Notícias desenvolvimento

Seguindo o planejamento estratégico da Unicred da Bahia para este ano, ocorreu, no dia 16 de fevereiro de 2019, o II Workshop de Negócios da cooperativa. O primeiro evento foi realizado no ano passado e foi voltado para marketing e estratégias com vistas à realização de bons negócios. Dessa vez, o foco foi inovações na área de crédito, traçando perspectivas e estratégias para 2019.
Esse evento, que teve o apoio do Sescoop Bahia, foi direcionado para os funcionários da Unicred da Bahia, mas contou, também, com a participação de membros do seu Conselho de Administração e Fiscal, gestores da Unicred Brasil, e profissionais com expertise na área de crédito, além de palestrantes de reconhecimento nacional. Os participantes acompanharam as apresentações sobre técnicas de venda, análise de cenário sobre o mercado atual, como lidar com o risco de crédito e as inovações nessa área.
O público também teve a oportunidade de conhecer o case de sucesso do ponto de atendimento (PA) de Santo Antônio de Jesus/BA, que tem evoluído nos últimos três anos em números de cooperados, produtos como depósito a prazo e operação de crédito. O gerente desse PA, Ângelo Borges, comentou sobre os principais aspectos tratados. “Pontuei as diretrizes norteadoras para uma gestão de sucesso, onde acreditamos no cooperativismo de crédito e na Unicred. Conhecemos nossos objetivos e metas; temos uma equipe que preza pela qualidade no atendimento e que tem uma postura proativa, buscando sempre entender a real necessidade do cooperado na atuação de consultores financeiros; e buscamos a capacitação contínua e monitoramento do resultado”.
A Unicred da Bahia passou a atuar, também, na capital baiana e eventos como esse ajudam a qualificar os colaboradores para a comercialização dos produtos da cooperativa. Para Breno Lessa, diretor executivo da Unicred da Bahia, “o apoio do Sescoop/BA viabiliza a permanência desse evento no nosso calendário, permitindo realinhamento de estratégias com aprendizado contínuo”.

Por Ascom Sescoop/BA
Fotos cedidas pela Unicred da Bahia
Notícias negócios
Empoderar mulheres e promover a equidade de gênero em todos os níveis e atividades econômicas e sociais são a garantia para o fortalecimento das economias e melhoria da qualidade e desenvolvimento sustentável da sociedade. Ciente do papel das mulheres em todos os espaços na sociedade, o Sistema Cooperativista Baiano tem apoiado e realizado eventos com este direcionamento.
Um retrato desta atuação foi a realização VIII Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, no último sábado (16/03), na cidade de Eunápolis/BA. O evento que se destinou exclusivamente às cooperadas, conselheiras, dirigentes e funcionárias das cooperativas baianas, nesta edição teve como tema “O Empoderamento Feminino”.
Reunindo mais de 100 mulheres, a atividade contou ainda com a presença da Gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, que ressaltou a importância do evento. “O Sistema OCEB está de parabéns. Primeiro por organizar anualmente um evento que valoriza a igualdade de gênero. Segundo por reunir tantas mulheres motivadas e dispostas a construir um mundo mais equilibrado e com melhores oportunidades para todos, por meio do cooperativismo. As mulheres reunidas são mais confiantes e ambiciosas. As cooperadas sabem da importância da cooperação, da união e da igualdade” afirma.
Com bom humor e trazendo exemplos de situações cotidianas, as palestrantes Eliane Jaqueline Debesaitis e Icledes Maria Matté conduziram reflexões sobre a força da mulher cooperativista e a importância do seu crescimento, mesmo com as desigualdades no universo corporativo.
Para Verônica Alves, Orientadora Educacional da Cooperativa Educacional de Eunápolis - COOEDUC e Conselheira do SESCOOP/BA, “o projeto vem para fortalecer a prática da cooperação e despertar o valor da liderança dentro do cooperativismo, que é um desafio diário. As experiências passadas no encontro foram emocionantes e grandiosas, não só dentro de um olhar enquanto cooperativista, mas como mulher, já que ocupamos um papel mais sensível dentro deste sistema”, contou.
