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O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, participou no domingo do primeiro encontro de 2016 da Câmara Setorial do Café. A reunião, com objetivo de discutir as demandas da cafeicultura na Bahia, foi realizada durante a 50ª edição da Expoconquista, e contou com a participação do Secretário da Agricultura do Estado, Vitor Bonfim, do Presidente da Assocafé João Lopes Coordenador da Câmara, Jaymilton Gusmão presidente da Coopmac, além de representantes de associações, cooperativas e produtores da região de Vitória da Conquista.
A Bahia é um dos estados referência na produção de cafés do Brasil, se destacando na produção de grãos especiais e selecionados; em especial na região de Vitória da Conquista, Chapada Diamantina e Barra do Choça. Na ocasião, Cergio Tecchio entregou ao Secretário Vitor Bonfim um documento com sugestão do cooperativismo para a melhoria na política agrícola do estado.
50ª Expoconquista
A Exposição Nacional do Agronegócio de Vitória da Conquista – ExpoConquista é uma das maiores e mais importantes feiras agropecuárias do Brasil, beneficiando tanto quem visita, quanto os parceiros, apoiadores e fortalece o agronegócio. Neste ano a Exposição completa 50 anos e celebrará, realizada entre os dias 12 e 19 de março, apresentando a 1ª Exposição Nacional de Caprinos e Ovinos, evento que iniciará o calendário de exposições no Brasil.
O Sistema OCEB conta com um stand no evento, como entidade representativa e de aprendizagem do cooperativismo, a fim de se tornar ainda mais presente e conhecido no estado, fortalecendo a imagem do Sistema e divulgando os benefícios do cooperativismo e para atender as cooperativas da região durante a exposição.
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Com o intuito de estimular o aprimoramento da gestão das cooperativas, para o aperfeiçoamento dos processos de realização e condução de assembleias, o Sistema OCEB vem desenvolvendo, desde janeiro, o Workshop sobre Realização e Condução de Assembleias em vários locais do Estado. O evento foi iniciado em Salvador, no dia 29 de janeiro, dando continuidade em outras cidades: Itabuna (17 de fevereiro), Vitória da Conquista (19 de fevereiro) e Feira de Santana (26 de Fevereiro); além do município de Barreiras em que será realizado no dia 03 março.
O aperfeiçoamento com a documentação e conduções dos processos assembleares nas cooperativas é fundamental para que se exerça o cooperativismo na sua essência, da participação, do diálogo entre os cooperados e que as decisões sejam democráticas e participativas.
Os workshops foram ministrados pela analista jurídica da OCEB, Monique Brito, juntamente com os analistas de desenvolvimento de cooperativas, Valter Sampaio, Tássia Gouveia e Geisa Félix que orientaram aos participantes o passo a passo para realização e condução de assembleias, fundamentos legais, elaboração de ata e demais documentos necessários. Durante o evento foi cedido espaço para debate com os participantes. Nos Workshops realizados no interior, participaram cerca de 81 participantes, representando 38 cooperativas.
Naiara Santos, gerente da Cooperativa dos Produtores de Leite da Região de Gandu – Coolerg, que participou do Workshop em Itabuna, disse que se inscreveu no evento devido as dúvidas sobre a forma correta de condução de uma assembleia. “O evento foi de suma importância para o crescimento pessoal e profissional de todos os participantes. A metodologia foi clara, o tempo para debate foi o suficiente para atender às dúvidas de todos que se fizeram presentes”, afirmou Naiara.
Alberto Bichara, conselheiro de administração da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Ceplac – Coopec, acredita que este curso, por se tratar de uma grande oportunidade em conhecer mais sobre tema, é fundamental a participação de todas as cooperativas. Monique aconselha que antes das cooperativas encaminharem o processo para a Junta Comercial, passe pela assessoria da OCEB, para que sejam feitas as devidas análises, e se necessário correções e orientações.
Os atendimentos às cooperativas são realizados nos seguintes horários:
Sede da JUCEB (Comércio) – Às terças e quintas-feiras de 09:00 às 16:00 horas.
Sede da OCEB – Às segundas, quartas e sextas-feiras de 09:00 às 17:00 horas.
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A Cooperativa Educacional de Barreiras – COOPEB reuniu no dia 20 de fevereiro, cerca de 40 profissionais de diversos setores da cooperativa, para participar da sua Jornada Pedagógica. Durante a Jornada foi realizada uma palestra com o tema "Conversando Sobre Gestão Cooperativista", onde os participantes puderam ampliar sua visão sobre a gestão de uma cooperativa educacional. O evento aconteceu no auditório da sede da Cooperativa Educacional de Barreiras.
