26 lideranças de cooperativas da região do Polígono das Secas estiveram presentes nesta sexta-feira (29) no Lidercoop, evento realizado pelo Sistema OCEB com o intuito de oportunizar e intensificar o diálogo com as cooperativas de todo o estado, na discussão e formulação de políticas e estratégias de desenvolvimento do cooperativismo. Estavam representados os ramos agropecuário, trabalho, educação, consumo e mineração.Foi um dia intenso e gratificante, como bem disse Alaerte Arônia líder da Cooperil e da OCEB.
Profissionalização e modernização da gestão das cooperativas foram assuntos importantes da palestra de Ranúsio Cunha sobre governança e mobilizaram grande parte dos presentes ao Lidercoop. Para Marinaldo Dourado, liderança da Coopirecê e da Credirural, esse foi um dos pontos altos do evento. Segundo ele, que está liderando a implantação de um novo modelo de gestão em sua cooperativa, “o evento foi muito importante para fortalecer as cooperativas, enfrentando o imediatismo e as dificuldades de gestão, especialmente no nosso território”.
O Lidercoop também atraiu a atenção de cooperativas ainda não registradas na OCEB e de projetos de criação de cooperativas que estão em andamento. Para Márcio Argolo, representante de um movimento de criadores de caprinos e ovinos da região de Senhor do Bonfim, que vem se organizando há alguns anos, foi positivo comparecer ao Lidercoop: “não conhecíamos como funciona o sistema cooperativista nem sabíamos que poderíamos contar com esse apoio da OCEB, no processo de criação da Ovinocoop”. Segundo ele, esse apoio será muito importante para que o projeto de criação tenha sucesso.
O Sicoob Extremo Sul inaugurou no dia 25 de julho o seu oitavo ponto de atendimento, localizado na cidade de Teixeira de Freitas, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 5.263, no bairro Redenção. A cerimônia contou com dezenas de convidados entre cooperados, colaboradores, clientes, autoridades da região, além da presença do presidente do Sicoob Central BA, Ivo Azevedo de Brito.
A nova agência foi inaugurada e projetada com objetivo de oferecer todo o conforto aos cooperados e clientes, fornecendo uma nova opção de atendimento financeiro, visto que não havia nenhuma instituição financeira instalada naquela área. O Sicoob Extremo Sul tem 18 anos de história na região, dispondo hoje de uma ampla rede de atendimento, possuindo pontos de atendimento em Teixeira de Freitas (três ao total), Itabatã, Mucuri, Nova Viçosa, Itanhém, Vereda e Brumado.
Para o diretor geral do Sicoob Norte Sul, José de Castro Dias, a cooperativa é uma das mais sólidas do Sistema, e sua expansão mostra o crescimento do cooperativismo de crédito no estado. “Nossa cooperativa sempre apresentou grandes números, tendo uma gestão sempre comprometida com os resultados, com o seu capital humano e com sua área de atuação”, pontuou o diretor geral.
A agência conta com uma equipe preparada para prestar toda assessoria à população que terá acesso aos produtos e serviços do Sicoob como: conta corrente para pessoa física e jurídica, diversas linhas de crédito, cartões, investimentos, previdência privada, seguros, consórcios, entre outros.
Com o objetivo de fortalecer a capacitação técnica dos profissionais que atuam nas cooperativas de crédito da Bahia, o Sescoop/BA em parceria com a OCEB, esta oferecendo em 2016, cinco turmas para o Curso Preparatório para a Certificação ANBIMA CPA – 10. O curso foi iniciado em abril com a turma de Salvador, seguindo nos meses seguintes em Valente, Pintadas e Teixeira de Freitas. A última turma será a de Vitória da Conquista, cujas aulas acontecerão nos dias 10, 11 e 12 de agosto.
Cada turma reúne 20 profissionais das cooperativas de crédito, preparando-os para a realização do exame de certificação CPA – 10, fortalecendo a capacitação técnica dos profissionais que lidam no dia a dia com mercado financeiro cooperativo, mercado de capitais e produtos de investimento. O curso tem duração de 24 horas, sendo realizado das 09 às 18 horas, durante três dias.
A analista de gestão de pessoas da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Sertão Baiano - Sicoob Sertão, Sara Vilas Boas, foi uma das alunas do curso em 2016, e afirma que o treinamento foi essencial para a sua aprovação no exame. “Após o curso, realizei o exame e fui aprovada. Hoje me sinto mais segura em meu trabalho e com mais conhecimento para pôr em prática”, afirma Sara.