A gerente de um dos pontos de atendimento do SICOOB Costa do Descobrimento, Lúcia de Fátima, afirma que o encontro proporcionou compreender a mulher como “um ser cooperativista desde que nasce. Me faz analisar várias questões dentro e fora do cooperativismo. Saí do encontro me sentido mais empoderada e pensando sobre a minha importância dentro dessa ciranda cooperativista.”
As participantes foram as verdadeiras protagonistas do evento: interagiram durante os debates com perguntas e até mesmo compartilhando vivências familiares ou de trabalho. As cooperadas também deram um show a parte quando o assunto foi animação. Cantaram em coro músicas que exaltam a figura feminina e valorizam a mulher no contexto social atual.
COOPERATIVISMO E O PROTAGONISMO FEMININO
Aproveitando o mês onde é comemorado o dia internacional da mulher, com intuito de integrar as mulheres cada vez mais no movimento cooperativista, a Cooperativa de Produtores Rurais da Bahia – Cooperfarms realizou a terceira edição do “Encontro de Mulheres Cooperfarms”, no dia 14/03, no município de Luís Eduardo Magalhães/BA. Discutindo “os diferentes papéis da mulher na gestão da relação negócio x família x patrimônio” o encontro contou com a presença de cooperadas, colaboradoras líderes do agronegócio, além das esposas e filhas de associados.
Para a comissão do evento o momento foi construído com o intuito de incentivar a reflexão sobre a condição da mulher junto à família e à frente dos negócios. Através da troca de experiências em diversos assuntos, que vão desde motivação e autoestima até a definição de estratégias para uma maior inserção na dinâmica social e organizacional e assim liderarem outras iniciativas que fortaleçam a presença da mulher no agronegócio da Bahia.
Com o tema “A mulher e suas finanças no ambiente cooperativista” a cooperativa de crédito Sicredi Região Sul da Bahia, no dia 08/03, também realizou uma palestra, onde estiveram presentes 63 mulheres, entre associadas e convidadas. O objetivo principal foi destacar a participação crescente da mulher no mercado financeiro e a importância da cooperação no mundo moderno.
MULHERES NO 14° CONGRESSO BRASILEIRO DE COOPERATIVISMO
No ano em que é celebrado 50 anos de atuação junto as cooperativas brasileiras, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), realizará a 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC) no período de 08 a 10 de maio de 2019, em Brasília/DF. O Sistema Cooperativista Baiano estará presente no evento com uma comissão onde 18 dos delegados são mulheres.
O Congresso é um espaço para tomada de grandes decisões que definirão os rumos do movimento cooperativista no Brasil para os próximos anos. Assim, reconhecendo a importância da participação feminina nesse espaço, a OCB realiza o Concurso Cultural “Embaixadora Coop”, cujo objetivo é agregar ao CBC a participação de 20 mulheres, cooperadas, para contribuírem na construção das diretrizes que serão traçadas para o cooperativismo nos próximos anos. Saiba mais informações clicando aqui.
Ascom OCEB
Fotos Gustavo Moreira
Notícias SomosCoop
Já está no ar o tema do Dia Internacional do Cooperativismo para 2019. Definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), o tema é “Cooperativas em prol do trabalho decente”.
E por que esse tema? Além de as cooperativas serem empreendimentos controlados por valores, tendo como principal foco seus membros, este é um momento estratégico para a ACI. É o ano em que a OIT está celebrando seu centenário, com um foco especial no futuro do trabalho. Em 2019, vamos destacar o papel do setor no fortalecimento do empreendedorismo e do desenvolvimento humano do país.
O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado anualmente no primeiro sábado de julho. O objetivo dessa comemoração é aumentar a conscientização da população sobre o movimento cooperativista em todo mundo. É uma data para ressaltarmos as contribuições do movimento cooperativo em resolver os principais problemas enfrentados pelas Nações Unidas e para fortalecer e ampliar as parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros atores.
Fonte: Site OCB
Notícias representação
No ano em que é celebrado 50 anos de atuação junto as cooperativas brasileiras, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), realizará a 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC) no período de 08 a 10 de maio de 2019, em Brasília/DF.
