Notícias representação
A MundoCoop lançou no sábado (7), Dia Internacional do Cooperativismo, o Anuário Brasileiro do Cooperativismo 2018/ 2019, publicação que chega à terceira edição e se consolida como verdadeiro instrumento diário de consulta, de conteúdo diversificado, voltado às necessidades das cooperativas e seus cooperados, com informações e atividades do setor.
O objetivo desta edição é falar de perspectivas e fazer chegar até os leitores informações e opiniões de especialistas. A palavra do setor está materializada em mensagem de Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB e a visão de futuro é de Roberto Rodrigues, personagem ímpar da história do cooperativismo brasileiro e internacional. Além deles, perspectivas macroeconômicas com Gustavo Loyola e, para o Agronegócio e o Crédito, com executivos de destaque na atividade e no cooperativismo. Tendências em gestão de pessoas, carreira e mundo corporativo são apresentadas pelo olhar de Max Gehringer e Daviane Chemin, entre outros. Para falar sobre mudanças e política, Ives Gandra Martins, referência em Direito Tributário, e o cientista social Antonio Carlos Mazzeo.
A publicação também apresenta cases de cooperativas para cada um dos sete princípios do cooperativismo, como o da Coopeb – Cooperativa Educacional de Barreira (veja na pág. 72).
Acesse a versão digital clicando aqui.
Fonte: MundoCoop (com acréscimos do Sistema OCEB)
Imagem: Divulgação MundoCoop
Notícias representação
Pelo sexto ano seguido o Sistema OCEB realiza o Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano - Direcoop. A abertura deste ciclo, que acontece em 6 cidades baianas abarcando diferentes regiões, ocorreu em Feira de Santana e reuniu mais de 50 representantes de cooperativas dos ramos trabalho, saúde, transporte, crédito, educacional e agropecuário.
Essa diversidade de representações é uma característica do evento que oportuniza a intercooperação, a proposição de melhorias para o cooperativismo do estado e a apresentação pelas cooperativas das suas demandas para compor o Plano de Trabalho 2019 da OCEB e do Sescoop/BA. Todos esses aspectos foram destacados pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, na sua fala de boas-vindas. Junto com ele, também estava a integrante do Conselho Diretor da OCEB – Ramo Trabalho, Marília Reis, para recepcionar o público.
FOCO DE 2018
O foco deste ciclo é o planejamento estratégico do Sistema OCEB para os próximos quatro anos, onde é apresentada uma lista dos objetivos estratégicos para que os participantes votem e decidam quais objetivos vão nortear as ações que serão implementadas pela OCEB e pelo Sescoop/BA. Para a diretora pedagógica da Cooperativa Educacional Pé de Serra - Coopeps, Sheila Souza, esse foi um diferencial do Direcoop: “Os representantes das cooperativas fazerem parte do planejamento estratégico foi uma novidade e isso é algo que também podemos levar para a nossa cooperativa”.
Durante o encontro, os participantes também opinaram sobre as cartas que serão entregues aos candidatos a Governador, Deputado Federal e Deputado Estadual nas eleições deste ano, contemplando as reinvindicações regionais para o desenvolvimento do cooperativismo. “Nós constamos [nas cartas] as nossas necessidades de projeto legislativo e política pública para todo o cooperativismo do Estado da Bahia”, ressaltou Tecchio.
OPINIÕES
Participando pela primeira vez do evento, o Diretor Executivo da Unicred da Bahia, Breno Lessa, avaliou positivamente o Direcoop porque demonstra a proximidade da OCEB com as cooperativas e, além disso, sensibiliza as cooperativas a participarem, a fazerem parte de algo maior. Ele também achou importante a etapa de debater sobre as cartas para os candidatos para que os “eleitos representem as cooperativas e façam acontecer”, disse.
O Direcoop recebe representantes de cooperativas recém-registradas na OCEB e de pessoas interessadas em constituírem novas cooperativas, como os participantes que vieram da cidade de Irará/BA e estão constituindo, com apoio da OCEB e do Sescoop/BA, dentro do Programa de Orientação Cooperativista – POC, a COAPIIRARA. “É de fundamental importância ter um evento que promove um planejamento estratégico de modo consultivo e participativo ouvindo as demandas efetivas de cada cooperativa”, afirmou Elias Alves.
INSCRIÇÕES ABERTAS
A próxima cidade a sediar o Direcoop é Salvador, no dia 20 de julho. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do site: http://www.eventos.bahiacooperativo.coop.br/
Confira mais fotos do Direcoop em Feira de Santana clicando aqui. Já o vídeo com o resumo dos principais momentos pode ser vistos aqui.
Por ASCOM SESCOOP/BA
Fotos: VR14
Notícias desenvolvimento
O Programa de Visita ao Centro Corporativo Sicoob – Provi 2018 já foi iniciado e as duas primeiras turmas, que ocorreram nos dias 17 e 18/05 e 14 e 15/06, já reuniram 58 empregados de diferentes áreas de cooperativas baianas associadas ao Sicoob Central BA. O objetivo é conhecer a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Ltda - Sicoob Confederação, o Banco Cooperativo do Brasil S/A - Bancoob e também empresas que integram o modelo organizacional do Sicoob.
O Provi tem uma programação onde os participantes conhecem de forma sistêmica o funcionamento do Sicoob Confederação e do Bancoob, por meio de apresentações dos representantes das organizações e visita às instalações do Centro Corporativo do Sicoob (CCS) e das empresas parceiras Cabal Brasil e Ponta Administradora de Consórcios, todos localizados em Brasília/DF.
Os dirigentes, gestores e funcionários que recepcionam e acompanham os participantes do PROVI deixam claro nas suas explicações o sentimento de orgulho e pertencimento ao maior sistema financeiro cooperativo do Brasil, e do quanto é importante fortalecer a marca, os valores cooperativistas e o senso de pertencimento das cooperativas ao Sicoob.
Já os participantes aproveitam a oportunidade para trocar experiências e relatam o quanto estar no PROVI amplia o entendimento sobre o trabalho do Sicoob, extrapolando as “paredes” da cooperativa singular, pois é possível constatar que existe um sistema moderno em funcionamento para garantir a melhor experiência aos associados das cooperativas. O PROVI também contribui para a intercooperação entre os funcionários da Confederação, da Central e das singulares.
Participante da 2ª turma, Rodrigo dos Santos, do Sicoob Costa do Descobrimento, fez um balanço do Programa de Visita a partir da perspectiva das cooperativas singulares: “abre a visão sobre a estrutura macro e estratégica [do negócio] e nos incentiva a continuar na integração com as demais entidades coligadas e parceiras porque percebemos que fazemos parte de uma estrutura grandiosa”. Já Geilza Silva, do Sicoob Coopere, destacou o quanto foi válido “conhecer de perto cada setor da Confederação e do Bancoob, pois nos ajuda a lidar com as situações que acontecem lá na ponta”, disse.
O SESCOOP/BA apoia tanto a realização do PROVI quanto de outros programas e projetos que contribuam com a promoção da profissionalização da gestão cooperativista e atenda ao princípio da educação, formação e informação.
Mais duas turmas do PROVI estão previstas para agosto e novembro.
Confira fotos clicando aqui.
Por Ascom SESCOOP/BA
Notícias desenvolvimento
Dirigentes e gestores de cooperativas baianas vão participar durante 6 meses do ciclo 2018 do Curso de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP. Esta edição conta com 2 turmas e o primeiro módulo - “Cooperativismo Contemporâneo” - já aconteceu nos dias 11 e 12 de junho, em Salvador, e 15 e 16 de junho, em Vitória da Conquista.
Ao participar do GESCOOP, as lideranças cooperativistas adquirem conhecimentos sobre a gestão empresarial com foco em cooperativas, trabalhando suas habilidades, atitudes e comportamentos, de forma estratégica, técnica e humana, necessárias e desejáveis à condução competente na gestão das cooperativas em que estão inseridas.
