito possam operar com seguradoras constituídas por sociedades anônimas ou com cooperativas de seguros.

Entre os benefícios da aprovação da lei estão a segurança jurídica para as coops que ingressarem no mercado, uma regulamentação e fiscalização mais adequadas e proporcionais, além da possibilidade de redução nos preços dos seguros já existentes.

A formalização de um novo setor promete ampliar o mercado com a meta de torná-lo mais acessível e competitivo a um maior número de brasileiros, além da capacidade de operação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Com informação do Sistema OCB

Conteúdos Relacionados [Inovação]

Cooperativas baianas no WCM’25: conexões e aprendizados

  • Nenhum

Bahia conectada ao cooperativismo mundial

 

O cooperativismo baiano, representado por 24 cooperativas do estado, de diferentes ramos, participou do WCM 25 - World Coop Management 2025, o maior evento de liderança e estratégia do cooperativismo mundial. O time da Bahia pôde fortalecer conexões e ampliar conhecimentos sobre “Inteligência Artificial, Inovação e Cooperação”, temática central do evento.

A programação do congresso, que ocorreu nos dias 22 e 23 de setembro, no Minascentro, em Belo Horizonte/BH, contou com palestras que apresentaram assuntos atuais e discussões de como a tecnologia tem servido às pessoas, a importância da diversidade e do cooperativismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável.

Aprendizados e conexões no WCM’25

Sair do espaço da cooperativa e ter vivências em eventos como o WCM ajuda a ampliar o entendimento sobre assuntos da atualidade. Para Silvana Jabinal, gerente da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia - Coopanest, o evento foi “rico em conteúdo e com um foco inspirador no cooperativismo em um novo mundo, onde a inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia - e quem não se adequar ficará para trás. Tenho certeza de que saímos deste encontro com a visão muito mais ampla e com a determinação de levar esse conhecimento e essa vivência para as nossas cooperativas.”

As reflexões transmitidas por diferentes palestrantes e interações, demonstraram que inteligência mais importante é aquela que conecta as pessoas à mais distinta habilidade: o relacionamento humano. Essa foi a impressão de Fernando Scapini, presidente da Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhaes - CoopGNP. “Foram dois dias intensos de muito aprendizado, informações, conhecimento, inovações, motivação e valores agregados ao cooperativismo. Uma questão muito debatida e discutida foi a Inteligência Artificial (IA) que vem sendo uma evolução muito rápida. Apesar de toda tecnologia e evolução das máquinas e sistemas, saio do WCM’25 mais convicto de que as pessoas estão no centro dessa evolução. Precisamos investir e cuidar das pessoas, pois a parte humana é, e sempre fará a diferença”.

Relacionar o tema da tecnologia às habilidades humanas dialoga diretamente com o modelo de negócios cooperativista, como destacou Daniele Almeida, presidente da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro - Cooeps. “O WCM’2025 foi um momento de aprendizado e reflexão sobre o mundo tecnológico e as nossas habilidades humanas, temas mais que importantes para o cooperativismo, que tem na sua essência o fazer pelo humano. As trocas entre os pares e a relevância da interação humana, somadas às escolhas tecnológicas que fazemos cotidianamente, foram pontos necessários de reflexão, uma vez que as mudanças no mundo contemporâneo não vão regredir”, conclui.

Durante os intervalos, os participantes trocaram experiências com cooperativistas do Brasil e do mundo, e circularam pelos estandes, onde conheceram soluções e iniciativas que podem inspirar novos caminhos para o cooperativismo baiano.

Magna Gomes, diretora administrativo da Sicoob Norte Sul, esteve pela primeira vez no WCM. Para ela, “o momento é de evolução em velocidade e exige das lideranças cooperativistas adaptação e equilíbrio. O futuro é humano, a tecnologia sempre será importante, mas jamais substituirá a nossa humanidade feita em perfeição”, refletiu a gestora da cooperativa de crédito baiana.

Apoiar a participação das cooperativas neste encontro global é uma das formas de colocar em prática um dos objetivos estratégicos do Sistema Oceb: capacitar e desenvolver as lideranças, os colaboradores e cooperados. Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, “o WCM’25 foi vivido pelas lideranças baianas como uma oportunidade única de fortalecer conexões estratégicas com outros sistemas cooperativos do país e de refletir sobre os caminhos que podem impulsionar o futuro do setor. Vamos juntos!”.

 

Por Ascom Sistema Oceb

Sistema Oceb apoia simpósio das Unimeds BA e PE

Evento anual aborda tendências e perspectivas da saúde
suplementar para as cooperativas do Sistema Unimed

 

O Sistema Unimed é a maior rede do mundo quando  se trata de cooperativas médicas, e na Bahia apresenta alta capilaridade no nosso território. Entre os dias 16 e 18 de maio ocorreu o VI Simpósio de Saúde Suplementar das Unimeds dos Estados da Bahia e Pernambuco. O evento foi realizado no município baiano de Una, situado no sul do estado, a 370 quilômetros da capital, com apoio do Sistema Oceb e do Sistema OCB/PE. Na sexta edição, o simpósio reuniu dirigentes, gestores, empregados e cooperados ligados às duas cooperativas Federações e respectivas singulares, além de representantes da Central Nacional Unimed. 

A programação contou com temáticas compreendendo o cooperativismo e a saúde suplementar como cenário atual com desafios e oportunidades para o Sistema Unimed, cenário econômico, demográfico e aspectos políticos e jurídicos do Brasil com implicações no segmento. Foram ainda abordados o relacionamento com cooperados, a estrutura da Unimed no Nordeste, experiências dos serviços ofertados, diagnóstico, tratamento e os principais desafios enfrentados pela rede cooperativista em relação ao Transtorno do Espectro Autista  - TEA. Cooperativismo e Sustentabilidade e a Jornada do Cliente foram outros conteúdos que fizeram parte da programação do evento.

Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, o apoio à atividade apresenta benefícios que perpassam pelo  próprio cooperativismo. “A Unimed presta serviços em saúde de alta qualidade aos usuários, bem como suporte aos cooperados e demais profissionais que dela fazem parte no nosso estado. Portanto, o Sistema Oceb apoia as iniciativas da federação e cooperativas singulares na Bahia, visto que elas contribuem para a melhoria da assistência em saúde e qualidade de vida da população baiana”.   

Em paralelo ao simpósio ocorreu o I Encontro das Unimeds do Nordeste com a reunião de parte das cooperativas dos estados da região.

Como representante do Sistema Oceb, o conselheiro diretor do Ramo Saúde na Oceb, Silvio Porto, destacou a importância da participação da Unimed do Brasil para o fortalecimento do maior sistema cooperativista em saúde do país. “A participação ativa, os insights compartilhados e a colaboração dos diretores da Unimed do Brasil desempenharam um papel essencial no sucesso e na relevância do simpósio e do encontro. A troca de conhecimentos e experiências proporcionada pelas contribuições de líderes tão respeitados e engajados é inestimável para o progresso e fortalecimento da nossa rede Unimed”, refletiu o também presidente da Unimed Itabuna

 

Além dos representantes da Unimed do Brasil, compareceram ao evento diretores e gestores da Unimed Participações, Unimed Seguros, Faculdade Unimed e de cooperativas integrantes do Sistema Nacional Unimed de outras regiões. Neste ano, uma feira de negócios permitiu com que os participantes pudessem estabelecer contatos e prospectar oportunidades de parcerias comerciais e intercooperação.  

 

Sistema Nacional Unimed

Atualmente,  o Sistema Nacional Unimed é composto por 340 cooperativas com 117 mil médicos cooperados. Atende 19,7 milhões de usuários com uma rede de 157 hospitais próprios e mais de 29 mil hospitais, clínicas e serviços credenciados. Há ainda uma ampla estrutura de prontos atendimentos, laboratórios e centro de diagnósticos para assistência aos beneficiários. Cerca de 21% dos médicos no Brasil atendem por meio da Unimed. No suporte estão 143 mil empregados diretos atuando no maior sistema cooperativista de saúde do país, e um dos maiores do mundo.

Na recém-divulgada Pesquisa de Imagem do Cooperativismo 2023 realizada pelo Sistema OCB, em conjunto com a consultoria Checon, a Unimed aparece no top 10 das cooperativas mais citadas pelos brasileiros, ocupando a 8ª colocação.

 

Por Ascom Sistema Oceb

 

SESCOOP/BA é credenciado pelo CRCBA

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA foi credenciado como Unidade Capacitadora do Programa de Educação Profissional Continuada (EPC) do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA). Essa habilitação significa que os cursos voltados para contadores, a exemplo do FORMACONT - Formação de Contadores Cooperativistas, passam a atender à EPC, conferindo pontuação por carga horária aos profissionais de contabilidade participantes.

Desde janeiro deste ano, contadores das cooperativas baianas, funcionários ou terceirizados, regulares com o Conselho Regional de Contabilidade, indicados pelas cooperativas do Sistema OCEB, estão participando do FORMACONT e tendo a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na elaboração de prestação de contas e demonstrações contábeis de acordo com as exigências da lei do cooperativismo e das Normas Técnicas do Conselho Federal de Contabilidade aplicadas às Sociedades Cooperativas.

Para Livia Conceição, Gerente de Operações do SESCOOP/BA e integrante da Comissão de Contabilidade para as Cooperativas do CRCBA, esse credenciamento representa “a preocupação do Sistema OCEB em oferecer capacitações que visam atualizar, aprimorar e expandir os conhecimentos e competências técnicas para os contadores em prol da qualidade dos serviços prestados às sociedades cooperativas e em consonância com a Norma Brasileira de Contabilidade – NBC PG 12(R2) que dispõe sobre a Educação Profissional Continuada”.

Ao promover o FORMACONT e outras capacitações voltadas para os profissionais de contabilidade o SESCOOP/BA busca constantemente melhorar a gestão contábil das cooperativas baianas, confirmando que a formação continuada é uma das formas mais eficazes.

Por Ascom SESCOOP/BA

Logo: Site CRCBA

Direcoop constrói passos futuros do coop baiano

  • Artigo Principal

Em 2026, os cinco encontros realizados reuniram 258 participantes
de 63 cooperativas, representando 43 municípios baianos

 

Com o objetivo de promover um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva, reunindo cooperativistas de diferentes regiões do estado, o Sistema Oceb promoveu a 12ª edição do Encontro Regional de Presidente, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano - Direcoop. Os encontros tiveram por objetivo o levantamento de ações prioritárias da Casa do Cooperativismo Baiano junto aos participantes, a apresentação do programa de Educação Política e a elaboração de propostas com foco nas Eleições 2026, além da prestação de contas das ações realizadas durante 2025. Cinco cidades, nas regiões polo de atuação do cooperativismo estadual, receberam o Direcoop 12: Luís Eduardo Magalhães (Região Oeste – 13/05), Feira de Santana (Região Portal e Sertão - 18/05), Vitória da Conquista (Região Sudoeste – 25/05), Itabuna (Região Sul – 01/06) e Salvador (Região Metropolitana de Salvador – 08/06). 

Balanço do Direcoop em 2026

Em todos os municípios, os participantes puderam acompanhar o balanço das atividades e os resultados alcançados pelo Sistema Oceb, sintetizados no vídeo do Relatório de Gestão do último ano. O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, destacou a importância deste evento no diálogo entre as cooperativas e no planejamento para as novas metas, atitudes que fortalecem e impulsionam o cooperativismo no estado.