O Congresso é um espaço para tomada de grandes decisões que definirão os rumos do movimento cooperativista no Brasil para os próximos anos. Assim, reconhecendo a importância da participação feminina nesse espaço, a OCB realiza o Concurso Cultural “Embaixadora Coop”, cujo objetivo é agregar ao CBC a participação de 20 mulheres, cooperadas, que terão todas as suas despesas (passagem + hospedagem + refeições + credenciais de congressista) pagas pela instituição, para contribuírem na construção das diretrizes que serão traçadas para o cooperativismo nos próximos anos.
PARA PARTICIPAR:
1. A mulher precisa ter mais de 18 anos.
2. Ser cooperada.
3. A cooperativa da qual faz parte precisa estar ativa e regular junto a OCB, conforme Regimento Interno do 14º CBC.
4. Morar no Brasil.
COMO PARTICIPAR:
Deve ser enviada uma frase, com até 250 caracteres (incluindo espaços), respondendo a pergunta: “Como podemos construir juntos o cooperativismo do futuro?”
As inscrições podem ser realizadas através do site do concurso concursocultural.cbc.coop.br , até o dia 28 de março de 2019 e os resultados serão divulgados no dia 05 de abril de 2019 na página do Facebook do Sistema OCB. Confira o regulamento completo clicando aqui.
Assim como a “Embaixadora Coop”, foi realizado o Concurso Cultural “Jovens Embaixadores”, onde 20 jovens cooperados foram selecionados, dentre eles a baiana Daniele Carmo Scopel, assistente de crédito da cooperativa Sicoob Costa do Descobrimento, localizada na Região Extremo Sul.
Contamos com a sua participação! Vem com a gente!
Com informações da OCB.
Notícias desenvolvimento

Apesar de não ser um assunto recente, a implantação do eSocial, sistema público de escrituração digital que unifica todas as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas, instituído pelo Decreto nº 8.373/2014, está na agenda do dia. Como forma de preparar as cooperativas baianas para se adequarem a essa nova medida governamental, o Sescoop/BA promoveu mais um curso sobre o eSocial.
Sobre o curso
A capacitação foi composta por cinco módulos (de dezembro/2018 a fevereiro/2019) e orientou profissionais que atuam nas áreas contábil, fiscal e de recursos humanos das cooperativas regulares com o Sistema OCEB sobre a transição dos sistemas atuais das suas cooperativas para a nova ferramenta, apresentando regras legais e operacionais para gerar as informações que serão lançadas na plataforma online do eSocial.
A metodologia do curso favoreceu a troca de experiências e o instrutor, José Luís Vieira, esclareceu as dúvidas de forma clara e objetiva, como destacou uma das participantes, Márcia Barreto, coordenadora administrativa da Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar de Prestação de Serviços e Assistência Técnica - Coopermulta: “O Sescoop/BA e a OCEB tiveram uma brilhante estratégia quando ofertaram esse curso sobre o eSocial para as cooperativas, digo até, ter sido um dos melhores cursos que participei, devido à importância e integração do grupo e a troca de experiências. Tivemos a oportunidade de participar, interagir, sanar dúvidas, ver o acesso ao eSocial, discutir passo a passo, praticar e assimilar cada aprendizado”.
Se antecipar em relação às obrigações que estão por vir e as que estão em vigor, exigindo mudanças, organização e estratégias foram aspectos tratados durante as aulas. “O treinamento foi muito bom pela forma como foi desenvolvida sua agenda. Deu para permear todos os eventos do eSocial com uma certa tranquilidade, apresentando para os participantes o modo de operar o sistema, ressaltando que é imprescindível que eles se apropriem do próprio sistema de folha das suas empresas, dos procedimentos que serão necessários e a observância dos prazos”, explicou o instrutor.
Para Dijailma dos Santos, contadora da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde - Coopermédica, ter acesso a conhecimentos relacionados ao eSocial é de grande valia, não só para as cooperativas, mas para todas empresas do país. E acrescentou: “Acredito que, de modo geral, nós terminamos o curso capacitados a lidar com todo o processo do eSocial para aplicação nas cooperativas. Provavelmente, aqui ou ali ainda vão surgir algumas dúvidas, mas diante da excelência do curso, seremos capazes de resolver, de forma coerente e consciente, as divergências operacionais que surgirão no dia a dia diante da sistemática do eSocial”.
Mais uma capacitação que cumpre o objetivo do Sescoop/BA de “ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional”.