Essa é a expectativa de Taiane Aguiar, Analista de Gestão de Pessoas do Sicoob Central BA, ao participar da capacitação: “acredito que terei uma visão mais ampla e estratégica sobre o cooperativismo e, além disso, vai ser importante ampliar os conhecimentos sobre atividades que não estão tão relacionadas no meu dia a dia, mas que interferem na gestão da cooperativa como um todo”.
O primeiro módulo do curso foi bem avaliado por Fabiana Carvalho, Gerente Administrativa da Unimed Sudoeste, que destacou o quanto os assuntos apreendidos vão aperfeiçoar o desenvolvimento do seu trabalho trazendo melhorias para a cooperativa.
Desde o ano passado, o GESCOOP traz como diferencial a vinculação das disciplinas do curso ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC para promover, cada vez mais, a profissionalização da gestão cooperativista.
O GESCOOP será realizado até dezembro de 2018 com disciplinas ministradas uma ou duas vezes ao mês, em dois dias corridos, sendo 16 horas por encontro, totalizando uma carga horária de 160 horas por turma.
Por ASCOM SESCOOP/BA
Notícias desenvolvimento
A cooperativa Unimed Extremo Sul, com o apoio do Sescoop/BA e da OCEB, realizou o 18º Concurso de Redação Unimed sobre Cooperativismo. Desde 2001, centenas de alunos participam desse projeto que tem o objetivo de difundir os princípios cooperativistas. O tema deste ano foi “Ética e Cooperação” e oportunizou a reflexão e o debate sobre a necessidade do resgate de valores fundamentais para a melhoria da sociedade diante do cenário de corrupção e problemas sociais do país.
Como nos anos anteriores, o Concurso de Redação aconteceu em Teixeira de Freitas, e foi dividido em duas fases: a primeira aconteceu em cada escola com a seleção das melhores redações de cada série (6º, 7º, 8º e 9º anos), contando com a participação de 10 escolas e 4.293 alunos. Após esta etapa, os estudantes, autores das redações selecionadas, produziram novos textos na Unimed Extremo Sul, no dia 06 de junho, concorrendo ao prêmio final. A novidade deste ano foi ampliar a premiação também para os vice-campeões de cada série.
“O grande diferencial dessa edição foi ter possibilitado a premiação do segundo colocado e o resultado foi muito positivo”, disse Juliana Jacomini, coordenadora comercial e de Marketing da Unimed Extremo Sul. Ela explicou que essa sugestão foi da comissão julgadora da Unimed para valorizar e envolver mais escolas e alunos no concurso.
O encerramento do concurso aconteceu no dia 13 de junho, no salão de eventos Espaço D, em Teixeira de Freitas/BA, com a presença dos professores e representantes das escolas participantes, alunos finalistas e seus familiares, da Diretoria Executiva da Unimed Extremo Sul e da Conselheira Administrativa do Sescoop/BA, Sra. Verônica Alves Oliveira, que representou o Sistema OCEB e ressaltou a importância dessa ação para todos que organizam e participam e do papel estratégico do SESCOOP de continuar apoiando iniciativas para “promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo”.
PREMIAÇÃO
Os vice-campeões ganharam certificado de participação e um smartphone, enquanto os primeiros colocados, além do certificado, foram premiados com um notebook e uma impressora multifuncional. Já as escolas dos alunos campeões receberam um datashow e os professores foram homenageados. Dentre os mais de 4 mil participantes, os vencedores do 18º Concurso de Redação Unimed foram:
6º ano
1º lugar
Lara Galvão de Lima – Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas
2º lugar
Luiza Lula Jovêncio – Colégio Anchieta
7º ano
1º lugar
Emilly Souza Gonçalves – Colégio Anchieta Objetivo
2º lugar
Amanda Tiemi Tanaka – Instituto Francisco de Assis
8º ano
1º lugar
Marcela dos Santos Oliveira – Escola Municipal São Geraldo
2º lugar
Silva Ribeiro – Colégio Anchieta Objetivo
9º ano
1º lugar
Gustavo Aguiar Mendonça Paixão – Escola Municipal Gessé Inácio do Nascimento
2º lugar
Marlan Teles dos Santos – Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas
Por Ascom SESCOOP/BA (Com informações da Unimed Extremo Sul)
Fotos: Cedidas pela Unimed Extremo Sul
Notícias ESG
Por sua capacidade de gerar trabalho, emprego e renda, aliando o social ao econômico e, assim, transformando realidades ao redor do mundo, mais de 1,2 bilhão de cooperados, em 107 países, celebrarão em 7 de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo. A data é estimulada pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), organismo de representação global das cooperativas, da qual a OCB faz parte.
A ideia da ACI é que, nessa data, as cooperativas ao redor do globo, num mesmo dia, realizem ações que mostrem a força do cooperativismo. Por isso, todos os anos, a Aliança define um tema e um slogan para marcar a celebração. Assim, neste ano, o tema Consumo e Produção Responsável faz referência ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 12 (clique aqui para conhecer), estabelecido pela ONU, visando a erradicação da pobreza no mundo até 2030. Quanto ao slogan, a ACI propôs o seguinte: “Sociedades sustentáveis por meio da cooperação”.
NO BRASIL
Aqui no Brasil, desde 2015, o Sistema OCB decidiu promover duas celebrações na mesma data: o Dia Internacional do Cooperativismo, que sempre ocorre no primeiro sábado do mês de julho, e o Dia de Cooperar, um movimento composto por iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas, em todos os estados brasileiros, e que estão alinhadas com os ODS, da ONU.
Entretanto, por conta dos jogos da Copa do Mundo, o Sistema OCB decidiu antecipar em uma semana as duas celebrações. Assim, as cooperativas brasileiras, apoiadas pelas organizações estaduais e unidade nacional do Sistema OCB realizarão suas ações e iniciativas no dia 30 de junho.
MENSAGEM GLOBAL
Confira abaixo a mensagem da ACI direcionada às cooperativas de todo o mundo a respeito do Dia Internacional do Cooperativismo:
96º DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO
24º DIA INTERNACIONAL DE COOPERATIVAS DAS NAÇÕES UNIDAS
Sociedades sustentáveis por meio da cooperação
No dia 7 de julho de 2018, cooperados de todo o mundo celebrarão o Dia Internacional das Cooperativas. Por meio do slogan Sociedades Sustentáveis através da cooperação, mostraremos que, graças aos nossos valores, princípios e estruturas de governança, as cooperativas possuem tanto sustentabilidade quanto resiliência em sua essência, já que o interesse pela comunidade é o sétimo de seus princípios orientadores. A Aliança Cooperativa Internacional está incentivando seus associados a usarem a hashtag #CoopsDay e o guia dos cooperados (versão em espanhol) para divulgar o evento.
“Nós representamos 1,2 bilhão de cooperados. Não há outro movimento econômico, social e político no mundo que, em menos de 200 anos, tenha crescido tanto quanto nós. Mas o crescimento não é o mais importante. Nós consumimos, produzimos e usamos os recursos que o planeta nos dá, de forma cuidadosa e com muito respeito ao meio ambiente e com as comunidades. É por isso que somos um parceiro fundamental para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas ”, afirma o presidente da Aliança Cooperativa Internacional, Ariel Guarco.
Sociedades sustentáveis são aquelas que correspondem aos limites ambientais, sociais e econômicos e conduzem ao crescimento. Por sua própria natureza, as cooperativas desempenham um papel triplo:
• Como atores econômicos, criam oportunidades de emprego, meios de subsistência e geração de renda;
• Como empresas centradas nas pessoas com objetivos sociais, contribuem para a igualdade e justiça social;
• Como instituições democráticas, são controladas por seus associados, desempenhando papel de liderança na sociedade e nas comunidades locais.
Enquanto um relatório recente da PwC mostrou que duas em cada cinco empresas ainda ignoram ou não possuem engajamento significativo com os ODS, as cooperativas assumiram a liderança. As cooperativas têm participação importante para cumprir todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e seus alvos associados.