“É muito importante a participação das pessoas, o engajamento e o compromisso de todos os participantes, e  nós estamos tendo esse processo de ouvir as pessoas, de ouvir os dirigentes, de ouvir as cooperativas. Um processo necessário para o direcionamento do Sistema Oceb. Eu tenho certeza que foram sugeridas grandes propostas para o cooperativismo da Bahia”, celebrou o dirigente do cooperativismo baiano sobre o evento estratégico promovido a cada dois anos.

 

Espaço diversificado de integração e alinhamento

Uma das premissas do Direcoop é promover um espaço de integração, decisões alinhadas coletivamente e, consequentemente, a ampliação dos negócios pelas cooperativas. Para além de construir metas para o futuro, o evento também materializa princípios do modelo de negócio como a intercooperação. Os presentes puderam aproveitar a oportunidade para estabelecer conexões com soluções que atendam suas cooperativas, conhecendo e trocando informações sobre o que gerou sucesso para o cooperativismo baiano. Para Hildeni Rosa, presidente da Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb, o ponto alto do evento é esta possibilidade de ouvir e aprender, também, com outros gestores. “Foi muito importante estar aqui, ouvir as demandas de outras cooperativas, dar a nossa opinião e trazer para o Sistema Oceb o que é que a Coopeb também deseja, sonha e quer. Nós viemos em cinco: nosso conselho, nosso pedagógico, nossa gestão marcou presença nesse importante evento”, afirmou a dirigente que esteve presente no Direcoop realizado em Luís Eduardo Magalhães. 

Demonstrando diálogo com diversos públicos e abertura de novas ideias para diferentes áreas do cooperativismo, o Direcoop em Feira de Santana contou com a participação de alunos e professores

da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB, mais especificamente do Curso de Gestão de Cooperativas, ministrado no campus Cruz das Almas. Daciane Silva, professora presente no evento, enfatizou a relevâncias das interações estabelecidas. “Já existe um movimento anterior de parceria com o Sistema Oceb e o Sistema OCB, também, no curso de Gestão de Cooperativas. Enquanto professora, docente, pesquisadora, é muito importante essas trocas para os nossos alunos conhecerem na prática como o cooperativismo funciona e incentivar, ao mesmo tempo, a formação desses alunos para atuar nesse contexto. Esse momento de troca faz parte do processo de construção também da identidade cooperativista. Sabemos que precisamos fortalecer identidade cooperativista e, também, fortalecer o curso de Gestão de Cooperativas”,  refletiu a vice-coordenadora do curso de Gestão de Cooperativas na UFRB. 

Em Vitória da Conquista, o Direcoop 12 - Região Sudoeste, reuniu os participantes no Sicoob Credcoop, e contribuiu para reforçar a integração e o compartilhamento de conhecimentos entre todos na visão da presidente da cooperativa de crédito conquistense, Rejane Almeida. “Para nós do Sicoob Credcoop foi uma honra receber os dirigentes de cooperativas do sudoeste da Bahia. Foi um momento muito importante, em que recebemos informações sobre a prestação de contas do que foi feito no ano de 2025. Dentro de tudo isso, destaco a conexão que a gente faz, culminando com o nosso princípio da intercooperação”

   

Priorização de ações para 2027 e propostas aos candidatos às eleições  

Durante os encontros realizados na capital e interior do estado, todos foram convidados a contribuírem elencando os objetivos estratégicos com ações correlatas a serem priorizadas para o próximo ano pelo Sistema Oceb. A metodologia que privilegiou uma ampla e diversificada participação foi um diferencial apontado pelo presidente da Uniodonto Itabuna, Mário Brum. “Mais uma vez participando do Direcoop aqui na nossa região, na região sul da Bahia. E é um momento muito importante, que é onde as cooperativas, independente do ramo, discutem, alinham sobre as propostas para difusão do cooperativismo baiano, apresentando sugestões para que possamos fomentar ainda mais o cooperativismo”.

Outro momento que colocou os anseios e vontades das cooperativas em evidência foi a elaboração de propostas de cada uma das cinco regiões aos candidatos que vão concorrer às eleições no mês de outubro. O levantamento será consolidado na publicação “Propostas para uma Bahia Mais Cooperativa 2027-2030”, adaptada do Sistema OCB, com as demandas locais. Vandevaldo “Carneiro” Rios, presidente do Sicoob Central BA, comentou sobre esse momento. “Uma alegria muito grande poder participar desse evento tão importante para o cooperativismo na Bahia e dizer que nós estamos aqui desenvolvendo ações, avaliando as prioridades para que possamos levar para os nossos governantes, para as pessoas, de modo, a impulsionar o cooperativismo para que fique ainda mais forte e que gere resultado lá na ponta, para todos os nossos cooperados, de qualquer que seja o segmento”, explicou o dirigente da Cooperativa Central de Crédito baiana presente no Direcoop 12 – Salvador e Região Metropolitana.


Educação Política em tempo de Eleições

Em um ano de eleições gerais como 2026, as cooperativas baianas contaram dentro da programação com a apresentação de ações e materiais elaborados e em desenvolvimento para orientar a atuação no período. Nas cinco cidades baianas que receberam o Direcoop, os participantes conheceram, um pouco mais, sobre o papel de representação que o Sistema OCB e o Sistema Oceb exercem junto a entidades e agentes políticos para assegurar direitos, reforçar garantias e buscar soluções em prol do nosso modelo de negócios nas diferentes esferas de poder.

Na região oeste, a coordenadora de Relações Governamentais do Sistema OCB, Bruna Chaves, conclamouo público participante para o engajamento ativo e uma frente coordenada para maximizar os resultados das cooperativas na sociedade no atual momento. “O programa de Educação Política tem um potencial gigantesco de fomentar a participação das nossas cooperativas e dos nossos cooperados. Comentamos sobre o voto consciente, sobre a importância de nós, cooperados e cooperativas, estarmos atentos ao que está sendo debatido nesse ano eleitoral, que é tão importante, e especialmente, também, ampliar a nossa representatividade nos espaços de decisão no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa. De fato, pensar no cooperativismo como agente de transformação do Brasil. A gente consegue ser solução para muitas das dores do nosso país. Esse é  momento propício de compartilhamento de ideias e de dores também com os nossos cooperados, que são quem realmente estão enxergando isso, para que possamos consolidar essas propostas e apresentar também para os candidatos e pré-candidatos”, concluiu a representante da Unidade Nacional que apresentou o programa no evento realizado em Luís Eduardo Magalhães.

O diretor da Cooperativa dos Produtores Rurais de Ibicoara e Chapada Diamantina - Coopric, Mauro Figueiredo, destacou as contribuições do Direcoop para o cooperativismo no estado. “Esse encontro concretiza um momento de discussão, de avaliação e de definição de diretrizes para o desenvolvimento do cooperativismo baiano. Especialmente no ano eleitoral, ganha ainda mais destaque, pois podemos discutir com os candidatos diretrizes, pensamentos, avanços para o futuro: aquilo que eles pretendem fazer e contribuir para o desenvolvimento da sociedade brasileira e, obviamente, também, do cooperativismo no nosso estado”, destacou o dirigente da cooperativa agropecuária, sediada em Ibicoara, na Chapada Diamantina.

 

Confira mais opiniões

“As cooperativas que vieram nos visitar nos honraram muito. Discutimos aqui as cooperativas, o cooperativismo da Bahia. Ficamos muito contentes, foi muito bom, uma manhã muito proveitosa e produtiva”. Marcelino Kuhnen, presidente da Cooperativa de Produtores Rurais - Cooperfarms e anfitrião do Direcoop 12 – Região Oeste, em Luís Eduardo Magalhães.

“É muito importante a participação da gestão da Coopaita nesse evento para continuarmos crescendo e desenvolvendo. Todos os eventos que o Sistema Oceb promove, a cooperativa está envolvida para um futuro melhor e um desenvolvimento amplo nas atividades que ela executa”. Vladimir Bastos, presidente da Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrialização – Coopaita e participante do Direcoop 12 - Região Portal e Sertão, em Feira de Santana. 

“Temos o prazer de receber a equipe do Sistema Oceb para fazer esse evento que é de grande importância, grande utilidade para a comunidade e o cooperativismo. Para todos nós, os outros dirigentes, é um momento de grande aprendizado, de tomar conhecimento de tudo que está se passando no cooperativismo regional e nacional”. Antônio Vidal, presidente do Sicoob Coopec e anfitrião do Direcoop 12 - Região Sul, em Itabuna.

Reforço a importância do Direcoop, que é um encontro de dirigentes, na elaboração de políticas e de ações que nos possibilite as portas abertas para o cooperativismo. Durante o processo de apresentação de propostas, o grupo em que eu fiz parte contou com representações de cooperativas de vários ramos, transporte, crédito e saúde. Foram levantadas diferentes propostas, contribuições para que fossem levadas para a carta aos candidatos”. Manuela Dantas, conselheira de Administração da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo - Coomap e participante do Direcoop 12 - Região Portal Metropolitana de Salvador, em Salvador.

“No Direcoop em Salvador para falamos sobre o programa de Educação Política que tem dois objetivos principais: conscientizar as nossas cooperativas, os nossos cooperados sobre a importância da participação política, a importância do voto consciente e, também, ampliar a nossa base de representação do cooperativismo no Congresso Nacional, nas Assembleias, Câmaras Municipais. Contamos com a participação do cooperativismo baiano dentro do nosso programa, que tem o potencial de realmente transformar a realidade das nossas cooperativas”. Thereza Raquel, analista de Relações Governamentais do Sistema OCB e responsável pela apresentação do programa de Educação Política no Direcoop 12 - Região Portal Metropolitana de Salvador, em Salvador.

Programe-se para participar do próximo Direcoop em 2028 e contribuir para o crescimento e desenvolvimento do cooperativismo na Bahia.

Siga a gente nas redes sociais pelo @sistemaoceb e acompanhe todas as novidades do Sistema Oceb e do coop baiano!

 

 

Por Ascom Sistema Oceb

15º Alinhamento Estratégico projeta futuro + Coop na Bahia

  • Nenhum

O Sistema Oceb reafirma seu compromisso com uma gestão dedicada ao desenvolvimento do cooperativismo na Bahia

 

O simbolismo de um astronauta, que explora novos horizontes, deu o tom da 15ª edição do Alinhamento Estratégico do Sistema Oceb que teve como tema “Projetando na Bahia um futuro + Coop”. O evento reuniu no dia 14 de dezembro, em Salvador, funcionários, gestores e conselheiros das organizações que compõem o Sistema Oceb, além de integrantes dos Comitês de Mulheres Cooperativistas e de jovens – Geração C BA, representantes do Sistema OCB e parceiros, como Senar, Juceb, OAB/BA e CRC-BA.

Público acompanha mensagem de Cergio Tecchio Reunidos para projetar o futuro do cooperativismo baiano, o público acompanhou a programação que destacou a apresentação dos resultados do Sistema Oceb de 2024 e traçou o planejamento, o “plano de voo”, para 2025. O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, enfatizou a importância de pensar estrategicamente para o desenvolvimento das cooperativas baianas.

Temos caminhado em direção a um cooperativismo mais inovador e sustentável. Nosso compromisso para 2025 é fortalecer ainda mais as ações que impulsionam os negócios das cooperativas baianas”, afirmou o líder cooperativista.

  

Colaboração e engajamento para um futuro mais cooperativo

Durante o encontro, também foram compartilhados depoimentos de participantes que contaram como as ações implementadas pelo Sistema Oceb têm impactado positivamente suas cooperativas. Temas como gestão, governança, negócios, ESG e a disseminação da cultura cooperativista foram destaques nas falas dos presentes.

