Encontro de Negócios das Cooperativas do Sicoob Central BA: em busca da fidelização
- Artigo Inferior 1
Aprimorar a experiência do cooperado em busca da fidelização é foco do Sicoob
Central BA que pretende dobrar os ativos totais nos próximos quatro anos
Nos dias 6 e 7 de setembro, as equipes das 10 cooperativas do Sicoob na Bahia estiveram reunidas no VI Encontro de Negócios Sicoob Central BA, organizado pela cooperativa baiana de segundo grau, e apoiado pelo Sistema Oceb. Com o tema “A Experiência Fideliza”, o evento teve a participação de dirigentes, gestores e equipes de negócios e atendimento. Ao todo, 400 participantes estiveram na imersão de dois dias, com foco na melhoria da experiência na oferta de produtos e serviços do maior sistema cooperativista financeiro do país.
À frente de uma instituição com 8,3 milhões de cooperados, 330 cooperativas singulares, presente em 2.405 municípios (403 como única instituição financeira) e englobando 4.649 pontos de atendimento em todo o Brasil, sendo 102 na Bahia, Marco Aurélio Almada, presidente do Centro Cooperativo Sicoob (CCS) evidenciou o encontro voltado aos times vinculados à central cooperativa baiana. “Esse é um momento festivo do cooperativismo, onde podemos reunir várias pessoas da força de venda das cooperativas e debater quais são os desafios , o que precisamos aperfeiçoar. É um momento de gala do cooperativismo de crédito, quando podemos focar nos negócios e desenvolver toda uma estratégia de produzir cada vez mais soluções financeiras de qualidade para os nossos cooperados”.
Na mesma linha, o presidente do Sicoob Central BA, Vandevaldo Rios (Carneiro), apontou o impacto do evento nos próximos passos a serem dados pela cooperativa central e singulares filiadas. “Sairemos daqui com o dever cumprido e que iremos cumprir as nossas metas, superar os desafios, e, sobretudo, aproveitar as oportunidades que ainda estão por vir. Que o Sicoob Central BA, juntamente com todas as suas cooperativas e seus pontos de atendimento, estarão atentos a isso para aproveitar da melhor forma possível, sempre pensando no cooperado, em ajudar as comunidades em todo seu desenvolvimento e crescimento”, projetou o dirigente empossado no cargo no último mês de agosto. Em sua apresentação conclamou toda a rede do Sicoob na Bahia a dobrar os ativos totais nos próximos anos em um desafio proposto. “É um prazer grande esse meu primeiro evento como presidente do Sicoob Central BA, e assim, aproveito para lançar um desafio, o de dobrarmos de tamanho nos próximos quatro anos, e não tenho dúvidas que eles vão atender esse chamamento e iremos cumprir, sobretudo, superando o que foi proposto. Estou acreditando muito porque nós temos um time bastante competente”, finalizou ao apresentar as expectativas pretendidas no médio prazo.
Estar junto das cooperativas na Bahia em busca de competitividade e sustentabilidade é o que tem movido a Casa do Cooperativismo Baiano. Nesse sentido, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, pontuou a importância de estar mais uma vez junto e apoiando o evento. “O Encontro de Negócios Sicoob Central BA é estratégico para o cooperativismo baiano, uma vez que as cooperativas filiadas à central Sicoob se relacionam com mais 240 mil cooperados, dos quase 300 mil que possuímos em nosso estado. Portanto, reunir os times de negócios e atendimento das 10 cooperativas do Sicoob na Bahia está alinhado às nossas metas nacionais e estaduais que visam chegarmos a 1 trilhão de prosperidade até 2027 na movimentação gerada pelas cooperativas em todo o país”, indicou o dirigente do cooperativismo no estado.
Premiação de times e programação voltada à fidelização
Nos dois dias de encontro ocorreram apresentações visando gerar experiências rumo à fidelização do cooperado e em busca da principalidade. O objetivo foi demonstrar o Sicoob como a melhor opção financeira dentre todas àquelas que os usuários possuem serviços bancários e realizam movimentações em carteira (conta corrente, crédito, seguros, financiamento, investimentos).
Responsável por apresentar as Estratégias Digitais e os Desafios e Oportunidades da Campanha Nacional de Vendas (CNV) 2024 do Sicoob, Angelo Curbani, do Centro Cooperativo Sicoob - CCS enfatizou a necessidade de cada vez mais estar mais próximos dos times das cooperativas para melhor direcionamento das ações a serem desenvolvidas, principalmente naquelas voltadas ao ambiente virtual, pensando na experiência já oferecida no presencial. “Os canais digitais são fundamentais para esse relacionamento. Os cooperados têm preferido se relacionar digitalmente. Precisamos dar nesse canal a experiência que hoje eles têm nas nossas agências, e o convívio desses mundos conjuntamente. Uma experiência boa no digital, uma experiência boa nas nossas agências, no atendimento olho no olho. É importante virmos em um evento como esse com tantos funcionários, diretores, executivos das cooperativas para falarmos um pouco e estarmos alinhados com essas estratégias para que elas possam ter os melhores resultados”, refletiu o superintendente de Estratégias Digitais e Performance Comercial do CCS.