Em 2016, a Aliança Cooperativa Internacional lançou a campanha Coops For 2030 para demonstrar o compromisso das cooperativas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e celebrar a contribuição cooperativa para tornar o mundo um lugar melhor.
As cooperativas têm experiência na construção de sociedades sustentáveis e firmes. Por exemplo, muitas cooperativas agrícolas trabalham para manter a longevidade da terra onde cultivam, por meio de práticas agrícolas sustentáveis. As cooperativas de consumo, cada vez mais, apoiam o abastecimento sustentável de seus produtos e educam os consumidores sobre o consumo responsável. As cooperativas habitacionais ajudam a garantir moradias seguras e acessíveis.
Os bancos cooperativos contribuem para a estabilidade graças à sua proximidade aos seus clientes e proporcionam acesso a financiamento a nível local e são abrangentes mesmo em áreas remotas. As cooperativas de serviços estão envolvidas no acesso rural à energia e à água, e muitas delas estão engajadas na liderança da transição energética para contribuir com a democratização da energia elétrica.
As cooperativas sociais e de trabalho em diversos setores (saúde, comunicações, turismo, etc.) visam fornecer bens e serviços de maneira eficiente, criando empregos sustentáveis e de longo prazo – e elas o fazem cada vez mais de maneira amigável ao planeta.
“No Dia Internacional das Cooperativas, vamos mostrar ao mundo: que é possível crescer com democracia, igualdade e justiça social; que nossas sociedades não podem continuar desperdiçando recursos e excluindo pessoas; que devemos melhorar o presente e preservar o futuro para as próximas gerações; e que nos orgulhamos de fazer parte desse movimento. Um movimento com valores e princípios. Um movimento comprometido com a justiça social e a sustentabilidade ambiental”, afirma Guarco.
Fonte: Sistema OCB
Notícias representação
Definir os rumos do cooperativismo baiano para os próximos 4 anos. Com esse objetivo, nos dias 7 e 8 de junho, conselheiros, gestores e funcionários da OCEB e do SESCOOP/BA, se reuniram para elaborar o Planejamento Estratégico Sistêmico 2019-2022.
A base para elaboração do planejamento foi o mapa estratégico do Sistema OCB, já que a OCEB e o SESCOOP/BA, embora atuem para o desenvolvimento do cooperativismo no estado, sempre trabalham alinhados com o sistema nacional. E esse alinhamento com os programas nacionais é uma caraterística do sistema cooperativista baiano, como destacou o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, na sua fala de boas-vindas. Ele também comentou sobre a importância da realização desse evento para pensar o cooperativismo da Bahia para os próximos anos: “precisamos sonhar alto, longe. Têm pontos que precisamos discutir e definir qual será a nossa estratégia de ação, como vamos nos comportar perante as cooperativas. O que definirmos aqui será a orientação para todo o grupo”.
O evento foi mediado pela equipe de Planejamento do Sistema OCB, que utilizou a metodologia “Word café” para que os participantes elaborassem de forma participativa e dialogada as estratégias de atuação para alcançar os objetivos finalísticos e de gestão do sistema que foram definidos pelo coletivo.
“O grande ganho é esse alinhamento entre o nível estratégico, tático e operacional das instituições”, destacou Pricila Topolski, Gerente de Planejamento do Sistema OCB, sobre a oportunidade que o evento proporcionou ao reunir representantes dos conselhos de administração, fiscal e de ética junto com as equipes (da OCEB e do SESCOOP/BA) para definir as prioridades do Sistema para nortear o trabalho de desenvolvimento e estruturação de projetos e atividades.
As estratégias traçadas serão apresentadas durante a rodada de Encontros Regionais de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano - Direcoop, que começa agora em julho e termina em agosto. As lideranças vão priorizar as estratégias que serão implementadas pelo Sistema OCEB. Essa ação contribui para comprometer as cooperativas com o planejamento e auxilia na execução dos planos de trabalho, pois terá a legitimidade de mais de 300 dirigentes, expectativa de público para o Direcoop desse ano.
O evento encerrou com as reuniões dos Conselhos da OCEB e do Sescoop/BA que está constituído com novos representantes para a gestão 2018/2022.
Por Ascom Sescoop/BA
Notícias representação
Funcionários e cooperados de mais três cooperativas baianas participaram das Oficinas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que são promovidas pelo SESCOOP/BA e têm como objetivo sensibilizar os participantes sobre a importância do cuidado com a saúde, qualidade de vida e segurança do trabalho.
Depois da Unibrasil Saúde, as oficinas aconteceram nos seguintes dias e cooperativas: 02 e 03/05 no Sicoob Central BA; 19/05 no Sicoob Costa do Descobrimento; 26/05 na Coperil; 09/06 no Sicoob Credcoop; 21/06 no Sicoob Cooperbom; 07/07 no Sicoob Crediconquista; 14/07 na Coomap; 21/07 no Sicoob Credcoop e 18/08 na Cooeduc.
O estímulo para que o público entendesse a importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho foi dado por meio de palestras e oficinas voltadas para a saúde física, mental e o bem-estar. As palestras, como a “Felicidade no trabalho: Utopia?”, “Qualidade de vida, ergonomia e segurança no trabalho”, “Síndrome de Burnout”, etc.; e as oficinas de alongamento, vivenciando a gratidão, meditação, dentre outras, foram ofertadas de acordo com a demanda das cooperativas.
A oficina sobre vivência da gratidão foi bem avaliada pelos colaboradores do Sicoob Costa do Descobrimento, segundo informou Diana Arrais, funcionária da cooperativa. Ela destacou que a oficina foi uma novidade e, por isso, motivou e despertou o interesse de todos. “Os participantes foram sensibilizados quanto à importância de ser grato às coisas e às pessoas, mobilizando emoções que ampliam o valor deste poderoso sentimento no dia a dia”, explicou a facilitadora da oficina, Sandra Cohim.
O ciclo de oficinas de QVT está sendo executado pela Cooperativa de Trabalho dos Fisioterapeutas da Bahia – Unifisio e demonstra o compromisso do Sistema OCEB de contribuir para que o cooperativismo seja reconhecido, dentre outros aspectos, pela capacidade de promover a felicidade dos cooperados, e a promoção dessas oficinas propiciam bem-estar, um dos caminhos para a felicidade.
Confira mais fotos clicando aqui.
Por Ascom SESCOOP/BA
(Com informações da Unifisio e fotos da Coperil)
Notícias negócios
As cooperativas baianas continuam trabalhando para melhorar constantemente a sua gestão e um dos grandes aliados das cooperativas nesse processo é o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), o PDGC teve o ciclo 2018 lançado na Bahia, em abril, e, agora, está sendo realizada a rodada dos Workshops Regionais do programa para as cooperativas do estado.
Mais de 120 pessoas, representando 44 cooperativas baianas, já participaram do Workshop, que ocorreu nas seguintes cidades: Vitória da Conquista, nos dias 15 e 16 de maio; Luís Eduardo Magalhães, nos dias 17 e 18 de maio; Itabuna, nos dias 21 e 22 de maio; e Salvador, nos dias 24 e 25 de maio. Cada ano é selecionado um foco para o Workshop a partir da necessidade das cooperativas e a escolha desse ano foi Gestão de Processos, um dos Critérios de Excelência do PDGC.
Com apoio do instrutor Francisco de Teixeira Neto, os diversos dirigentes, funcionários e cooperados foram orientados sobre como mapear e estruturar melhorias para os processos gerenciais das cooperativas. Além disso, entenderam a importância do papel da liderança na mobilização da equipe para atender aos requisitos do PDGC, bem como a formação de comitês multidisciplinares para buscar as respostas ao instrumento de avaliação do PDGC (nível Primeiros Passos) e as evidências necessárias.
“Ficou claro para todos os benefícios do PDGC e seus requisitos e que a excelência é um horizonte para ser buscada constantemente. Envolve muito trabalho, dedicação e a adoção de boas práticas de gestão”, destacou Francisco Neto.
