COOPS Competitivas e Sustentáveis: seleção e execução da Assistência Técnica
Notícias ESG
O Programa COOPS Competitivas e Sustentáveis é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA), visando promover a sustentabilidade e aumentar a competitividade das cooperativas baianas, adotando a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Como parte dessa estratégia, foram lançados dois editais para acesso à assistência técnica do programa.
-
Edital 1:
Destinado às cooperativas registradas no Sistema Oceb que desejam incluir a Agenda 2030 e os ODS em seus planejamentos estratégicos, captar recursos e participar de rodadas de negócios.
-
Edital 2:
Voltado para grupos que desejam se formalizar como cooperativas, permitindo acesso a um programa de aceleração que vai desde a mobilização até a formalização.
Interessados podem acessar os editais, abaixo, onde consta informações importantes e os links de inscrição:
| Cooperativas Registradas | Startups de Cooperativas |
| EDITAL COOPS Nº 001 - COOPERATIVAS REGISTRADAS | EDITAL COOPS Nº 002 - STARTUPS DE COOPERATIVAS |
| ADITIVO PRORROGAÇÃO | ADITIVO PRORROGAÇÃO |
| RESULTADO PARCIAL | 2º ADITIVO PRORROGAÇÃO |
| FORMULÁRIO INSCRIÇÃO |
Por Ascom Sistema Oceb
Conteúdos Relacionados [Negócios]
Cooperlad participa da Anuga Brazil 2024 e fecha negócios
Empórios em São Paulo receberão produto da cooperativa
Estimular as cooperativas a ampliarem os seus negócios é um dos objetivos estratégicos do Sistema Oceb, por isso, apoia a participação das cooperativas baianas em feiras e exposições nacionais e internacionais. Um exemplo é a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região - Cooperlad, localizada em Tucano, que vem se destacando no mercado com a produção da Cerveja Puro Malte com Cajá.
Recentemente a cooperativa baiana participou da Anuga Brazil 2024, uma das maiores feiras internacionais do setor de alimentos e bebidas, realizada no Anhembi Morumbi Distrito de Guarulhos, em São Paulo. A participação da Cooperlad no evento gerou bons resultados comerciais, com a cooperativa fechando importantes negócios que vão ampliar sua presença no mercado nacional.
Presidente da Cooperlad no standO presidente da Cooperlad, Cristóvão Roma, expressou sua satisfação com os resultados alcançados: "Fechamos com um representante comercial paulista para colocar nossos produtos em sete empórios de São Paulo. Estou indo para fazer os ajustes finais durante a Naturaltech (Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde), como também colocar a cerveja de cajá nos empórios de SP e nos outros estados e municípios que eles atuam”.
A presença de cooperativas em espaços como esses abre novas oportunidades de parcerias, além de mostrar o quanto os produtos e serviços das cooperativas são competitivos, como ficou demonstrado pela experiência da Cooperlad que, também está em fase de negociação com uma empresa para participar de licitações para venda das polpas de frutas, o que poderá representar um marco importante para o crescimento e a sustentabilidade do negócio.
Cooperativismo agropecuário abastece os lares
O cooperativismo agropecuário é um dos mais tradicionais ramos do modelo de negócios cooperativista e abastece os lares brasileiros com alimentos de qualidade e contribuem diretamente para a economia do país. Segundo dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2023, são 1.185 cooperativas deste ramo no país, contando com 1.011.023 cooperados e gerando quase 250 mil empregos.
“Atualmente, a Bahia conta com 33 cooperativas agropecuárias registradas na Oceb e que podem obter apoio e acesso a diversos serviços e soluções para ampliar seus negócios e, assim, poder atender a uma demanda crescente e levar seus produtos a um público cada vez maior. Esse é um ciclo virtuoso que temos trabalhado para consolidar no setor cooperativo baiano”, concluiu o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio.
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativas baianas ampliam divulgação de produtos
- Nenhum
Assistência técnica fornecida por projeto de Sescoop/BA e PNUD ajuda cooperativas a divulgar seus
produtos nas redes sociais, aumentando o número de clientes
Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA) e PNUD tem promovido a divulgação, via mídias sociais, do trabalho e dos produtos de cooperativas no estado, aumentando acesso a clientes e novos mercados.
Em sua terceira e última fase, o projeto “Promovendo a Sustentabilidade e a Competitividade das Cooperativas Baianas” forneceu assistência técnica, incluindo apoio no marketing e divulgação de produtos, para dez cooperativas já constituídas e cinco associações que se formalizaram como cooperativas ao longo dos últimos seis meses.
A assistência técnica oferecida pela Cesto Consultoria, contratada pelo projeto, atuou em áreas como planejamento estratégico adequado à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), captação de recursos e estratégias de comunicação.
Um exemplo de cooperativa beneficiada foi a Costurando Sonhos, associação de costureiras de Salvador (BA), juridicamente formalizada com apoio do projeto, e que passou a usar as redes sociais para divulgar produtos, tais como vestimentas elaboradas a partir de resíduos têxteis de jeans e fardamentos.
De acordo com a fundadora da cooperativa, Josenilda Araújo Menezes, a assistência técnica foi importante para alertar sobre a necessidade de criar uma coleção de itens de moda para ser divulgada aos futuros clientes. “Criamos um portfólio, ampliamos nosso nicho, pois agora trabalhamos com fardamento. Mais clientes nos procuraram depois que começamos a publicar nas redes sociais”, declara Menezes. “Saímos do anonimato, pois nossos clientes eram a maioria do bairro de Castelo Branco, em Salvador, e agora temos clientes em Belo Horizonte e São Paulo. Tem sido maravilhoso esse aprendizado.”
Formada por 19 mulheres com idades entre 40 e 70 anos, a cooperativa Costurando Sonhos especializou-se na técnica de upcycling, uma prática sustentável que pode ser aplicada na moda e que consiste em dar um novo uso a materiais que seriam descartados, preservando o meio ambiente.
As costureiras que compõem a cooperativa participaram do curso de corte e costura do Projeto Futuro Aberto, uma das iniciativas de capacitação da organização Humana Brasil, realizada na comunidade de Castelo Branco.
“Trazer os ODS para o dia a dia da cooperativa ajuda os negócios, mostra que temos responsabilidade com o meio ambiente e com o meio social”, declara Menezes, cuja organização é registrada como cooperativa, o que garante reconhecimento legal, transparência e acesso a recursos e benefícios.
Segundo o gestor da Cesto Consultoria, Alécio Mascarenhas, cada cooperativa apoiada pela assistência técnica recebeu material com orientações para melhorar seus processos de comunicação tendo como objetivo angariar novos clientes, mercados e parceiros.
Outra cooperativa que se formalizou com apoio do projeto e passou a divulgar seus produtos nas redes sociais, após a assistência técnica, foi a Raízes do Sertão, de agricultores e agricultoras familiares que produzem orgânicos certificados em Irecê (BA).
De acordo com cooperados da Raízes do Sertão, o projeto foi importante porque antes da assistência técnica a organização não divulgava seu trabalho e não tinha presença grande nas redes sociais.
“Esta terceira fase do projeto é muito importante porque é mais ‘mão na massa’ para as cooperativas participantes. As organizações são exemplos vivos de que é possível conectar desenvolvimento sustentável com bons negócios”, diz o coordenador do escritório do PNUD na Bahia, Leonel Neto.
Para o presidente do Sistema Oceb — formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb) e pelo Sescoop/BA —, a digitalização das cooperativas é essencial para beneficiar cooperativas e cooperados. “Esta parceria com o PNUD foi um marco histórico para a Oceb, foi estratégica”, declara.
Mais sobre o projeto
A assistência técnica oferecida às cooperativas faz parte do projeto “Promovendo a Sustentabilidade e a Competitividade das Cooperativas Baianas”, parceria entre Sescoop/BA e PNUD, em vigor até junho de 2025, que também teve como resultado um curso on-line de 140 horas para cooperados. Além de apoiar cooperativas já existentes na Bahia por meio de oficinas, diagnósticos e assistência técnica, a iniciativa também ajuda grupos interessados em se formalizar como cooperativas.
Para atender as demandas das cooperativas baianas, o projeto deu o passo inicial com a elaboração de diagnósticos e relatórios sobre a competitividade das cooperativas baianas, assim como documentos sobre boas práticas e estratégias inovadoras.
Clique aqui para ler reportagem completa sobre o projeto.
Contatos para imprensa:
Luciana Bruno
Analista de Comunicação e Conhecimento do PNUD Brasil
E-mail:
Texto: Pnud Brasil
Foto: Cedida
Cooperativas de transporte realizam intercâmbio no Amapá
- Nenhum
Cooperativistas baianos foram ao extremo norte do Brasil para conhecer o trabalho
do Ramo Transporte, além da Unidade Estadual do cooperativismo amapaense
O Sistema Oceb trabalha para potencializar os negócios das cooperativas na Bahia e os intercâmbios cooperativistas são um exemplo dessa atuação. Assim, nos dias 21 e 22 de novembro representantes de quatro cooperativas do Ramo Transporte do nosso estado estiveram em Macapá (AP) para conhecer boas práticas, trocar experiências e compartilhar conhecimentos. A atividade, apoiada pelo Sistema Oceb, foi acompanhada pelo superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista, e pela analista de Cooperativismo e Monitoramento do Sescoop/BA responsável pelo Ramo Transporte, Geisa Félix. Participaram conselheiros, dirigentes e gestores da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo - Coomap, Cooperativa dos Transportadores Autônomos do Norte e Nordeste - Coopecann, Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhães - CoopGNP e Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Luís Eduardo Magalhães - Cootralem.
No primeiro dia, os cooperativistas baianos visitaram a Federação das Cooperativas de Transporte do Estado do Amapá - FECOOTRANS para um diálogo com representantes da instituição que contou com apresentações e mesas-redondas de boas práticas, cases de sucesso e visita técnica à Cooperativa dos Proprietários de Transportes de Veículos do Amapá - Coovap.
Um dos articuladores do intercâmbio, o presidente da Coomap, Jair Romualdo, explicou como se deram as interações com os amapaenses e a importância para o cooperativismo de transporte baiano.
“É um momento muito especial, não só para mim, mas para a Coomap e principalmente para o Ramo Transporte, uma vez que estamos concluindo o nosso intercâmbio na unidade da OCB/AP. Nós, ano passado, recebemos a comitiva do Amapá, que selecionou a Coomap, pelas informações no nosso site, por nossa história, por aquilo que ela é e o que ela faz. E nós viemos retribuir esta grandiosa honra, que tivemos lá na Bahia, de recebê-los. E isso não aconteceria se não fosse através do Sistema Oceb. Agradecer também a participação das cooperativas baianas que compuseram a comitiva : a Coopecann, a CoopGNP e a Cootralem”, concluiu o também conselheiro diretor representante do Ramo Transporte na Oceb, Jair Romualdo.
Vinda da porção norte do Recôncavo Baiano, a Coopecann, sediada no município de Conceição do Jacuípe, foi representada pelo presidente José Roberto que acompanhou o grupo da Bahia. “Foi um aprendizado único. Volto para a nossa cooperativa Coopecann mais engrandecido de conhecimentos. Muito obrigado ao Sistema Oceb e a todas as cooperativas irmãs que vieram com a gente. Essa troca de informação, de experiência, para nós, da Coopecann, que estamos iniciando no cooperativismo, não tem preço”, explicou o dirigente da cooperativa.
Visita ao Sistema OCB/AP
O encerramento da viagem ao estado no norte do país ocorreu na sede do Sistema OCB/AP. Coube à presidente Maria Nascimento recepcionar a comitiva baiana que esteve na Casa do Cooperativismo Amapaense. “Hoje começa mais um marco para o Sistema Cooperativista, que é nós recebermos outros estados para virem conhecer o trabalho que é desenvolvido pelo Sistema OCB no estado do Amapá. Agradecer a comitiva do estado da Bahia, agradecer as cooperativas que nos proporcionaram viver esse momento, compartilhando das nossas experiências com todos os visitantes”,
Na Unidade Estadual do Cooperativismo no Amapá, os participantes puderam conhecer a estrutura e as iniciativas do Sistema OCB/AP para o desenvolvimento das cooperativas locais como programas de formação e assistência técnica oferecidos pelo Sescoop/AP para fortalecer as cooperativas de transporte, além de estratégias e projetos desenvolvidos pela entidade cooperativista do “Sistema S” no Amapá.
Representando o Sistema Oceb no intercâmbio, Alberto Batista, superintendente do Sescoop/BA, elogiou a acolhida amapaense. “Gostaria de agradecer a unidade da OCB/AP pelo momento de intercâmbio para conhecermos o trabalho das cooperativas do Ramos Transporte executado dentro da Unidade Estadual. Ficamos muito gratos por terem escolhido a Bahia para conhecer o nosso trabalho e, nesse momento também de agora conhecer o trabalho do cooperativismo amapaense. Assim, acredito que vamos crescendo o cooperativismo por todo o país”, finalizou.
Presente à viagem ao norte do Brasil, Fernando Scapini, presidente da CoopGNP também ressaltou a oportunidade de contato com as novas experiências adquiridas. “Primeiramente agradecer o convite e oportunidade de estar junto nesse intercâmbio. Foi muito gratificante e enriquecedor, muito importante essa troca de conhecimento e experiência que servirá para alavancarmos e impulsionar o cooperativismo baiano e nossas cooperativas”, elogiou o dirigente da cooperativa de transporte sediada em Luís Eduardo Magalhães.
Do mesmo município no oeste da Bahia, a Cootralem foi a outra cooperativa baiana presente no intercâmbio. O presidente Reinan Bispo evidenciou os ganhos nos dois dias no Amapá. “Esse conhecimento vai contribuir para melhorar nossos processos na cooperativa. Eu volto para casa com muitos conhecimentos na bagagem e agradeço a recepção calorosa que tivemos por parte do Sistema OCB/AP e todo apoio prestado pelo Sistema Oceb que viabilizou às nossas cooperativas a atividade de intercooperação”.
Para participar de atividades como os intercâmbios cooperativistas, reforçar a intercooperação e trocar experiências para impulsionar os negócios, mantenha o cadastro atualizado no SouCoop e o registro regular de sua cooperativa no Sistema Oceb.
Por Ascom Sistema Oceb com informações e imagens do Sistema OCB/AP
Intercooperação em prática: Coopag e Coobrasil somam forças
- Nenhum
No cooperativismo, unimos forças para crescer. Sempre que possível, cooperativas se apoiam para avançarem juntas. Essa forma de agir traduz um dos sete princípios cooperativistas: a intercooperação, que também é reconhecida como uma boa prática de governança, pois fortalece a competitividade, gera benefícios econômicos e está prevista no modelo referencial de governança e gestão cooperativista, o Diagnóstico Governança e Gestão (PDGC) AvaliaCoop.
Um bom exemplo vem da parceria entre a Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região – Coopag Alimentos, produtora de iogurtes e queijos, e a Cooperativa de Consumo dos Funcionários do Banco do Brasil – Coobrasil, que administra um supermercado cooperativista.
Após a participação das cooperativas na maior feira de negócios do Centro-Norte Baiano, a Fernacc, deste ano, que ocorreu na cidade baiana de Irecê, os produtos da Coopag começaram a ser comercializados nas prateleiras da Coobrasil, fortalecendo o vínculo entre as duas cooperativas e mostrando, na prática, que elas podem somar esforços para atingir os melhores resultados.
A presença das cooperativas na feira contou com o apoio do Sistema Oceb, como parte do objetivo estratégico de “potencializar os negócios cooperativistas”. Além da comercialização durante o evento, esse apoio também favoreceu a intercooperação entre a Coopag e a Coobrasil.
“Acreditamos muito no potencial de cada produto que produzimos, por serem feitos da fruta e amados pelos nossos consumidores. E, por saber que a Coobrasil também é uma cooperativa, temos um carinho ainda maior. Cooperativa é isso: apoiar, caminhar juntos e crescer em parceria”, destacou o vendedor da Coopag, Lucio Rios.
Para o supermercado Coobrasil, receber os produtos da Coopag é motivo de alegria e fortalecimento do movimento cooperativista. “É uma parceria que reforça o princípio da intercooperação, que é um dos pilares do cooperativismo e mostra, na prática, como as cooperativas podem crescer juntas. Além de oferecermos aos nossos cooperados e clientes produtos de qualidade, também fortalecemos a economia local e o trabalho de outros cooperados”, afirmou o gerente da Coobrasil, Jamillo Bastos.
A união entre Coopag e Coobrasil é mais uma prova de que quando cooperamos, todos ganham.
Por Ascom Sistema Oceb com informações e imagens das cooperativas
SESCOOP/BA e SICOOB/BA promovem curso preparatório para certificação ANBIMA
Com o objetivo de fortalecer a capacitação técnica dos profissionais do mercado financeiro, o SESCOOP/BA e o SICOOB/BA promovem o Curso Preparatório para Certificação AMBIMA – CPA10, que acontecerá em Salvador/BA, nos dias 04, 05 e 06 de maio.
O curso será feito com duas turmas, a primeira no período de 04 a 06 de maio, a segunda entre 05 e 07 de agosto, no horário de 8h às 18h. O público alvo do curso são profissionais que atuam nas cooperativas de crédito do SICOOB Sistema BA, que lidam no dia a dia com mercado financeiro, mercado de capitais e produtos de investimentos, preparando-os assim para a realização do exame de certificação CPA-10.
As aulas serão ministradas pelo instrutor Sérgio Antonio Scorbaioli, graduado em Ciências Econômicas pela PUC de São Paulo e pós graduado em Administração Financeira pela FECAP, com curso de Gestão de Pessoas pela Wisnet Consulting. Com 36 anos de experiência, Sérgio passou por renomadas empresas, como Banco Unibanco, Citibank e Banco General Motors, fornecendo consultoria e treinamento para importantes instituições da área financeira, entre elas Itaú Unibanco, HSBC, Banco Votorantim e Santander. Sérgio também apresenta experiência na área acadêmica, ministrando módulos e palestras em universidades sobre Mercado Financeiro e Valores Mobiliários.
O curso será realizado no America Towers Hotel, Rua Frederico Simões, n° 120, Caminho das árvores, Salvador/BA. As inscrições podem ser feitas diretamente no SICOOB Central Bahia.
Para mais informações e inscrições falar com, Neila Cunha:
E-mail:
Tel: (71) 3340-7107
Potencializando equipes do Sicoob Coopemar: CVS e VPS em ação na Bahia
- Nenhum
O programa Como Vender Serviços (CVS) e Volição para Servir (VPS) continua a ser realizado nas cooperativas baianas, promovendo crescimento e perenidade. Desta vez, a ação, chamada de Próspera Coopemar, acontece, de 21 a 26 de outubro, na cooperativa de crédito Sicoob Coopemar, com sede em Mairi (BA), localizado a 226 km da capital baiana.
O objetivo do programa, que é executado pela consultoria Yassaka, com apoio do Sistema Oceb, é desenvolver as equipes de negócios e retaguarda (setores que trabalham nos bastidores, como controladoria, financeiro, administrativo, Recursos Humanos, etc.) das cooperativas, ampliando a visão sistêmica, além de promover soluções mais assertivas e com propósito.
Para o instrutor Marcos Prado, da Yassaka, participar desse programa tem sido uma grande alegria: “Estamos contribuindo para o processo de educação dos líderes e colaboradores do Sicoob Coopemar, abordando temas como persuasão, comunicação e rapport. Isso é extremamente significativo”.
O CVS e VPS não apenas elevam o conhecimento para servir aos associados da cooperativa com propósito, mas também fortalecem a sinergia entre as áreas de retaguarda e relacionamento.
Segundo o diretor de negócios do Sicoob Coopemar, Josiel Barbosa, o programa trouxe uma experiência transformadora: "Foi uma oportunidade de aprendizado e conexão com a equipe, em uma atmosfera cheia de energia e entusiasmo. As dinâmicas práticas permitiram aplicar o que aprendi e explorar minha criatividade. Saio de cada encontro mais inspirado e ansioso para colocar em prática o que vivenciei!"
O superintendente Alberto Batista acompanhou as oficinas O superintendente do Sescoop/BA, José Alberto Batista, que acompanhou as oficinas nos dias 22 e 23 de outubro, compartilhou seu entusiasmo:
"Foram dois dias de muita vontade e energia das equipes. Ouvir os participantes dizerem que o programa está elevando o conhecimento e a performance para servir aos cooperados com propósito é gratificante. Sem dúvida, os frutos desse trabalho serão colhidos pelo Sicoob Coopemar em breve."
Saiba mais
Programas focados em serviços aprimoram coops baianas
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativas baianas movimentaram R$ 7,8 bi no último ano
- Nenhum
As sobras, resultado entre ingressos e dispêndios, chegaram
a R$ 236,5 mi, o que representou mais de 31% de aumento frente a 2022
O cooperativismo da Bahia segue em expansão, conforme dados informados pelas cooperativas do estado à Oceb, e que compuseram o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024, divulgado recentemente pelo Sistema OCB. Uma prova disso foi o faturamento de R$ 7,8 bilhões registrado pelas cooperativas baianas ao final de 2023. Os números mostram o faturamento acumulado ao longo do último ano pelas cooperativas registradas junto ao Sistema Oceb.
Outros resultados positivos de crescimento contábil e financeiro foram as sobras, resultado entre ingressos e dispêndios, que alcançaram R$ 236,5 milhões, que representou acréscimo de 31,79% em relação ao registrado no período anterior. Os ativos totais, soma de todos os ativos (bens e direitos), sejam eles tangíveis ou intangíveis, também apresentaram crescimento importante de 13,4% se comparado com 2022, sendo apurados em 2023 R$ 7,4 bilhões pelas cooperativas baianas.
A trajetória contínua de crescimento é ressaltada pelo presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, como fruto do trabalho eficiente desempenhado pelos cooperativistas do estado, sejam eles dirigentes, gestores, cooperados ou empregados. “A evolução da governança e gestão das cooperativas na Bahia é atestada pelo profissionalismo que estão conduzindo processos internos, e gerindo as equipes com base no planejamento estratégico que define objetivos e metas. Os excelentes resultados verificados ao final do ano passado são um reflexo do avanço observado e demonstra o crescimento reiterado do cooperativismo baiano, ano após ano”, finalizou.
O cooperativismo é um bom negócio
O cooperativismo da Bahia também obteve resultados impactantes no incremento do quadro social das cooperativas e de postos de trabalho. O exercício de 2023 foi encerrado com 298.468 cooperados nas sociedades cooperativas na Bahia. Já a quantidade de vagas de empregos ofertadas pelas cooperativas que atuam no estado alcançou a marca de 3.573 postos fixos. Os dados representam um salto de 10% e 18%, respectivamente, se comparados com o aferido em 2022.
Para o presidente do Sistema Oceb, a melhoria dos indicadores aponta, também, estratégias adotadas pelas cooperativas na oferta de produtos, prestação de serviços e expansão de mercados. “As cooperativas da Bahia estão, cada vez mais, buscando criar produtos e serviços que atendam seus cooperados, e, principalmente, aos mercados em nível local, regional e nacional. O processo de internacionalização é um passo a mais para que possam cumprir com seu objetivo social que é gerar resultados favoráveis aos cooperados, além de contribuírem com o crescimento e desenvolvimento das comunidades onde estão presentes”, refletiu Cergio Tecchio.
E o Nordeste e a Bahia são Coop
Para divulgar as informações levantadas no Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024, o Sistema Oceb se juntou às Unidades Estaduais da Paraíba (Sistema OCB/PB), Pernambuco (Sistema OCB/PE), Piauí (Sistema OCB/PI), Rio Grande do Norte (Sistema OCERN), Sergipe (Sistema Ocese) - na campanha regional "O cooperativismo é um bom negócio. E aí, Bora Cooperar?" para apresentar às populações locais as vantagens e os benefícios do modelo de negócios cooperativista.