Edlania Carvalho, diretora pedagógica da COOPEB, afirma que a Jornada oportunizou aos participantes uma importante reflexão a respeito da gestão da cooperativa, esclarecendo que o fazer cotidiano está nas mãos de todos e que a cooperativa cresce a partir da ação do grupo como um todo. “A palestra convidou o grupo não somente a trabalhar, mas sobretudo, a intervir de forma positiva no presente para garantir uma escola para o futuro”, conclui a diretora.
Confira abaixo as fotos da Jornada Pedagógica da COOPEB:
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Os associados do Sistema Sicoob na Bahia, representado por 14 cooperativas com mais de 110 mil associados e com atuação em 55 municípios no estado e um total de 69 agências para atendimento, receberam no último dia do ano de 2015, a remuneração sobre o capital social que cada associado possui na cooperativa.
A remuneração no valor de R$ 11,8 milhões representa um aumento na remuneração do capital social sobre o ano anterior de 19%. Este valor é parte dos resultados pagos dentro do limite estabelecido pela Legislação sobre o capital dos associados na cooperativa. Após o fechamento do balanço de 2015, as cooperativas realizarão as suas Assembleias Gerais Ordinárias que colocará para deliberação de seus associados as sobras do exercício.
O capital social numa cooperativa constitui o investimento efetuado pelos associados na Cooperativa, por meio de cotas de capital, além de ser o principal elemento da estrutura de capital próprio da instituição, para viabilizar a sua atividade econômica.
O Sistema Cooperativo Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do país e o Sistema Sicoob/BA está inserido neste contexto e dispõe de produtos e serviços financeiros com preços competitivos aos praticados pelo mercado. Os associados, que são ao mesmo tempo clientes e donos do negócio cooperativo, têm a mesma segurança que os clientes dos bancos convencionais, pois é assegurada a cobertura de R$ 250 mil por associado/cliente através do FGCoop - Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.
Fonte: Sicoob Central BA
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Visando proporcionar conhecimentos aos diretores, cooperados e funcionários, para a melhoria da sua relação pessoal com o dinheiro, de forma que tenham maior e melhor equilíbrio financeiro, o Sicoob Credmed realizou no dia 5 de dezembro o Curso de Educação Financeira. O treinamento foi realizado durante todo o dia e os participantes puderam fortalecer seu conhecimento pessoal sobre controle financeiro, através do apoio da cooperativa.
O curso abordou conceitos de Educação Financeira, a importância do planejamento; além de apresentar aos alunos sobre perfis financeiros individuais e do grupo, assim como medidas de enfrentamento aos efeitos da recessão econômica, construindo uma independência financeira. Para o analista financeiro do Sicoob Credmed, Carlos Henrique Gomes, “a conquista e manutenção da saúde financeira, é o primeiro passo para o cooperado ou empregado consiga investir nos seus objetivos profissionais e pessoais. Em especial para que nossos cooperados e colaboradores possam desenvolver suas atividades sem preocupações de pendências financeiras”.
A Educação Financeira é a base para o planejamento financeiro que auxilia a fazer escolhas inteligentes com o dinheiro que se ganha, evitando dívidas, controlando melhor o orçamento doméstico e o consumo compulsivo. Paulo Costa, consultor e educador financeiro, também apresentou aos participantes os diferenciais das cooperativas de crédito, além de como eliminar dívidas e como planejar para conquistar seus objetivos financeiros.
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Os profissionais das cooperativas de crédito da Bahia, terão oportunidade de participar da nova turma do Curso Preparatório para Certificação ANBIMA CPA – 10, que será realizado nos dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2015. O objetivo do curso é fortalecer a capacitação técnica dos profissionais que lidam no dia a dia com mercado financeiro cooperativo, mercado de capitais e produtos de investimentos, preparando-os assim para a realização do exame de certificação CPA-10.
O objetivo do SESCOOP/BA e preparar os profissionais integrantes do sistema cooperativo para que possam atender os cooperados das cooperativas de crédito em todo o estado e ampliar a participação no setor financeiro. Esta certificação eleva os profissionais das cooperativas em patamares a qualquer outro sistema financeiro nacional, com o compromisso de atender os donos de empreendimento e ao desenvolvimento local e regional.
O curso é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, realizado em Salvador/BA, no Grande Hotel da Barra (Rua Forte São Diogo, nº 02, Porto da Barra). As inscrições já foram encerradas devido a grande procura pelo curso.
A Certificação Profissional ANBIMA Série 10, ou simplesmente CPA-10, é uma certificação profissional oferecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – AMBIMA, sendo a principal certificadora de profissionais do mercado financeiro brasileiro. As aulas serão ministradas pelo administrador Tiago Boeira, consultor em investimentos financeiros.