Um desses depoimentos foi de André Oliveira, da Cooperativa de Produtores Rurais - Cooperfams. Ele comentou que um cooperativismo forte passa por um sistema cooperativista forte. “Nosso crescimento, como cooperativa, muito se deve justamente a interlocução e ajuda do Sistema Oceb, seja pelos eventos que a gente participou, seja pelos intercâmbios que a gente tem participado. Então, isso tem sido muito importante para dentro da nossa cooperativa e, nós, como cooperativa, a gente vê que o Brasil tem um mar de oportunidades e, em especial a Bahia, onde nós estamos inseridos, e essas oportunidades, na nossa visão, elas só serão possíveis de serem captadas, através de um sistema cooperativista forte. Eu acredito que o futuro realmente do nosso país deve investir, cada vez mais, no cooperativismo, por que as cooperativas prezam pelo quê? Pela sustentabilidade, pela viabilidade econômica da atividade dos seus associados, que é extremamente importante; essa é a missão da cooperativa, garantir a viabilidade, a sustentabilidade econômica do associado, e a cooperativa também faz com que a comunidade, onde a cooperativa está inserida, prospere, porque toda a renda fica na comunidade”, disse o diretor executivo da cooperativa do oeste baiano.

 

Conquistas e direcionamentos estratégicos

Outro momento importante foi a participação do Sistema OCB no evento. Em um vídeo, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes, afirmou o compromisso de intensificar as ações em ESG e na promoção da cultura cooperativista, alinhando as iniciativas da Bahia ao novo Mapa Estratégico do Sistema OCB.

Público acompanha o vídeo do presidente do Sistema OCBTambém ocorreu a exposição de Zeide Gomes, analista de planejamento do Sistema OCB, que explicou detalhes do novo Mapa Estratégico 2025-2030. O documento apresenta os objetivos estratégicos para o desenvolvimento nos diversos temas que foram trabalhados no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo. “Está iniciando um novo ciclo do Sistema OCB 25-30, então, reforçamos a importância desse alinhamento, de fazer com todo o Brasil, porque esse plano estratégico 2025-2030 é o norte, a orientação pra onde a gente vai seguir”, comentou a analista que atua na unidade nacional.

Na oportunidade, todos celebraram o fato de que as metas (AnuárioCoop, Plano de Ação e Atualização Cadastral) estipuladas pelo Sistema OCB para as unidades estaduais foram alcançadas pelo Sistema Oceb, consolidando o bom desempenho da unidade baiana.

O Encontro de Alinhamento Estratégico do Sistema Oceb foi uma oportunidade de compreendermos melhor o fluxo das estratégias do nacional e da unidade estadual e seu cascateamento até chegar nas cooperativas, para que juntos possamos “transformar o mundo em um lugar mais justo, próspero e com melhores oportunidades para todos, por meio do cooperativismo”. Vale ressaltar que a metodologia adotada, favoreceu a participação das pessoas que estiveram envolvidas na execução das ações, tanto nas cooperativas, quanto nas equipes da Oceb e do Sescoop/BA. Com vez e voz, num diálogo e escuta ativa, foi possível que as pessoas compartilhassem das suas percepções, colaboração e cooperação, com o protagonismo e empoderamento de quem faz a história do cooperativismo na Bahia”, comentou Vandalva de Oliveira, presidente do Sociedade Cooperativa de Crédito Coopere - Sicoob Coopere e conselheira diretora da Oceb.

 

Protagonismo dos Comitês

Comitê Jovem Geração C,A participação dos Comitês de Mulheres Cooperativistas e Jovens trouxe um olhar renovado ao encontro. Para Marilua Damaceno, da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro  - Cooeps, integrante do Comitê Jovem Geração C, "foi um prazer estar nesse evento para pensar os novos rumos do cooperativismo, as alianças estratégicas para 2025. Que se renove o cooperativismo no Estado da Bahia, expandindo-o, cada vez mais."

Comitê Elas Pelo Coop BAJá Vera Lucia Ventura, coordenadora do Comitê Elas Pelo Coop BA, destacou a importância de espaços como esse para promover a inclusão e a liderança feminina no movimento cooperativista: “O Comitê é importante nesse processo porque ele visa o crescimento de mais mulheres ocupando espaços de liderança dentro das cooperativas, então é importante que todos os líderes que estão participando desse evento tenham conhecimento do que é o Comitê, pra que serve, onde a gente quer chegar e as parcerias que queremos fazer dentro das cooperativas”, disse a vice coordenadora do Comitê Nacional de Mulheres do Sistema OCB.

 

  

Cooperativismo em decolagem

A 15ª edição do Alinhamento Estratégico reafirmou o compromisso do Sistema Oceb com uma gestão transparente e integrada. Com metas bem traçadas e o engajamento de todos os envolvidos, o cooperativismo baiano seguirá decolando rumo a novos horizontes, impulsionando o setor e transformando comunidades.

Por Ascom Sistema Oceb

MBA baiano em Gestão de Cooperativas realiza atividades com intercâmbio


Pensando em aprimorar cada vez mais os conhecimentos dos representantes de cooperativas baianas, a OCEB e o SESCOOP/BA promovem diversos tipos de atividades de qualificação. Dentre elas podemos citar o curso de MBA em Gestão de Cooperativas. O MBA, que tem como meta promover o acesso a novos conhecimentos e o aprimoramento profissional dos empregados, dirigentes, conselheiros e gestores de cooperativas baianas, foi fruto de demandas das cooperativas, como forma de aprimoramento da gestão e decorre da parceria firmada entre SESCOOP/BA e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, sediada no Rio Grande do Sul.

A especialização foi iniciada no mês de julho de 2017 e o seu penúltimo módulo, Vivências em Cooperativismo, ministrado pela professora e coordenadora do MBA, Paola Londero, foi realizado neste mês de março, com um intercâmbio do grupo para o Rio Grande do Sul, que teve como objetivo proporcionar aos 25 discentes participantes maior aproximação com experiências de sucesso no cooperativismo, vez que o  estado  é considerado o berço do cooperativismo no Brasil.

Para a docente da disciplina, Paola Londero, momentos como esse trazem “relevantes contribuições e reflexões sobre as práticas de gestão, governança, educação e doutrina do cooperativismo. Nossos discentes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências que enriqueceram sua formação teórica e que, com certeza, também trará impacto na sua vida profissional”.

O intercâmbio, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de março, iniciou na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, onde os alunos assistiram a apresentação do gerente de Monitoramento do SESCOOP/RS, José Máximo Daronco, sobre o SESCOOP/RS; do presidente da Cooperativa COOPLIB, com o também professor e presidente da COOPLIB, Ernesto Krug, sobre os desafios do Ramo Trabalho; do diretor administrativo da Cooperativa Educacional COOPEEB, Vitor Marega Mörschbächer, sobre a história da cooperativa e do conselheiro vogal da UNIODONTO Vale dos Sinos, Marco Antônio Machado, que trouxe informações acerca dos desafios de gestão da cooperativa.

O roteiro também incluiu visita às cooperativas Sicredi Pioneira, Piá e Vinícola Garibaldi, onde os visitantes conheceram mais sobre a educação cooperativa, processo industrial, desafios de gestão e governança e influência dos princípios nos fundamentos das cooperativas.


CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS SOBRE A ATIVIDADE

“Conhecer o coração do cooperativismo deixou em mim a certeza de que trabalhamos em prol de valores maiores que nós mesmos. Quando ouvi de um dos diretores da Pioneira que cooperativismo se confunde com espiritualidade, fiquei encantada e acredito que todos os cooperativistas deveriam sentir esse pertencimento para trabalhar com mais dedicação, alegria e satisfação. Muito obrigada e espero fazer jus colocando em prática pelo menos um pouquinho de tudo que vi e ouvi.”  Thais Neves Rezende - SICOOB CREDMED

“Essa disciplina foi excelente! Além de conhecermos ações e trabalhos relevantes para serem replicados em nossas cooperativas, permitiu que se construíssemos relações, que podem promover, no futuro, a intercooperação, a troca de conhecimento, convênios e, quem sabe, negócios.”  Ana Paula Souza – COOPAG


“Essa vivência nos proporcionou conhecer na íntegra o cooperativismo na sua essência, resgatando seus valores e sua história, nos dando a oportunidade de conhecer o local onde se começou a primeira cooperativa do Brasil. Me sinto mais fortalecida em saber que estou no caminho certo, que cooperativismo não é utopia. Mas percebo o quanto temos que aprender, crescer e nos posicionamos para que sejamos respeitados no mercado e reconhecidos nas políticas públicas, enquanto organizações sérias, empoderadas, eficazes, eficientes e que produzem resultados significantes para a sociedade.” Elivânia Oliveira – COOLIBA

“O intercâmbio nos mostrou que é possível executar todos os princípios cooperativistas, tendo como mola precursora a “vontade”. (...) Foi plantada uma semente de esperança em nossos sentimentos, basta vender a ideia e praticar. Juntos podemos mudar! Quero agradecer ao SESCOOP/BA e a OCEB pela oportunidade de participar de algo que me fez refletir muito sobre como tornar o mundo melhor através do desenvolvimento local, tanto na parte intelectual das pessoas, quanto no econômico-social.” Fábio Simões - SICOOB Coopere


O MBA em Gestão de Cooperativas será finalizado no dia 13 de Abril de 2019, em Salvador/BA, com as apresentações dos artigos, produzidos pelos discentes, como trabalho de conclusão do curso. No calendário 2019 do SESCOOP/BA já há previsão para uma nova turma.


Ascom OCEB, com informações da ESCOOP.

Coops baianas vivenciam gestão da Disney

  • Nenhum

Programa “Estratégia da Magia” levou cooperativas a Orlando (EUA) para
conhecimento do modelo de gestão referencial de organizações como a Disney

 

Proporcionar às cooperativas baianas o intercâmbio com as melhores experiências e práticas de mercado move o Sistema Oceb. Aliar a busca por competitividade e sustentabilidade do cooperativismo na Bahia a um dos maiores hubs de entretenimento do mundo, reconhecido pelo atendimento de excelência ao cliente, resultou na participação de um grupo de dirigentes e gestores cooperativistas do nosso estado em uma missão em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos. Os participantes foram acompanhados pelas gestoras do Sistema Oceb, Ângela Gédéon, assessora jurídica, Jussiara Lessa, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas e Livia Conceição, gerente de Operações.

Realizado de 18 a 23 de maio, o programa “Estratégia da Magia” teve como objetivo proporcionar uma formação internacional de alto nível, por meio de uma imersão dos participantes na indústria de entretenimento para aperfeiçoar a gestão, desenvolver e implantar ações de melhoria nas cooperativas na Bahia, sobretudo voltadas para o atendimento e experiência do cliente.

Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, é fundamental  que as cooperativas do nosso estado busquem aprofundar os conhecimentos para aprimoramento constante da gestão. “O atendimento e experiênciao cliente no ecossistema de entretenimento de Orlando é um modelo referencial para todo mundo. Portanto, colocarmos as cooperativas da Bahia, em contato com esse ambiente de ponta, reforça nosso compromisso com a competitividade e sustentabilidade do cooperativismo baiano”, explicou o dirigente estadual. 

 

Teoria aliada à prática

Durante os seis dias, o grupo baiano participou de atividades teóricas e pôde vivenciar a prática em visitas guiadas aos parques Walt Disney World e Universal Orlando Park & Resorts, além de estrutura local da Apple, ambos na cidade norte-americana, situada na Flórida. Dentre os destaques da programação, ocorreram palestras com executivos de destaque do show business ligados ao Walt Disney e Universal, e ao setor tecnológico representado pela Apple.     