OPINIÃO DE QUEM PARTICIPOU
“O palestrante fez levantamento de vários pontos que refletimos, debatemos e que utilizaremos como base para desenvolver ações que complementarão a melhoria da gestão da cooperativa. Abrimos os olhos para detalhes que são importantes, mas não tinha o valor reconhecido”. Thamires Lima (Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - COOPMAC)
“O evento foi muito produtivo. Quero chamar a atenção da didática do facilitador, sr. Francisco, que de maneira esclarecedora dirimiu muitas dúvidas do Programa, inclusive do preenchimento do questionário”. Noelia Silva (Cooperativa de Crédito Sicredi Região Sul da Bahia)
“O workshop foi muito válido porque foi prático. Conseguimos aprender como colocar em prática processos que a gente consegue implementar na cooperativa sem grandes custos. Antes, quando a gente falava de processos, parecia uma coisa muito complicada de implementar e vimos que não é tão difícil assim”. Graziela Kowalski (Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia - COOPERFARMS)
“O workshop do PDGC, a cada ano, vem aumentando a cultura da excelência da gestão nas cooperativas. E com o desse ano tivemos a oportunidade de exercitar a padronização de vários processos, visando a qualificação, e também aperfeiçoar os processos que já fazemos na cooperativa. O PDGC realmente promove uma mudança na condução do negócio cooperativista”. Joselete Lobo (Cooperativa de Trabalho dos Fisioterapeutas da Bahia – UNIFISIO)
PARTICIPE
O último Workshop Regional será realizado em Feira de Santana, nos dias 12 e 13 de Junho. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: http://www.eventos.bahiacooperativo.coop.br/
SAIBA MAIS
Quer conhecer mais sobre PDGC? Clique aqui. Neste link é possível encontrar informações como o que é programa, seus objetivos, instrumento de avaliação, metodologia e índices que podem indicar o grau de maturidade da gestão das cooperativas.
Veja mais fotos dos Workshops clicando aqui.
Por Ascom SESCOOP/BA
Notícias representação
O SomosCoop tem ganhado força na Bahia e a representação disso foi o compromisso assumido por cooperados, funcionários e dirigentes de cooperativas baianas, vinculados à área de comunicação, de divulgar esse movimento nas suas cooperativas e comunidades. Esse compromisso foi firmado durante a sexta edição do Encontro de Comunicadores Cooperativistas da Bahia, realizado em Salvador, no dia 17 de maio de 2018, que contou com a palestra sobre “Branding” e “Desing Thinking”, realizada por Mário Rosa, e o Worskhop SomosCoop, conduzido pelo Sistema OCB, representado por Daniela Lemke e Samara Araújo.
“Qual é, hoje, a grande marca do cooperativismo?”. Esse foi um dos questionamentos trazidos por Mário Rosa, durante sua palestra, que foi realizada por meio de uma apresentação dialogada e exemplificativa. Ele falou sobre o que é marca e branding, por que as marcas são importantes e seu impacto na sociedade e como acontece o processo de branding nas organizações, relacionando todos os assuntos com o cooperativismo e demonstrando todo o potencial existente para que a nova marca que identifica o movimento SomosCoop seja um sucesso.
WORKSHOP SOMOSCOOP
E para falar sobre o SomosCoop, desde a sua concepção ao estágio atual, as representantes da OCB realizaram um Workshop para falar sobre o movimento, explicar o seu propósito, a sua identidade e as etapas planejadas para que ele seja entendido, reconhecido e promova engajamento na base. “A Bahia é o segundo estado que sedia o Workshop e essa é uma das ações para disseminar os valores cooperativistas país afora”, contou Daniela Lemke.
Durante o evento foram exibidos vídeos para alinhar o entendimento sobre a aplicação da marca do SomosCoop e também divulgar uma das quatro Webséries produzidas pela OCB que apresenta o cooperativismo e mostra como este modelo é diverso e transforma realidades. Veja todas as Webséries no canal do YouTube do Sistema OCEB.
Os participantes realizaram um trabalho em grupo e, baseando-se na abordagem de “Design Thinking”, criaram soluções criativas inspiradas no SomosCoop para ajudar a resolver problemas de algumas cooperativas que compartilharam suas experiências. As ideias dos grupos mostraram que é possível promover o cooperativismo e gerar engajamento sem exigir tanto recurso, utilizando, por exemplo, o potencial das redes sociais.
Acompanhe os melhores momentos do Workshop clicando aqui.
IMPRESSÕES
Pedro Cardoso, funcionário da Uniodonto Salvador - Cooperativa Odontológica, disse que a partir do evento conseguiu não só ter um panorama ainda maior sobre o cooperativismo, como, também, pôde vislumbrar seu potencial e seu futuro. Segundo ele, o evento foi extremamente atual e serviu para conectar e reconectar os profissionais com o verdadeiro espírito do cooperativismo. Já Edinei Nascimento, comunicador da Cooperativa de Crédito do Sertão Baiano - SICOOB SERTÃO, avaliou positivamente o encontro e disse que possibilitou realizar um nivelamento de conteúdos sobre o SomosCoop para, assim, construir um movimento forte.
Livia Machado, cooperada da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA, e integrante do Comitê de Comunicação da referida cooperativa, expressou a importância de ter participado do evento e ter conhecido o que se propõe o SomosCoop: “Estarmos aqui é termos consciência da força da nossa rede e nos comprometermos em viver esse movimento”.
FAÇA PARTE
O Sistema Cooperativista Baiano, desde dezembro de 2017, tem realizado ações que demonstram a sua adesão ao SomosCoop. Venha com a gente e conheça mais sobre esse movimento. É importante a adesão de todos para o fortalecimento dessa iniciativa. Acesse: http://somos.coop.br/ e http://ola.coop.br/somoscoop/blog.
Por Ascom SESCOOP/BA
Notícias desenvolvimento
A manhã do dia 11 de maio de 2018 foi um marco para o cooperativismo baiano e, principalmente, para o presidente do Sistema Cooperativista Baiano, Cergio Tecchio, que recebeu o título de cidadão baiano das mãos da Deputada Estadual, Neusa Cadore, durante sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia.
CERIMÔNIA
Para homenagear o catarinense, residente há 23 anos na Bahia, marcaram presença na cerimônia representantes do poder público e do Sistema OCB, das cooperativas baianas, funcionários da OCEB e do SESCOOP/BA, familiares e amigos. A mesa de abertura foi composta por pessoas que fazem parte da trajetória do líder cooperativista, que se tornou uma referência do cooperativismo no Estado, segmento que ajudou a organizar, fortalecer e dar visibilidade.
Estavam presentes na mesa: o presidente da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e do SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e da CNCOOP (Confederação Nacional das Cooperativas), Márcio Lopes de Freitas; a presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão no Nordeste e Centro Sul da Bahia - SICOOB COOPERE, Maria Vandalva; o presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários do Grupo Walmart – SICOOB COOPERBOM, Alexandre Teixeira de Cerqueira; o presidente da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo – COOMAP, Jair Romualdo de Oliveira; o ex-Conselheiro Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, Renato Altino Paiva Neto; a vice-presidente da Cooperativa Ser do Sertão, Nereide Segala Coelho; a Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/BA, Jussiara Lessa; a irmã do homenageado, Zenaide Tecchio Munari; e a esposa, Vera Lucia Ventura.
RECONHECIMENTO
Em seu discurso, a deputada estadual Neusa Cadore falou que acompanha há muito tempo a caminhada de Cergio Tecchio e o definiu como um grande defensor do cooperativismo, inclusive lembrou o quanto foi decisiva a contribuição dele para a construção da Lei Estadual do Cooperativismo, projeto que ela relatou na Assembleia Legislativa. “Cergio, a Bahia lhe acolhe carinhosamente e formalmente como cidadão baiano e lhe agradece por toda a sua contribuição até aqui”, disse.