Por Ascom Sescoop/BA
Notícias desenvolvimento

Exercitando a intercooperação e visando oportunidades de negócios para as cooperativas baianas participantes do Fórum do ramo agropecuário, aconteceu entre os dias 4 e 8 de fevereiro o Intercâmbio Boas Práticas Cooperativas do Fórum Agropecuário, no estado do Paraná. Este fórum foi criado em 2017, a partir do desejo das cooperativas agropecuárias da Bahia de se unirem para buscar maior integração e comunicação para fazer frente aos desafios do setor [saiba mais].
Programação
A agenda de atividades da comitiva, formada por 17 gestores de cooperativas vinculadas ao Sistema OCEB, começou com a visita ao Show Rural da Coopavel, evento realizado anualmente no município de Cascavel/PR, considerado a maior feira do agronegócio da América Latina e uma das maiores vitrines do agronegócio no mundo. O que foi confirmado por Carlos Augusto Pandolfi, representante da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel - Cooabriel: “É uma feira com um nível de organização, participação e diversificação sem igual”.
Dando continuidade à programação, o grupo esteve em cooperativas do Paraná (Cooperativa Agroindustrial Consolata - Copacol, em Cafelândia; Cooperativa Agroindustrial - C.Vale, localizada em Palotina, e a Lar Cooperativa Agroindustrial, que fica em Medianeira) para conhecer as práticas cooperativistas e os processos de gestão e negócios realizados por essas cooperativas.
Aprendizados
Explorar novas realidades oportuniza a troca de experiências que trazem aprendizados práticos importantes e ajuda a construir uma rede de contatos para fazer negócios. Para Valdinei Pereira, gestor na Cooperativa Agrícola Gandu - Coopag, conhecer os bons resultados das cooperativas paranaenses acarreta responsabilidade. “Resta a nós, gestores, absorver o máximo possível de cada cooperativa visitada e tentar adequar o que foi visto para a realidade de cada uma das cinco cooperativas que estiveram no intercâmbio”.
Esse compromisso de multiplicar as experiências exitosas nas cooperativas baianas, a partir dos contextos locais, foi um dos compromissos assumidos pelos dirigentes. “Tentarei aplicar o que for possível na nossa região sudoeste em prol do cooperativismo”, disse Haroldo Pereira, da Cooperativa Mista do Médio Rio Pardo – Coopardo, destacando a vontade de todos em querer melhorar e fortalecer as suas cooperativas.
O estímulo do Sistema OCEB em prol da articulação do fórum das cooperativas agropecuárias continua para ampliar, cada vez mais, a intercooperação e o acesso aos mercados baiano, nacional e internacional.
Por Ascom Sescoop/BA
Notícias desenvolvimento

Cooperativas educacionais baianas promoveram, em janeiro, suas jornadas pedagógicas reunindo cooperados, professores e gestores para socializar vivências, debater práticas pedagógicas e aprofundar conhecimentos sobre cooperativismo. O Sescoop/BA apoiou a realização dessas jornadas, que ocorreram nas seguintes Cooperativas:
Cooperativa Educacional de Sobradinho - Cooes; Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb; Cooperativa Educacional de Salinhas - Coopesal; Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Eunápolis - Cooeduc; Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas - CETEF; Cooperativa Educacional de Pé de Serra - Coopeps e Cooperativa Educacional de Irecê - Coperil.
Palestras e avaliação
Com a condução de competentes profissionais, os educadores participaram de palestras sobre: “O que é ser um cooperado ou colaborador em uma cooperativa?”; “Motivação e fortalecimento da essência cooperativista; "Cooperativismo: um legado para a prosperidade"; "Cooperativismo: modelo de negócio para uma sociedade justa”; “Inteligência emocional” e “Leitura e Escrita na Escola - Os Desafios Atuais”. Como de praxe, os temas das palestras foram escolhidos pelas cooperativas, a partir das suas necessidades estratégicas traçadas para o ano letivo.
Avaliando a atividade realizada na CETEF, a presidente da cooperativa, Elaine Silva, disse: “Momento muito enriquecedor e de grande valia para todos, sobretudo para os cooperados ao conscientizá-los através de reflexões e dinâmicas sobre a importância do envolvimento naquilo que se propõe a fazer dentro da cooperativa, como também a importância da boa comunicação no ambiente escolar”.