O gerente do Centro de Serviços Compartilhados do Sescoop Nacional, Augusto Guimarães, mencionou o impacto da capacitação para os participantes. “Acredito profundamente no poder da capacitação profissional. As pessoas que investem no próprio desenvolvimento estão sempre um passo à frente, porque demonstram iniciativa, vontade de aprender e de evoluir. É isso que o Sistema Oceb proporcionou para o colegiado presente na atividade”, concluiu.

 

 Para a gerente de Estratégia e Gestão do Sicoob Central BA, Taise Cersosimo, foi um sonho realizado e agora imbuído de responsabilidades. “Sempre sonhei com a Estratégia da Magia e nunca imaginei o poder transformador dessa ação educacional. Eu saio daqui consciente de que precisamos reforçar os nossos princípios, a base, o nosso propósito, a nossa cultura, o efeito da liderança nas pessoas, porque nós vamos reafirmar o que nós acreditamos, que a experiência positiva para os nossos cooperados, elas nascem de dentro para fora”.

 

Foco nas pessoas e no encantamento do cliente

Uma caraterística em comum apontada por quem esteve presente na atividade de formação executiva foi a centralidade nas pessoas. Além disso, o encantamento e experiência do cliente deve ser algo com que as organizações devem se preocupar continuamente. As dinâmicas propostas, aliadas com o conteúdo teórico e vivências in loco, reforçaram tal percepção que vai ao encontro com as boas práticas, princípios e valores do cooperativismo.

O sentimento de que as pessoas devem ser priorizadas nas estratégias de ação das cooperativas foi compartilhada pela presidente da Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil, Alaerte Arônia. “No cooperativismo, o nosso negócio é feito de pessoas para pessoas. Durante esses dias do curso Estratégia da Magia, se discutiu muito sobre pessoas. E eu tiro assim, como um grande aprendizado, algo que eu acredito e defendo, que é a valorização das pessoas. Isso pode ser feito com atitudes simples do dia-a-dia. Acolher, saber ouvir, saber reconhecer e desenvolver. Acredito que, dessa forma, fica bem mais fácil essa caminhada juntos para se defender o propósito e a cultura dos nossos negócios”, refletiu a também conselheira  do Sescoop/BA.  

O presidente do Sicredi Integração BA e da Unimed Itabuna, Sílvio Porto, também conselheiro representante do Ramo Saúde na Oceb, apontou as similaridades entre o cooperativismo e o ambiente de imersão. “Os valores e princípios que vimos aqui, como é conduzido no mundo de Walt Disney, são mais ou menos iguais aos nossos valores e princípios do cooperativismo. Valores que transformam a vida das pessoas, que melhoram o nosso relacionamento e, com certeza, será muito inspirador para todos os líderes cooperativistas participantes deste momento”.

Seguindo a percepção dos demais participantes, a presidente do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, fez uma associação das práticas vivenciadas com o propósito das cooperativas, em especial no Ano Internacional de celebração do modelo de negócios cooperativista. "Esse é um momento de conclamação de nós, lideranças do cooperativismo baiano, no sentido de que é preciso refletirmos e agirmos na direção de colocarmos as pessoas no centro das nossas decisões: entendendo da responsabilidade e do cuidado com as pessoas. Assim, teremos um propósito consolidado, uma cultura disseminada e alinhada entre todas as partes interessadas da cooperativa. É dessa forma que podemos ter, de fato, engajamento, encantamento e adesão para fazer cada vez mais com que o nosso negócio seja um negócio de resultado e a gente, então, possa evidenciar e validar o que o Ano Internacional das Cooperativas nos afirma: cooperativas constroem um mundo melhor", conclamou a conselheira diretora represente do Ramo Crédito na Oceb.

 

Confira o depoimento de outros participantes do “Estratégia da Magia

Esse curso de Estratégia da Magia me fez reafirmar o quão importante é estar com as pessoas no centro. O mais importante é ainda construirmos os pilares da governança com muita maestria, com muito amor, com muito carinho para que possamos ter uma longevidade no nosso sistema”. Ricardo Amaral - diretor do Sicredi Integração Bahia e conselheiro fiscal da Oceb.

“O cooperativismo visa pessoas. O nosso propósito para o cooperativismo são pessoas. E eu aprendi que a nossa magia é encantar pessoas. E a gente vai procurar formas de fazer com que isso aconteça”. Vera Lúcia Ventura - coordenadora do Comitê de Mulheres Cooperativista da Bahia “Elas pelo Coop BA”.

“A Estratégia da Magia traz para a gente um aprendizado único, vivenciado por momentos incríveis e experiência que vai ficar na memória e no conhecimento da gente. O aprendizado que eu levo daqui é que a gente precisa incluir os nossos cooperados, os nossos colaboradores, para entender os pilares que sustentam o cooperativismo. Entender  a cultura do cooperativismo, entender as ações que a gente faz dentro do cooperativismo, para que eles possam falar com propriedade com aqueles que ele vivencia na base”. Valdirene Santos - presidente da Cooperativa Ser do Sertão e conselheira fiscal da Oceb.

 

“Esse curso Estratégia da Magia,  me fez entender que o que mais importa nas cooperativas são as pessoas. Então podem se preparar, vem muita coisa boa aí!”. Carine Leal - presidente da Lifecoop e conselheira fiscal do Sescoop/BA

As ações de intercâmbio e formação executiva internacional são alguns dos serviços oferecidos às cooperativas baianas pelo Sistema Oceb, que juntos contribuem na construção de um mundo melhor.

 

Por Ascom Sistema Oceb

Pesquisa avalia impactos do novo coronavírus nas cooperativas baianas

 

Considerando o cenário atual, bem como a recomendação emanada de diversos órgãos do poder público para a adoção de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos e danos à saúde pública, muitas medidas já foram tomadas pelas cooperativas em todo o Brasil.
Compreendendo que esse é um momento onde toda a sociedade foi impactada, direta ou indiretamente, pela pandemia do novo coronavírus, o Sistema Cooperativista Baiano elaborou uma pesquisa para ouvir as cooperativas baianas e apoiá-las no desenvolvimento de soluções adequadas para o enfrentamento da crise que estamos vivenciando.
O questionário pode ser acessado clicando aqui até o dia 26 de maio de 2020

Sustentabilidade é destaque em Encontro de Conselheiros do Sicoob Bahia

A gestão democrática é um dos princípios balizadores do cooperativismo. Atento a esse preceito, o Sicoob Central Bahia promoveu, nos dias 9 e 10 de novembro, o Encontro de Conselheiros 2023, em Salvador. A atividade, apoiada pelo Sistema Oceb, contou com 60 participantes, integrantes de conselhos de administração e fiscais das Cooperativas vinculadas ao Sicoob na Bahia. A temática ESG - meio ambiente, ação social e governança corporativa, na sigla em inglês, foi destaque.

O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, que participou do encontro, apontou a necessidade dos conselheiros seguirem alinhados. “Os conselhos dentro de uma cooperativa são fundamentais, pois são responsáveis por verificar o bom andamento das ações previstas. Quando nos reunimos para tratar de assuntos em comum, acabamos por fortalecer a coesão e sistemática internas, fazendo com que as metas traçadas possam ser melhor verificadas conforme as expectativas traçadas. Portanto, o Sistema Oceb, ao apoiar a atividade está cumprindo com o objetivo estratégico de promover a excelência da gestão e da governança das cooperativas em nosso estado”, explicou o líder cooperativista baiano.

Para o presidente do Sicoob Central Bahia, Ivo Brito, o evento teve grande importância e uma intenção clara junto ao público diretamente envolvido. "O Encontro de Conselheiros deste ano foi muito importante para nosso Planejamento Estratégico, pois tivemos a oportunidade de dialogar acerca do protagonismo que os conselhos devem exercer para o crescimento e o desenvolvimento das cooperativas singulares filiadas. A principal intenção do Encontro foi de impactar positivamente nossos conselheiros dotando-os de instrumentos para aperfeiçoar a sua atuação e contribuir para os resultados das nossas cooperativas, desenvolvendo o cooperativismo financeiro no estado e promovendo a melhor experiência financeira para os nossos cooperados", definiu o dirigente que também preside o Sicoob Extremo Sul.

Nos dois dias do evento, os conselheiros assistiram apresentações sobre o Pacto Sistêmico do Sicoob e atuação do conselho, Programa de Sucessão e de Certificação de Dirigentes, papel do conselho na estratégia organizacional e na gestão de riscos. Ao final, puderam acompanhar uma apresentação sobre sustentabilidade dentro do contexto ESG. Todos os temas apresentados evidenciaram o papel dos conselheiros como central nos processos envolvendo as cooperativas.

O conselheiro do Sicoob Central Bahia, Alexandre Cerqueira, elencou os pontos que mais o chamaram a atenção. “Evento muito importante para trazer os conselhos das cooperativas para um encontro onde a gente possa discutir todos os assuntos estratégicos da cooperativa, lidar com mais atenção às cobranças com os executivos das cooperativas na execução das tarefas que os conselhos definiram estrategicamente. Também tivemos uma apresentação abordando o ESG, um tema importante, atual. Toda a atividade foi essencial para capacitar os conselheiros ligados ao Sistema Sicoob na Bahia”, concluiu o dirigente do Sicoob Sertão que ainda exerce a atividade de conselheiro fiscal no Sescoop/BA.

Conselheiro na Oceb e na cooperativa central de crédito baiana, Vandevaldo Rios (Carneiro) conclama os demais colegas a se engajarem nos temas relevantes apresentados durante o encontro. “A gente entende que um evento como esse tem uma relevância muito grande para o sistema financeiro cooperativo baiano, e porque não até mesmo brasileiro, tendo em vista, que aqui foram tratados temas importantíssimos para a sustentabilidade, crescimento e fortalecimento das cooperativas baianas. Também falamos sobre risco que é muito importante no papel de conselheiro estar acompanhando e monitorando, além de termos discutido outro assunto relevante que é a sucessão. A gente faz aqui uma observação e uma recomendação a todos os demais conselheiros para que se dediquem a esses temas, além daqueles que são inerentes ao cooperativismo financeiro”, finalizou o presidente do Sicoob Coopemar.

O Sistema Oceb atua para apoiar e fazer com que as cooperativas baianas exerçam plenamente todas as suas atribuições dentro dos princípios que nos norteiam. Uma das soluções oferecidas aos integrantes de conselhos são os cursos da CapacitaCoop. São diferentes capacitações à disposição daqueles que exercem funções nas instâncias deliberativas e decisórias das cooperativas.    

 

Sicoob Central Bahia

Com 10 cooperativas singulares filiadas, o Sicoob Central Bahia, possui 107 pontos de atendimento distribuídos em municípios da Bahia, além de Pernambuco e São Paulo. Reúne mais de 236 mil cooperados e contabiliza R$ 2,6 bilhões de ativos totais, com um patrimônio líquido somado de R$ 523 milhões. Tais cooperativas administram um total de R$ 1,9 bilhões em depósitos, além de oferecerem aos associados uma carteira de crédito de R$ 1,4 bilhões. Os dados são de setembro de 2023 e foram retirados da página na internet do Sicoob Central Bahia.  

 

Por Ascom Sistema Oceb com informações do Sicoob Central Bahia

Iniciativa do Sescoop/BA estimula inovação em cooperativa baiana

  • Nenhum

Impulsionar a inovação nas cooperativas baianas é uma estratégia de desenvolvimento dos negócios. De olho nisso, o Sescoop/BA tem realizado ações que aproximem as cooperativas às melhores práticas de inovação e competitividade, conectando-as com as melhores práticas do mercado.