Confira abaixo o conteúdo programático do curso:
• Sistema Financeiro Nacional: Funções básicas, Estrutura
• Ética e Regulamentação: Princípios éticos, códigos de auto-regulação ANBIMA, prevenção contra a lavagem de dinheiro, ética na venda
• Noções de Economia e Finanças: Conceitos básicos de economia, conceitos básicos de finanças.
• Princípios de Investimento: Conceitos, principais fatores de análise de investimentos, principais riscos do investidor, fatores determinantes da seleção de produtos
• Fundos de Investimento: definições legais, dinâmica de aplicação e resgate, principais, características, política de investimento, carteira de investimentos taxas de administração e outras despesas, estrutura legal e ativos elegíveis para composição de cada Fundo (FI e FIC), tributação
• Demais Produtos de Investimento: Ações, letras hipotecárias, Swap, CDB, Debêntures, Notas Promissórias, Títulos Públicos
• Exame Simulado e Revisão
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Os participantes do Curso de Desenvolvimento de Gestão Corporativa, oferecido pelo Sescoop/BA em parceria com o Sicoob Central BA, participaram nos dias 27 e 28 de outubro do segundo módulo, que teve como tema “Estratégia Comercial e de Mercado”. O módulo foi apresentado pelo Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, André Salerno.
O curso é voltado para colaboradores, gerentes, diretores, presidentes e conselheiros das cooperativas de crédito vinculadas ao Sicoob Central BA, e terá módulos realizados mensalmente até dezembro. Para Salermo, um dos maiores desafios foi trazer os conceitos mais atuais, em termos de estratégias comerciais e de mercado, mesclando com casos práticos do dia a dia dos profissionais do Sicoob. “Um curso como este trás grandes benefícios a seus participantes, desde a nossa constante vigília quanto aos principais acontecimentos e tendências de mercado; a troca de experiências e iniciativas adotadas em cada cooperativa; como também uma leitura mais apurada de oportunidades que possam ser exploradas nesse mercado financeiro altamente competitivo”, afirma o instrutor.
Salermo ressalta que antes do curso seu conhecimento sobre a abrangência das cooperativas de crédito eram restritos: “Além dessa representativa inserção no mercado financeiro, pude também perceber o forte engajamento daqueles que trabalham dentro das cooperativas, pois sabem que seu propósito não está tão somente restrito a oferta de um produto financeiro, mas que sua oferta vai muito além, apresentando grande impacto social na vida daqueles que passam a integrar o sistema financeiro”.
Para Jânio Silva, diretor executivo do Sicoob Credconquista e um dos alunos, o curso traz uma visão do mercado financeiro de forma ampla e global, trazendo uma reflexão além das ferramentas utilizadas no cotidiano do trabalho, sugerindo fontes para pesquisas que favorecerá as decisões de negócios. “O módulo II foi bem oportuno, principalmente considerando o momento conturbado de nossa economia nos fazendo despertar atenção pelas tendências de mercado, e algumas expertises que somada as de nosso conhecimento, certamente reforçará a nossa capacidade de discernimento”, aponta Jânio.
Confira abaixo o cronograma do curso:
Módulo |
Data |
CH |
I |
22 e 23/09 |
16 horas |
II |
27 e 28/10 |
16 horas |
III |
24 e 25/11 |
16 horas |
IV |
15 e 16/12 |
16 horas |
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A Educação Financeira está aos poucos se inserindo na cultura dos brasileiros e o Sicoob Cred Executivo, maior cooperativa de crédito de servidores públicos do estado da Bahia, vem realizando um trabalho educativo nas secretarias do estado desde o ano passado, a fim de apresentar às pessoas, possibilidades de investimento da renda e controle dos gastos domésticos.
George Wander, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, apresentou aos participantes, no último dia 19/10, um levantamento dos principais produtos financeiros do mercado, abordando temas como finanças pessoais e endividamento das famílias. O palestrante também apontou saídas dentro da perspectiva do cooperativismo de crédito para tomada de decisão referente à compra de uma casa ou carro, pagar um curso, iniciar um negócio próprio ou fazer um plano de aposentadoria.
De acordo com Alexandre Pataro, Diretor Operacional do Sicoob Cred Executivo, um dos princípios da cooperativa é promover a saúde financeira dos atuais e futuros cooperados e para isso eles encontraram nas palestras, a saída para o incentivo do bom uso do dinheiro.