A temática da jornada desse ano foi inovadora, como explica a Orientadora Educacional da Cooeduc, Verônica Alves Oliveira, pois foi tratado sobre como “estimular e valorizar no ambiente escolar os procedimentos organizacionais e produtivistas, bem como deixar em evidência que a filosofia do cooperativismo é indispensável para uma boa prática dessa educação visionária, e que [os professores] possam se concentrar primordialmente na formação de pessoas solidárias, democráticas, capazes de se ajudarem, na base da união e da solidariedade. Destaco a parceria com o Sescoop/BA, enviando a palestrante que veio complementar a nossa semana produtiva”, contou.
O Sescoop/BA continua trabalhando para ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional.
Por Ascom Sescoop/BA
Fotos cedidas pelas cooperativas
Notícias desenvolvimento
Já faz parte da dinâmica do Sistema Cooperativista Baiano reunir consultores, instrutores, assessores e facilitadores que atuam junto às cooperativas do estado para alinhar informações sobre o trabalho da OCEB e do Sescoop Bahia e tratar de assuntos que estão na pauta do cooperativismo.
Essa foi a quarta edição do Encontro de Alinhamento dos Consultores, Instrutores, Assessores e Facilitadores do Sistema Cooperativista Baiano, que ocorreu na capital baiana. Esses profissionais são também representantes e porta vozes do cooperativismo quando realizam ações, seja de assessoria, instrutoria e/ou capacitação, por isso, é importante esse momento para apresentar o trabalho que o Sistema OCEB realizou em 2018 e o que está planejado para este ano em diferentes áreas e vertentes para atender as demandas de conselheiros, dirigentes e funcionários de cooperativas do estado.
Assuntos tratados
Os participantes acompanharam a apresentação do presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que falou sobre as 10 prioridades estratégicas que têm orientado o planejamento institucional da OCEB e do SESCOOP/BA deste ano [veja aqui quais são] e um panorama de temas que são caros às cooperativas baianas e, por isso, estão dentro do rol de serviços que o SESCOOP/BA pretende requisitar para atender as necessidades das cooperativas.
Mais um ano, Marília Falcão, profissional de uma empresa que já presta serviços em diferentes áreas, como planejamento, marketing, vendas, empreendedorismo, cooperativismo, relacionamento interpessoal, etc., participou do evento. Segundo ela, não perde os encontros oportunizados pela OCEB e pelo Sescoop/BA. “Não temos essa oportunidade em outras instituições, de estarmos com o presidente e equipe, contribuindo com sugestões para o contínuo desenvolvimento do cooperativismo, através das ações planejadas para intervenção nas cooperativas apoiadas pela OCEB e Sescoop Bahia”, disse.
Cadastramento de Instrutores
No ano passado o público teve acesso a conteúdos sobre os procedimentos para contratação de instrutoria e como seria o processo de cadastramento de instrutores por meio do Sescoop/BA. A novidade trazida este ano pela Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/BA, Jussiara Lessa, e pela Assessora Jurídica do Sescoop/BA, Ângela Gédéon, é que o edital [aqui] foi aberto em outubro de 2018 para empresas e profissionais que desejam prestar serviços ao Sescoop. Ambas apresentaram informações sobre o edital, que foram debatidas com os profissionais presentes no evento, esclarecendo todas as dúvidas. “Foi um momento importante para conhecimento de todos, inclusive para ressaltar sobre a necessidade de inscrição no cadastramento”, avaliou Ângela.
Atualização sobre as questões do ambiente cooperativista, quais são as diretrizes, estratégias e tendências e o foco do Sescoop foram pontos destacados por Antônio Carlos, diretor de uma empresa que está se cadastrando. Avaliando o encontro, disse: “Esse foi o ponto forte [do evento]: estar alinhado com as estratégias de atuação do Sescoop e as tendências das cooperativas, que o Cergio e o Sescoop traduzem muito bem, para a gente falar uma mesma linguagem e atender as expectativas das cooperativas”.
Essa é mais uma iniciativa do Sistema OCEB para que haja uma atuação integrada entre todos que trabalham para promover o desenvolvimento das cooperativas no estado.