O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes Freitas, ressaltou que o cooperativismo brasileiro reconhece a força e o grande líder que é Cergio Tecchio, pois, mais do que gerar ideias e fazer planejamento, ele faz acontecer. Quem também destacou a capacidade de liderança do homenageado foi Maria Vandalva de Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Crédito Sicoob Coopere. Ela recordou momentos que representa o quanto ele se empenhou no avanço do cooperativismo no estado e o seu trabalho de mobilização e articulação das pessoas. “Tenho aprendido com Cergio que o cooperativismo é um movimento de pessoas que acreditam, sonham, mas também agem na direção de um mundo mais justo. De reinventar a vida de uma forma que as pessoas possam compartilhar resultados, participar de decisões”.
As qualidades profissionais e pessoais do presidente e sua capacidade de motivar, liderar e construir coletivamente também foram citadas em diversos depoimentos de familiares e representantes cooperativistas retratados em vídeos de homenagem e presencialmente, como a fala da sua irmã, Zenaide Tecchio Munari. Ela agradeceu, em nome de todos os familiares pela honraria, e reconheceu a capacidade de seu irmão de superar muitas dificuldades ao longo da vida, contando sempre com o apoio da sua esposa, Vera.
O presidente do Sicoob Cooperbom, Alexandre Cerqueira, elogiou a capacidade de Cergio reunir pessoas em torno de um propósito e que ele é um grande incentivador da elaboração de planejamentos estratégicos para contribuir com o desenvolvimento da gestão e da governança das cooperativas. Jair Romualdo, presidente da COOMAP, disse que Tecchio é uma das suas referências como pessoa e liderança e declarou convicto: “o cooperativismo baiano tem duas fases, uma antes e uma depois de Cergio Tecchio”.
NOVO CIDADÃO BAIANO
Muito emocionado e, depois de receber o título, o novo cidadão baiano rememorou a sua trajetória, desde a sua chegada à Bahia, em 1995. E como um grande visionário que sempre foi, ele dividiu com o público um dos seus sonhos e projetos daquela época, de implantar o cooperativismo nos 417 municípios do estado. E, para isso, ele explicou que foram selecionados 50 municípios prioritários para visitar e incentivar a organização de cooperativas.
E, atualmente, é possível constatar muitos frutos daquele trabalho. De acordo com ele, apesar da crise econômica do Brasil, o sistema cooperativista segue com o pé no acelerador. Hoje, as mais de 200 cooperativas baianas que fazem parte da OCEB administram ativos totais da ordem de R$ 3,5 bilhões. Além do ramo crédito, Tecchio destacou a atuação das cooperativas dos demais ramos: saúde, trabalho, transporte, educacional e agropecuário. Segundo ele, o foco do Sistema OCEB nos últimos anos tem sido aprimorar a gestão e a governança, expandir os serviços e profissionalizar cada vez mais e melhor.
E, antes de ser saudado com muitas palmas, o mais novo cidadão baiano encerrou o seu discurso dizendo: “Agradeço ao povo baiano, a deputada Neusa, a minha família e a todos os presentes. Estou muito orgulhoso de ser cidadão baiano. Nós SomosCoop, nós somos baianos, nós somos um povo que merece respeito, dignidade e qualidade de vida”.
Por Ascom OCEB e SESCOOP/BA (Com informações da Alba e VR14)
Créditos/Fotos: Pedro Ivo Sena (Ascom ALBA)
Notícias desenvolvimento
16 horas bem aproveitadas. Essa foi a avaliação de quem participou do Curso para Conselho de Administração com foco em Governança, que foi promovido pelo Sescoop/BA, nos dias 7 e 8 de maio de 2018, em Salvador.
A capacitação reuniu representantes de Conselhos de Administração e Diretores de cooperativas baianas de diferentes ramos (crédito, trabalho, saúde, educacional, transporte) para conhecer e/ou aprofundar conhecimentos sobre como desempenhar da melhor forma o cargo de conselheiro, contribuindo para o alcance das boas práticas de governança identificadas pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).
Alguns participantes já exercem esse cargo, mas outros estão atuando pela primeira vez, e este é o caso de Paulo Gomes, da COOPERCAP - Cooperativa de Capacitação, Prestação de Serviços e Assistência Técnica. Ele disse que ter participado do curso o ajudou a ter uma visão abrangente e estratégica de como exercer o cargo de conselheiro. Já para Thais Queiroz, integrante do Conselho de Administração da Unibrasil Saúde - Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde, o curso proporcionou networking e troca de experiências ao ouvir os relatos dos conselheiros de outras cooperativas.
O instrutor, Danilo Matos, responsável por ministrar o curso, fez um balanço da capacitação. “O resultado foi muito satisfatório em relação à construção colaborativa dos assuntos tratados. Apresentamos uma visão mais do estratégico da cooperativa e de como eles [conselheiros] podem desenhar esse norte da cooperativa e contribuir como um todo”. Esse entendimento sobre o papel do Conselho de Administração é compartilhada por Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB. “Os conselheiros precisam pensar estrategicamente como a cooperativa pode prestar um bom serviço para a sociedade e conquistar mercado para que o maior ganho chegue para o associado e, consequentemente, aumente a adesão de sócios”, ressaltou durante sua fala de boas-vindas.
CONSELHO FISCAL
O Curso para Conselho Fiscal com foco em Governança aconteceu nos dias 9 e 10 de maio, em Salvador, e teve a mesma carga horária da capacitação para Conselho de Administração. A responsabilidade e o compromisso de acompanhar e fiscalizar a gestão da cooperativa foi um dos aspectos tratados durante a formação.
Mesmo para quem já atua há um tempo como conselheiro fiscal, a capacitação sempre agrega novos conhecimentos para desempenhar o cargo de forma mais qualificada, como afirmou Sr. André dos Santos, representante da ELINQ - Cooperativa de Trabalho de Montagem e Manutenção Industrial. Já para Roberta Gomes, fisioterapeuta e nova integrante do Conselho Fiscal da Unifisio - Cooperativa de Trabalho dos Fisioterapeutas da Bahia, os conteúdos tratados ajudaram a compreender sobre a gestão de uma cooperativa, pois ela tinha mais experiência na parte técnica.
Explicar sobre o papel do conselheiro fiscal dentro da estrutura de governança cooperativa foi um dos pontos abordados pelo instrutor. “Falamos sobre como ele pode ir muito além da visão do dia-dia da cooperativa e contribuir para que a estratégia da cooperativa seja efetivada”, explicou.
A rodada de cursos para Conselhos iniciou em Salvador e continuará em mais duas cidades baianas: Feira de Santana (21 e 22 de maio – Conselho Fiscal) e Luís Eduardo Magalhães (14 de junho – Conselho Fiscal e 15 de junho – Conselho de Administração). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: http://www.eventos.bahiacooperativo.coop.br/
Essa é mais uma capacitação que o Sescoop/BA realiza, contribuindo com a concretização de um dos seus objetivos estratégicos que é “Promover a profissionalização da gestão e da governança cooperativista”.
Por Ascom Sescoop/BA
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Os colaboradores da Unibrasil Saúde – Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde, localizada em Feira de Santana, participaram no dia 26 de abril da Oficina de Qualidade de Vida no Trabalho. Esta iniciativa, promovida pelo SESCOOP/BA, em seu 4º ano, objetiva sensibilizar os cooperados e funcionários das cooperativas baianas sobre a importância do cuidado com a saúde, qualidade de vida e segurança do trabalho. Nesse novo ciclo, a execução da oficina está a cargo da Cooperativa de Trabalho dos Fisioterapeutas da Bahia – Unifisio.
As fisioterapeutas, Fabiana Dantas e Renata dos Anjos, dialogaram sobre a Síndrome de Burnout, estado de tensão emocional e estresse crônicos provocados por condições de trabalho (físicas, emocionais e psicológicas) desgastantes, e refletiram com os participantes sobre o tema: “Felicidade no trabalho: utopia?”.
Durante as oficinas também foram realizados ginástica laboral e alongamentos com os colaboradores, visando melhorar a funcionalidade dos músculos e vivência corporal.