A frente do treinamento está o economista Sergio Scorbaioli, que observou o crescente aumento no interesse das cooperativas de crédito em preparar seus funcionários, sendo este curso oferecido pelo Sescoop/BA, de fundamental importância para esta capacitação. “A certificação ANBIMA CPA-10 é importante para que o colaborador seja reconhecido e aprovado no mercado de trabalho, ajudando-o a se preparar melhor para atender aos cooperados, além de atualiza-lo sobre a atual configuração das cooperativas, que certamente oferecerão novas opções de investimentos num futuro próximo”, pontua Scorbaiolli.
CPA – 10
A Certificação Profissional ANBIMA Série 10, ou simplesmente CPA-10, é uma certificação profissional oferecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – ANBIMA, que prepara os colaboradores de instituições financeiras e de cooperativas de crédito para atender os associados de maneira técnica e capacitada.
Cerca de 32 presidentes e demais dirigentes de cooperativas do Oeste da Bahia participaram nesta sexta-feira do Lidercoop, em Luís Eduardo Magalhães, a 963 km de Salvador. O evento discutiu governança cooperativa, formação de capital e ações do sistema OCEB na execução das estratégias do cooperativismo baiano, dentre outros temas relevantes.
Além da intensa troca de experiências entre lideranças, cooperativas e ramos distintos, o Lidercoop promove a integração do sistema cooperativista e seu engajamento no desenvolvimento regional e sustentável, de acordo com vários dirigentes presentes ao evento, como Rodrigo Gonçalves, gestor do Sicredi. Segundo ele, “um evento como esse ajuda a fomentar negócios, parcerias e a própria região”.
Para Ataídes Nunes, presidente da cooperativa Unibahia, também foi positivo participar do Lidercoop: “é muito gratificante para a nossa região e para nossa cooperativa participar, dentre outras coisas, para fortalecer o relacionamento com as demais cooperativas e para saber o que está acontecendo em todo o estado”. Sobre o trabalho desenvolvido pelo sistema cooperativista na Bahia, ele afirma: “a OCEB tem uma participação muito importante na vida de todos nós e isso melhora a cada ano, na Bahia e no Brasil”.
Além de Luís Eduardo Magalhães, os encontros serão realizados em outras 5 cidades do estado: Salvador (22.07), Irecê (29.07), Vitória da Conquista (05.08), Itabuna (12.08) e Feira de Santana (19.08).
Buscando compreender as realidades regionais das cooperativas da Bahia, o Sistema Oceb abre as inscrições para o Lidercoop: Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Líderes do Cooperativismo Baiano. O evento tem como objetivo propiciar a participação dos presentes na execução das estratégias do cooperativismo baiano e integrar o sistema cooperativista para o desenvolvimento regional e sustentável.
Os Encontros serão realizados em 6 cidades do estado: Luís Eduardo Magalhães (15.07), Salvador (22.07), Irecê (29.07), Vitória da Conquista (05.08), Itabuna (12.08) e Feira de Santana (19.08).
Este ano, o evento terá como tema “Boas práticas de Governança Cooperativa e capitalização como pilares da sustentabilidade das cooperativas”, objetivando debater como as lideranças cooperativistas estão gerindo seus negócios, além de discutir como a adoção das boas práticas de governança e capitalização são fundamentais para o sucesso e a perenidade das cooperativas, seja qual for seu ramo de atuação e tamanho da cooperativa, principalmente no que se refere a segurança e ao retorno aos cooperados.
De acordo com o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a novidade este ano é a ampliação da participação das lideranças cooperativistas pois, além dos presidentes, poderão participar os dirigentes, líderes, gestores e conselheiros, que também estão sendo incentivados a contribuírem com o encontro. “O Lidercoop é uma das principais ferramentas para o planejamento de estratégias e ações do Sistema OCEB dirigidas para o crescimento e desenvolvimento das cooperativas baianas. A expectativa é de proporcionar uma interação entre os participantes e compartilhar experiência dentro do tema abordado”, afirma Tecchio.
Confira abaixo a programação do evento:
08:00 – Recepção dos participantes.
09:00 – Abertura – Cergio Tecchio, Presidente da OCEB.
09:15 – Apresentação e debates com o tema: Boas práticas de Governança e Gestão nas cooperativas – Ranúsio Cunha, diretor geral do Sicoob Coopere.
10:30 – Apresentação e debates com o tema: Formação patrimonial e capitalização como sustentabilidade da cooperativa – Cergio Tecchio.
12:00 – Apresentação dos trabalhos do Sistema Cooperativo na Bahia após os encontros de 2015, e apresentação de proposta de melhorias do cooperativismo na região e no estado para os próximos anos – Cergio Tecchio.