A Educação Financeira é a base para o planejamento financeiro que auxilia a fazer escolhas inteligentes com o dinheiro que se ganha, evitando dívidas, controlando melhor o orçamento doméstico e o consumo compulsivo. Mary Jane Bispo, servidora da Secretaria da Educação, confessa que falta disciplina no controle dos seus gastos, e em alguns momentos da sua vida já ficou sem pagar contas, por falta de planejamento financeiro. “O conteúdo da palestra me orientou bastante e agora acredito que vou conseguir administrar melhor a minha renda”, completa Mary.
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Durante sete dias, uma comitiva da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia – Cooperfarms participou de uma visita a Farm Progress Show, maior feira agrícola do mundo, realizada nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Decatur, estado de Illinois. A comitiva contou com a participação do representante do Ramo Agropecuário do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB, Carlos Meurer e dos seguintes cooperados: Airton Gorgen, Bruno Gorgen, Marcos Grieguer, Odir Pradella, Marcelo Vicenzi e Claudio Cardoso.
Os participantes percorreram mais de 2.200 km dentro do Estado, partindo de Chicago, visitando cidades que vivem do agronegócio, empresas ligadas ao setor agrícola, propriedades rurais, e principalmente à Farm Progress Show, onde foram realizadas demonstrações de campo, exposição de máquinas e apresentação das novidades da agricultura. Para Carlos Meurer, a comitiva ficou extremamente satisfeita com a participação na feira, tendo a possibilidade de conhecer toda a cadeira produtiva do agronegócio nos EUA, mostrando a importância do cooperativismo na vida cotidiana dos agricultores americanos. “Pudemos presenciar uma realidade parecida com a nossa agricultura no Brasil, guardando as proporções de áreas e tecnologias utilizadas. O Brasil, em muitos aspectos tecnológicos, está à frente dos americanos, visto que o grau de dificuldade de produzirmos aqui no país é muito maior do que nos EUA”, analisou Meurer.
O representante do Ramo Agropecuário ainda afirma que a OCEB, incentivando este intercâmbio, reafirma seu papel de distribuir conhecimento entre suas cooperativas, fortificando o sistema cooperativista. “O cooperativismo é o único caminho para o produtor se tornar relevante perante aos grandes grupos internacionais fornecedores de insumos, processadores e distribuidores das riquezas produzidas pelo agricultor”, concluiu.
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Produzido pela Cooperativa Agrícola Gandu (Coopag), o I Simpósio da Cacauicultura Baiana, realizado nos idas 12 e 13 de agosto de 2015, reuniu profissionais do segmento cacaueiro de todo o Estado para difundir o conhecimento técnico acessível ao produtor de cacau. Este encontro destina-se aos produtores rurais, técnicos, pesquisadores, representantes de entidades públicas e privadas, vinculadas à cadeira produtiva do cacau no Estado da Bahia, especialmente em Gandu e região. Durante o simpósio, cerca de 800 participantes realizaram visitas de campo em propriedades rurais que estão adotando boas práticas agrícolas na produção cacaueira e participaram de um ciclo de palestras técnicas com profissionais do segmento cacaueiro, dentre elas a do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas da Bahia – OCEB, Cergio Tecchio.
Dentre os assuntos abordados durante o simpósio, Cergio Tecchio apresentou uma palestra sobre “Governança e gestão”, abordando o cooperativismo como forma de organização e gestão para os produtores, seus princípios e valores e modelo de organização que inclui os produtores com igualdade e melhoria da renda. “Os produtores de cacau podem obter uma maior rentabilidade da produção com a melhoria da produtividade e gestão de seus negócios. É importante mostrar que o cooperativismo é uma forma viável e justa para que os produtores de cacau, e outras culturas, se unam e obtenham maior renda e melhoria na qualidade de vida”, concluiu Tecchio.
De acordo com Ana Paula Souza Silva, presidente da Coopag, a proposta do Simpósio foi abranger todo tipo de publico com diversidade de temas, agregando num só lugar produtores de diversas regiões que trocam experiências. Desta forma, espera-se aumentar a produtividade da lavoura cacaueira, melhorando a qualidade da produção e incremento da rentabilidade do agricultor, contribuindo ara um desenvolvimento rural sustentável da cacaicultura. “Um evento desse porte também fortalece nossa instituição, mostrando que cooperativismo na Bahia e em Gandu, pode dar certo. A participação de Cergio Techio nos representou todas as cooperativas, muito maior que Coopag, incentivando o surgimento de novas cooperativas, fortalecendo as existentes e orientando as que estão caminhando sem o devido registro”, ressalta a presidente.