Atuação do Sistema Oceb
O Sistema Oceb atua junto às cooperativas na Bahia para defender e representar nosso modelo de negócios perante os poderes constituídos, por meio da atuação da Oceb, e para que possam se capacitar, sempre em busca de melhor atender seus cooperados, qualificando dirigentes, gestores e empregados, por meio dos programas de formação profissional oferecidos pelo Sescoop/BA. Realiza, ainda, o acompanhamento da gestão cooperativista com atividades de monitoramento, realiza ações para promover o bem-estar e qualidade de vida do público ligado às cooperativas, juntamente com os familiares e a comunidade onde a cooperativas estão inseridas. Para saber mais acesse somoscooperativismo-ba.coop.br e acompanhe nossas redes sociais pelo @sistemaoceb .
Por Ascom Sistema Oceb
Eventos de promoção comercial marcam o mês de junho
- Nenhum
Cooperativas agropecuárias baianas participaram do
PEC Nordeste, Bahia Farm Show e Naturaltech durante o período
O Sistema Oceb segue apoiando as cooperativas na Bahia para que possam conquistar novos mercados e ampliar os negócios. E junho encerrou com importantes participações das cooperativas do estado em eventos de promoção comercial em diferentes regiões do país. Ao longo deste mês, o Sistema Oceb levou cooperativas baianas ao Seminário Nordestino do Agro - PEC Nordeste 2025 (Fortaleza/CE), à 19ª edição da Bahia Farm Show (Luís Eduardo Magalhães/BA) e à Naturaltech 2025 (São Paulo/SP).
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, comentou o importante momento vivenciado pelas cooperativas beneficiadas com as ações de promoção comercial. “Estamos contribuindo para que os produtos das cooperativas baianas cheguem a mais locais, o que expande a cartela de clientes e faz com que os mesmos, alcancem mais consumidores. Isso é importante, sobretudo em um contexto de verticalização da produção em direção à agroindustrialização, o que gera uma economia de escala e maiores possibilidades de aumentos na geração de trabalho e renda ao cooperativismo no nosso estado”, explicou o dirigente cooperativista.
Confira abaixo como foi a participação do cooperativismo baiano nos três eventos.
PEC Nordeste
Em sua 27ª edição, a PEC Nordeste foi realizada entre os dias 5 e 7 de junho no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Cerará - Faec e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará - Sebrae/CE, reuniu mais de 600 empresas e instituições em mais de 1.400 estandes. Conforme a organização nos três dias de evento foram mais de 100 mil visitantes no espaço de 32 mil metros quadrados da capital cearense.
O evento, um dos principais da região voltados ao segmento agropecuário, recebeu cooperativas no espaço SomosCoop, organizado pelo Sistema OCB/CE. Pela Bahia, estiveram a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá - Coopercuc e a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região - Cooperlad
O coordenador comercial da Coopercuc, José Gonçalves, esteve à frente da exposição dos produtos da cooperativa especializada em gêneros típicos do semiárido. “Participamos do evento pela primeira vez, com a colaboração do Sistema Oceb. Foi uma oportunidade para a gente apresentar nosso produto ao pessoal do Ceará para que pudessem conhecer as maravilhas do umbu, da goiaba, do maracujá, das geleias, dos doces, quanto das cervejas artesanais. E foi extraordinário, porque no primeiro dia a gente já acabou nossa cerveja, vendemos boa parte do nosso produto. Isso é sinal que nosso produto faz sucesso em todo lugar que chega”, comemorou.
A ação de intercooperação possibilitou o contato e troca de experiências entre as cooperativas baianas e de outros estados do Nordeste, conforme o superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista. “A PEC Nordeste reuniu cooperativas de diferentes portes e perfis da nossa região e contribuiu para reforçar o princípio cooperativista da intercooperação no Espaço SomosCoop, especialmente dedicado ao cooperativismo. Aproveito para agradecer o convite do Sistema OCB/CE para a participação das cooperativas do nosso estado em um evento de tamanho impacto e relevância para as cadeias produtivas”, saudou o executivo da entidade cooperativista do Sistema S na Bahia que acompanhou as duas cooperativas baianas durante os três dias de atividades na capital cearense.
Bahia Farm Show
No coração do oeste baiano, a Bahia Farm Show se consolida como a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do Brasil. Chegando na sua 19ª edição, o evento realizado em Luís Eduardo Magalhães/BA de 9 a 14 de junho foi organizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - AIBA com o tema “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”. Conforme a organização, o local recebeu mais de 160.000 visitantes para conferir o que há de mais moderno em tecnologias agrícolas, representado por 434 expositores e mais de mil marcas. Além disso, colocou investidores e compradores em contato com instituições financeiras e de fomento, visando eficiência da produção por meio dos modernos maquinários e equipamentos em comercialização.
Mais um ano, as cooperativas baianas participaram do espaço destinado ao cooperativismo, montado no estande da Cooperativa de Produtores Rurais - Cooperfarms, durante a Bahia Farm Show. Com o apoio do Sistema Oceb, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá - Coopercuc a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região - Cooperlad, a Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrialização - Coopaita e a Cooperativa Ouro Verde Bahia - Coop Ouro Verde puderam expor produtos e gerar novos negócios na região.
A assistente financeira da Coop Ouro Verde, Tasiane Viana, destacou a participação da cooperativa do Baixo Sul baiano pela primeira vez na feira. “A nossa cultura é o cacau, por isso a origem do chocolate. E para nós é um prazer muito grande ter participado pela primeira vez da Bahia Farm Show, a maior feira de agronegócio do Norte e do Nordeste. Foi uma experiência incrível”, falou a colaboradora da cooperativa agropecuária situada em Igrapiúna.
Luís Henrique Borges, assistente administrativo da Coopaita, mais um ano colocou a cooperativa especializada no processamento de frutas em um dos principais centros de negócios ligado ao setor agropecuário do Norte e Nordeste. “Estivemos mais um ano na Bahia Farm Show, e fiquei muito feliz de ter representado a cooperativa. Mais um ano marcando presença, e agradecemos ao Sistema Oceb pela presença que possui na região, e também, por nos proporcionar isso”, agradeceu.
Em depoimento no site da Cooperfarms, o presidente da cooperativa, Marcelino Kuhnen, reforçou a atuação em mais uma edição de Bahia Farm Show. “A presença da Cooperfarms na feira reafirma o papel do cooperativismo como modelo de geração de valor econômico, social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento regional e a transformação da realidade no campo”.
Naturaltech
Outra importante feira realizada no último mês entre os dias 11 e 14 de junho no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP, foi a 19ª edição da Naturaltech & Bio Brazil Fair. Considerada a maior feira de alimentos naturais, orgânicos e saudáveis da América Latina, reuniu 800 expositores e 1,7 mil marcas. E o cooperativismo baiano esteve representado pela Cooperlad que levou à capital paulista produtos à base de umbu, goiaba e cajá como geleias, doces e cervejas, típicos do semiárido baiano.
Conforme a engenheira de alimentos da Cooperlad, Leidiane Vieira, a experiência foi positiva e abriu novas perspectivas à cooperativa sediada em Tucano - BA. “A feira foi muito positiva para o público poder conhecendo os produtos, muitas pessoas que não conhecem umbu, não conhecem cajá, e também, mostrando a parte social e ambiental da cooperativa. Nosso estande foi juntamente com outras cooperativas do Brasil, então nós já trocamos algumas informações, já fizemos alguns contatos, algumas parcerias que o espaço nos proporcionou”, refletiu a representante da cooperativa baiana que participou do estande SomosCoop - Cooperativas do Brasil, juntamente com outras 11 cooperativas de diferentes estados do país em uma ação coordenada pela área de Negócios do Sistema OCB e apoiada na Bahia pelo Sistema Oceb.
As ações de promoção comercial do mercado nacional, como o apoio em feiras e exposições, que reforçam a competitividade e geram resultados econômicos são alguns dos serviços oferecidos na solução NegóciosCoop para as cooperativas registradas no Sistema Oceb.
Por Ascom Sistema Oceb
Curso de Vendas e Mercados é destaque entre profissionais das cooperativas baianas
O Curso de Vendas e Mercados, realizado nos meses de outubro e novembro, pelo Sescoop/BA, chamou atenção dos cooperados e colaboradores das cooperativas baianas. Com o objetivo de levar os participantes a aperfeiçoarem os seus conhecimentos e habilidades para o planejamento e execução de todas as etapas do processo de vendas dos produtos/serviços de suas cooperativas, a capacitação reuniu cerca de 60 profissionais em 5 turmas.
Além das duas turmas realizadas em Salvador, uma para todas as cooperativas e outra voltada para cooperativas de crédito, as cidades de Vitória da Conquista, Itabuna e Feira de Santana também foram contempladas com o curso. Para Andressa Paiva, operadora de atendimento do Sicoob Cooperbom, o curso atendeu a sua expectativa de prepará-la para oferecer um melhor atendimento ao associado e, consequentemente, vender melhor os serviços e produtos oferecidos pela cooperativa.
As aulas foram ministradas por Edi Carlos Borges, consultor e especialista em gestão empresarial. Borges afirma que debater sobre vendas e mercados com profissionais de cooperativas, é fundamental para o seu crescimento e sobrevivência no mercado. A metodologia utilizada na capacitação impressionou a analista financeiro Laís Souza da Uniodonto Itabuna, que ressaltou a importância dos assuntos discutidos. “Pudemos perceber o mercado de forma abrangente e real, mostrando que é possível crescer e alcançar objetivos independentemente da situação, desde que haja um bom planejamento e uma equipe qualificada para colocá-lo em prática”, pontua Laís.
A gerente de atendimento do Sicoob Crediconquista, Janira Silva, sinaliza que treinamentos como estes, voltados para a formação de profissionais experientes na área de marketing e comunicação, gera uma melhor qualificação para o sistema cooperativista como um todo. “O curso desenvolveu nossas habilidades e competências necessárias para alcançar metas e objetivos, auxiliando no crescimento e produtividade da cooperativa”, conclui e gerente.
Confira abaixo algumas fotos da capacitação:
Cooperativas baianas têm abraçado a cultura de inovação
- Nenhum
Sistema Oceb finaliza primeira fase de projeto de avaliação de inovação em três cooperativas
Adotar uma cultura de inovação é uma tarefa desafiadora e, ao mesmo tempo, necessária no mundo atual. O mercado tem mostrado que as empresas que conseguem inovar em seu dia a dia têm melhores resultados. Seguindo essa realidade, o cooperativismo está abraçando, cada dia mais, a inovação, por meio das soluções do InovaCoop, que é uma plataforma desenvolvida pelo Sistema OCB de fomento à inovação no ecossistema cooperativista.
Para avaliar diferentes aspectos e atividades voltadas à inovação de forma contínua e constante nas cooperativas brasileiras, foi desenvolvido um instrumento de avaliação que diagnostica o nível de maturidade da gestão da inovação, chamado de Diagnóstico do Nível de Maturidade do Sistema de Gestão da Inovação (SGI). A avaliação segue uma série de normas da ISSO 56000, fundamentos e vocabulários da gestão da inovação. O instrumento também tem o objetivo de identificar diversas oportunidades de melhoria no Sistema de Gestão da Inovação (SGI), quando implantados nas cooperativas.
Projeto piloto para aplicação do diagnóstico
Para testar o diagnóstico foi criado um projeto piloto, chamado de Entrevista de Avaliação do Sistema de Gestão da Inovação da Cooperativa. Além disso, o Núcleo de Inteligência, e Inovação do Sistema OCB realizou uma capacitação nacional com a presença de 14 Organizações das Cooperativas Estaduais (OCEs), incluindo a Bahia. Durante o evento, os participantes realizaram atividades práticas para entender melhor a aplicabilidade do instrumento e sua utilização para explorar oportunidades de inovação para as cooperativas. Após a capacitação, cada unidade estadual recebeu a tarefa de aplicar a entrevista em três cooperativas, até dezembro de 2024.
A implementação na Bahia aconteceu em três cooperativas: a Unimed Sudoeste, Coperil e Sicoob Coopere. A Unimed Sudoeste e a Coperil se destacaram por publicarem cases de inovação no Radar Inovacoop, e o Sicoob Coopere, por sua demanda específica por inovação em RH, que já contava com o acompanhamento do Sescoop/BA e do Núcleo de Inovação da OCB.
George Freitas, analista de desenvolvimento e monitoramento das cooperativas do Sescoop/BA, participou do projeto desde a sua formação. Ele afirma que “a aplicação do diagnóstico foi uma experiência enriquecedora, revelando perspectivas valiosas sobre inovação em cooperativas de diferentes ramos e portes. Embora, ainda sem um Sistema de Gestão de Inovação totalmente estruturado, as cooperativas refletiram, a partir dos conceitos discutidos, sobre os processos necessários para aprimorar sua gestão de inovação. As experiências compartilhadas nas entrevistas têm o potencial de fortalecer a cultura de inovação em cada cooperativa e contribuir para a competitividade do setor cooperativo”, comentou.
Damaris Petrocelli, analista de projetos e estratégia da Unimed Sudoeste, foi uma das primeiras cooperadas a ter acesso à avaliação. Ela evidenciou a relevância do projeto para as organizações que desejam se manter competitivas e preparados para um mercado em constante transformação. “O processo de avaliação foi bem estruturado, proporcionando uma visão clara dos pontos fortes e das oportunidades de melhoria na gestão da inovação. Foi interessante ver como muitas iniciativas que já estavam sendo implementadas internamente se alinham com as melhores práticas esperadas. A participação no projeto não só nos ajudou a reconhecer o que já estamos fazendo bem, mas também a identificar áreas onde podemos intensificar nossos esforços para continuar avançando”. A reunião também contou com a participação do analista Eduardo Sampaio, do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, que acompanhou o processo de implementação.
A Cooperil também participou da avaliação e a presidente da cooperativa, Alaerte Arônia, expressou as perspectivas positivas dessa iniciativa. “Apesar de ser um projeto piloto, já se mostra promissor e eficaz, como tem sido a experiência com o PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas), trazendo para a Coperil perspectivas de melhorias internas com reconhecimento externo e de grande alcance. Isto causa em nossa equipe e cooperados estímulos positivos.”
O último diagnóstico foi aplicado no Sicoob Coopere, na quinta-feira (05/12), finalizando a primeira etapa do projeto piloto. Dleon dos Carneiro, gerente administrativo e financeiro do Sicoob Coopere, avaliou que a experiência enriqueceu o conhecimento e a melhoria pessoal e do corporativo, conectando com a necessidade constante de evoluir com os processos de inovação. “O projeto de tornar o mapeamento em um radar, assim como acontece com o PDGC, possibilitará a cooperativa estruturar e gerenciar ainda melhor seus processos de inovação, avaliando sua evolução”, declarou.
O projeto avança para as próximas etapas. A OCB reunirá as respostas coletadas e produzirá um relatório, permitindo que as cooperativas comparem seus resultados. Os dados também serão usados para ajustar o processo em 2025, com a elaboração de um manual de apoio ao preenchimento, incluindo exemplos de evidências e orientações práticas.
Desenvolva a inovação na sua cooperativa
Enquanto o projeto de Diagnóstico do Nível de Maturidade do Sistema de Gestão da Inovação (SGI) ainda está em fase de teste, existem outras soluções disponíveis para desenvolver a cultura de inovação na sua cooperativa. Acesse o site do InovaCoop e descubra as possibilidades para a sua cooperativa.
Por Ascom Sistema Oceb
Conteúdos Relacionados [Representação]
Sistema Oceb presente na posse da nova gestão da UPB
- Nenhum
A União dos Municípios da Bahia (UPB) tem nova gestão a partir de 2025. A posse do grupo, que assumiu a diretoria para o biênio 2025/2026, aconteceu na última sexta-feira, dia 28/03, no auditório Prefeito Antônio Lomanto Júnior da UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O novo presidente de uma das maiores e mais importantes entidades municipalistas estaduais é Wilson Cardoso, atual prefeito da cidade de Andaraí.
O evento de posse contou com a participação do governador do estado, Jerônimo Rodrigues, e com diversos líderes municipais e políticos. Seguindo com o comprometimento de desenvolver o cooperativismo, esteve presente representando o cooperativismo baiano, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio. A superintendente da Oceb, Ially Carmo, e a coordenadora do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia e membra do Comitê Elas Pelo Coop nacional, Vera Ventura, também marcaram presença na cerimônia.
A participação em eventos como esse, fortalece a parceria do Sistema Oceb com as prefeituras do estado.
“É importante que o sistema cooperativista através de seus representantes e da organização estadual esteja junto, conhecendo, sentindo e vendo que temos muita colaboração com as prefeituras. Nós vamos buscar um entendimento e um conhecimento mais profundo, junto à UPB, para que a gente possa mostrar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento local. As cooperativas constroem um mundo melhor, e esse compromisso começa no município, na comunidade, onde as pessoas vivem e trabalham juntas para transformar a realidade”, disse Tecchio.
A fala do presidente Cergio Tecchio reafirma a atuação do Sistema Oceb de fortalecer as cooperativas em cada canto da Bahia, pois são negócios que impulsionam o desenvolvimento local e contribuem para uma sociedade mais próspera e justa.
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativismo baiano celebra Ano Internacional na Assembleia Legislativa
- Nenhum
Sessão Comemorativa destacou a força e impacto do
modelo de negócios formado da união de pessoas
Pouco mais de uma década após o último Ano Internacional das Cooperativas em 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu 2025, mais uma vez, como período para reforçar o impacto do cooperativismo em âmbito global. Atualmente, são 3 milhões de cooperativas em todo o mundo, com 1 bilhão de cooperados e 280 milhões de empregos gerados, conforme dados da Aliança Cooperativa Internacional - ACI. Juntas, as 300 maiores cooperativas globais faturam U$ 2,17 trilhões, o que fariam delas a 8ª maior economia no mundo, se fossem um país. As informações constam do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2025, divulgado pelo Sistema OCB. Na Bahia, o Sistema Oceb vem celebrando a força do modelo de negócios cooperativista no estado com ações que reforçam o papel das cooperativas baianas. A última das ações promovidas foi a Sessão Comemorativa do Ano Internacional das Cooperativas, realizada na última segunda-feira (11/8/2025), na Assembleia Legislativa da Bahia.
Grupo Yayá Muxima em apresentação na ALBA
A solenidade, proposta pela deputada Ludmilla Fiscina, em parceria com o Sistema Oceb, reuniu lideranças, cooperados e empregados do cooperativismo baiano, representantes de órgãos públicos estaduais, de entidades da sociedade civil, além de parceiros, conselheiros, dirigentes, gestores e equipe da Casa do Cooperativismo Baiano. Além da deputada proponente, que presidiu o ato, a mesa de autoridades foi composta pelo presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio; pelo secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos, que é presidente do Conselho Estadual do Cooperativismo - CECOOP e, neste ato, também representou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; pela secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Neusa Cadore e pelo coordenador local do Escritório de Projetos em Salvador do PNUD Brasil, Leonel Neto.
Durante o evento, a banda Yayá Muxima, composta por mulheres entoou o Hino Nacional e o Hino da Bahia. As percussionistas baianas também realizaram a apresentação de músicas de sucesso da axé music, expoente da cultura local reconhecido internacionalmente. Ainda, o público presente assistiu ao vídeo manifesto do Ano Internacional das Cooperativas, divulgado pelo movimento SomosCoop, de valorização nacional do cooperativismo e que visa tornar o coop ainda mais conhecido e reconhecido na sociedade.
Mesa de autoridades na Sessão Comemorativo do Ano CoopPara a presidente do ato na Casa do Poder Legislativo na Bahia, deputada Ludmilla Fiscina, o momento foi de felicidade por envolver uma atividade que impacta na vida de tantas pessoas. “Esse é um tema tão importante, tão relevante para que a gente possa discutir. O objetivo é que através daqui, da casa do povo, a gente possa discutir, mas principalmente unir pessoas, cada um do seu segmento, para que a gente possa alavancar. Então esse é um momento de construção, de diálogo, para que através desse momento, venham outros, e assim, a gente consiga fortalecer mais as cooperativas”, explicou a parlamentar.
O secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia - SETRE, Augusto Vasconcelos, comentou a diversidade de atividades exercida pelas cooperativas. “Nós estamos aqui integrando um sistema de cooperativas, as mais variadas, que atuam nos diferentes segmentos. Da nossa economia tem cooperativas na saúde, na agricultura, na educação, no sistema financeiro, enfim, no conjunto de trabalhos que são organizados, onde pessoas se sentam para atuar em conjunto para fortalecer o bem comum”, finalizou o também presidente do CECOOP.
Secretária Neusa Cadore com representantes do Comitê Elas pelo Coop BA
A secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia - SPM, Neusa Cadore, destacou a força do cooperativismo na formação de lideranças femininas, no acolhimento e enfretamento às adversidades. “O cooperativismo valoriza a inclusão das mulheres, inclusão de fato, com capacitação, com preocupação para combater e enfrentar todos os tipos de violência contra as mulheres. Ele responde a muitos desafios que se colocam hoje na sociedade, principalmente na Bahia, onde a gente ainda tem o desafio de muita gente em situação de vulnerabilidade social”, refletiu a deputada licenciada que foi relatora da Lei 11.362 de 2009, que instituiu a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo na Bahia.
Competitividade e sustentabilidade para o cooperativismo baiano
Leonel Neto, coordenador local PNUD Brasil e Cergio Tecchio, presidente Sistema OcebO Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, organismo da Organização das Nações Unidas - ONU foi um dos parceiros estratégicos presentes no evento. Desde 2021, a organização não-governamental desenvolve em cooperação com o Sistema Oceb, o projeto Coops Competitivas e Sustentáveis que busca potencializar as cooperativas no estado por meio da adoção da Agenda 2030 e da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS.
O coordenador local do Escritório de Projetos em Salvador do PNUD Brasil, Leonel Neto, pontuou o compartilhamento de valores comuns do negócio cooperativista com as frentes de ação do órgão com atuação global. “A natureza do cooperativismo, a solidariedade por trás do cooperativismo, a possibilidade de inclusão social, são valores com os quais a ONU tem uma forte sinergia. Nosso projeto, de apoio às cooperativas, vem trazendo os ODS e a Agenda 2030 para o planejamento estratégico das cooperativas, possibilitando assim que as cooperativas tenham esse compromisso social, beneficiando o entorno que atuam, promovendo a inclusão social e a integração. O PNUD, portanto, se solidariza com o Ano Internacional das Cooperativas, na perspectiva de que a atividade cooperativista é uma atividade de inclusão, de sustentabilidade e, também, de competitividade do segmento”, explicou o gestor local da agência vinculada à ONU.
Cooperativas constroem um mundo melhor
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, apresentou informações que demonstram o quanto as cooperativas têm feito a diferença para milhares de pessoas em todo o estado. Durante a apresentação, o dirigente destacou o incremento significativo de negócio cooperativista na Bahia que alcançou mais de 420 mil cooperados no último ano, um aumento na base de 42%, se comparado ao período anterior. Além disso, refletiu sobre o diferencial das cooperativas enquanto sociedade de pessoas e que necessitam, cada vez mais, serem sustentáveis do ponto de vista de vista econômico, quanto social, e de estarem atentas às comunidades onde atuam para promoverem o desenvolvimento regional e o crescimento dos negócios localmente.
Para o dirigente do cooperativismo baiano, as cooperativas têm construído um mundo melhor, o que precisa ser celebrado. “É importante comemorarmos, porque a gente faz um mundo melhor, cada vez mais. Portanto, nada melhor o espaço que nós tivemos com toda a nossa equipe, com todo o pessoal que é simpático ao cooperativismo, as autoridades, para comemorar esse evento. Muito obrigado a todos por estarem aqui nessa data”, encerrou.Equipe do Sistema Oceb durante Sessão Comemorativa do Ano Coop na ALBA
Para ficar por dentro das atividades em celebração ao Ano Internacional das Cooperativas na Bahia, acompanhe o portal do Sistema Oceb na internet e nossas redes sociais, e veja como as cooperativas constroem um mundo melhor.