13:30 – Avaliação e encerramento.
14:00 – Almoço.
As inscrições se encerrarão cinco dias antes da data de realização de cada encontro ou com o preenchimento das vagas disponibilizadas, conforme segue:
Luís Eduardo Magalhães (30 vagas)
Salvador (70 vagas)
Irecê (50 vagas)
Vitória da Conquista (50 vagas)
Itabuna (40 vagas)
Feira de Santana (60 vagas)
Experiências de gestão e liderança das cooperativas de Minas Gerais e Bahia serão compartilhadas ao longo desta semana no Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos do Sistema OCB. Uma delegação composta por 20 superintendentes das Unidades Estaduais, acompanhada pelo Superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, iniciou, nesta segunda-feira (30/5), o intercâmbio que permitirá conhecer os projetos e iniciativas empreendidas em território mineiro e baiano.
A abertura do roteiro ocorreu na sede do Sistema Ocemg, com a presença do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, e de seu vice-presidente, Luiz Gonzaga Viana Lage. Na ocasião, o superintendente do Sistema, Alexandre Gatti Lages, apresentou um panorama sobre o cooperativismo mineiro e sobre os projetos executados pelo Sistema Ocemg. Em seguida, o grupo visitou o Sicoob Credicom – maior cooperativa de crédito da área de saúde do Brasil – e a Unimed/BH, vencedora do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão na categoria ouro.
De acordo com Scucato, as cooperativas foram indicadas por adotarem modelos de gestão e liderança eficientes. “A soma da gestão e da liderança faz um verdadeiro dirigente. Isso só pode ser alcançado por meio da capacitação. As organizações escolhidas representam tudo isso e são vitoriosas”, explicou.
Nesta terça-feira (31/5), as atividades do intercâmbio serão realizadas em Guaxupé, no Sul de Minas, com visitas técnicas à Cooperativa dos Profissionais de Educação em Guaxupé (Coopeg) – referência no Ramo Educacional, e à Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), líder na exportação do café produzido no Brasil e vencedora do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão em 2013.
O objetivo do Programa de Desenvolvimento de Líderes e Executivos, de acordo com o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, é permitir o intercâmbio das boas práticas do cooperativismo, descobrindo, assim, experiências que possam ser replicadas localmente. “Este é um processo de capacitação muito interessante porque, como disse o presidente Ronaldo Scucato em sua apresentação, estes são os timoneiros. Juntamente com os presidentes das Unidades Estaduais, eles dão os rumos da gestão em suas regionais e, consequentemente, no Brasil, representado pelo Sistema OCB, Sescoop e CNCoop”, enfatizou.
A etapa realizada ao longo desta semana complementa a fase inicial do projeto, que contemplou uma visita técnica a cooperativas instaladas na Alemanha e na Itália, em julho de 2015. As visitas nas cooperativas mineiras terminam no dia 31 de maio. Em seguida, a comitiva partirá para a Bahia, onde ficam até o dia 3 de junho.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira – 31/5
- Reunião com representantes das cooperativas Coopeg e Cooxupé, seguida de visita técnica às instalações e unidades.
Quarta-feira – 1º/6
- Reunião com representantes Unimed Previdência. Logo depois, o grupo se desloca para Barreiras, na Bahia, onde tem reunião com a Cooperativa de Produtores Rurais da Bahia (COOPERFARMS), seguida de visita técnica às suas instalações.
Quinta-feira – 2/6
- Reunião com representantes da Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia (Cooproeste) e da Sociedade Cooperativa Unibahia, seguida de visita técnica às instalações e unidades.
Sexta-feira – 3/6
No último dia do Programa, os executivos terão reuniões com representantes do Sistema OCEB, e das cooperativas do Ramo Transporte Comtas e Coometas.
Fonte: OCB
Considerado da mais alta importância para a melhoria da qualidade da gestão nas cooperativas, o GESCOOP, Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas, surgiu da necessidade de formar e capacitar quadros gerenciais e lideranças nas cooperativas. O Programa teve início em 2015 e, durante 10 meses de aula, os gestores participantes foram convidados a discutir e debater sobre temas voltados à gestão cooperativista, proporcionando conhecimentos sobre a gestão empresarial com foco em cooperativas. Todas as quatro turmas já encerraram o curso: Salvador, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães e Teixeira de Freitas, totalizando 67 concluintes.
O GESCOOP objetivou ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional. Desta forma, os profissionais participantes trabalharão suas habilidades, atitudes e comportamentos, de forma estratégica, técnica e humana, necessárias e desejáveis à condução competente na gestão das cooperativas em que os participantes estão inseridos.