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Para elevar a capacidade de abate de aves e suínos e também a armazenagem de grãos, a Coopavel, cooperativa agroindustrial com sede em Cascavel (PR), investirá R$ 290 milhões até 2016. No segmento de proteína animal, um dos objetivos é aumentar a disponibilidade de produtos para o exterior. "O percentual [de embarques] tem nos ajudado a suportar bem esse período de queda do poder aquisitivo da população no mercado interno", afirma Dilvo Grolli, presidente da Coopavel.Carro-chefe da cooperativa, a avicultura já tem hoje 50% do total destinado ao mercado externo, sobretudo para Ásia e Europa.
O preço do frango no exterior registrou baixa de 12% do fim de 2014 até agora, mas a retração foi compensada pela valorização do dólar no período, segundo o executivo. Na produção de suínos, a cooperativa vai ampliar o abate com a expectativa de que o Paraná receba, até 2017, o status de área livre de febre aftosa sem vacinação. "Vai significar uma abertura muito grande nos mercados internacionais, como já ocorre com Santa Catarina. Queremos estar preparados para esse momento", diz.
O grupo também elevará em 25% a capacidade de estocagem de grãos (soja, milho e trigo) e insumos. "Embora não haja novas fronteiras para plantio de soja no Estado, é crescente a produtividade por hectare." Até 20% dos investimentos serão feitos com recursos próprios. O restante será financiado por BNDES, Caixa, Banco do Brasil e BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).
Fonte: Folha de S. Paulo
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Uma das mais conceituadas agências de avaliação de riscos do mundo, a Fitch Ratings publicou na última sexta feira (12) um relatório que eleva a nota do Bancoob para o patamar “AA-”, quarto melhor na escala básica de dez níveis, dentre as instituições classificadas como “grau de investimento” (pagadores confiáveis). A agência atribuiu essa nota após avaliar o balanço do Sistema Sicoob (maior rede de cooperativas de crédito do Brasil), do qual o Bancoob é parte integrante. De acordo com nota oficial da Fitch, “os ratings do Bancoob se beneficiam do fato de o banco fazer parte do Sistema Sicoob, o maior sistema cooperativo do pais por ativos, patrimônio líquido e depósitos, com grande base de clientes e distribuição. As classificações refletem a alta escala de negócios, a forte geração de receitas e o elevado volume de depósitos. Os ratings também incorporam a boa lucratividade, a alta liquidez, a baixa alavancagem e os fortes controles de riscos, assim como a adequada qualidade de ativos”.
Na Bahia, o Sistema Sicoob tem onze cooperativas de crédito, sendo que o Sicoob Cred Executivo, cooperativa de crédito dos funcionários públicos estaduais com dezesseis anos de existência, se destaca pela solidez e excelente desempenho financeiro: em 2014, conquistou crescimento em seu patrimônio líquido (25%), operações de crédito (25,16%), depósitos (18,74) e capital social (13,33%). Além disso, ofereceu aos seus cooperados uma remuneração sobre o capital da ordem de 10,85%, taxa muito superior à inflação (6,41%), à poupança (7,02%) e até mesmo dos CDB´s (em média, 9,9%). No Brasil, o Sistema Sicoob possui cerca de 2,9 milhões de associados, 15 cooperativas centrais, 505 cooperativas singulares e 2.276 pontos de atendimentos.
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A Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms) inaugurou na última sexta-feira, 05 de junho, na presença de cooperados, colaboradores e parceiros, a nova sede e filial da empresa. A nova estrutura física (antiga Agrale Missioneira) centralizará os serviços administrativos, comerciais e principalmente de armazenagem de defensivos agrícolas.
Para o presidente da Cooperfarms, Luiz Antônio Pradella, a nova sede representa um novo ciclo na história da cooperativa que chega para fortalecer os laços entre os cooperados, colaboradores, parceiros e comunidade. “Esse momento de inauguração da nova sede da Cooperativa é um marco histórico e motivo de muito orgulho, mas principalmente de reflexão. Chegou o momento de buscarmos, juntos, novas alternativas para a sustentabilidade e a viabilidade da produção agrícola”, afirmou.
Segundo ele, a alternativa está na verticalização da cadeia produtiva, principalmente, do milho. “Nossa região necessita de rotação de culturas para viabilizar o sistema de plantio direto [SPD], atividade esta de fundamental importância para nos manter no mercado como produtores e também para o planeta, através do sequestro de carbono com a formação de biomassa para o SPD”, destacou.
A nova estrutura física da Cooperfarms contempla uma área de 2.2 hectares, distribuídos em dois armazéns, escritório e área de lazer. “Saímos de uma estrutura enxuta de aproximadamente 340m2 somente de escritório para uma ampla e completa infraestrutura. Na área de armazenagem de defensivos agrícolas estaremos dispondo de um armazém de 2.000m2 que pode ser verticalizado e chegar a 6.000m² e outro de 700m2 para micronutrientes e outros produtos. Além disso, contaremos com uma ampla estrutura administrativa com espaços para treinamentos e também de lazer, que possibilitará a promoção de uma série de atividades, tanto na área de capacitação de nossos cooperados e colaboradores, bem como, na recreação envolvendo toda a família Cooperfarms”, pontuou Pradella.