Por Ascom Sistema Oceb
Encontro Direito Cooperativo é realizado na OAB/BA
- Nenhum
Evento destaca importância do cooperativismo no âmbito jurídico
O cooperativismo é um modelo de negócios baseado na colaboração e na coletividade, oferecendo uma alternativa sustentável e inclusiva de empreender, se materializando nas cooperativas, que não só geram oportunidades, mas também estimulam a participação democrática e a autonomia dos seus membros.
Diante da relevância desse modelo de negócios, a OAB/BA instituiu a Comissão Especial de Direito Cooperativo da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia – OAB/BA, que, com o apoio do Sistema Oceb e do Sicoob Central BA, realizou, no dia 30 de setembro de 2024, na sede da OAB Bahia, em Salvador, o Encontro Direito Cooperativo, que reuniu advogados, especialistas e representantes do cooperativismo para discutir temas de relevância para o setor.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, comentou sobre a importância do encontro para o fortalecimento do cooperativismo no estado:
"Esse evento mostra como é importante entendermos melhor o cooperativismo no meio jurídico. A troca de ideias entre advogados e o setor cooperativista ajuda a fortalecer o reconhecimento das cooperativas como um modelo de negócio justo, que promove a igualdade social e o desenvolvimento sustentável.”
Dr. Ricardo Senra falou sobre Cooperativismo e Direito do TrabalhoO evento contou com a participação on-line das advogadas da Organização das Cooperativas Brasileiras -OCB, Drª Ana Paula Rodrigues e Drª Amanda Oliveira, que comentaram sobre a atuação do Sistema OCB junto aos três poderes para a correta regulamentação do Ato Cooperativo na Reforma Tributária. Para expor mais detalhes sobre o tema, o público acompanhou a palestra do Dr. Thiago Conde, que abordou o tema Ato Cooperativo na Reforma Tributária, discutindo os impactos das recentes mobilizações em torno da regulamentação.
Na agenda, também teve a palestra do Dr. Ricardo Senra, que destacou as nuances do Cooperativismo e Direito do Trabalho, destacando aspectos relacionados ao tratamento jurídico das relações de trabalho nas cooperativas.
A participante do evento, Drª Vívian Martins, assessora jurídica das cooperativas Coperil, da cidade de Irecê, e Coopeb, do município de Barreiras, disse que o Encontro Direito Cooperativo teve uma importância além dos conteúdos abordados. “Diante da dificuldade que enfrentamos em razão do Direito Cooperativo não ser ainda um segmento difundido nas faculdades e universidades de maneira mais contundente, mas está se tornando uma solução do ponto de vista de natureza jurídica que possibilite o crescimento empresarial e econômico, e atenda a sociedade em diversos pontos, trazendo sustentabilidade, o Encontro de Direto alcançou objetivos maiores. A parceria que as cooperativas encontram com o Sistema Oceb permite que possamos crescer de maneira mais assertiva, com redução de riscos e maior segurança jurídica, entendo que momentos como este credibilizam ainda mais a nossa atuação na qualidade de operadores do direito”.
Comissão Especial de Direito Cooperativo avalia o evento
Entre as atribuições da Comissão Especial de Direito Cooperativo, composta pela advogada da Oceb, Drª Monique Brito de Lima Reis, presidente da comissão, e pelas advogadas Drª Ially Carmo, Drª Jaqueline Azevedo e Drª Geisa Félix; e pela Secretária-Geral Drª Ângela Colavolpe, está a promoção de eventos que visam levar aos operadores do Direito e estudantes temas relevantes sobre o cooperativismo.
Integrantes da Comissão de Direito CooperativoPara Jaqueline Azevedo, assessora jurídica do Sicoob Central BA, o cooperativismo, apesar de existir há mais de um século, ainda é pouco discutido e conhecido no campo do Direito: "O cooperativismo, embora existente há mais de um século, ainda é um ramo pouco discutido e conhecido no âmbito do Direito, dificultando os debates e defesas dos interesses cooperativistas, observadas as especificidades que nos distinguem das demais sociedades. Trazer temas cooperativos para debate na OAB, aproxima e alinha entendimento entre os operadores do Direito, promovendo melhor alinhamento e consolidação do entendimento junto ao judiciário."
Ially Carmo, superintendente da Oceb, por sua vez, ressaltou o papel da Comissão de Direito Cooperativo da OAB/BA ao trazer o cooperativismo para o centro das discussões jurídicas: "Iniciamos hoje um processo de materialização de todo esforço e trabalho que a Comissão de Direito Cooperativo da OAB/BA vem desenvolvendo no último ano. Trazer o cooperativismo para o centro de discussão no ambiente jurídico é uma missão abraçada por essa comissão, que se alinha ao reconhecimento de que atuamos para promover a verdadeira disseminação do Direito Cooperativo e, por consequência, do modelo de negócios cooperativo."
Durante o encontro, nas falas dos palestrantes, foi comentado sobre a ausência do Direito Cooperativo na grade curricular das faculdades de Direito, tema destacado por Angela Gédéon, assessora jurídica do Sistema Oceb, que ressaltou: "Há problemas enfrentados pelas cooperativas com a ausência de tratamento de temas e matérias relacionadas ao Direito Cooperativo na grade dos cursos das faculdades de Direito em todo país, fazendo com que os operadores de direito ignorem as leis e artigos constantes da Constituição Federal, que incentivam o cooperativismo."
A analista do Sescoop/BA, Geisa Félix, que foi a mestre de cerimônias do evento, destacou a relevância de fortalecer o debate sobre cooperativismo no âmbito jurídico: "Participar do Encontro de Direito Cooperativo foi uma oportunidade única e extremamente significativa. Contribuir diretamente para a organização de um evento que fomenta o debate jurídico sobre questões tão relevantes para o cooperativismo, como a reforma tributária e a natureza do vínculo entre cooperativa, cooperados e diretores, reforça o compromisso da comissão com o desenvolvimento do setor."
A advogada da Oceb, Monique Reis, comenta que o encontro de Direito Cooperativo é uma ferramenta de disseminação desse modelo societário ainda pouco compreendido. “A realização de eventos sobre o tema é de extrema importância para o enriquecimento e avanço das discussões. Entendo que é papel desta Comissão promover atividades que despertem o interesse sobre o Cooperativismo e, consequentemente, o consolide no âmbito jurídico”, conclui a então presidente da Comissão Especial de Direito Cooperativo.
Este encontro segue como um importante espaço para aproximar e ampliar o conhecimento dos profissionais e especialistas da área jurídica sobre o Direito Cooperativo, apontando caminhos para a defesa e fortalecimento das cooperativas em meio às transformações legislativas e judiciais.
Edições anteriores
Sistema OCEB promove encontro inédito sobre Direito Cooperativo na Bahia
Sistema OCEB realiza segundo Encontro de Direito Cooperativo
Por Ascom Sistema Oceb
Fotos: Assessoria da OAB/BA
Sistema Oceb reforça Autocuidado da Mulher
- Nenhum
Por meio de palestra online realizada com apoio do Elas Pelo Coop Bahia
Seguindo o compromisso de fortalecer a presença feminina no cooperativismo, o Sistema Oceb realizou no dia 10 de março, a palestra on-line "Autocuidado para Mulheres". A iniciativa nasceu a partir da roda de conversa sobre liderança feminina realizada em 2023, que ressaltou a importância de promover ações voltadas para o bem-estar das mulheres no cooperativismo, contribuindo para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 de alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Durante a abertura do evento, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, reforçou o compromisso da instituição de "Cuidar da qualidade de vida das mulheres, e este encontro de hoje foi mais um passo importante nesse trabalho de apoio e fortalecimento desse público no cooperativismo".
Participantes da palestra
Elas Pelo Coop: incentivando a participação feminina no Cooperativismo
A palestra foi promovida com o apoio do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia, o Elas Pelo Coop BA, que incentiva a participação feminina ativa nas cooperativas, criando espaços de aprendizado, troca de experiências e crescimento. Vera Lúcia Ventura, coordenadora do Elas Pelo Coop Bahia e vice-coordenadora do Comitê Nacional Elas Pelo Coop, destacou a importância da mobilização feminina no setor. "Atualmente, temos cinco comitês ativos nas cooperativas baianas, e nosso objetivo é ampliar esse número. Queremos incentivar mais mulheres a criarem espaços de fortalecimento, aprendizado e protagonismo dentro do cooperativismo."
A escritora e especialista em comunicação não violenta e educação emocional, Elisama Santos, trouxe reflexões valiosas sobre como o autocuidado pode transformar a rotina das mulheres, ajudando a equilibrar carreira, vida pessoal e saúde mental.
Além dessa palestra, o Mês da Mulher segue com diversas iniciativas. Outras cooperativas também realizarão ações voltadas para o público feminino, com o apoio do Sistema Oceb, fortalecendo ainda mais essa rede de cuidado e desenvolvimento.
Mulheres que se cuidam, fortalecem o cooperativismo! Confira depoimentos inspiradores de participantes do evento:
Givânia Queiroz do Carmo Santiago / Conselheira de Administração do Sicoob Sertão: “Eu costumo dizer que amor próprio não é fútil, é uma necessidade. Que autocuidado não é um luxo, é uma necessidade sutil, quase silenciosa, como o próprio ato de respirar. Não se trata de cremes para a pele ou chás de Camomila às 17 horas, mas da coragem de dizer "não" sem culpa, de repousar sem se sentir inútil, de se ouvir sem pressa... de ficar na nossa caixinha do nada. Então, para cada mulher que assistiu essa palestra, que ela possa extrair cada palavra como lição. Que se permita ser humana, imperfeita e, ainda assim, digna e merecedora do seu próprio carinho. O autocuidado começa na escolha de si mesma, todos os dias, mesmo quando o mundo insiste que há coisas mais urgentes”.
Laíne Lopes da Silva/ Secretária Executiva do Sicoob Coopere: “A palestra foi incrível e nos convida a refletir sobre as nossas ações e comportamentos no cotidiano. E nos alerta de que, com simples ações, podemos nos priorizar e impor alguns limites nas nossas relações pessoais e profissionais”.
Ana Carolina Souza / Contadora da Cooperfarms: “A palestra autocuidado para mulheres foi um convite para que cada uma de nós olhasse para si mesma e refletisse sobre quem somos, o que gostamos, o que nos faz ser quem somos, aquilo o que nos faz bem… Eu nunca havia me perguntado quem sou eu além da mãe, esposa, contadora, e tantos outros papéis necessários que desempenho no dia a dia. Foi um privilégio poder participar desse momento, e perceber que preciso olhar e cuidar de mim para estar na minha melhor versão para todo o resto!
Camila Santos / Advogada do Sescoop/BA: “A palestra foi simplesmente magnífica. O que mais me impactou foi a frase ’você é a única representante dos seus sonhos na face da terra’. Devemos buscar ter sempre isto em mente, pois tudo aquilo que a gente se propõe a fazer, com amor, as oportunidades se abrem e a vida da gente começa a florescer ainda mais. O conhecimento compartilhado será um instrumento essencial para o nosso autocuidado diário, destacando-se: aprender a dizer não, conhecer nossos limites, nomear nossos sentimentos e acima de tudo reconhecer que não somos perfeitas. Palavras são poucas para descrever o sentimento de gratidão e alegria por ter participado deste momento”.
Rejane Almeida / Presidente do Sicoob Credcoop: “Tive a oportunidade de participar dessa palestra e foi uma experiência incrível! Foi um momento de reflexão sobre a importância de nos colocarmos como prioridade, aprendendo a cuidar da mente, do corpo e das emoções sem culpa. Os temas abordados foram muito relevantes, desde a necessidade de estabelecer limites até a valorização do prazer e do bem-estar. Saí inspirada e motivada a praticar o autocuidado de forma mais consciente no dia a dia. Muito obrigada Sistema Oceb pela oportunidade”.
Glaucia Cristina / Coordenadora do comitê de mulheres da CoopGNP e cooperada: “A palestra foi fantástica... Linguagem simples clara e muito impactante!!! Me trouxe muita reflexão, já de primeira, QUEM SOU? Sem descrever o que faço... O que fazemos ocupa tanto lugar em nossa vida que a mulher que existe em nós se anula. Quanto às nossas emoções e sentimentos, o quanto falam conosco, e quanto precisamos desenvolver a sensibilidade para ouvir e entender o que eles nos falam. Mas, principalmente, me impactou a dificuldade que tenho, e as mulheres em geral, em desagradar, dizer não e se colocar como prioridade em algum momento do dia! O MUNDO GIRA SEM DEPENDER DE MIM! E está tudo bem, posso descansar, me nutrir, ter apoio... A vida é uma belíssima dança. Dançar a dança da vida é uma dádiva! Nessa dança está o equilíbrio, a felicidade, a leveza!”
Por Ascom Sistema Oceb
BNDES mais perto das cooperativas baianas
- Nenhum
Evento promovido na capital baiana reuniu cooperativas e empresas para apresentar
as soluções ofertadas pelo banco nacional e parceiros no estado
A representação política-institucional do Sistema Oceb a favor das cooperativas baianas tem rendido bons frutos ao empreendimento cooperativista no estado. E na quarta-feira (22/10), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES promoveu em Salvador uma edição do “BNDES Mais Perto de Você”. O evento, promovido na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, reuniu centenas de cooperativistas, empresários, empreendedores e outros interessados em conhecer as soluções disponibilizadas pela instituição financeira nacional. Além da FIEB o encontro foi realizado em parceria com o Sistema Oceb e o SEBRAE Bahia.
A diretora de Crédito Digital para Micro, Pequenas e Médias Empresas do BNDES, Maria Fernanda Coelho, exaltou as cooperativas de crédito como facilitadoras para o acesso no estado às linhas de financiamento ofertadas. “Os bancos cooperativos têm sido parceiros estratégicos para a nossa atuação, democratizando cada vez mais o acesso ao crédito e aos principais programas e linhas do BNDES. Aqui no estado da Bahia nós tivemos um desempenho recorde com as micro, pequenas e médias, empresas. De janeiro a setembro, R$ 1,4 bilhões de reais foram disponibilizados. E os bancos cooperativos têm atuado de uma maneira muito importante porque eles possibilitam a nossa presença praticamente em todo o estado da Bahia. Dos 407 municípios baianos, 290 hoje contam com alguma linha de crédito do BNDES, disponibilizada por meio das cooperativas”, celebrou a gestora.
Quem também destacou o papel das cooperativas baianas ao possibilitar o desenvolvimento de diferentes negócios foi o superintendente da FIEB, Vladson Menezes. “O crédito cooperativo normalmente tem melhores condições e chega mais facilmente ao pequeno. São mais de 200 agências de cooperativas de crédito aqui no estado da Bahia. A gente já tem parceria com algumas cooperativas, com alguns bancos cooperativos, mas a gente quer avançar nisso. Nós vamos continuar porque a gente precisa, principalmente para pequena indústria, e vamos estar juntos cada vez mais”, explicou o executivo da entidade que representa e atua em defesa da indústria baiana.
Apresentações e atendimentos ao público
Durante a atividade, os participantes puderam acompanhar apresentações da equipe do BNDES sobre as principais linhas de financiamento, incluindo soluções para capital de giro, crédito para projetos de investimentos e aquisição de máquinas e equipamentos.
Também foram apresentadas informações sobre como obter garantia para os financiamentos. A FIEB trouxe detalhes do Núcleo de Acesso ao Crédito - NAC FIEB disponibilizado aos empreendimentos no estado. Ao final das apresentações, os participantes puderam tirar dúvidas e obter maior conhecimento para desenvolvimento dos negócios.
As instituições financeiras convidadas como o Sicoob realizaram atendimento ao público orientando os interessados sobre como acessar as soluções do BNDES. As cooperativas de crédito atuam como agentes financeiras de parte considerável das operações disponibilizadas pelo banco nacional na Bahia.
No evento, a equipe do Sistema Oceb, também realizou atendimentos para levar informações sobre o cooperativismo e orientar sobre a constituição, registro e soluções oferecidas às cooperativas baianas pela Casa do Cooperativismo Baiano.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, o evento foi de grande valia para as cooperativas no estado. “Nós queríamos agradecer essa parceria para poder obter melhor esclarecimento, como operar e que tipo de produtos e serviços o BNDES nos fornece para os associados das cooperativas de crédito do estado da Bahia. Esse é o nosso trabalho e espero colher muitos frutos a partir desse evento”, finalizou.
Equipe do Sistema Oceb no BNDES Mais Perto de Você
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES
Fundado em 20 de junho de 1952, o BNDES é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. É o principal instrumento do Governo Federal, único acionista, para financiamento de longo prazo e investimento nos diversos segmentos da economia brasileira.
Compõem o Sistema BNDES, além da própria instituição financeira e suas subsidiárias, a BNDES Participações S.A. (BNDESPAR), com atuação no mercado de capitais, e a Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME), voltada ao fomento da produção e da comercialização de máquinas e equipamentos.
A organização atua e disponibiliza soluções em áreas como a agropecuária, cultura e economia criativa, educação, exportação, indústria, comércio e serviços, infraestrutura, inovação, meio ambiente, mercado de capitais, micro, pequenas e médias empresas e social.
Para acompanhar as ações do Sistema Oceb em prol da representação das cooperativas no estado, junto aos órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil organizada, acesse o portal do Sistema Oceb e acompanhe nossas redes sociais.
Por Ascom Sistema Oceb
Coops baianas selecionadas para o Selo Lilás
- Nenhum
Cooperativas baianas receberão a certificação do Governo da Bahia que reconhece
as políticas e práticas de valorização das mulheres no ambiente de trabalho
A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo da Bahia divulgou nesta terça-feira (15/04) o resultado preliminar das empresas, entidades e organizações contempladas com o Selo Lilás. A listagem foi publicada na edição mais recente do Diário Oficial do Estado e contempla ao todo 113 organizações. Dentre essas, estão 11 cooperativas baianas registradas junto à Oceb. As cooperativas que serão certificadas pelo Governo da Bahia são: Cooperativa de Produtores Rurais - Cooperfarms (Luís Eduardo Magalhães), Cooperativa dos Produtores Rurais de Ibicoara e Chapada Diamantina – Coopric (Ibicoara), Cooperativa de Trabalho Rennova (Feira de Santana), Sicoob Central BA (Salvador), Sicoob Coopec (Itabuna), Sicoob Coopemar (Mairi), Sicoob Coopere (Valente), Sicoob Costa do Descobrimento (Itamaraju), Sicoob Credcoop (Vitória da Conquista), Sicoob Norte Sul (Gandu) e Sicoob Sertão (Pintadas).
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, parabenizou as cooperativas que receberão a certificação estadual como reconhecimentoao trabalho desenvolvido a favor das mulheres. “Quero externar nosso agradecimento a todas às cooperativas que participaram e parabenizar todas àquelas que conseguiram. O Sistema Oceb vem incentivando as cooperativas e a participação da mulher no cooperativismo em todo o estado. E com isso, finalmente, as cooperativas baianas estão sendo reconhecidas pelo trabalho realizado, afinal são as grandes protagonistas. Parabéns a todas pela conquista”, celebrou o dirigente do cooperativismo baiano.
O Sistema Oceb apoiou as cooperativas no estado a participarem do processo de avaliação para concessão da certificação estadual e promoveu uma campanha de divulgação e estímulo para adesão nas etapas de inscrição. A atividade está alinhada com as estratégias de ação do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia - Elas pelo Coop BA.
Selo Lilás
Representantes da CoopGNP, Sistema Oceb, Ser do Sertão e Uniodonto Paulo Afonso, no Selo Lilás 2024O Selo Lilás é uma certificação do Governo da Bahia concedida via Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM e que visa reconhecer e certificar as organizações que implementam políticas e práticas que efetivamente contribuem para a igualdade entre homens e mulheres no trabalho. Dentre os critérios analisados por comissão avaliadora estão equidade salarial, a presença feminina em cargos de liderança, a implementação de políticas de prevenção e enfretamento ao assédio moral e sexual, a promoção da licença-maternidade e outras iniciativas que visam o bem-estar e o desenvolvimento profissional das mulheres, conforme consta no Edital que regula o processo de certificação.
Na primeira edição da certificação realizada no último ano, o Sistema Oceb, juntamente com a Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhães - CoopGNP, Cooperativa Ser do Sertão e Uniodonto Paulo Afonso foram agraciadas pelas ações adotadas em prol das mulheres no ambiente de trabalho.
As cooperativas baianas contempladas neste ano receberão um reconhecimento formal pelo Governo do Estado da Bahia e passarão a poder a exibir e utilizar o Selo Lilás em suas comunicações e materiais de divulgação. A certificação tem duração de dois anos e pode ser renovada com apresentação de projetos diferentes aos anteriormente apresentados na concessão inicial.
O resultado final com todas as organizações que serão certificadas com o Selo Lilás em 2025 deverá ser divulgado no próximo dia 26 de abril.
Por Ascom Sistema Oceb
Fortalecendo o cooperativismo no Legislativo Baiano
- Nenhum
Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, se reúne com a deputada Ludmilla Fiscina
Com o objetivo de fortalecer, cada vez mais, o cooperativismo baiano, o Sistema Oceb busca novas parcerias e oportunidades para garantir que o modelo de negócio cooperativista continue sendo pauta nas agendas políticas do estado.
Nesta quarta-feira (02/04), o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, junto com a superintendente e o conselheiro do Ramo Transporte da Oceb, Ially Carmo e Jair Romualdo de Oliveira, respectivamente, se reuniu com deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) para apresentarem a atuação do Sistema Oceb. Na oportunidade, foram apresentados números e resultados dos negócios das cooperativas baianas e entregues materiais estratégicos, como a Revista de Promoção Social Cooperativista e o documento "Propostas para Cidades Baianas Mais Cooperativas", dirigido aos gestores públicos.
Cergio conversa c/ a deputada Ludmilla Fiscina (PV)
Na audiência, o presidente Cergio Tecchio também ressaltou a importância deste momento histórico, já que a ONU declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, com o tema "Cooperativas constroem um mundo melhor". Essa iniciativa busca destacar o papel do cooperativismo no desenvolvimento social e econômico.
“Tivemos uma audiência produtiva, com diálogos e informações relevantes. A deputada vai nos auxiliar na viabilização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia para destacar o Ano Internacional das Cooperativas. Também discutimos a possível criação de uma comissão de cooperativismo dentro do Legislativo. Apresentamos a importância do cooperativismo, e a deputada demonstrou total abertura para apoiar e aprofundar seu conhecimento sobre o segmento econômico, especialmente nas ações sociais”, disse Tecchio.
Encontros como esse reafirmam a atuação do Sistema Oceb para impulsionar o cooperativismo na Bahia. Afinal, contar com o apoio de representantes parlamentares é fundamental para fortalecer nosso modelo de negócios que impacta o presente e contribui para construir um futuro mais promissor.
Por Ascom Sistema Oceb
A 11ª edição do encontro mais esperado na Bahia foi finalizada com sucesso
- Nenhum
Encontros regionais promoveram a construção de ações
práticas a prosperidade do cooperativismo na Bahia
Visando o crescimento e fortalecimento do cooperativismo na Bahia, o Sistema Oceb reúne as lideranças cooperativistas nos Encontros Regionais de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop. Em 2024, na 11ª edição, o Direcoop teve por objetivo elencar junto aos participantes ações práticas às diretrizes estratégicas definidas no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo - 15º CBC, realizado no último mês de maio, em Brasília. Os encontros no estado ocorreram nas cinco regiões polo de atuação do cooperativismo estadual e passaram pelos municípios de Luís Eduardo Magalhães (Região Oeste - 26/7), Vitória da Conquista (Região Sudoeste – 2/8), Itabuna (Região Sul - 9/8), Feira de Santana (Região Portal e Sertão – 16/8) e Salvador (Região Metropolitana – 23/8).