Cláudia Ferraz, diretora de RH da Coopersuba, trabalha com cooperativismo a mais de 20 anos e sinaliza que o principal motivo dela ter se inscrito no curso, foi pelo foco aprendizado e capacitação técnica voltada para o mercado cooperativismo. “O mercado atual precisa de profissionais qualificados e aperfeiçoados. O GESCOOP cumpre em sua totalidade sua função de aprendizagem e qualificação destes profissionais, haja vista que o Cooperativismo é uma área crescente na Bahia e necessita de profissionais cada vez mais capacitados”, afirma a diretora.
O GESCOOP apresentou carga horária total de 160h, divididas em 10 módulos, com aulas ministradas de forma intensiva, em dois dias por mês. Para Verônica Oliveira, orientadora educacional e presidente do conselho fiscal da Cooperativa Educacional de Eunápolis – Cooeduc, o programa veio para formar, qualificar e capacitar os profissionais do cooperativismo baiano, possibilitando aos participantes ampliarem sua visão no que se refere a sustentabilidade e longevidade de suas cooperativas.
O sucesso do GESCOOP também se deve a qualidade dos professores contratados para ministrar os módulos. Rodrigo Guimarães, administrador especialista em gestão de negócios e gestão empresarial, que ministrou o módulo de Gestão Financeira, avalia que o programa tem um papel fundamental na melhoria de gestão das cooperativas, porque além de disseminar conceitos novos nas diversas áreas de conhecimento (recursos humanos, finanças, marketing, governança corporativa, dentre outras), promove a troca de experiências vividas pelos gestores, bem como o intercâmbio entre os alunos extra-curso.
Marineuza Barbosa, especialista em Finanças Corporativas, consultora financeira e membro do conselho de administração da Cooperativa de Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA, ministrou o módulo do GESCOOP sobre Contabilidade Gerencial e disse acreditar que a formação dos profissionais do sistema cooperativista, através do programa, propícia uma gestão pautada em métodos e melhoria contínua dos seus resultados. “O curso trata de forma clara e direta os principais vetores do negócio que o conduz a uma administração com foco em resultados. As turmas de modo geral foram participativas e bastante interessadas na compreensão dos conteúdos abordados”, conclui Barbosa.
Com objetivo de apresentar informações sobre gestão e educação financeira, instruindo e estimulando os cooperados e representantes da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Ceplac – COOPEC, a utilizarem melhor os seus recursos financeiros, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA realizará no dia 21 de março, uma palestra motivacional sobre educação financeira.
A palestra será realizada das 10h às 11h30, na sede da cooperativa durante o XVIII Encontro de Representantes da COOPEC, por Eliane Metzner, facilitadora de cursos nas áreas de educação financeira, vendas carreira e empreendedorismo, com 21 anos de experiência no mercado financeiro. O evento será fechado apenas para a cooperativa e não precisa realizar inscrições.
O Sescoop/BA é uma entidade de formação cooperativista e promoção social, que oferece ensino profissional aos cooperados e empregados das cooperativas, promovendo a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas baianas, além de monitorar as atividades das cooperativas filiadas ao Sistema OCEB.
O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, participou no domingo do primeiro encontro de 2016 da Câmara Setorial do Café. A reunião, com objetivo de discutir as demandas da cafeicultura na Bahia, foi realizada durante a 50ª edição da Expoconquista, e contou com a participação do Secretário da Agricultura do Estado, Vitor Bonfim, do Presidente da Assocafé João Lopes Coordenador da Câmara, Jaymilton Gusmão presidente da Coopmac, além de representantes de associações, cooperativas e produtores da região de Vitória da Conquista.
A Bahia é um dos estados referência na produção de cafés do Brasil, se destacando na produção de grãos especiais e selecionados; em especial na região de Vitória da Conquista, Chapada Diamantina e Barra do Choça. Na ocasião, Cergio Tecchio entregou ao Secretário Vitor Bonfim um documento com sugestão do cooperativismo para a melhoria na política agrícola do estado.
50ª Expoconquista
A Exposição Nacional do Agronegócio de Vitória da Conquista – ExpoConquista é uma das maiores e mais importantes feiras agropecuárias do Brasil, beneficiando tanto quem visita, quanto os parceiros, apoiadores e fortalece o agronegócio. Neste ano a Exposição completa 50 anos e celebrará, realizada entre os dias 12 e 19 de março, apresentando a 1ª Exposição Nacional de Caprinos e Ovinos, evento que iniciará o calendário de exposições no Brasil.