HOMENAGEM
Para agradecer a participação ativa das cooperadas – fundamentais no crescimento da Cooperativa e principalmente no desenvolvimento da região oeste da Bahia, a Cooperfarms prestou homenagem à cooperada pioneira, Zirlene Zuttion, em reconhecimento ao trabalho dedicado à região e ao cooperativismo.
Natural de Piracanjuba- GO, Zirlene chegou à região na metade da década de 80, a convite do Ministério da Agricultura, no trabalho de restruturações de projetos de irrigação financiados pelo Banco Nacional de Crédito Cooperativo (BNCC), onde criou raízes e atua incansavelmente pelo desenvolvimento da região. A homenagem também foi estendida às demais cooperadas e mulheres presentes no ato de inauguração.
GALERIA DE EX-PRESIDENTES
Após o descerramento da fita inaugural e a benção ecumênica, com a presença do Padre Wilson Melo Barbosa Monteiro da Paróquia Santa Rita de Cássia do Jardim das Acácias e do Pastor Josias Machado Faria da Igreja Adventista do Sétimo Dia, os convidados acompanharam o descerramento da galeria de ex-presidentes: Wilsemar José Dorneles Elger (Gestão 2008/ 2009 e Gestão 2010/2011) e Odacil Ranzi (Gestão 2012/2013).
COOPERFARMS
Fundada em 18 de agosto de 2008, a Cooperfarms é uma cooperativa agrícola que busca através do sistema cooperativista, desenvolver negócios com base em ações originais, criativas, éticas e justas, focados em resultados sustentáveis e duradouros de alta qualidade, defendendo os interesses de seus associados e desenvolvendo a região. Atualmente, conta com mais de 240 produtores rurais associados, presentes nos estados da Bahia, Goiás, Tocantins e Piauí.
Fonte: Imprensa Cooperfarms
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As turmas do Curso de Formação de Conselheiros de Cooperativas de Crédito, o Formacred, iniciadas em março, concluíram a primeira etapa do curso, o módulo geral, e já estão se preparando para o módulo específico. As aulas nesta etapa serão realizadas nos meses de junho e julho e as turmas serão divididas em: turma do conselho administrativo e turma do conselho fiscal.
O Formacred tem por objetivo contribuir para o aprimoramento da governança corporativa nas Cooperativas de crédito, bem como para o processo de desenvolvimento, profissionalização e aumento da competitividade desses empreendimentos frente ao sistema financeiro nacional. O curso é exclusivo para conselheiros fiscais e administrativos das cooperativas do Ramo Crédito. A carga horária total do curso é de 192 horas, divididas em 2 módulos, geral e especifico, abrangendo os temas: abordagem comportamental, abordagem legal e abordagem organizacional.
Durante o primeiro módulo, os participantes, através das aulas com Adriano Oliveira, advogado do Sicoob Central BA especializado em Direito Empresarial, participaram de discussões sobre “A cooperação e o cooperativismo”, “As bases legais do cooperativismo” e “Os órgãos sociais à luz do estatuto e regimentos internos”, desenvolvendo e formulando conceitos e fundamentos legais para uma melhor gestão do crédito cooperativo. O módulo também contou com a participação do instrutor o Diretor Operacional do Sicoob Central BA, Josemir Soares que se aprofundou mais em temas como “Modelo de governança”, “Cooperativa de crédito eficaz”, “Auditorias” e “Situação econômica e financeira”; e da pedagoga, Claudia Moira, que desenvolveu o módulo comportamental do Formacred.
Alcione Santos, do Sicoob Sertão, buscou o curso a fim de aprofundar seus conhecimentos na área e poder levar seu aprendizado para a cooperativa, reconhecendo as responsabilidades, direitos e deveres da área em que atua. “O primeiro módulo foi batente produtivo onde, além do conteúdo, pudemos trocar conhecimento e experiência com toda a equipe. Espero melhorar cada vez mais a nossa cooperativa, obtendo um maior desempenho no trabalho e fortalecendo os nossos princípios”, concluiu Alcione. O segundo módulo contará com as aulas dos instrutores Adriano Oliveira, Osvaldo Ribeiro e Marcelo Cardoso, que abordarão temas específicos tanto para o conselho de administração quanto para o conselho fiscal.