Durante o Encontro de Negócios, os profissionais que se destacaram nas operações envolvendo a oferta de produtos e serviços aos cooperados foram premiados. Uma das premiadas foi Amanda Amorim, do Sicoob Crediconquista. “Subir no palco e saber que fui reconhecida pelo Sicoob Central BA, pela minha cooperativa e por minha agência é muito gratificante, estou muito feliz. Espero voltar no ano que vem e superar todas as metas estabelecidas para o próximo ano. Foi uma honra subir no palco e ser reconhecida por proteger vidas e por promover justiça financeira”, explicou ao receber o reconhecimento pelos resultados obtidos na comercialização de seguros.
Os times de negócio e atendimento ao cooperado foram divididos em grupos nas salas temáticas Cartão, Cobrança, Coopcerto, Crédito, Marketing, Sipag e Suporte Organizacional onde puderam acompanhar mais a fundo as ações em desenvolvimento, apontar desafios do dia a dia e apresentar sugestões para melhorias nos processos relacionados a produtos e serviços oferecidos pelo Sicoob.
Quem gostou da experiência proporcionada pelo evento foi Gleidson Lima, gerente de Estratégia e Negócio do Sicoob Sertão. “É um momento para fazermos alguns alinhamentos com o Sicoob Central Bahia, com as demais cooperativas e com o próprio Centro Cooperativo Sicoob. Um networking que traz a oportunidade de buscarmos novas soluções, nova formatação de trabalho para atuarmos conjuntamente com os cooperados no dia a dia nas nossas singulares”.
As cooperativas filiadas ao Sicoob Central BA também puderam trazer cases de sucesso na oferta de soluções com impactos positivos junto às equipes participantes, como explicou o diretor de Relacionamento do Sicoob Coopere, Fábio Simões. “O Encontro de Negócios contribui bastante e agrega muito às nossas equipes. É um evento que valoriza aqueles colaboradores que produziram durante o ano de 2023 e que passam a ser replicadores de tudo que ele absorve nesses dois dias de evento. A cada ano, a gente percebe o crescimento e obviamente a gente consegue agregar mais pessoas para que venham desfrutar de um momento de troca, de networking, de vivências, de casos de sucesso das cooperativas para que possamos crescer juntamente com as demais co-irmãs”, refletiu.
A supervisora de Cidadania e Sustentabilidade do CCS, Louize Oliveira, na apresentação “Cidadania Financeira, um caminho para principalidade”, mostrou como o investimento feito em ações de educação para diferentes públicos como a coleção “Financinhas” voltada ao público infantil, gera resultados na base de cooperados, oportunizando reconhecimento e um relacionamento mais sustentável. Nesses casos, a opção pelo Sicoob como principal opção para as operações financeiras acaba sendo uma consequência de um trabalho bem construído até mesmo antes do cooperado fazer adesão à cooperativa.
Participando pela primeira vez do encontro, Natasha Niglo, do Sicoob Cred Executivo, avaliou positivamente todos os aprendizados adquiridos. “Estava com a expectativa bem alta, só que superou. É uma experiência maravilhosa que sentimos a troca, a sinergia. A gente chega achando que sabe muita coisa e aprende muito mais. Tenho certeza que vou voltar com a bagagem cheia de experiências e colocar tudo em prática”, finalizou a agente de atendimento da cooperativa de crédito sediada na capital baiana.
Principalidade: o objetivo de todo segmento financeiro
Coube ao presidente do CCS, Marco Aurélio Almada, o encerramento do VI Encontro de Negócios Sicoob Central BA. Na apresentação com o tema “Principalidade”, trouxe a todos os presentes como o segmento financeiro tem atuado incessantemente para que as operações oferecidas sejam a principal opção por parte do usuário ao ingressar em uma determinada instituição. Por meio de estudos, indicou que o brasileiro na média possui mais de uma conta bancária e que o desejo é fazer com que o cooperado do Sicoob tenha a melhor experiência e utilize os serviços e produtos da instituição como sua principal solução financeira. Esse fator contribuirá para a competitividade dos negócios em um setor com alta disputa entre diferentes organizações de variados tipos e tamanhos. “Há um caminho de conquista da principalidade que passa por experiência, posicionamento de atributo de produto, por preço. E se eu não cresço, eu não tenho recursos suficiente para manter a minha plataforma atualizada e quando a minha plataforma desatualiza eu perco a pouca principalidade que eu tiver”, alertou o dirigente do sistema cooperativista que reúne o maior número de cooperados no Brasil.
Por Ascom Sistema Oceb com informações do Sicoob Central BA