Inovação é pauta principal do Coopera Sudoeste
Notícias negócios
Quando o Coopera Sudoeste foi idealizado, quem imaginaria que a sua 2ª edição iria romper as barreiras geográficas da Região Sudoeste da Bahia para ser realizado para todo o mundo? Foi o que ocorreu no dia 16/9 (quinta-feira), quando o evento precisou ser adaptado ao formato virtual. Para além da necessidade de cumprir os protocolos de saúde e segurança, impostos pela pandemia, a realização do 2º Coopera Sudoeste, nesse novo modelo, foi uma demonstração de que se pode e deve inovar para superar os desafios.
Realizado de dois em dois anos, o Coopera Sudoeste é uma experiência de intercooperação entre as cooperativas com atuação no sudoeste baiano, de diferentes ramos, são elas: Coopmac, Unimed do Sudoeste, Sicoob Credcoop, Sicoob Cred Executivo, Sicoob Crediconquista e CTES, que se unem para a promoção desse evento. A edição deste ano ocorreu com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Sistema Oceb, e contou com a participação de presidentes, dirigentes, gestores e funcionários de cooperativas, além de um público interessado na temática, que acompanharam as palestras de Roberto Rodrigues, um dos principais precursores do cooperativismo no mundo, e Arthur Igreja, referência em "inovação disruptiva, com abordagens sobre “Inovação voltada ao Cooperativismo”, assunto que tem sido muito debatido pela sua relevância no cenário atual.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, fez a abertura do evento, destacando o empreendedorismo coletivo pujante da região sudoeste da Bahia e a grandeza das cooperativas que atuam nos municípios que abarcam essa região. Ele também reforçou que é uma honra para a Oceb e o Sescoop/BA serem parceiros das cooperativas para a realização do Coopera Sudoeste e, complementou: “Os princípios e valores do cooperativismo são magníficos, mas precisamos transformá-los em negócios. Temos que fazer o diferente na sociedade, mostrando que fazemos negócios de uma forma diferente, democrática e empreendedora, sempre respeitando as pessoas”.
A escolha desse tema convergiu com o momento que a sociedade e as cooperativas vivem, como destacou Paulo Cesar, presidente do Sicoob Crediconquista: “O 2º Coopera Sudoeste, com o tema inovação, portanto, na contemporaneidade própria do universo atual, trouxe a clareza e o discernimento prático da utilização das ferramentas pós-modernas da TI [Tecnologia da Informação], robótica, velocidade 5G, mundo virtual, Open Finance, postos à mesa, sem perder a noção da simplicidade dos processos e do cuidado com os custos. Os palestrantes brilharam do alto dos currículos de excelência internacional, com a racionalidade dada pelo conhecimento profundo das nossas vicissitudes e da realidade das nossas rotinas. Conhecimento que transforma!”, refletiu.
Para além da concretização do evento, o processo de organização também traz aprendizados e reflete o jeito cooperativista de ser. "Esta segunda edição do Coopera Sudoeste foi um sucesso! Assim como na edição passada, abordamos um tema atual e importante para nossas cooperativas – que é a inovação. A inter-relação estabelecida, até mesmo nas reuniões que precederam o evento, foram fundamentais para uma maior integração entre aqueles que exercem o Cooperativismo no sudoeste da Bahia. Ter um evento com a participação de Roberto Rodrigues e Arthur Igreja foi a coroação de todo o projeto, porque mais importante que as palestras foram os momentos de intercooperação que aconteceram para que tudo fosse possível. Acredito que a participação das pessoas evidencia o sucesso e o impacto que esta edição alcançou e tenho certeza que a próxima edição acontecerá num outro momento, de forma presencial ou híbrida – isso o futuro vai dizer – com as pessoas entendendo o espírito do Coopera Sudoeste”, comentou Jaymilton Gusmão, vice-presidente da Coopmac.
Para Marta Dutra, assistente de relacionamento com o cliente da Unimed do Sudoeste, foi relevante a relação do tema com a pandemia e os negócios das cooperativas. “O evento nos mostrou, através das palestras, que nesse novo cenário de pandemia as cooperativas se tornam mais fortes do que nunca e com grandes oportunidades por meio da inovação, bastando apenas entender, de fato, a sua necessidade no meio da economia e sociedade”.
A TROCA DOS STANDS PELAS TELAS
A interação que existia no presencial, por meio das visitas e conversas aos stands, onde as cooperativas expunham seus produtos e serviços, foi substituída pelas interações através do chat, com comentários que agregaram, e muito, ao evento. “Mesmo em formato virtual, foi um excelente evento, pois considerei o tema bastante relevante para os dias atuais, onde devemos mudar antigos costumes, para o novo fazer parte de nossas vidas. O que mais gostei de ouvir dos palestrantes foi os mesmos afirmarem que o Cooperativismo é o caminho para promover o fortalecimento da inovação, e que as lideranças e especialistas da área devem projetar um cooperativismo mais inovador e virtuoso sem abrir mão das suas raízes”, comentou Rejane Silva, presidente do Sicoob Credcoop.
O evento também foi bem avaliado por Jeovan Souza, gestor de segurança do trabalho da Coopmac, que já está na expectativa para a próxima edição. “A segunda edição do Coopera Sudoeste foi muito boa! As palestras foram excelentes, tanto Roberto Rodrigues, como Arthur Igreja, pontuaram esse assunto - tão fundamental para nossas cooperativas - de modo muito objetivo. Eu gostaria de parabenizar as cooperativas que fizeram esse evento acontecer e deixaram na gente a expectativa para o próximo. Me sinto agradecido por fazer parte do movimento cooperativista aqui no Sudoeste da Bahia!”.
HOMENAGEM MERECIDA
Os organizadores do evento homenagearam o sr. Valeriano de Almeida, ex-presidente do Sicoob CrediConquista, ex-Conselheiro Fiscal do Sescoop/BA, que nos deixou em 2020, e foi um dos idealizadores do Coopera Sudoeste. Todo seu legado para o desenvolvimento do Cooperativismo no sudoeste baiano, onde sempre atuou difundindo os princípios e defendendo os valores cooperativistas, fizeram a diferença na região.
Por Ascom Sistema Oceb
Conteúdos Relacionados [Negócios]
Cooperativismo Baiano se fortalece no WCM 2024
- Nenhum
O evento celebrou 10 anos abordando liderança exponencial
Completando uma década de realização, o World Coop Management (WCM) 2024, um dos maiores congressos de gestão e inovação do cooperativismo, apresentou novidades e informações que ajudam a moldar o futuro do cooperativismo, que está sendo traçado agora. Com o tema Liderança Exponencial, o evento aconteceu nos dias 14 e 15 de outubro em Belo Horizonte, reunindo pensadores de destaque, líderes globais e gestores cooperativistas que discutiram as principais tendências do setor.
Durante os dois dias de imersão, os representantes da Bahia, que foram ao evento apoiados pelo Sistema Oceb, tiveram a oportunidade de se conectar com temas como liderança criativa, ESG, inovação e transformação digital. Palestrantes como Nathan Schneider, Howard Brodsky, Marcos Simões Coelho e Matteo Rizzi abordaram conteúdos que fortalecerão a atuação das cooperativas, permitindo que elas continuem crescendo e ampliando sua participação no mercado.
Para Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, a presença do cooperativismo baiano em eventos como o WCM é fundamental para manter as lideranças cooperativistas atualizadas com as principais tendências globais de gestão.
“Nosso objetivo é conectar o cooperativismo da Bahia às grandes tendências de mercado, tanto nacional, quanto internacional, para que possamos levar essas práticas inovadoras para nossas cooperativas. Isso é fundamental para a conquista de novos mercados e para nos aproximarmos da meta compartilhada por todo cooperativismo nacional de chegar a R$ 1 trilhão de Prosperidade até 2027”, destaca Tecchio.
Delegação baiana no WCM 2024
Durante o congresso, um ponto de encontro dos cooperativistas foi o estande do SomosCoop. Com um espaço interativo e visualmente atraente, os congressistas tiveram a oportunidade de tirar fotos no painel exclusivo da campanha de valorização do cooperativismo brasileiro. A grande atração do estande foi o game JornadaCoop, que ofereceu aos cooperados uma experiência imersiva, reforçando de maneira inovadora a importância das soluções oferecidas pelo Sistema OCB para as cooperativas.
Ter acesso a novas ideias e métodos modernos é fundamental para que as cooperativas da Bahia e seus líderes sigam se destacando em um mercado que está sempre mudando e ficando mais competitivo. Por isso, o Sistema Oceb continua ao lado das cooperativas baianas, oferecendo todo o suporte para que elas possam inovar e melhorar suas práticas de gestão.
Conecte-se ao evento através dos relatos
“O evento sempre nos convida à reflexão acerca do futuro do nosso modelo de negócio, associando o movimento das novas tecnologias à necessidade de adaptações nos modelos de gestão atual em um mundo tão complexo. Nada ficou tão marcado para mim nesta edição de 2024 quanto o fato de que cada vez mais precisamos usar o coração. Usar o coração no trabalho, na liderança numa era tão digital, no atendimento aos cooperados. Ficou claro que a liderança exponencial é aquela que acelera pessoas, com a bravura da ação do coração, impulsionando as ’bicicletas” do mundo para que o mundo possa ser feliz também!". Taíse Cersosimo – Gerente de Estratégia e Gestão do Sicoob Central BA
“Saio do WCM renovado de ideias, conhecimento e muita vontade de continuar contribuindo com o cooperativismo. Vejo na intercooperação uma oportunidade cada vez mais sólida para avançarmos. Agradeço a cada um de vocês pela companhia e aprendizado. Estou disposto a contribuir com o cooperativismo e juntos podermos fazer o nosso melhor!”. Fernando Scapini – Presidente da CoopGNP
“Foi um privilégio estar em um momento tão significativo, ouvindo e aprendendo com pessoas inspiradoras. A experiência foi extremamente enriquecedora. Que possamos colocar em prática os ensinamentos e replicar as experiências positivas em nosso cotidiano, acredito que seja este o objetivo principal da nossa participação.” Neire Ane – Diretora de relacionamento do Sicoob Extremo Sul
“Mais um evento de grande envergadura! Nos foi dada a oportunidade de adquirir e enriquecer conhecimentos, confraternizar com colegas e amigos, e entender os rumos e a magnitude do cooperativismo no Brasil e no mundo. Obrigado Oceb, obrigado Sescoop/BA por nos proporcionar momentos inesquecíveis e fortalecedores para nosso labor cooperativista”. Gerson Carlos – Diretor de relacionamento do Sicoob Costa do Descobrimento
“Gostaria de agradecer o privilégio de participar do meu 1º WCM. Experiência marcante e enriquecedora com conteúdo de extrema relevância para o Cooperativismo e para pessoas, que necessitam de conhecimento e de estar integrados às competências exigidas no mercado atual.” Micael Costa – Gerente de negócios do Sicredi Uniao MS, TO e Oeste da Bahia
“Durante o WCM 2024, percebi o quanto o papel da liderança é de fundamental importância para o comprometimento e engajamento da equipe com o propósito cooperativista; que a IA, ao invés de se mostrar como uma ameaça, ela vem para somar. O desafio que se tem é desenvolver as pessoas para não só conseguirem usar a IA, mas também ter uma visão crítica e analítica dos dados fornecidos por ela para tomar decisões assertivas e antecipatórias frente aos desafios encontrados no mundo dos negócios.” Livia Araújo - Analista de investimento social e estratégico do Sicoob Coopere
Passo para deixar aqui o meu agradecimento em participar deste evento juntamente com grandes lideranças do Cooperativismo na Bahia. É uma honra poder participar destes momentos que transformam as nossas cooperativas. Aproveito a oportunidade para reforçar a importância da ação. Colocar em ação aprendizagens e inspirações recebidas durante estes dias, e tornar um fator multiplicador e exponencial das boas práticas. Rafael Ribeiro – Analista Administrativo do Sicoob Central BA
“...A importância de comunicar melhor sobre cooperativismo como uma ferramenta para um futuro mais próspero foi um ponto que ficou gravado em minha mente. Percebi a necessidade de transmitir de forma clara e assertiva os benefícios do cooperativismo para a sociedade e garantia do desenvolvimento econômico sustentável. Em resumo, minha participação no WCM foi muito importante e me fez enxergar o cooperativismo com mais otimismo. Aprendi que as cooperativas têm um papel fundamental na construção de um futuro mais justo, sustentável e próspero para todos. Estou motivado a aplicar o conhecimento adquirido durante o evento em minha cooperativa e contribuir para o seu crescimento e sucesso.” Vandevaldo Rios – Presidente do Sicoob Central BA
“A liderança exponencial, discutida amplamente no evento, se caracteriza pela capacidade de formar sucessores e times engajados, criando um ambiente que não só acompanha as rápidas mudanças do mundo atual, mas que também lidera transformações. Um dos aspectos centrais foi a ideia de que líderes precisam cuidar de suas equipes, promovendo uma cultura de inovação e experimentação. A ênfase em “cuidar de gente” envolve apoiar decisões, dar autonomia, e valorizar o propósito maior que motiva as pessoas, especialmente nas novas gerações. Por mais 10 anos de aprendizado cooperativista!”. Carine Leal - Diretora presidente da Lifecoop
“WCM é um laboratório de aprendizagem para inovação. A cada ano, eu trago algo para implementar no sistema de gestão da cooperativa, principalmente na parte do ChatGPT, que já utilizo, mas quero aperfeiçoar com algumas ferramentas.” Valdirene Santos - Presidente da Ser do Sertão
Por Ascom Sistema Oceb
Potencializando equipes do Sicoob Coopemar: CVS e VPS em ação na Bahia
- Nenhum
O programa Como Vender Serviços (CVS) e Volição para Servir (VPS) continua a ser realizado nas cooperativas baianas, promovendo crescimento e perenidade. Desta vez, a ação, chamada de Próspera Coopemar, acontece, de 21 a 26 de outubro, na cooperativa de crédito Sicoob Coopemar, com sede em Mairi (BA), localizado a 226 km da capital baiana.
O objetivo do programa, que é executado pela consultoria Yassaka, com apoio do Sistema Oceb, é desenvolver as equipes de negócios e retaguarda (setores que trabalham nos bastidores, como controladoria, financeiro, administrativo, Recursos Humanos, etc.) das cooperativas, ampliando a visão sistêmica, além de promover soluções mais assertivas e com propósito.
Para o instrutor Marcos Prado, da Yassaka, participar desse programa tem sido uma grande alegria: “Estamos contribuindo para o processo de educação dos líderes e colaboradores do Sicoob Coopemar, abordando temas como persuasão, comunicação e rapport. Isso é extremamente significativo”.
O CVS e VPS não apenas elevam o conhecimento para servir aos associados da cooperativa com propósito, mas também fortalecem a sinergia entre as áreas de retaguarda e relacionamento.
Segundo o diretor de negócios do Sicoob Coopemar, Josiel Barbosa, o programa trouxe uma experiência transformadora: "Foi uma oportunidade de aprendizado e conexão com a equipe, em uma atmosfera cheia de energia e entusiasmo. As dinâmicas práticas permitiram aplicar o que aprendi e explorar minha criatividade. Saio de cada encontro mais inspirado e ansioso para colocar em prática o que vivenciei!"
O superintendente Alberto Batista acompanhou as oficinas O superintendente do Sescoop/BA, José Alberto Batista, que acompanhou as oficinas nos dias 22 e 23 de outubro, compartilhou seu entusiasmo:
"Foram dois dias de muita vontade e energia das equipes. Ouvir os participantes dizerem que o programa está elevando o conhecimento e a performance para servir aos cooperados com propósito é gratificante. Sem dúvida, os frutos desse trabalho serão colhidos pelo Sicoob Coopemar em breve."
Saiba mais
Programas focados em serviços aprimoram coops baianas
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativas baianas ampliam divulgação de produtos
- Nenhum
Assistência técnica fornecida por projeto de Sescoop/BA e PNUD ajuda cooperativas a divulgar seus
produtos nas redes sociais, aumentando o número de clientes
Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA) e PNUD tem promovido a divulgação, via mídias sociais, do trabalho e dos produtos de cooperativas no estado, aumentando acesso a clientes e novos mercados.
Em sua terceira e última fase, o projeto “Promovendo a Sustentabilidade e a Competitividade das Cooperativas Baianas” forneceu assistência técnica, incluindo apoio no marketing e divulgação de produtos, para dez cooperativas já constituídas e cinco associações que se formalizaram como cooperativas ao longo dos últimos seis meses.
A assistência técnica oferecida pela Cesto Consultoria, contratada pelo projeto, atuou em áreas como planejamento estratégico adequado à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), captação de recursos e estratégias de comunicação.
Um exemplo de cooperativa beneficiada foi a Costurando Sonhos, associação de costureiras de Salvador (BA), juridicamente formalizada com apoio do projeto, e que passou a usar as redes sociais para divulgar produtos, tais como vestimentas elaboradas a partir de resíduos têxteis de jeans e fardamentos.
De acordo com a fundadora da cooperativa, Josenilda Araújo Menezes, a assistência técnica foi importante para alertar sobre a necessidade de criar uma coleção de itens de moda para ser divulgada aos futuros clientes. “Criamos um portfólio, ampliamos nosso nicho, pois agora trabalhamos com fardamento. Mais clientes nos procuraram depois que começamos a publicar nas redes sociais”, declara Menezes. “Saímos do anonimato, pois nossos clientes eram a maioria do bairro de Castelo Branco, em Salvador, e agora temos clientes em Belo Horizonte e São Paulo. Tem sido maravilhoso esse aprendizado.”
Formada por 19 mulheres com idades entre 40 e 70 anos, a cooperativa Costurando Sonhos especializou-se na técnica de upcycling, uma prática sustentável que pode ser aplicada na moda e que consiste em dar um novo uso a materiais que seriam descartados, preservando o meio ambiente.
As costureiras que compõem a cooperativa participaram do curso de corte e costura do Projeto Futuro Aberto, uma das iniciativas de capacitação da organização Humana Brasil, realizada na comunidade de Castelo Branco.
“Trazer os ODS para o dia a dia da cooperativa ajuda os negócios, mostra que temos responsabilidade com o meio ambiente e com o meio social”, declara Menezes, cuja organização é registrada como cooperativa, o que garante reconhecimento legal, transparência e acesso a recursos e benefícios.
Segundo o gestor da Cesto Consultoria, Alécio Mascarenhas, cada cooperativa apoiada pela assistência técnica recebeu material com orientações para melhorar seus processos de comunicação tendo como objetivo angariar novos clientes, mercados e parceiros.
Outra cooperativa que se formalizou com apoio do projeto e passou a divulgar seus produtos nas redes sociais, após a assistência técnica, foi a Raízes do Sertão, de agricultores e agricultoras familiares que produzem orgânicos certificados em Irecê (BA).
De acordo com cooperados da Raízes do Sertão, o projeto foi importante porque antes da assistência técnica a organização não divulgava seu trabalho e não tinha presença grande nas redes sociais.
“Esta terceira fase do projeto é muito importante porque é mais ‘mão na massa’ para as cooperativas participantes. As organizações são exemplos vivos de que é possível conectar desenvolvimento sustentável com bons negócios”, diz o coordenador do escritório do PNUD na Bahia, Leonel Neto.
Para o presidente do Sistema Oceb — formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb) e pelo Sescoop/BA —, a digitalização das cooperativas é essencial para beneficiar cooperativas e cooperados. “Esta parceria com o PNUD foi um marco histórico para a Oceb, foi estratégica”, declara.
Mais sobre o projeto
A assistência técnica oferecida às cooperativas faz parte do projeto “Promovendo a Sustentabilidade e a Competitividade das Cooperativas Baianas”, parceria entre Sescoop/BA e PNUD, em vigor até junho de 2025, que também teve como resultado um curso on-line de 140 horas para cooperados. Além de apoiar cooperativas já existentes na Bahia por meio de oficinas, diagnósticos e assistência técnica, a iniciativa também ajuda grupos interessados em se formalizar como cooperativas.
Para atender as demandas das cooperativas baianas, o projeto deu o passo inicial com a elaboração de diagnósticos e relatórios sobre a competitividade das cooperativas baianas, assim como documentos sobre boas práticas e estratégias inovadoras.
Clique aqui para ler reportagem completa sobre o projeto.
Contatos para imprensa:
Luciana Bruno
Analista de Comunicação e Conhecimento do PNUD Brasil
E-mail:
Texto: Pnud Brasil
Foto: Cedida
Cooperativas baianas realizam intercâmbio em Minas
- Nenhum
Sicoob Credcoop e Sicoob Cred Executivo conheceram boas práticas cooperativistas do
Sicoob Sarom, em São Roque de Minas e do Sicoob Agrocredi e da Cooxupé, em Guaxupé
Estimular as cooperativas a ampliarem os seus negócios e promover a formação e qualificação dos empregados, gestores e associados são objetivos estratégicos do Sistema Oceb que investe constantemente em busca de oportunidades de crescimento e melhoria do cooperativismo baiano. Um exemplo são as atividades de intercâmbio cooperativista realizadas fora da Bahia. Assim, um grupo de conselheiros, diretores, gerentes e analistas do Sicoob Credcoop e do Sicoob Cred Executivo participaram entre os dias 14 e 18 de outubro, de uma viagem para aprofundar e absorver conhecimentos junto às cooperativas no interior de Minas Gerais.
A atuação do Sistema Oceb de estímulo à troca de experiências e compartilhamento de boas práticas impulsiona o empreendimento cooperativista no estado, conforme avaliação do presidente Cergio Tecchio. “É fundamental que as cooperativas na Bahia interajam com outras localizadas em diferentes regiões do país e do mundo, para que possam adquirir conhecimentos e incorporar estratégias e soluções para alavancar os negócios e desenvolver as comunidades onde atuam”, avaliou.
São Roque de Minas: o cooperativismo e a recuperação econômica local
Situado no Oeste de Minas na Região da Serra da Canastra, onde abriga a nascente do Rio São Francisco, o município de São Roque de Minas, com pouco mais de 7 mil habitantes, é conhecido pela produção queijeira, especialmente do produto que leva o nome da localidade: o Queijo Canastra, distinguido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Contudo, no início da década de 90, a situação era bem diferente. O queijo era produzido de maneira ilegal. No período, a situação foi agravada pela saída da única instituição financeira do local. Os idosos eram obrigados a transitar por estrada de terra para receber aposentadorias, comerciantes não conseguiam acesso ao crédito, os jovens e adolescentes buscavam por conhecimento em outros municípios, e não retornavam, e o desemprego era evidente na região, segundo o histórico do Sicoob Sarom disponibilizado no site da instituição financeira cooperativista.
A virada de chave ocorreu quando os produtores rurais do município se juntaram para fundar em outubro de 1991 a Cooperativa de Crédito de São Roque de Minas, a Saromcredi, e atual Sicoob Sarom, que hoje conta com 26 agências no interior de Minas Gerais e São Paulo, e mais de 44 mil associados. Essa transformação da realidade local foi acompanhada pelos representantes do Sicoob Credcoop e Sicoob Cred Executivo nos dias 14 e 15 de outubro.
Durante a visita ao Sicoob Sarom, o grupo baiano participou de apresentações focadas no crédito rural e nos negócios com associados que abordaram projetos educacionais desenvolvidos, estrutura de captação e cadastro, além de ações específicas voltadas ao crédito e ao setor agropecuário.
O gerente de Performance Corporativa do Sicoob Cred Executivo, Carlos Gomes, apontou a relevância do trabalho realizado pelo Sicoob Sarom com repercussões locais. “Destaco a importância das atividades de educação sobre empreendedorismo, cooperativismo e finanças, que beneficiam tanto os cooperados, quanto a comunidade. Essa abordagem não apenas fortalece a cooperação, mas também promove um desenvolvimento sustentável e consciente”, concluiu o gestor da cooperativa de crédito soteropolitana.
Guaxupé: cooperativismo aliado da produção cafeeira
No Sul/Sudoeste de Minas são as plantações de café que dão a tônica da paisagem regional. Dentre os municípios de destaque está Guaxupé, com pouco mais de 50 mil habitantes, e um dos maiores produtores de café do Brasil. É justamente no ambiente impulsionado pela produção cafeeira que nasce a Cooperativa de Crédito Rural dos Cafeicultores e Agropecuaristas em Guaxupé, a Agrocredi, atual Sicoob Agrocredi. Fundada em 1992, pelos associados da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé - Cooxupé, a iniciativa teve por objetivo impulsionar os negócios dos cafeicultores locais. Atualmente, a instituição financeira cooperativa de livre admissão possui 27 postos de atendimento e uma unidade administrativa cobrindo fisicamente 25 municípios do Sudoeste de Minas Gerais e Nordeste de São Paulo e reunindo quase 65 mil associados. As informações constam no site da cooperativa.
Para conhecer o trabalho desenvolvido no Sicoob Agrocredi, as equipes do Sicoob Credcoop e do Sicoob Cred Executivo visitaram a cooperativa de crédito mineira nos dias 16 e 17 de outubro. Durante a atividade, puderam obter informações institucionais sobre a organização, estrutura de governança, estratégias de comunicação, processos de análise e concessão de crédito, gestão e fomento de negócios junto aos associados.
Para o diretor de Negócios do Sicoob Credcoop, José Rodrigues Neto, o intercâmbio, especialmente focado no crédito rural, oferece a chance de absorver práticas valiosas relacionadas ao financiamento do agronegócio e apoio ao produtor rural e conclui: “essas práticas não só melhoram a eficiência na concessão de crédito rural, mas também fortalecem a relação de confiança entre a cooperativa e os produtores, criando um ciclo de apoio mútuo para o crescimento do setor”.
O intercâmbio cooperativista das cooperativas de crédito baianas no interior de Minas Gerais foi encerrado em 18 de outubro na Cooperativa Regional de Cafeicultores de Gauxupé - Cooxupé, uma das maiores do mundo, e uma das cooperativas brasileiras listadas no último World Cooperative Monitor 2023, divulgado pela Aliança Cooperativa Internacional - ACI. A cooperativa agropecuária mineira aparece em 82º lugar dentre as 300 maiores cooperativas no mundo em rendimento per capita. Na oportunidade, os cooperativistas baianos participaram de uma visita guiada ao Laboratório de Classificação de Café e Controle de Qualidade e ao Complexo Japy, um empreendimento logístico de última geração.
Fundada em 1932, a Cooxupé possui mais de 20 mil cooperados, sendo mais de 97% deles pequenos produtores da agricultura familiar. O café recebido é oriundo de mais de 330 municípios mineiros e paulistas, o que envolve 49 unidades de negócios, além de armazéns e o Complexo Industrial Japy, tudo com base nas informações disponibilizadas no site da cooperativa.