O Sistema OCEB conta com um stand no evento, como entidade representativa e de aprendizagem do cooperativismo, a fim de se tornar ainda mais presente e conhecido no estado, fortalecendo a imagem do Sistema e divulgando os benefícios do cooperativismo e para atender as cooperativas da região durante a exposição.
Com o intuito de estimular o aprimoramento da gestão das cooperativas, para o aperfeiçoamento dos processos de realização e condução de assembleias, o Sistema OCEB vem desenvolvendo, desde janeiro, o Workshop sobre Realização e Condução de Assembleias em vários locais do Estado. O evento foi iniciado em Salvador, no dia 29 de janeiro, dando continuidade em outras cidades: Itabuna (17 de fevereiro), Vitória da Conquista (19 de fevereiro) e Feira de Santana (26 de Fevereiro); além do município de Barreiras em que será realizado no dia 03 março.
O aperfeiçoamento com a documentação e conduções dos processos assembleares nas cooperativas é fundamental para que se exerça o cooperativismo na sua essência, da participação, do diálogo entre os cooperados e que as decisões sejam democráticas e participativas.
Os workshops foram ministrados pela analista jurídica da OCEB, Monique Brito, juntamente com os analistas de desenvolvimento de cooperativas, Valter Sampaio, Tássia Gouveia e Geisa Félix que orientaram aos participantes o passo a passo para realização e condução de assembleias, fundamentos legais, elaboração de ata e demais documentos necessários. Durante o evento foi cedido espaço para debate com os participantes. Nos Workshops realizados no interior, participaram cerca de 81 participantes, representando 38 cooperativas.
Naiara Santos, gerente da Cooperativa dos Produtores de Leite da Região de Gandu – Coolerg, que participou do Workshop em Itabuna, disse que se inscreveu no evento devido as dúvidas sobre a forma correta de condução de uma assembleia. “O evento foi de suma importância para o crescimento pessoal e profissional de todos os participantes. A metodologia foi clara, o tempo para debate foi o suficiente para atender às dúvidas de todos que se fizeram presentes”, afirmou Naiara.
Alberto Bichara, conselheiro de administração da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Ceplac – Coopec, acredita que este curso, por se tratar de uma grande oportunidade em conhecer mais sobre tema, é fundamental a participação de todas as cooperativas. Monique aconselha que antes das cooperativas encaminharem o processo para a Junta Comercial, passe pela assessoria da OCEB, para que sejam feitas as devidas análises, e se necessário correções e orientações.
Os atendimentos às cooperativas são realizados nos seguintes horários:
Sede da JUCEB (Comércio) – Às terças e quintas-feiras de 09:00 às 16:00 horas.
Sede da OCEB – Às segundas, quartas e sextas-feiras de 09:00 às 17:00 horas.
A Cooperativa Educacional de Barreiras – COOPEB reuniu no dia 20 de fevereiro, cerca de 40 profissionais de diversos setores da cooperativa, para participar da sua Jornada Pedagógica. Durante a Jornada foi realizada uma palestra com o tema "Conversando Sobre Gestão Cooperativista", onde os participantes puderam ampliar sua visão sobre a gestão de uma cooperativa educacional. O evento aconteceu no auditório da sede da Cooperativa Educacional de Barreiras.
Edlania Carvalho, diretora pedagógica da COOPEB, afirma que a Jornada oportunizou aos participantes uma importante reflexão a respeito da gestão da cooperativa, esclarecendo que o fazer cotidiano está nas mãos de todos e que a cooperativa cresce a partir da ação do grupo como um todo. “A palestra convidou o grupo não somente a trabalhar, mas sobretudo, a intervir de forma positiva no presente para garantir uma escola para o futuro”, conclui a diretora.
Confira abaixo as fotos da Jornada Pedagógica da COOPEB:
Os associados do Sistema Sicoob na Bahia, representado por 14 cooperativas com mais de 110 mil associados e com atuação em 55 municípios no estado e um total de 69 agências para atendimento, receberam no último dia do ano de 2015, a remuneração sobre o capital social que cada associado possui na cooperativa.
A remuneração no valor de R$ 11,8 milhões representa um aumento na remuneração do capital social sobre o ano anterior de 19%. Este valor é parte dos resultados pagos dentro do limite estabelecido pela Legislação sobre o capital dos associados na cooperativa. Após o fechamento do balanço de 2015, as cooperativas realizarão as suas Assembleias Gerais Ordinárias que colocará para deliberação de seus associados as sobras do exercício.
O capital social numa cooperativa constitui o investimento efetuado pelos associados na Cooperativa, por meio de cotas de capital, além de ser o principal elemento da estrutura de capital próprio da instituição, para viabilizar a sua atividade econômica.