Com informações da Unibrasil Saúde
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA foi credenciado como Unidade Capacitadora do Programa de Educação Profissional Continuada (EPC) do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA). Essa habilitação significa que os cursos voltados para contadores, a exemplo do FORMACONT - Formação de Contadores Cooperativistas, passam a atender à EPC, conferindo pontuação por carga horária aos profissionais de contabilidade participantes.
Desde janeiro deste ano, contadores das cooperativas baianas, funcionários ou terceirizados, regulares com o Conselho Regional de Contabilidade, indicados pelas cooperativas do Sistema OCEB, estão participando do FORMACONT e tendo a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na elaboração de prestação de contas e demonstrações contábeis de acordo com as exigências da lei do cooperativismo e das Normas Técnicas do Conselho Federal de Contabilidade aplicadas às Sociedades Cooperativas.
Para Livia Conceição, Gerente de Operações do SESCOOP/BA e integrante da Comissão de Contabilidade para as Cooperativas do CRCBA, esse credenciamento representa “a preocupação do Sistema OCEB em oferecer capacitações que visam atualizar, aprimorar e expandir os conhecimentos e competências técnicas para os contadores em prol da qualidade dos serviços prestados às sociedades cooperativas e em consonância com a Norma Brasileira de Contabilidade – NBC PG 12(R2) que dispõe sobre a Educação Profissional Continuada”.
Ao promover o FORMACONT e outras capacitações voltadas para os profissionais de contabilidade o SESCOOP/BA busca constantemente melhorar a gestão contábil das cooperativas baianas, confirmando que a formação continuada é uma das formas mais eficazes.
Por Ascom SESCOOP/BA
Logo: Site CRCBA
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Com recursos de animação e trazendo uma linguagem fácil e dinâmica, o vídeo institucional do Sistema OCEB apresenta o que é cooperativismo e os benefícios das cooperativas para a sociedade. Além disso, destaca os serviços oferecidos pela OCEB e pelo SESCOOP/BA.
Acesse o canal do Sistema OCEB no YouTube ou clique aqui para assistir e conferir o vídeo do Sistema Cooperativista Baiano.
Notícias desenvolvimento
Contribuir para a melhoria da gestão e governança de cooperativas, promovendo o desenvolvimento da sua autogestão, é um dos focos de atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, que desenvolve diferentes programas e processos de orientação, constituição, assessoramento e acompanhamento de cooperativas em todo o país.
Dentre os programas, existe o de acompanhamento econômico-financeiro das cooperativas, que é operacionalizado por meio uma ferramenta chamada GDA, em ambiente virtual, onde são registrados os dados econômicos, financeiros e sociais das cooperativas, organizando as informações e gerando conhecimento e subsídios técnicos aos dirigentes e executivos das respectivas cooperativas para a tomada de decisão.
E para ensinar como utilizar o GDA, foi realizado, em Salvador, no dia 20 de abril, o “Curso: Agente de Desenvolvimento Cooperativo” voltado para representantes de duas cooperativas baianas, a CAJ – Cooperativa Agrícola de Juazeiro da Bahia e a COOMAP – Cooperativa Nacional de Transporte Terrestre, e para os analistas de monitoramento do SESCOOP/BA. A capacitação foi realizada pelo Sescoop Nacional e teve como objetivo ensinar aos agentes como utilizar a ferramenta para, a partir daí, ser implantada nessas cooperativas como projeto piloto.
A gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP/BA, Jussiara Lessa, ressaltou que os participantes do curso avaliaram positivamente o evento e as cooperativas CAJ e COOMAP já aderiram à ferramenta e estão em fase de alimentação do Sistema GDA, confirmando, assim, o interesse delas em demonstrar a capacidade econômica para parceiros, clientes e outras cooperativas.
A perspectiva futura é sensibilizar novas cooperativas baianas a aderirem ao programa para que o registro das informações contribua para melhorar a gestão econômica, financeira e social de cooperativas por meio de indicadores e para a promoção da transparência junto aos cooperados.
Por Ascom SESCOOP/BA
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Com a participação de 31 delegados das cooperativas baianas, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), realizou em Salvador, na última segunda-feira (23), a sua Assembleia Geral Ordinária 2018. O evento contou com a presença da gerente técnica e econômica da OCB, Clara Maffia, que compôs a mesa juntamente com o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio e membros do Conselho Diretor e o Coordenador do Conselho Fiscal, Alexandre Teixeira.
A AGO marcou o encerramento da gestão quadrienal dos Conselhos Diretor, Fiscal e Ética do Sindicato e Organização, que se destacaram pelo trabalho que fora realizado para o cooperativismo baiano no período de 2014 a 2018. Por tratar-se de assembleia geral ordinária, a pauta apresentada trouxe, além das eleições, a prestação de contas e a apresentação do Relatório de Gestão, ambos relacionados ao exercício de 2017, os quais foram aprovados.
Após a abertura da sessão, foi realizado o lançamento oficial do vídeo institucional do Sistema OCEB, que objetiva ampliar e fortalecer a imagem do Sistema Cooperativista Baiano, além de propagar os benefícios do cooperativismo., Na oportunidade, também foi exibido o vídeo do Sistema OCB com apresentação dos resultados já alcançados pelo cooperativismo brasileiro e a gerente Técnica e Econômica da OCB, Clara Maffia, destacou as ações realizadas pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em defesa dos interesses das cooperativas frente aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e enalteceu o trabalho realizado pelo Sistema OCEB ao longo dos anos.
Eleições e posse de novos conselheiros
O ponto alto da assembleia geral foi a eleição para o quadriênio 2018-20122 dos Conselhos Diretor, Fiscal e de Ética da OCEB. Como é de responsabilidade do Conselho Diretor eleito indicar o Presidente da OCEB, Cergio Tecchio foi reconduzido ao cargo e ficará a frente da OCEB, também nessa Gestão. Tecchio agradeceu a todos pela confiança, destacando a importância do trabalho coletivo para o alcance de novos resultados para o cooperativismo baiano.
Antes de deixarem o recinto, os presidentes foram convidados para a Cerimônia de concessão do título de Cidadão Baiano ao Presidente Cergio Tecchio, pela Assembleia Legislativa da Bahia, por iniciativa da Deputada Neusa Cadore, a realizar-se no próximo dia 11 de maio de 2018, às 09h e 30min, no plenário da Assembleia Legislativa. Os dirigentes das cooperativas destacaram quão merecido é esse título, fruto do trabalho realizado em beneficio do Cooperativismo no estado.
Finalizada a assembleia, o novo Conselheiro Diretor do Ramo Crédito e Secretário Geral do Conselho Diretor, Sr. Alexandre Teixeira de Cerqueira disse que “é uma satisfação grande poder prestar esse serviço ao cooperativismo baiano. É preciso dar continuidade aos trabalhos para que as cooperativas busquem novos negócios e sejam, cada vez mais, competitivas.
Confira abaixo como ficou a nova composição dos Conselhos Diretor, Fiscal e de Ética da OCEB:
Conselho Diretor
• Alaerte Aronia Miranda Martins - Conselheira do Ramo Educacional
• Alexandre Teixeira de Cerqueira - Conselheiro do Ramo Crédito
• Jair Romualdo de Oliveira - Conselheiro do Ramo Transporte
• Jaymilton Gusmão Cunha Filho - Conselheiro do Ramo Agropecuário
• Sílvio Porto de Oliveira - Conselheiro do Ramo Saúde
• Marília Cavalcante Reis - Conselheiro do Ramo Trabalho
• João Reis de Miranda - Conselheiro do Demais Ramos
• Vandevaldo Teixeira Rios Conselheiro Representante da Central de Cooperativas de Crédito
Conselho Fiscal
• Edwaldo Pinheiro de Santana Filho - Efetivo
• Joquebede Raquel Braga Mendes - Efetivo
• Augusto César Hôlmer Silva - Efetivo
• Manoel Robério Filgueiras Soares - Suplente
• Miguel Calmon de Siqueira Neto - Suplente
• Ricardo Amaral Vilas Boas - Suplente
Conselho de Ética
• Afrorisval Olímpio de Almeida – Efetivo (Sicoob Norte Sul)
• José de Castro Dias – Efetivo (Sicoob Extremo Sul)
• Sandra Mary Cohim Farias – Efetiva (Unifisio)
• Vicente Carlos Barreto dos Santos – Suplente (Coometas)
Presidente
• Cergio Tecchio
Por Ascom/OCEB.