Durante a atividade os participantes puderam acompanhar os resultados alcançados pelo Sistema Oceb no último ano e o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, enfatizou a importância do Direcoop, “Esse é um encontro extremamente importante e estratégico para o cooperativismo aqui no estado, pois nele ouvimos as cooperativas, alinhamos expectativas e necessidades, compartilhamos informações, além de prestarmos contas do trabalho que temos realizado para as cooperativas.” O presidente segue evidenciando que, no ano eleitoral o Direcoop ganha, ainda, mais potência estratégica, “em um ano tão importante de discussões relacionadas à Reforma Tributária e de eleições municipais, o Direcoop se torna a ferramenta de maior força para construção participativa daquilo que desejamos para o nosso futuro, e nele, o movimento cooperativista é ainda maior. Por isso, vamos nos unir, ainda mais, à sociedade, trazê-la para dentro da cooperativa, pois assim vamos ampliar nosso modelo de negócios e levar prosperidade para as comunidades”, concluiu Tecchio.
Com seu contexto participativo, o Direcoop atua, também, na promoção da intercooperação, onde viabiliza a reunião de cooperativas num espaço aberto de diálogo e de trocas de informações, permitindo que se conheçam um pouco mais e possam ampliar seus negócios. Para além de construir propostas para o futuro, o Direcoop também materializa princípios cooperativistas, e essa é outra força desse grandioso evento.
Os cooperativistas presentes se engajam, ainda mais, no movimento cooperativista, pois ganham a oportunidade de estabelecer conexões com soluções que atendem ao negócio cooperativo de forma a alavancar a atuação das cooperativas. Esse foi o contexto expresso por Isaac Silva, presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - Coopmac, destacou os benefícios para as cooperativas participantes. “O Direcoop oportuniza que a gente conheça cooperados, líderes das cooperativas, e com isso a gente ganha a oportunidade de alinhar uma estratégia para o crescimento, para união das cooperativas, para que possamos ficar cada vez mais fortes e integradas”, concluiu o dirigente da cooperativa que sediou o evento em Vitória da Conquista.
É importante ressaltar que o princípio da intercooperação, que traz para o cooperativismo o direcionamento para cooperativas atuarem de forma conjunta, também foi o aspecto destacado pelo professor Marcio Alan da Gama, vice-presidente da Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil.“O Direcoop, desde o início, traz a essência humana, nos proporcionando uma visão holística da verdadeira intercooperação entre as cooperativas de diversas áreas para o fortalecimento de todos os princípios, evidenciando também como avançar na integração interna dos cooperados, através do entendimento e o sentimento de pertencimento”.
Sob a ótica da qualidade de informações levadas durante a realização do Direcoop, Reinan Damacesno, presidente da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Luís Eduardo Magalhães - Cootralem, destacou que “O encontro é de suma importância para nossa região, pois traz muitas informações sobre o cooperativismo que são pertinentes ao nosso negócio e que alavanca os dirigentes na busca por algo melhor para nossos cooperados, nossas cooperativas. Com esse tipo de evento, nós temos acesso a informações que podem realmente contribuir positivamente no crescimento e na melhoria da gestão da cooperativa”, finalizou o dirigente que, com intenção de atuar em pleno alinhamento estratégico, viabilizou a constituição de um Comitê de Mulheres na Cootralem, seguindo essa importante indicação estadual de organização da base com estruturação de comitês.
Construção coletiva de ações
Por ter uma proposta de evento dinâmico e participativo, o Direcoop demonstrou, na prática, o poder da cooperação, a importância da escuta ativa, o senso de pertencimento. As ações realizadas durante o evento foram grandes aliadas para o alcance do êxito no delinear de objetivos e metas a serem alcançadas. A base para esse rico trabalho foram as 10 diretrizes que estavam na proposta da Bahia para o 15º CBC, e que foram contempladas no rol de diretrizes prioritárias.
O Sistema Oceb tem o orgulho de trabalhar para o cooperativismo na Bahia, e acolhe cooperativas baianas e aquelas que chegam no nosso estado, somando esforços para o crescimento exponencial do nosso modelo de negócios. A participação atuante de Sadi Masieiro, vice-presidente do Sicredi Centro-Sul MS/BA, reflete esse acolhimento e a força do trabalho conjunto. “O evento foi muito importante para o alinhamento com os vários ramos do cooperativismo presentes. Achei muito produtivo esse trabalho em conjunto para também podermos estreitar as 25 diretrizes nacionais, tendo em vista, que não é possível você trabalhar todas durante o momento. Grata surpresa que as 10 indicadas pela Bahia foram contemplados entre as 25. Hoje discutimos bastante e alinhamos em torno de três diretrizes básicas, claro com todas as demais sendo importantes e serão acompanhadas, mas é necessário ter foco para poder ser mais eficiente”, explicou o dirigente da cooperativa de crédito sul-mato-grossense com pontos de atendimento em Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana.
Para materializar as estratégias a serem implementadas os participantes foram estimulados a desenvolver planos de ação que servirão de referência para formulação do plano anual de trabalho do Sistema Oceb para o exercício de 2025, tendo sempre em vista, o enfoque no desafio nacional do BRC1Tri, onde vamos conduzir o nosso modelo de negócios cooperativista a R$ 1 trilhão de prosperidade, até o ano de 2027, em âmbito nacional com o trabalho conjunto de todos os estados.
Seguindo a intenção de não deixar ninguém para trás, o Sistema Cooperativista na Bahia não mede esforços para alavancar o negócio cooperativo. A Oceb e o Sespoop/BA reconhecem a importância e o valor agregado nas cooperativas que se oportunizam a participar do Direcoop, e isso é muito claro no relato de Daniele Almeida, presidente da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro – Cooeps, que apontou a oportunidade única de estar junto de outros dirigentes do cooperativismo. “O Direcoop é importantíssimo para podermos encontrar com os dirigentes da nossa região, principalmente quando pensamos que são cooperativas diferentes, de ramos diferentes para discutirmos e encontrar pessoas que estão com os mesmos anseios que a gente. É um momento ímpar para as cooperativas e que traz muitos benefícios e faz com que voltemos para casa com muitas esperanças e ideias para colocar em prática em nossas cooperativas”, refletiu.
Atuação política
Como já é de conhecimento, o Sistema Oceb tem segmentos bem claros de atuação, que são materializados pelo Sescoop/BA, que atua na formação profissional, promoção social e monitoramento de cooperativas, e a Oceb, que é o Sindicato e Organização das Cooperativas e, por isso, celebra as Convenções Coletivas de Trabalho, é a representante do Cooperativismo na Bahia, atuando em defesa do nosso movimento e fomentando sua participação em vários ambientes. Por isso, a representação política-institucional das sociedades cooperativas integra a atuação da Oceb.
O Direcoop também foi o ambiente onde pudemos apresentar o trabalho realizado, em conjunto com o Sistema OCB e demais organizações cooperativistas estaduais, e, claro, com as cooperativas, acerca da Reforma Tributária para assegurar o adequado tratamento do ato cooperativo. O projeto de Lei Complementar PLP 68/2024 que reorganiza a tributação no país encontra-se em tramitação no Senado Federal, após ampla margem de votação para aprovação na Câmara dos Deputados. Uma grande conquista alcançada na Bahia foi a articulação realizada, junto com as cooperativas, o que nos permitiu êxito na proposta de assegurar o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo, onde dos 39 deputados federais que compõem a bancada estadual, 35 votaram a favor da proposta que contemplou a maioria das reivindicações do cooperativismo brasileiro.
Por estarmos em ano eleitoral, as lideranças presentes no Direcoop tiveram a oportunidade, também, de contribuírem com indicação de propostas para serem consolidadas num documento denominado de “Propostas para Cidades Baianas Mais Cooperativas”, que será entregue aos candidatos das eleições municipais de 2024, e a intenção é que as cooperativas possam apoiar a Oceb nessas entregas, pois as propostas terão impactos locais e serão foco para as cooperativas exercerem seu papel nas comunidades onde estão inseridas, partindo do ponto de políticas públicas que levam em consideração o nosso modelo de negócios que é o maior aliado do desenvolvimento local.
O sucesso do Direcoop materializado em depoimentos
“Estivemos no Direcoop para discutir o cooperativismo, não só regional, mas local, baiano e brasileiro. Um evento muito proveitoso, fazendo com que o cooperativismo se torne cada vez mais forte”. Liomar Leal, presidente da Unimed do Sudoeste
“Esse evento foi de grande importância, pois adquirimos mais conhecimentos, ampliando nosso quadro de amizade e divulgando a cada dia que passa tanto nossa cooperativa como as demais”. Fausto Lima, presidente da Cooperativa dos Produtores de Grãos do Semi-Árido – Cooper-grãos
“No Direcoop a gente aprende tantas coisas e conhece pessoas que nos trazem mais conhecimento para dentro da cooperativa. Além disso pegamos, outras ideias com nossos colegas de outras cooperativas. Agrega muita para nós, principalmente para dirigentes e presidentes”. Juliana Bruno, presidente da Cooperativa de Trabalho de Profissionais da Saúde - Med Saúde
“Estar presente no Direcoop foi de grande valia para todas as cooperativas. É aqui que a gente traça as diretrizes do cooperativismo baiano, onde se reúnem todos os dirigentes de todas as cooperativas da região, de todos os ramos, para discutir, dentre outros temas, a intercooperação”. Silvânia Brito, conselheira administrativa do Sicoob Credcoop
“Um evento bastante importante para nós da diretoria da cooperativa porque nos atualiza dos assuntos que estão no cotidiano do cooperativismo e nos prepara para estar trabalhando melhor a gestão com nossos cooperados”. Demilton Santos, diretor secretário da Cooper-grãos
“O Direcoop é visto como uma agenda estratégica que chega para unir as cooperativas, os dirigentes, os presidentes para expandir o diálogo e juntos construirmos uma agenda positiva e de impacto para toda sociedade. É um encontro regional muito positivo para as cooperativas”. Cátia Dörr, gerente de comunicação da Cooperativa de Produtores Rurais - Cooperfarms
“A importância do Direcoop está na interação que podemos ter com membros de outras cooperativas. O evento permitiu a apresentação de alguns pontos que envolvem a parte política e da sua importância para as cooperativas. No trabalho desenvolvido, a gente apresentou as melhorias que podemos trazer no cooperativismo e de que forma trazê-lo mais para o nosso cotidiano”. Amanda Ramos, supervisora de faturamento da Cooperativa de Cirurgiões Cardiovasculares ou Torácicos do Estado da Bahia - Cardiotorax
“O evento proporciona a definição de diretrizes a serem trabalhadas nos próximos anos e, também, contribui com a nossa intercooperação com a participação das demais cooperativas”. Mariane Reis, analista de gestão de pessoas do Sicredi Integração Bahia
“O papel do Direcoop para o cooperativismo baiano é justamente o de difusor do conhecimento, de levar as cooperativas para o âmbito jurídico, educacional, para todas as esferas da sociedade”. Diana Schroeder, cooperada do Sicredi Integração Bahia
Perdeu essa edição? Fique atento, pois teremos a 12ª em 2026!
Siga a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades que o Sistema Oceb tem para oferecer!
Por Ascom Sistema Oceb
ONU divulga identidade do Ano Internacional das Cooperativas
- Nenhum
Sistema OCB e Sistema Oceb se preparam para expandir
visibilidade e impacto global do movimento
O Ano Internacional das Cooperativas de 2025 (IYC 2025) será um marco para o cooperativismo. O momento representa uma oportunidade única para aumentar a visibilidade e o engajamento do movimento em todo o mundo e, especialmente no Brasil e na Bahia. Na segunda-feira (21/10), a Organização das Nações Unidas (ONU), lançou a identidade visual do IYC 2025. A imagem simboliza a conexão global das cooperativas e reflete seus efeitos duradouros em diversas esferas da sociedade.
A ideia de pessoas ao redor do mundo que se conectam para construir um futuro mais próspero e sustentável também é ilustrada na identidade. O vermelho foi utilizado para representar a sociedade, o azul, a economia, e o verde, o meio-ambiente. Além disso, a imagem enfatiza as contribuições que as coops proporcionam para o desenvolvimento sustentável e a integração social.
Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, reforçou a importância de 2025 para o movimento no Brasil. “O Ano Internacional das Cooperativas é uma chance inestimável para reafirmar a relevância do cooperativismo na sociedade. É hora de mostrar como nosso modelo de negócios pode colaborar para superar os desafios socioeconômicos. É hora de unir vozes, fortalecer laços e ampliar nosso impacto", declarou.
O tema Cooperativas Constroem um Mundo Melhor foi anunciado em junho deste ano e tem como objetivo destacar a relevância do modelo cooperativo como uma solução essencial para enfrentar desafios globais. Para Márcio, o tema é uma convocação à sociedade. "As cooperativas contribuem com a redução da pobreza, a promoção da igualdade de gênero, o trabalho decente e o crescimento econômico. Por isso, aumentar o conhecimento e o reconhecimento do cooperativismo para expandir sua presença em prol de um mundo melhor é uma das nossas premissas para esse momento", disse.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a escolha pela ONU da temática cooperativista pela segunda vez em um intervalo de pouco mais de 10 anos representa uma grande oportunidade. “Após 2012, agora em 2025 mais uma vez a ONU nomeia as cooperativas como mote do próximo Ano Internacional a ser celebrado pelo organismo internacional. Todos os desafios que estamos enfrentando relacionados ao combate à pobreza, adversidades climáticas e necessidade de transparência nas ações colocam o cooperativismo como protagonista por ser um negócio viável do ponto de vista social, ambiental e econômico. Cabe a nós, em especial, as cooperativas na Bahia, aproveitarmos a visibilidade que certamente será gerada durante todo o período”, celebrou o dirigente do cooperativismo baiano.
Para maximizar o potencial de expansão que o ano de 2025 entregará ao movimento, o Sistema OCB e o Sistema Oceb estão planejando uma série de ações e iniciativas. As peças lançadas pela ONU foram traduzidas para o português e disponibilizadas para as cooperativas de toda a Bahia na Central da Marca, que pode ser acessado em nosso portal na internet.
Lançamento oficial do Ano Internacional das Cooperativas
O lançamento oficial do Ano Internacional das Cooperativas será realizado em Nova Delhi, na Índia, durante a Conferência Cooperativa Global da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), entre os dias 25 e 30 de novembro próximos. O evento irá reunir líderes globais que buscarão inspirar cooperativistas em todo o mundo e refletir sobre o impacto do movimento na sociedade. A celebração será um reconhecimento das conquistas passadas, mas também uma oportunidade para discutir as ações futuras que visam fortalecer ainda mais o modelo de negócios.
Por Ascom Sistema Oceb adaptado e com informações do Sistema OCB
Saiba Mais:
Conselheiro do Sistema Oceb recebe a Comenda 2 de Julho
- Nenhum
O médico neurocirugião Sílvio Porto teve a trajetória em prol
da saúde e cooperativismo reconhecido na Casa do Povo Baiano
“É um dia para a gente guardar na memória e no coração”. Assim definiu Sílvio Porto, conselheiro diretor representante do Ramo Saúde na Oceb, ao receber a Comenda 2 de Julho, concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA. Em solenidade de homenagem, familiares, amigos, lideranças e representantes de cooperativas baianas e do Sistema Oceb e de entidades médicas de classe, prestigiaram o novo comendador da Bahia.
Presente na cerimônia, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, cultiva uma história de longa data com o médico cooperativista baiano. “O doutor Sílvio tem uma história ligada ao cooperativismo de muitos anos. Há mais de 40 anos que milita no cooperativismo e há muito tempo também somos colegas no conselho da Oceb, sempre juntos trabalhando para o cooperativismo da Bahia. Fico muito orgulhoso de dizer que o cooperativismo baiano hoje tem uma personalidade que foi condecorada pelo seu caráter, pela sua dedicação à medicina e ao cooperativismo. Isso nos orgulha muito, pois nos representa”, comemorou.
Proponente da honraria na ALBA, o deputado Marcone Amaral, destacou o trabalho realizado pelo homenageado na sua área de atuação legislativa. “É um momento de muita felicidade, e especial para a Assembleia Legislativa da Bahia e para todo o povo baiano. Nós fizemos o reconhecimento do trabalho de doutor Silvio Porto, tanto como médico, como cooperativista. Um cidadão e uma personalidade que sempre lutou pelo cooperativismo, que tem um trabalho muito lindo, principalmente ali na Região Sul do nosso estado. Uma pessoa que entende o cooperativismo como o futuro da nossa sociedade”, enfatizou o ex-prefeito de Itajuípe, que mencionou a importância da parceria do município com a Sicredi Integração BA na abertura de novos pontos de atendimento. Sílvio Porto é o presidente da cooperativa de crédito baiana sediada em Itabuna.
O momento foi de felicidade para o cooperativista baiano que há tantos anos se dedica ao exercício da medicina e ao nosso modelo de negócios no estado. “Eu me senti altamente honrado por essa distinção da Assembleia Legislativa da Bahia, ao me conceder o título da Comenda 2 de Julho. Eu fico satisfeito porque quando temos o reconhecimento de um trabalho, de uma trajetória dedicada à medicina, ao cooperativismo, à cidadania, nos sentimos mais feliz, não só por mim, como para minha família. Todo o esforço, toda a dedicação que eu sempre tive no meu trabalho foi recompensado e reconhecido, com a mais alta honraria dessa Casa”, celebrou Sílvio Porto, que também preside a Unimed Itabuna.
Comenda 2 de Julho
Instituída pela Resolução nº 1.277/99, da Assembleia Legislativa da Bahia, a Comenda 2 de Julho é a mais alta honraria concedida pelo poder legislativo baiano. Ela é atribuída a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento político e administrativo estadual e nacional, e exalta a luta em defesa da liberdade do povo da Bahia.
Por Ascom Sistema Oceb
Conteúdos Relacionados [Inovação]
15º Alinhamento Estratégico projeta futuro + Coop na Bahia
- Nenhum
O Sistema Oceb reafirma seu compromisso com uma gestão dedicada ao desenvolvimento do cooperativismo na Bahia
O simbolismo de um astronauta, que explora novos horizontes, deu o tom da 15ª edição do Alinhamento Estratégico do Sistema Oceb que teve como tema “Projetando na Bahia um futuro + Coop”. O evento reuniu no dia 14 de dezembro, em Salvador, funcionários, gestores e conselheiros das organizações que compõem o Sistema Oceb, além de integrantes dos Comitês de Mulheres Cooperativistas e de jovens – Geração C BA, representantes do Sistema OCB e parceiros, como Senar, Juceb, OAB/BA e CRC-BA.
Público acompanha mensagem de Cergio Tecchio Reunidos para projetar o futuro do cooperativismo baiano, o público acompanhou a programação que destacou a apresentação dos resultados do Sistema Oceb de 2024 e traçou o planejamento, o “plano de voo”, para 2025. O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, enfatizou a importância de pensar estrategicamente para o desenvolvimento das cooperativas baianas.
“Temos caminhado em direção a um cooperativismo mais inovador e sustentável. Nosso compromisso para 2025 é fortalecer ainda mais as ações que impulsionam os negócios das cooperativas baianas”, afirmou o líder cooperativista.
Colaboração e engajamento para um futuro mais cooperativo
Durante o encontro, também foram compartilhados depoimentos de participantes que contaram como as ações implementadas pelo Sistema Oceb têm impactado positivamente suas cooperativas. Temas como gestão, governança, negócios, ESG e a disseminação da cultura cooperativista foram destaques nas falas dos presentes.
Um desses depoimentos foi de André Oliveira, da Cooperativa de Produtores Rurais - Cooperfams. Ele comentou que um cooperativismo forte passa por um sistema cooperativista forte. “Nosso crescimento, como cooperativa, muito se deve justamente a interlocução e ajuda do Sistema Oceb, seja pelos eventos que a gente participou, seja pelos intercâmbios que a gente tem participado. Então, isso tem sido muito importante para dentro da nossa cooperativa e, nós, como cooperativa, a gente vê que o Brasil tem um mar de oportunidades e, em especial a Bahia, onde nós estamos inseridos, e essas oportunidades, na nossa visão, elas só serão possíveis de serem captadas, através de um sistema cooperativista forte. Eu acredito que o futuro realmente do nosso país deve investir, cada vez mais, no cooperativismo, por que as cooperativas prezam pelo quê? Pela sustentabilidade, pela viabilidade econômica da atividade dos seus associados, que é extremamente importante; essa é a missão da cooperativa, garantir a viabilidade, a sustentabilidade econômica do associado, e a cooperativa também faz com que a comunidade, onde a cooperativa está inserida, prospere, porque toda a renda fica na comunidade”, disse o diretor executivo da cooperativa do oeste baiano.
Conquistas e direcionamentos estratégicos
Outro momento importante foi a participação do Sistema OCB no evento. Em um vídeo, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes, afirmou o compromisso de intensificar as ações em ESG e na promoção da cultura cooperativista, alinhando as iniciativas da Bahia ao novo Mapa Estratégico do Sistema OCB.
Público acompanha o vídeo do presidente do Sistema OCBTambém ocorreu a exposição de Zeide Gomes, analista de planejamento do Sistema OCB, que explicou detalhes do novo Mapa Estratégico 2025-2030. O documento apresenta os objetivos estratégicos para o desenvolvimento nos diversos temas que foram trabalhados no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo. “Está iniciando um novo ciclo do Sistema OCB 25-30, então, reforçamos a importância desse alinhamento, de fazer com todo o Brasil, porque esse plano estratégico 2025-2030 é o norte, a orientação pra onde a gente vai seguir”, comentou a analista que atua na unidade nacional.
Na oportunidade, todos celebraram o fato de que as metas (AnuárioCoop, Plano de Ação e Atualização Cadastral) estipuladas pelo Sistema OCB para as unidades estaduais foram alcançadas pelo Sistema Oceb, consolidando o bom desempenho da unidade baiana.
“O Encontro de Alinhamento Estratégico do Sistema Oceb foi uma oportunidade de compreendermos melhor o fluxo das estratégias do nacional e da unidade estadual e seu cascateamento até chegar nas cooperativas, para que juntos possamos “transformar o mundo em um lugar mais justo, próspero e com melhores oportunidades para todos, por meio do cooperativismo”. Vale ressaltar que a metodologia adotada, favoreceu a participação das pessoas que estiveram envolvidas na execução das ações, tanto nas cooperativas, quanto nas equipes da Oceb e do Sescoop/BA. Com vez e voz, num diálogo e escuta ativa, foi possível que as pessoas compartilhassem das suas percepções, colaboração e cooperação, com o protagonismo e empoderamento de quem faz a história do cooperativismo na Bahia”, comentou Vandalva de Oliveira, presidente do Sociedade Cooperativa de Crédito Coopere - Sicoob Coopere e conselheira diretora da Oceb.
Protagonismo dos Comitês
Comitê Jovem Geração C,A participação dos Comitês de Mulheres Cooperativistas e Jovens trouxe um olhar renovado ao encontro. Para Marilua Damaceno, da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro - Cooeps, integrante do Comitê Jovem Geração C, "foi um prazer estar nesse evento para pensar os novos rumos do cooperativismo, as alianças estratégicas para 2025. Que se renove o cooperativismo no Estado da Bahia, expandindo-o, cada vez mais."