Por Ascom Sescoop/BA
Notícias desenvolvimento
Teve início na última sexta (01) e sábado (02) a nova turma do Curso de Formação Juventude Cooperativista – JOVEMCOOP. Anualmente, o JovemCoop é promovido pelo Sescoop Bahia com objetivo de formar lideranças cooperativistas com vistas à sustentabilidade das cooperativas. Em 2018, foram formadas duas turmas em regiões diferentes do estado [clique aqui e relembre como foi esse ciclo] e, desde então, jovens estão mais conscientes sobre seu papel enquanto cidadãos e envolvidos na atividade econômica da família e na cooperativa.
Edição 2019
Nesta edição, as cooperativas parceiras do Sescoop/BA são o Sicoob Extremo Sul, Sicoob Costa do Descobrimento e Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF, que mobilizaram 39 jovens entre 18 e 35 anos, sendo funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados, bem como os cônjuges e filhos desses cooperados, para participar da capacitação que conta com a execução pedagógica da Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA.
O início de uma nova turma do Jovemcoop sempre é motivo de satisfação para a diretoria do Sistema OCEB, que faz questão de comparecer para dar as boas vindas. O superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista, esteve em Teixeira de Freitas e falou para o público o quanto o JovemCoop tem proporcionado a disseminação da doutrina, dos valores e princípios do cooperativismo.
Expectativas
As aulas do curso seguem até outubro, totalizando 196h, e a expectativa é grande entre os participantes. Zitânia Santana é tesoureira do Sicoob Costa do Descobrimento, e deseja expandir seus conhecimentos acerca do cooperativismo e aplicar o que aprender no cotidiano da cooperativa e na comunidade. “Estou otimista e motivada a colaborar com o grupo para o alcance das metas estabelecidas. Espero aperfeiçoar minhas ideias, compartilhar experiências, inovar minhas atividades, por isso, acredito que o JovemCoop será um mecanismo de grande incentivo e um excelente recurso para melhorar o processo de aprendizagem”, conta.
Durante a formação, além dos conteúdos sobre cooperativismo, os participantes vão aprender sobre liderança, relações interpessoais, governança, gestão, legislação cooperativista, autogestão e organização do quadro social da cooperativa, sendo que a maioria dos assuntos tem correlação com o PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.
Carolina Nogareda Barros é uma das coordenadoras locais do JovemCoop e atua como assistente de desenvolvimento organizacional do Sicoob Extremo Sul. Ela já pensa nos resultados futuros: “Conhecer mais o cooperativismo e disseminar nossa cultura para todos que ainda não a conhecem é de grande valia. Todas as minhas expectativas se voltam para meu crescimento profissional, que, com certeza, virá ao final com todos os conhecimentos e experiências”.
Já Douglas Silva Botelho, analista de crédito do Sicoob Costa do Descobrimento, conta como se surpreendeu com o primeiro módulo. “Inicie o curso com pretensão de adquirir conhecimentos técnicos sobre o cooperativismo, porém o primeiro módulo foi bem tocante. A facilitadora soube de uma forma simples e comovente mostrar que o cooperativismo está muito além das palavras, está nos gestos e ações de cada um. Estou ansioso para os próximos módulos”.
Já viu o vídeo da experiência do JovemCoop na Bahia?
Clique aqui e assista ao vídeo que preparamos para que conheça mais sobre a experiência do JovemCoop na Bahia e do quanto o cooperativismo tem proporcionado aos jovens experiências que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio do despertar da cultura da cooperação e do fortalecimento da doutrina cooperativista.
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos cedidas por Marília Reis
Notícias SomosCoop
Brasília (21/1/18) – No cooperativismo, ninguém fica para trás. Por isso, em vez de apenas celebrar o fato de que sete em cada dez cooperativas brasileiras já firmaram parcerias de intercooperação para crescer de maneira mais rápida e sustentável, o Sistema OCB está pensando em estratégias para elevar esse número ainda mais nos próximos anos. Afinal, a intercooperação é um dos princípios centrais do nosso movimento e traz benefícios perceptíveis para quem a ele adere (veja quadro).