O Sistema Cooperativo Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do país e o Sistema Sicoob/BA está inserido neste contexto e dispõe de produtos e serviços financeiros com preços competitivos aos praticados pelo mercado. Os associados, que são ao mesmo tempo clientes e donos do negócio cooperativo, têm a mesma segurança que os clientes dos bancos convencionais, pois é assegurada a cobertura de R$ 250 mil por associado/cliente através do FGCoop - Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.
Fonte: Sicoob Central BA
Visando proporcionar conhecimentos aos diretores, cooperados e funcionários, para a melhoria da sua relação pessoal com o dinheiro, de forma que tenham maior e melhor equilíbrio financeiro, o Sicoob Credmed realizou no dia 5 de dezembro o Curso de Educação Financeira. O treinamento foi realizado durante todo o dia e os participantes puderam fortalecer seu conhecimento pessoal sobre controle financeiro, através do apoio da cooperativa.
O curso abordou conceitos de Educação Financeira, a importância do planejamento; além de apresentar aos alunos sobre perfis financeiros individuais e do grupo, assim como medidas de enfrentamento aos efeitos da recessão econômica, construindo uma independência financeira. Para o analista financeiro do Sicoob Credmed, Carlos Henrique Gomes, “a conquista e manutenção da saúde financeira, é o primeiro passo para o cooperado ou empregado consiga investir nos seus objetivos profissionais e pessoais. Em especial para que nossos cooperados e colaboradores possam desenvolver suas atividades sem preocupações de pendências financeiras”.
A Educação Financeira é a base para o planejamento financeiro que auxilia a fazer escolhas inteligentes com o dinheiro que se ganha, evitando dívidas, controlando melhor o orçamento doméstico e o consumo compulsivo. Paulo Costa, consultor e educador financeiro, também apresentou aos participantes os diferenciais das cooperativas de crédito, além de como eliminar dívidas e como planejar para conquistar seus objetivos financeiros.
Os profissionais das cooperativas de crédito da Bahia, terão oportunidade de participar da nova turma do Curso Preparatório para Certificação ANBIMA CPA – 10, que será realizado nos dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2015. O objetivo do curso é fortalecer a capacitação técnica dos profissionais que lidam no dia a dia com mercado financeiro cooperativo, mercado de capitais e produtos de investimentos, preparando-os assim para a realização do exame de certificação CPA-10.
O objetivo do SESCOOP/BA e preparar os profissionais integrantes do sistema cooperativo para que possam atender os cooperados das cooperativas de crédito em todo o estado e ampliar a participação no setor financeiro. Esta certificação eleva os profissionais das cooperativas em patamares a qualquer outro sistema financeiro nacional, com o compromisso de atender os donos de empreendimento e ao desenvolvimento local e regional.
O curso é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, realizado em Salvador/BA, no Grande Hotel da Barra (Rua Forte São Diogo, nº 02, Porto da Barra). As inscrições já foram encerradas devido a grande procura pelo curso.
A Certificação Profissional ANBIMA Série 10, ou simplesmente CPA-10, é uma certificação profissional oferecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – AMBIMA, sendo a principal certificadora de profissionais do mercado financeiro brasileiro. As aulas serão ministradas pelo administrador Tiago Boeira, consultor em investimentos financeiros.
Confira abaixo o conteúdo programático do curso:
• Sistema Financeiro Nacional: Funções básicas, Estrutura
• Ética e Regulamentação: Princípios éticos, códigos de auto-regulação ANBIMA, prevenção contra a lavagem de dinheiro, ética na venda
• Noções de Economia e Finanças: Conceitos básicos de economia, conceitos básicos de finanças.
• Princípios de Investimento: Conceitos, principais fatores de análise de investimentos, principais riscos do investidor, fatores determinantes da seleção de produtos
• Fundos de Investimento: definições legais, dinâmica de aplicação e resgate, principais, características, política de investimento, carteira de investimentos taxas de administração e outras despesas, estrutura legal e ativos elegíveis para composição de cada Fundo (FI e FIC), tributação
• Demais Produtos de Investimento: Ações, letras hipotecárias, Swap, CDB, Debêntures, Notas Promissórias, Títulos Públicos
• Exame Simulado e Revisão
Os participantes do Curso de Desenvolvimento de Gestão Corporativa, oferecido pelo Sescoop/BA em parceria com o Sicoob Central BA, participaram nos dias 27 e 28 de outubro do segundo módulo, que teve como tema “Estratégia Comercial e de Mercado”. O módulo foi apresentado pelo Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, André Salerno.