Para participar de atividades, como os intercâmbios cooperativistas, reforçar a intercooperação e trocar experiências para impulsionar os negócios, mantenha o cadastro atualizado no SouCoop e o registro regular de sua cooperativa no Sistema Oceb.
Por Ascom Sistema Oceb
SESCOOP/BA e SICOOB/BA promovem curso preparatório para certificação ANBIMA
Com o objetivo de fortalecer a capacitação técnica dos profissionais do mercado financeiro, o SESCOOP/BA e o SICOOB/BA promovem o Curso Preparatório para Certificação AMBIMA – CPA10, que acontecerá em Salvador/BA, nos dias 04, 05 e 06 de maio.
O curso será feito com duas turmas, a primeira no período de 04 a 06 de maio, a segunda entre 05 e 07 de agosto, no horário de 8h às 18h. O público alvo do curso são profissionais que atuam nas cooperativas de crédito do SICOOB Sistema BA, que lidam no dia a dia com mercado financeiro, mercado de capitais e produtos de investimentos, preparando-os assim para a realização do exame de certificação CPA-10.
As aulas serão ministradas pelo instrutor Sérgio Antonio Scorbaioli, graduado em Ciências Econômicas pela PUC de São Paulo e pós graduado em Administração Financeira pela FECAP, com curso de Gestão de Pessoas pela Wisnet Consulting. Com 36 anos de experiência, Sérgio passou por renomadas empresas, como Banco Unibanco, Citibank e Banco General Motors, fornecendo consultoria e treinamento para importantes instituições da área financeira, entre elas Itaú Unibanco, HSBC, Banco Votorantim e Santander. Sérgio também apresenta experiência na área acadêmica, ministrando módulos e palestras em universidades sobre Mercado Financeiro e Valores Mobiliários.
O curso será realizado no America Towers Hotel, Rua Frederico Simões, n° 120, Caminho das árvores, Salvador/BA. As inscrições podem ser feitas diretamente no SICOOB Central Bahia.
Para mais informações e inscrições falar com, Neila Cunha:
E-mail:
Tel: (71) 3340-7107
Intercooperação em prática: Coopag e Coobrasil somam forças
- Nenhum
No cooperativismo, unimos forças para crescer. Sempre que possível, cooperativas se apoiam para avançarem juntas. Essa forma de agir traduz um dos sete princípios cooperativistas: a intercooperação, que também é reconhecida como uma boa prática de governança, pois fortalece a competitividade, gera benefícios econômicos e está prevista no modelo referencial de governança e gestão cooperativista, o Diagnóstico Governança e Gestão (PDGC) AvaliaCoop.
Um bom exemplo vem da parceria entre a Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região – Coopag Alimentos, produtora de iogurtes e queijos, e a Cooperativa de Consumo dos Funcionários do Banco do Brasil – Coobrasil, que administra um supermercado cooperativista.
Após a participação das cooperativas na maior feira de negócios do Centro-Norte Baiano, a Fernacc, deste ano, que ocorreu na cidade baiana de Irecê, os produtos da Coopag começaram a ser comercializados nas prateleiras da Coobrasil, fortalecendo o vínculo entre as duas cooperativas e mostrando, na prática, que elas podem somar esforços para atingir os melhores resultados.
A presença das cooperativas na feira contou com o apoio do Sistema Oceb, como parte do objetivo estratégico de “potencializar os negócios cooperativistas”. Além da comercialização durante o evento, esse apoio também favoreceu a intercooperação entre a Coopag e a Coobrasil.
“Acreditamos muito no potencial de cada produto que produzimos, por serem feitos da fruta e amados pelos nossos consumidores. E, por saber que a Coobrasil também é uma cooperativa, temos um carinho ainda maior. Cooperativa é isso: apoiar, caminhar juntos e crescer em parceria”, destacou o vendedor da Coopag, Lucio Rios.
Para o supermercado Coobrasil, receber os produtos da Coopag é motivo de alegria e fortalecimento do movimento cooperativista. “É uma parceria que reforça o princípio da intercooperação, que é um dos pilares do cooperativismo e mostra, na prática, como as cooperativas podem crescer juntas. Além de oferecermos aos nossos cooperados e clientes produtos de qualidade, também fortalecemos a economia local e o trabalho de outros cooperados”, afirmou o gerente da Coobrasil, Jamillo Bastos.
A união entre Coopag e Coobrasil é mais uma prova de que quando cooperamos, todos ganham.
Por Ascom Sistema Oceb com informações e imagens das cooperativas
Eventos de promoção comercial marcam o mês de junho
- Nenhum
Cooperativas agropecuárias baianas participaram do
PEC Nordeste, Bahia Farm Show e Naturaltech durante o período
O Sistema Oceb segue apoiando as cooperativas na Bahia para que possam conquistar novos mercados e ampliar os negócios. E junho encerrou com importantes participações das cooperativas do estado em eventos de promoção comercial em diferentes regiões do país. Ao longo deste mês, o Sistema Oceb levou cooperativas baianas ao Seminário Nordestino do Agro - PEC Nordeste 2025 (Fortaleza/CE), à 19ª edição da Bahia Farm Show (Luís Eduardo Magalhães/BA) e à Naturaltech 2025 (São Paulo/SP).
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, comentou o importante momento vivenciado pelas cooperativas beneficiadas com as ações de promoção comercial. “Estamos contribuindo para que os produtos das cooperativas baianas cheguem a mais locais, o que expande a cartela de clientes e faz com que os mesmos, alcancem mais consumidores. Isso é importante, sobretudo em um contexto de verticalização da produção em direção à agroindustrialização, o que gera uma economia de escala e maiores possibilidades de aumentos na geração de trabalho e renda ao cooperativismo no nosso estado”, explicou o dirigente cooperativista.
Confira abaixo como foi a participação do cooperativismo baiano nos três eventos.
PEC Nordeste
Em sua 27ª edição, a PEC Nordeste foi realizada entre os dias 5 e 7 de junho no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Cerará - Faec e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará - Sebrae/CE, reuniu mais de 600 empresas e instituições em mais de 1.400 estandes. Conforme a organização nos três dias de evento foram mais de 100 mil visitantes no espaço de 32 mil metros quadrados da capital cearense.
O evento, um dos principais da região voltados ao segmento agropecuário, recebeu cooperativas no espaço SomosCoop, organizado pelo Sistema OCB/CE. Pela Bahia, estiveram a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá - Coopercuc e a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região - Cooperlad
O coordenador comercial da Coopercuc, José Gonçalves, esteve à frente da exposição dos produtos da cooperativa especializada em gêneros típicos do semiárido. “Participamos do evento pela primeira vez, com a colaboração do Sistema Oceb. Foi uma oportunidade para a gente apresentar nosso produto ao pessoal do Ceará para que pudessem conhecer as maravilhas do umbu, da goiaba, do maracujá, das geleias, dos doces, quanto das cervejas artesanais. E foi extraordinário, porque no primeiro dia a gente já acabou nossa cerveja, vendemos boa parte do nosso produto. Isso é sinal que nosso produto faz sucesso em todo lugar que chega”, comemorou.
A ação de intercooperação possibilitou o contato e troca de experiências entre as cooperativas baianas e de outros estados do Nordeste, conforme o superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista. “A PEC Nordeste reuniu cooperativas de diferentes portes e perfis da nossa região e contribuiu para reforçar o princípio cooperativista da intercooperação no Espaço SomosCoop, especialmente dedicado ao cooperativismo. Aproveito para agradecer o convite do Sistema OCB/CE para a participação das cooperativas do nosso estado em um evento de tamanho impacto e relevância para as cadeias produtivas”, saudou o executivo da entidade cooperativista do Sistema S na Bahia que acompanhou as duas cooperativas baianas durante os três dias de atividades na capital cearense.
Bahia Farm Show
No coração do oeste baiano, a Bahia Farm Show se consolida como a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do Brasil. Chegando na sua 19ª edição, o evento realizado em Luís Eduardo Magalhães/BA de 9 a 14 de junho foi organizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - AIBA com o tema “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”. Conforme a organização, o local recebeu mais de 160.000 visitantes para conferir o que há de mais moderno em tecnologias agrícolas, representado por 434 expositores e mais de mil marcas. Além disso, colocou investidores e compradores em contato com instituições financeiras e de fomento, visando eficiência da produção por meio dos modernos maquinários e equipamentos em comercialização.
Mais um ano, as cooperativas baianas participaram do espaço destinado ao cooperativismo, montado no estande da Cooperativa de Produtores Rurais - Cooperfarms, durante a Bahia Farm Show. Com o apoio do Sistema Oceb, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá - Coopercuc a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região - Cooperlad, a Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrialização - Coopaita e a Cooperativa Ouro Verde Bahia - Coop Ouro Verde puderam expor produtos e gerar novos negócios na região.
A assistente financeira da Coop Ouro Verde, Tasiane Viana, destacou a participação da cooperativa do Baixo Sul baiano pela primeira vez na feira. “A nossa cultura é o cacau, por isso a origem do chocolate. E para nós é um prazer muito grande ter participado pela primeira vez da Bahia Farm Show, a maior feira de agronegócio do Norte e do Nordeste. Foi uma experiência incrível”, falou a colaboradora da cooperativa agropecuária situada em Igrapiúna.
Luís Henrique Borges, assistente administrativo da Coopaita, mais um ano colocou a cooperativa especializada no processamento de frutas em um dos principais centros de negócios ligado ao setor agropecuário do Norte e Nordeste. “Estivemos mais um ano na Bahia Farm Show, e fiquei muito feliz de ter representado a cooperativa. Mais um ano marcando presença, e agradecemos ao Sistema Oceb pela presença que possui na região, e também, por nos proporcionar isso”, agradeceu.
Em depoimento no site da Cooperfarms, o presidente da cooperativa, Marcelino Kuhnen, reforçou a atuação em mais uma edição de Bahia Farm Show. “A presença da Cooperfarms na feira reafirma o papel do cooperativismo como modelo de geração de valor econômico, social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento regional e a transformação da realidade no campo”.
Naturaltech
Outra importante feira realizada no último mês entre os dias 11 e 14 de junho no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP, foi a 19ª edição da Naturaltech & Bio Brazil Fair. Considerada a maior feira de alimentos naturais, orgânicos e saudáveis da América Latina, reuniu 800 expositores e 1,7 mil marcas. E o cooperativismo baiano esteve representado pela Cooperlad que levou à capital paulista produtos à base de umbu, goiaba e cajá como geleias, doces e cervejas, típicos do semiárido baiano.
Conforme a engenheira de alimentos da Cooperlad, Leidiane Vieira, a experiência foi positiva e abriu novas perspectivas à cooperativa sediada em Tucano - BA. “A feira foi muito positiva para o público poder conhecendo os produtos, muitas pessoas que não conhecem umbu, não conhecem cajá, e também, mostrando a parte social e ambiental da cooperativa. Nosso estande foi juntamente com outras cooperativas do Brasil, então nós já trocamos algumas informações, já fizemos alguns contatos, algumas parcerias que o espaço nos proporcionou”, refletiu a representante da cooperativa baiana que participou do estande SomosCoop - Cooperativas do Brasil, juntamente com outras 11 cooperativas de diferentes estados do país em uma ação coordenada pela área de Negócios do Sistema OCB e apoiada na Bahia pelo Sistema Oceb.
As ações de promoção comercial do mercado nacional, como o apoio em feiras e exposições, que reforçam a competitividade e geram resultados econômicos são alguns dos serviços oferecidos na solução NegóciosCoop para as cooperativas registradas no Sistema Oceb.
Por Ascom Sistema Oceb
Comunicação, geração de valor e acesso a recursos são temas de capacitação
Nas últimas semanas, três capacitações voltadas às cooperativas baianas ocorreram dentro do programa “Coops Competitivas e Sustentáveis”, resultado da cooperação estabelecida entre o Sescoop/BA e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, agência de desenvolvimento global da Organização das Nações Unidas - ONU. O programa consiste em sete capacitações que visam dotar as cooperativas do estado de capacidades para aprimoramento das práticas de gestão e governança alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS e à Agenda 2030, reforçando a competitividade e a sustentabilidade do empreendimento cooperativo na Bahia.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, as cooperativas registradas na estrutura sistêmica de representação, defesa, formação profissional, monitoramento e promoção social do cooperativismo baiano têm acesso a serviços diferenciados. “As capacitações do programa em cooperação com o PNUD são exemplos dos inúmeros serviços de excelência que oferecemos às cooperativas registradas junto ao Sistema Oceb. É essencial que as cooperativas no nosso estado se apropriem da gama de atividades à disposição que permitem aprofundar os conhecimentos aos cooperados, dirigentes, gestores e demais colaboradores”, explica o dirigente e participante das últimas três capacitações.
ESTRATÉGIAS DE ACESSO A RECURSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Realizada nos dias 16, 18 e 20 de outubro, a Capacitação 5 “Estratégias de acesso a recursos nacionais e internacionais” abordou fontes de financiamento que as cooperativas podem buscar junto a organismos públicos e privados brasileiros, além de organizações estrangeiras dedicadas à destinação de recursos para programas, projetos e ações, sobretudo ligados à temática socioambiental. Dentre os assuntos apresentados, os participantes tomaram contato com informações sobre recursos financeiros, tecnológicos e de conhecimento relacionados à atividade cooperativista, atração de investimentos, cooperação internacional e comércio exterior para fortalecimento da atividade cooperativista, gerenciamento das fontes de recursos acessados pelas cooperativas e como buscá-los, bem como conhecimento sobre os parceiros em potencial para captação de recursos.
Quem destacou a importância dos novos conhecimentos adquiridos foi Janielson Paim, do Sicoob Central Bahia. “A capacitação trouxe conteúdos importantíssimos sobre o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, o Banco de Desenvolvimento para a América Latina e Caribe - CAF, o Banco Mundial e tantas outras fontes de captação de recursos internacionais que desconhecíamos. Ter a oportunidade de participar nos abriu os olhos para ter acesso a esses recursos e aumentar a nossa possibilidade de carteira de financiamento, bem como subsidiar o crédito com tantas outras plataformas citadas, como o Sebraetec, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Embrapii, fontes de recurso do Banco do Nordeste e agências de fomento. Agora temos amplo conhecimento e metodologia de captar recursos, de buscar essas informações, de saber como fazer”, detalhou o analista de crédito da cooperativa de crédito de 2º grau baiana.
INTEGRAÇÃO A CADEIAS NACIONAIS E GLOBAIS DE VALOR
A geração de valor a produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas no mercado foi a tônica da Capacitação 4 “Integração a cadeias nacionais e globais de valor”, que foi realizada nos dias 2, 4 e 6 de outubro. Durante a atividade, as cooperativas aprenderam os conceitos sobre cadeias nacionais e globais de valor, requisitos para participação, estratégias para ingresso, cadeias que possibilitam compras regulares, expansão da base de clientes, abertura de mercados, diversificação de fornecedores e articulação com parceiros.
Um novo olhar para enxergar a comercialização foi defendido por Patrícia Brasileiro, da Cooperativa Rennova, após a participação na atividade. “A capacitação serviu para ampliar nosso olhar sobre as possibilidades que o mercado oferece para a comercialização. Acreditamos que foi positivo o tópico relacionado às demandas da cooperativa e à maneira como apresentamos nossos serviços para o público. As ferramentas que foram passadas pelas instrutoras foram de grande valia e trouxeram novas formas de gerir e liderar as nossas ações. Para nós da Rennova, tem sido enriquecedor participar das capacitações”, destacou a assistente social da cooperativa sediada em Feira de Santana.
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
Na Capacitação 3 “Estratégias de Comunicação”, realizada nos dias 18, 20 e 22 de setembro, foi a vez das cooperativas aprimorarem as técnicas para ganharem maior projeção e visibilidade em um ambiente em que competem com diferentes organizações, muitas delas, atuantes em segmentos diversos. O conteúdo didático apresentado, sobretudo às equipes envolvidas com comunicação e marketing das cooperativas baianas, permitiu o aperfeiçoamento em relação às novas tecnologias disponíveis para publicação e divulgação de conteúdos, estratégias de comunicação interna e comunicação externa na atividade cooperativista, estratégias de marketing e de comunicação para cooperativas voltadas para o fortalecimento da marca e acesso a novos mercados. Na parte prática, as cooperativas foram estimuladas a construírem planos de comunicação para evidenciar algum produto ou serviço de valor e à disposição dos públicos com os quais estabelecem relacionamento. Por fim, foram apresentadas ferramentas digitais para utilização e que auxiliam as cooperativas na segmentação, posicionamento e obtenção de melhores resultados a partir do tráfego pago (criação de anúncios, conteúdos patrocinados e impulsionamentos) nas principais plataformas de internet e mídias sociais.
Para Tatiana Santos, gerente da Uniodonto Salvador, foi uma ótima oportunidade de detectar pontos de melhoria a serem implementados na área. “Percebi, nos três dias de capacitação, que nossas ferramentas de comunicação interna e externa precisam ser melhoradas, além de conhecer ferramentas que podem facilitar e melhorar nossas necessidades. Isso só foi possível porque temos a possibilidade de ouvir os depoimentos de outros participantes e a excelente metodologia de trabalho apresentada pela instrutora”, avaliou a gestora da cooperativa de saúde soteropolitana.
Conforme Alberto Batista, superintendente do Sescoop/BA, o “Coops Competitivas e Sustentáveis” representa um diferencial às cooperativas participantes. “O programa desenvolvido no âmbito do escopo de atuação da formação profissional e no objetivo estratégico do Sescoop/BA de estimular as cooperativas a ampliarem seus negócios gera um diferencial competitivo de impacto para todos os participantes, que incluem as cooperativas baianas, suas equipes, e o time do Sistema Oceb, que vem se capacitando nos últimos meses. Além disso, são atividades que estão sendo realizadas em parceria com o PNUD, entidade reconhecida internacionalmente pelo trabalho desenvolvido em prol do desenvolvimento sustentável e pela melhoria das condições de vida da população em todo o globo. São cursos pensados e montados para atender as necessidades das cooperativas frente às demandas atuais da sociedade”, analisou o executivo do Sescoop na Bahia.
AGENDA DE CAPACITAÇÕES
Nas próximas semanas, a agenda continua com assuntos objetivando aumentar a competitividade e sustentabilidade das cooperativas na Bahia. Confira abaixo a lista das duas últimas capacitações on-line programadas dentro do programa “Coops Competitivas e Sustentáveis”.
CAPACITAÇÃO 6 – Governança e Liderança (06, 08 e 10/11/2023)
CAPACITAÇÃO 7 – Acesso a mercados e diversificação de produtos e/ou serviços (20, 22 E 24/11/2023)
Conheça mais sobre o conteúdo programático do “Coops Competitivas e Sustentáveis”. Ao final, os inscritos que cumprirem toda a carga horária e atividades práticas previstas receberão certificado de conclusão das capacitações realizadas.
SESCOOP/BA E PNUD: PARCERIA ESTRATÉGICA PARA O COOPERATIVISMO BAIANO
O “Coops Competitivas e Sustentáveis” é uma das ações que integram o projeto “Promovendo a Sustentabilidade e a Competitividade das Cooperativas Baianas, firmado em dezembro de 2021 entre o Sescoop/BA e o PNUD, visando fortalecer a competitividade das cooperativas baianas a partir da implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, contribuindo para a geração de ocupação e renda.
O objetivo é impulsionar a Agenda 2030 nas atividades cooperativas, ampliar produção, rentabilidade e acesso a novos mercados. Os diagnósticos foram seguidos de capacitações em áreas demandadas pelas cooperativas que, por sua vez, serão apoiadas com assistência técnica. Por fim, será efetuada a avaliação de impacto e compartilhadas as boas práticas construídas.
Para o Sescoop/BA, o objetivo é identificar os desafios que ajudarão as cooperativas a oferecerem respostas rápidas para novos modelos produtivos e de comercialização, com foco em inovação, sustentabilidade e questões socioambientais. Outro objetivo é fomentar a cultura cooperativista e aperfeiçoar processos de gestão e governança, de forma a fortalecer a atividade econômica na Bahia.
Por Ascom Sistema Oceb
Curso de Vendas e Mercados é destaque entre profissionais das cooperativas baianas
O Curso de Vendas e Mercados, realizado nos meses de outubro e novembro, pelo Sescoop/BA, chamou atenção dos cooperados e colaboradores das cooperativas baianas. Com o objetivo de levar os participantes a aperfeiçoarem os seus conhecimentos e habilidades para o planejamento e execução de todas as etapas do processo de vendas dos produtos/serviços de suas cooperativas, a capacitação reuniu cerca de 60 profissionais em 5 turmas.
Além das duas turmas realizadas em Salvador, uma para todas as cooperativas e outra voltada para cooperativas de crédito, as cidades de Vitória da Conquista, Itabuna e Feira de Santana também foram contempladas com o curso. Para Andressa Paiva, operadora de atendimento do Sicoob Cooperbom, o curso atendeu a sua expectativa de prepará-la para oferecer um melhor atendimento ao associado e, consequentemente, vender melhor os serviços e produtos oferecidos pela cooperativa.
As aulas foram ministradas por Edi Carlos Borges, consultor e especialista em gestão empresarial. Borges afirma que debater sobre vendas e mercados com profissionais de cooperativas, é fundamental para o seu crescimento e sobrevivência no mercado. A metodologia utilizada na capacitação impressionou a analista financeiro Laís Souza da Uniodonto Itabuna, que ressaltou a importância dos assuntos discutidos. “Pudemos perceber o mercado de forma abrangente e real, mostrando que é possível crescer e alcançar objetivos independentemente da situação, desde que haja um bom planejamento e uma equipe qualificada para colocá-lo em prática”, pontua Laís.
A gerente de atendimento do Sicoob Crediconquista, Janira Silva, sinaliza que treinamentos como estes, voltados para a formação de profissionais experientes na área de marketing e comunicação, gera uma melhor qualificação para o sistema cooperativista como um todo. “O curso desenvolveu nossas habilidades e competências necessárias para alcançar metas e objetivos, auxiliando no crescimento e produtividade da cooperativa”, conclui e gerente.
Confira abaixo algumas fotos da capacitação:
Encontro de Negócios das Cooperativas do Sicoob Central BA: em busca da fidelização
- Nenhum
Aprimorar a experiência do cooperado em busca da fidelização é foco do Sicoob
Central BA que pretende dobrar os ativos totais nos próximos quatro anos
Nos dias 6 e 7 de setembro, as equipes das 10 cooperativas do Sicoob na Bahia estiveram reunidas no VI Encontro de Negócios Sicoob Central BA, organizado pela cooperativa baiana de segundo grau, e apoiado pelo Sistema Oceb. Com o tema “A Experiência Fideliza”, o evento teve a participação de dirigentes, gestores e equipes de negócios e atendimento. Ao todo, 400 participantes estiveram na imersão de dois dias, com foco na melhoria da experiência na oferta de produtos e serviços do maior sistema cooperativista financeiro do país.
À frente de uma instituição com 8,3 milhões de cooperados, 330 cooperativas singulares, presente em 2.405 municípios (403 como única instituição financeira) e englobando 4.649 pontos de atendimento em todo o Brasil, sendo 102 na Bahia, Marco Aurélio Almada, presidente do Centro Cooperativo Sicoob (CCS) evidenciou o encontro voltado aos times vinculados à central cooperativa baiana. “Esse é um momento festivo do cooperativismo, onde podemos reunir várias pessoas da força de venda das cooperativas e debater quais são os desafios , o que precisamos aperfeiçoar. É um momento de gala do cooperativismo de crédito, quando podemos focar nos negócios e desenvolver toda uma estratégia de produzir cada vez mais soluções financeiras de qualidade para os nossos cooperados”.
Na mesma linha, o presidente do Sicoob Central BA, Vandevaldo Rios (Carneiro), apontou o impacto do evento nos próximos passos a serem dados pela cooperativa central e singulares filiadas. “Sairemos daqui com o dever cumprido e que iremos cumprir as nossas metas, superar os desafios, e, sobretudo, aproveitar as oportunidades que ainda estão por vir. Que o Sicoob Central BA, juntamente com todas as suas cooperativas e seus pontos de atendimento, estarão atentos a isso para aproveitar da melhor forma possível, sempre pensando no cooperado, em ajudar as comunidades em todo seu desenvolvimento e crescimento”, projetou o dirigente empossado no cargo no último mês de agosto. Em sua apresentação conclamou toda a rede do Sicoob na Bahia a dobrar os ativos totais nos próximos anos em um desafio proposto. “É um prazer grande esse meu primeiro evento como presidente do Sicoob Central BA, e assim, aproveito para lançar um desafio, o de dobrarmos de tamanho nos próximos quatro anos, e não tenho dúvidas que eles vão atender esse chamamento e iremos cumprir, sobretudo, superando o que foi proposto. Estou acreditando muito porque nós temos um time bastante competente”, finalizou ao apresentar as expectativas pretendidas no médio prazo.
Estar junto das cooperativas na Bahia em busca de competitividade e sustentabilidade é o que tem movido a Casa do Cooperativismo Baiano. Nesse sentido, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, pontuou a importância de estar mais uma vez junto e apoiando o evento. “O Encontro de Negócios Sicoob Central BA é estratégico para o cooperativismo baiano, uma vez que as cooperativas filiadas à central Sicoob se relacionam com mais 240 mil cooperados, dos quase 300 mil que possuímos em nosso estado. Portanto, reunir os times de negócios e atendimento das 10 cooperativas do Sicoob na Bahia está alinhado às nossas metas nacionais e estaduais que visam chegarmos a 1 trilhão de prosperidade até 2027 na movimentação gerada pelas cooperativas em todo o país”, indicou o dirigente do cooperativismo no estado.
Premiação de times e programação voltada à fidelização
Nos dois dias de encontro ocorreram apresentações visando gerar experiências rumo à fidelização do cooperado e em busca da principalidade. O objetivo foi demonstrar o Sicoob como a melhor opção financeira dentre todas àquelas que os usuários possuem serviços bancários e realizam movimentações em carteira (conta corrente, crédito, seguros, financiamento, investimentos).