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Com o objetivo de promover a adoção de boas práticas de governança e gestão nas cooperativas, o Sistema OCEB realizou nos dias 14 e 15 de maio, o curso de formação de conselheiros fiscais para cooperativa de todos os ramos, exceto crédito e saúde. O curso foi realizado em Salvador/BA, contando com a participação de 32 cooperados de diversos ramos, contabilizando representantes de 8 cooperativas, entre elas COOPMAP, COOMAP, COOPERCIA, COOPALM, Elinq, Digitaxi, Expresso Linha Branca e Colivre.
O evento foi aberto pelo presidente da OCEB, Cergio Tecchio, que destacou a importância dos conselheiros fiscais trabalharem de forma organizada e profissional, preservando os interesses da cooperativa e de seus cooperados, buscando de forma harmônica entre os membros e com os outros órgãos de governança da cooperativa, assim com a importância da capacitação dos conselheiros para o correto exercício do mandato. “O curso é fundamental para capacitar os conselheiros eleitos dando conhecimento para o exercício da função definida pelo estatuto da cooperativa de fiscalizar assídua e minunciosamente os atos da gestão na cooperativa”, completa o presidente.
O curso foi ministrado pelo palestrante Leoney Miranda, graduado em Gestão de Cooperativas e especializa em Gestão Estratégia de Pessoas, consultor e palestrante nas áreas motivacional, cooperativismo, associativismo, liderança, gestão de pessoas, planejamento estratégico e empreendedorismo. Para Rogério Ferreira, conselheiro da Cooperativa de Tecnologia Livre – COLIVRE, o curso acrescentou bastante em seu trabalho na cooperativa, trazendo conceitos, debates e relatos de atividades. “Os temas abordados sempre buscavam trazer a ideia do todo e isso é importante para o ato cooperativo e para as cooperativas. Entendo que para ser do conselho fiscal o cooperado deveria passar por este tipo de capacitação, desta forma ele saberia qual seu responsabilidade perante o coletivo”, concluiu Rogério.
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Na terça-feira, 12 de maio, a ABRASEL - Ba (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do estado da Bahia) junto a SUAF (Superintendência de Agricultura Familiar) promoveram uma degustação e rodada de negócios entre os bares e restaurantes de Salvador com diversas cooperativas da agricultura familiar. Entre elas a COOAP e a Ser do Sertão.
Na oportunidade, o presidente da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (COOAP), Gerinelson Lima, junto a presidenta da cooperativa Ser do Sertão, Nereide Segala, apresentaram os produtos das respectivas instituições, como o carneiro, carro chefe da COOAP e o suco de polpas de frutas da Ser do Sertão.
A atividade contou com a participação de donos de bares e restaurantes da cidade, além de chefes de cozinha que degustaram produtos de outras cooperativas do estado da Bahia, como queijo de cabra, iogurte, doces e a cerveja de umbu.
Todos também puderam apresentar seus produtos, informando onde são e como são produzidos e embalados, tendo um espaço para tirar dúvidas dos potenciais clientes e dialogar sobre as políticas de preços e logística, pensando na demanda especifica dos estabelecimentos.
“Queremos aproximar esses dois universos que têm tudo a ver, aproximando os processos do campo a mesa, trazendo os benefícios dos produtos da agricultura familiar para o universo dos bares e restaurantes.” Afirmou Luiz Henrique, Presidente executivo da Abrasel – Ba.
A atividade também contou com a participação de consultores do SEBRAE que compartilharam a ideia da criação de uma central de negócios para potencialização das cooperativas com o objetivo de fortalecer os elos das cadeias produtivas de comercialização e consumo, pensando em comprar e vender bem, além da capacitação e organização das mesmas para competir com as grandes empresas através de uma aproximação comercial.
(Fonte: Adapta Sertão)
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Sucesso! Esta é a palavra que define o Curso Preparatório para Certificação ANBIMA, realizado através da parceria entre o Sescoop/BA e o Sicoob/BA, nos dias 4, 5 e 6 de maio, em Salvador, onde concluiu sua primeira turma. Estiveram presentes no evento profissionais que atuam nas cooperativas de crédito do SICOOB Sistema BA, que lidam no dia a dia com mercado financeiro, mercado de capitais e produtos de investimentos, onde foram preparados para a realização do exame de certificação CPA-10.
O curso foi ministrado nos três dias pelo instrutor Sérgio Scorbaiolli, através de uma didática diferenciada, com dinâmicas e mapa mental sobre o sistema financeiro, conseguindo uma grande participação e interação da turma. Para Magna Gomes Santos, do SICOOB Litoral Sul, o curso forneceu uma base sólida para a realização da prova de certificação do CPA 10. “O curso enquadra-se perfeitamente com a necessidade de preparação para a execução do exame da ANBIMA. O treinamento ampliou bastante os meus conhecimentos a respeito do mercado financeiro, o que facilita na condução dos trabalhos junto a área financeira”, expos Magna.