Comitê Elas Pelo Coop BAJá Vera Lucia Ventura, coordenadora do Comitê Elas Pelo Coop BA, destacou a importância de espaços como esse para promover a inclusão e a liderança feminina no movimento cooperativista: “O Comitê é importante nesse processo porque ele visa o crescimento de mais mulheres ocupando espaços de liderança dentro das cooperativas, então é importante que todos os líderes que estão participando desse evento tenham conhecimento do que é o Comitê, pra que serve, onde a gente quer chegar e as parcerias que queremos fazer dentro das cooperativas”, disse a vice coordenadora do Comitê Nacional de Mulheres do Sistema OCB.
Cooperativismo em decolagem
A 15ª edição do Alinhamento Estratégico reafirmou o compromisso do Sistema Oceb com uma gestão transparente e integrada. Com metas bem traçadas e o engajamento de todos os envolvidos, o cooperativismo baiano seguirá decolando rumo a novos horizontes, impulsionando o setor e transformando comunidades.
Por Ascom Sistema Oceb
Olimpíadas estimulam cooperativas educacionais
- Nenhum
Evento esportivo reuniu alunos e professores da Coopex,
Coperil, Cooeps, Coopeb e Cootcena no norte da Bahia
Entre os dias 22 e 24 de agosto, a Cooperativa Educacional de Xingó - Coopex (Unidade Paulo Afonso), sediou a 10ª edição das Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Educacionais da Bahia - X OECED. O evento contou com o apoio do Sistema Oceb e envolveu alunos da própria Coopex, da Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil, da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro - Cooeps, da Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb e da Cooperativa de Trabalho Cultura e Educação Nova Aliança - Cootcena.
Muito mais do que uma competição, a OECED estimula a intercooperação e a construção de laços entre as cooperativas, e gera visibilidade ao cooperativismo na visão do presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio. “No nosso propósito está melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio do cooperativismo e nada melhor para isso do que apoiarmos as cooperativas educacionais na Bahia a promoverem atividades como a OECED. Isso aproxima a comunidade cooperativista estadual, criando vínculos e integração. Ainda torna nosso modelo de negócio mais conhecido ao despertar a atenção do público nas cidades onde ocorrem”.
Visão similar foi a da presidente da Cootcena, Lidiane Adorno. Para ela, as lições tiradas com o momento ajudam a reforçar o cooperativismo junto aos participantes. “Ver alunos de diferentes cooperativas se unindo, competindo de forma saudável e compartilhando conhecimentos foi inspirador. A energia e o espírito de cooperação estavam presentes em cada atividade, mostrando a força do trabalho em equipe e a importância dos valores cooperativistas. Saímos desse evento não apenas com medalhas, mas com uma visão renovada do que é possível alcançar quando trabalhamos juntos”, refletiu a dirigente da cooperativa de educação sediada em Ruy Barbosa.
Os alunos das cinco cooperativas participaram de disputas nas modalidades baleou (queimado/queimada), basquete, futsal, vôlei e xadrez. Vindo de Porto Seguro, na outra ponta do estado, o aluno João Gabriel, já pensa na próxima edição das Olimpíadas. “Eu e meus amigos fizemos muitas amizades com as outras cooperativas, fizemos muitas interações e gostaria de enaltecer a ética nos jogos. Espero poder ser chamado para participar da próxima edição, em Barreiras”, projetou o estudante do 1º ano do Ensino Médio da Cooeps.
Aluna da Coopeb, que deverá sediar a XI OECED no próximo ano, Jade Augustine, também destacou a possibilidade de interação entre as cooperativas participantes. “A OECED é um evento muito importante que promove aos alunos das escolas cooperativistas da Bahia um momento de interação. Por meio do esporte, nós, alunos, conhecemos novas pessoas, e, também, novas culturas, pois temos contato com jovens de diversas regiões do estado”, concluiu a estudante do último ano do Ensino Fundamental.
Em um estado de grandes dimensões, como a Bahia, a diversidade regional proporcionada pela OECED chama a atenção. Da Chapada Diamantina, a Coperil, que sediou a edição de 2023, levou mais uma vez os alunos para o evento esportivo. Quem gostou de estar mais uma vez presente, foi a estudante do último ano do Ensino Médio, Maria Bacelar. “É minha terceira participação na OECED e é muito gratificante e divertido. Possibilita a gente conhecer outras cidades, outras escolas cooperativas e pessoas. Independente da competição, sempre conhecemos pessoas novas, fazemos novas amizades. Faz com que a gente entenda que independente da competição, da vitória, os participantes estão ali para competir, mas também porque gostam de esporte e de praticar. A OECED será uma das coisas que mais vou sentir falta”, finalizou ao encerrar a participação como aluna da cooperativa educacional de Irecê.
Movimento na economia local e nas redes sociais
Delegações que envolvem tantos atletas reunidos geram demandas por serviços como alimentação, hospedagem, transporte. E quando a OECED vai para determinado município, além de aumentar a visibilidade, oportuniza, também, a sociedade conhecer ainda mais o serviço prestado pelas cooperativas educacionais. Também gera engajamento e muita visibilidade nas redes sociais, como explicou Jhoni Wlad, cooperado e gestor de marketing e conteúdo da Coopex, que sediou a X OECED. “Tivemos um impacto positivo nas publicações da OECED nas nossas redes sociais. No período tivemos um aumento de 180% no nosso alcance com a publicação de vídeos. A OECED é extremante importante para fortalecer a nossa cooperativa, inclusive em um período que nos organizamos para a renovação de ano letivo. Um engajamento tão forte assim, trazido pelo evento esportivo, é estratégico. Os nossos alunos se envolveram, se empenharam, bem como suas famílias e toda a comunidade escolar”, celebrou.
As cooperativas educacionais na Bahia são inspiradoras e ofertam serviços educacionais de qualidade, além de possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores nas diferentes regiões do estado, quando participam dos cursos e treinamentos ofertados pelo Sescoop/BA.
Por Ascom Sistema Oceb
Fotos cedidas pelas cooperativas
Iniciativas desenvolvem e impulsionam o cooperativismo na Bahia
- Nenhum
Cooperativas baianas colocam em prática soluções oferecidas pelo Sistema Oceb
O Sistema Oceb possui uma série de soluções para impulsionar as cooperativas. Para o presidente Cergio Tecchio, 2024 foi um ano de muito crescimento para o cooperativismo baiano. “As nossas cooperativas cresceram, impactaram e estão caminhando para um caminho mais inovador e sustentável. O nosso compromisso em 2025 é continuar esse trabalho, fortalecendo e impulsionando os negócios das cooperativas baianas por meio dos nossos produtos e serviços”.
Entre as soluções entregues estão o AvaliaCoop, que é um conjunto de diagnósticos para as cooperativas em diferentes áreas, ESGcoop, que apresenta uma série de ferramentas para a aperfeiçoamento e implementação de práticas de sustentabilidade, InovaCoop que auxilia no desenvolvimento da cultura da inovação. Por fim, a solução do NegóciosCoop, focada em tornar as cooperativas cada vez mais competitivas, possibilitando que as cooperativas acessem e expandam rumo a novos mercados.
A gerente de Desenvolvimento de Cooperativas no Sistema Oceb, Jussiara Lessa, evidenciou a importância das cooperativas solicitarem a participação nos diferentes projetos e programas ofertados. “Todo desenvolvimento é uma via de mão dupla. Nós estamos preparados para ofertar o suporte com diferentes opções conforme a necessidade e individualidade de cada cooperativa. Contudo, é muito importante que a cooperativa coloque em prática tudo que foi aplicado dentro da estratégia de atuação. Em 2024, tivemos resultados muito positivos e que veremos refletidos no AnuárioCoop 2025, a ser divulgado no próximo mês de julho pelo Sistema OCB”, afirmou a gestora do Sescoop/BA.
Soluções do Sistema Oceb na prática
A Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil foi uma que aproveitou cada um dos momentos proporcionados. Em dezembro de 2024, ocorreu a devolutiva do Diagnóstico de Desempenho, última etapa do AvaliaCoop, que foi apresentado para todos os conselheiros. “A experiência de receber a devolutiva foi sensacional em todos os aspectos. Juntos, fomos acompanhando os gráficos com o cenário macroeconômico, os indicadores financeiro-contábeis e o mais legal do resultado do diagnóstico foi o apontamento de soluções para fortalecer ainda mais o desempenho econômico-financeiro do nosso negócio”, afirmou Alaerte Arônia, presidente da cooperativa.
A Cooperativa Ser do Sertão também foi uma das cooperativas que foram beneficiadas pelas soluções aplicadas em 2024 ao participar do NegóciosCoop. Na ocasião, foi enfatizado o crescimento da cooperativa no ano anterior e os planejamentos para 2025. “O programa ajudou a cooperativa a melhorar suas práticas de gestão, aumentar a sustentabilidade e fortalecer a representatividade política e institucional. Essas melhorias contribuíram para o crescimento e a competitividade da cooperativa, permitindo que ela se adaptasse melhor aos desafios do mercado e se preparasse para um futuro mais promissor em 2025,” declarou a presidente da cooperativa, Valdirene Oliveira.
Para aproveitar ao máximo as soluções ofertadas, Alberto Batista, superintendente do Sescoop/BA, afirma que é preciso “saber quais são os objetivos da cooperativa e depois conhecer as soluções para participar do projeto que impulsione diretamente o resultado prioritário. Nossos analistas também estão à disposição para apresentar o projeto ideal para sua cooperativa”.
Para saber mais sobre todas as soluções ofertadas, acesse o portal do Sistema Oceb na internet.
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativas de crédito realizam alinhamento estratégico
O último final de semana entre os dias 12 e 14 de janeiro de 2024 foi marcado por atividades de impacto no planejamento de ações do ano de duas cooperativas de crédito baianas. Isso porque o Sicoob Coopemar e o Sicoob Norte Sul reuniram as equipes, em Amélia Rodrigues e Salvador, com a realização dos respectivos Encontros Anuais de Alinhamento Estratégico. Ambos os eventos contaram com a participação de dirigentes, gestores e empregados das instituições financeiras que detém 19 pontos de atendimento pelo interior da Bahia e um em Petrolina, no estado vizinho de Pernambuco.
Manter equipes focadas em objetivos e metas comuns para enfrentar um contexto de alta competitividade é o que defende Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, organização que apoiou a realização dos dois encontros cooperativistas. “O cooperativismo baiano dispõe de profissionais altamente capacitados e os encontros de alinhamento possibilitam com que os planejamentos estratégicos das cooperativas sejam compartilhados, de modo, que todos os envolvidos trabalhem em sintonia no alcance dos objetivos e metas traçados. Portanto, o Sistema Oceb dá todo suporte necessário às cooperativas do estado para que possam buscar os melhores resultados em um ambiente de forte concorrência com outros atores econômicos”, explica o também presidente do Sicoob Norte Sul.
Confira abaixo mais detalhes dos Encontros de Alinhamento Estratégico do Sicoob Coopemar e Sicoob Norte Sul.
Melhor Performance, Mais Engajamento = Resultado
Com objetivo de engajar toda a equipe para uma melhor performance de negócios, visando o cumprimento dos objetivos estratégicos propostos para o ano de 2024, o Sicoob Coopemar promoveu o evento anual de alinhamento estratégico destinado ao público interno.
A programação trouxe imersão de negócios, palestra motivacional e dinâmicas interativas que buscaram levar conhecimento e informação, além de traçar o caminho da cooperativa ao longo deste ano. Os participantes puderam conferir os resultados alcançados em 2023 e metas pretendidas para 2024 de cada ponto de atendimento. Ainda houve a premiação das campanhas realizadas, um panorama de estratégias comerciais para comercialização de produtos do Sistema Sicoob e o compartilhamento do planejamento da área de negócios da cooperativa sediada em Mairi.
Quem evidenciou a atividade realizada durante o período foi Luciara Andrade, diretora operacional e de relacionamento do Sicoob Coopemar. “Foi um momento marcante e de muita escuta, onde foi possível discutir coletivamente, entender as percepções, explicar as necessidades e traçar as estratégias para alcançar os objetivos propostos pelo Conselho de Administração. O ano de 2024 será desafiador, mas acreditamos muito no potencial da nossa equipe e temos certeza que será um ciclo extraordinário. Mais uma vez, agradecemos ao Sescoop/BA, por solidificar a parceria e o seu compromisso em desenvolver, cada vez mais, o cooperativismo baiano”.
Para Victor Ferreira, gerente de ponto de atendimento do Sicoob Coopemar, o alinhamento estratégico possibilitou a participação ativa de todos nas definições que permearão os próximos passos da cooperativa. “Pudemos ser ouvidos, expressando as nossas opiniões quanto à formação das metas de cada ponto de atendimento, e o rumo da nossa Coopemar para os próximos anos. Espero que ao longo deste ano possamos alcançar os nossos objetivos traçados neste planejamento estratégico, e que o próximo ano seja ainda melhor, com todos os pontos de atendimento apresentando ótimos resultados”.
Atitude SNS
O Sicoob Norte Sul juntou o time para destacar habilidades como performance, resultado, proatividade, eficiência, excelência, superação, inovação e dinamismo que requerem pessoas com atitude. A ideia foi estimular toda a equipe na busca interna diária por tais características, para promover um impacto positivo aos associados, na cooperativa e nas próprias vidas.
Para isso a cooperativa de crédito baiana com sede administrativa em Santo Antônio de Jesus, desenvolveu uma programação em que foram disseminados o poder da parceria, bem como, foram trabalhados o planejamento estratégico para o ano atual, e apresentados o painel “Nova Gestão Comercial”, o que é e se busca em uma “Equipe de atitude”, e o projeto “Despertar”, desenvolvido nos últimos meses dentro dos programas CVS - Como Vender Serviços e VPS - Volição Por Servir, com apoio do Sistema Oceb. Ainda, houve a premiação do “Troféu Performance” para aqueles que se destacaram no último ano de 2023.
Magna Matos, diretora de atendimento do Sicoob Norte Sul, trouxe mais detalhes da concepção e objetivo do alinhamento estratégico da cooperativa neste ano. “O evento de alinhamento estratégico do Sicoob Norte Sul sempre é um marco inicial do ano na nossa cooperativa. Um startar de início de ciclo. Este ano o tema Atitude trouxe a ideia de movimento. Foi excepcional reunir e trazer temas de grande relevância como os direcionadores de metas financeiras, mas também as não financeiras. Estas são metas diretamente ligadas à qualificação das nossas entregas para o quadro colaborativo e para a razão maior da nossa singular, nossos cooperados”, encerrou a gestora.
A agente de atendimento do Sicoob Norte Sul, Thais Luz, explicou a importância de todos terem posição e atitude para diferenciação no segmento econômico em que atua a cooperativa. “Uma instituição financeira, como qualquer empresa, precisa de posicionamento para gerar resultados. Mas nada disso é possível sem atitude. E foi exatamente isso que vimos no ATITUDE SNS 24, a importância de reconhecer a necessidade de se posicionar, em equipe e de forma individual, para alcançar e encantar nossos associados em uma conduta cooperativista, que se diferencie do mercado”, concluiu.
O superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista, esteve presente nos dois encontros, e mencionou a relevância do apoio prestado e a mudança de dinâmica dos eventos executados. “Estamos sempre prontos para apoiar as cooperativas no nosso estado em atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social voltadas para comunidade cooperativista. A realização desses Encontros de Alinhamento no início do exercício é uma estratégia interessante, pois já inicia todo um ciclo motivando os times desde o começo para enfrentar os desafios colocados”, detalhou o executivo da organização do cooperativismo vinculada ao Sistema S na Bahia.
O apoio a encontros cooperativistas é um dos serviços que o Sistema Oceb oferece às cooperativas baianas. Para saber mais sobre as diversas soluções que disponibilizamos, acesse https://somoscooperativismo-ba.coop.br/ e venha participar de projetos, programas e ações que auxiliam as cooperativas da Bahia a elevarem a competividade e sustentabilidade em seus negócios e atuação junto aos públicos de interesse.
Por Ascom Sistema Oceb com informações do Sicoob Coopemar e Sicoob Norte Sul
Coperil é destaque no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão
- Nenhum
Cooperativa educacional baiana é reconhecida nacionalmente por seu compromisso com a gestão e governança
A Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê – Coperil foi destaque no Prêmio SomosCoop – Excelência em Gestão, edição 2025, recebendo a medalha de prata na categoria “Compromisso com a Excelência”, durante a cerimônia realizada em Brasília (DF), no dia 9 de dezembro. A premiação é promovida pelo Sistema OCB e reconhece práticas de gestão e governança que se destacam entre cooperativas de todo o país.
Para a presidente da Coperil, Alaerte Arônia, a conquista representa a confirmação de um trabalho consistente:
“Ganhar um prêmio significa reafirmar que estamos no caminho certo, fortalecendo o trabalho que vem sendo desenvolvido na organização dos processos de governança e gestão da nossa cooperativa. Por isso, estamos imensamente felizes em receber o Prêmio SomosCoop, Categoria Prata. Este prêmio nos enche de alegria e nos motiva ainda mais a seguir firmes no propósito de elevar o desempenho da Coperil e continuar construindo uma trajetória de excelência.”
A Coperil possuiu um Comitê do Programa de Excelência em Gestão e Governança (PDGC), e tem registrado avanços contínuos na organização de seus processos e práticas, inclusive, no ciclo 2021, da mesma premiação, a cooperativa foi reconhecida com a medalha de Ouro pelas boas práticas de governança e gestão na categoria Primeiros Passos, consolidando uma trajetória de evolução constante. A cooperativa agora mira o próximo patamar, Rumo à Excelência, na edição de 2027.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, também celebrou o reconhecimento. “Foi muito importante para nós, da Bahia, e do cooperativismo baiano, mostrar que, quando fazemos um bom trabalho, cumprimos as regras e desenvolvemos processos sólidos, estamos habilitados a concorrer e ser reconhecidos em qualquer parte do Brasil. Isso mostra que o cooperativismo baiano se supera e está cada vez melhor. O Sistema Oceb tem muito orgulho de ter participado e de acompanhar todo esse trabalho. Seguimos juntos com as cooperativas no melhor caminho, rumo à prosperidade.”
A cerimônia de premiação do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2025 reconheceu 133 cooperativas de diferentes ramos e regiões, em quatro níveis de maturidade: Primeiros Passos para a Excelência; Compromisso com a Excelência; Rumo à Excelência e Excelência (confira a lista completa nesta notícia). A programação incluiu a apresentação do trailer do documentário Histórias de um mundo melhor, produzido em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas proclamado pela ONU e lançado recentemente.
Representantes da Coperil e do Sistema Oceb no eventoGeisa Félix, analista de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA, acompanha as cooperativas na adesão ao AvaliaCoop – Governança e Gestão, e destacou que essa conquista pode estimular outras cooperativas. “Esse reconhecimento tem um valor especial para a Coperil e, certamente, também para o cooperativismo baiano. Acreditamos que nossa conquista pode inspirar e incentivar outras cooperativas da Bahia a seguirem esse exemplo, pois o PDGC nos permitiu enxergar novas possibilidades para o aprimoramento organizacional, elevar a maturidade de gestão, alcançar um crescimento sustentável e, consequentemente, melhores resultados para o negócio cooperativo. Também contribuiu para fortalecer o sentimento de pertencimento entre cooperados e colaboradores.”
Com a proximidade de um novo ano, o Sistema Oceb reafirma o compromisso de seguir investindo na governança e na gestão das cooperativas, para que nas próximas edições do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão mais cooperativas recebam esse reconhecimento e fortaleçam sua atuação no mercado.
CONHEÇA A SOLUÇÃO AVALIACOOP
Cooperativa, comece agora mesmo a acelerar a sua jornada da excelência, acessando informações sobre o Diagnóstico Governança e Gestão (PDGC) AvaliaCoop.
Por Ascom Sistema Oceb
Jovem baiana participa de encontro de pesquisadores no Uruguai
- Nenhum
Ela apresentou projetos sobre Cooperativismo
A Bahia esteve representada no XIII Encontro de Investigadores Latinoamericanos en Cooperativismo (XIII EILAC) por Daniele Scopel, assistente de crédito da cooperativa Sicoob Costa do Descobrimento e integrante do Comitê de Jovens Geração C do Sistema OCB. O evento, que ocorreu de 5 a 7 de setembro no Uruguai, na cidade de Montevideo, teve como tema “Cooperativismo e Economia Social e Solidária: construindo práticas e teorias transformadoras para um tempo de mudanças”.
Na sexta-feira, 6 de setembro, Daniele apresentou dois trabalhos no eixo “Inovação, Gestão e Governança em Cooperativas”. Seus projetos são o “Projeto de implantação do Programa Mulheres Cooperativistas na cooperativa de crédito Sicoob Costa do Descobrimento” e “Os jovens como agentes propagadores do futuro do cooperativismo", assuntos que destacam a importância da participação feminina e o papel da juventude no modelo de negócios cooperativista.
Ao reunir pesquisadores e especialistas de diversos ramos do cooperativismo da América Latina, o evento possibilitou o intercâmbio e networking com outros profissionais, como comenta Daniele: "O EILAC é um momento de encontro de pesquisadores sobre o cooperativismo, onde é possível realizar a troca de aprendizagens e experiências com outros pesquisadores de todos os ramos do cooperativismo, além de ser um momento de ver práticas cooperativistas da América Latina. Aprendizados que poderei compartilhar quando retornar ao meu estado.”
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a participação de Daniele no evento reforça um dos objetivos estratégicos do Sescoop/BA de estimular a pesquisa no cooperativismo e fortalecer a disseminação da cultura cooperativista. "Ver uma jovem cooperativista baiana participando de um evento internacional e apresentando projetos que impactam diretamente o futuro do cooperativismo é motivo de grande alegria. A presença de Daniele no EILAC não só fortalece a visibilidade das cooperativas baianas, mas demonstra o quanto os jovens e mulheres são fundamentais para a sustentabilidade do nosso modelo de negócios."
O XIII EILAC, reconhecido como um dos principais fóruns de discussão sobre cooperativismo na América Latina, é uma plataforma para a divulgação de pesquisas e boas práticas. O apoio na participação de Daniele Scopel representa mais um passo do Sistema Oceb na direção de fortalecer a participação de jovens e mulheres em espaços que irão trazer mais visibilidade ao cooperativismo e mostrar que eles são, de fato, agentes fundamentais para o futuro do movimento.
Ascom Sistema Oceb (com informações e fotos de Daniele Scopel)
Profissionais de secretariado são homenageados em evento realizado pelo Sescoop Bahia
Palestras, atividades físicas, dicas de saúde e de beleza marcaram o Workshop das Secretárias realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia – Sescoop/BA, no dia 30 de setembro, em comemoração ao dia dos profissionais de secretariado que contribuem diariamente para o crescimento das cooperativas na busca do bem comum.
Após credenciamento e café da manhã, os participantes foram recepcionados pela Gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop Bahia, Jussiara Lessa.
Impossibilitado de comparecer ao Workshop por questões de saúde, o presidente do Sescoop Bahia, Cergio Tecchio, enviou uma mensagem de boas vindas aos participantes do evento onde ressaltou a importância da capacitação profissional para a administração correta das cooperativas. “A função da secretária ou secretário é muito importante, pois muitas vezes é este profissional quem agiliza as informações entre a diretoria e o corpo funcional da cooperativa e faz o papel de relações com outras instituições”, completou Tecchio.
O novo papel do profissional de secretariado foi discutido durante o curso “Secretária conectada ao futuro”, ministrado por Carla Galo, especialista em desenvolvimento de talentos humanos e gestão de negócios e autora do livro “Sucesso de A à Z – Vocabulário dos Vencedores”.
Em entrevista, minutos antes de sua apresentação, Carla revelou que qualquer profissional precisa desenvolver o chamado CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude. No entanto, os profissionais de secretariado que trabalham nas cooperativas precisam de algo mais. “Eles precisam conhecer a história do cooperativismo, sua doutrina, seus princípios, precisam ter o espírito cooperativista”, ressaltou a palestrante.