Responsável por apresentar as Estratégias Digitais e os Desafios e Oportunidades da Campanha Nacional de Vendas (CNV) 2024 do Sicoob, Angelo Curbani, do Centro Cooperativo Sicoob - CCS enfatizou a necessidade de cada vez mais estar mais próximos dos times das cooperativas para melhor direcionamento das ações a serem desenvolvidas, principalmente naquelas voltadas ao ambiente virtual, pensando na experiência já oferecida no presencial. “Os canais digitais são fundamentais para esse relacionamento. Os cooperados têm preferido se relacionar digitalmente. Precisamos dar nesse canal a experiência que hoje eles têm nas nossas agências, e o convívio desses mundos conjuntamente. Uma experiência boa no digital, uma experiência boa nas nossas agências, no atendimento olho no olho. É importante virmos em um evento como esse com tantos funcionários, diretores, executivos das cooperativas para falarmos um pouco e estarmos alinhados com essas estratégias para que elas possam ter os melhores resultados”, refletiu o superintendente de Estratégias Digitais e Performance Comercial do CCS.
Durante o Encontro de Negócios, os profissionais que se destacaram nas operações envolvendo a oferta de produtos e serviços aos cooperados foram premiados. Uma das premiadas foi Amanda Amorim, do Sicoob Crediconquista. “Subir no palco e saber que fui reconhecida pelo Sicoob Central BA, pela minha cooperativa e por minha agência é muito gratificante, estou muito feliz. Espero voltar no ano que vem e superar todas as metas estabelecidas para o próximo ano. Foi uma honra subir no palco e ser reconhecida por proteger vidas e por promover justiça financeira”, explicou ao receber o reconhecimento pelos resultados obtidos na comercialização de seguros.
Os times de negócio e atendimento ao cooperado foram divididos em grupos nas salas temáticas Cartão, Cobrança, Coopcerto, Crédito, Marketing, Sipag e Suporte Organizacional onde puderam acompanhar mais a fundo as ações em desenvolvimento, apontar desafios do dia a dia e apresentar sugestões para melhorias nos processos relacionados a produtos e serviços oferecidos pelo Sicoob.
Quem gostou da experiência proporcionada pelo evento foi Gleidson Lima, gerente de Estratégia e Negócio do Sicoob Sertão. “É um momento para fazermos alguns alinhamentos com o Sicoob Central Bahia, com as demais cooperativas e com o próprio Centro Cooperativo Sicoob. Um networking que traz a oportunidade de buscarmos novas soluções, nova formatação de trabalho para atuarmos conjuntamente com os cooperados no dia a dia nas nossas singulares”.
As cooperativas filiadas ao Sicoob Central BA também puderam trazer cases de sucesso na oferta de soluções com impactos positivos junto às equipes participantes, como explicou o diretor de Relacionamento do Sicoob Coopere, Fábio Simões. “O Encontro de Negócios contribui bastante e agrega muito às nossas equipes. É um evento que valoriza aqueles colaboradores que produziram durante o ano de 2023 e que passam a ser replicadores de tudo que ele absorve nesses dois dias de evento. A cada ano, a gente percebe o crescimento e obviamente a gente consegue agregar mais pessoas para que venham desfrutar de um momento de troca, de networking, de vivências, de casos de sucesso das cooperativas para que possamos crescer juntamente com as demais co-irmãs”, refletiu.
A supervisora de Cidadania e Sustentabilidade do CCS, Louize Oliveira, na apresentação “Cidadania Financeira, um caminho para principalidade”, mostrou como o investimento feito em ações de educação para diferentes públicos como a coleção “Financinhas” voltada ao público infantil, gera resultados na base de cooperados, oportunizando reconhecimento e um relacionamento mais sustentável. Nesses casos, a opção pelo Sicoob como principal opção para as operações financeiras acaba sendo uma consequência de um trabalho bem construído até mesmo antes do cooperado fazer adesão à cooperativa.
Participando pela primeira vez do encontro, Natasha Niglo, do Sicoob Cred Executivo, avaliou positivamente todos os aprendizados adquiridos. “Estava com a expectativa bem alta, só que superou. É uma experiência maravilhosa que sentimos a troca, a sinergia. A gente chega achando que sabe muita coisa e aprende muito mais. Tenho certeza que vou voltar com a bagagem cheia de experiências e colocar tudo em prática”, finalizou a agente de atendimento da cooperativa de crédito sediada na capital baiana.
Principalidade: o objetivo de todo segmento financeiro
Coube ao presidente do CCS, Marco Aurélio Almada, o encerramento do VI Encontro de Negócios Sicoob Central BA. Na apresentação com o tema “Principalidade”, trouxe a todos os presentes como o segmento financeiro tem atuado incessantemente para que as operações oferecidas sejam a principal opção por parte do usuário ao ingressar em uma determinada instituição. Por meio de estudos, indicou que o brasileiro na média possui mais de uma conta bancária e que o desejo é fazer com que o cooperado do Sicoob tenha a melhor experiência e utilize os serviços e produtos da instituição como sua principal solução financeira. Esse fator contribuirá para a competitividade dos negócios em um setor com alta disputa entre diferentes organizações de variados tipos e tamanhos. “Há um caminho de conquista da principalidade que passa por experiência, posicionamento de atributo de produto, por preço. E se eu não cresço, eu não tenho recursos suficiente para manter a minha plataforma atualizada e quando a minha plataforma desatualiza eu perco a pouca principalidade que eu tiver”, alertou o dirigente do sistema cooperativista que reúne o maior número de cooperados no Brasil.
Por Ascom Sistema Oceb com informações do Sicoob Central BA
Conteúdos Relacionados [Representação]
Cooperativas discutem política estadual de apoio ao Cooperativismo em evento promovido pelo Sescoop/BA
Diversas cooperativas baianas se reuniram na última sexta-feira, 07 de outubro, para discutir a Lei Estadual do Cooperativismo Baiano e o Decreto que a regulamenta, durante o III Encontro Estadual dos Ramos do Sistema Cooperativo Baiano. “É a nossa missão fazer o Decreto funcionar. As idéias que sairão daqui hoje serão levadas ao governo com este objetivo”, destacou o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia - Sescoop/BA, Cergio Tecchio, na abertura do evento.
Segundo o Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Nilton Vasconcelos, o estado ainda está pouco instrumentalizado de profissionais que entendam a atividade cooperativista. “Com a criação do Conselho Estadual do Cooperativismo abrimos um espaço de interação entre o governo e as cooperativas. Precisamos avançar no desenvolvimento da cultura cooperativista e isso acontecerá através da educação. Nossa próxima missão é estruturar o cooperativismo no estado”, destacou Vasconcelos.
Para o superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, a sinergia que a OCEB e o Sescoop/BA possuem com as secretarias do governo é uma oportunidade para dar eficácia operacional à lei. “Enquanto OCB temos que irradiar esse exemplo para os outros estados”, destacou Nobile.
Representantes de diversas secretarias do governo estadual apresentaram ações que já estão sendo desenvolvidas com o intuito de alavancar o cooperativismo no estado baiano. Segundo Tiago Filgueiras, representante da Casa Civil, o governo do estado tem papel importante no desenvolvimento das cooperativas através da compra de produtos alimentícios direcionados à merenda escolar. “Nossa prioridade de atendimento são as cooperativas porque sabemos que por trás delas existem milhares de famílias”, ressaltou.
Após as apresentações das secretarias, os gestores das cooperativas reuniram-se em grupo, de acordo com o ramo de atuação, com o objetivo de propor ações ao governo que incentivem o desenvolvimento do cooperativismo no estado.
O Encontro contou com a participação de representantes da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Secretaria da Educação (SEC BA), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e Casa Civil.
O evento foi realizado pelo SESCOOP/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB.
Conselho Regional de Enfermagem da Bahia estabelece novo requisito para cooperativas
A exigência representa mais uma conquista para o cooperativismo baiano
O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) anunciou uma mudança significativa nos requisitos para Concessão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). A partir de agora, os profissionais que vão pleitear a concessão terão que comprovar que a cooperativa, na qual é cooperado, está registrada junto à OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras.
A obrigatoriedade do registro consta no artigo VII do anexo 2 da Resolução nº 727/2023 do Coren-BA, que solicita apresentar cópia do registro ativo válido da cooperativa pela Organização das Cooperativas Brasileiras. Segundo informação do conselho de classe, a Concessão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é ato normativo de permissão para atuação do Enfermeiro Responsável Técnico (ERT) em empresa/instituição/organização, assim como para o ERTa e/ ou ERTl.
A exigência representa mais uma conquista para o cooperativismo baiano, como confirma o presidente da Oceb, Cergio Tecchio.
“Essa iniciativa visa assegurar que as cooperativas de saúde estejam alinhadas com as melhores práticas e normativas do setor, como o registro no Sistema OCB. E acrescento que ao estar registrada, a cooperativa terá acesso a soluções que podem ajudar a ampliar seus resultados econômico-financeiros, ou seja, é um ciclo de ganha-ganha”, concluiu o dirigente.
Para a presidente da LifeCoop Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Área de Saúde, Carine Leal, “essa ação do Coren foi mais uma vitória do cooperativismo e representa um avanço no desenvolvimento das atividades das cooperativas no estado”, ressaltou a também conselheira fiscal do Sescoop/BA, instituição que atua em prol da formação e sustentabilidade das cooperativas.
O Sistema Cooperativista Baiano tem ampliado o estabelecimento de parcerias junto aos órgãos representativos de classe, sempre com vistas ao crescimento do cooperativismo no estado.
Saiba como fazer o registro da sua cooperativa
Se a sua cooperativa ainda não está registrada no Sistema OCB, confira aqui nosso site somoscooperativismo-ba.coop (menu SouCoop) os passos para fazer parte do sistema cooperativista e aproveitar todos os benefícios que ofertamos para o desenvolvimento da gestão e da governança das cooperativas.
Coops baianas recebem Selo Cooperativa Legal
- Nenhum
A certificação estadual foi conferida a cooperativas registradas no Sistema Oceb,
durante o lançamento da iniciativa na última terça-feira (17/03)
O Cooperativismo Baiano deu mais um importante passo para tornar, ainda mais, reconhecida sua atuação na sociedade. Nesta terça-feira (17/03), ocorreu a cerimônia de entrega do Selo Cooperativa Legal, iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE do Governo da Bahia, por meio do Conselho Estadual do Cooperativismo - CECOOP. A certificação reconhece a regularidade jurídica, administrativa e documental das cooperativas baianas, reforçando a transparência e o compromisso com os princípios do cooperativismo.
Coops baianas com o Selo Cooperativa Legal - Divulgação/SETREO Sistema Oceb, que integra o colegiado vinculado à secretaria estadual, participou da cerimônia juntamente com os representantes das cooperativas que foram contempladas. Participaram da solenidade, o titular da SETRE, Augusto Vasconcelos, integrantes do CECOOP, coordenadores e gestores de outras secretarias estaduais, parlamentares de legislativos municipais, dirigentes de entidades ligadas ao cooperativismo local como a União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia - Unicafes/BA , além de membros de outras cooperativas do nosso estado.
O secretário Augusto Vasconcelos explicou a motivação para criação da certificação estadual. “Ao longo dos anos, muitas organizações se camuflaram de cooperativas para obter benefícios sem exercer os verdadeiros princípios do cooperativismo. Com este Selo, o Conselho Estadual do Cooperativismo vai poder identificar quais são aquelas cooperativas verdadeiras que cumprem esses pressupostos, para assegurar que tenhamos uma política pública que induza e valorize estes segmentos que ajudam gerar renda nas comunidades, incluir as pessoas, promover o trabalho digno e, principalmente, que haja compartilhamento dos resultados dessa produção”, finalizou o gestor da secretaria ligada ao Governo da Bahia.
O reconhecimento gerado pela iniciativa às cooperativas baianas foi destacado pelo presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio. “Para o Sistema Oceb é muito importante mostrar e reconhecer as nossas cooperativas, aquelas cooperativas legais junto ao governo do estado da Bahia, para dar nova oportunidade e mostrar que nós estamos todos juntos no desenvolvimento do cooperativismo legal, honesto e sério na Bahia. O Sistema Oceb está sempre presente e parabeniza todas as cooperativas que receberam e que receberão, futuramente, o Selo Cooperativa Legal”, finalizou.
Coops baianas com o Selo Cooperativa Legal
Coops baianas registradas no Sistema Oceb com o Selo Cooperativa Legal No lançamento do Selo Cooperativa Legal, realizado na sede da SETRE, na capital baiana, cooperativas registradas no Sistema Oceb receberam a certificação que passa a poder ser veiculada em pontos de exibição da própria cooperativa, materiais de divulgação e promocionais, papéis timbrados, peças de redes sociais e outras materiais de identificação vinculadas às agraciadas.
A Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil foi uma das que foram reconhecidas com o Selo Cooperativa Legal. Para a presidente, Alaerte Arônia, são os frutos colhidos ao longo de mais de três décadas de atuação. “Hoje é um marco para o cooperativismo baiano, a entrega do Selo da Cooperativa Legal. Eu fico orgulhosa, de estar aqui representando a Coperil, que tem uma história já de 34 anos, enquanto cooperativa educacional. É um momento de felicidade que portas se abrem, mais ainda, para a Coperil e para outras cooperativas educacionais e para os ramos, em geral, do cooperativismo”.
De Salvador, a Cooperativa de Trabalho de Profissionais da Área de Saúde - Cooper Doctor, o recebimento do Selo Cooperativa Legal reforça o que já é uma realidade interna. “Nós já somos uma cooperativa legal, organizada e é com muita honra que seguimos os princípios cooperativistas. Receber este Selo é muita alegria, prova que estamos no caminho certo. Aproveito e agradeço ao Sistema Oceb por todo apoio que tem nos dado”, celebrou José Leôncio, presidente da cooperativa de saúde baiana.
Compondo a mesa de entrega do Selo Cooperativa Legal, o conselheiro diretor da Oceb representante do Ramo Transporte e integrante da Bahia no Conselho Consultivo do Ramo Transporte do Sistema OCB, Jair Romualdo, mencionou a importância da ação ganhar visibilidade institucional. “Eu quero parabenizar demais pela conclusão desta iniciativa do Selo Cooperativa Legal. Agora, nós temos que publicar, não pode ficar aqui dentro entre nós. Lá fora precisa saber, fazer campanha junto à União dos Prefeitos, por exemplo, para que só contratem cooperativas legais. É necessário que ao conceder a certificação seja verificado o registro cooperativista no Sistema Oceb e a filiação à Unicafes/BA, ou pelos menos, uma das situações por parte das cooperativas solicitantes”, sugeriu o também presidente da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo - Coomap, também uma das cooperativas certificadas.
Também presente na mesa, Vandevaldo Rios, presidente do Sicoob Central BA, integrante do maior sistema de cooperativas de crédito do país e com forte presença na Bahia, indicou a necessidade de mais cooperativas integrarem o grupo de Selo Cooperativa Legal. “O Sicoob Central Bahia com todas as cooperativas que hoje já passam de 120 no interior da Bahia e também em outros estados, vamos apoiar o fortalecimento do cooperativismo e, sobretudo, desejamos que se acrescente mais cooperativas neste Selo e que seja uma iniciativa de destaque, uma referência para o Brasil, do que não dizer para o mundo”, defendeu o dirigente cooperativista baiano.
Selo Cooperativa Legal
A iniciativa é coordenada pela SETRE e gerida pelo Conselho Estadual do Cooperativismo - CECOOP, com apoio de entidades representativas do setor como o Sistema Oceb. O selo é voluntário e atesta que as cooperativas operam em conformidade com a legislação vigente, mantendo práticas como a realização de assembleias regulares, atualização de atas e funcionamento ativo dos conselhos administrativos e fiscais.
Para iniciarem o processo de certificação, as cooperativas devem acessar a página da SETRE na internet, preencher o formulário disponibilizado e enviar a documentação solicitada para análise do Grupo Temático de Análise e Habilitação - GTAH do CECOOP. Outras informações podem ser obtidas na Resolução nº 001/2026, do CECOOP.
O Selo Cooperativa Legal é mais uma importante conquista do cooperativismo baiano e demonstra o relevante papel exercido pelo Sistema Oceb na defesa e representação política-institucional das cooperativas na Bahia.
Coops registradas no Sistema Oceb com o Selo Cooperativa Legal
Confira abaixo a relação de cooperativas baianas registradas no Sistema Oceb que foram certificadas com o Selo Cooperativa Legal no lançamento da iniciativa pela SETRE no dia 17 de março de 2026:
- Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo - Coomap
- Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrialização - Coopaita
- Cooperativa Agrícola Gandu - Coopag (Gandu)
- Cooperativa de Produção Agropecuária de Gilo e Região - Coopag Alimentos
- Cooperativa de Trabalho de Profissionais da Área de Saúde - Cooper Doctor Saúde
- Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá - Coopercuc
- Cooperativa de Produtores Rurais - Cooperfarms
- Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã - Coopiatã
- Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil
Por Ascom Sistema Oceb com informações da SETRE
Conselheiro do Sistema Oceb recebe a Comenda 2 de Julho
- Nenhum
O médico neurocirugião Sílvio Porto teve a trajetória em prol
da saúde e cooperativismo reconhecido na Casa do Povo Baiano
“É um dia para a gente guardar na memória e no coração”. Assim definiu Sílvio Porto, conselheiro diretor representante do Ramo Saúde na Oceb, ao receber a Comenda 2 de Julho, concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA. Em solenidade de homenagem, familiares, amigos, lideranças e representantes de cooperativas baianas e do Sistema Oceb e de entidades médicas de classe, prestigiaram o novo comendador da Bahia.
Presente na cerimônia, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, cultiva uma história de longa data com o médico cooperativista baiano. “O doutor Sílvio tem uma história ligada ao cooperativismo de muitos anos. Há mais de 40 anos que milita no cooperativismo e há muito tempo também somos colegas no conselho da Oceb, sempre juntos trabalhando para o cooperativismo da Bahia. Fico muito orgulhoso de dizer que o cooperativismo baiano hoje tem uma personalidade que foi condecorada pelo seu caráter, pela sua dedicação à medicina e ao cooperativismo. Isso nos orgulha muito, pois nos representa”, comemorou.
Proponente da honraria na ALBA, o deputado Marcone Amaral, destacou o trabalho realizado pelo homenageado na sua área de atuação legislativa. “É um momento de muita felicidade, e especial para a Assembleia Legislativa da Bahia e para todo o povo baiano. Nós fizemos o reconhecimento do trabalho de doutor Silvio Porto, tanto como médico, como cooperativista. Um cidadão e uma personalidade que sempre lutou pelo cooperativismo, que tem um trabalho muito lindo, principalmente ali na Região Sul do nosso estado. Uma pessoa que entende o cooperativismo como o futuro da nossa sociedade”, enfatizou o ex-prefeito de Itajuípe, que mencionou a importância da parceria do município com a Sicredi Integração BA na abertura de novos pontos de atendimento. Sílvio Porto é o presidente da cooperativa de crédito baiana sediada em Itabuna.
O momento foi de felicidade para o cooperativista baiano que há tantos anos se dedica ao exercício da medicina e ao nosso modelo de negócios no estado. “Eu me senti altamente honrado por essa distinção da Assembleia Legislativa da Bahia, ao me conceder o título da Comenda 2 de Julho. Eu fico satisfeito porque quando temos o reconhecimento de um trabalho, de uma trajetória dedicada à medicina, ao cooperativismo, à cidadania, nos sentimos mais feliz, não só por mim, como para minha família. Todo o esforço, toda a dedicação que eu sempre tive no meu trabalho foi recompensado e reconhecido, com a mais alta honraria dessa Casa”, celebrou Sílvio Porto, que também preside a Unimed Itabuna.
Comenda 2 de Julho
Instituída pela Resolução nº 1.277/99, da Assembleia Legislativa da Bahia, a Comenda 2 de Julho é a mais alta honraria concedida pelo poder legislativo baiano. Ela é atribuída a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento político e administrativo estadual e nacional, e exalta a luta em defesa da liberdade do povo da Bahia.
Por Ascom Sistema Oceb
15º CBC: a importante participação da Bahia no evento
O Congresso Brasileiro do Cooperativismo teve como mote projetar um futuro + Coop
A delegação baiana fez história ao participar do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), que aconteceu de 14 a 16 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, localizado em Brasília - DF. O grupo formado por 60 pessoas, sendo dirigentes cooperativistas de 45 cooperativas do estado, representando os sete ramos, além de gestores e equipe técnica do Sistema Oceb que também estiveram neste evento de grande relevância para o setor, que lançou o desafio de planejar e construir, juntos, o futuro que queremos para o cooperativismo brasileiro.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, expressou seu agradecimento em relação à participação do grupo baiano no 15º CBC, destacando a importância deste momento para o cooperativismo, seja no âmbito estadual, nacional e mundial.
"Os nossos cooperativistas representaram com excelência o espírito cooperativista da Bahia. Foi uma oportunidade única e, com uma participação integrada, ajudamos a projetar o futuro do cooperativismo para os próximos cinco anos para fortalecer ainda mais o nosso movimento", ressaltou o líder cooperativista.
Com uma programação repleta de palestras e debates sobre temas relacionados à comunicação, negócios, ESG, inovação, cultura cooperativista, intercooperação e representação, a participação do grupo baiano foi marcada pelo engajamento, troca de conhecimentos, defesa e priorização das Diretrizes Estratégicas que vão orientar o planejamento estratégico do Sistema OCB para o período de 2025 a 2030.
Confira destaques do Congresso Brasileiro de Cooperativismo
O primeiro dia (14/5) reuniu lideranças nacionais e internacionais que atuam em prol da representatividade e desenvolvimento do modelo de negócios cooperativista. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, abriu o evento com uma mensagem encorajadora, considerando que o futuro do movimento no Brasil é projetado agora com o empenho e trabalho de todos os cooperativistas.
Também esteve na plenária de abertura a presidente da Aliança Cooperativa Internacional das Américas (ACI Américas), Graciela Fernández, que abordou sobre o atual momento do cooperativismo na América Latina; e Ariel Guarco, presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), que refletiu sobre os avanços que o cooperativismo tem promovido no mundo, principalmente por ter um papel de desenvolvimento local, nas comunidades onde estão presentes. Dando seguimento, o público acompanhou a palestra de Salim Ismail, futurista e empreendedor no campo da inovação, que falou sobre liderança exponencial, além dos princípios fundamentais que impulsionam organizações de alto impacto e liderança visionária.
Para relembrar aos participantes sobre os principais resultados alcançados pelo cooperativismo brasileiro desde a realização do último CBC, em 2019, a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, falou sobre as soluções implementadas ao longo dos anos pelo Sistema OCB (AvaliaCoop, CapacitaCoop, ESGCoop, InovaCoop, NegóciosCoop, RepresentaCoop e SouCoop) e o papel dessa organização que atua em prol das cooperativas e, consequentemente, pelo desenvolvimento econômico e social do país. Compartilhando o palco com a superintendente, a jornalista e apresentadora Glenda Kozlowski fez o lançamento da terceira temporada do SomosCoop na Estrada, web série que mostra a força transformadora do coop pelo Brasil (confira pelo canal do YouTube do SomosCoop).
Agenda Institucional do Cooperativismo - Fechando a programação de abertura do 15º CBC, ocorreu o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo, contando com a presença do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, parlamentares e senadores que compõem a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), ministros de Estado e demais autoridades. Focada em temas estratégicos para fortalecer nosso setor cooperativista, a Agenda Institucional mostra como o nosso modelo de negócios é peça-chave na construção de uma sociedade com melhores oportunidades para todos e todas.
No segundo dia (15/5), as plenárias contaram com as palestras de Amy Webb, CEO da Future Today Institute, e Martha Gabriel, futurista, professora e autora (inclusive do livro “O futuro é Coop”, que foi distribuído a todos os presentes). O público pôde mergulhar no futuro junto com as palestrantes, a partir de insights, dados e exemplos que demonstraram que o futuro tem grande potencial de ser, sim, coop. Também nesse dia os cooperativistas baianos, junto com os demais participantes, realizaram as discussões e votações das Diretrizes Estratégicas para o cooperativismo.
O encerramento, no dia 16 de maio, foi à altura do evento. Os congressistas, usando o recurso da tecnologia, inclusive muito presente durante o congresso com muitas oportunidades de ativações (experiências práticas oferecidas nos mais diversos estandes distribuídos no espaço), priorizaram 25 diretrizes estratégicas para o cooperativismo brasileiro (que vão traçar o futuro do cooperativismo para os próximos anos). Além disso, todos saíram inspirados com a palestra de Fred Gelli, CEO da Tátil Design, sobre construir futuros, a partir do nosso lugar de potência.