O primeiro passo dado pela Casa do Cooperativismo nesse sentido foi a realização de uma pesquisa com 268 cooperativas de 11 ramos do cooperativismo, em 9 estados brasileiros. O objetivo do estudo — realizado em parceria com a Confederação das Cooperativas Alemãs (DGRV) — era entender como a intercooperação acontecia na prática, no Brasil. “Percebemos que gastávamos muito tempo falando da teoria e das vantagens da intercooperação, mas não da prática dessa atividade”, explica o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile. “A partir desse estudo, entendemos quais os ganhos reais da intercooperação, na visão das cooperativas, e quais os desafios enfrentados por elas no processo implementação dessas parcerias”, complementa.
Como cada ramo do cooperativismo tem suas particularidades, nesse primeiro momento, os pesquisadores identificaram os desafios e os resultados concretos da intercooperação no ramo agropecuário. Com isso, foi possível conhecer os principais obstáculos à intercooperação, no Brasil. “Na teoria, 99% das cooperativas acha a intercooperação importante ou muito importante para o sucesso de seus negócios. Só que na hora de colocar essa ideia em prática, o projeto as vezes não consegue sair do papel por desconhecimento de como esse tipo de parceria pode ser operacionalizado”, lamenta Nobile.
Quem viveu essa dificuldade na prática (e superou) foi a Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas (Coopatos) — vencedora da edição 2018 do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, na categoria Intercooperação. Os gestores do empreendimento lideraram um acordo que criou uma Central Única de Compras para sete cooperativas da região, beneficiando diretamente cerca de 10 mil cooperados. José Francelino Dias, presidente da Coopatos, admite que o começo da negociação foi complicado. Havia uma certa desconfiança de algumas cooperativas, mas com muita conversa e colocando o bem do cooperativismo em primeiro lugar, o acordo foi assinado.
“A intercooperação veio para multiplicar nossa força, nossa capacidade de ação”, explica Dias. “A Central Única de Compras trouxe benefícios para quem mais importa: o cooperado. É nele que nossas cooperativas estão pensando, todos os dias”, afirma.
Os bons resultados obtidos pelo projeto — que movimenta cerca de R$ 870 milhões por ano — estão atraindo novos interessados para a Central de Compras. “Notamos que as cooperativas que ainda não estão dentro do nosso grupo de compras agora estão querendo entrar no projeto. E posso afirmar com certeza: quem está de fora só tem a perder”, garante o presidente da Coopatos.
MENSURAÇÃO DE RESULTADOS
Outro desafio importante da intercooperação é mensurar, de forma precisa, os resultados financeiros dessa prática, no Brasil. “Ainda temos um percentual muito baixo de cooperativas em condições de avaliar e medir, em números, qual o retorno financeiro desse tipo de parceria”, constata Renato Nobile.
A falta de dados concretos — como o percentual do aumento das receitas obtidas com esse tipo de acordo, por exemplo — prejudica a conscientização dos gestores cooperativistas sobre a importância desses acordos para a sustentabilidade financeira do negócio. “Os ganhos operacionais e de imagem são inegáveis e muito conhecidos, mas precisamos também de cifras e resultados financeiros. Eles são os mais adequados para mobilizar as cooperativas que ainda não aderiram à intercooperação”, pondera o superintendente.
Quem já conseguiu superar essa dificuldade de medir resultados com louvor foi a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro), segunda colocada do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, na categoria Intercooperação.
“Como nossa central de compras é completamente automatizada, não temos problema com a coleta de dados”, comemora Claudio Post, presidente da Fecoagro. “Hoje, todas as cooperativas compartilham seus pedidos dentro de um mesmo sistema para conseguirmos comprar em escala e negociar melhores preços. Por isso, conseguimos saber exatamente o retorno financeiro desse acordo para as 11 envolvidas: R$ 24,6 milhões em economia, somente em 2017”.
Post recorda que a assinatura do acordo de intercooperação Fecoagro só foi possível após uma série de reuniões e alinhamentos entre todos os dirigentes envolvidos no projeto. “A prática da intercooperação depende de confiança. E confiança se conquista com muito diálogo”, explica.