A qualidade de vida foi tema da palestra “Alertil – Solução Concetrada de Q.V. (Qualidade de Vida)”, apresentada por Carlos Augusto de Carvalho, fisioterapeuta e educador físico, especialista em preparação física de sedentários.
Assuntos como motivação, marketing pessoal e trabalho em equipe foram abordados durante a palestra motivacional “A Vida É Um Show!”, ministrada por Diogo Francischini, diretor executivo regional da RE/MAX e autor do livro “Talentos em Vendas: Como Liderar e Gerenciar Campeões”. No final da tarde, os presentes receberam orientações da Natura sobre cuidados com a pele, maquiagem e ganharam brindes.
Os participantes saíram do evento com muita vontade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. “De forma simples, as palestras nos empolgam, fizemos até exercícios! O mais importante é que estes eventos fazem com que a gente saia do escritório, conheça outras pessoas e volte com a cabeça cheia de boas idéias!”, ressaltou Terezinha Santos, da UNIFISIO.
Para Fernando Andrade, Diretor administrativo da Digitaxi, que participou pela primeira vez de um evento organizado pelo Sescoop Bahia, os conteúdos abordados estavam em sintonia com sua vivência na cooperativa já que a realidade cooperativista é diferente de uma empresa comum.
Para Eliana de Deus, colaboradora do Sicoob Central Bahia, além de uma oportunidade de comemorar o dia da secretária, o evento foi uma maneira de reunir conhecimentos que podem ser levados para o dia-a-dia do trabalho, aprimorando o atendimento ao público interno e externo e o desempenho das demais atividades inerentes à profissão.
Estudante baiana vence concurso nacional do Sicoob
- Nenhum
Kayla Luíza, do Colégio Sêneca de Vitória da Conquista, venceu o Concurso Cultural
Sicoob Nacional, após ter sido premiada pelo Sicoob Crediconquista e Sicoob Central BA
Fortalecer a cultura cooperativista é um objetivo estratégico do Sistema Oceb. E uma das boas maneiras de levar adiante os princípios e valores do cooperativismo é por meio da educação. Um exemplo de iniciativa que vem promovendo a disseminação de conhecimentos sobre o nosso modelo de negócios, é o Concurso Cultural Sicoob, promovido pelo Instituto Sicoob, que chegou à etapa nacional, e a Bahia teve a estudante Kayla Luíza como vencedora da categoria poemas. A aluna do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Sêneca, em Vitória da Conquista, foi selecionada e premiada pelo Sicoob Crediconquista, na etapa regional, e pelo Sicoob Central BA, na etapa estadual. Na Bahia, o Sistema Oceb apoia a realização do concurso.
A conquista da jovem estudante conquistense levou a Bahia à lista dos grandes vencedores em nível nacional, após a realização de etapas locais e estaduais. Os nomes foram divulgados neste mês de janeiro pelo Instituto Sicoob. O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, celebrou a premiação ao representar todo o cooperativismo baiano para o Brasil. “Uma imensa alegria saber que a aluna Kayla Luíza, que teve seu poema selecionado e premiado pelo Sicoob Crediconquista e pelo Sicoob Central BA, foi uma das grandes vencedoras do Concurso Cultural Sicoob. A vitória é também de todo o cooperativismo estadual e serve de estímulo para mais participações de jovens estudantes e envolvimento de escolas e professores com o trabalho de excelência desenvolvido pelo Instituto Sicoob e cooperativas de crédito baianas ligadas à instituição”, comentou o dirigente do cooperativismo na Bahia.
Destaque na mídia
A premiação da estudante de Vitória da Conquista foi um dos destaques do BATV na edição conquistense do noticiário da TV Sudoeste, afiliada da Rede Bahia. A reportagem de Viviane Ferreira apresentou ao público os passos de Kayla Luíza na concepção do poema premiado nacionalmente, e que foi captado na seleção realizada pelo Sicoob Crediconquista, cooperativa de crédito do município do Sudoeste baiano.
Em depoimento à repórter da TV Sudoeste, Gabriela Nascimento, diretora de relacionamento do Sicoob Crediconquista, explicou a dinâmica de funcionamento do concurso. “Trabalha a cultura, a arte e a educação dos nossos jovens através de quatro categorias: poemas, desenhos, textos narrativos e tiras em quadrinhos. Os nossos jovens participaram da etapa local, estadual e chegou a etapa nacional com uma aluna daqui da região, representando toda Bahia”, explicou a gestora da cooperativa de crédito local.
Para a vencedora da premiação nacional, foi uma grata surpresa, após ter desenvolvido uma estratégia própria para elaborar o poema premiado. “Eu não sabia escrever poema, mas eu já tinha o hábito de leitura. Eu fui juntando um pouco da escrita que eu tinha e da leitura. Como eu não sabia fazer um poema corretamente, eu pesquisei na Internet como eu poderia fazer um bom poema. Não pensava que chegaria tão longe assim. Foi um sonho.”, comentou à TV Sudoeste a estudante premiada com um notebook, e que rendeu R$ 3 mil reais em crédito no Sicoob Crediconquista ao professor Arthur Pereira, e um kit multimídia ao Colégio Sêneca.
Confira o depoimento de Kaila Luíza ao Instituo Sicoob e a obra produzida versando sobre preservação ambiental que levou a premiação nacional do Concurso Cultural Sicoob na categoria poema.
Concurso Cultural Sicoob
A iniciativa do Instituto Sicoob aproxima o universo do cooperativismo às escolas brasileiras. Desde sua primeira realização, procura estimular a reflexão e a expressão criativa de alunos do ensino fundamental, por meio da produção de desenhos, textos e outras formas de arte. Os temas abordados a cada ano buscam fortalecer valores cooperativos. Em todo o período de realização já são mais de 700 mil pessoas impactadas entre estudantes e educadores de diferentes regiões do país.
No ano de 2024, ocorreu a 13ª edição com o tema “Atitudes simples, escolhas conscientes”, e na Bahia contou com o apoio do Sistema Oceb e participação de alunos premiados pelas dez cooperativas singulares que compõem o Sicoob Central BA.
Para conferir essa e outras histórias de como o cooperativismo baiano pode impactar positivamente na vida das pessoas e comunidade, acesse o portal do Sistema Oceb na internet e acompanhe nossas redes sociais pelo @sistemaoceb.
Por Ascom Sistema Oceb
Encontro na Bahia: protagonismo feminino no Cooperativismo
- Nenhum
Inspire-se com os destaques da 13ª edição do evento estadual
Com mais de 23 milhões de cooperados no Brasil, o cooperativismo se consolida como um modelo de negócios que contribui para o desenvolvimento social e econômico. Porém, quando analisamos a participação feminina, percebe-se que ainda há espaço para ampliar o protagonismo das mulheres nos quadros sociais das cooperativas. Segundo o AnuárioCoop 2024, elaborado e divulgado pelo Sistema OCB, os dados apontam que as mulheres representam 41% do total de cooperados no país, um número significativo, mas que reforça a necessidade de iniciativas voltadas à equidade de gênero.
Mulheres que transformam: os destaques do Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas
É nesse contexto que o Sistema Oceb, principalmente por meio do seu Comitê de Mulheres Cooperativistas, o Elas Pelo Coop BA, tem atuado para ampliar a participação feminina no cooperativismo. Um dos eventos que se tornou um marco no calendário institucional, exatamente por trazer à tona o protagonismo feminino, é o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas. Mulheres de diferentes regiões do estado, unidas pela vontade de compartilhar e aprender, estiveram na capital baiana, nos dias 21 e 22 de novembro, para discutir temas como diversidade, equidade e inclusão.
Destacando a importância do evento para estimular a organização das mulheres nas cooperativas, por meio da criação de comitês, o presidente do Sistema Oceb, fez uma convocação logo ao abrir o evento: “Façam o comitê com a cara da sua cooperativa, do seu município. Se as mulheres não se organizarem em todos os municípios do Brasil, em todo lugar que tenha uma cooperativa, dificilmente teremos êxito. Os objetivos são muitos e se nos organizarmos, o Elas Pelo Coop crescerá em todos os cantos da Bahia”, concluiu Cergio Tecchio.
O pedido do líder cooperativista não é por acaso. Considerando a atuação do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia, que pensa e propõe ações para promover a igualdade de gênero e fortalecer a representatividade feminina, essa criação nas bases, ou seja, nas cooperativas, tende a dar bons frutos. Foi também nesse sentido que Vera Lucia Ventura, coordenadora do Comitê Elas Pelo Coop BA e vice coordenadora do Comitê Nacional de Mulheres do Sistema OCB, propôs um desafio para as participantes, na sua mensagem de boas-vindas:
“Queria aproveitar esse momento para fazer um desafio com vocês. Esse desafio é de que, nas próximas eleições, vocês se candidatem aos cargos elegíveis dentro das cooperativas, como os cargos de conselho de administração e conselho fiscal. Então, se candidatem, meninas, façam uso disso. Procurem estar mais integradas nas cooperativas”.
Painéis inspiradores: mulheres cooperativistas transformam desafios em oportunidades
A programação incluiu painéis e palestras conduzidas por lideranças femininas que compartilharam experiências sobre empreendedorismo, liderança e o papel das mulheres como agentes transformadoras dentro e fora das cooperativas.
Painel Mulheres que Inspiram
No painel “Mulheres que Inspiram”, histórias de mulheres que enfrentaram desafios e abriram caminhos de liderança, superação e inovação dentro e fora do movimento cooperativista. Taise Cersosimo, Georgina Maynart, Sandra Cohim e Lourivânia Soares compartilharam não só suas vivências, mas também a ideia de que o espaço para as mulheres no cooperativismo é uma realidade que tem se ampliado.
Os debates sobre o papel das mulheres nas cooperativas destacaram a união e a força feminina. No painel 'Mulheres que Cooperam', Valdirene Oliveira, Glaucia Scapini, Henriqueta Ribeiro e Maria José Santana compartilharam histórias de superação e os desafios diários que enfrentam em suas jornadas como cooperativistas. Leia até o final e confira as opiniões de todas as painelistas.
Palestras e Workshop reforçam o protagonismo feminino
A emoção do público foi evidente, especialmente durante a palestra de Kaike Angelim, atleta paralímpico, que trouxe uma inspiradora mensagem sobre autorresponsabilidade. Ele destacou como as dificuldades podem se transformar em oportunidades de crescimento, quando bem aproveitadas. Já Sauanne Bispo, empreendedora e palestrante com mais de 200 mil seguidores nas redes sociais, também impactou o público. Em sua palestra 'Faça do seu Nome um Verbo', ela refletiu sobre o poder do protagonismo feminino, compartilhando experiências que ilustram como as mulheres podem ir além, ocupando espaços e liderando transformações, tanto na vida pessoal, quanto no cooperativismo.
O workshop “Eu sou protagonista”, liderado por Hellen Beck, analista de inovação do Sistema OCB, e Guilherme Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, levou as participantes a refletirem sobre seu papel no movimento e as ferramentas necessárias para se tornarem cada vez mais atuantes em suas cooperativas. Para Hellen, o Encontro foi uma experiência marcante. "Não só pelas palestras inspiradoras, mas também pela participação ativa das mulheres. No workshop pudemos criar um ambiente de troca de ideias e aprendizado mútuo, desenvolvendo e mapeando ações para o Comitê em 2025”, disse. Veja no final da matéria como criar um comitê de mulheres na sua cooperativa e, claro, como pode contar com o Sistema Oceb nesse processo.
Já para Guilherme, o evento “reforçou o compromisso do cooperativismo com a equidade e o protagonismo feminino, com destaque para a importância de criar ambientes inclusivos e inovadores para o fortalecimento do modelo de negócios.”
Painel Mulheres que CooperamÀ medida que o evento terminava, ficava claro que o encontro não era apenas uma oportunidade de aprendizado, mas também uma celebração das conquistas das mulheres na sociedade. “Saio daqui fortalecida e com sentimento verdadeiro de que eu sou mulher e sou poderosa e posso tudo, na medida do possível, sem atropelar ninguém. Sempre procurando perceber que o caminho de crescer é cooperar”, afirmou com convicção Marineide de Jesus, secretária administrativa da Coopardo.
O evento também foi marcante para a jovem Éliana de Jesus, auxiliar financeiro e tesoureira da Ser do Sertão, que comentou sobre o aprendizado adquirido. “Esse evento foi um momento de inspiração, muito aprendizado e muita motivação. Eu estou levando uma bagagem carregada de conhecimentos para compartilhar com as minhas colegas que ficaram em Pintadas e para o comitê de mulheres que faço parte.”
Depoimentos das painelistas - O evento foi palco de muitas histórias emocionantes. As participantes dos painéis expressaram como se sentiram empoderadas e incentivadas ao apresentarem suas experiências.
“Como é importante compartilhar essas histórias para que a gente saiba que sempre é possível realizar sonhos, projetos e fortalecer as mulheres e a atuação feminina nos mais diversos setores e principalmente no cooperativismo.” Georgina Maynart - Jornalista
“O cooperativismo é uma ferramenta para organizar as mulheres, uma ferramenta de empoderamento, inclusão social e participação política. Então, acredito que o cooperativismo pode ser, de fato, uma forma de incluir as mulheres na sociedade, de a gente fazer esse mundo melhor para todo mundo: mais justo, mais inclusivo, principalmente para as mulheres, que são essa força motriz que move a nossa sociedade”. Lourivânia Soares - professora da Universidade Federal do Sul da Bahia
“Estou muito feliz com o crescimento desse encontro, quanto que nós evoluímos e tenho certeza de que ele nos encoraja a ocuparmos o espaço das mulheres no cooperativismo, um modelo de negócio justo e democrático”. Taise Cersosimo – gerente de Estratégia e Gestão do Sicoob Central BA
“Devemos sempre estimular eventos como este, que reúnem mulheres que fazem a diferença e inspiram outras a seguir o caminho da cooperação. Elas devem ser, acima de tudo, motivo de orgulho e fonte de sabedoria para si mesmas.” Sandra Cohim - diretora de Relações e Serviços da Unifisio e vice coordenadora do Elas Pelo Coop BA
“Esses eventos são muito importantes para o cooperativismo, pois inspiram, instigam e desafiam as mulheres a buscar, enxergando no exemplo de outras mulheres, de outras cooperativas, suas próprias capacidades e como podem superar tudo: basta querer, tentar e buscar.” Glaucia Scapini – cooperada da CoopGNP
“É uma experiência única, onde, primeiro, temos a certeza de que não estamos sozinhas nessa caminhada no cooperativismo. Podemos também trazer nossas experiências e compartilhá-las com as outras”. Maria José - cooperada e delegada do Sicoob Coopere
“Que novas iniciativas surjam para darmos continuidade ao trabalho, sempre com o objetivo de, através da experiência do cooperativismo, fazer com que as mulheres compreendam que cooperar nos permite produzir mais e alcançar grandes conquistas.” Henriqueta Nogueira - delegada do Sicoob Norte Sul
“É uma satisfação participar de um encontro como este. Ele nos fortalece como mulheres, especialmente no contexto do cooperativismo. Este evento é uma oportunidade para quem está no dia a dia das cooperativas e mostra o avanço que conquistamos e o papel fundamental que desempenhamos dentro delas.” Valdirene dos Santos - presidenta da Ser do Sertão
Também contamos com parceiros institucionais no evento como o Senar Bahia. "Ter participado do 13º Encontro Estadual das Mulheres Cooperativistas, pra mim, foi muito gratificante. Primeiro, porque acredito que está na essência feminina o cooperativismo. O cooperar com o próximo faz parte da essência da mulher. Segundo, foram dois dias muito ricos, com palestras e trocas de experiências, onde foi possível ter uma integração entre as mulheres cooperadas, mas também ouvir experiências de tantas outras mulheres inspiradoras, que puderam compartilhar um pouco da sua vivência, da sua trajetória. Agradeço o convite e por estender o convite ao agro, setor no qual eu represento. Essa conexão com a Oceb e o Comitê Elas pelo Ccoop é muito importante para o segmento agropecuário também", comentou a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães.
13 anos impulsionando as mulheres no coop
Ao longo de 13 anos de realização, o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas reafirma que o cooperativismo da Bahia é, e continuará sendo impulsionado pela força das mulheres e de todos que, juntos, estão transformando o futuro do nosso modelo de negócios.
Integrantes do Comitê Elas Pelo Coop BA presentes no evento
Etapas para implantação do Comitê de Mulheres - Após tudo o que você acompanhou neste texto, acreditamos que está inspirada a implementar um comitê em sua cooperativa, então, acesse agora o Manual de Implantação de Comitês de Mulheres nas Cooperativas ou entre em contato com o Comitê Elas Pelo Coop Bahia por meio do e-mail:
Confira mais fotos do evento acessando o Facebook do Sistema Oceb. Lá foi criado um álbum com registros do evento. Para mais informações sobre o evento e outras ações do Sistema Oceb, acesse @sistemaoceb nas redes sociais.
Por Ascom Sistema Oceb
Fortalecendo e multiplicando a comunicação
- Nenhum
Comunicadores de cooperativas da Bahia na Semana de Competitividade do Sistema OCB
A força da comunicação no cooperativismo se intensificou com a participação de um time de 22 comunicadores cooperativistas da Bahia na Semana de Competitividade do Sistema OCB, que aconteceu de 9 a 11 de junho, em Brasília. Representantes de diversas cooperativas e da equipe do Sistema Oceb estiveram presentes no evento, que abordou o tema “Comunicação que fortalece e multiplica”.
Ao longo de três dias, os participantes se aprofundaram em temas cruciais sobre o papel da comunicação na competitividade das cooperativas, explorando tendências, inovação, cultura organizacional e engajamento.
Time Bahia na Semana de Competitividade
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, visualiza um futuro promissor, e disse: “Vai trazer muitos frutos para o Cooperativismo do Estado da Bahia, pois estamos preparando nossas equipes para que elas possam comunicar o cooperativismo para a população, para a nossa sociedade, de uma forma muito transparente”, destacou o líder cooperativista e também comunicador ativo sobre o cooperativismo nas suas redes sociais.
Comunicar o cooperativismo com mais estratégia e impacto
A programação foi elaborada para motivar, desafiar e preparar os profissionais que se dedicam a divulgar o cooperativismo. Para os comunicadores da Bahia, a experiência foi muito valiosa. Tatiana Santos, comunicadora da Uniodonto Salvador, disse: “informações muito importantes sobre o quê comunicar, para que comunicar e de que forma comunicar. Com certeza, vou levar para a cooperativa as melhores ideias e as informações das mais diversas áreas da comunicação”.
A força do modelo de negócios fica ainda mais forte nestes encontros nacionais. Vitor Couto, comunicador do Sicoob Crediconquista achou o evento incrível e enfatizou: “durante as palestras, onde a ênfase maior foi no cooperativismo, meu coração se encheu de orgulho em fazer parte desse modelo transformador que certamente é o modelo do futuro. As demais palestras que abordaram comunicação me deixaram motivado e me deram ideias que vão ajudar muito o meu trabalho.”
Além de palestras e workshops com especialistas renomados, o evento também promoveu espaços de ativação e gameficação, além da troca de experiências e o diálogo entre profissionais de comunicação de todo o Brasil. As cooperativas baianas se sobressaíram pela variedade de áreas em que atuam - Agropecuário, Crédito, Saúde, Consumo, Trabalho, Produção de Bens e Serviços - e pelo compromisso em valorizar o Movimento SomosCoop.
A participação na Semana de Competitividade também foi motivo de entusiasmo para os profissionais que desejam aplicar os aprendizados nas realidades das suas cooperativas. Larissa Cavalcante, comunicadora da Coperil, ressaltou: “eu fiquei muito feliz em participar e poder trazer uma bagagem imensa para a Coperil e poder aplicar da melhor forma possível pra gente trabalhar e fortalecer ainda mais a marca SomosCoop”.
Entre os destaques da delegação baiana, esteve a valorização das conexões proporcionadas pelo evento. Priscilla Souza, comunicadora da Coopercuc, disse que a troca de experiências enriqueceu ainda mais a vivência. “A interação entre as cooperativas foi muito legal, então eu levo na minha bagagem muito conhecimento, mas também muita partilha entre as cooperativas.”
O Sistema Oceb enfatiza a importância de investir na comunicação como uma estratégia para o crescimento e a competitividade. A Semana de Competitividade foi mais um avanço nessa direção, unindo profissionais e ideias que farão a diferença.
#BoraCooperar com mais estratégia, criatividade e impacto!
SAIBA MAIS
Acompanhe pelo Instagram do Sistema Oceb vídeos com os melhores momentos da participação do Time da Bahia na Semana de Competitividade. E saiba mais informações sobre o evento pelo site do Sistema OCB, que fez uma ampla cobertura.
Por Ascom Sistema Oceb
Conteúdos Relacionados [ESG]
Comitê Elas pelo Coop fortalece representatividade feminina na Bahia
- Nenhum
Nova gestão 2026/2027 reforça continuidade e compromisso
O Comitê Elas pelo Coop BA, que teve a nova gestão empossada pelo presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, durante reunião do Conselho Diretor da Oceb, realizada no dia 17 de novembro, promoveu, no final de 2025, uma reunião on-line que marcou um momento significativo de continuidade e renovação no movimento de mulheres cooperativistas da Bahia.
Em 2025, o cooperativismo baiano avançou de maneira expressiva na organização e constituição de instâncias de representatividade feminina. Hoje, o estado conta com 13 comitês de mulheres em cooperativas, além do Comitê Estadual Elas pelo Coop BA, fortalecendo a voz feminina nas diversas regiões e ramos do cooperativismo.
Entre os comitês ativos estão iniciativas em cooperativas como Coopric, Sicoob Extremo Sul, Uniodonto Paulo Afonso, Ser do Sertão, Unifisio, Sicoob Credcoop, Cooeps, CoopGNP, Sicoob Norte Sul, Sicoob Coopere, Sicredi Centro Sul MS/BA, Cootralem e Coomap, além do comitê estadual que atua de forma articulada com essas experiências locais.
O ano de 2025 foi marcado por uma série de encontros e atividades que reforçaram a participação feminina no modelo de negócios cooperativista:
- XIV Encontro de Mulheres Cooperativistas da Bahia – Elas Pelo Coop BA, realizado na modalidade on-line, com foco em inovação, liderança e capacitação feminina, discutindo temas como Inteligência Artificial e Marketing Digital no contexto cooperativista.
- Workshop Inclusão, Diversidade e Equidade no Cooperativismo, promovido em parceria com o Sistema Oceb e o Elas pelo Coop BA, que apresentou estratégias para fortalecer práticas de ID&E (Inclusão, Diversidade e Equidade) nas cooperativas.
- 1º Encontro de Comitês Cooperativistas da Bahia - Mulheres e Jovens, que reuniu participantes de diferentes cooperativas para troca de experiências, integração e construção de ações articuladas entre comitês.
Esses encontros foram oportunidades de aprendizado, fortalecimento de conexões e construção coletiva de estratégias que têm consolidado a participação feminina no cooperativismo baiano.
Nova gestão 2026/2027: continuidade e representatividade
Em clima de celebração e confiança no futuro, a nova gestão do Comitê Elas pelo Coop BA foi anunciada com a reeleição de Vera Lúcia Ventura como coordenadora e Sandra Mary Cohim como vice-coordenadora para o mandato 2026/2027. A continuidade da liderança representa a solidez do trabalho iniciado nos anos anteriores e a disposição de avançar ainda mais na promoção de igualdade, voz e protagonismo feminino no cooperativismo.