Um exemplo foi a sinalização da área de gestão de pessoas do Sicoob Coopere sobre a necessidade de aprimorar a análise de dados no RH da cooperativa de crédito baiana. Esse pedido aconteceu após a realização da live “O duplo desafio do RH Estratégico - Educação Corporativa na Era das IAs”, no canal YA edtech, promovida pela consultoria Yassaka. Durante o evento, empregados de cooperativas e analistas de Unidades Estaduais do Sescoop, como George Freitas, aqui da Bahia, discutiram a importância de alinhar o setor de Recursos Humanos às inovações tecnológicas, como o uso da inteligência artificial.

A partir dessa necessidade, o Sescoop/BA entrou em ação, promovendo um encontro sobre inovação e RH no Sistema OCB, com o apoio do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sescoop Nacional. O evento foi conduzido por Amanda Rolin, que trouxe insights essenciais sobre a integração da inovação à gestão de pessoas. Além disso, a interação foi ampliada por meio de duas reuniões de benchmarking** com o Sicoob Central Unicoob (PR), que abriu espaço para a troca de experiências e boas práticas. Todas essas agendas foram organizadas pelo Sescoop Bahia.

Benchmarking RH e inovação Sicoob Coopere e Sicoob Central Unicoob PR

Para Cergio Tecchio, presidente do conselho administrativo do Sescoop/BA, essa atuação do S do cooperativismo baiano é fundamental para fortalecer o processo de inovação dentro das cooperativas. Segundo Tecchio, a inovação não precisa ser excepcional para ser eficaz; o importante é que seja prática e gere resultados. “O compromisso do Sescoop/BA com o desenvolvimento contínuo das cooperativas, oferecendo soluções inovadoras e aplicáveis, amplia a eficiência do setor e promove aprendizado e transformação”, comentou o dirigente.

 

**Benchmarking no Cooperativismo

O benchmarking é uma ferramenta poderosa que permite as cooperativas aprenderem umas com as outras, adotando exemplos de sucesso e aprimorando áreas estratégicas, como RH. Essas trocas fortalecem as operações, garantindo que as cooperativas baianas continuem crescendo de forma sustentável e competitiva.

Com o suporte do Sescoop/BA, essas trocas tendem a se intensificar, como comentou a analista do Sicoob Coopere, Lis Ana: "Estou imensamente grata ao apoio e suporte que o Sescoop/BA tem oferecido na articulação com outras cooperativas, promovendo trocas valiosas sobre RH estratégico. Essas interações têm sido fundamentais na busca por práticas inovadoras dentro da área de gestão de pessoas. Estou muito feliz em fazer parte desse processo de aprendizado e colaboração."

O analista de desenvolvimento e monitoramento das cooperativas do Sescoop/BA, George Freitas, aponta que essa experiência com o Sicoob Coopere é um estímulo para seguir colocando em prática o que tem aprendido em capacitações com apoio do Sistema Oceb. "O interesse do RH do Sicoob Coopere pela inovação foi um grande incentivo para aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de Agentes de Inovação, no qual tive a oportunidade de participar por indicação do Sescoop/BA. Além dos conhecimentos adquiridos, o networking proporcionado pelo curso, conectando agentes de outras unidades, facilitou o acesso a cases de inovação que serviram de inspiração prática para auxiliar na busca em transformar o RH do Sicoob Coopere em uma área mais estratégica e inovadora”, concluiu.

Levando em conta a força do cooperativismo de crédito na Bahia, essa iniciativa tem o potencial de se tornar uma vitrine para sensibilizar outras cooperativas sobre a importância da inovação no setor de RH de forma estratégica. E, claro, o Sescoop/BA estará de olho para impulsionar a inovação no cooperativismo baiano.

E mais...

Conheça cases de inovação, acessando o portal InovaCoop do Sistema OCB. Lá, você terá acesso a histórias de cooperativas baianas e de outros estados que têm inovado e potencializado os seus negócios.

Por Ascom Sistema Oceb

Conteúdos Relacionados [ESG]

Doação de órgãos: campanha do cooperativismo baiano chega ao nono ano

  • Nenhum

Coopere com a Vida reforça conscientização desse ato solidário

 

Criada em 2017, a campanha Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise a sua família chega ao seu nono ano, reafirmando o compromisso do cooperativismo baiano com uma causa que salva vidas: a doação de órgãos. Desde o início, a iniciativa mobiliza cooperativas de todo o estado em ações de sensibilização, como caminhadas, panfletagens, flashmob em estação de metrô e diversas atividades educativas em escolas e comunidades, sempre com o objetivo de estimular a sociedade a dizer "sim" para a doação. 

 

Desafios e avanços

Quando se realiza uma retrospectiva em relação ao cenário de transplante de órgãos, a Bahia tem avançado em sua política de transplantes, mas os desafios ainda são grandes. Em 2017, apenas 611 doações (múltiplos órgãos + córneas) foram realizadas no estado, enquanto 1.613 procedimentos de transplante eram aguardados na fila de espera.

Nos anos seguintes, a fila de espera seguiu em crescimento: em 2018 eram 1.688; em 2021, 2.113; e em 2022, o número subiu para 3.089. Já em 2023, 3.204 procedimentos de transplantes de múltiplos órgãos e córneas estavam com demanda na fila de espera. Em 2024, o cenário era ainda mais preocupante: a Bahia contava com a necessidade 3.733 procedimentos de transplantes retidos em fila, sendo que houve 1.583 negativas familiares para a doação de órgãos e tecidos de parentes mortos.

O dado mais recente mostra que, em julho de 2025, a fila da Bahia alcançou 3.877 procedimentos demandados, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Dentre os órgãos, os rins têm maior fila para transplante entre os baianos, com demanda para 2.145 pessoas. 

As recusas familiares ainda representavam o maior desafio, motivadas principalmente pela falta de diálogo prévio sobre o desejo do falecido, tendo em vista, que nesse grupo, a maior parte alega serem contrários à doação ou não existe consenso entre familiares. 

 

Resultados recentes

Apesar da situação da recusa familiar, foram realizados 806 transplantes na Bahia, de janeiro a julho de 2025. Se comparado a 2017, em todo aquele ano foram 939 transplantes realizados no estado, o que traz uma perspectiva positiva para os outros cinco meses deste ano, mostrando não apenas avanços no sistema de doação, mas também, indícios de maior conscientização da população sobre esse ato de solidariedade. E, para ampliar o acesso da população a transplantes de órgãos e tecidos, o estado lançou uma nova política de incentivo à doação, captação e realização de procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A mudança foi oficializada com a publicação da Portaria Estadual nº 516/2025, que substitui a normativa anterior, em vigor desde 2015.  A nova regulamentação corrige distorções anteriores ao contemplar novos procedimentos, como o transplante de rim para pacientes hipersensibilizados, além de ampliar os incentivos ao transplante de medula, procedimento que, até então, exigia o deslocamento de muitos pacientes para outros estados, conforme informado pela Sesab.

Para além das ações de políticas públicas, é preciso atuar para garantir uma maior aceitação entre as famílias. Nesse sentido, o cooperativismo baiano presta um importante serviço para a sociedade, pois transplante salva vidas.

 

O papel do cooperativismo

O Sistema Oceb, por meio da campanha Coopere com a Vida - Seja doador de órgãos e avise sua família e com a adesão das cooperativas na Bahia tem mobilizado a população do estado em torno dessa pauta, ajudando a encorajar famílias a falarem sobre o assunto, incentivando a doação de órgãos. A iniciativa mostra como o cooperativismo vai além do impacto econômico, demonstrando o seu papel social. "Cada sim para a doação é uma oportunidade de recomeço para quem está na fila. Essa é a essência do cooperativismo: cuidar de pessoas e promover qualidade de vida", destaca o idealizador da campanha, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio.

 

Setembro verde: um chamado à sociedade

Comemorado no dia 27 de setembro, data instituída pela Lei nº 11.584/2007, o Dia Nacional da Doação de Órgãos será celebrado pelas cooperativas na Bahia, parceiros e outras entidades com ações de sensibilização e conscientização sobre o tema.

A mensagem é simples e poderosa: converse com sua família sobre seu desejo de ser doador. Esse gesto pode significar esperança e qualidade de vida para milhares de baianos que aguardam um “sim” à vida.

Para mais informações sobre a campanha, visite o perfil oficial em @cooperecomavida.

 

Por Ascom Sistema Oceb, com informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia

Cooperativas do interior abrem programação do Dia C na Bahia

O Dia C na Bahia ganhou sua repercussão inicial através de duas cooperativas no interior da Bahia, a Cooperativa Educacional de Salinas, COOPESAL, e a Cooperativa Educacional Pé de Serra, COOEPPS, que realizaram suas ações do dia C no dia 16 de maio. Ambas a cooperativas desenvolveram uma ação social voltada para arrecadação de alimentos e distribuição de cestas básicas para mães de famílias carentes, assim como um café da manhã e outras atividades.

Além da arrecadação de alimentos, as cooperativas ofereceram serviços de saúde, como consulta de alimentação saudável com a nutricionista e aferição da pressão arterial, atendimento de manicure, atendimento jurídico, assim como apresentação de peças teatrais, coral e atrações musicais para toda a comunidade. Para desenvolver as ações do dia C, as cooperativas fecharam ações parcerias com mercadinhos, farmácias, pousadas, restaurantes, lojas de varejo, que ajudaram na arrecadação de alimentos, brindes para distribuir durante a ação, e uma ajuda de custo para despesas extras.

Maria das Graças Possenti, presidente da COOPESAL, afirma que o Dia C é de fundamental importância, pois “demonstra a importância das ações cooperativista além de elevar o marketing da instituição. Vale salientar que essas ações de cooperação social sensibiliza toda a comunidade fazendo com que se desenvolva a capacidade de ser mais eficaz na ajuda de quem mais precisa além de fortalecer os pilares cooperativista”. Para as cooperativas que ainda não participaram da campanha do Dia C, Elizilda Fernandes Rios, afirma que a ação fortalece a imagem das cooperativas perante a sociedade.  “Para a comunidade Pedeserrense a realização do dia C deixou além dos resultados obtidos no oferecimento dos serviços o fortalecimento da marca do cooperativismo em nossa vivência e ainda nosso papel social enquanto cooperativa”, comentou Elizilda.

O Dia de Cooperar, Dia C, é uma iniciativa do sistema OCB que reúne as cooperativas  com o objetivo de desenvolver trabalhos voluntários, promovendo a construção de novos conceitos e referencias em nossas vidas. O evento ocorrerá nacionalmente no dia 4 de julho, entretanto, algumas cooperativas antecipam suas ações, porém, não deixando de realizar uma ação solidária de extrema importância. Contudo, o objetivo do sistema é trazer essa solidariedade não apenas no Dia C, mas também durante todos os dias do ano, reforçando os ideais cooperativistas. 

Intercâmbio entre Brasil e Colômbia fortalece protagonismo feminino no cooperativismo baiano

  • Artigo Secundário 3

Mais do que uma formação técnica, uma experiência de transformação. Foi assim que mulheres cooperativistas baianas viveram a etapa final do curso de Gestão Cooperativa e Associatividade com Perspectiva de Gênero. A iniciativa, construída a partir do princípio da intercooperação, reuniu a Universidade de Manizales (Colômbia), a cooperativa Ser do Sertão (Coopsertão) e o Sistema Oceb. O objetivo foi fortalecer a atuação das mulheres no cooperativismo, ampliando sua presença nos espaços de liderança e decisão.