Confira o que alguns participantes do CBC têm a dizer
Líderes cooperativistas da Bahia compartilharam suas visões e a emoção de fazer parte desse momento inovador:
“Participar do 15º CBC, além de projetar o futuro do Coop brasileiro, foi de grande importância para refletirmos o presente. Foram três dias de muitas informações, palestras com temas importantes, troca de experiências, encontro com cooperativas de todo o Brasil”. Norma Rios - diretora financeira da Cooper-Grãos
“Um privilégio ser partícipe deste momento único, onde pudemos discutir e decidir democraticamente as diretrizes do Cooperativismo Brasileiro que, a meu ver, é caminho para o futuro da nossa sociedade”. Mário Brum – presidente da Uniodonto Itabuna
“Poder votar e discutir sobre as diretrizes que serão trabalhadas nos próximos anos neste modelo de negócio é uma sensação incrível de representação. Também expresso meu orgulho em representar o Comitê Nacional de Jovens, o Sicoob Costa do Descobrimento e o Sistema Oceb”. Daniele Scopel - Representante do Comitê Nacional de Jovens “Geração C” e analista de crédito no Sicoob Costa do Descobrimento
“Tivemos oportunidade de ouvir palestras enriquecedoras e exercer os nossos direitos de lutar e votar nas propostas de políticas para o cooperativismo dos próximos anos. Além disso, foi muito boa a convivência, conversas e troca de experiências com os demais participantes, tanto da Bahia, como de outros estados”. Dora Parente - presidente da Cooliba
“Que possamos continuar trabalhando juntos em prol do desenvolvimento, crescimento e fortalecimento da economia nas comunidades que as cooperativas estão atuando”. Vandevaldo Rios – presidente eleito do Sicoob Central BA
"Fui representar o Comitê de Mulheres Elas pelo Coop, nacional e estadual. Lá no congresso tive a satisfação de defender a constituição de mais comitês femininos e de jovens; também o cuidado das pessoas com relação à saúde mental. O evento contou com muitas palestras, com vários especialistas nacionais e internacionais, que proporcionaram muitas reflexões. Tanto o Comitê de Mulheres como o de Jovens puderam atuar na sala sensorial, onde conduzimos as pessoas do cooperativismo a se sensibilizarem sobre a inclusão, diversidade, equidade…". Vera Ventura - coordenadora do Elas pelo Coop BA e vice coordenadora do Elas pelo Coop Nacional
“O trabalho, empenho e a colaboração de todos foram fundamentais para o sucesso da nossa participação no evento. O espírito de cooperação da nossa comitiva foi inspirador. Nós transformamos desafios em oportunidades; parece que todos se comprometeram em honrar nosso presidente Cergio e garantimos que tudo corresse perfeitamente”. Sandra Cohim – diretora da Unifisio
“Compreendendo que analisar e votar propostas decisivas para o futuro não é uma tarefa fácil, penso que foi necessário e fundamental ter momentos preparatórios em nossa unidade para nos posicionarmos na defesa das propostas de diretrizes e, assim, votarmos com consciência e segurança em diretrizes estratégicas que impulsionarão o cooperativismo brasileiro”. Alaerte Aronia – presidente da Coperil
“Gostaria de agradecer a todos do Sistema Oceb por proporcionar a minha primeira participação no Congresso Brasileiro do Cooperativismo. Foi uma experiência incrível e saio desse congresso com muita energia e motivação para ser parte de todos os processos que vivenciei”. Cristóvão Roma – presidente da Cooperlad
“Trazemos de volta nas nossas bagagens, a responsabilidade e o compromisso de fazer ressoar nas nossas cooperativas as diretrizes aprovadas, na perspectiva de que sejamos mais assertivos na COMUNICAÇÃO com os membros e com a sociedade; na disseminação da CULTURA COOPERATIVISTA e dos impactos das cooperativas nas comunidades; na capacidade de planejar e implementar práticas voltadas para as dimensões do ESG; na INOVAÇÃO que serve às melhores soluções para a cooperativa e seus cooperados; na INTERCOOPERAÇÃO como instrumento que alavanca os NEGÓCIOS e a competitividade das cooperativas; e, na REPRESENTAÇÃO qualificada, capaz de defender os interesses do movimento cooperativo e fortalecê-lo.” Maria Vandalva – presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Coopere
Com o espírito de cooperação e comprometimento, a delegação baiana fez história no 15º CBC, contribuindo para projetar “um futuro + coop” e reafirmando o papel fundamental das cooperativas como negócios competitivos, sustentáveis e que ajudam a melhorar a sociedade.
Para mais informações e atualizações sobre o 15º CBC, confira as redes sociais do @sistemaoceb com vídeos, depoimentos e fotos.
Por Ascom Sistema Oceb
Saiba mais:
Márcio Lopes de Freitas abre o 15º CBC com mensagem inspiradora
Agenda Institucional prioriza regulamentação da Reforma Tributária
Futuro do cooperativismo: 15º CBC define 25 diretrizes estratégicas
Encontro Jurídico: estratégia de fortalecimento do coop baiano
- Nenhum
Evento promovido pelo Sistema Oceb, em parceria com a OAB-BA, debateu temas
como Direito Societário e Sindical, Cooperativas de Seguros e Inteligência Artificial
O Sistema Oceb estabelece parcerias estratégicas visando impulsionar o negócio cooperativista no nosso estado. Um exemplo bem-sucedido de relacionamento construído e com resultados importantes alcançados tem sido com a Ordem do Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA). O Encontro Jurídico, realizado no último dia 24 de novembro, na capital baiana, foi uma das ações conjuntas realizadas pelo Sistema Oceb, em conjunto com a OAB-BA, por meio da Comissão de Direito Cooperativo. No evento, intitulado “O futuro da Advocacia no Direito Cooperativo: desafios e perspectivas”, advogados, assessores jurídicos, acadêmicos e estudantes de Direito e Cooperativismo participaram de painéis temáticos que abordaram as características singulares do modelo de negócios cooperativista dentro do Direito Societário e Sindical, as últimas atualizações sobre as Cooperativas de Seguros – último ramo do cooperativismo criado – e os riscos e oportunidades da Inteligência Artificial.
Representando a presidente da OAB-BA, Daniela Borges, o secretário-geral Adjunto, Raphael Pitombo de Cristo, comentou a relevância do evento para a classe. “O sistema cooperativista é um setor de bastante importância, que muitos colegas atuam. Então, certamente, esse é um evento muito rico, de muitas trocas de experiências entre os participantes”.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, que realizou a abertura do Encontro Jurídico, destacou o papel da área jurídica em temas centrais, presentes no cotidiano das cooperativas. “Esse é um evento organizado pelo Sistema Oceb, com a OAB Bahia, e de importância muito grande, porque nós estamos discutindo o setor jurídico, o setor judiciário, um setor que trabalha muito com as cooperativas. Portanto, é necessário que façamos o debate de assuntos como a Reforma Tributária e da importância da manutenção de garantias do cooperativismo a exemplo do ato cooperativo. Como é que se trabalha nas cooperativas? Qual é o processo dos advogados na defesa do cooperativismo?”, comentou.
Direito Societário e Sindical no Cooperativismo
Como um segmento específico nos ramos do Direito, tanto no ambiente acadêmico, quanto das práticas jurídicas e decisões judiciais, o cooperativismo e suas especificidades foram apresentados ao público presente sob as ópticas do Direito Societário e do Direito Sindical.
Ênio Meinem, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob Confederação apresentou o painel sobre o modelo e as características próprias das Sociedades Cooperativas. “O modelo societário cooperativo é muito singular, e se distingue em vários aspectos das sociedades empresárias e das demais empresas que atuam no mercado. E ter encontro com o quadro de advogados e estudantes de Direito é fundamental para trazer algumas dessas informações, dessas particularidades, ou pelo menos, indicar as fontes de acesso para um estudo mais verticalizado. A proposta é permitir um manejo de peças processuais, a interlocução com outros atores do direito, com a magistratura, com o poder público, com formadores de opinião. Então, esses encontros servem exatamente para aumentar a dominância, o acesso, o conhecimento”, concluiu o autor do livro “Cooperativismo Financeiro”, que realizou uma sessão de autógrafos durante o evento.
No painel Direito Sindical, o assessor Jurídico da Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina - Fecoop/Sulene, Paulo Braga, detalhou as ações desenvolvidas em defesa das cooperativas por meio da atuação sindical e destacou a importância do evento. “Muito importante essa iniciativa de disseminar o conhecimento cooperativo, especialmente no campo do Direito Sindical, que é bem pouco difundido e conhecido nos ramos do Direito. Aqui abordamos a história do direito sindical cooperativo, notadamente aqui no estado da Bahia, com informações relativas às negociações coletivas de trabalho, acordo coletivo de trabalho e temas processuais, bem como a jurisprudência, atual do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior do Trabalho.”
Cooperativas de Seguros
Ramo recém-criado do cooperativismo, as cooperativas de seguros foram tema de painel apresentado pela gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Clara Maffia. Na apresentação, a convidada fez um panorama traçando a regulamentação e perspectivas para a Advocacia a partir do novo ramo cooperativista. “Essa é uma oportunidade única para falar para a classe dos advogados, para explicar para eles o que está acontecendo de mais atual no tema do cooperativismo de seguros. A ideia foi abordar como que foi esse processo da lei, que durou mais de 10 anos. O que temos agora nesse momento, na discussão da regulamentação dessa lei, e qual que é o nosso papel, enquanto representantes do cooperativismo, para garantir que tenhamos efetivamente uma legislação, uma regulamentação que sejam adequadas”, explicou a gestora que atua na Unidade Nacional do Cooperativismo.
Estratégia de fortalecimento do cooperativismo
Para a presidente da Comissão de Direito Cooperativo da OAB-BA, Monique Brito, o Encontro de Direito Cooperativo visa fortalecer o cooperativismo. “Além disso, permite trazer mais informações para o colega advogado que atua no âmbito do Direito Cooperativo, com assuntos que estão em grande relevância como a inteligência artificial, as cooperativas de seguro, a regulamentação desse modelo de negócio. Então, o objetivo de fato, além de fortalecer o cooperativismo, é trazer uma disseminação para que a gente possa atuar de maneira mais assertiva, cada vez mais”, concluiu.
Tatiane Lima, foi uma das participantes do encontro, e comentou a importância da atividade no trabalho que desenvolve junto às cooperativas, especialmente de transporte, em Luís Eduardo Magalhães. “Esse Encontro foi muito interessante, a participação e tudo que nós falamos sobre o seguro cooperativo. Nós tivemos também orientações sobre cooperativismo sindical. Então, foi um encontro importante para as nossas cooperativas e é sempre bom esses eventos para que a gente possa se atualizar e poder fundamentar melhor as nossas cooperativas e as atividades que elas operam”, comentou a advogada da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Luís Eduardo Magalhães – CoopGNP.
Para Givânia Queiroz, conselheira administrativa do Sicoob Sertão, o Encontro Jurídico corrobora a estratégia de fortalecimento do cooperativismo. “A importância desse evento é justamente o quinto princípio cooperativista: educação, formação e informação. Então, quando a gente vem em evento como esse, que a gente se informa, que a gente ouve pessoas falarem sobre o cooperativismo, a gente entende justamente do que se trata e a gente consegue ser picado pela abelhinha do cooperativismo. Eventos como esse, cursos da Capacitacop, do Sicoob Universidade, trazem essa visão do que realmente é o cooperativismo”, finalizou.
Para conhecer mais as ações e atividades relacionadas à formação profissional e representação política-institucional do cooperativismo na Bahia, acesse o portal do Sistema Oceb e nossas redes sociais pelo @sistemaoceb .
Por Ascom Sistema Oceb com apoio da OAB-BA
Novas cooperativas fortalecem o Cooperativismo na Bahia em 2023
O cooperativismo baiano continua em expansão, abrindo portas para novas oportunidades em diferentes ramos. Com o propósito claro de "promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio do cooperativismo na Bahia”, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - Oceb registrou a adesão de 14 novas cooperativas em 2023, abrangendo ramos como Agropecuário, Consumo, Transporte, Saúde e Trabalho, Produção de Bens e Serviços.
Essas novas cooperativas, distribuídas em diversos territórios do estado, como Metropolitano de Salvador, Sudoeste, Extremo Sul, Sertão, Chapada Diamantina, Baixo Sul e Nordeste, refletem a expansão e a diversificação do modelo de negócios cooperativista. Dentre os públicos que fazem parte dessas cooperativas, destacam-se agricultores familiares, produtores de cacau, profissionais do transporte de pessoas e turismo, além de profissionais da saúde e consumidores de bens e serviços.
“Esse crescimento demonstra a capacidade do cooperativismo de integrar empreendedores de diferentes origens e culturas, unindo esforços para melhorar a qualidade de vida das comunidades, onde as cooperativas estão inseridas”, destaca Cergio Tecchio, presidente do sistema que integra as organizações que representa e desenvolve o cooperativismo baiano, a Oceb e o Sescoop/BA.
O Sistema Oceb tem desempenhado um papel importante nesse crescimento, sendo reconhecido pelas cooperativas como facilitador para seu desenvolvimento, por meio da oferta de serviços, incluindo áreas de gestão, governança e acesso a mercados.
À medida que adentramos o ano de 2024, reafirmamos nosso compromisso em continuar atraindo novas cooperativas para se integrarem ao Sistema Oceb, trabalho que faz parte da nossa missão e dos objetivos estratégicos de integrar as cooperativas na Bahia.
Saiba como registrar sua cooperativa na Oceb acessando o site www.somoscooperativismo-ba.coop.br, no box Sobre Registro.
Para conhecer mais dados sobre os números do cooperativismo por ramo veja o portal AnuárioCoop.
ONU divulga identidade do Ano Internacional das Cooperativas
- Nenhum
Sistema OCB e Sistema Oceb se preparam para expandir
visibilidade e impacto global do movimento
O Ano Internacional das Cooperativas de 2025 (IYC 2025) será um marco para o cooperativismo. O momento representa uma oportunidade única para aumentar a visibilidade e o engajamento do movimento em todo o mundo e, especialmente no Brasil e na Bahia. Na segunda-feira (21/10), a Organização das Nações Unidas (ONU), lançou a identidade visual do IYC 2025. A imagem simboliza a conexão global das cooperativas e reflete seus efeitos duradouros em diversas esferas da sociedade.
A ideia de pessoas ao redor do mundo que se conectam para construir um futuro mais próspero e sustentável também é ilustrada na identidade. O vermelho foi utilizado para representar a sociedade, o azul, a economia, e o verde, o meio-ambiente. Além disso, a imagem enfatiza as contribuições que as coops proporcionam para o desenvolvimento sustentável e a integração social.
Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, reforçou a importância de 2025 para o movimento no Brasil. “O Ano Internacional das Cooperativas é uma chance inestimável para reafirmar a relevância do cooperativismo na sociedade. É hora de mostrar como nosso modelo de negócios pode colaborar para superar os desafios socioeconômicos. É hora de unir vozes, fortalecer laços e ampliar nosso impacto", declarou.
O tema Cooperativas Constroem um Mundo Melhor foi anunciado em junho deste ano e tem como objetivo destacar a relevância do modelo cooperativo como uma solução essencial para enfrentar desafios globais. Para Márcio, o tema é uma convocação à sociedade. "As cooperativas contribuem com a redução da pobreza, a promoção da igualdade de gênero, o trabalho decente e o crescimento econômico. Por isso, aumentar o conhecimento e o reconhecimento do cooperativismo para expandir sua presença em prol de um mundo melhor é uma das nossas premissas para esse momento", disse.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a escolha pela ONU da temática cooperativista pela segunda vez em um intervalo de pouco mais de 10 anos representa uma grande oportunidade. “Após 2012, agora em 2025 mais uma vez a ONU nomeia as cooperativas como mote do próximo Ano Internacional a ser celebrado pelo organismo internacional. Todos os desafios que estamos enfrentando relacionados ao combate à pobreza, adversidades climáticas e necessidade de transparência nas ações colocam o cooperativismo como protagonista por ser um negócio viável do ponto de vista social, ambiental e econômico. Cabe a nós, em especial, as cooperativas na Bahia, aproveitarmos a visibilidade que certamente será gerada durante todo o período”, celebrou o dirigente do cooperativismo baiano.
Para maximizar o potencial de expansão que o ano de 2025 entregará ao movimento, o Sistema OCB e o Sistema Oceb estão planejando uma série de ações e iniciativas. As peças lançadas pela ONU foram traduzidas para o português e disponibilizadas para as cooperativas de toda a Bahia na Central da Marca, que pode ser acessado em nosso portal na internet.
Lançamento oficial do Ano Internacional das Cooperativas
O lançamento oficial do Ano Internacional das Cooperativas será realizado em Nova Delhi, na Índia, durante a Conferência Cooperativa Global da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), entre os dias 25 e 30 de novembro próximos. O evento irá reunir líderes globais que buscarão inspirar cooperativistas em todo o mundo e refletir sobre o impacto do movimento na sociedade. A celebração será um reconhecimento das conquistas passadas, mas também uma oportunidade para discutir as ações futuras que visam fortalecer ainda mais o modelo de negócios.
Por Ascom Sistema Oceb adaptado e com informações do Sistema OCB
Saiba Mais:
Sistema Oceb participa do 1º Encontro Ampliado com Agentes Territoriais, promovido pela SERIN
- Nenhum
No dia 22 de maio, o Sistema Oceb marcou presença no 1º Encontro Ampliado com Agentes Territoriais, realizado pela Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (SERIN), no auditório do Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.
Atendendo ao convite da SERIN, a analista do Sescoop/BA, Geisa Félix, apresentou o trabalho desenvolvido pelo Sistema Oceb - o sistema que impulsiona o cooperativismo baiano.
Na ocasião, Geisa apresentou dados sobre as cooperativas presentes nos Territórios de Identidade do estado, destacando a atuação do cooperativismo como uma força transformadora, que gera benefícios concretos para as pessoas, comunidades e para o desenvolvimento do país.
Para o Sistema Oceb, participar de espaços como esse é fundamental para fortalecer o diálogo interinstitucional, ampliar parcerias e divulgar o potencial do cooperativismo como modelo de negócios sustentável, democrático e centrado em pessoas.
Por Ascom Sistema Oceb
Sistema Oceb presente na posse da nova gestão da UPB
- Nenhum
A União dos Municípios da Bahia (UPB) tem nova gestão a partir de 2025. A posse do grupo, que assumiu a diretoria para o biênio 2025/2026, aconteceu na última sexta-feira, dia 28/03, no auditório Prefeito Antônio Lomanto Júnior da UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O novo presidente de uma das maiores e mais importantes entidades municipalistas estaduais é Wilson Cardoso, atual prefeito da cidade de Andaraí.
O evento de posse contou com a participação do governador do estado, Jerônimo Rodrigues, e com diversos líderes municipais e políticos. Seguindo com o comprometimento de desenvolver o cooperativismo, esteve presente representando o cooperativismo baiano, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio. A superintendente da Oceb, Ially Carmo, e a coordenadora do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia e membra do Comitê Elas Pelo Coop nacional, Vera Ventura, também marcaram presença na cerimônia.
A participação em eventos como esse, fortalece a parceria do Sistema Oceb com as prefeituras do estado.
“É importante que o sistema cooperativista através de seus representantes e da organização estadual esteja junto, conhecendo, sentindo e vendo que temos muita colaboração com as prefeituras. Nós vamos buscar um entendimento e um conhecimento mais profundo, junto à UPB, para que a gente possa mostrar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento local. As cooperativas constroem um mundo melhor, e esse compromisso começa no município, na comunidade, onde as pessoas vivem e trabalham juntas para transformar a realidade”, disse Tecchio.
A fala do presidente Cergio Tecchio reafirma a atuação do Sistema Oceb de fortalecer as cooperativas em cada canto da Bahia, pois são negócios que impulsionam o desenvolvimento local e contribuem para uma sociedade mais próspera e justa.
Por Ascom Sistema Oceb
Conteúdos Relacionados [Inovação]
Coperil é destaque no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão
- Nenhum
Cooperativa educacional baiana é reconhecida nacionalmente por seu compromisso com a gestão e governança
A Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê – Coperil foi destaque no Prêmio SomosCoop – Excelência em Gestão, edição 2025, recebendo a medalha de prata na categoria “Compromisso com a Excelência”, durante a cerimônia realizada em Brasília (DF), no dia 9 de dezembro. A premiação é promovida pelo Sistema OCB e reconhece práticas de gestão e governança que se destacam entre cooperativas de todo o país.
Para a presidente da Coperil, Alaerte Arônia, a conquista representa a confirmação de um trabalho consistente:
“Ganhar um prêmio significa reafirmar que estamos no caminho certo, fortalecendo o trabalho que vem sendo desenvolvido na organização dos processos de governança e gestão da nossa cooperativa. Por isso, estamos imensamente felizes em receber o Prêmio SomosCoop, Categoria Prata. Este prêmio nos enche de alegria e nos motiva ainda mais a seguir firmes no propósito de elevar o desempenho da Coperil e continuar construindo uma trajetória de excelência.”
A Coperil possuiu um Comitê do Programa de Excelência em Gestão e Governança (PDGC), e tem registrado avanços contínuos na organização de seus processos e práticas, inclusive, no ciclo 2021, da mesma premiação, a cooperativa foi reconhecida com a medalha de Ouro pelas boas práticas de governança e gestão na categoria Primeiros Passos, consolidando uma trajetória de evolução constante. A cooperativa agora mira o próximo patamar, Rumo à Excelência, na edição de 2027.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, também celebrou o reconhecimento. “Foi muito importante para nós, da Bahia, e do cooperativismo baiano, mostrar que, quando fazemos um bom trabalho, cumprimos as regras e desenvolvemos processos sólidos, estamos habilitados a concorrer e ser reconhecidos em qualquer parte do Brasil. Isso mostra que o cooperativismo baiano se supera e está cada vez melhor. O Sistema Oceb tem muito orgulho de ter participado e de acompanhar todo esse trabalho. Seguimos juntos com as cooperativas no melhor caminho, rumo à prosperidade.”
A cerimônia de premiação do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2025 reconheceu 133 cooperativas de diferentes ramos e regiões, em quatro níveis de maturidade: Primeiros Passos para a Excelência; Compromisso com a Excelência; Rumo à Excelência e Excelência (confira a lista completa nesta notícia). A programação incluiu a apresentação do trailer do documentário Histórias de um mundo melhor, produzido em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas proclamado pela ONU e lançado recentemente.
Representantes da Coperil e do Sistema Oceb no eventoGeisa Félix, analista de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA, acompanha as cooperativas na adesão ao AvaliaCoop – Governança e Gestão, e destacou que essa conquista pode estimular outras cooperativas. “Esse reconhecimento tem um valor especial para a Coperil e, certamente, também para o cooperativismo baiano. Acreditamos que nossa conquista pode inspirar e incentivar outras cooperativas da Bahia a seguirem esse exemplo, pois o PDGC nos permitiu enxergar novas possibilidades para o aprimoramento organizacional, elevar a maturidade de gestão, alcançar um crescimento sustentável e, consequentemente, melhores resultados para o negócio cooperativo. Também contribuiu para fortalecer o sentimento de pertencimento entre cooperados e colaboradores.”
Com a proximidade de um novo ano, o Sistema Oceb reafirma o compromisso de seguir investindo na governança e na gestão das cooperativas, para que nas próximas edições do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão mais cooperativas recebam esse reconhecimento e fortaleçam sua atuação no mercado.
CONHEÇA A SOLUÇÃO AVALIACOOP
Cooperativa, comece agora mesmo a acelerar a sua jornada da excelência, acessando informações sobre o Diagnóstico Governança e Gestão (PDGC) AvaliaCoop.
Por Ascom Sistema Oceb
SESCOOP/BA é credenciado pelo CRCBA
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA foi credenciado como Unidade Capacitadora do Programa de Educação Profissional Continuada (EPC) do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA). Essa habilitação significa que os cursos voltados para contadores, a exemplo do FORMACONT - Formação de Contadores Cooperativistas, passam a atender à EPC, conferindo pontuação por carga horária aos profissionais de contabilidade participantes.
Desde janeiro deste ano, contadores das cooperativas baianas, funcionários ou terceirizados, regulares com o Conselho Regional de Contabilidade, indicados pelas cooperativas do Sistema OCEB, estão participando do FORMACONT e tendo a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na elaboração de prestação de contas e demonstrações contábeis de acordo com as exigências da lei do cooperativismo e das Normas Técnicas do Conselho Federal de Contabilidade aplicadas às Sociedades Cooperativas.
Para Livia Conceição, Gerente de Operações do SESCOOP/BA e integrante da Comissão de Contabilidade para as Cooperativas do CRCBA, esse credenciamento representa “a preocupação do Sistema OCEB em oferecer capacitações que visam atualizar, aprimorar e expandir os conhecimentos e competências técnicas para os contadores em prol da qualidade dos serviços prestados às sociedades cooperativas e em consonância com a Norma Brasileira de Contabilidade – NBC PG 12(R2) que dispõe sobre a Educação Profissional Continuada”.
Ao promover o FORMACONT e outras capacitações voltadas para os profissionais de contabilidade o SESCOOP/BA busca constantemente melhorar a gestão contábil das cooperativas baianas, confirmando que a formação continuada é uma das formas mais eficazes.
Por Ascom SESCOOP/BA
Logo: Site CRCBA
15º Alinhamento Estratégico projeta futuro + Coop na Bahia
- Nenhum
O Sistema Oceb reafirma seu compromisso com uma gestão dedicada ao desenvolvimento do cooperativismo na Bahia
O simbolismo de um astronauta, que explora novos horizontes, deu o tom da 15ª edição do Alinhamento Estratégico do Sistema Oceb que teve como tema “Projetando na Bahia um futuro + Coop”. O evento reuniu no dia 14 de dezembro, em Salvador, funcionários, gestores e conselheiros das organizações que compõem o Sistema Oceb, além de integrantes dos Comitês de Mulheres Cooperativistas e de jovens – Geração C BA, representantes do Sistema OCB e parceiros, como Senar, Juceb, OAB/BA e CRC-BA.
Público acompanha mensagem de Cergio Tecchio Reunidos para projetar o futuro do cooperativismo baiano, o público acompanhou a programação que destacou a apresentação dos resultados do Sistema Oceb de 2024 e traçou o planejamento, o “plano de voo”, para 2025. O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, enfatizou a importância de pensar estrategicamente para o desenvolvimento das cooperativas baianas.
“Temos caminhado em direção a um cooperativismo mais inovador e sustentável. Nosso compromisso para 2025 é fortalecer ainda mais as ações que impulsionam os negócios das cooperativas baianas”, afirmou o líder cooperativista.
Colaboração e engajamento para um futuro mais cooperativo
Durante o encontro, também foram compartilhados depoimentos de participantes que contaram como as ações implementadas pelo Sistema Oceb têm impactado positivamente suas cooperativas. Temas como gestão, governança, negócios, ESG e a disseminação da cultura cooperativista foram destaques nas falas dos presentes.
Um desses depoimentos foi de André Oliveira, da Cooperativa de Produtores Rurais - Cooperfams. Ele comentou que um cooperativismo forte passa por um sistema cooperativista forte. “Nosso crescimento, como cooperativa, muito se deve justamente a interlocução e ajuda do Sistema Oceb, seja pelos eventos que a gente participou, seja pelos intercâmbios que a gente tem participado. Então, isso tem sido muito importante para dentro da nossa cooperativa e, nós, como cooperativa, a gente vê que o Brasil tem um mar de oportunidades e, em especial a Bahia, onde nós estamos inseridos, e essas oportunidades, na nossa visão, elas só serão possíveis de serem captadas, através de um sistema cooperativista forte. Eu acredito que o futuro realmente do nosso país deve investir, cada vez mais, no cooperativismo, por que as cooperativas prezam pelo quê? Pela sustentabilidade, pela viabilidade econômica da atividade dos seus associados, que é extremamente importante; essa é a missão da cooperativa, garantir a viabilidade, a sustentabilidade econômica do associado, e a cooperativa também faz com que a comunidade, onde a cooperativa está inserida, prospere, porque toda a renda fica na comunidade”, disse o diretor executivo da cooperativa do oeste baiano.
Conquistas e direcionamentos estratégicos
Outro momento importante foi a participação do Sistema OCB no evento. Em um vídeo, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes, afirmou o compromisso de intensificar as ações em ESG e na promoção da cultura cooperativista, alinhando as iniciativas da Bahia ao novo Mapa Estratégico do Sistema OCB.