Para Vera Lucia, a continuidade na coordenação do comitê viabiliza a ampliação de um trabalho que iniciou de forma incipiente em 2021, e que, ao longo dos anos, vem ganhando forma e amplitude. “Estou feliz e muito animada em poder seguir conduzindo o Comitê Estadual, e tenho certeza de que o trabalho que estamos realizando tem gerado impacto positivo em todo estado. Agradeço as mulheres do Elas pelo Coop BA pelo trabalho coletivo que estamos desenvolvendo” destacou a coordenadora.
A vice-coordenadora, Sandra Cohim, destacou a importância do comitê estadual na inspiração para os comitês nas cooperativas. “Atuar no comitê estadual tem sido algo inspirador, pois alinhamos de forma intencional aquilo que desejamos ver crescer nas mulheres: a sua força e liderança”.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, destacou a importância do trabalho das mulheres cooperativistas e o papel do comitê no fortalecimento do cooperativismo na Bahia:
“O Comitê Elas pelo Coop BA representa um espaço essencial para dar voz, protagonismo e liderança às mulheres dentro do cooperativismo. É através dessa atuação articulada e colaborativa que ampliamos a participação feminina nas instâncias decisórias e promovemos um modelo de negócios mais diverso, inclusivo e sustentável. O Sistema Oceb celebra cada ação, encontro e conquista do comitê, e reafirma seu compromisso em estar ao lado dessas lideranças que transformam positivamente nossas cooperativas e comunidades” - Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb.
O Elas pelo Coop BA materializa o desejo do Sistema Oceb em alcançar a equidade de gênero no Cooperativismo Baiano, com ações positivas para empoderar mulheres, além disso, há uma intenção para contribuirmos com a agenda 2030, em especial o ODS 5 - “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.
Agradecimento e boas-vindas
O Sistema Oceb agradece o trabalho, a dedicação e o engajamento de Adriana Silva (Sicoob Coopere), ao longo de sua participação no comitê, reforçando que sua trajetória será lembrada como parte da construção da presença feminina no cooperativismo baiano. Ao mesmo tempo, dá as boas-vindas a Aline Carvalho, desejando que sua atuação contribua para ampliar ainda mais o impacto e o alcance das ações do Elas pelo Coop BA.
Por Ially Carmo (com adaptações Ascom Sistema Oceb)
Cooperativas na Bahia se engajam em prol da doação de órgãos
- Nenhum
Diferentes ações foram desenvolvidas no estado para destacar a necessidade
de mais pessoas cooperarem para a redução da fila do transplante
O Cooperativismo Baiano esteve mais um ano encampando a campanha “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise sua família”. Ao longo do mês de Setembro, as cooperativas na Bahia promoveram uma série de ações visando conscientizar a população do estado sobre a importância de se declarar doador e manifestar aos familiares tal vontade. No período ocorreram atividades de sensibilização das equipes internas das cooperativas, bem como das comunidades onde atuam.
Neste ano, a campanha "Coopere com a Vida" adotou o conceito criativo de “corrida pela vida”. A ideia foi demonstrar a urgência que envolve o processo de captação e doação de órgãos e a necessidade de que mais potenciais doadores informem previamente o interesse à família.
Confira abaixo algumas iniciativas realizadas por cooperativas na Bahia durante a Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise sua família 2024.
Mobilização Estadual do Cooperativismo Baiano
Em Luís Eduardo Magalhães, a Cooperfarms, CoopGNP, Cooproeste e a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia promoveram uma caminhada alusiva à campanha. O evento ocorreu na manhã de sábado (28/9) e reuniu o público cooperativista e a comunidade local no percurso entre a Praça dos Três Poderes e as avenidas JK e Salvador. Ao final do trajeto, foi realizada uma blitz de conscientização com material informativo sobre o assunto. A ação contou com o apoio da Secretaria de Sustentabilidade do município, o Parque Viva do Cerrado e do Hospital do Oeste (HO), reforçando o compromisso das cooperativas com a comunidade e a importância de manifestar em vida o desejo de ser um doador.
As cooperativas educacionais também se mobilizaram ao longo do mês com ações de reforço da Coopere com a Vida. Nas redes sociais, a Cooeduc, Cooeps, Coopeb e a Coperil produziram conteúdos específicos e direcionados à campanha. Tanto a Cooeduc quanto a Cooeps promoveram atividades voltadas ao público externo para chamar atenção e mobilizar mais pessoas em prol da causa. A Coopeb e a Coperil realizaram palestras dedicadas a sensibilizar a comunidade escolar sobre o tema. A Coperil fez, ainda, uma edição especial do programa Coperil On, veiculado nas redes sociais da cooperativa de Irecê, que abordou a temática da doação de órgãos.
No dia 18/9, o Sicoob Norte Sul reuniu para uma live sobre a doação de órgãos, o presidente Cergio Tecchio e a diretora administradora Magna Matos, que relataram as respectivas experiências envolvendo os procedimentos de transplante pelo qual passaram e destacaram a necessidade de mais pessoas se declararem aptas à doação. A atividade ocorreu durante a Semana Interna de Prevenção de Acidente no Trabalho (SIPAT) da cooperativa de crédito.
As redes sociais do Sicoob Coopere também ganharam testemunhos inspiradores do casal Wamberto e Luciana. A esposa foi responsável pela doação de rim ao marido em uma história de amor e solidariedade.
A Coopassaud foi outra cooperativa que produziu conteúdo próprio nas redes sociais demonstrando todo o time engajado em prol do ato que salva vidas.
Em Salvador, a Primecoop tirou dúvidas e realizou a distribuição de materiais informativos ao público em trânsito no edifício Metropolis Empresarial. Também na capital baiana, a Unifisio e a Uniodonto chamaram os respectivos times para evidenciar o impacto conjunto gerado pela Coopere com a Vida. Em Feira de Santana, a Rennova, também participou com destaque para a campanha junto aos profissionais da cooperativa de trabalho.
Em diferentes regiões do estado, as cooperativas de crédito reuniram as equipes, gestores e dirigentes para vestirem a camisa da cooperação. No Dia Nacional da Doação de Órgãos (27/9), quando tradicionalmente ocorre a Mobilização Estadual do Cooperativismo Baiano, os times do Sicoob Coopemar, Sicoob Costa do Descobrimento, Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista, Sicredi Centro-Sul MS/BA e Sicredi Integração Bahia aderiram à ação coletiva. O Sicoob Extremo Sul realizou a atividade ligada à campanha com o pessoal interno na quinta (26/9). Além das cooperativas de crédito, os quadros social e de colaboradores da Coopmac e SerVida participaram ativamente com iniciativas voltadas à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia - Hemoba e relacionadas com a campanha.
Coopere com a Vida na TV e redes sociais
No mês de celebração para o Cooperativismo Baiano, o vídeo da 8ª edição da campanha foi veiculado nas redes sociais do Sistema Oceb e no perfil @cooperecomavida no Instagram. Conforme levantamento parcial em 02/10 o conteúdo alcançou mais de 76 mil usuários e obteve mais de 48 mil visualizações nas contas oficiais no Instagram e Facebook e no canal do YouTube.
Na TV aberta, o vídeo foi exibido durante a semana do Dia Nacional da Doação de Órgãos (22 a 27/9) nos intervalos comerciais do Globo Rural, Jornal da Manhã e Bahia Meio Dia, veiculado pela TV Bahia (Salvador e região) e pela TV Subaé (Feira de Santana e região), emissoras integrantes da Rede Bahia. A estimativa é que mais de 1,7 milhões de telespectadores nas duas emissoras tenham sido alcançados com mais de 5,1 milhões de impactos gerados pelo vídeo de divulgação da campanha, conforme dados do Kantar IBOPE Media.
Campanha Coopere com a Vida
O Sistema Cooperativista Baiano promove, anualmente, a campanha Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família, que tem por objetivo chamar atenção da sociedade sobre a doação de órgãos. Organizada pelo Sistema Oceb, em conjunto com as cooperativas baianas, a campanha ocorre durante o Setembro Verde. O mês é uma referência ao Dia Nacional da Doação de Órgãos celebrado no dia 27 de setembro, data instituída pela Lei nº 11.584/2007, e a cor verde remete à esperança pela vida proporcionada por cada doação.
Para saber mais sobre a campanha deste ano, acesse ao perfil no Instagram @cooperecomavida, e veja mais detalhes da Mobilização Estadual do Cooperativismo Baiano e ações de divulgação implementadas durante o Setembro Verde.
Por Ascom Sistema Oceb
Intercooperação na prática: cooperativas baianas unem forças em ação solidária
- Nenhum
Cooperativas do oeste da Bahia viabilizam entrega de 250mil sacas de milho a municípios em emergência
O compartilhamento de conhecimentos, boas ações e estratégias, além de união comercial e promoção de produtos e serviços em conjunto, fazem parte do 6º princípio do Cooperativismo: a intercooperação. Um exemplo prático deste princípio é a recente parceria entre a Cooperativa de Produtores Rurais (Cooperfarms) e a Cooperativa de Transportes de Luís Eduardo Magalhães - CoopGNP, que, juntas, viabilizaram a entrega de 250mil sacas de milho a cidades baianas em situação de estiagem.
A ação faz parte do plano emergencial encabeçado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculado ao Governo do Estado da Bahia, que tem o objetivo de entregar diversos insumos aos municípios que estão com decreto de emergência em função da seca.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, esse é um exemplo claro do que podemos alcançar quando unimos esforços:
“As cooperativas mostram, mais uma vez, que são protagonistas na construção de soluções reais para os desafios do nosso estado. A intercooperação não é apenas um princípio, é ação prática a quem mais precisa”.
Além da distribuição de tanques-pipa, retroescavadeiras e tratores, será distribuído também as sacas de milho, produzidas pelos cooperados da Cooperfarms e transportadas pela CoopGNP. Os grãos serão entregues a aproximadamente 25 mil famílias, que criam caprinos, ovinos e vacas leiteiras, e que são cadastradas no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
Para Marcelino Kuhnen, presidente da Cooperfarms, iniciativas como essa mostram o poder não só da produção do estado, mas também da integração e do sucesso de operações realizadas por cooperativas. “Essa ação mostra a capacidade das nossas cooperativas para fazer o serviço. Esse milho é oriundo dos cooperados mais próximos de Luís Eduardo Magalhães, justamente para não onerar e podermos atender essa necessidade dos nossos irmãos em situação de calamidade. Então, estou muito orgulhoso dessa operação”.
Quando cooperativas se unem em prol de um bem maior, o impacto vai muito além dos números, pois alcança comunidades inteiras, ajudando a promover desenvolvimento, solidariedade e transformação social. Aproveite e confira mais ações de promoção social realizadas por cooperativas baianas acessando o Banco de Boas Práticas do site.
Confira mais notícias sobre o assunto da estiagem:
Governo da Bahia entrega milho, retroescavadeiras e tanques-pipa para combater estiagem em Irecê;
Sistema Oceb participa de seminário de diversidade em universidade
- Nenhum
A iniciativa aproxima o cooperativismo baiano
da produção científica desenvolvida nas universidades
O tema da diversidade vem ganhando destaque nos debates da sociedade contemporânea e que envolvem o acesso ao mercado de trabalho e ao setor produtivo de extratos da população carentes de maior presença e representatividade. Nesse sentido, o cooperativismo vem buscando dar voz e vez a grupos mais diversos nas atividades desenvolvidas em iniciativas que procuram identificar o problema e propor soluções em busca de mais diversidade. Assim, o Sistema Oceb apoiou a primeira edição do Seminário Cooperativismo e Diversidade que ocorreu na última quinta-feira (30/10) e sexta-feira (31/10) na Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB, em Cruz das Almas. O evento híbrido contou com transmissão on-line pela TV UFRB. Aproximadamente 200 pessoas participaram entre estudantes, mulheres rurais de associações do Recôncavo Baiano, representantes das cooperativas dos estudos, entidades de representação, representantes do poder público que estão executando políticas para favorecer o cooperativismo e as organizações coletivas.
Essa é uma das iniciativas que aproxima o cooperativismo da Universidade e da sociedade civil, possibilitando a discussão sobre o modelo de negócio cooperativo. A superintendente da Oceb, Ially Carmo, participou da mesa “Caminhos para a Construção de um Cooperativismo com mais Diversidade”. “Foi uma experiência ímpar no sentido de estarmos discutindo uma temática que ainda é tão distante da realidade das cooperativas, o conceito de diversidade. A pesquisa que foi apresentada evidenciou o quanto precisamos caminhar ainda para termos, de fato, um cooperativismo mais diverso. Por óbvio que muitas estratégias já estão sendo adotadas. Já há uma mudança de cenário dentro das cooperativas, já há um movimento realizado pelos comitês, Elas pelo Coop, pelos comitês de jovens, Geração C. E no estado da Bahia nós temos esses dois comitês que vão trabalhar cada vez mais essa temática. Então foi um evento rico e de muitas conexões.” afirmou.
Para a professora realizadora do projeto, Eliene Anjos, o seminário é um marco no campo do cooperativismo por refletir temas como participação da população negra, povos e comunidades tradicionais, papel da juventude e equidade de gênero. “Então tem uma relevância muito grande, porque o cooperativismo é apontado como um mecanismo de assegurar os objetivos dos movimentos sustentáveis, principalmente aqueles que falam da redução das desigualdades, da equidade de gênero, de combate à fome, da agricultura sustentável”, destacou a professora.
Vinícius foi um dos estudantes que vivenciou o projeto desde a etapa de idealização. Ele conheceu o cooperativismo dentro da universidade. Hoje ele é estudante do curso de Gestão de Cooperativas e destaca a importância do evento. “Discutir a diversidade, principalmente no que se refere à geração no campo do cooperativismo, me fez ter uma visão da realidade e das ações que podem ser adotadas pelas cooperativas para valorizar os jovens no espaço rural”, concluiu.
A coordenadora do Comitê de Jovens Cooperativistas da Bahia - Geração C BA, Daniele Scopel, foi uma das palestrantes do painel “Juventude e Cooperativismo: uma relação em construção”, que buscou inspirar e desenvolver o papel de protagonismo entre os estudantes. “O evento é um importante momento, para reunir jovens e conscientizá-los sobre a importância deles no modelo cooperativo, além de ser uma oportunidade para apresentarem suas ideias para fortalecer o cooperativismo”, declarou.
O evento trouxe a discussão sobre diversidade no cooperativismo para o poder público, sociedade civil e as cooperativas, destacando a importância de equipes diversas. Valdirene Oliveira, presidente da Cooperativa Ser do Sertão, ressaltou as discussões acerca das dificuldades das mulheres acessarem os cargos de lideranças. “Nas mesas foram discutidas, a questão do papel da mulher na presidência, das dificuldades que a mulher enfrenta. As pesquisas que foram feitas apontam o índice de mulheres, de poucas mulheres na frente da cooperativa, principalmente nos conselhos administrativos. Isso mostra também a luta que a gente precisa ter para garantir a sustentação, qualificação dessas mulheres, dessas pessoas dentro do espaço que ocupam. Ainda existe muita dificuldade de ter mulheres e mulheres negras dentro desse espaço também, isso é uma pauta que vem com muita força”, refletiu a dirigente da cooperativa baiana sediada em Pintadas, no sertão do estado, uma das lideranças cooperativistas convidadas para o seminário.
Por Ascom Sistema Oceb
Intercâmbio entre Brasil e Colômbia fortalece protagonismo feminino no cooperativismo baiano
- Artigo Secundário 3
Mais do que uma formação técnica, uma experiência de transformação. Foi assim que mulheres cooperativistas baianas viveram a etapa final do curso de Gestão Cooperativa e Associatividade com Perspectiva de Gênero. A iniciativa, construída a partir do princípio da intercooperação, reuniu a Universidade de Manizales (Colômbia), a cooperativa Ser do Sertão (Coopsertão) e o Sistema Oceb. O objetivo foi fortalecer a atuação das mulheres no cooperativismo, ampliando sua presença nos espaços de liderança e decisão.
Ao todo, uma delegação de 22 mulheres baianas, composta por lideranças dos comitês Elas pelo Coop (estadual e das cooperativas), Jussiara Lessa, Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/BA, e Ially Carmo, Superintendente da Oceb, participou da jornada, que combinou atividades on-line, iniciada em 16/12/2025; conteúdos técnicos, com a utilização das plataformas da Universidade Opened - Cursos de Cooperativismo e Associativismo - e Curso de Finanças, e a etapa final de imersão internacional marcada por troca de experiências, aprendizado e conexão entre culturas.
A vivência em território colombiano, de 27/04 até 02/05, foi além da teoria, pois foi o momento em que as participantes puderam apresentar seus projetos, cuja execução deverá ocorrer no Brasil, conforme planejado. Na delegação brasileira, as participantes foram divididas em grupos e cada grupo ficou responsável pela criação de um projeto voltado ao fortalecimento de mulheres e liderança feminina. Das ideias apresentadas, nasceram cinco grandes projetos, que trazem, na essência, o protagonismo feminino, a economia do cuidado, saúde mental, integração de territórios e o empoderamento, tudo para construção de futuros mais sustentáveis, conectando Brasil e Colômbia num grande ecossistema de gênero, onde ninguém deixa ninguém para trás.
Foi com a vivência de outras adversidades e encontro com outras realidades, que as participantes da delegação brasileira foram convidadas a refletir sobre o que mais podiam construir e de que forma desafios que ali se apresentavam as faziam enxergar novas possibilidades para suas cooperativas, afinal, para além da distância geográfica, a cidade cercada pelas cordilheiras e com terreno montanhoso, escondia, também, necessidades outras de preparo, como o físico, além do intelectual.
“Confesso que a vivência em Manizales me tirou da zona de conforto e me fez perceber que mulheres incríveis constroem futuros brilhantes em meio a tantas adversidades. Visitar La Ruta del Condor, conhecer a realidade de famílias fortes e unidas, que moram em condições difíceis, inclusive de acesso, e vê-las construírem, juntas, um movimento forte e belíssimo chamado de Mulheres Soberanas e Homens Poderosos, reconhecendo que, no final, para tudo dar certo, homens e mulheres devem estar reunidos na construção do objetivo que se deseja alcançar, pois é a cooperação quem deve prevalecer e não há nada mais cooperativista do que isso!”, foi o que observou a superintendente da Oceb, Ially Carmo.
Para a coordenadora estadual do Comitê Elas pelo Coop BA, Vera Lucia Ventura, “foram dias de muitas trocas, muitos aprendizados para nós mulheres brasileiras e colombianas. Acredito que nos saímos mais fortalecidas e mais integradas nessa vivência, e tenho certeza de que aprendemos muito sobre os desafios que as mulheres enfrentam em todas as áreas de ação (território, questões culturais e pelo fato de ser mulher)”.
“Ao longo do curso, por meio de aulas, rodas de conversa, oficinas temáticas, seminários, simpósios, vivências e palestras - com destaque para a prática de elaboração de projetos a serem executados - fortaleci minha formação e ampliei minha visão sobre o cooperativismo.
Sinto-me mais preparada para dar continuidade ao meu compromisso de contribuir com o fortalecimento dos Comitês de Mulheres e com o desenvolvimento do cooperativismo”, comentou Adriana Oliveira, do Sicoob Coopere.
A diversidade de perfis e ramos – Agropecuário, Crédito, Trabalho, Produção de Bens e Serviços, Saúde e Transporte - fortaleceu ainda mais o processo. Ao compartilhar experiências, surgiram novas ideias, caminhos e perspectivas que, muitas vezes, não são percebidos no dia a dia das cooperativas.
“Especificamente sobre o projeto desenvolvido por nosso grupo, que abordou a Saúde Mental, a troca entre diferentes ramos cooperativos foi reveladora. Percebemos que, independentemente se estamos no agro ou no crédito, o fator humano é o que sustenta o modelo. A saúde mental surge como um pilar essencial para a sustentabilidade de qualquer projeto coletivo, e a oportunidade de melhoria nesse campo é constante e urgente. Saio desta experiência com a certeza de que o cooperativismo, quando atravessado pela perspectiva de gênero e pelo respeito à diversidade, é uma ferramenta incomparável de transformação social e autoconhecimento”, refletiu Isabela de Azevedo, Gestora de Negócios da Coopric.
Aprender com outra cultura para transformar o próprio caminho
O intercâmbio com mulheres colombianas foi um dos pontos mais marcantes da experiência. Ao conhecer diferentes formas de organização e atuação, as participantes ampliaram sua visão sobre o cooperativismo e sobre seu próprio papel como lideranças.
“Essa vivência foi muito além da teoria. Foi um encontro de culturas, outros olhares e experiências que ampliam nossos saberes e nos transformam”, destaca a participante Josy Lobo, Gerente Administrativa da cooperativa Unifisio.
O contato com outra cultura provocou reflexões sobre a importância de reconhecer oportunidades, valorizar recursos disponíveis e ampliar o compromisso com a transformação, como aponta Sônia Sabino, supervisora de controle da Cooproeste. “Outro ponto marcante foi a vivência com mulheres da área rural. Em condições desafiadoras, especialmente em regiões de grande altitude, observou-se um modo de produção baseado no esforço direto, com atividades realizadas manualmente, desde o plantio até a colheita. Ainda assim, o que mais se destacou foi a postura dessas mulheres: não apenas produzem, mas demonstram orgulho, resiliência e amor pelo que fazem”.
A experiência também reforçou a importância de revisitar as origens do cooperativismo, compreender o propósito, fortalecer valores e reconhecer o impacto coletivo gerado pelas ações no território.
Para Jussiara Lessa, gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA, foi mais um passo importante para consolidar a visão estratégica de que equidade de gênero é pilar para o fortalecimento do cooperativismo. “Quando investimos na capacitação das mulheres, ampliamos lideranças, impulsionamos o desenvolvimento sustentável e construímos cooperativas mais diversas, inclusivas e inovadoras. O encerramento deste ciclo não é um ponto final, mas o início de uma nova fase. Agradecemos a parceria da Universidad de Manizales, ao empenho de cada cooperativa e, especialmente, à coragem e dedicação de cada mulher que aceitou o desafio de se tornar protagonista da sua própria gestão. Que possamos multiplicar esses conhecimentos e fortalecer o cooperativismo com a força e a sensibilidade feminina”, concluiu a gestora.
Um ciclo que continua
Mais do que uma viagem, o intercâmbio deixou um legado. As participantes retornaram às suas cooperativas com novos aprendizados, e o compromisso de transformar conhecimento em prática, replicando experiências e ampliando o impacto do cooperativismo em seus territórios.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, apoiar essa experiência reafirma o compromisso da organização de que equidade de gênero também é estratégia para fortalecer o cooperativismo, ampliar lideranças e gerar transformação social.
Por Ascom Sistema Oceb
Comitês de mulheres e jovens fortalecem o cooperativismo baiano
- Nenhum
1º Encontro de Comitês Cooperativistas da Bahia: evento de conexões e integração
O cooperativismo ajuda a construir um mundo com mais oportunidades para todos, todos os dias. E, para isso, estimular a participação e o protagonismo de mulheres e jovens nas cooperativas é essencial para impulsionar esse modelo de negócios que coloca as pessoas no centro.
Uma das ações com esse foco é incentivar a criação de comitês de mulheres e jovens, nas cooperativas, para promoção de espaços onde esses públicos ganham voz ativa para contribuir com ideias, projetos e iniciativas que fortaleçam o cooperativismo, além, claro, de contribuir com a materialização de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial o ODS 5 (Igualdade de Gênero), o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e o ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).
1º Encontro de Comitês Cooperativistas da Bahia
Considerando esses avanços que ampliam a representatividade no cooperativismo, o Elas Pelo Coop BA, com apoio do Sistema Oceb, organizou o 1º Encontro de Comitês de Mulheres e Jovens Cooperativistas da Bahia, realizado no dia 24 de outubro, em Salvador.