Ao todo, uma delegação de 22 mulheres baianas, composta por lideranças dos comitês Elas pelo Coop (estadual e das cooperativas), Jussiara Lessa, Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/BA, e Ially Carmo, Superintendente da Oceb, participou da jornada, que combinou atividades on-line, iniciada em 16/12/2025; conteúdos técnicos, com a utilização das plataformas da Universidade Opened - Cursos de Cooperativismo e Associativismo - e Curso de Finanças,  e a etapa final de imersão internacional marcada por troca de experiências, aprendizado e conexão entre culturas.

A vivência em território colombiano, de 27/04 até 02/05, foi além da teoria, pois foi o momento em que as participantes puderam apresentar seus projetos, cuja execução deverá ocorrer no Brasil, conforme planejado. Na delegação brasileira, as participantes foram divididas em grupos e cada grupo ficou responsável pela criação de um projeto voltado ao fortalecimento de mulheres e liderança feminina. Das ideias apresentadas, nasceram cinco grandes projetos, que trazem, na essência, o protagonismo feminino, a economia do cuidado, saúde mental, integração de territórios e o empoderamento, tudo para construção de futuros mais sustentáveis, conectando Brasil e Colômbia num grande ecossistema de gênero, onde ninguém deixa ninguém para trás.

Foi com a vivência de outras adversidades e encontro com outras realidades, que as participantes da delegação brasileira foram convidadas a refletir sobre o que mais podiam construir e de que forma desafios que ali se apresentavam as faziam enxergar novas possibilidades para suas cooperativas, afinal, para além da distância geográfica, a cidade cercada pelas cordilheiras e com terreno montanhoso, escondia, também, necessidades outras de preparo, como o físico, além do intelectual.

Confesso que a vivência em Manizales me tirou da zona de conforto e me fez perceber que mulheres incríveis constroem futuros brilhantes em meio a tantas adversidades. Visitar La Ruta del Condor, conhecer a realidade de famílias fortes e unidas, que moram em condições difíceis, inclusive de acesso, e vê-las construírem, juntas, um movimento forte e belíssimo chamado de Mulheres Soberanas e Homens Poderosos, reconhecendo que, no final, para tudo dar certo, homens e mulheres devem estar reunidos na construção do objetivo que se deseja alcançar, pois é a cooperação quem deve prevalecer e não há nada mais cooperativista do que isso!”, foi o que observou a superintendente da Oceb, Ially Carmo.

Para a coordenadora estadual do Comitê Elas pelo Coop BA, Vera Lucia Ventura, “foram dias de muitas trocas, muitos aprendizados para nós mulheres brasileiras e colombianas. Acredito que nos saímos mais fortalecidas e mais integradas nessa vivência, e tenho certeza de que aprendemos muito sobre os desafios que as mulheres enfrentam em todas as áreas de ação (território, questões culturais e pelo fato de ser mulher)”.

Ao longo do curso, por meio de aulas, rodas de conversa, oficinas temáticas, seminários, simpósios, vivências e palestras - com destaque para a prática de elaboração de projetos a serem executados - fortaleci minha formação e ampliei minha visão sobre o cooperativismo.

Sinto-me mais preparada para dar continuidade ao meu compromisso de contribuir com o fortalecimento dos Comitês de Mulheres e com o desenvolvimento do cooperativismo”, comentou Adriana Oliveira, do Sicoob Coopere.

A diversidade de perfis e ramos – Agropecuário, Crédito, Trabalho, Produção de Bens e Serviços, Saúde e Transporte - fortaleceu ainda mais o processo. Ao compartilhar experiências, surgiram novas ideias, caminhos e perspectivas que, muitas vezes, não são percebidos no dia a dia das cooperativas.

​“Especificamente sobre o projeto desenvolvido por nosso grupo, que abordou a Saúde Mental, a troca entre diferentes ramos cooperativos foi reveladora. Percebemos que, independentemente se estamos no agro ou no crédito, o fator humano é o que sustenta o modelo. A saúde mental surge como um pilar essencial para a sustentabilidade de qualquer projeto coletivo, e a oportunidade de melhoria nesse campo é constante e urgente. ​Saio desta experiência com a certeza de que o cooperativismo, quando atravessado pela perspectiva de gênero e pelo respeito à diversidade, é uma ferramenta incomparável de transformação social e autoconhecimento”, refletiu Isabela de Azevedo, Gestora de Negócios da Coopric.

 

Aprender com outra cultura para transformar o próprio caminho

O intercâmbio com mulheres colombianas foi um dos pontos mais marcantes da experiência. Ao conhecer diferentes formas de organização e atuação, as participantes ampliaram sua visão sobre o cooperativismo e sobre seu próprio papel como lideranças.

Essa vivência foi muito além da teoria. Foi um encontro de culturas, outros olhares e experiências que ampliam nossos saberes e nos transformam”, destaca a participante Josy Lobo, Gerente Administrativa da cooperativa Unifisio.

O contato com outra cultura provocou reflexões sobre a importância de reconhecer oportunidades, valorizar recursos disponíveis e ampliar o compromisso com a transformação, como aponta Sônia Sabino, supervisora de controle da Cooproeste. “Outro ponto marcante foi a vivência com mulheres da área rural. Em condições desafiadoras, especialmente em regiões de grande altitude, observou-se um modo de produção baseado no esforço direto, com atividades realizadas manualmente, desde o plantio até a colheita. Ainda assim, o que mais se destacou foi a postura dessas mulheres: não apenas produzem, mas demonstram orgulho, resiliência e amor pelo que fazem”.

A experiência também reforçou a importância de revisitar as origens do cooperativismo, compreender o propósito, fortalecer valores e reconhecer o impacto coletivo gerado pelas ações no território.

Para Jussiara Lessa, gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA, foi mais um passo importante para consolidar a visão estratégica de que equidade de gênero é pilar para o fortalecimento do cooperativismo. “Quando investimos na capacitação das mulheres, ampliamos lideranças, impulsionamos o desenvolvimento sustentável e construímos cooperativas mais diversas, inclusivas e inovadoras. O encerramento deste ciclo não é um ponto final, mas o início de uma nova fase. Agradecemos a parceria da Universidad de Manizales, ao empenho de cada cooperativa e, especialmente, à coragem e dedicação de cada mulher que aceitou o desafio de se tornar protagonista da sua própria gestão. Que possamos multiplicar esses conhecimentos e fortalecer o cooperativismo com a força e a sensibilidade feminina”, concluiu a gestora.

 

Um ciclo que continua

 Mais do que uma viagem, o intercâmbio deixou um legado. As participantes retornaram às suas cooperativas com novos aprendizados, e o compromisso de transformar conhecimento em prática, replicando experiências e ampliando o impacto do cooperativismo em seus territórios.

Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, apoiar essa experiência reafirma o compromisso da organização de que equidade de gênero também é estratégia para fortalecer o cooperativismo, ampliar lideranças e gerar transformação social.

Por Ascom Sistema Oceb

Cooperativas baianas participam do ICS

  • Nenhum

Evento teve como foco a integração e soluções para o Semiárido

Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, 50 representantes de 19 cooperativas baianas, com o apoio do Sistema Oceb, participaram do International Coop Semiárido (ICS), realizado em Juazeiro/BA. O evento reuniu cooperativas de diversos estados do Nordeste e foi organizado como um espaço de diálogo sobre os desafios e possibilidades do cooperativismo na região semiárida.

 

Construção coletiva e troca de experiências

Com uma proposta colaborativa, o ICS envolveu os participantes em palestras, painéis e workshops temáticos, onde os grupos discutiram temas como Tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável, Mudanças climáticas e adaptação, Educação e capacitação e Desenvolvimento econômico e social. Nos espaços dos workshops, o público debateu e propôs sugestões para o desenvolvimento do cooperativismo no semiárido. As contribuições de cada grupo foram levadas à plenária final e vão compor o Manifesto ICS, documento que reunirá ideias e compromissos coletivos para o futuro da região. 

O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, avaliou a importância do encontro, relembrando o convite da unidade estadual da OCB pernambucana para ser correalizador do evento: “Recebemos à época, com entusiasmo, o convite do Sistema OCB-PE para que a Bahia integrasse a correalização do ICS. Entendemos que esse evento representa uma oportunidade relevante neste Ano Internacional das Cooperativas, pois promoveu o diálogo entre cooperativas de diferentes ramos e estados do Nordeste sobre soluções inovadoras e sustentáveis para o Semiárido brasileiro”.

Abertura do evento

Durante a cerimônia de abertura, a conselheira da Oceb, Maria Vandalva, representando o Sistema Oceb em nome do presidente Cergio Tecchio, reforçou a força do cooperativismo no Semiárido.  “É com muita satisfação que a gente participa, apoia, acredita na potência desse evento, que tem uma programação que demonstra a grande potencialidade dessa região semiárida (...) As cooperativas mudaram e estão mudando o semiárido, e poderão fazer muito mais ainda pelas mudanças que são necessárias para que o semiárido seja esse lugar de possibilidade e de prosperidade. O cooperativismo não como uma alternativa, mas como realidade. Porque nós não vamos construir, já estamos construindo um espaço melhor.”

Durante o evento, a vivência da intercooperação foi destacada por muitos participantes, como expressou Jair Romualdo, presidente da Coomap e integrante da delegação baiana: “Pela primeira vez, me senti intercooperando sem pensar no meu ramo ou na minha cooperativa. Me senti útil na construção de um mundo melhor, verdadeiramente dentro do cooperativismo, independente do ramo, segmento ou tamanho do negócio. Tive a oportunidade de conhecer projetos maravilhosos, como os da EMBRAPA e do IRPAA. Só o cooperativismo para nos dar essa oportunidade!”.

Os palestrantes e painelistas abordaram temas importantes sobre o papel das cooperativas no cuidado com o planeta e na construção de um futuro mais sustentável; e esses assuntos estão na agenda do dia, considerando a proximidade da COP30, que será realizada no Brasil. Esse aspecto foi observado pelos participantes. “As temáticas que foram discutidas aqui foram fundamentais para pensar o futuro do cooperativismo no Brasil e no mundo, especialmente com a COP 30 que está chegando, dialogando diretamente com os ODS”, destacou Nélio Costa, cooperado do Sicoob Norte Sul.

A participação baiana no ICS reafirma o compromisso do Sistema Oceb com o fortalecimento das cooperativas do estado. A busca por soluções para o Semiárido passa pela articulação regional, pelo planejamento e pela cooperação entre os ramos.

Que venham mais eventos como esse, que incentivem o diálogo e a construção conjunta de soluções concretas para o desenvolvimento das cooperativas,” concluiu Cergio Tecchio.

Confira mais depoimentos sobre o evento clicando para acessar este vídeo.

O ICS teve uma ampla cobertura nas redes sociais das unidades estaduais do Nordeste:

Perfil do Instagram do Sistema OCB/PE

Perfil do Instagram do Sistema OCB/PB

Perfil do Instagram do Sistema Oceb

 

Por Ascom Sistema Oceb

Dia C na Bahia atende 46 municípios baianos e capital gaúcha em 2024

  • Nenhum

Ao longo do último ano, 24.057 pessoas foram beneficiadas por meio de 58 iniciativas

promovidas por 36 cooperativas no estado com o apoio de 2.090 voluntários

 

O Dia de Cooperar - Dia C é a expressão do interesse pela comunidade por parte das cooperativas. As ações promovidas que unem, celebram e dão visibilidade ao impacto socioambiental gerado pelas cooperativas são uma característica presente no modelo de negócios cooperativista desde o surgimento. Durante o ano de 2024 na Bahia, as iniciativas do Dia C promovidas pelas cooperativas no estado alcançaram 24.057 pessoas.