Público acompanha o vídeo do presidente do Sistema OCBTambém ocorreu a exposição de Zeide Gomes, analista de planejamento do Sistema OCB, que explicou detalhes do novo Mapa Estratégico 2025-2030. O documento apresenta os objetivos estratégicos para o desenvolvimento nos diversos temas que foram trabalhados no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo. “Está iniciando um novo ciclo do Sistema OCB 25-30, então, reforçamos a importância desse alinhamento, de fazer com todo o Brasil, porque esse plano estratégico 2025-2030 é o norte, a orientação pra onde a gente vai seguir”, comentou a analista que atua na unidade nacional.
Na oportunidade, todos celebraram o fato de que as metas (AnuárioCoop, Plano de Ação e Atualização Cadastral) estipuladas pelo Sistema OCB para as unidades estaduais foram alcançadas pelo Sistema Oceb, consolidando o bom desempenho da unidade baiana.
“O Encontro de Alinhamento Estratégico do Sistema Oceb foi uma oportunidade de compreendermos melhor o fluxo das estratégias do nacional e da unidade estadual e seu cascateamento até chegar nas cooperativas, para que juntos possamos “transformar o mundo em um lugar mais justo, próspero e com melhores oportunidades para todos, por meio do cooperativismo”. Vale ressaltar que a metodologia adotada, favoreceu a participação das pessoas que estiveram envolvidas na execução das ações, tanto nas cooperativas, quanto nas equipes da Oceb e do Sescoop/BA. Com vez e voz, num diálogo e escuta ativa, foi possível que as pessoas compartilhassem das suas percepções, colaboração e cooperação, com o protagonismo e empoderamento de quem faz a história do cooperativismo na Bahia”, comentou Vandalva de Oliveira, presidente do Sociedade Cooperativa de Crédito Coopere - Sicoob Coopere e conselheira diretora da Oceb.
Protagonismo dos Comitês
Comitê Jovem Geração C,A participação dos Comitês de Mulheres Cooperativistas e Jovens trouxe um olhar renovado ao encontro. Para Marilua Damaceno, da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro - Cooeps, integrante do Comitê Jovem Geração C, "foi um prazer estar nesse evento para pensar os novos rumos do cooperativismo, as alianças estratégicas para 2025. Que se renove o cooperativismo no Estado da Bahia, expandindo-o, cada vez mais."
Comitê Elas Pelo Coop BAJá Vera Lucia Ventura, coordenadora do Comitê Elas Pelo Coop BA, destacou a importância de espaços como esse para promover a inclusão e a liderança feminina no movimento cooperativista: “O Comitê é importante nesse processo porque ele visa o crescimento de mais mulheres ocupando espaços de liderança dentro das cooperativas, então é importante que todos os líderes que estão participando desse evento tenham conhecimento do que é o Comitê, pra que serve, onde a gente quer chegar e as parcerias que queremos fazer dentro das cooperativas”, disse a vice coordenadora do Comitê Nacional de Mulheres do Sistema OCB.
Cooperativismo em decolagem
A 15ª edição do Alinhamento Estratégico reafirmou o compromisso do Sistema Oceb com uma gestão transparente e integrada. Com metas bem traçadas e o engajamento de todos os envolvidos, o cooperativismo baiano seguirá decolando rumo a novos horizontes, impulsionando o setor e transformando comunidades.
Por Ascom Sistema Oceb
Workshop impulsiona solução de governança e gestão
A atividade visou apresentar às cooperativas adoção de
boas práticas de Governança e Gestão da solução AvaliaCoop
Sempre atento ao objetivo estratégico de promover a excelência da gestão e da governança das cooperativas na Bahia, o Sistema Oceb promoveu entre os dias 29 e 31 de julho, o “Workshop do PDGC - Turbinando a sua cooperativa”. O evento ocorreu em Salvador e reuniu representantes de 15 cooperativas de diferentes ramos e regiões do estado. Dentre os focos da atividade, estiveram o reconhecimento e incentivo à participação das cooperativas, bem como promover a integração entre as mesmas, sensibilizar e engajar as lideranças e comitês ligados ao programa, além de capacitar membros de comitês e outros responsáveis pela atividade dentro das cooperativas.
Participantes do Workshop do PDGC - Turbinando a sua cooperativa
|
COOPERATIVAS PARTICIPANTES DO WORKSHOP DO PDGC – TURBINANDO A SUA COOPERATIVA |
||
|
COOPERATIVA |
REGIÃO |
RAMO |
|
Oeste |
Agropecuário |
|
|
Chapada e Piemonte |
Trabalho, Produção de Bens e Serviços |
|
|
Metropolitana de Salvador |
Transporte |
|
|
Metropolitana de Salvador |
Crédito |
|
|
Portal e Sertão |
Crédito |
|
|
Portal e Sertão |
Crédito |
|
|
Sul |
Crédito |
|
|
Metropolitana de Salvador |
Crédito |
|
|
Sudoeste |
Crédito |
|
|
Sudoeste |
Crédito |
|
|
Sul |
Crédito |
|
|
Sul |
Crédito |
|
|
Sul |
Saúde |
|
|
Sudoeste |
Saúde |
|
|
Sul |
Saúde |
|
A aplicação e ampliação dos diagnósticos organizacionais em especial do programa Governança e Gestão do AvaliaCoop permite que o Sistema Oceb cumpra sua missão, conforme explica o presidente Cergio Tecchio. “Estamos estimulando, cada vez mais, as cooperativas no estado, para que façam a adesão aos diagnósticos do AvaliaCoop, como o programa Governança e Gestão. Tais ferramentas à disposição do cooperativismo baiano contribuem consideravelmente no atendimento da nossa missão institucional de integrar as cooperativas na Bahia para fortalecer sua representação, competitividade e sustentabilidade”, conclui.
Nos três dias de evento, ocorreram atividades como apresentações sobre competências essenciais da liderança, comunicação e assertividade, construção de equipes coesas e engajadas e gestão do tempo e produtividade, que são critérios que existem no PDGC. No último dia, os participantes puderam acompanhar a evolução das cooperativas com o Diagnóstico Governança e Gestão e planejar as próximas etapas da adesão ao ciclo atual.
Um dos representantes do Ramo Crédito presentes, José Elpídio Nova, vice-presidente do Sicoob Crediconquista, destacou a importância da atividade para um segmento em constante expansão. “O workshop foi de suma importância para nosso crescimento e desenvolvimento. Todos esses ensinamentos vêm agregar para que o cooperativismo, principalmente o de crédito, que está crescendo muito rapidamente, se torne muito mais rentável, organizado e estruturado, para poder continuar crescendo. Já temos trabalhado com o programa e nosso foco ultimamente tem sido como incluir e integrar o nosso associado, chegar até eles com todos os benefícios oferecidos para que eles compreendam o que é uma cooperativa”.
Para o dirigente da Unimed Costa do Descobrimento, Carlos Castro Alves, a programação elaborada cumpriu um papel importante para a cooperativa. “O workshop foi desenvolvido com atividades que o deixaram bem dinâmico e esperamos aproveitar todos os conhecimentos adquiridos muito bem na cooperativa. Nosso objetivo é fazer com que a Unimed cresça mais, usufruindo a integração entre as pessoas e fazendo com que entendam melhor a governança”, explicou o diretor administrativo da cooperativa de saúde instalada em Eunápolis, que durante o workshop foi reconhecida juntamente com outras cinco cooperativas baianas com uma homenagem por terem recebido o Selo de Reconhecimento do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão pelo desempenho obtido junto ao programa Governança e Gestão AvaliaCoop.
Cooperativas homenageadas
Na cerimônia de abertura do workshop, as cooperativas Sicoob Central Bahia, Coperil, Sicoob Cred Executivo, Sicoob Coopere, Unimed Costa do Descobrimento e Unimed do Sudoeste, receberam troféus. A homenagem do Sistema Oceb foi um reconhecimento por terem alcançado pontuação que classificaram elas a receberem os Selos de Reconhecimento do Governança e Gestão AvaliaCoop, conferidos pelo Sistema OCB em 2023.
|
COOPERATIVAS HOMENAGEADAS PELA CONQUISTA DO SELO DE EXCELÊNCIA DO |
|
|
COOPERATIVA |
NÍVEL DE MATURIDADE |
|
Coperil |
Compromisso para a Excelência |
|
Sicoob Central BA |
Compromisso para a Excelência |
|
Sicoob Coopere |
Primeiros Passos |
|
Sicoob Cred Executivo |
Primeiros Passos |
|
Unimed Costa do Descobrimento |
Primeiros Passos |
|
Unimed do Sudoeste |
Primeiros Passos |
A diretora financeira da Coperil, Éster Cristina, avaliou positivamente a participação, tanto no evento, quanto no programa, por parte da cooperativa educacional sediada em Irecê, Região da Chapada Diamantina. “Para a gente da Coperil é mais uma ótima oportunidade. Entendemos ser importantíssimo participarmos do workshop para nos integrarmos com as demais cooperativas e saber como as outras estão, e onde nós estamos. O programa é um diferencial e um divisor de águas. Hoje a Coperil é uma, e era outra antes de fazermos parte”, finalizou a dirigente da cooperativa que recebeu o Selo de Reconhecimento do Prêmio SomosCoop no nível de maturidade Compromisso para a Excelência.
Representantes das cooperativas homenageadas
Governança e Gestão (PDGC) AvaliaCoop
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), o atual Governança e Gestão da solução AvaliaCoop, é um Modelo referencial de Excelência em Gestão de avaliação dos processos das cooperativas, identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria, visando a promoção de boas práticas. É oferecido, desde 2013, por meio da parceria com a Fundação Nacional da Qualidade - FNQ, pelo Sescoop Nacional, via Sescoop/BA, às cooperativas na Bahia e disponibiliza um modelo referencial para a governança e a gestão, pautado em padrões de excelência validados internacionalmente.
É adaptado às particularidades do modelo de negócio, princípios e valores cooperativistas. Mantém a vinculação com sua base conceitual e metodológica, que é o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da FNQ e do Manual de Governança Cooperativa do Sistema OCB.
Para fazer parte e aderir ao programa diagnóstico oferecido às cooperativas registradas junto ao Sistema Oceb, acesse o Diagnóstico Governança e Gestão da solução AvaliaCoop em nossa página na internet para turbinar sua cooperativa.
Por Ascom Sistema Oceb
Impulsiona Bahia leva o coop baiano a caminho do topo
- Nenhum
O evento reuniu 74 cooperativas para apresentar as soluções do Sistema Oceb,
visando impulsionar os negócios das cooperativas no estado
O Cooperativismo Baiano segue rumo ao topo e o Impulsiona Bahia é somente o início da escalada de crescimento, desenvolvimento e sustentabilidade das cooperativas no estado. Com esse objetivo, representantes de 74 cooperativas no estado, estiveram reunidos nos dias 13 e 14 de abril de 2026, em Salvador - BA, no evento promovido e realizado pelo Sistema Oceb. Nos dois dias, os participantes — incluindo todo o time da Casa do Cooperativismo Baiano — puderam aprofundar os conhecimentos sobre as soluções ofertadas às cooperativas baianas, além de assistirem apresentações que abordaram temáticas como superação e conquista; cultura cooperativista e ESG. Os diagnósticos organizacionais da solução AvaliaCoop, Identidade, Governança e Gestão (PDGC) e NegóciosCoop ganharam destaque na programação com a aplicação prática em oficinas.
Responsável pela abertura da primeira edição do Impulsiona Bahia, Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, comentou a importância da diversidade de cooperativas presentes no evento. “Aqui temos muitas cooperativas de todos os ramos e todos os cantos da Bahia; pequenas cooperativas que nasceram esses dias e cooperativas com mais de 40 anos, com mais de 50 anos. Juntas, todas reunidas para esse momento histórico. O Sistema Oceb sente muito orgulho de reunir pessoas que estão em busca de uma intercooperação, de novas oportunidades, e mais do que tudo, crescer, atender os seus cooperados e atender a comunidade”, agradeceu o líder cooperativista do estado.
Conquistando o seu Everest
Para abordar a temática do Impulsiona Bahia “Levando o Coop Baiano ao Topo”, o Sistema Oceb contou com convidados de projeção nacional, a exemplo do administrador, palestrante e alpinista profissional, Rosier Alexandre. Ele detalhou os desafios superados para se tornar o 15º brasileiro, e o primeiro nordestino, a alcançar o cume do Monte Everest. Ao associar todo o planejamento e treinamento necessários para alcançar o ponto mais alto do planeta, fez um paralelo com o dia a dia dos negócios. “Pensar assim, qual é a meta número um do Rosier? Chegar no cume da Montanha? Não é. Essa não é a meta número um. A meta número um é voltar para casa vivo. O que adianta ter resultado e não ser sustentável? Nada vale, tem que ter sustentabilidade. Então eu tenho que ir, mas voltar para minha família para comemorar, para poder dizer assim: concluí o projeto. Segundo: chegar no cume, mas tem que respeitar a primeira regra: chegar no cume e voltar vivo”, detalhou ele que dentre outros feitos notáveis, foi o 11ª sul-americano, quinto brasileiro e primeiro do Norte e Nordeste a conseguir escalar a maior montanha de cada continente.
O diretor Administrativo da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo - Coomap, Wellington Ceuta, gostou dos conteúdos apresentados. “É importantíssimo todo o conteúdo do evento. As palestras são muito importantes para o cooperativismo e para a integração com as cooperativas de várias cidades aqui da nossa região e do estado”.
Portfólio de Soluções às cooperativas baianas
No encerramento do primeiro dia foi a vez das cooperativas baianas se aprofundarem nas soluções oferecidas pelo Sistema Oceb. O analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Magnun Cruz, detalhou os serviços disponibilizados que abrangem os seguintes eixos de atuação: Dados e Inteligência, Capacitação, Negócios, Inovação, ESG, Cultura, Representação e Comunicação.
A supervisora de Controle da Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - Cooproeste, Sonia Sabino, elogiou a iniciativa. “Nós tivemos a oportunidade de ver com mais clareza todas as soluções que o Sistema oferece para impulsionar as cooperativas e o evento faz jus ao nome: Impulsiona Bahia. Entendo que cooperativa, como foi falado em várias palestras, é negócio e não dá para ter negócio sem competitividade, que está alinhada ao processo de capacitação”, concluiu a integrante da cooperativa agropecuária.
O ano da Cultura Cooperativista
Em 2026, o Sistema OCB definiu como foco de ações do planejamento estratégico em vigor (período 2025-2030), as ações voltadas à cultura da cooperação. A temática também ganhou espaço no Impulsiona Bahia com a palestra “Cultura Cooperativista: o Impulso que Nos Leva ao Topo”, ministrada pelo pesquisador, palestrante e instrutor Alexandre Garcia. Em apresentação ao público presente, foi mostrado como os princípios e valores que regem o cooperativismo são os verdadeiros diferenciais e que impulsionam o próprio negócio cooperativista. “A cultura tem a ver com os cooperados, com os colaboradores, e com a comunidade. Eu preciso levar tudo isso em um pacote. A cultura tem a ver com esse pacote. Tudo isso nos leva ao topo, nos leva ao longo prazo, nos leva aos resultados. Não tem nenhum problema eu querer crescer, me desenvolver, ter resultados melhores. Com isso, as cooperativas conseguem fazer aliar o econômico ao social”, relatou o também consultor que atua nas áreas de inovação, cultura cooperativista, liderança, comportamento organizacional e desenvolvimento de pessoas.
Presente à primeira edição do Impulsiona Bahia, a presidente da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro - Cooeps, Daniele Almeida, destacou a forma como o evento foi executado. “O formato do Impulsiona Bahia, foi muito interessante para podermos estar juntos das cooperativas baianas. Uma linguagem só para apresentar os programas e as soluções. Estamos levando o engajamento, o network, a compreensão com um olhar diferente. Voltamos, realmente, motivados a ingressar em mais soluções”, planejou a dirigente da cooperativa educacional do sul baiano.
Oficinas AvaliaCoop: diagnósticos organizacionais em prática
A apresentação dos diagnósticos organizacionais do programa AvaliaCoop às cooperativas baianas foi um dos grandes focos do Impulsiona Bahia. Por isso mesmo, boa parte da programação foi destinada a orientar os participantes sobre os instrumentos de monitoramento que auxiliam na conformidade, governança e gestão e nos negócios.
Na oficina voltada ao Diagnóstico Governança e Gestão (PDGC), o especialista em Gestão de Cooperativa, Rodrigo Leocadio, orientou as cooperativas assistidas e trouxe o impacto positivo da adesão à ferramenta com casos de sucesso evidenciados pelo Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, premiação do Sistema OCB que reconhece as melhores práticas das cooperativas por todo o país aderentes ao referido diagnóstico.
Para o facilitador da oficina, o Impulsiona Bahia marca um novo momento para o cooperativismo baiano. “Ele marca um novo posicionamento das cooperativas baianas, impulsionadas por essa ferramenta de governança e gestão, em busca de um patamar de excelência nos seus processos. Pessoalmente, é um momento também muito importante. Esse desejo de contribuir com essas orientações para o desenvolvimento das cooperativas locais”, explicou o ex-consultor e avaliador da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), uma das entidades com modelo referencial utilizado no diagnóstico organizacional.
O acesso e abertura a novos mercados, posicionamento de marca, comunicação de resultados e elaboração de planos de ação próprios deu o tom da oficina do Diagnóstico de Negócios, facilitada pelo especialista em Planejamento de Marketing, Wellington Espanha.
Com forte atuação no segmento agropecuário, o instrutor trouxe dicas e insights às cooperativas, majoritariamente pertencentes ao respectivo ramo, para gerar valor ao trabalho desenvolvido junto ao mercado, equipes, cooperados e a comunidade. “O objetivo foi fazer uma reflexão e trazer práticas para desenvolvimento das ações e, principalmente, como comunicar os seus resultados a cada um dos cooperados e a comunidade envolvida. Como melhorar a comunicação da cooperativa, imaginando que não adianta fazer, não adianta implantar o diagnóstico se nós não tivermos resultados e depois, simultaneamente, se nós não tivermos uma boa comunicação”, reiterou ao comentar sobre o propósito da atividade.
Pensado para fortalecer a segurança jurídica e a perenidade do modelo cooperativista, o Diagnóstico Identidade é um aliado das cooperativas na avaliação da aderência à Legislação do Cooperativismo e boas práticas. Para orientar às cooperativas aderentes e que buscam seguir em consonância com princípios, valores e o regramento relacionado ao setor, o analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Magnun Cruz, e os analistas de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema Oceb, Tássia Gouveia e Valter Sampaio, mostraram o passo a passo da adesão, principais evoluções da plataforma e tiraram dúvidas relacionadas ao tema.
Para o representante da Unidade Nacional, Magnun Cruz, as cooperativas têm uma importante ferramenta à disposição. “O Diagnóstico Identidade oportuniza verificarmos a conformidade e trazermos uma segurança jurídica para as cooperativas. Esse momento possibilita passarmos por questões, nas quais a gente discute a conformidade adequada à legislação e as evidências que possam verificar o cumprimento do que propõe a lei nº 5.764 - ‘Lei Geral das Cooperativas’, a lei nº 12.690 - ‘Organização e funcionamento das Cooperativas de Trabalho’ e outras legislações vigentes”.
Para Tássia Gouveia, que atua no atendimento direto às cooperativas baianas no Sescoop/BA, os objetivos do evento e das oficinas foram bem cumpridos. “Foi um momento único. Nesse primeiro Impulsiona Bahia a intenção foi fazer com que as cooperativas se aprofundassem nos nossos diagnósticos. Falando especificamente do Identidade, a ideia é fazer com que elas estejam regulares na questão estatutária, de atas, de fichas de matrícula. O objetivo é que elas estejam regulares e aptas para avançarem nos outros diagnósticos”.
A diretora de Relações e Serviços da Alliança Saúde, Kátia Martins, avaliou o evento a partir de um princípio fundamental do cooperativismo. “Pensando nos princípios cooperativistas, esse é um momento de grande importância, que podemos exercer a intercooperação, ao entrarmos em contato com outras cooperativas que fazem parte do mesmo ramo e, também, de reflexão acerca da nossa atuação no mercado e como é que a gente pode impulsionar a nossa cooperativa para outros mercados e outros serviços, ganhando espaço assim em todo o território”, refletiu.
Prática ESG
O encerramento do Impulsiona Bahia trouxe a discussão de um tema que tem ganhado, cada vez mais, destaque no ambiente corporativo e do cotidiano de pessoas: o ESG. Para traçar um panorama atual das ações atuais em curso, a especialista na área, Rosilene Rosado, realizou uma apresentação com aspectos a serem observados pelas cooperativas que desejam ser mais sustentáveis e aproveitar oportunidades de aprimorar os negócios.
A consultora aproveitou para diferenciar os termos ESG e sustentabilidade. “ESG é uma ferramenta que permite medir se a atividade que exercemos é sustentável e o quanto ela pode ser mais ou avançar. A sustentabilidade é o objetivo. ESG é uma ferramenta que nos permite fazer a gestão dos aspectos sociais, ambientais, econômicos, do meu negócio conjuntamente e acompanhar, principalmente, monitorando riscos aos quais eu estou exposta ou posso estar, e oportunidades que eu posso usufruir em sustentabilidade”, explicou ela que auxiliou o Sistema OCB no desenvolvimento das soluções do ESGCoop.
Após os dois dias de evento, a diretora de Relacionamento do Sicoob Crediconquista, Gabriela Nascimento, avaliou o impacto da atividade. “O Impulsiona Bahia veio para somar, para apoiar as cooperativas que atuam no caminho rumo à excelência, trazendo diversos insights para que a cooperativa possa estar em um processo contínuo de amadurecimento. E com isso, visualizarmos quantos processos podem ser melhorados , quantas oportunidades de crescimento temos através desse evento. Pudemos absorver diversas ideias e atuar com a intercooperação”, avaliou a dirigente da cooperativa de crédito conquistense.
O Impulsiona Bahia leva o coop baiano ao topo! Para assistir os melhores momentos, acesse nossas redes sociais pelo @sistemaoceb .
Por Ascom Sistema Oceb
Encontro na Bahia: protagonismo feminino no Cooperativismo
- Nenhum
Inspire-se com os destaques da 13ª edição do evento estadual
Com mais de 23 milhões de cooperados no Brasil, o cooperativismo se consolida como um modelo de negócios que contribui para o desenvolvimento social e econômico. Porém, quando analisamos a participação feminina, percebe-se que ainda há espaço para ampliar o protagonismo das mulheres nos quadros sociais das cooperativas. Segundo o AnuárioCoop 2024, elaborado e divulgado pelo Sistema OCB, os dados apontam que as mulheres representam 41% do total de cooperados no país, um número significativo, mas que reforça a necessidade de iniciativas voltadas à equidade de gênero.
Mulheres que transformam: os destaques do Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas
É nesse contexto que o Sistema Oceb, principalmente por meio do seu Comitê de Mulheres Cooperativistas, o Elas Pelo Coop BA, tem atuado para ampliar a participação feminina no cooperativismo. Um dos eventos que se tornou um marco no calendário institucional, exatamente por trazer à tona o protagonismo feminino, é o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas. Mulheres de diferentes regiões do estado, unidas pela vontade de compartilhar e aprender, estiveram na capital baiana, nos dias 21 e 22 de novembro, para discutir temas como diversidade, equidade e inclusão.
Destacando a importância do evento para estimular a organização das mulheres nas cooperativas, por meio da criação de comitês, o presidente do Sistema Oceb, fez uma convocação logo ao abrir o evento: “Façam o comitê com a cara da sua cooperativa, do seu município. Se as mulheres não se organizarem em todos os municípios do Brasil, em todo lugar que tenha uma cooperativa, dificilmente teremos êxito. Os objetivos são muitos e se nos organizarmos, o Elas Pelo Coop crescerá em todos os cantos da Bahia”, concluiu Cergio Tecchio.
O pedido do líder cooperativista não é por acaso. Considerando a atuação do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia, que pensa e propõe ações para promover a igualdade de gênero e fortalecer a representatividade feminina, essa criação nas bases, ou seja, nas cooperativas, tende a dar bons frutos. Foi também nesse sentido que Vera Lucia Ventura, coordenadora do Comitê Elas Pelo Coop BA e vice coordenadora do Comitê Nacional de Mulheres do Sistema OCB, propôs um desafio para as participantes, na sua mensagem de boas-vindas:
“Queria aproveitar esse momento para fazer um desafio com vocês. Esse desafio é de que, nas próximas eleições, vocês se candidatem aos cargos elegíveis dentro das cooperativas, como os cargos de conselho de administração e conselho fiscal. Então, se candidatem, meninas, façam uso disso. Procurem estar mais integradas nas cooperativas”.
Painéis inspiradores: mulheres cooperativistas transformam desafios em oportunidades
A programação incluiu painéis e palestras conduzidas por lideranças femininas que compartilharam experiências sobre empreendedorismo, liderança e o papel das mulheres como agentes transformadoras dentro e fora das cooperativas.
Painel Mulheres que Inspiram
No painel “Mulheres que Inspiram”, histórias de mulheres que enfrentaram desafios e abriram caminhos de liderança, superação e inovação dentro e fora do movimento cooperativista. Taise Cersosimo, Georgina Maynart, Sandra Cohim e Lourivânia Soares compartilharam não só suas vivências, mas também a ideia de que o espaço para as mulheres no cooperativismo é uma realidade que tem se ampliado.
Os debates sobre o papel das mulheres nas cooperativas destacaram a união e a força feminina. No painel 'Mulheres que Cooperam', Valdirene Oliveira, Glaucia Scapini, Henriqueta Ribeiro e Maria José Santana compartilharam histórias de superação e os desafios diários que enfrentam em suas jornadas como cooperativistas. Leia até o final e confira as opiniões de todas as painelistas.
Palestras e Workshop reforçam o protagonismo feminino
A emoção do público foi evidente, especialmente durante a palestra de Kaike Angelim, atleta paralímpico, que trouxe uma inspiradora mensagem sobre autorresponsabilidade. Ele destacou como as dificuldades podem se transformar em oportunidades de crescimento, quando bem aproveitadas. Já Sauanne Bispo, empreendedora e palestrante com mais de 200 mil seguidores nas redes sociais, também impactou o público. Em sua palestra 'Faça do seu Nome um Verbo', ela refletiu sobre o poder do protagonismo feminino, compartilhando experiências que ilustram como as mulheres podem ir além, ocupando espaços e liderando transformações, tanto na vida pessoal, quanto no cooperativismo.
