Presença baiana na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito 2024
De 21 a 24 de julho de 2024, cooperativas de crédito baianas participaram da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WCUC), realizada em Boston, no estado norte-americano de Massachusetts. O evento, que é um dos mais importantes do setor, contou com participantes de mais de 60 países, reunindo líderes, especialistas e representantes de cooperativas de crédito de todo o mundo com o objetivo de compartilhar experiências, discutir sobre inteligência artificial e explorar estratégias futuras para o desenvolvimento do cooperativismo financeiro.
Seguindo com os objetivos de estimular as cooperativas a ampliarem seus negócios e promover a formação e qualificação dos empregados, gestores e associados das cooperativas, o Sistema Cooperativo Baiano, por meio do Sescoop/BA, mais um ano, enviou uma delegação para participar deste evento, sendo composta por representantes de nove cooperativas (Sicredi Integração Bahia, Sicoob Crediconquista, Sicoob Central BA, Sicoob Coopemar, Sicoob Sertão, Unicred, Sicoob Costa do Descobrimento, Sicoob Extremo Sul e Sicoob Coopere).
A comitiva acompanhou, durante a conferência, palestras e painéis sobre temas que estão na agenda do dia e são fundamentais para o futuro das cooperativas de crédito, como a importância da adaptação às novas tecnologias, a liderança inclusiva e a inovação na colaboração. Para o Sr. Paulo Oliveira, presidente do Sicoob Crediconquista, a diversidade étnica e cultural presente no evento representa, nas palavras dele, um “portfólio da realidade do Cooperativismo de Crédito Mundial”. Quantos aos temas abordados, apesar da importância de todos, ele reforçou os aprendizados em relação à liderança. “Para mim, o ponto alto, quanto aos aspectos temáticos, foi a brilhante exposição sobre liderança, responsabilizando cada um de nós sobre a razão e a autoria do futuro próximo e da perenidade das nossas cooperativas e do cooperativismo de crédito”, comentou.
Na programação, destaque para a entrega do prêmio de "Crescimento Digital” ao Sicoob, pelo case Sipag 2.0 - Plataforma de Adquirência do Sicoob por impulsionar a inclusão financeira e transformar o cenário digital no Brasil. Essa solução, desenvolvida internamente pelo Sicoob, utilizando tecnologia de ponta, processou mais de 269 milhões de transações em 2023, gerando um volume de R$ 45 bilhões, com perspectiva de crescimento esse ano. (Dados do Sicoob)
Vandevaldo Rios, vice-presidente do Sicoob Central Bahia, comentou sobre a necessidade permanente da adaptabilidade quanto às mudanças digitais. “Foi uma experiência enriquecedora e inspiradora, que me fez repensar a forma como as cooperativas podem se adaptar e se destacar em um mundo cada vez mais digital e dinâmico. Pude verificar o caso de sucesso de cooperativas que estão utilizando a IA, para otimizar processos, identificar padrões de comportamento de associados e tomar decisões estratégicas mais assertivas. Ficou claro para mim que as cooperativas que não acompanharem essa tendência correm sérios riscos de ficarem para trás”, concluiu o gestor da central das cooperativas de crédito da Bahia do Sistema Sicoob.
O evento oportunizou também a conexão com outros líderes e profissionais do setor, como apontou Sr. Silvio Porto, presidente da Sicredi Integração Bahia: “Agradeço pela oportunidade de participar de um evento cooperativo mundial grandioso, onde pudemos conectar com várias pessoas e fazer relacionamento mais intenso com grandes líderes brasileiros e internacionais para melhorar nossa liderança e gestão nas nossas cooperativas.”
Continuaremos trabalhando para que as cooperativas da Bahia tenham acesso às melhores práticas internacionais, promovendo o impulsionamento dos negócios e o impacto positivo nas comunidades.
Sobre o impacto do Woccu
O Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu) atua para promover o desenvolvimento sustentável das cooperativas por meio de programas de assistência técnica visando fortalecer o desempenho financeiro e o alcance destas cooperativas. O Woccu registrou, em 2023, no seu relatório de impacto, 75 mil cooperativas de crédito em mais 70 países, totalizando 280 milhões de membros.
Por Ascom Sistema Oceb