A atuação próxima e junto às localidades onde estão situadas é sempre destacada a partir das ações do Dia de Cooperar. É o que defende o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio. “O Dia C demonstra a proximidade e a relação bem construída pelas cooperativas com as populações locais de onde atuam e geram negócios. O engajamento das cooperativas nas ações faz com que o cooperativismo seja reconhecido como um modelo de negócios justo, sustentável e que leva prosperidade a todos”, explicou ao comentar sobre a importância do Dia C.

 

Ações de intercooperação

Unir esforços em prol do bem comum é uma possibilidade propiciada pelo Dia C e aproveitadas por cooperativas na Bahia no último ano. Um exemplo foi o Dia C promovido pela  Cooper Doctor Saúde, Forte Saúde, a Lifecoop, o Sicoob Central BA, o Sicoob Coopere, o Sicoob Cred Executivo, o Sicoob Extremo Sul, o Sicoob Sertão, o Sicredi Centro-Sul MS/BA, a Unifisio e a Uniodonto Salvador no bairro de Narandiba, na capital baiana. Na ação de intercooperação, as 11 cooperativas participantes ofereceram gratuitamente a centenas de moradores locais serviços em saúde, finanças, assessoria jurídica e atividades recreativas para adultos e crianças.

 

 

Outra realização do Dia C em intercooperação ocorreu em Irecê com atividades desenvolvidas pela Coperil, Copirecê, Cooper-grãos, Sicoob Sertão, Supermercado Coobrasil e Unimed Vale do São Francisco, cooperativas que atuam no município da Chapada Diamantina. Ao longo de 2024, foram promovidas iniciativas como doação de sangue ao Hemoba local, doações de alimentos, roupas, calçados e brinquedos voltados às famílias da região, além da arrecadação e destinação de brinquedos ao parquinho da Cooperativa Educacional de Porto Alegre, em uma ação de solidariedade ao povo gaúcho, estimulada pelo Dia C no último ano, e que foi severamente afetado pelas maiores enchentes já registradas no estado.

 

 

Em Luís Eduardo Magalhães, as cooperativas Cooperfarms, CoopGNP, Cooproeste, Cootransf, Sicredi União MS, TO e Oeste da Bahia e Unibahia promoveram a oitava edição da campanha “Doar Faz Bem”, em parceria com a Fundação Hemoba. O objetivo foi coletar bolsas de sangue e realizar o cadastro de doadores de medula óssea para o Hemocentro Regional de Barreiras, único no Oeste da Bahia, responsável pelo atendimento de 23 municípios. Como resultado foram coletadas 520 bolsas de sangue e realizados 140 novos cadastros de doadores de medula óssea.

 

 

 

 

Mobilização do Dia C 2024

Para o Dia C 2024, o cooperativismo na Bahia mobilizou 2.090 voluntários em 58 iniciativas que atenderam 46 municípios baianos, além da capital do Rio Grande do Sul. As atividades foram executadas por 36 cooperativas e contaram com o apoio do Sistema Oceb. Dentre suas atribuições, estão ações de promoção social voltadas a dirigentes, gestores, equipes de trabalho das cooperativas na Bahia, cooperados e respectivos familiares no estado.

 

Novidade no Dia C 2025

Tradicionalmente celebrado e com ações em todo o Brasil no primeiro sábado de julho, quando é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo – Coops Day, o Dia C a partir de 2025 passará por alteração de data. Neste ano, o maior programa de estímulo às práticas socioambientais pelas cooperativas brasileiras será realizado no último sábado de agosto, em 30 de agosto. A data selecionada é próxima ao Dia Nacional do Voluntariado que é comemorado anualmente em 28 de agosto.

A mudança planejada pelo Sistema OCB em conjunto com as Unidades Estaduais do cooperativismo visa dar maior foco ao Dia C e as ações em prol da comunidade promovidas pelas cooperativas brasileiras com ênfase no trabalho voluntário. Assim, as comemorações serão deslocadas do Dia Internacional do Cooperativismo, que em 2025 terá como destaque as atividades relacionadas ao Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU.

Para saber mais sobre o programa de promoção social na Bahia, acesse nossa página exclusiva dedicada ao Dia C no portal do Sistema Oceb. Todas as iniciativas promovidas neste ano de 2025 já podem registradas na plataforma Bússola Social. A ferramenta auxilia o cooperativismo na Bahia e no Brasil no levantamento de informações das ações socioambientais voluntárias promovidas pelas cooperativas ao longo do ano.

 

Por Ascom Sistema Oceb

 

Sistema Oceb incentiva doação de órgãos na Bahia

  • Artigo Principal

Iniciativa ocorre durante o Setembro Verde com ações de incentivo
à doação de órgãos e da decisão de ser comunicada aos familiares

 

Pelo oitavo ano seguido, o Sistema Oceb, composto pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - Oceb e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, realiza a campanha “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família”. Desde 2017, essa iniciativa reforça o compromisso do cooperativismo baiano com a comunidade, alinhando-se ao sétimo princípio cooperativista, que é o interesse pela comunidade. Para fazer a mensagem ser ampliada e chegar a diferentes lugares, a campanha conta com um importante apoio, conforme explica Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb. “A Coopere com a Vida acontece todos os anos com a participação das cooperativas em diferentes regiões da Bahia. Aproveitamos o Setembro Verde, mês de celebração do Dia Nacional da Doação de Órgãos, para estimular que mais pessoas se declarem doadoras de órgãos e comuniquem a decisão aos familiares”, explica o dirigente do cooperativismo baiano.

A campanha ganha ainda mais relevância ao considerarmos os dados alarmantes: a Bahia finalizou o primeiro semestre deste ano com 3.488 pacientes na lista de espera, um aumento de 24% em relação ao primeiro semestre de 2023, segundo o Registro Bahiano de Transplantes (RBATX), elaborado pela Coordenação Estadual de Transplantes vinculado à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.   

Este ano, a campanha "Coopere com a Vida" adota o conceito criativo de “corrida pela vida”. A ideia é demonstrar a urgência que envolve o processo de captação e doação de órgãos e a necessidade de que mais potenciais doadores informem previamente o interesse à família.    

  

Dia Nacional da Doação de Órgãos

Comemorado no dia 27 de setembro, data instituída pela Lei nº 11.584/2007, o Dia Nacional da Doação de Órgãos, é abraçado pelas cooperativas baianas, parceiros e outras entidades com ações de sensibilização e conscientização sobre o tema de relevância e impacto para a sociedade.

O Sistema Oceb convida todos os baianos a se juntarem a essa corrente de solidariedade, ajudando a diminuir a fila de espera por transplantes e oferecendo a chance de uma nova vida para quem precisa. Portanto, reflita e seja um doador de órgãos e avise a sua família sobre sua decisão.

Para mais informações sobre a campanha, visite o perfil oficial em @cooperecomavida e o site: https://somoscooperativismo-ba.coop.br/

 

Por Ascom Sistema Oceb

Inscrições abertas para penúltima etapa do COOPS Competitivas e Sustentáveis

O Programa COOPS Competitivas e Sustentáveis realiza nos próximos dias 6, 8 e 10 de novembro capacitação online sobre Governança e Liderança, penúltima etapa de uma série de oficinas direcionadas a cooperativas baianas registradas no Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB).

As capacitações fazem parte de projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A oficina começa às 8h e abordará temas como inovação, governança e desenvolvimento de liderança, trazendo especialista em gestão de cooperativas nacionais e internacionais.

Ao longo dos últimos três meses, o Programa COOPS Competitivas e Sustentáveis já realizou cinco capacitações sobre Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), novas tecnologias e competitividade, integração de cadeias nacionais globais de valor, estratégias de acesso a recursos nacionais e internacionais e estratégia de comunicação.

A sexta e penúltima capacitação é online e ainda é possível realizar a inscrição no link.

As cooperativas participantes terão prioridade para integrar o novo programa de Assistência Técnica às cooperativas baianas, que será lançado nos próximos meses, visando ao aumento da sustentabilidade e da competitividade dessas organizações, por meio do alinhamento à Agenda 2030.

 
Sobre o projeto

As capacitações fazem parte do projeto de SESCOOP-BA e PNUD dedicado a fortalecer a competitividade das cooperativas baianas a partir da implementação dos ODS e da Agenda 2030, contribuindo para a geração de ocupação e renda no Estado da Bahia.

Com prazo de 24 meses, a iniciativa produziu diagnóstico sobre a realidade do sistema cooperativista baiano e está elaborando, de forma participativa, estratégias de sustentabilidade e competitividade para 60 cooperativas que receberão assessoria técnica.

O objetivo é impulsionar a Agenda 2030 nas atividades cooperativas, ampliar produção, rentabilidade e possibilitar acesso a novos mercados, e, por fim, será efetuada a avaliação de impacto e compartilhadas as boas práticas construídas.

Sistema Oceb participa de seminário de diversidade em universidade

  • Nenhum

A iniciativa aproxima o cooperativismo baiano
da produção científica desenvolvida nas universidades

 

O tema da diversidade vem ganhando destaque nos debates da sociedade contemporânea e que envolvem o acesso ao mercado de trabalho e ao setor produtivo de extratos da população carentes de maior presença e representatividade. Nesse sentido, o cooperativismo vem buscando dar voz e vez a grupos mais diversos nas atividades desenvolvidas em iniciativas que procuram identificar o problema e propor soluções em busca de mais diversidade. Assim, o Sistema Oceb apoiou a primeira edição do Seminário Cooperativismo e Diversidade que ocorreu na última quinta-feira (30/10) e sexta-feira (31/10) na Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB, em Cruz das Almas. O evento híbrido contou com transmissão on-line pela TV UFRB. Aproximadamente 200 pessoas participaram entre estudantes, mulheres rurais de associações do Recôncavo Baiano, representantes das cooperativas dos estudos, entidades de representação, representantes do poder público que estão executando políticas para favorecer o cooperativismo e as organizações coletivas.

Essa é uma das iniciativas que aproxima o cooperativismo da Universidade e da sociedade civil, possibilitando a discussão sobre o modelo de negócio cooperativo. A superintendente da Oceb, Ially Carmo, participou da mesa “Caminhos para a Construção de um Cooperativismo com mais Diversidade”. “Foi uma experiência ímpar no sentido de estarmos discutindo uma temática que ainda é tão distante da realidade das cooperativas, o conceito de diversidade. A pesquisa que foi apresentada evidenciou o quanto precisamos caminhar ainda para termos, de fato, um cooperativismo mais diverso. Por óbvio que muitas estratégias já estão sendo adotadas. Já há uma mudança de cenário dentro das cooperativas, já há um movimento realizado pelos comitês, Elas pelo Coop, pelos comitês de jovens, Geração C. E no estado da Bahia nós temos esses dois comitês que vão trabalhar cada vez mais essa temática. Então foi um evento rico e de muitas conexões.” afirmou.

Para a professora realizadora do projeto, Eliene Anjos, o seminário é um marco no campo do cooperativismo por refletir temas como participação da população negra, povos e comunidades tradicionais, papel da juventude e equidade de gênero. “Então tem uma relevância muito grande, porque o cooperativismo é apontado como um mecanismo de assegurar os objetivos dos movimentos sustentáveis, principalmente aqueles que falam da redução das desigualdades, da equidade de gênero, de combate à fome, da agricultura sustentável”, destacou a professora.