Notícias desenvolvimento
Depois do sucesso do 1º Encontro de Negócios, o Sicoob Central BA realizou a segunda edição do evento, de 13 a 15 de abril de 2018, em Mata de São João/BA, que teve como tema: “O estilo Sicoob de Vender – Simples, Sustentável e Humano”. Promovido pelo Sicoob Central BA e pelo Sescoop/BA, o evento teve como objetivo promover um estímulo às vendas, destacando o estilo Sicoob de vender, valorizar a cultura de pertencimento ao Sicoob e propiciar a integração dos empregados do Eixo Relacionamento com o Associado das cooperativas associadas.
Repetindo a grande adesão do público da primeira edição, o Encontro teve a participação de 200 pessoas, entre diretores, responsáveis e equipe da área de relacionamento das cooperativas associadas; diretores, gerentes e equipe da gerência de negócios do Sicoob Central BA. A programação do evento contou também com a participação da diretoria do Bancoob, da Sicoob Confederação, do Sicoob Seguradora e do Sistema OCEB.
Programação diversificada e motivadora
No primeiro dia, Marco Aurélio Almada, presidente do Bancoob, ministrou a palestra com o tema: Público Jovem. “Nós estamos levando o cooperativismo para cada vez mais pessoas porque nós não estamos parados. Estamos ativos, vibrantes e acreditando no nosso propósito e na qualidade do serviço que a gente presta para os cooperados”, comentou Almada.
Os participantes também acompanharam a palestra de Guilherme Ferreira, sobre o Estilo Sicoob de Vender. Ele refletiu sobre os valores, princípios do cooperativismo e do seu papel de contribuir para transformar a sociedade, a comunidade e o país em um lugar melhor. Ao final da palestra, Guilherme agradeceu ao convite e ressaltou: “estar aqui com nossas cooperativas, estar aqui com o povo do Sicoob nos energiza”. O palestrante Pedro Nascimento dividiu o palco com Guilherme e reforçou o diferencial das cooperativas de crédito ao afirmar que “sempre que você consome um produto ou serviço você não está só tendo uma relação comercial, você está investindo no que aquela organização acredita, no propósito daquela organização”.
O segundo dia do evento iniciou com a palestra de Luciano Ribeiro, superintendente comercial do Bancoob, que falou sobre Crédito como produto e do quanto “o Sistema regional baiano está crescendo de forma espetacular, levando crescimento, crédito, serviços aos seus associados”, disse.
E para ampliar o conhecimento dos participantes sobre estratégias de comercialização de alguns produtos do Sicoob (Cartões, Cobrança, Seguros, Sipag e Previ), eles foram divididos em 5 salas para acompanhar as exposições dos consultores do Bancoob e da Sicoob Seguradora que se revezaram pelos locais. A metodologia usada oportunizou que o público trocasse conhecimentos, esclarecessem suas dúvidas e conhecessem detalhadamente sobre as vantagens e o diferencial dos produtos ofertados pelo Sicoob.
Durante o evento, aconteceu o reconhecimento dos vencedores das etapas de 2017 da “Campanha Super Vendedor” – campanha estadual de vendas -, além da entrega da premiação para os “Mega Vendedores de 2017” e os campeões da etapa de janeiro do “Super Vendedor de 2018”. Ainda em clima de comemoração, os participantes se comprometeram com as metas e objetivos para o ano de 2018. Depois das premiações, os participantes foram surpreendidos com a palestra de Oscar Schmidt, ex-jogador de basquete. O público ficou bastante interessado e motivado com a história do ex-atleta. Ao final, os participantes se confraternizaram para celebrar o sucesso de mais um encontro.
Balanço e perspectivas futuras
Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB, falou sobre a participação do Sescoop/BA na promoção do encontro, além de lembrar tudo o que as cooperativas de crédito levam para as comunidades onde estão inseridas. “O negócio faz parte da cooperativa. As cooperativas são para fazer negócios, para que os cooperados tenham oportunidade de fazer todos os seus negócios no mesmo local. E no cooperativismo de crédito ele tem a oportunidade de fazer todas as suas transações financeiras, bancárias e de serviço. Estamos juntos com o Sicoob na realização de grandes eventos de negócios por nossos 140 mil sócios na Bahia”.
Já o presidente do Sicoob Central BA, Ivo Azevedo de Brito, destacou o crescimento obtido no ano passado e lembrou que “em 2017 começamos a realizar uma mudança nas cooperativas da Bahia e isso vai refletir nos resultados de 2018, conquistando destaque nacional, mantendo o foco nas vendas e superando nossos resultados”.
O presidente do Sicoob Confederação, Henrique Castilhano ressaltou o caminho promissor que está sendo percorrido pelo Sicoob na Bahia. “Com esta Central e cooperativas tão pujantes, que vêm crescendo, dobrando de tamanho a cada quatro anos, a gente tem a certeza que estamos no caminho certo aqui na Bahia. Cooperativas integradas, fortes e avançando a cada dia trazendo o desenvolvimento que o Sicoob tem tido em todo território nacional”.
Alexsandro Silva, diretor administrativo do Sicoob Central BA, fez um balanço sobre o encontro: “O Sicoob Central BA acredita que este tipo de evento alinha os direcionamentos e motiva os empregados no alcance das metas, além de integrar as cooperativas, fortalecendo ainda mais o Sistema BA. Temos certeza que todos os participantes voltaram para suas cooperativas com um desejo ainda maior de fazer a diferença”, concluiu Alexsandro.
“A partir deste momento damos continuidade às nossas vendas, aos nossos negócios em 2018. Acredito no potencial das nossas cooperativas, acredito em cada um de nossos empregados. Tenho certeza que juntos alcançaremos o nosso objetivo e teremos resultados ainda melhores”, ressalta Josemir Pereira, diretor Operacional do Sicoob Central BA.
(Com informações e fotos do Sicoob Central BA)
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A noite do dia 06 de abril, em Salvador, foi de celebração e reconhecimento das cooperativas baianas pela participação no PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Realizado em ciclos anuais, o PDGC, cuja metodologia, pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), é reconhecida nacional e internacionalmente por sua capacidade de aumentar a qualidade de gestão e a competitividade de organizações públicas ou privadas.
O evento, realizado pelo SESCOOP/BA, em parceria com a OCEB, marcou o lançamento na Bahia do sexto ciclo do PDGC. A participação de grande público, sendo formado por mais de 30 presidentes de cooperativas baianas, além de lideranças cooperativistas e da gerente geral do Sescoop Nacional, demonstrou o quanto o Sistema Cooperativista da Bahia reconhece que o PDGC é, de fato, um caminho para a melhoria concreta da gestão das cooperativas.
E é nessa melhoria constante que acredita o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio. Durante a fala de abertura, ele ressaltou a versatilidade do PDGC, que pode ser usado para melhorar a gestão de cooperativas de pequeno, médio e grande porte, e convocou otimista a todos para participarem do novo ciclo do PDGC, além de contar com o apoio do Sistema OCEB para fazer com que o cooperativismo avance e, consequentemente, ajude a sociedade a progredir.
Karla Oliveira, gerente geral do SESCOOP, por sua vez, relembrou a trajetória, desde quando o PDGC foi instituído, e os resultados que essa ferramenta tem proporcionado às cooperativas brasileiras. “Ao longo desses 5 anos tivemos uma adesão crescente. Hoje tem mais de 1.500 cooperativas que participam do Programa. E é um número que vem crescendo de forma consistente. Isso mostra o interesse, comprometimento e adesão das cooperativas nesse propósito de aprimoramento da governança e gestão”.