O curso é voltado para colaboradores, gerentes, diretores, presidentes e conselheiros das cooperativas de crédito vinculadas ao Sicoob Central BA, e terá módulos realizados mensalmente até dezembro. Para Salermo, um dos maiores desafios foi trazer os conceitos mais atuais, em termos de estratégias comerciais e de mercado, mesclando com casos práticos do dia a dia dos profissionais do Sicoob. “Um curso como este trás grandes benefícios a seus participantes, desde a nossa constante vigília quanto aos principais acontecimentos e tendências de mercado; a troca de experiências e iniciativas adotadas em cada cooperativa; como também uma leitura mais apurada de oportunidades que possam ser exploradas nesse mercado financeiro altamente competitivo”, afirma o instrutor.
Salermo ressalta que antes do curso seu conhecimento sobre a abrangência das cooperativas de crédito eram restritos: “Além dessa representativa inserção no mercado financeiro, pude também perceber o forte engajamento daqueles que trabalham dentro das cooperativas, pois sabem que seu propósito não está tão somente restrito a oferta de um produto financeiro, mas que sua oferta vai muito além, apresentando grande impacto social na vida daqueles que passam a integrar o sistema financeiro”.
Para Jânio Silva, diretor executivo do Sicoob Credconquista e um dos alunos, o curso traz uma visão do mercado financeiro de forma ampla e global, trazendo uma reflexão além das ferramentas utilizadas no cotidiano do trabalho, sugerindo fontes para pesquisas que favorecerá as decisões de negócios. “O módulo II foi bem oportuno, principalmente considerando o momento conturbado de nossa economia nos fazendo despertar atenção pelas tendências de mercado, e algumas expertises que somada as de nosso conhecimento, certamente reforçará a nossa capacidade de discernimento”, aponta Jânio.
Confira abaixo o cronograma do curso:
Módulo |
Data |
CH |
I |
22 e 23/09 |
16 horas |
II |
27 e 28/10 |
16 horas |
III |
24 e 25/11 |
16 horas |
IV |
15 e 16/12 |
16 horas |
A Educação Financeira está aos poucos se inserindo na cultura dos brasileiros e o Sicoob Cred Executivo, maior cooperativa de crédito de servidores públicos do estado da Bahia, vem realizando um trabalho educativo nas secretarias do estado desde o ano passado, a fim de apresentar às pessoas, possibilidades de investimento da renda e controle dos gastos domésticos.
George Wander, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, apresentou aos participantes, no último dia 19/10, um levantamento dos principais produtos financeiros do mercado, abordando temas como finanças pessoais e endividamento das famílias. O palestrante também apontou saídas dentro da perspectiva do cooperativismo de crédito para tomada de decisão referente à compra de uma casa ou carro, pagar um curso, iniciar um negócio próprio ou fazer um plano de aposentadoria.
De acordo com Alexandre Pataro, Diretor Operacional do Sicoob Cred Executivo, um dos princípios da cooperativa é promover a saúde financeira dos atuais e futuros cooperados e para isso eles encontraram nas palestras, a saída para o incentivo do bom uso do dinheiro.
A Educação Financeira é a base para o planejamento financeiro que auxilia a fazer escolhas inteligentes com o dinheiro que se ganha, evitando dívidas, controlando melhor o orçamento doméstico e o consumo compulsivo. Mary Jane Bispo, servidora da Secretaria da Educação, confessa que falta disciplina no controle dos seus gastos, e em alguns momentos da sua vida já ficou sem pagar contas, por falta de planejamento financeiro. “O conteúdo da palestra me orientou bastante e agora acredito que vou conseguir administrar melhor a minha renda”, completa Mary.
Durante sete dias, uma comitiva da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia – Cooperfarms participou de uma visita a Farm Progress Show, maior feira agrícola do mundo, realizada nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Decatur, estado de Illinois. A comitiva contou com a participação do representante do Ramo Agropecuário do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB, Carlos Meurer e dos seguintes cooperados: Airton Gorgen, Bruno Gorgen, Marcos Grieguer, Odir Pradella, Marcelo Vicenzi e Claudio Cardoso.
Os participantes percorreram mais de 2.200 km dentro do Estado, partindo de Chicago, visitando cidades que vivem do agronegócio, empresas ligadas ao setor agrícola, propriedades rurais, e principalmente à Farm Progress Show, onde foram realizadas demonstrações de campo, exposição de máquinas e apresentação das novidades da agricultura. Para Carlos Meurer, a comitiva ficou extremamente satisfeita com a participação na feira, tendo a possibilidade de conhecer toda a cadeira produtiva do agronegócio nos EUA, mostrando a importância do cooperativismo na vida cotidiana dos agricultores americanos. “Pudemos presenciar uma realidade parecida com a nossa agricultura no Brasil, guardando as proporções de áreas e tecnologias utilizadas. O Brasil, em muitos aspectos tecnológicos, está à frente dos americanos, visto que o grau de dificuldade de produzirmos aqui no país é muito maior do que nos EUA”, analisou Meurer.