Além da turma concluinte, o Sescoop/BA e o SICOOB/BA abrirão mais uma turma para o mês de agosto, nos dias 5, 6 e 7. As aulas ocorrerão também em Salvador, contando novamente com a participação do instrutor Sérgio Scorbaiolli.
A Certificação Profissional ANBIMA Série 10, ou simplesmente CPA-10, é uma certificação profissional oferecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – AMBIMA, sendo a principal certificadora de profissionais do mercado financeiro brasileiro. O CPA-10 destina-se a atestar que profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor em instituições financeiras, bem como de atendimento ao público investidor em centrais de atendimento, tenham conhecimento do mercado, mercado este que o sistema de cooperativa de crédito participa.
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Com o objetivo de fortalecer a capacitação técnica dos profissionais do mercado financeiro, o SESCOOP/BA e o SICOOB/BA promovem o Curso Preparatório para Certificação AMBIMA – CPA10, que acontecerá em Salvador/BA, nos dias 04, 05 e 06 de maio.
O curso será feito com duas turmas, a primeira no período de 04 a 06 de maio, a segunda entre 05 e 07 de agosto, no horário de 8h às 18h. O público alvo do curso são profissionais que atuam nas cooperativas de crédito do SICOOB Sistema BA, que lidam no dia a dia com mercado financeiro, mercado de capitais e produtos de investimentos, preparando-os assim para a realização do exame de certificação CPA-10.
As aulas serão ministradas pelo instrutor Sérgio Antonio Scorbaioli, graduado em Ciências Econômicas pela PUC de São Paulo e pós graduado em Administração Financeira pela FECAP, com curso de Gestão de Pessoas pela Wisnet Consulting. Com 36 anos de experiência, Sérgio passou por renomadas empresas, como Banco Unibanco, Citibank e Banco General Motors, fornecendo consultoria e treinamento para importantes instituições da área financeira, entre elas Itaú Unibanco, HSBC, Banco Votorantim e Santander. Sérgio também apresenta experiência na área acadêmica, ministrando módulos e palestras em universidades sobre Mercado Financeiro e Valores Mobiliários.
O curso será realizado no America Towers Hotel, Rua Frederico Simões, n° 120, Caminho das árvores, Salvador/BA. As inscrições podem ser feitas diretamente no SICOOB Central Bahia.
Para mais informações e inscrições falar com, Neila Cunha:
E-mail:
Tel: (71) 3340-7107
Notícias negócios
O cooperativismo de crédito é um instrumento de inclusão financeira, propulsor do desenvolvimento regional sustentável. Ao oferecer produtos e serviços financeiros aos associados e suas comunidades, as cooperativas de crédito promovem a inclusão de famílias e pequenas empresas no sistema financeiro, permitindo a circulação dos recursos e do crédito na região, fazendo com que a economia se auto alimente de forma local.
Os recursos geridos regionalmente geram sobras que, ao final de cada exercício social, são distribuídas aos cooperados na proporção direta de sua participação econômica na cooperativa, por meio de decisão assemblear dos cooperados. Durante a assembleia, também são analisados e aprovados pelos associados o balanço contábil, bem como o relatório de gestão das cooperativas.
No exercício de 2014 as 35 cooperativas financeiras na Bahia enceraram o ano com um ativo total de R$ 912 milhões de reais representando um aumento de 23% em relação a 2013. Quando falamos em captação de depósitos o saldo foi de R$ 496 milhões, com incremento de 28% em relação ao exercício anterior. Em se falando crédito, o montante registrado nos balanços foi de R$ 497 milhões com incremento de 18% em relação ao ano anterior.
Confira a evolução dos números do ramo de crédito no gráfico abaixo:
Todo esse volume reflete o atendimento a milhares de cooperados com operações de pequenos valores, tanto para pessoa física quanto micro e pequenas empresas. Um dos grandes benefícios de uma cooperativa financeira é que além de atender as necessidades financeiras, de poupança, crédito e serviços, devolvem as sobras aos seus participantes, os quais são os donos das cooperativas.
Na Bahia as cooperativas financeiras possuem mais de 150 mil associados pessoa física e um número crescente de associados pessoa jurídica. Somente as cooperativas com a marca SICOOB têm mais de 11 mil micro e pequenas empresas associadas e das mais de 90 mil pessoas físicas 45% são mulheres, mostrando a grande participação das mesmas no cooperativismo de crédito.