Programação
A programação do evento contou com a apresentação do case da cooperativa Sicoob Metropolitano, conduzida por Kelly Tiago, Gestora de Planejamento e Desenvolvimento. O foco da exposição foi sobre as estratégias de gestão da cooperativa, que já recebeu o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, na categoria ouro. Ela mostrou o quanto a cooperativa tem trabalhado para atrair as novas gerações para o Cooperativismo por meio de ações inovadoras para oportunizar e estimular experiências. Exemplos de boas práticas voltadas para o relacionamento com o cooperado e o colaborador também foram citados por ela, que resumiu: “Não existe nós e eles. A gente normalmente fala: os cooperados. Nós somos cooperados, nós estamos fazendo para nós mesmos, para uma sociedade melhor e um mundo melhor. Tudo o que nós estamos fazendo é para o nosso bem também. Toda vez que vocês forem pensar estrategicamente em relação ao relacionamento com o associado lembrem-se do que falei que esse é o nosso principal diferencial competitivo”.
Além disso, ocorreu um Talk Show com as cooperativas baianas finalistas do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, Sicoob Coopere e Sicoob Cooperbom, mediado por Fernando Sodake, editor e apresentador do telejornal Bahia Meio Dia, que dialogou com Maria Vandalva Lima e Karla Marjorie Reis, representantes das cooperativas, respectivamente. Vandalva compartilhou a experiência de quando a cooperativa percebeu o PDGC como um instrumento que lhes ajudaria a caminhar com excelência e a melhorar a prática de gestão da organização. E acrescentou: “O diagnóstico [primeira etapa do questionário] nos faz olhar para nós mesmos, para ser melhor, avançar, mas temos que assumir os nossos limites. Perceber que nós temos muito que aprender”. Karla expressou a alegria da cooperativa em ter sido uma das finalistas, pois demonstra todo o empenho e trabalho realizado, e que o objetivo do Sicoob Cooperbom é de ainda ganhar o prêmio.
Reconhecimento
A etapa final foi a entrega da placa de reconhecimento a 51 cooperativas baianas participantes de diferentes ciclos (2013 a 2017) do PDGC. O Sr. Ivo Azevedo de Brito, presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Extremo Sul, cooperativa que participou de todas as edições do PDGC, de 2013 a 2017, falou em nome das cooperativas homenageadas. Ele parabenizou a todos e destacou que além do PDGC, o SESCOOP/BA oferece inúmeros cursos para diferentes públicos, proporcionando conhecimento para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelas cooperativas.
Cenário Promissor
Na Bahia, a participação das cooperativas no PDGC aumentou consideravelmente em 2017: 53 cooperativas concluíram o PDGC e 19 cooperativas participaram do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. A expectativa do Sistema OCEB é que esse número aumente em 2018, pois o trabalho para melhorar constantemente a gestão das cooperativas do estado continua. Sendo assim, a próxima ação será a realização de Workshops Regionais do PDGC com foco em Gestão de Processos e Plano de Melhorias nas seguintes cidades da Bahia: Salvador (08 e 09/05; 02 e 03/10/2018; 04 e 05/10/2018), Feira de Santana (10 e 11/05/2018), Vitória da Conquista (14 e 15/05/2018), Luís Eduardo Magalhães (17 e 18/05/2018) e Itabuna (23 e 24/05/2018).
Confira fotos do evento clicando aqui.
POR ASCOM SESCOOP/BA
Fotos: Uanga Produções e Eventos
Notícias ESG
O lançamento do ciclo 2018 do Dia de Cooperar – Dia C tem acontecido por todo o país e na Bahia ocorreu em Salvador, na última sexta-feira, dia 06. O Dia C é um Programa forte, consolidado e representa o compromisso das cooperativas brasileiras na realização de ações voluntárias em diversas áreas (educação, cultura, saúde, responsabilidade socioambiental, esporte e lazer) que buscam um mundo mais justo e melhor. O mote “Atitudes simples movem o mundo” continua em 2018 para dar ainda mais força a essa causa.
A mensagem sobre o compromisso do cooperativismo pela defesa da vida e em prol da qualidade de vida das pessoas foi trazida pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, na sua fala de boas-vindas. Ele relembrou para um público de 73 participantes de 45 cooperativas baianas o sucesso da “Campanha Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise a sua família”, tema escolhido pelo Sistema OCEB para celebrar o Dia C de 2017. A grande adesão à Campanha pelas cooperativas do estado e a criatividade ao realizar ações que tiveram como objetivo sensibilizar a população baiana sobre a importância da doação de órgãos foi um dos pontos relevantes da iniciativa, que irá continuar esse ano.
Diferencial
O diferencial do evento, promovido Sistema Cooperativista Baiano, foi a promoção de uma capacitação voltada para a elaboração de projetos sociais. Para isso, o SESCOOP/BA reuniu funcionários, cooperados e gestores de cooperativas baianas para apresentar os detalhes do ciclo desse ano, a partir da exposição de Vanessa Pacheco, analista de Promoção Social do SESCOOP, e proporcionar uma oficina voltada para criação de projetos, que foi realizada pela instrutora Luciana Castro.
Vanessa ressaltou que o “Dia C está em nosso DNA, está nos nossos princípios e valores”. Ela apresentou os dados mais atualizados dos resultados do Dia C em âmbito nacional, disponível no site oficial do programa (http://diac.somoscooperativismo.coop.br), e destacou a repercussão do programa internacionalmente e a importante participação das cooperativas baianas nessa grande corrente do bem. Vale lembrar que o Dia C, desde 2016, passou a colaborar com a agenda da ONU por um mundo melhor: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para que iniciativas pontuais virem projetos estruturados de transformação social, uma das metas do Dia C, entender o que são projetos sociais e como elaborá-los é fundamental. A formação realizada alcançou esse objetivo, pois a instrutora apresentou conceitos sobre o assunto e conduziu uma oficina prática de elaboração de projetos voltados para o Dia C. O participante Murillo Oliveira, representante da cooperativa Unibrasil Saúde, destacou o quanto a capacitação foi exemplificativa e direcionada para a necessidade das cooperativas. “Realizamos o Dia C, em 2017, e vamos fazer esse ano. Quando formos escrever o projeto desse ano ele será mais diferenciado, pois vai ter uma criticidade maior sobre como fazer para levar um projeto que seja mais eficiente e eficaz para o que as pessoas precisam e do que a Unibrasil pode proporcionar a elas”, disse.
A troca de conhecimentos por meio da partilha de experiências das cooperativas foi um dos aspectos positivos do evento, segundo a analista da Cooperfarms, Franciele Magni: “Saímos daqui com outras ideias por causa dessa interação entre as pessoas. São ideias que a gente leva para as cooperativas”. Já o sr. Gerson Ferreira, diretor operacional do Sicoob Costa de Descobrimento, observou o quanto todos estavam interessados e empenhados em adquirir os conhecimentos ministrados, o que foi muito perceptível durante a etapa da oficina.
Além do evento, os funcionários da OCEB e do SESCOOP/BA vestiram a camisa do Dia C e demonstraram o seu apoio ao programa. O Dia C tem esse potencial de engajar pessoas, conectar redes de parcerias e disseminar os princípios cooperativistas e o Sistema Cooperativista Baiano tem utilizado desse potencial para desenvolver ações que impactem diretamente a vida de muitas pessoas.
Revista de Promoção Social
Pelo segundo ano consecutivo, o Sistema OCEB reúne em uma publicação as iniciativas do Dia C das cooperativas baianas. Clique aqui e confira as ações na Revista de Promoção Social 2017, que envolveu a participação de 34 cooperativas que realizaram 55 iniciativas em 54 municípios, com a participação de 3.053 voluntários que beneficiou 14.220 pessoas.
Inscrição
As inscrições para o Dia de Cooperar 2018 já podem ser feitas. As cooperativas podem inscrever suas iniciativas, individualmente ou em conjunto. Basta preencher o cadastro online no site: diac.somoscooperativismo.coop.br.
Confira fotos do evento clicando aqui.
POR ASCOM SESCOOP/BA