Comitê Elas Pelo Coop BAO evento reuniu cooperativistas de diversas regiões do estado em um dia marcado por trocas, aprendizados e conexões, com uma programação voltada para inovação, planejamento e alinhamento sobre a atuação dos comitês.
A abertura contou com as falas dos representantes dos comitês estaduais, seguida do presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, que destacou a importância do engajamento dos integrantes dos comitês, afirmando: “fazer parte é participar, pois para construirmos um cooperativismo mais diverso e participativo é necessária a participação ativa daqueles que desejam fazer a diferença no cooperativismo, e os comitês trazem essa grande oportunidade”.
A agenda do dia incluiu um Workshop de Inovação, conduzido por George Freitas, analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/BA, e uma apresentação sobre planejamento, que ficou a cargo de Rute Costa, analista de Projetos da Oceb. O clima de integração foi destaque, especialmente nas dinâmicas conduzidas por George Freitas e Rute Costa, que incentivaram o diálogo e o trabalho em equipe.
Durante o encontro, o público pode conhecer mais sobre os Comitês Nacionais Elas pelo Coop e Geração C, por meio de um vídeo de Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, além da apresentação sobre os comitês estaduais, por Vera Ventura, coordenadora do Elas Pelo Coop BA, e Daniele Scopel, coordenadora do Geração C BA, que compartilharam conquistas, objetivos e boas práticas que vêm inspirando cooperativas do estado.
O balanço do evento foi positivo para Vera Ventura: “Fizemos trocas, conhecemos a realidade de cada comitê, entendemos como eles estão atuando e, ao mesmo tempo, ensinamos e aprendemos com eles. Para mim, tem sido um trabalho muito gratificante poder vivenciar essas trocas. Queremos, com isso, fazer com que as mulheres sejam mais líderes, ocupem maiores espaços dentro das cooperativas e da sociedade, porque elas são capazes.”
Comitê Geração C BAJá Daniele Scopel, o momento gerou aproximação entre os integrantes dos comitês. “Poder participar desse encontro foi poder vivenciar, ouvir de perto o que as mulheres, o que os jovens estão enfrentando dentro dos comitês que já foram constituídos. Então, esse encontro foi um marco para o cooperativismo da Bahia”, comentou a jovem.
Essa troca foi oportuna para Cynara Maia, diretora presidente da Uniodonto Paulo Afonso, pois a cooperativa constituiu recentemente o seu comitê de mulheres. “Vir a esse evento foi importante para conhecer mais, aprender com as experiências das cooperativas e saber que nós temos uma rede de apoio, por meio do Elas Pelo Coop e do Sistema Oceb”, disse.
Mais momentos do Encontro de Comitês
Esse evento foi mais uma ação que estimula a inclusão de mulheres e jovens com a intenção de desenvolver um cooperativismo mais justo e igualitário. Confira mais detalhes e depoimentos de participantes neste vídeo sobre o Encontro de Comitês que foi divulgado nas redes sociais do Sistema Oceb. Nos sigam por lá!
Comitês de Mulheres e Jovens do Sistema Cooperativista Baiano
O presidente Cergio Tecchio, como grande impulsionador para a sustentabilidade do cooperativismo na Bahia, promoveu uma discussão intensa aqui no estado sobre a criação de comitês e em 2021, o Sistema Oceb foi uma das Organizações Estaduais do Sistema OCB pioneira na criação do Comitê de Mulheres Cooperativistas, Elas Pelo Coop, com o Comitê de Mulheres Cooperativista da Bahia - Elas Pelo Coop BA.
Já em 2024, foi a vez do Comitê de Jovens Cooperativista da Bahia - Geração C Bahia, também criado com o incentivo da Casa do Cooperativismo Baiano. Desde então, por iniciativa desses comitês, diversas ações vêm sendo realizadas para fortalecer e ampliar a participação de mulheres e jovens nas cooperativas baianas. E os resultados já são animadores: hoje, são 14 comitês de mulheres, sendo *13 em cooperativas e o Comitê Estadual Elas pelo Coop BA, e 3 comitês de jovens, sendo **2 em cooperativas e o Comitê Estadual Geração C BA e estes números estão em plena ascensão aqui no estado.
*Comitês de Mulheres constituídos nas seguintes cooperativas: Coopric, Sicoob Extremo Sul, Uniodonto Paulo Afonso, Ser do Sertão, Unifisio, Sicoob Credcoop, Cooeps, CoopGNP, Sicoob Norte Sul, Sicoob Coopere, , Sicredi Centro Sul MS/BA, Cootralem e Coomap.
**Comitês de Jovens nas cooperativas - Cooeps e Coomap.
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativas baianas avançam com nova certificação do Selo Lilás
- Nenhum
Reconhecimento reforça o compromisso das cooperativas com a promoção da equidade de gênero
O cooperativismo baiano segue avançando na construção de ambientes mais justos, diversos e inclusivos. Na terceira edição da certificação do Selo Lilás, realizada na Casa do Comércio, em Salvador - BA, no dia 30 de março, cooperativas do estado foram reconhecidas por suas práticas voltadas à promoção da equidade de gênero e valorização das mulheres.
O Selo, concedido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia, reconhece organizações que desenvolvem ações concretas de enfrentamento à desigualdade, ao assédio e à violência, além de promoverem oportunidades mais justas no ambiente de trabalho.
A Deputada Estadual, Neusa Cadore, durante seu discurso de abertura no evento, apresentou números sobre o Programa: “Somando as certificações realizadas nos anos de 2025 e 2026, o Selo Lilás contabiliza um total de 227 certificadas, sendo que 50 são recertificadas. E 61 são novas certificações. Esses números somam 64 entidades, 47 empresas, sendo estas mais de 40% empresas de grande porte”.
Em 2025, 11 cooperativas registradas na Oceb foram reconhecidas como instituições que valorizam o trabalho realizado por mulheres e constroem ambientes laborais mais inclusivos (clique aqui e relembre quais foram). Já nesta edição, cinco cooperativas baianas foram certificadas: Sicoob Crediconquista, Sicoob Inova, Sicredi Centro-Sul MS/BA, Unifisio e Unicred Sudoeste da Bahia. Além disso, a Oceb e mais quatro cooperativas - CoopGNP, Cooperativa Ser do Sertão e Uniodonto Paulo Afonso, foram recertificadas, demonstrando a continuidade e o fortalecimento dessas práticas ao longo do tempo.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a conquista demonstra como a equidade de gênero vem ganhando força no estado: “A cada nova certificação, vemos o cooperativismo baiano avançar de forma concreta na construção de ambientes mais justos e inclusivos”.
O papel do Sistema Oceb
O Sistema Oceb tem atuado de forma estratégica para incentivar e apoiar as cooperativas nesse caminho, estimulando a adoção de boas práticas e o fortalecimento da agenda de equidade no cooperativismo baiano. Exemplo dessa atuação é o incentivo dado pelo Comitê de Mulheres Cooperativistas Elas Pelo Coop BA para que cooperadas, empregadas de cooperativas e esposas de cooperados se organizem para a criação de Comitês de Mulheres locais para ampliar a participação e o protagonismo feminino.
“Para o Sistema Cooperativista Baiano, o protagonismo feminino não é pauta, ele é estratégia e o Elas Pelo Coop veio para somar as estratégias que já temos ao longo desses 15 anos trabalhando com mulheres, que já estão no cooperativismo. Agora vamos buscar os lugares de decisão. Esse é o nosso propósito com o Elas Pelo Coop, capacitando pela liderança, comentou Ially Carmo, superintendente da Oceb e que foi à cerimônia de cerificação representando o presidente Cergio Tecchio.
Uma certificação que se fortalece na prática
Mais do que um reconhecimento, o Selo Lilás é um movimento consistente dentro do cooperativismo baiano de promover ações voltadas para as mulheres, contribuindo para ambientes mais respeitosos e diversos.
A certificação foi recebida com alegria pela gerente de estratégia e negócios do Sicob Crediconquista, Lyssa Araújo. “Nós estamos muito felizes de estar recebendo essa certificação pela primeira vez. A nossa cooperativa é uma empresa que cuida das mulheres, que preza pela diversidade de gênero. Além disso, nós fazemos várias ações para que as mulheres estejam cada vez mais presentes na liderança, ações de educação, de incentivo, compartilhamos as histórias entre as mulheres. Isso faz com que todas nós possamos crescer juntas. Então nós estamos muito felizes mesmo.”
Para a coordenadora do Comitê de Mulheres Elas Pelo Coop da cooperativa Unifisio, Sandra Cohim, receber o Selo Lilás é um reconhecimento do que a cooperativa tem ofertado: “condições maravilhosas para que a mulher se sinta poderosa, capacitada, competente para assumir a liderança nas melhores condições de trabalho”, comentou.
A recertificação das cooperativas Ser do Sertão, CoopGNP e Uniodonto Paulo Afonso e da própria Oceb demonstra que esse não é um movimento pontual, mas reforça o papel do cooperativismo como agente de mudança, capaz de gerar impacto positivo não apenas na economia, mas também na vida das pessoas e nas comunidades.
Glaucia Cristina, Coordenadora do Comitê de Mulheres da CoopGNP, falou sobre a trajetória da cooperativa de transporte, localizada em Luís Eduardo Magalhães, que foi certificada em 2024 (confira quem mais foi certificada neste ano) e, em 2026, ganha novamente o Selo. “Foram 2 anos de trabalho, foram 2 anos de conquistas, de crescimento da mulher dentro do negócio. Nós começamos a ter um olhar diferente sobre a participação feminina dentro da nossa cooperativa, e isso trouxe melhorias, trouxe delicadeza, preencheu lugares que antes não eram preenchidos. Então esse certificado é muito bem recebido.”
Ao fortalecer a equidade de gênero, o cooperativismo baiano reafirma seus princípios e amplia seu impacto, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e com melhores oportunidades para todos.
Confira no Instagram do Sistema Oceb um vídeo sobre o evento.
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativa agropecuária baiana conquista selo do Programa GHG Protocol
Cooproeste conquista selo demonstrando redução da pegada de carbono
A Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - Cooproeste acaba de alcançar um marco significativo em sua trajetória de responsabilidade ambiental: a conquista do Selo Prata no Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG). Desde a sua criação, em 2008, o programa, desenvolvido pela FGVces (Faculdade Getúlio Vargas - Centro de Estudos em Sustentabilidade), em parceria com outros órgãos e empresas, desempenha papel importante na adaptação dos métodos de inventário de GEE (Gases do Efeito Estufa) ao contexto brasileiro, além de fornecer ferramentas essenciais para a medição e a divulgação desses gases no país.
Passo importante para a sustentabilidade
Tudo começou com a participação da cooperativa agropecuária baiana no projeto piloto “Neutralidade de Carbono”, uma iniciativa pioneira que visa inventariar e mensurar a pegada de carbono das cooperativas brasileiras, com foco em compreender o balanço de emissões de seus cooperados. O projeto começou com a participação de três cooperativas do Ramo Agro: Cooperativa Central dos Produtores Rurais — (CCPR/MG), Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia (Cooproeste/BA) e Cooperativa Witmarsum/PR, e já demonstra resultados significativos.
Etapa de análise do solo nas fazendas dos cooperados.
Alex Macedo, coordenador de Meio Ambiente do Sistema OCB, comentou sobre a conquista da Cooproeste e do papel da OCB ao estimular práticas sustentáveis pelas cooperativas no país. “Alcançar o selo prata no Programa Brasileiro GHG Protocol é um marco significativo. Este reconhecimento reflete o compromisso contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, especialmente no contexto do propósito de neutralizar as emissões de carbono. Estamos orgulhosos de apoiar as cooperativas em reduzir sua pegada de carbono, através da solução do Sistema OCB, Neutralidade de Carbono. Essa conquista da Cooproeste reforça a determinação em continuar promovendo práticas agrícolas que respeitem o meio ambiente e contribuam para um futuro mais sustentável”.
A partir das ações do projeto, foi feita uma análise do solo nas fazendas dos cooperados, seguida da criação de um inventário dos Gases de Efeito Estufa (GEE). Além da análise do solo, também foram medidas as emissões de CO₂ geradas pelos veículos da cooperativa que usam combustíveis fósseis e por outros materiais que emitem CO₂. A FGV usou essas informações para calcular as emissões, e os resultados mostraram que a cooperativa está dentro dos limites permitidos, garantindo à Cooproeste o Selo Prata e o reconhecimento do compromisso da cooperativa com a sustentabilidade.
Camila Estevam, pesquisadora do Observatório de Bioeconomia da FGV - responsável pela execução do projeto, fez um balanço sobre o trabalho realizado junto à cooperativa. “Para a FGV, é uma grande satisfação ter participado do processo de certificação da Cooproeste com o selo prata no Programa GHG Protocol. Desde o início, acompanhamos a elaboração do inventário de emissões e a publicação no registro público, o que reforça a transparência e o compromisso da cooperativa com o impacto ambiental. A conquista do selo prata demonstra que a Cooproeste está no caminho certo, especialmente para um primeiro ano de trabalho. Agora, com o conhecimento adquirido, a cooperativa poderá continuar atualizando seus inventários e, eventualmente, buscar o selo ouro no futuro.”
O projeto também promoveu formação em inventário de carbono, cursos de mensuração de carbono no solo, instrutoria para coleta de amostras e a introdução de tecnologias avançadas para a aplicação do GHG Protocol na agricultura e pecuária.
Momento de capacitações complementaresO gerente Comercial da Cooproeste, Thiago Peres, ressaltou que o treinamento forneceu aos cooperados as ferramentas práticas necessárias para calcular e neutralizar suas emissões de CO₂, ajustando suas operações para atender às crescentes demandas dos mercados por processos mais sustentáveis. “Além disso, o projeto impulsionou a adoção de boas práticas ambientais, como a gestão adequada de resíduos e a promoção de energias renováveis, preparando a Cooproeste para acessar mercados que valorizam a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental".
O Sistema Oceb se orgulha de ter participado desse projeto ao lado da Cooproeste, contribuindo para que a cooperativa alcance novos patamares de excelência e responsabilidade socioambiental. Com essa conquista, reafirmamos nosso compromisso em apoiar as cooperativas baianas em sua busca por um futuro mais sustentável e transparente, inclusive com a execução do Programa Coops Competitivas e Sustentáveis, desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Sescoop/BA, que buscam fortalecer a competitividade das cooperativas baianas, a partir da implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de contribuir para a geração de ocupação e renda. Conheça sobre esse projeto e outras soluções do ESGCoop para as Cooperativas Baianas, acessando a página “Um cooperativismo ainda mais ESG” do site do Sistema Oceb.
Saiba mais: por que é importante reduzir a pegada de carbono?
Os gases de efeito estufa contribuem para o aquecimento global, levando a mudanças climáticas como aumento da temperatura global, derretimento das calotas polares, e eventos climáticos extremos. Ao reduzir nossa pegada de carbono, ajudamos a diminuir esses efeitos negativos no planeta.
A cooperativa não apenas está contribuindo para reduzir os impactos ambientais, mas também se comprometeu a fornecer esses dados de forma transparente ao público. Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode acessar essas informações no Registro Público de Emissões, validando o compromisso socioambiental da Cooproeste. Confira o inventário publicado:
Por Ascom Sistema Oceb (Com informações do Sistema OCB)
Cooperativas baianas participam do ICS
- Nenhum
Evento teve como foco a integração e soluções para o Semiárido
Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, 50 representantes de 19 cooperativas baianas, com o apoio do Sistema Oceb, participaram do International Coop Semiárido (ICS), realizado em Juazeiro/BA. O evento reuniu cooperativas de diversos estados do Nordeste e foi organizado como um espaço de diálogo sobre os desafios e possibilidades do cooperativismo na região semiárida.
Construção coletiva e troca de experiências
Com uma proposta colaborativa, o ICS envolveu os participantes em palestras, painéis e workshops temáticos, onde os grupos discutiram temas como Tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável, Mudanças climáticas e adaptação, Educação e capacitação e Desenvolvimento econômico e social. Nos espaços dos workshops, o público debateu e propôs sugestões para o desenvolvimento do cooperativismo no semiárido. As contribuições de cada grupo foram levadas à plenária final e vão compor o Manifesto ICS, documento que reunirá ideias e compromissos coletivos para o futuro da região.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, avaliou a importância do encontro, relembrando o convite da unidade estadual da OCB pernambucana para ser correalizador do evento: “Recebemos à época, com entusiasmo, o convite do Sistema OCB-PE para que a Bahia integrasse a correalização do ICS. Entendemos que esse evento representa uma oportunidade relevante neste Ano Internacional das Cooperativas, pois promoveu o diálogo entre cooperativas de diferentes ramos e estados do Nordeste sobre soluções inovadoras e sustentáveis para o Semiárido brasileiro”.
Abertura do evento
Durante a cerimônia de abertura, a conselheira da Oceb, Maria Vandalva, representando o Sistema Oceb em nome do presidente Cergio Tecchio, reforçou a força do cooperativismo no Semiárido. “É com muita satisfação que a gente participa, apoia, acredita na potência desse evento, que tem uma programação que demonstra a grande potencialidade dessa região semiárida (...) As cooperativas mudaram e estão mudando o semiárido, e poderão fazer muito mais ainda pelas mudanças que são necessárias para que o semiárido seja esse lugar de possibilidade e de prosperidade. O cooperativismo não como uma alternativa, mas como realidade. Porque nós não vamos construir, já estamos construindo um espaço melhor.”
Durante o evento, a vivência da intercooperação foi destacada por muitos participantes, como expressou Jair Romualdo, presidente da Coomap e integrante da delegação baiana: “Pela primeira vez, me senti intercooperando sem pensar no meu ramo ou na minha cooperativa. Me senti útil na construção de um mundo melhor, verdadeiramente dentro do cooperativismo, independente do ramo, segmento ou tamanho do negócio. Tive a oportunidade de conhecer projetos maravilhosos, como os da EMBRAPA e do IRPAA. Só o cooperativismo para nos dar essa oportunidade!”.
Os palestrantes e painelistas abordaram temas importantes sobre o papel das cooperativas no cuidado com o planeta e na construção de um futuro mais sustentável; e esses assuntos estão na agenda do dia, considerando a proximidade da COP30, que será realizada no Brasil. Esse aspecto foi observado pelos participantes. “As temáticas que foram discutidas aqui foram fundamentais para pensar o futuro do cooperativismo no Brasil e no mundo, especialmente com a COP 30 que está chegando, dialogando diretamente com os ODS”, destacou Nélio Costa, cooperado do Sicoob Norte Sul.
A participação baiana no ICS reafirma o compromisso do Sistema Oceb com o fortalecimento das cooperativas do estado. A busca por soluções para o Semiárido passa pela articulação regional, pelo planejamento e pela cooperação entre os ramos.
“Que venham mais eventos como esse, que incentivem o diálogo e a construção conjunta de soluções concretas para o desenvolvimento das cooperativas,” concluiu Cergio Tecchio.
Confira mais depoimentos sobre o evento clicando para acessar este vídeo.
O ICS teve uma ampla cobertura nas redes sociais das unidades estaduais do Nordeste:
Perfil do Instagram do Sistema OCB/PE
Perfil do Instagram do Sistema OCB/PB
Perfil do Instagram do Sistema Oceb
Por Ascom Sistema Oceb
Comitê Geração C BA reúne jovens e lideranças em encontro estadual
- Nenhum
Grupo de trabalho completa seu primeiro ano de atuação e promove encontro
O Comitê de Jovens Cooperativistas da Bahia - Geração C BA completou seu primeiro ano de atuação e tem colocado em prática seu plano de trabalho para promover o fortalecimento da liderança jovem e incentivar a cultura de sucessão nas cooperativas baianas.
Seguindo esse ano com as ações para ampliar a visibilidade de atuação do comitê e estimular que a juventude cooperativa aprenda com a experiência dos líderes atuais, para que comecem a ocupar espaços de gestão, o grupo organizou, com apoio do Sistema Oceb, o 1º Encontro de Jovens Cooperativistas da Bahia, no dia 17 de março.
O momento on-line teve Daniele Scopel, coordenadora do Comitê Geração BA, como mestre de cerimônia, e reuniu mais de 100 participantes que dedicaram parte da manhã para ouvir a apresentação de Tiago Luiz Schmidt, presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira, localizada em Nova Petrópolis e considerada a primeira cooperativa de crédito da América Latina. Durante o bate-papo, o dirigente da cooperativa gaúcha compartilhou com o grupo como a história do cooperativismo inspira novas lideranças, destacando a trajetória da Sicredi Pioneira.
O encontro contou, também, com a participação de jovens cooperativistas e estudantes do Programa CNA Jovem e do FAEB/SENAR Jovem, mobilizados pelo Senar, parceiro do Sistema Oceb. Uma das jovens, Taciane Batista, moradora de Ribeira do Pombal, avaliou a participação no evento como enriquecedora. “Tive a oportunidade de conhecer melhor o contexto histórico do cooperativismo, de forma clara e dinâmica, o que tornou o aprendizado ainda mais significativo, por meio da palestra de Tiago. Foi uma experiência que fortaleceu ainda mais minha visão sobre a importância de crescer juntos, com cooperação e propósito. Nós, jovens, temos o propósito e o compromisso de continuar fortalecendo o cooperativismo."
Para o presidente Cergio Tecchio, incentivador de uma maior participação de jovens e mulheres na gestão das cooperativas, “o cooperativismo é uma solução de transformação social e somar a energia da juventude é fundamental para colocar em prática iniciativas inovadoras que vão ajudar a melhorar as comunidades baianas”.
Divani Souza, analista do Sistema OCB, demonstrou satisfação ao perceber que o evento acontece em um contexto em que a Unidade Nacional definiu 2026 como o ano da Cultura Coop. “Entendemos que ao pensar na nossa sustentabilidade, na cultura cooperativa, precisamos ficar reforçando a nossa história, com base na filosofia, por meio da educação. Então estou feliz ao ver a conexão desse diálogo com os desafios que são postos para nós da unidade nacional”.
Mayk Wendler, integrante do Geração C Bahia, aproveitou o espaço do evento para falar da expectativa em relação ao pós-evento, desejando que esse primeiro encontro “seja uma semente plantada na mente e no coração de cada um para que a gente possa levar para as nossas cooperativas essa iniciativa de ter esse protagonismo jovem dentro dos negócios cooperativistas”, concluiu o assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo na Sicredi Centro-Sul MS/BA.
Tiago Luiz Schmidt, ao comentar sua participação, reforçou:
“Agradeço a lembrança e oportunidade de participação no encontro com jovens. Fica o desejo de que alguma palavra tenha tocado e sensibilizado os jovens e lideranças a fazer mais pelo cooperativismo e as comunidades em que estamos presentes!”.
Com o apoio institucional do Sistema Oceb, o Comitê de Jovens Geração C BA tem a meta de ampliar o alcance das ações e fortalecer parcerias que garantam a formação contínua de novos líderes alinhados aos valores cooperativistas.
Primeiro ano do Comitê Geração C Bahia
Ao longo de 2025, o grupo realizou reuniões de planejamento e alinhamento e marcou presença em eventos de relevância nacional, como o Encontro de Pesquisadores em Cooperativismo - EBPC, em Brasília – DF, e o CoopsParty Summit, em Goiás. Também houve a integração ao Comitê de Mulheres Elas Pelo Coop BA, no 1º Encontro de Comitês de Mulheres e Jovens Cooperativistas da Bahia, realizado em outubro do ano passado, oportunizando trocas, aprendizados e conexões, com uma programação voltada para inovação, planejamento e alinhamento sobre a atuação dos comitês.
Um resultado dessa articulação foi a constituição de comitês na Cooperativa Educacional de Porto Seguro - Cooeps e na Cooperativa Nacional de Transporte Cooperativo – Coomap.
Por Ascom Sistema Oceb