Vinícius foi um dos estudantes que vivenciou o projeto desde a etapa de idealização. Ele conheceu o cooperativismo dentro da universidade. Hoje ele é estudante do curso de Gestão de Cooperativas e destaca a importância do evento. “Discutir a diversidade, principalmente no que se refere à geração no campo do cooperativismo, me fez ter uma visão da realidade e das ações que podem ser adotadas pelas cooperativas para valorizar os jovens no espaço rural”, concluiu.

A coordenadora do Comitê de Jovens Cooperativistas da Bahia - Geração C BA, Daniele Scopel, foi uma das palestrantes do painel “Juventude e Cooperativismo: uma relação em construção”, que buscou inspirar e desenvolver o papel de protagonismo entre os estudantes. “O evento é um importante momento, para reunir jovens e conscientizá-los sobre a importância deles no modelo cooperativo, além de ser uma oportunidade para apresentarem suas ideias para fortalecer o cooperativismo”, declarou.

O evento trouxe a discussão sobre diversidade no cooperativismo para o poder público, sociedade civil e as cooperativas, destacando a importância de equipes diversas. Valdirene Oliveira, presidente da Cooperativa Ser do Sertão, ressaltou as discussões acerca das dificuldades das mulheres acessarem os cargos de lideranças. “Nas mesas foram discutidas, a questão do papel da mulher na presidência, das dificuldades que a mulher enfrenta. As pesquisas que foram feitas apontam o índice de mulheres, de poucas mulheres na frente da cooperativa, principalmente nos conselhos administrativos. Isso mostra também a luta que a gente precisa ter para garantir a sustentação, qualificação dessas mulheres, dessas pessoas dentro do espaço que ocupam. Ainda existe muita dificuldade de ter mulheres e mulheres negras dentro desse espaço também, isso é uma pauta que vem com muita força”, refletiu a dirigente da cooperativa baiana sediada em Pintadas, no sertão do estado, uma das lideranças cooperativistas convidadas para o seminário.

 

Por Ascom Sistema Oceb 

Cooperativas baianas avançam com nova certificação do Selo Lilás

  • Nenhum

Reconhecimento reforça o compromisso das cooperativas com a promoção da equidade de gênero

 

O cooperativismo baiano segue avançando na construção de ambientes mais justos, diversos e inclusivos. Na terceira edição da certificação do Selo Lilás, realizada na Casa do Comércio, em Salvador - BA, no dia 30 de março, cooperativas do estado foram reconhecidas por suas práticas voltadas à promoção da equidade de gênero e valorização das mulheres.

O Selo, concedido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia, reconhece organizações que desenvolvem ações concretas de enfrentamento à desigualdade, ao assédio e à violência, além de promoverem oportunidades mais justas no ambiente de trabalho.

A Deputada Estadual, Neusa Cadore, durante seu discurso de abertura no evento, apresentou números sobre o Programa: “Somando as certificações realizadas nos anos de 2025 e 2026, o Selo Lilás contabiliza um total de 227 certificadas, sendo que 50 são recertificadas. E 61 são novas certificações. Esses números somam 64 entidades, 47 empresas, sendo estas mais de 40% empresas de grande porte”.

Em 2025, 11 cooperativas registradas na Oceb foram reconhecidas como instituições que valorizam o trabalho realizado por mulheres e constroem ambientes laborais mais inclusivos (clique aqui e relembre quais foram). Já nesta edição, cinco cooperativas baianas foram certificadas: Sicoob Crediconquista, Sicoob Inova, Sicredi Centro-Sul MS/BA, Unifisio e Unicred Sudoeste da Bahia. Além disso, a Oceb e mais quatro cooperativas - CoopGNP, Cooperativa Ser do Sertão e Uniodonto Paulo Afonso, foram recertificadas, demonstrando a continuidade e o fortalecimento dessas práticas ao longo do tempo.

Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a conquista demonstra como a equidade de gênero vem ganhando força no estado: “A cada nova certificação, vemos o cooperativismo baiano avançar de forma concreta na construção de ambientes mais justos e inclusivos”.

 

O papel do Sistema Oceb

O Sistema Oceb tem atuado de forma estratégica para incentivar e apoiar as cooperativas nesse caminho, estimulando a adoção de boas práticas e o fortalecimento da agenda de equidade no cooperativismo baiano. Exemplo dessa atuação é o incentivo dado pelo Comitê de Mulheres Cooperativistas Elas Pelo Coop BA para que cooperadas, empregadas de cooperativas e esposas de cooperados se organizem para a criação de Comitês de Mulheres locais para ampliar a participação e o protagonismo feminino.

Para o Sistema Cooperativista Baiano, o protagonismo feminino não é pauta, ele é estratégia e o Elas Pelo Coop veio para somar as estratégias que já temos ao longo desses 15 anos trabalhando com mulheres, que já estão no cooperativismo. Agora vamos buscar os lugares de decisão. Esse é o nosso propósito com o Elas Pelo Coop, capacitando pela liderança, comentou Ially Carmo, superintendente da Oceb e que foi à cerimônia de cerificação representando o presidente Cergio Tecchio.

 

Uma certificação que se fortalece na prática

Mais do que um reconhecimento, o Selo Lilás é um movimento consistente dentro do cooperativismo baiano de promover ações voltadas para as mulheres, contribuindo para ambientes mais respeitosos e diversos.

A certificação foi recebida com alegria pela gerente de estratégia e negócios do Sicob Crediconquista, Lyssa Araújo. “Nós estamos muito felizes de estar recebendo essa certificação pela primeira vez. A nossa cooperativa é uma empresa que cuida das mulheres, que preza pela diversidade de gênero. Além disso, nós fazemos várias ações para que as mulheres estejam cada vez mais presentes na liderança, ações de educação, de incentivo, compartilhamos as histórias entre as mulheres. Isso faz com que todas nós possamos crescer juntas. Então nós estamos muito felizes mesmo.”

Para a coordenadora do Comitê de Mulheres Elas Pelo Coop da cooperativa Unifisio, Sandra Cohim, receber o Selo Lilás é um reconhecimento do que a cooperativa tem ofertado: “condições maravilhosas para que a mulher se sinta poderosa, capacitada, competente para assumir a liderança nas melhores condições de trabalho”, comentou.

A recertificação das cooperativas Ser do Sertão, CoopGNP e Uniodonto Paulo Afonso e da própria Oceb demonstra que esse não é um movimento pontual, mas reforça o papel do cooperativismo como agente de mudança, capaz de gerar impacto positivo não apenas na economia, mas também na vida das pessoas e nas comunidades.

Glaucia Cristina, Coordenadora do Comitê de Mulheres da CoopGNP, falou sobre a trajetória da cooperativa de transporte, localizada em Luís Eduardo Magalhães, que foi certificada em 2024 (confira quem mais foi certificada neste ano) e, em 2026, ganha novamente o Selo. “Foram 2 anos de trabalho, foram 2 anos de conquistas, de crescimento da mulher dentro do negócio. Nós começamos a ter um olhar diferente sobre a participação feminina dentro da nossa cooperativa, e isso trouxe melhorias, trouxe delicadeza, preencheu lugares que antes não eram preenchidos. Então esse certificado é muito bem recebido.”

Ao fortalecer a equidade de gênero, o cooperativismo baiano reafirma seus princípios e amplia seu impacto, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e com melhores oportunidades para todos.

Confira no Instagram do Sistema Oceb um vídeo sobre o evento.

Por Ascom Sistema Oceb

Comitê Elas pelo Coop fortalece representatividade feminina na Bahia

  • Nenhum

Nova gestão 2026/2027 reforça continuidade e compromisso

 

O Comitê Elas pelo Coop BA, que teve a nova gestão empossada pelo presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, durante reunião do Conselho Diretor da Oceb, realizada no dia 17 de novembro,  promoveu, no final de 2025, uma reunião on-line que marcou um momento significativo de continuidade e renovação no movimento de mulheres cooperativistas da Bahia.

Em 2025, o cooperativismo baiano avançou de maneira expressiva na organização e constituição de instâncias de representatividade feminina. Hoje, o estado conta com 13 comitês de mulheres em cooperativas, além do Comitê Estadual Elas pelo Coop BA, fortalecendo a voz feminina nas diversas regiões e ramos do cooperativismo. 

Entre os comitês ativos estão iniciativas em cooperativas como Coopric, Sicoob Extremo Sul, Uniodonto Paulo Afonso, Ser do Sertão, Unifisio, Sicoob Credcoop, Cooeps, CoopGNP, Sicoob Norte Sul, Sicoob Coopere, Sicredi Centro Sul MS/BA, Cootralem e Coomap, além do comitê estadual que atua de forma articulada com essas experiências locais. 

O ano de 2025 foi marcado por uma série de encontros e atividades que reforçaram a participação feminina no modelo de negócios cooperativista:

Esses encontros foram oportunidades de aprendizado, fortalecimento de conexões e construção coletiva de estratégias que têm consolidado a participação feminina no cooperativismo baiano.

 

Nova gestão 2026/2027: continuidade e representatividade

Em clima de celebração e confiança no futuro, a nova gestão do Comitê Elas pelo Coop BA foi anunciada com a reeleição de Vera Lúcia Ventura como coordenadora e Sandra Mary Cohim como vice-coordenadora para o mandato 2026/2027. A continuidade da liderança representa a solidez do trabalho iniciado nos anos anteriores e a disposição de avançar ainda mais na promoção de igualdade, voz e protagonismo feminino no cooperativismo. 

Para Vera Lucia, a continuidade na coordenação do comitê viabiliza a ampliação de um trabalho que iniciou de forma incipiente em 2021, e que, ao longo dos anos, vem ganhando forma e amplitude. “Estou feliz e muito animada em poder seguir conduzindo o Comitê Estadual, e tenho certeza de que o trabalho que estamos realizando tem gerado impacto positivo em todo estado. Agradeço as mulheres do Elas pelo Coop BA pelo trabalho coletivo que estamos desenvolvendo” destacou a coordenadora.

A vice-coordenadora, Sandra Cohim, destacou a importância do comitê estadual na inspiração para os comitês nas cooperativas. “Atuar no comitê estadual tem sido algo inspirador, pois alinhamos de forma intencional aquilo que desejamos ver crescer nas mulheres: a sua força e liderança”.

O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, destacou a importância do trabalho das mulheres cooperativistas e o papel do comitê no fortalecimento do cooperativismo na Bahia:

“O Comitê Elas pelo Coop BA representa um espaço essencial para dar voz, protagonismo e liderança às mulheres dentro do cooperativismo. É através dessa atuação articulada e colaborativa que ampliamos a participação feminina nas instâncias decisórias e promovemos um modelo de negócios mais diverso, inclusivo e sustentável. O Sistema Oceb celebra cada ação, encontro e conquista do comitê, e reafirma seu compromisso em estar ao lado dessas lideranças que transformam positivamente nossas cooperativas e comunidades” - Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb. 

O Elas pelo Coop BA materializa o desejo do Sistema Oceb em alcançar a equidade de gênero no Cooperativismo Baiano, com ações positivas para empoderar mulheres, além disso, há uma intenção para contribuirmos com a agenda 2030, em especial o ODS 5 - “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

 

Agradecimento e boas-vindas

O Sistema Oceb agradece o trabalho, a dedicação e o engajamento de Adriana Silva (Sicoob Coopere), ao longo de sua participação no comitê, reforçando que sua trajetória será lembrada como parte da construção da presença feminina no cooperativismo baiano. Ao mesmo tempo, dá as boas-vindas a Aline Carvalho, desejando que sua atuação contribua para ampliar ainda mais o impacto e o alcance das ações do Elas pelo Coop BA.

Por Ially Carmo (com adaptações Ascom Sistema Oceb)