O workshop “Eu sou protagonista”, liderado por Hellen Beck, analista de inovação do Sistema OCB, e Guilherme Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, levou as participantes a refletirem sobre seu papel no movimento e as ferramentas necessárias para se tornarem cada vez mais atuantes em suas cooperativas. Para Hellen, o Encontro foi uma experiência marcante. "Não só pelas palestras inspiradoras, mas também pela participação ativa das mulheres. No workshop pudemos criar um ambiente de troca de ideias e aprendizado mútuo, desenvolvendo e mapeando ações para o Comitê em 2025”, disse. Veja no final da matéria como criar um comitê de mulheres na sua cooperativa e, claro, como pode contar com o Sistema Oceb nesse processo.
Já para Guilherme, o evento “reforçou o compromisso do cooperativismo com a equidade e o protagonismo feminino, com destaque para a importância de criar ambientes inclusivos e inovadores para o fortalecimento do modelo de negócios.”
Painel Mulheres que CooperamÀ medida que o evento terminava, ficava claro que o encontro não era apenas uma oportunidade de aprendizado, mas também uma celebração das conquistas das mulheres na sociedade. “Saio daqui fortalecida e com sentimento verdadeiro de que eu sou mulher e sou poderosa e posso tudo, na medida do possível, sem atropelar ninguém. Sempre procurando perceber que o caminho de crescer é cooperar”, afirmou com convicção Marineide de Jesus, secretária administrativa da Coopardo.
O evento também foi marcante para a jovem Éliana de Jesus, auxiliar financeiro e tesoureira da Ser do Sertão, que comentou sobre o aprendizado adquirido. “Esse evento foi um momento de inspiração, muito aprendizado e muita motivação. Eu estou levando uma bagagem carregada de conhecimentos para compartilhar com as minhas colegas que ficaram em Pintadas e para o comitê de mulheres que faço parte.”
Depoimentos das painelistas - O evento foi palco de muitas histórias emocionantes. As participantes dos painéis expressaram como se sentiram empoderadas e incentivadas ao apresentarem suas experiências.
“Como é importante compartilhar essas histórias para que a gente saiba que sempre é possível realizar sonhos, projetos e fortalecer as mulheres e a atuação feminina nos mais diversos setores e principalmente no cooperativismo.” Georgina Maynart - Jornalista
“O cooperativismo é uma ferramenta para organizar as mulheres, uma ferramenta de empoderamento, inclusão social e participação política. Então, acredito que o cooperativismo pode ser, de fato, uma forma de incluir as mulheres na sociedade, de a gente fazer esse mundo melhor para todo mundo: mais justo, mais inclusivo, principalmente para as mulheres, que são essa força motriz que move a nossa sociedade”. Lourivânia Soares - professora da Universidade Federal do Sul da Bahia
“Estou muito feliz com o crescimento desse encontro, quanto que nós evoluímos e tenho certeza de que ele nos encoraja a ocuparmos o espaço das mulheres no cooperativismo, um modelo de negócio justo e democrático”. Taise Cersosimo – gerente de Estratégia e Gestão do Sicoob Central BA
“Devemos sempre estimular eventos como este, que reúnem mulheres que fazem a diferença e inspiram outras a seguir o caminho da cooperação. Elas devem ser, acima de tudo, motivo de orgulho e fonte de sabedoria para si mesmas.” Sandra Cohim - diretora de Relações e Serviços da Unifisio e vice coordenadora do Elas Pelo Coop BA
“Esses eventos são muito importantes para o cooperativismo, pois inspiram, instigam e desafiam as mulheres a buscar, enxergando no exemplo de outras mulheres, de outras cooperativas, suas próprias capacidades e como podem superar tudo: basta querer, tentar e buscar.” Glaucia Scapini – cooperada da CoopGNP
“É uma experiência única, onde, primeiro, temos a certeza de que não estamos sozinhas nessa caminhada no cooperativismo. Podemos também trazer nossas experiências e compartilhá-las com as outras”. Maria José - cooperada e delegada do Sicoob Coopere
“Que novas iniciativas surjam para darmos continuidade ao trabalho, sempre com o objetivo de, através da experiência do cooperativismo, fazer com que as mulheres compreendam que cooperar nos permite produzir mais e alcançar grandes conquistas.” Henriqueta Nogueira - delegada do Sicoob Norte Sul
“É uma satisfação participar de um encontro como este. Ele nos fortalece como mulheres, especialmente no contexto do cooperativismo. Este evento é uma oportunidade para quem está no dia a dia das cooperativas e mostra o avanço que conquistamos e o papel fundamental que desempenhamos dentro delas.” Valdirene dos Santos - presidenta da Ser do Sertão
Também contamos com parceiros institucionais no evento como o Senar Bahia. "Ter participado do 13º Encontro Estadual das Mulheres Cooperativistas, pra mim, foi muito gratificante. Primeiro, porque acredito que está na essência feminina o cooperativismo. O cooperar com o próximo faz parte da essência da mulher. Segundo, foram dois dias muito ricos, com palestras e trocas de experiências, onde foi possível ter uma integração entre as mulheres cooperadas, mas também ouvir experiências de tantas outras mulheres inspiradoras, que puderam compartilhar um pouco da sua vivência, da sua trajetória. Agradeço o convite e por estender o convite ao agro, setor no qual eu represento. Essa conexão com a Oceb e o Comitê Elas pelo Ccoop é muito importante para o segmento agropecuário também", comentou a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães.
13 anos impulsionando as mulheres no coop
Ao longo de 13 anos de realização, o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas reafirma que o cooperativismo da Bahia é, e continuará sendo impulsionado pela força das mulheres e de todos que, juntos, estão transformando o futuro do nosso modelo de negócios.
Integrantes do Comitê Elas Pelo Coop BA presentes no evento
Etapas para implantação do Comitê de Mulheres - Após tudo o que você acompanhou neste texto, acreditamos que está inspirada a implementar um comitê em sua cooperativa, então, acesse agora o Manual de Implantação de Comitês de Mulheres nas Cooperativas ou entre em contato com o Comitê Elas Pelo Coop Bahia por meio do e-mail:
Confira mais fotos do evento acessando o Facebook do Sistema Oceb. Lá foi criado um álbum com registros do evento. Para mais informações sobre o evento e outras ações do Sistema Oceb, acesse @sistemaoceb nas redes sociais.
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativas de crédito realizam alinhamento estratégico
O último final de semana entre os dias 12 e 14 de janeiro de 2024 foi marcado por atividades de impacto no planejamento de ações do ano de duas cooperativas de crédito baianas. Isso porque o Sicoob Coopemar e o Sicoob Norte Sul reuniram as equipes, em Amélia Rodrigues e Salvador, com a realização dos respectivos Encontros Anuais de Alinhamento Estratégico. Ambos os eventos contaram com a participação de dirigentes, gestores e empregados das instituições financeiras que detém 19 pontos de atendimento pelo interior da Bahia e um em Petrolina, no estado vizinho de Pernambuco.
Manter equipes focadas em objetivos e metas comuns para enfrentar um contexto de alta competitividade é o que defende Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, organização que apoiou a realização dos dois encontros cooperativistas. “O cooperativismo baiano dispõe de profissionais altamente capacitados e os encontros de alinhamento possibilitam com que os planejamentos estratégicos das cooperativas sejam compartilhados, de modo, que todos os envolvidos trabalhem em sintonia no alcance dos objetivos e metas traçados. Portanto, o Sistema Oceb dá todo suporte necessário às cooperativas do estado para que possam buscar os melhores resultados em um ambiente de forte concorrência com outros atores econômicos”, explica o também presidente do Sicoob Norte Sul.
Confira abaixo mais detalhes dos Encontros de Alinhamento Estratégico do Sicoob Coopemar e Sicoob Norte Sul.
Melhor Performance, Mais Engajamento = Resultado
Com objetivo de engajar toda a equipe para uma melhor performance de negócios, visando o cumprimento dos objetivos estratégicos propostos para o ano de 2024, o Sicoob Coopemar promoveu o evento anual de alinhamento estratégico destinado ao público interno.
A programação trouxe imersão de negócios, palestra motivacional e dinâmicas interativas que buscaram levar conhecimento e informação, além de traçar o caminho da cooperativa ao longo deste ano. Os participantes puderam conferir os resultados alcançados em 2023 e metas pretendidas para 2024 de cada ponto de atendimento. Ainda houve a premiação das campanhas realizadas, um panorama de estratégias comerciais para comercialização de produtos do Sistema Sicoob e o compartilhamento do planejamento da área de negócios da cooperativa sediada em Mairi.
Quem evidenciou a atividade realizada durante o período foi Luciara Andrade, diretora operacional e de relacionamento do Sicoob Coopemar. “Foi um momento marcante e de muita escuta, onde foi possível discutir coletivamente, entender as percepções, explicar as necessidades e traçar as estratégias para alcançar os objetivos propostos pelo Conselho de Administração. O ano de 2024 será desafiador, mas acreditamos muito no potencial da nossa equipe e temos certeza que será um ciclo extraordinário. Mais uma vez, agradecemos ao Sescoop/BA, por solidificar a parceria e o seu compromisso em desenvolver, cada vez mais, o cooperativismo baiano”.
Para Victor Ferreira, gerente de ponto de atendimento do Sicoob Coopemar, o alinhamento estratégico possibilitou a participação ativa de todos nas definições que permearão os próximos passos da cooperativa. “Pudemos ser ouvidos, expressando as nossas opiniões quanto à formação das metas de cada ponto de atendimento, e o rumo da nossa Coopemar para os próximos anos. Espero que ao longo deste ano possamos alcançar os nossos objetivos traçados neste planejamento estratégico, e que o próximo ano seja ainda melhor, com todos os pontos de atendimento apresentando ótimos resultados”.
Atitude SNS
O Sicoob Norte Sul juntou o time para destacar habilidades como performance, resultado, proatividade, eficiência, excelência, superação, inovação e dinamismo que requerem pessoas com atitude. A ideia foi estimular toda a equipe na busca interna diária por tais características, para promover um impacto positivo aos associados, na cooperativa e nas próprias vidas.
Para isso a cooperativa de crédito baiana com sede administrativa em Santo Antônio de Jesus, desenvolveu uma programação em que foram disseminados o poder da parceria, bem como, foram trabalhados o planejamento estratégico para o ano atual, e apresentados o painel “Nova Gestão Comercial”, o que é e se busca em uma “Equipe de atitude”, e o projeto “Despertar”, desenvolvido nos últimos meses dentro dos programas CVS - Como Vender Serviços e VPS - Volição Por Servir, com apoio do Sistema Oceb. Ainda, houve a premiação do “Troféu Performance” para aqueles que se destacaram no último ano de 2023.
Magna Matos, diretora de atendimento do Sicoob Norte Sul, trouxe mais detalhes da concepção e objetivo do alinhamento estratégico da cooperativa neste ano. “O evento de alinhamento estratégico do Sicoob Norte Sul sempre é um marco inicial do ano na nossa cooperativa. Um startar de início de ciclo. Este ano o tema Atitude trouxe a ideia de movimento. Foi excepcional reunir e trazer temas de grande relevância como os direcionadores de metas financeiras, mas também as não financeiras. Estas são metas diretamente ligadas à qualificação das nossas entregas para o quadro colaborativo e para a razão maior da nossa singular, nossos cooperados”, encerrou a gestora.
A agente de atendimento do Sicoob Norte Sul, Thais Luz, explicou a importância de todos terem posição e atitude para diferenciação no segmento econômico em que atua a cooperativa. “Uma instituição financeira, como qualquer empresa, precisa de posicionamento para gerar resultados. Mas nada disso é possível sem atitude. E foi exatamente isso que vimos no ATITUDE SNS 24, a importância de reconhecer a necessidade de se posicionar, em equipe e de forma individual, para alcançar e encantar nossos associados em uma conduta cooperativista, que se diferencie do mercado”, concluiu.
O superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista, esteve presente nos dois encontros, e mencionou a relevância do apoio prestado e a mudança de dinâmica dos eventos executados. “Estamos sempre prontos para apoiar as cooperativas no nosso estado em atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social voltadas para comunidade cooperativista. A realização desses Encontros de Alinhamento no início do exercício é uma estratégia interessante, pois já inicia todo um ciclo motivando os times desde o começo para enfrentar os desafios colocados”, detalhou o executivo da organização do cooperativismo vinculada ao Sistema S na Bahia.
O apoio a encontros cooperativistas é um dos serviços que o Sistema Oceb oferece às cooperativas baianas. Para saber mais sobre as diversas soluções que disponibilizamos, acesse https://somoscooperativismo-ba.coop.br/ e venha participar de projetos, programas e ações que auxiliam as cooperativas da Bahia a elevarem a competividade e sustentabilidade em seus negócios e atuação junto aos públicos de interesse.
Por Ascom Sistema Oceb com informações do Sicoob Coopemar e Sicoob Norte Sul
Fortalecendo e multiplicando a comunicação
- Nenhum
Comunicadores de cooperativas da Bahia na Semana de Competitividade do Sistema OCB
A força da comunicação no cooperativismo se intensificou com a participação de um time de 22 comunicadores cooperativistas da Bahia na Semana de Competitividade do Sistema OCB, que aconteceu de 9 a 11 de junho, em Brasília. Representantes de diversas cooperativas e da equipe do Sistema Oceb estiveram presentes no evento, que abordou o tema “Comunicação que fortalece e multiplica”.
Ao longo de três dias, os participantes se aprofundaram em temas cruciais sobre o papel da comunicação na competitividade das cooperativas, explorando tendências, inovação, cultura organizacional e engajamento.
Time Bahia na Semana de Competitividade
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, visualiza um futuro promissor, e disse: “Vai trazer muitos frutos para o Cooperativismo do Estado da Bahia, pois estamos preparando nossas equipes para que elas possam comunicar o cooperativismo para a população, para a nossa sociedade, de uma forma muito transparente”, destacou o líder cooperativista e também comunicador ativo sobre o cooperativismo nas suas redes sociais.
Comunicar o cooperativismo com mais estratégia e impacto
A programação foi elaborada para motivar, desafiar e preparar os profissionais que se dedicam a divulgar o cooperativismo. Para os comunicadores da Bahia, a experiência foi muito valiosa. Tatiana Santos, comunicadora da Uniodonto Salvador, disse: “informações muito importantes sobre o quê comunicar, para que comunicar e de que forma comunicar. Com certeza, vou levar para a cooperativa as melhores ideias e as informações das mais diversas áreas da comunicação”.
A força do modelo de negócios fica ainda mais forte nestes encontros nacionais. Vitor Couto, comunicador do Sicoob Crediconquista achou o evento incrível e enfatizou: “durante as palestras, onde a ênfase maior foi no cooperativismo, meu coração se encheu de orgulho em fazer parte desse modelo transformador que certamente é o modelo do futuro. As demais palestras que abordaram comunicação me deixaram motivado e me deram ideias que vão ajudar muito o meu trabalho.”
Além de palestras e workshops com especialistas renomados, o evento também promoveu espaços de ativação e gameficação, além da troca de experiências e o diálogo entre profissionais de comunicação de todo o Brasil. As cooperativas baianas se sobressaíram pela variedade de áreas em que atuam - Agropecuário, Crédito, Saúde, Consumo, Trabalho, Produção de Bens e Serviços - e pelo compromisso em valorizar o Movimento SomosCoop.
A participação na Semana de Competitividade também foi motivo de entusiasmo para os profissionais que desejam aplicar os aprendizados nas realidades das suas cooperativas. Larissa Cavalcante, comunicadora da Coperil, ressaltou: “eu fiquei muito feliz em participar e poder trazer uma bagagem imensa para a Coperil e poder aplicar da melhor forma possível pra gente trabalhar e fortalecer ainda mais a marca SomosCoop”.
Entre os destaques da delegação baiana, esteve a valorização das conexões proporcionadas pelo evento. Priscilla Souza, comunicadora da Coopercuc, disse que a troca de experiências enriqueceu ainda mais a vivência. “A interação entre as cooperativas foi muito legal, então eu levo na minha bagagem muito conhecimento, mas também muita partilha entre as cooperativas.”
O Sistema Oceb enfatiza a importância de investir na comunicação como uma estratégia para o crescimento e a competitividade. A Semana de Competitividade foi mais um avanço nessa direção, unindo profissionais e ideias que farão a diferença.
#BoraCooperar com mais estratégia, criatividade e impacto!
SAIBA MAIS
Acompanhe pelo Instagram do Sistema Oceb vídeos com os melhores momentos da participação do Time da Bahia na Semana de Competitividade. E saiba mais informações sobre o evento pelo site do Sistema OCB, que fez uma ampla cobertura.
Por Ascom Sistema Oceb
Pesquisa avalia impactos do novo coronavírus nas cooperativas baianas
Considerando o cenário atual, bem como a recomendação emanada de diversos órgãos do poder público para a adoção de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos e danos à saúde pública, muitas medidas já foram tomadas pelas cooperativas em todo o Brasil.
Compreendendo que esse é um momento onde toda a sociedade foi impactada, direta ou indiretamente, pela pandemia do novo coronavírus, o Sistema Cooperativista Baiano elaborou uma pesquisa para ouvir as cooperativas baianas e apoiá-las no desenvolvimento de soluções adequadas para o enfrentamento da crise que estamos vivenciando.
O questionário pode ser acessado clicando aqui até o dia 26 de maio de 2020.
Jovem baiana participa de encontro de pesquisadores no Uruguai
- Nenhum
Ela apresentou projetos sobre Cooperativismo
A Bahia esteve representada no XIII Encontro de Investigadores Latinoamericanos en Cooperativismo (XIII EILAC) por Daniele Scopel, assistente de crédito da cooperativa Sicoob Costa do Descobrimento e integrante do Comitê de Jovens Geração C do Sistema OCB. O evento, que ocorreu de 5 a 7 de setembro no Uruguai, na cidade de Montevideo, teve como tema “Cooperativismo e Economia Social e Solidária: construindo práticas e teorias transformadoras para um tempo de mudanças”.
Na sexta-feira, 6 de setembro, Daniele apresentou dois trabalhos no eixo “Inovação, Gestão e Governança em Cooperativas”. Seus projetos são o “Projeto de implantação do Programa Mulheres Cooperativistas na cooperativa de crédito Sicoob Costa do Descobrimento” e “Os jovens como agentes propagadores do futuro do cooperativismo", assuntos que destacam a importância da participação feminina e o papel da juventude no modelo de negócios cooperativista.
Ao reunir pesquisadores e especialistas de diversos ramos do cooperativismo da América Latina, o evento possibilitou o intercâmbio e networking com outros profissionais, como comenta Daniele: "O EILAC é um momento de encontro de pesquisadores sobre o cooperativismo, onde é possível realizar a troca de aprendizagens e experiências com outros pesquisadores de todos os ramos do cooperativismo, além de ser um momento de ver práticas cooperativistas da América Latina. Aprendizados que poderei compartilhar quando retornar ao meu estado.”
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a participação de Daniele no evento reforça um dos objetivos estratégicos do Sescoop/BA de estimular a pesquisa no cooperativismo e fortalecer a disseminação da cultura cooperativista. "Ver uma jovem cooperativista baiana participando de um evento internacional e apresentando projetos que impactam diretamente o futuro do cooperativismo é motivo de grande alegria. A presença de Daniele no EILAC não só fortalece a visibilidade das cooperativas baianas, mas demonstra o quanto os jovens e mulheres são fundamentais para a sustentabilidade do nosso modelo de negócios."
O XIII EILAC, reconhecido como um dos principais fóruns de discussão sobre cooperativismo na América Latina, é uma plataforma para a divulgação de pesquisas e boas práticas. O apoio na participação de Daniele Scopel representa mais um passo do Sistema Oceb na direção de fortalecer a participação de jovens e mulheres em espaços que irão trazer mais visibilidade ao cooperativismo e mostrar que eles são, de fato, agentes fundamentais para o futuro do movimento.
Ascom Sistema Oceb (com informações e fotos de Daniele Scopel)
Conteúdos Relacionados [ESG]
Intercâmbio entre Brasil e Colômbia fortalece protagonismo feminino no cooperativismo baiano
- Artigo Secundário 3
Mais do que uma formação técnica, uma experiência de transformação. Foi assim que mulheres cooperativistas baianas viveram a etapa final do curso de Gestão Cooperativa e Associatividade com Perspectiva de Gênero. A iniciativa, construída a partir do princípio da intercooperação, reuniu a Universidade de Manizales (Colômbia), a cooperativa Ser do Sertão (Coopsertão) e o Sistema Oceb. O objetivo foi fortalecer a atuação das mulheres no cooperativismo, ampliando sua presença nos espaços de liderança e decisão.
Ao todo, uma delegação de 22 mulheres baianas, composta por lideranças dos comitês Elas pelo Coop (estadual e das cooperativas), Jussiara Lessa, Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/BA, e Ially Carmo, Superintendente da Oceb, participou da jornada, que combinou atividades on-line, iniciada em 16/12/2025; conteúdos técnicos, com a utilização das plataformas da Universidade Opened - Cursos de Cooperativismo e Associativismo - e Curso de Finanças, e a etapa final de imersão internacional marcada por troca de experiências, aprendizado e conexão entre culturas.
A vivência em território colombiano, de 27/04 até 02/05, foi além da teoria, pois foi o momento em que as participantes puderam apresentar seus projetos, cuja execução deverá ocorrer no Brasil, conforme planejado. Na delegação brasileira, as participantes foram divididas em grupos e cada grupo ficou responsável pela criação de um projeto voltado ao fortalecimento de mulheres e liderança feminina. Das ideias apresentadas, nasceram cinco grandes projetos, que trazem, na essência, o protagonismo feminino, a economia do cuidado, saúde mental, integração de territórios e o empoderamento, tudo para construção de futuros mais sustentáveis, conectando Brasil e Colômbia num grande ecossistema de gênero, onde ninguém deixa ninguém para trás.
Foi com a vivência de outras adversidades e encontro com outras realidades, que as participantes da delegação brasileira foram convidadas a refletir sobre o que mais podiam construir e de que forma desafios que ali se apresentavam as faziam enxergar novas possibilidades para suas cooperativas, afinal, para além da distância geográfica, a cidade cercada pelas cordilheiras e com terreno montanhoso, escondia, também, necessidades outras de preparo, como o físico, além do intelectual.
“Confesso que a vivência em Manizales me tirou da zona de conforto e me fez perceber que mulheres incríveis constroem futuros brilhantes em meio a tantas adversidades. Visitar La Ruta del Condor, conhecer a realidade de famílias fortes e unidas, que moram em condições difíceis, inclusive de acesso, e vê-las construírem, juntas, um movimento forte e belíssimo chamado de Mulheres Soberanas e Homens Poderosos, reconhecendo que, no final, para tudo dar certo, homens e mulheres devem estar reunidos na construção do objetivo que se deseja alcançar, pois é a cooperação quem deve prevalecer e não há nada mais cooperativista do que isso!”, foi o que observou a superintendente da Oceb, Ially Carmo.
Para a coordenadora estadual do Comitê Elas pelo Coop BA, Vera Lucia Ventura, “foram dias de muitas trocas, muitos aprendizados para nós mulheres brasileiras e colombianas. Acredito que nos saímos mais fortalecidas e mais integradas nessa vivência, e tenho certeza de que aprendemos muito sobre os desafios que as mulheres enfrentam em todas as áreas de ação (território, questões culturais e pelo fato de ser mulher)”.
“Ao longo do curso, por meio de aulas, rodas de conversa, oficinas temáticas, seminários, simpósios, vivências e palestras - com destaque para a prática de elaboração de projetos a serem executados - fortaleci minha formação e ampliei minha visão sobre o cooperativismo.
Sinto-me mais preparada para dar continuidade ao meu compromisso de contribuir com o fortalecimento dos Comitês de Mulheres e com o desenvolvimento do cooperativismo”, comentou Adriana Oliveira, do Sicoob Coopere.
A diversidade de perfis e ramos – Agropecuário, Crédito, Trabalho, Produção de Bens e Serviços, Saúde e Transporte - fortaleceu ainda mais o processo. Ao compartilhar experiências, surgiram novas ideias, caminhos e perspectivas que, muitas vezes, não são percebidos no dia a dia das cooperativas.
“Especificamente sobre o projeto desenvolvido por nosso grupo, que abordou a Saúde Mental, a troca entre diferentes ramos cooperativos foi reveladora. Percebemos que, independentemente se estamos no agro ou no crédito, o fator humano é o que sustenta o modelo. A saúde mental surge como um pilar essencial para a sustentabilidade de qualquer projeto coletivo, e a oportunidade de melhoria nesse campo é constante e urgente. Saio desta experiência com a certeza de que o cooperativismo, quando atravessado pela perspectiva de gênero e pelo respeito à diversidade, é uma ferramenta incomparável de transformação social e autoconhecimento”, refletiu Isabela de Azevedo, Gestora de Negócios da Coopric.
Aprender com outra cultura para transformar o próprio caminho
O intercâmbio com mulheres colombianas foi um dos pontos mais marcantes da experiência. Ao conhecer diferentes formas de organização e atuação, as participantes ampliaram sua visão sobre o cooperativismo e sobre seu próprio papel como lideranças.
“Essa vivência foi muito além da teoria. Foi um encontro de culturas, outros olhares e experiências que ampliam nossos saberes e nos transformam”, destaca a participante Josy Lobo, Gerente Administrativa da cooperativa Unifisio.
O contato com outra cultura provocou reflexões sobre a importância de reconhecer oportunidades, valorizar recursos disponíveis e ampliar o compromisso com a transformação, como aponta Sônia Sabino, supervisora de controle da Cooproeste. “Outro ponto marcante foi a vivência com mulheres da área rural. Em condições desafiadoras, especialmente em regiões de grande altitude, observou-se um modo de produção baseado no esforço direto, com atividades realizadas manualmente, desde o plantio até a colheita. Ainda assim, o que mais se destacou foi a postura dessas mulheres: não apenas produzem, mas demonstram orgulho, resiliência e amor pelo que fazem”.
A experiência também reforçou a importância de revisitar as origens do cooperativismo, compreender o propósito, fortalecer valores e reconhecer o impacto coletivo gerado pelas ações no território.
Para Jussiara Lessa, gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA, foi mais um passo importante para consolidar a visão estratégica de que equidade de gênero é pilar para o fortalecimento do cooperativismo. “Quando investimos na capacitação das mulheres, ampliamos lideranças, impulsionamos o desenvolvimento sustentável e construímos cooperativas mais diversas, inclusivas e inovadoras. O encerramento deste ciclo não é um ponto final, mas o início de uma nova fase. Agradecemos a parceria da Universidad de Manizales, ao empenho de cada cooperativa e, especialmente, à coragem e dedicação de cada mulher que aceitou o desafio de se tornar protagonista da sua própria gestão. Que possamos multiplicar esses conhecimentos e fortalecer o cooperativismo com a força e a sensibilidade feminina”, concluiu a gestora.