O representante do Ramo Agropecuário ainda afirma que a OCEB, incentivando este intercâmbio, reafirma seu papel de distribuir conhecimento entre suas cooperativas, fortificando o sistema cooperativista. “O cooperativismo é o único caminho para o produtor se tornar relevante perante aos grandes grupos internacionais fornecedores de insumos, processadores e distribuidores das riquezas produzidas pelo agricultor”, concluiu.
Produzido pela Cooperativa Agrícola Gandu (Coopag), o I Simpósio da Cacauicultura Baiana, realizado nos idas 12 e 13 de agosto de 2015, reuniu profissionais do segmento cacaueiro de todo o Estado para difundir o conhecimento técnico acessível ao produtor de cacau. Este encontro destina-se aos produtores rurais, técnicos, pesquisadores, representantes de entidades públicas e privadas, vinculadas à cadeira produtiva do cacau no Estado da Bahia, especialmente em Gandu e região. Durante o simpósio, cerca de 800 participantes realizaram visitas de campo em propriedades rurais que estão adotando boas práticas agrícolas na produção cacaueira e participaram de um ciclo de palestras técnicas com profissionais do segmento cacaueiro, dentre elas a do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas da Bahia – OCEB, Cergio Tecchio.
Dentre os assuntos abordados durante o simpósio, Cergio Tecchio apresentou uma palestra sobre “Governança e gestão”, abordando o cooperativismo como forma de organização e gestão para os produtores, seus princípios e valores e modelo de organização que inclui os produtores com igualdade e melhoria da renda. “Os produtores de cacau podem obter uma maior rentabilidade da produção com a melhoria da produtividade e gestão de seus negócios. É importante mostrar que o cooperativismo é uma forma viável e justa para que os produtores de cacau, e outras culturas, se unam e obtenham maior renda e melhoria na qualidade de vida”, concluiu Tecchio.
De acordo com Ana Paula Souza Silva, presidente da Coopag, a proposta do Simpósio foi abranger todo tipo de publico com diversidade de temas, agregando num só lugar produtores de diversas regiões que trocam experiências. Desta forma, espera-se aumentar a produtividade da lavoura cacaueira, melhorando a qualidade da produção e incremento da rentabilidade do agricultor, contribuindo ara um desenvolvimento rural sustentável da cacaicultura. “Um evento desse porte também fortalece nossa instituição, mostrando que cooperativismo na Bahia e em Gandu, pode dar certo. A participação de Cergio Techio nos representou todas as cooperativas, muito maior que Coopag, incentivando o surgimento de novas cooperativas, fortalecendo as existentes e orientando as que estão caminhando sem o devido registro”, ressalta a presidente.
Para elevar a capacidade de abate de aves e suínos e também a armazenagem de grãos, a Coopavel, cooperativa agroindustrial com sede em Cascavel (PR), investirá R$ 290 milhões até 2016. No segmento de proteína animal, um dos objetivos é aumentar a disponibilidade de produtos para o exterior. "O percentual [de embarques] tem nos ajudado a suportar bem esse período de queda do poder aquisitivo da população no mercado interno", afirma Dilvo Grolli, presidente da Coopavel.Carro-chefe da cooperativa, a avicultura já tem hoje 50% do total destinado ao mercado externo, sobretudo para Ásia e Europa.
O preço do frango no exterior registrou baixa de 12% do fim de 2014 até agora, mas a retração foi compensada pela valorização do dólar no período, segundo o executivo. Na produção de suínos, a cooperativa vai ampliar o abate com a expectativa de que o Paraná receba, até 2017, o status de área livre de febre aftosa sem vacinação. "Vai significar uma abertura muito grande nos mercados internacionais, como já ocorre com Santa Catarina. Queremos estar preparados para esse momento", diz.
O grupo também elevará em 25% a capacidade de estocagem de grãos (soja, milho e trigo) e insumos. "Embora não haja novas fronteiras para plantio de soja no Estado, é crescente a produtividade por hectare." Até 20% dos investimentos serão feitos com recursos próprios. O restante será financiado por BNDES, Caixa, Banco do Brasil e BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).
Fonte: Folha de S. Paulo