Um ciclo que continua
Mais do que uma viagem, o intercâmbio deixou um legado. As participantes retornaram às suas cooperativas com novos aprendizados, e o compromisso de transformar conhecimento em prática, replicando experiências e ampliando o impacto do cooperativismo em seus territórios.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, apoiar essa experiência reafirma o compromisso da organização de que equidade de gênero também é estratégia para fortalecer o cooperativismo, ampliar lideranças e gerar transformação social.
Por Ascom Sistema Oceb
Dia C na Bahia atende 46 municípios baianos e capital gaúcha em 2024
- Nenhum
Ao longo do último ano, 24.057 pessoas foram beneficiadas por meio de 58 iniciativas
promovidas por 36 cooperativas no estado com o apoio de 2.090 voluntários
O Dia de Cooperar - Dia C é a expressão do interesse pela comunidade por parte das cooperativas. As ações promovidas que unem, celebram e dão visibilidade ao impacto socioambiental gerado pelas cooperativas são uma característica presente no modelo de negócios cooperativista desde o surgimento. Durante o ano de 2024 na Bahia, as iniciativas do Dia C promovidas pelas cooperativas no estado alcançaram 24.057 pessoas.
A atuação próxima e junto às localidades onde estão situadas é sempre destacada a partir das ações do Dia de Cooperar. É o que defende o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio. “O Dia C demonstra a proximidade e a relação bem construída pelas cooperativas com as populações locais de onde atuam e geram negócios. O engajamento das cooperativas nas ações faz com que o cooperativismo seja reconhecido como um modelo de negócios justo, sustentável e que leva prosperidade a todos”, explicou ao comentar sobre a importância do Dia C.
Ações de intercooperação
Unir esforços em prol do bem comum é uma possibilidade propiciada pelo Dia C e aproveitadas por cooperativas na Bahia no último ano. Um exemplo foi o Dia C promovido pela Cooper Doctor Saúde, Forte Saúde, a Lifecoop, o Sicoob Central BA, o Sicoob Coopere, o Sicoob Cred Executivo, o Sicoob Extremo Sul, o Sicoob Sertão, o Sicredi Centro-Sul MS/BA, a Unifisio e a Uniodonto Salvador no bairro de Narandiba, na capital baiana. Na ação de intercooperação, as 11 cooperativas participantes ofereceram gratuitamente a centenas de moradores locais serviços em saúde, finanças, assessoria jurídica e atividades recreativas para adultos e crianças.
Outra realização do Dia C em intercooperação ocorreu em Irecê com atividades desenvolvidas pela Coperil, Copirecê, Cooper-grãos, Sicoob Sertão, Supermercado Coobrasil e Unimed Vale do São Francisco, cooperativas que atuam no município da Chapada Diamantina. Ao longo de 2024, foram promovidas iniciativas como doação de sangue ao Hemoba local, doações de alimentos, roupas, calçados e brinquedos voltados às famílias da região, além da arrecadação e destinação de brinquedos ao parquinho da Cooperativa Educacional de Porto Alegre, em uma ação de solidariedade ao povo gaúcho, estimulada pelo Dia C no último ano, e que foi severamente afetado pelas maiores enchentes já registradas no estado.
Em Luís Eduardo Magalhães, as cooperativas Cooperfarms, CoopGNP, Cooproeste, Cootransf, Sicredi União MS, TO e Oeste da Bahia e Unibahia promoveram a oitava edição da campanha “Doar Faz Bem”, em parceria com a Fundação Hemoba. O objetivo foi coletar bolsas de sangue e realizar o cadastro de doadores de medula óssea para o Hemocentro Regional de Barreiras, único no Oeste da Bahia, responsável pelo atendimento de 23 municípios. Como resultado foram coletadas 520 bolsas de sangue e realizados 140 novos cadastros de doadores de medula óssea.
Mobilização do Dia C 2024
Para o Dia C 2024, o cooperativismo na Bahia mobilizou 2.090 voluntários em 58 iniciativas que atenderam 46 municípios baianos, além da capital do Rio Grande do Sul. As atividades foram executadas por 36 cooperativas e contaram com o apoio do Sistema Oceb. Dentre suas atribuições, estão ações de promoção social voltadas a dirigentes, gestores, equipes de trabalho das cooperativas na Bahia, cooperados e respectivos familiares no estado.
Novidade no Dia C 2025
Tradicionalmente celebrado e com ações em todo o Brasil no primeiro sábado de julho, quando é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo – Coops Day, o Dia C a partir de 2025 passará por alteração de data. Neste ano, o maior programa de estímulo às práticas socioambientais pelas cooperativas brasileiras será realizado no último sábado de agosto, em 30 de agosto. A data selecionada é próxima ao Dia Nacional do Voluntariado que é comemorado anualmente em 28 de agosto.
A mudança planejada pelo Sistema OCB em conjunto com as Unidades Estaduais do cooperativismo visa dar maior foco ao Dia C e as ações em prol da comunidade promovidas pelas cooperativas brasileiras com ênfase no trabalho voluntário. Assim, as comemorações serão deslocadas do Dia Internacional do Cooperativismo, que em 2025 terá como destaque as atividades relacionadas ao Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU.
Para saber mais sobre o programa de promoção social na Bahia, acesse nossa página exclusiva dedicada ao Dia C no portal do Sistema Oceb. Todas as iniciativas promovidas neste ano de 2025 já podem registradas na plataforma Bússola Social. A ferramenta auxilia o cooperativismo na Bahia e no Brasil no levantamento de informações das ações socioambientais voluntárias promovidas pelas cooperativas ao longo do ano.
Por Ascom Sistema Oceb
Inscrições abertas para penúltima etapa do COOPS Competitivas e Sustentáveis
O Programa COOPS Competitivas e Sustentáveis realiza nos próximos dias 6, 8 e 10 de novembro capacitação online sobre Governança e Liderança, penúltima etapa de uma série de oficinas direcionadas a cooperativas baianas registradas no Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB).
As capacitações fazem parte de projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A oficina começa às 8h e abordará temas como inovação, governança e desenvolvimento de liderança, trazendo especialista em gestão de cooperativas nacionais e internacionais.
Ao longo dos últimos três meses, o Programa COOPS Competitivas e Sustentáveis já realizou cinco capacitações sobre Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), novas tecnologias e competitividade, integração de cadeias nacionais globais de valor, estratégias de acesso a recursos nacionais e internacionais e estratégia de comunicação.
A sexta e penúltima capacitação é online e ainda é possível realizar a inscrição no link.
As cooperativas participantes terão prioridade para integrar o novo programa de Assistência Técnica às cooperativas baianas, que será lançado nos próximos meses, visando ao aumento da sustentabilidade e da competitividade dessas organizações, por meio do alinhamento à Agenda 2030.
Sobre o projeto
As capacitações fazem parte do projeto de SESCOOP-BA e PNUD dedicado a fortalecer a competitividade das cooperativas baianas a partir da implementação dos ODS e da Agenda 2030, contribuindo para a geração de ocupação e renda no Estado da Bahia.
Com prazo de 24 meses, a iniciativa produziu diagnóstico sobre a realidade do sistema cooperativista baiano e está elaborando, de forma participativa, estratégias de sustentabilidade e competitividade para 60 cooperativas que receberão assessoria técnica.
O objetivo é impulsionar a Agenda 2030 nas atividades cooperativas, ampliar produção, rentabilidade e possibilitar acesso a novos mercados, e, por fim, será efetuada a avaliação de impacto e compartilhadas as boas práticas construídas.
Cooperativa agropecuária baiana conquista selo do Programa GHG Protocol
Cooproeste conquista selo demonstrando redução da pegada de carbono
A Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - Cooproeste acaba de alcançar um marco significativo em sua trajetória de responsabilidade ambiental: a conquista do Selo Prata no Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG). Desde a sua criação, em 2008, o programa, desenvolvido pela FGVces (Faculdade Getúlio Vargas - Centro de Estudos em Sustentabilidade), em parceria com outros órgãos e empresas, desempenha papel importante na adaptação dos métodos de inventário de GEE (Gases do Efeito Estufa) ao contexto brasileiro, além de fornecer ferramentas essenciais para a medição e a divulgação desses gases no país.
Passo importante para a sustentabilidade
Tudo começou com a participação da cooperativa agropecuária baiana no projeto piloto “Neutralidade de Carbono”, uma iniciativa pioneira que visa inventariar e mensurar a pegada de carbono das cooperativas brasileiras, com foco em compreender o balanço de emissões de seus cooperados. O projeto começou com a participação de três cooperativas do Ramo Agro: Cooperativa Central dos Produtores Rurais — (CCPR/MG), Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia (Cooproeste/BA) e Cooperativa Witmarsum/PR, e já demonstra resultados significativos.
Etapa de análise do solo nas fazendas dos cooperados.
Alex Macedo, coordenador de Meio Ambiente do Sistema OCB, comentou sobre a conquista da Cooproeste e do papel da OCB ao estimular práticas sustentáveis pelas cooperativas no país. “Alcançar o selo prata no Programa Brasileiro GHG Protocol é um marco significativo. Este reconhecimento reflete o compromisso contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, especialmente no contexto do propósito de neutralizar as emissões de carbono. Estamos orgulhosos de apoiar as cooperativas em reduzir sua pegada de carbono, através da solução do Sistema OCB, Neutralidade de Carbono. Essa conquista da Cooproeste reforça a determinação em continuar promovendo práticas agrícolas que respeitem o meio ambiente e contribuam para um futuro mais sustentável”.
A partir das ações do projeto, foi feita uma análise do solo nas fazendas dos cooperados, seguida da criação de um inventário dos Gases de Efeito Estufa (GEE). Além da análise do solo, também foram medidas as emissões de CO₂ geradas pelos veículos da cooperativa que usam combustíveis fósseis e por outros materiais que emitem CO₂. A FGV usou essas informações para calcular as emissões, e os resultados mostraram que a cooperativa está dentro dos limites permitidos, garantindo à Cooproeste o Selo Prata e o reconhecimento do compromisso da cooperativa com a sustentabilidade.
Camila Estevam, pesquisadora do Observatório de Bioeconomia da FGV - responsável pela execução do projeto, fez um balanço sobre o trabalho realizado junto à cooperativa. “Para a FGV, é uma grande satisfação ter participado do processo de certificação da Cooproeste com o selo prata no Programa GHG Protocol. Desde o início, acompanhamos a elaboração do inventário de emissões e a publicação no registro público, o que reforça a transparência e o compromisso da cooperativa com o impacto ambiental. A conquista do selo prata demonstra que a Cooproeste está no caminho certo, especialmente para um primeiro ano de trabalho. Agora, com o conhecimento adquirido, a cooperativa poderá continuar atualizando seus inventários e, eventualmente, buscar o selo ouro no futuro.”
O projeto também promoveu formação em inventário de carbono, cursos de mensuração de carbono no solo, instrutoria para coleta de amostras e a introdução de tecnologias avançadas para a aplicação do GHG Protocol na agricultura e pecuária.
Momento de capacitações complementaresO gerente Comercial da Cooproeste, Thiago Peres, ressaltou que o treinamento forneceu aos cooperados as ferramentas práticas necessárias para calcular e neutralizar suas emissões de CO₂, ajustando suas operações para atender às crescentes demandas dos mercados por processos mais sustentáveis. “Além disso, o projeto impulsionou a adoção de boas práticas ambientais, como a gestão adequada de resíduos e a promoção de energias renováveis, preparando a Cooproeste para acessar mercados que valorizam a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental".
O Sistema Oceb se orgulha de ter participado desse projeto ao lado da Cooproeste, contribuindo para que a cooperativa alcance novos patamares de excelência e responsabilidade socioambiental. Com essa conquista, reafirmamos nosso compromisso em apoiar as cooperativas baianas em sua busca por um futuro mais sustentável e transparente, inclusive com a execução do Programa Coops Competitivas e Sustentáveis, desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Sescoop/BA, que buscam fortalecer a competitividade das cooperativas baianas, a partir da implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de contribuir para a geração de ocupação e renda. Conheça sobre esse projeto e outras soluções do ESGCoop para as Cooperativas Baianas, acessando a página “Um cooperativismo ainda mais ESG” do site do Sistema Oceb.
Saiba mais: por que é importante reduzir a pegada de carbono?
Os gases de efeito estufa contribuem para o aquecimento global, levando a mudanças climáticas como aumento da temperatura global, derretimento das calotas polares, e eventos climáticos extremos. Ao reduzir nossa pegada de carbono, ajudamos a diminuir esses efeitos negativos no planeta.
A cooperativa não apenas está contribuindo para reduzir os impactos ambientais, mas também se comprometeu a fornecer esses dados de forma transparente ao público. Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode acessar essas informações no Registro Público de Emissões, validando o compromisso socioambiental da Cooproeste. Confira o inventário publicado:
Por Ascom Sistema Oceb (Com informações do Sistema OCB)
Cooperativas na Bahia alcançam mais de 24 mil pessoas com ações de promoção social
Em 2023, foram 24.850 pessoas beneficiadas com 77 iniciativas promovidas por 41 cooperativas na Bahia com as ações do Dia de Cooperar
As cooperativas baianas, mais uma vez, deram provas do quanto o cooperativismo caminha em sintonia com a comunidade. A afirmação pode ser comprovada pela campanha do Dia de Cooperar - Dia C, que levou diferentes ações de promoção social a diversas regiões da Bahia com iniciativas que impactaram positivamente e diretamente na vida de 24.850 pessoas. No último ano, 41 cooperativas no nosso estado, realizaram 77 iniciativas, prestando serviços comunitários diversificados. Dentre os destaques estiveram ações que visaram a doação de alimentos, vestuários e produtos de higiene e limpeza, conscientização e preservação ambiental, coleta de sangue e cadastro de médula óssea, valorização de categorias profissionais, incentivo à leitura, reforma de espaços, atividades desportivas, culturais e recreativas, informações de saúde e bem-estar e orientações profissional e de educação financeira.
O exercício do sétimo princípio cooperativista “interesse pela comunidade” pelo cooperativismo baiano praticado por meio do Dia C, ajuda a fortalecer a imagem e estreitar o relacionamento com os diferentes públicos com os quais as cooperativas estabelecem contato, é o que acredita o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio.
“Toda vez que uma cooperativa vai às ruas para proporcionar às comunidades locais acesso a diferentes serviços, ela está projetando a própria imagem, bem como, de todo o nosso modelo de negócios nas localidades onde atua. Para além desse diferencial, as ações do Dia C fazem com que outras pessoas conheçam as boas práticas do cooperativismo e ajudam a fortalecer os laços firmados com grupos que já se relacionam com aquela cooperativa. Nesse sentido, as cooperativas no nosso estado, foram bem-sucedidas ao promoverem iniciativas que beneficiaram dezenas de milhares de baianas e baianos no ano passado”, celebrou o dirigente.
Ao todo, 47 municípios do estado foram atendidos com alguma iniciativa do Dia C, o que representou o dobro, se comparado com os dados registrados em 2022. Para conseguir colocar em ação as atividades planejadas, 5.629 voluntários foram mobilizados por toda a Bahia.
Confira abaixo as principais ações do Dia C, executadas no último ano, pelas cooperativas dos sete ramos na Bahia.
Cooeps - Em Porto Seguro, o projeto “Cooeps na Praia” realizou a integração da comunidade escolar com atividades lúdicas, esportivas e ambientais que chamaram a atenção para a importância da preservação da vida marinha e os riscos associados ao lixo no mar. Os participantes puderam divertir na capoeira, futebol de areia, canoagem, vôlei, beach tênis, caça ao tesouro, desenhos na areia, zumba e yoga.
Coopeb - O período da Páscoa engajou alunos, professores e familiares da Coopeb, em Barreiras, com arrecadação de ovos e caixas de chocolate para doação a instituições beneficentes que acolhem crianças do município do Oeste da Bahia. Também, houve a doação de materiais escolares em atendimento à Pastoral da Criança local.
Doar Faz Bem - Seguindo na Região Oeste do estado as Cooperativas Cooperfarms, Cooproeste, Unibahia, Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, CoopGNP e Cootransf realizaram a campanha “Doar Faz Bem”. A ação, que ocorre desde 2017, realiza a captação de bolsas de sangue e cadastro de potenciais doadores de medula óssea para o Hemoba, localizado em Barreiras, responsável por atender 23 municípios. No último ano, foram coletadas quase 600 bolsas de sangue na campanha voluntária.
Coopesal - O descarte correto de resíduos é fundamental para evitar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública, além da segurança dos trabalhadores que manuseiam e recolhem os materiais no dia a dia das cidades. Uma das categorias que lidam constantemente com materiais descartados é da dos garis. Para relembrar a importância da atividade essencial para a conservação e bem-estar das cidades, no dia 16 de maio, comemora-se o Dia do Gari. E para comemorar esta data a Coopesal realizou em Salinas da Margarida, no Recôncavo Baiano, uma celebração em reverência às equipes responsáveis pela limpeza urbana. Na ação foi feita a distribuição de lanches e brindes, além de um carro de som ter percorrido a localidade com mensagem de reconhecimento, gratidão e alertas sobre a importância do descarte adequado dos resíduos gerados no município.
CoopGNP - A tradicional Festa do Motorista e do Agricultor, organizada anualmente pela CoopGNP, em Luís Eduardo Magalhães, arrecadou recursos para apoiar os trabalhos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais –APAE local, com a realização do 13º Bingo Beneficente. Grupos de Transporte Rodoviários de Cargas e organizações da sociedade civil da região participaram da ação de promoção social que beneficiou 3.500 pessoas.
Coopmac – Em Vitória da Conquista, a Coopmac é parceira das escolas municipais e apoiou, em 2023, um projeto de incentivo à leitura com a doação de bicicleta infanto/juvenil ao aluno com mais livros lidos durante o período da ação. A cooperativa agropecuária é ativa junto às instituições escolares conquistenses e participa da execução de projetos como o Cooperjovem, que leva os princípios e valores do cooperativismo à sala de aula.
Cooproeste - Todos os anos, no distrito de Roda Velha, em São Desidério, no Oeste da Bahia, cooperados e respectivos funcionários, além de empregados da Cooproeste, participam de um torneio de futebol com a finalidade de arrecadar alimentos para doação na região. Em 2023, a ação realizada contribuiu com a assistência de 1.500 pessoas.
Carreata em prol do Maanaim - Na Região da Chapada Diamantina, mais precisamente em Irecê, a Coperil, Sicoob Sertão, Cooper-Grãos, Unimed Vale do São Francisco, Coopirecê e a Coobrasil realizaram uma importante ação de intercooperação do Dia C. Ao longo do ano, as cooperativas reunidas propiciaram melhorias das instalações da Comunidade Terapêutica Gente Livre Maanaim. Foram feitas reformas nos banheiros e apoio na construção da quadra (projeto de cooperados e colaboradores da Coperil). Para comemorar todo o trabalho desenvolvido foi realizada uma carreata e um jogo de inauguração da quadra entre os times Maanaim X Cooperativas envolvidas com a inciativa.
Rennova - Nos meses de junho e agosto de 2023, o setor de serviço social da Rennova, organizou uma campanha de arrecadação de vestuário no intuito de atender a população em situação de vulnerabilidade de Feira de Santana durante o período chuvoso. A ação permitiu a doação de agasalhos, roupas e sapatos, beneficiando 100 pessoas do município baiano.
Salicoco - Seguindo o exemplo da Coopesal, outra cooperativa de Salinas da Margarida, a Salicoco, promoveu o “Natal dos Garis” com a distribuição de itens de higiene pessoal arrecadados junto ao comércio e outros parceiros locais. Os kits foram entregues na semana do Natal às equipes de limpeza urbana após ampla mobilização no município. Em celebração, foi realizado um lanche destinado aos trabalhadores do segmento responsável por manter a cidade mais limpa e saneada.
Dia C em Salvador - O primeiro sábado de julho é quando se comemora oficialmente o Dia C em todo o Brasil. E no último ano, cooperativas na Região Metropolita de Salvador, promoveram uma grande ação de intercooperação do Dia C, no Shopping Cajazeiras, uma das regiões mais populosas da capital baiana. Durante o dia, ocorreram uma série de serviços destinados à comunidade local como aferição de pressão e glicemia, consulta nutricional e fisioterapêutica, orientações em saúde bucal e postura corporal e aulão de alongamento. O público presente também participou de oficina de currículos e entrevistas de emprego, orientações financeira e jurídica e como atividades recreativas foi ofertada oficina de automaquiagem, contação de histórias, pintura e distribuição de algodão doce para crianças, além de apresentação de coral. A ação envolveu o Sicoob Central Bahia, Aurora Coop, Cooliba, Coomap, Cooper Doctor Saúde, Lifecoop, Sicoob Cred Executivo, Sicoob Coopere, Sicoob Coopermais, Sicoob Extremo Sul, Sicoob Sertão, Unifisio e Uniodonto de Salvador.
Sicoob Coopacredi - Com ponto de atendimento em Luís Eduardo Magalhães, o Sicoob Coopacredi promoveu o projeto “Sicoob Coopacredi Saúde e Cooperação”, com o objetivo de estimular os cuidados preventivos com a saúde e contribuir para que eles evitem uma série de complicações à população das comunidades onde a cooperativa de crédito está presente. Em parceria com empresas e instituições ligadas ao cuidado com a saúde foi realizado um dia dedicado à aferição de pressão, teste de glicemia, dicas de saúde, entre outras atividades.
Sicoob Coopec - Em Itabuna, no Sul da Bahia, o Albergue Bezerra de Menezes acolhe 70 idosos e para auxiliar no trabalho desenvolvido, o Sicoob Coopec, mobilizou todo o time da cooperativa de crédito baiana para a arrecadação de alimentos, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza que foram revertidos à instituição beneficente local.
Sicoob Coopere - Com um grande número de cooperados e pontos de atendimento pela Bahia, o Sicoob Coopere realizou a campanha anual de alimentos e agasalhos, que contou com o apoio da comunidade cooperativista e da rede de apoio das dezenas de municípios baianos onde atua. A ação beneficiou a população de 20 cidades com a distribuição de 739 cestas de alimentos e aproximadamente 800 peças/agasalhos para abrigos, instituições filantrópicas e famílias em situação de vulnerabilidade.
Sicoob Costa do Descobrimento - Em Camacã, foi o Sicoob Costa do Descobrimento quem organizou campanha de arrecadação de alimentos com o apoio do comércio local. A iniciativa contribuiu com 250 pessoas do município e engajou a equipe da cooperativa de crédito baiana.
Sicoob Cred Executivo - Pelo segundo ano seguido, o Sicoob Cred Executivo apoiou a Associação Bahiana de Equoterapia na realização de ações de integração social especial, aos participantes atendidos pela instituição, através do banho de mar assistido. Intitulado “Dia C e o Programa Cavalo Marinho - Inclusão é a nossa Paria”, o projeto é voltado para crianças e adolescentes atendidos pela ABAE que possuem algum tipo de deficiência psicomotora, por meio da Equoterapia e conta com o apoio de equipe técnica especializada para o banho de mar. A iniciativa realizada em 2023, gerou impacto direto em 167 pessoas entre praticantes, familiares e profissionais da ABAE.
Sicoob Credcoop - Vitória da Conquista, também conhecida como “Suíça baiana” é reconhecida com uma das cidades do estado com temperaturas mais baixas ao longo do ano. Atenta a esse cenário, o Sicoob Credcoop realizou a arrecadação e distribuição de agasalhos voltados para os bairros Cruzeiro e Nova Esperança. Foram distribuídos 160 cobertores, além de lanches e kits de alimentos. A ação contou com o apoio da Patrulha Solidária da Polícia Militar da Bahia - PMBA.
Sicoob Crediconquista - Seguindo no Sudoeste da Bahia, o Sicoob Crediconquista apoiou a comunidade local na revitalização da região do “Grotão”, em Itapetinga, importante área verde da localidade. A cooperativa de crédito conquistense entregou centenas de mudas de espécies nativas da região que foram cuidadosamente selecionadas e preparadas para o plantio. Na iniciativa moradores locais se uniram a integrantes da cooperativa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Pelotão Ambiental do Tiro de Guerra, do IFBA e outros voluntários da comunidade para plantio das mudas. Além disso, foram realizadas atividades educativas sobre a importância da preservação ambiental para os moradores, que voluntariamente comprometeram-se com a proteção, cuidado e preservação das árvores.
Campanha anual de arrecadação de alimentos - No ano de 2023, dando prosseguimento à campanha anual de arrecadação de alimentos nas 10 cidades onde o Sicoob Norte Sul atua, foram arrecadadas mais de uma tonelada de produtos alimentícios que foram doados a famílias das comunidades atendidas. Em Gandu, a iniciativa do Dia C contou, também, com as Cooperativas Coopag e Coolerg.
Vila do Cooperativismo - Na última edição da “Vila do Cooperativismo”, evento anual de Pintadas, promovido pelo Sicoob Sertão, foram oferecidos à população local diversos serviços comunitários como atendimento fisioterapêutico, médico, nutricional e odontológico, emissão de documentos, cadastramento e informações sobre seguro rural, orientação para educação financeira e consultoria jurídica. Dentre as ações recreativas, ainda foram oferecidos corte de cabelo, oficina de automaquiagem, área kids, aulão de funcional e apresentação cultural de alunos do projeto Renascer. A ação do Dia C, realizada em Pintadas, contou com o suporte da Coopaves, Sindicato dos Produtores Rurais e Associação Cultural e Beneficente Padre Ricardo. Foram arrecadadas meia tonelada de alimentos durante os atendimentos realizados no evento, que foram destinados às famílias do município.
Unibrasil Saúde - Aproveitando o “Novembro Azul”, mês dedicado à prevenção e cuidados em saúde dos homens, a Unibrasil Saúde realizou em Olindina, município distante aproximadamente 200 km da capital baiana, uma ação voltada à saúde masculina com palestras educativas, realização de exames, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV/GBS e distribuição de preservativos. Durante o evento também foram realizados cortes de cabelo, consultas odontológicas e a instalação de um stand de sustentabilidade, com informativos sobre preservação do meio ambiente, coleta seletiva, plantio de orgânicos e entregas de mudas de diversas espécies para plantio. O público participante foi recebido em uma Unidade Móvel de Saúde da cooperativa de saúde e em uma das unidades de saúde do município.
Unifisio - Acompanhando o noticiário local de Salvador, os cooperados da Unifisio identificaram que a entidade filantrópica Lar para Idosos Elizabete estava necessitando de auxílio para manter seus 31 assistidos. Em contato com a instituição, a cooperativa procurou entender as demandas, identificando que tinha urgência por itens de higiene pessoal e materiais de limpeza. Assim, a Unifisio realizou um Dia C especial para a doação de todo material arrecadado, além de oferecer um lanche e levar música para a diversão dos idosos acolhidos.
Unimed do Sudoeste - Iniciado durante a pandemia de Covid-19 com o objetivo de apoiar artistas locais profundamente impactados pelo período de distanciamento social com bares/restaurantes fechados e eventos/festas cancelados, o “Festival de Arte Música da Unimed do Sudoeste - FAMUS” vem promovendo apresentações culturais com premiações em diferentes municípios do Sudoeste da Bahia. No último ano de 2023, as audições realizadas em Vitória da Conquista, Itapetinga, Brumado, Guanambi e Jequié, e a grande final realizada em Vitória da Conquista permitiram a arrecadação de 8 toneladas de alimentos que foram doados para o projeto “Natal Sem Fome”, idealizado por instituições da sociedade civil organizada da região.
Natal com alegria - No Sul da Bahia, o Sicredi Integração e a Unimed Itabuna, realizaram o Dia C no Hospital Maternidade Manoel Novaes, apoiando apresentação do coral dos colaboradores da Santa Casa de Misericórdia às crianças internadas pelo SUS. No evento houve, ainda, a chegada do Papai Noel, distribuição de presentes e um lanche natalino. A iniciativa foi realizada com o apoio de padrinhos da maternidade por meio de doações que contribuíram para animar e entreter todos os participantes.
Unimed Itabuna - Os médicos cooperados da Unimed Itabuna participaram do Dia C da cooperativa realizando atendimentos para a comunidade do bairro Nova California, em Itabuna. A iniciativa foi realizada em parceria com a Casa de Apoio Ana Lúcia, que acolhe pessoas, que por motivo de saúde, necessitam se deslocar de suas cidades para o município polo da Região Sul da Bahia. Ao todo, foram 100 pessoas beneficiadas com a iniciativa desenvolvida pela cooperativa de saúde baiana.
Uniodonto Itabuna - Já os dentistas cooperados da Uniodonto Itabuna realizaram uma importante ação do Dia C na Creche Irmã Margarida. O trabalho foi voltado para crianças e adolescentes e englobou orientações em saúde bucal, escovação com aplicação de flúor, recreação e lanche. Durante a escovação assistida, foram realizados exames clínicos bucais e os pacientes com algum problema detectado foram encaminhados para atendimento especializado.
Dia C pelo Brasil
Em 2023, a campanha do Dia C realizada pelas cooperativas em todo o país com o apoio do Sistema OCB e das Unidades Estaduais alcançou cerca de 3 milhões de pessoas. Foram 5.586 iniciativas executadas por 1.091 cooperativas espalhadas por todos os estados do Brasil com o suporte de 140.008 voluntários. Para se ter uma ideia do impacto e abrangência da campanha, 2.005 municípios brasileiros receberam ao menos uma iniciativa do Dia C, o que representa 1/3 de nossas cidades (36% do total).
Histórico do Dia C
O Dia C nasceu em 2009, em Minas Gerais, e rapidamente a ideia ganhou a simpatia de diversas cooperativas mineiras, que passaram a apoiar e desenvolver, anualmente, as ações do Dia C. Após o sucesso inicial alcançado em Minas Gerais, foi realizado projeto piloto, em 2013, em outros seis estados, buscando ampliar o Dia C, que no ano seguinte, passou a ocorrer em todas as regiões do país.
Em 2015, o Sistema OCB decidiu vincular as iniciativas do Dia de Cooperar à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas - ONU e que previa a realização de ações apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM.
Com a mudança dos ODM para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, em 2016, o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que pretendem erradicar a pobreza do mundo e que estão consolidadas na Agenda 2030.
Para saber um pouco mais sobre o Dia C, e planejar e lançar as iniciativas de 2024 de sua cooperativa que evidenciam o impacto positivo do cooperativismo junto às comunidades na Bahia, acesse o novo portal do Sistema Oceb.
Por Ascom Sistema Oceb com informações do Sistema OCB e das cooperativas baianas
Intercooperação na prática: cooperativas baianas unem forças em ação solidária
- Nenhum
Cooperativas do oeste da Bahia viabilizam entrega de 250mil sacas de milho a municípios em emergência
O compartilhamento de conhecimentos, boas ações e estratégias, além de união comercial e promoção de produtos e serviços em conjunto, fazem parte do 6º princípio do Cooperativismo: a intercooperação. Um exemplo prático deste princípio é a recente parceria entre a Cooperativa de Produtores Rurais (Cooperfarms) e a Cooperativa de Transportes de Luís Eduardo Magalhães - CoopGNP, que, juntas, viabilizaram a entrega de 250mil sacas de milho a cidades baianas em situação de estiagem.
A ação faz parte do plano emergencial encabeçado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculado ao Governo do Estado da Bahia, que tem o objetivo de entregar diversos insumos aos municípios que estão com decreto de emergência em função da seca.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, esse é um exemplo claro do que podemos alcançar quando unimos esforços:
“As cooperativas mostram, mais uma vez, que são protagonistas na construção de soluções reais para os desafios do nosso estado. A intercooperação não é apenas um princípio, é ação prática a quem mais precisa”.
Além da distribuição de tanques-pipa, retroescavadeiras e tratores, será distribuído também as sacas de milho, produzidas pelos cooperados da Cooperfarms e transportadas pela CoopGNP. Os grãos serão entregues a aproximadamente 25 mil famílias, que criam caprinos, ovinos e vacas leiteiras, e que são cadastradas no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
Para Marcelino Kuhnen, presidente da Cooperfarms, iniciativas como essa mostram o poder não só da produção do estado, mas também da integração e do sucesso de operações realizadas por cooperativas. “Essa ação mostra a capacidade das nossas cooperativas para fazer o serviço. Esse milho é oriundo dos cooperados mais próximos de Luís Eduardo Magalhães, justamente para não onerar e podermos atender essa necessidade dos nossos irmãos em situação de calamidade. Então, estou muito orgulhoso dessa operação”.
Quando cooperativas se unem em prol de um bem maior, o impacto vai muito além dos números, pois alcança comunidades inteiras, ajudando a promover desenvolvimento, solidariedade e transformação social. Aproveite e confira mais ações de promoção social realizadas por cooperativas baianas acessando o Banco de Boas Práticas do site.
Confira mais notícias sobre o assunto da estiagem:
Governo da Bahia entrega milho, retroescavadeiras e tanques-pipa para combater estiagem em Irecê;
OECED 2025 promoveu integração, esporte e cooperativismo
- Nenhum
Os protagonistas foram estudantes de cooperativas da Bahia
Cerca de 358 estudantes e professores de sete cooperativas educacionais baianas, participaram de 24 a 26 de julho da 11ª Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Educacionais da Bahia – OECED, promovida com apoio do Sistema Oceb, por meio do Sescoop/BA.
Realizada na Cooperativa Educacional de Barreiras, que sediou esta edição, participaram das olímpiadas, além da Coopeb, as cooperativas Cooeduc (Eunápolis), Cooeps (Porto Seguro), Coperil (Irecê), Cootcena (Ruy Barbosa), Cootreduc (Correntina) e Coopex (Paulo Afonso).
A OECED tem como um dos principais objetivos estimular a cultura cooperativista, educando para o exercício da cidadania. Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, o evento reafirma os valores e o compromisso do cooperativismo com a educação e a formação cidadã:
“A OECED é muito mais que uma competição esportiva. Ela é uma vivência coletiva que promove a cooperação e o respeito entre os jovens, além de fortalecer os laços entre nossas cooperativas educacionais.”
Durante quatro dias, os jovens atletas participaram de competições em oito modalidades esportivas - futsal, basquete, vôlei de areia, vôlei de quadra, handebol, xadrez, natação e tênis de mesa, com foco na cooperação e na boa convivência entre todos.
Yan Hugo, estudante da 1ª série da Cooeps, comentou sobre o que achou da participação nas olimpíadas. "Foi uma experiência única participar da OECED lá em Barreiras. Conheci e fiz muitas relações sociais, aprendi muito e acho que o que ficou de aprendizado foi a união entre as equipes, os laços que a gente criou com as outras escolas e até com o nosso próprio time."
A edição de 2026 tem a previsão de ocorrer na cooperativa sediada em Porto Seguro, e os alunos já estão animados com essa possibilidade. Marcele Lima Ramos, do 8º ano da Cooeps, já anunciou que “vai ser uma experiência muito boa deles com a gente e que eles vão ser bem tratados e respeitados, como nós fomos.”
Além de integrar as cooperativas, por meio dos jogos, a OECED também promove uma ação social, envolvendo todas as delegações participantes; e a deste ano foi a arrecadação de fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal que serão doados ao Abrigo dos Idosos de Barreiras.
O impacto da OECED também é percebido entre as famílias. Para Tadeu Santos Lima, pai de Christian Martins Santos, da 2ª série do Ensino Médio da Cooeduc, acompanhar a trajetória do filho na cooperativa tem sido motivadora: “Já são 6 anos de Cooeduc, e mesmo eu sendo extremamente competitivo e querendo ganhar sempre, eu confesso que sou muito feliz por meu filho ter esse espírito de cooperar, ajudar e torcer sempre para todos ganharem e se divertirem. Muito obrigado aos professores e coordenadores por ter esse carinho e cuidado com ele.”
Estudantes e professores comentam mais sobre a experiência:
Participando pela segunda vez dos jogos, Ágatha Shayanny, da 3ª série Ensino Médio da Cootreduc, compartilha que além de ser uma oportunidade de interagir com pessoas de diferentes lugares da Bahia, para ela: “O bacana dos jogos da OECED é porque eles não visam apenas a competição, mas a participação e a essência do cooperativismo. Esperamos ansiosamente pela 12ª edição em Porto Seguro”.
Já na sua terceira edição, o estudante da Coperil, Luiz Felipe, fala sobre sua impressão: “Uma coisa ficou clara para mim: a OECED não é só uma competição, como qualquer outra que a gente participa. A OECED é onde se encontram os princípios do cooperativismo de uma forma despretensiosa, que não é percebida, é implícita, mas a gente que está por dentro percebe aquele senso de coletividade, de adesão. Então, é uma experiência única.”
A professora Daniele Almeida, da Cooeps (Porto Seguro), comentou: “A Cooeps retornou para casa com alunos cansados e muito felizes... Assim como as famílias, maravilhadas com o evento lindíssimo que só o cooperativismo promove! Já estamos com saudade! 2026 tem mais e esperamos todos vocês.”
O professor José Chaves, da Cootreduc (Correntina), reforçou a importância do evento para a formação cidadã dos estudantes: “Parabéns à equipe de organização, em especial à Coopeb e ao Sistema Oceb, pelo trabalho exemplar na condução deste evento. Que essa experiência continue inspirando nossos jovens a crescerem como cidadãos cooperativos, éticos e comprometidos com um futuro melhor.”
Já o professor Thiago, da Coopex (Paulo Afonso), resumiu o sentimento coletivo: “A Coopex está na estrada, levando na bagagem a alegria e o orgulho de cada um dos nossos alunos. Que experiência incrível vivenciamos! Agradecemos de coração à Coopeb e, em especial, à querida Edlânia, pelo apoio e parceria.”
O evento deixou uma marca entre os participantes e já prepara o caminho para a próxima edição, em 2026. O Sistema Oceb apoia este projeto, pois, acredita que a prática esportiva possui potencial integrativo, de pertencimento, reunindo pessoas em torno de uma ação que estimula a formação de valores entre todos.
Por Ascom Sistema Oceb
Doação de órgãos: campanha do cooperativismo baiano chega ao nono ano
- Nenhum
Coopere com a Vida reforça conscientização desse ato solidário
Criada em 2017, a campanha Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise a sua família chega ao seu nono ano, reafirmando o compromisso do cooperativismo baiano com uma causa que salva vidas: a doação de órgãos. Desde o início, a iniciativa mobiliza cooperativas de todo o estado em ações de sensibilização, como caminhadas, panfletagens, flashmob em estação de metrô e diversas atividades educativas em escolas e comunidades, sempre com o objetivo de estimular a sociedade a dizer "sim" para a doação.
Desafios e avanços
Quando se realiza uma retrospectiva em relação ao cenário de transplante de órgãos, a Bahia tem avançado em sua política de transplantes, mas os desafios ainda são grandes. Em 2017, apenas 611 doações (múltiplos órgãos + córneas) foram realizadas no estado, enquanto 1.613 procedimentos de transplante eram aguardados na fila de espera.
Nos anos seguintes, a fila de espera seguiu em crescimento: em 2018 eram 1.688; em 2021, 2.113; e em 2022, o número subiu para 3.089. Já em 2023, 3.204 procedimentos de transplantes de múltiplos órgãos e córneas estavam com demanda na fila de espera. Em 2024, o cenário era ainda mais preocupante: a Bahia contava com a necessidade 3.733 procedimentos de transplantes retidos em fila, sendo que houve 1.583 negativas familiares para a doação de órgãos e tecidos de parentes mortos.
O dado mais recente mostra que, em julho de 2025, a fila da Bahia alcançou 3.877 procedimentos demandados, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Dentre os órgãos, os rins têm maior fila para transplante entre os baianos, com demanda para 2.145 pessoas.
As recusas familiares ainda representavam o maior desafio, motivadas principalmente pela falta de diálogo prévio sobre o desejo do falecido, tendo em vista, que nesse grupo, a maior parte alega serem contrários à doação ou não existe consenso entre familiares.
Resultados recentes
Apesar da situação da recusa familiar, foram realizados 806 transplantes na Bahia, de janeiro a julho de 2025. Se comparado a 2017, em todo aquele ano foram 939 transplantes realizados no estado, o que traz uma perspectiva positiva para os outros cinco meses deste ano, mostrando não apenas avanços no sistema de doação, mas também, indícios de maior conscientização da população sobre esse ato de solidariedade. E, para ampliar o acesso da população a transplantes de órgãos e tecidos, o estado lançou uma nova política de incentivo à doação, captação e realização de procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A mudança foi oficializada com a publicação da Portaria Estadual nº 516/2025, que substitui a normativa anterior, em vigor desde 2015. A nova regulamentação corrige distorções anteriores ao contemplar novos procedimentos, como o transplante de rim para pacientes hipersensibilizados, além de ampliar os incentivos ao transplante de medula, procedimento que, até então, exigia o deslocamento de muitos pacientes para outros estados, conforme informado pela Sesab.
Para além das ações de políticas públicas, é preciso atuar para garantir uma maior aceitação entre as famílias. Nesse sentido, o cooperativismo baiano presta um importante serviço para a sociedade, pois transplante salva vidas.
O papel do cooperativismo
O Sistema Oceb, por meio da campanha Coopere com a Vida - Seja doador de órgãos e avise sua família e com a adesão das cooperativas na Bahia tem mobilizado a população do estado em torno dessa pauta, ajudando a encorajar famílias a falarem sobre o assunto, incentivando a doação de órgãos. A iniciativa mostra como o cooperativismo vai além do impacto econômico, demonstrando o seu papel social. "Cada sim para a doação é uma oportunidade de recomeço para quem está na fila. Essa é a essência do cooperativismo: cuidar de pessoas e promover qualidade de vida", destaca o idealizador da campanha, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio.
Setembro verde: um chamado à sociedade
Comemorado no dia 27 de setembro, data instituída pela Lei nº 11.584/2007, o Dia Nacional da Doação de Órgãos será celebrado pelas cooperativas na Bahia, parceiros e outras entidades com ações de sensibilização e conscientização sobre o tema.
A mensagem é simples e poderosa: converse com sua família sobre seu desejo de ser doador. Esse gesto pode significar esperança e qualidade de vida para milhares de baianos que aguardam um “sim” à vida.
Para mais informações sobre a campanha, visite o perfil oficial em @cooperecomavida.
Por Ascom Sistema Oceb, com informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Cooperativas na Bahia se engajam em prol da doação de órgãos
- Nenhum
Diferentes ações foram desenvolvidas no estado para destacar a necessidade
de mais pessoas cooperarem para a redução da fila do transplante
O Cooperativismo Baiano esteve mais um ano encampando a campanha “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise sua família”. Ao longo do mês de Setembro, as cooperativas na Bahia promoveram uma série de ações visando conscientizar a população do estado sobre a importância de se declarar doador e manifestar aos familiares tal vontade. No período ocorreram atividades de sensibilização das equipes internas das cooperativas, bem como das comunidades onde atuam.
Neste ano, a campanha "Coopere com a Vida" adotou o conceito criativo de “corrida pela vida”. A ideia foi demonstrar a urgência que envolve o processo de captação e doação de órgãos e a necessidade de que mais potenciais doadores informem previamente o interesse à família.
Confira abaixo algumas iniciativas realizadas por cooperativas na Bahia durante a Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise sua família 2024.
Mobilização Estadual do Cooperativismo Baiano
Em Luís Eduardo Magalhães, a Cooperfarms, CoopGNP, Cooproeste e a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia promoveram uma caminhada alusiva à campanha. O evento ocorreu na manhã de sábado (28/9) e reuniu o público cooperativista e a comunidade local no percurso entre a Praça dos Três Poderes e as avenidas JK e Salvador. Ao final do trajeto, foi realizada uma blitz de conscientização com material informativo sobre o assunto. A ação contou com o apoio da Secretaria de Sustentabilidade do município, o Parque Viva do Cerrado e do Hospital do Oeste (HO), reforçando o compromisso das cooperativas com a comunidade e a importância de manifestar em vida o desejo de ser um doador.
As cooperativas educacionais também se mobilizaram ao longo do mês com ações de reforço da Coopere com a Vida. Nas redes sociais, a Cooeduc, Cooeps, Coopeb e a Coperil produziram conteúdos específicos e direcionados à campanha. Tanto a Cooeduc quanto a Cooeps promoveram atividades voltadas ao público externo para chamar atenção e mobilizar mais pessoas em prol da causa. A Coopeb e a Coperil realizaram palestras dedicadas a sensibilizar a comunidade escolar sobre o tema. A Coperil fez, ainda, uma edição especial do programa Coperil On, veiculado nas redes sociais da cooperativa de Irecê, que abordou a temática da doação de órgãos.
No dia 18/9, o Sicoob Norte Sul reuniu para uma live sobre a doação de órgãos, o presidente Cergio Tecchio e a diretora administradora Magna Matos, que relataram as respectivas experiências envolvendo os procedimentos de transplante pelo qual passaram e destacaram a necessidade de mais pessoas se declararem aptas à doação. A atividade ocorreu durante a Semana Interna de Prevenção de Acidente no Trabalho (SIPAT) da cooperativa de crédito.
As redes sociais do Sicoob Coopere também ganharam testemunhos inspiradores do casal Wamberto e Luciana. A esposa foi responsável pela doação de rim ao marido em uma história de amor e solidariedade.
A Coopassaud foi outra cooperativa que produziu conteúdo próprio nas redes sociais demonstrando todo o time engajado em prol do ato que salva vidas.
Em Salvador, a Primecoop tirou dúvidas e realizou a distribuição de materiais informativos ao público em trânsito no edifício Metropolis Empresarial. Também na capital baiana, a Unifisio e a Uniodonto chamaram os respectivos times para evidenciar o impacto conjunto gerado pela Coopere com a Vida. Em Feira de Santana, a Rennova, também participou com destaque para a campanha junto aos profissionais da cooperativa de trabalho.
Em diferentes regiões do estado, as cooperativas de crédito reuniram as equipes, gestores e dirigentes para vestirem a camisa da cooperação. No Dia Nacional da Doação de Órgãos (27/9), quando tradicionalmente ocorre a Mobilização Estadual do Cooperativismo Baiano, os times do Sicoob Coopemar, Sicoob Costa do Descobrimento, Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista, Sicredi Centro-Sul MS/BA e Sicredi Integração Bahia aderiram à ação coletiva. O Sicoob Extremo Sul realizou a atividade ligada à campanha com o pessoal interno na quinta (26/9). Além das cooperativas de crédito, os quadros social e de colaboradores da Coopmac e SerVida participaram ativamente com iniciativas voltadas à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia - Hemoba e relacionadas com a campanha.
Coopere com a Vida na TV e redes sociais
No mês de celebração para o Cooperativismo Baiano, o vídeo da 8ª edição da campanha foi veiculado nas redes sociais do Sistema Oceb e no perfil @cooperecomavida no Instagram. Conforme levantamento parcial em 02/10 o conteúdo alcançou mais de 76 mil usuários e obteve mais de 48 mil visualizações nas contas oficiais no Instagram e Facebook e no canal do YouTube.
Na TV aberta, o vídeo foi exibido durante a semana do Dia Nacional da Doação de Órgãos (22 a 27/9) nos intervalos comerciais do Globo Rural, Jornal da Manhã e Bahia Meio Dia, veiculado pela TV Bahia (Salvador e região) e pela TV Subaé (Feira de Santana e região), emissoras integrantes da Rede Bahia. A estimativa é que mais de 1,7 milhões de telespectadores nas duas emissoras tenham sido alcançados com mais de 5,1 milhões de impactos gerados pelo vídeo de divulgação da campanha, conforme dados do Kantar IBOPE Media.
Campanha Coopere com a Vida
O Sistema Cooperativista Baiano promove, anualmente, a campanha Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família, que tem por objetivo chamar atenção da sociedade sobre a doação de órgãos. Organizada pelo Sistema Oceb, em conjunto com as cooperativas baianas, a campanha ocorre durante o Setembro Verde. O mês é uma referência ao Dia Nacional da Doação de Órgãos celebrado no dia 27 de setembro, data instituída pela Lei nº 11.584/2007, e a cor verde remete à esperança pela vida proporcionada por cada doação.
Para saber mais sobre a campanha deste ano, acesse ao perfil no Instagram @cooperecomavida, e veja mais detalhes da Mobilização Estadual do Cooperativismo Baiano e ações de divulgação implementadas durante o Setembro Verde.
Por Ascom Sistema Oceb
Sistema Oceb participa de seminário de diversidade em universidade
- Nenhum
A iniciativa aproxima o cooperativismo baiano
da produção científica desenvolvida nas universidades
O tema da diversidade vem ganhando destaque nos debates da sociedade contemporânea e que envolvem o acesso ao mercado de trabalho e ao setor produtivo de extratos da população carentes de maior presença e representatividade. Nesse sentido, o cooperativismo vem buscando dar voz e vez a grupos mais diversos nas atividades desenvolvidas em iniciativas que procuram identificar o problema e propor soluções em busca de mais diversidade. Assim, o Sistema Oceb apoiou a primeira edição do Seminário Cooperativismo e Diversidade que ocorreu na última quinta-feira (30/10) e sexta-feira (31/10) na Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB, em Cruz das Almas. O evento híbrido contou com transmissão on-line pela TV UFRB. Aproximadamente 200 pessoas participaram entre estudantes, mulheres rurais de associações do Recôncavo Baiano, representantes das cooperativas dos estudos, entidades de representação, representantes do poder público que estão executando políticas para favorecer o cooperativismo e as organizações coletivas.
Essa é uma das iniciativas que aproxima o cooperativismo da Universidade e da sociedade civil, possibilitando a discussão sobre o modelo de negócio cooperativo. A superintendente da Oceb, Ially Carmo, participou da mesa “Caminhos para a Construção de um Cooperativismo com mais Diversidade”. “Foi uma experiência ímpar no sentido de estarmos discutindo uma temática que ainda é tão distante da realidade das cooperativas, o conceito de diversidade. A pesquisa que foi apresentada evidenciou o quanto precisamos caminhar ainda para termos, de fato, um cooperativismo mais diverso. Por óbvio que muitas estratégias já estão sendo adotadas. Já há uma mudança de cenário dentro das cooperativas, já há um movimento realizado pelos comitês, Elas pelo Coop, pelos comitês de jovens, Geração C. E no estado da Bahia nós temos esses dois comitês que vão trabalhar cada vez mais essa temática. Então foi um evento rico e de muitas conexões.” afirmou.
Para a professora realizadora do projeto, Eliene Anjos, o seminário é um marco no campo do cooperativismo por refletir temas como participação da população negra, povos e comunidades tradicionais, papel da juventude e equidade de gênero. “Então tem uma relevância muito grande, porque o cooperativismo é apontado como um mecanismo de assegurar os objetivos dos movimentos sustentáveis, principalmente aqueles que falam da redução das desigualdades, da equidade de gênero, de combate à fome, da agricultura sustentável”, destacou a professora.
Vinícius foi um dos estudantes que vivenciou o projeto desde a etapa de idealização. Ele conheceu o cooperativismo dentro da universidade. Hoje ele é estudante do curso de Gestão de Cooperativas e destaca a importância do evento. “Discutir a diversidade, principalmente no que se refere à geração no campo do cooperativismo, me fez ter uma visão da realidade e das ações que podem ser adotadas pelas cooperativas para valorizar os jovens no espaço rural”, concluiu.
A coordenadora do Comitê de Jovens Cooperativistas da Bahia - Geração C BA, Daniele Scopel, foi uma das palestrantes do painel “Juventude e Cooperativismo: uma relação em construção”, que buscou inspirar e desenvolver o papel de protagonismo entre os estudantes. “O evento é um importante momento, para reunir jovens e conscientizá-los sobre a importância deles no modelo cooperativo, além de ser uma oportunidade para apresentarem suas ideias para fortalecer o cooperativismo”, declarou.
O evento trouxe a discussão sobre diversidade no cooperativismo para o poder público, sociedade civil e as cooperativas, destacando a importância de equipes diversas. Valdirene Oliveira, presidente da Cooperativa Ser do Sertão, ressaltou as discussões acerca das dificuldades das mulheres acessarem os cargos de lideranças. “Nas mesas foram discutidas, a questão do papel da mulher na presidência, das dificuldades que a mulher enfrenta. As pesquisas que foram feitas apontam o índice de mulheres, de poucas mulheres na frente da cooperativa, principalmente nos conselhos administrativos. Isso mostra também a luta que a gente precisa ter para garantir a sustentação, qualificação dessas mulheres, dessas pessoas dentro do espaço que ocupam. Ainda existe muita dificuldade de ter mulheres e mulheres negras dentro desse espaço também, isso é uma pauta que vem com muita força”, refletiu a dirigente da cooperativa baiana sediada em Pintadas, no sertão do estado, uma das lideranças cooperativistas convidadas para o seminário.
Por Ascom Sistema Oceb