ABRINDO CAMINHOS
Consciente dos muitos benefícios da intercooperação, o Sistema OCB estuda maneiras de facilitar a concretização dessas parcerias no Brasil. “Em nossa pesquisa, identificamos as áreas de maior interesse para nossas associadas. Os dirigentes entrevistados podiam escolher mais de um setor e demonstraram o desejo de firmar acordos comerciais (64%), na área industrial (57%) e de logística (50%)”, explica Clara.
O próximo passo será encontrar maneiras de abrir espaços de negociação entre cooperativas para facilitar e viabilizar a assinatura de parcerias.
Outro projeto da Casa do Cooperativismo, ainda sem previsão de lançamento, é a produção de um compêndio com as melhores práticas intercooperativas do Brasil. A publicação será disponibilizada a todas as cooperativas em formato digital. Assim, elas poderão se inspirar nas experiências de quem já vive, na prática, as melhorias trazidas pela intercooperação.
Para completar, em 2018, a Casa do Cooperativismo realizou um evento específico sobre o tema, intitulado “Intercooperação: compartilhamento de soluções tecnológicas. “Nossa ideia é criar oportunidades como essa, focada na troca de informações, para que as cooperativas enxerguem o que é possível fazer e como cada um de nós pode contribuir com o crescimento da intercooperação entre diversos ramos”, arremata o superintendente.
Confira abaixo os principais resultados da intercooperação:
PARCERIAS COMERCIAIS
Fortalecimento/Melhoria da imagem |
30% |
Aumento do portfólio de produtos e serviços |
40% |
Economia gerada no negócio ou processo |
45% |
Oportunidade de vendas |
57% |
Aumento da competitividade |
65% |
PARCERIA FINANCEIRA
Economia gerada no negócio ou processo |
39% |
Oportunidade de vendas |
39% |
Fortalecimento/Melhoria da imagem |
45% |
Aumento da competitividade |
57% |
Capitalização |
74% |
PARCERIA INDUSTRIALIZAÇÃO
Fortalecimento/Melhoria da imagem |
38% |
Aumento do portfólio de produtos e serviços |
45% |
Aumento da competitividade |
48% |
Oportunidade de vendas |
52% |
Economia gerada no negócio ou processo |
52% |
FATORES PARA O SUCESSO DE UM ACORDO DE INTERCOOPERAÇÃO
28% |
Vontade política |
27% |
Estrutura financeira |
25% |
Confiança |
20% |
Abertura para negociação |
Outras |
Ambiente comercial Indicadores de desempenho Relacionamento Conhecimento sobre atuação de outros ramos |
Fonte:Revista Saber Cooperar
Texto e imagem: Sistema OCB
Notícias desenvolvimento
Após 6 meses de capacitação, com 160 horas/aulas, em 10 (dez) módulos, o Sescoop Bahia encerra mais um ciclo do Gescoop - Curso de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas. As turmas aconteceram em Salvador e Vitória da Conquista, reunindo líderes cooperativistas para aprofundarem conhecimentos sobre gestão empresarial com foco em cooperativas.
Durante o Gescoop, os participantes, totalizando 59 nas duas turmas, desenvolveram habilidades, atitudes e comportamentos para que possam conduzir de forma ainda mais competente a gestão das cooperativas em que estão inseridos.
Encerramento
Como de praxe, o encerramento do Gescoop contou com a participação da diretoria do Sescoop/BA para certificar os participantes, que destacou o quanto a vinculação das disciplinas do curso ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC tem promovido, cada vez mais, a profissionalização da gestão cooperativista.
Balanço
As expectativas de Mauricio Gonçalves, Auxiliar Financeiro da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - COOPMAC, foram superadas. “Os orientadores, todos profissionais, com um leque de conhecimentos e didática muito satisfatória, apesar de alguns temas serem muito complexos para um tempo de 16h para cada módulo. Irei carregar o conhecimento para vida toda e agradeço ao SESCOOP e à Coopmac pela oportunidade!”, disse fazendo uma avaliação do curso.
Visão mais ampla, mais crítica e mais humana da cooperativa foram aprendizados adquiridos por Marlete Ribeiro, Auxiliar Administrativo da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da UESB – CREDIUESB. Ela complementa: “O curso foi muito enriquecedor. Como ele trouxe uma diversidade de conteúdos nos 10 módulos, foi possível adquirir muitos conhecimentos e desenvolver competências e habilidades que envolvem o todo da cooperativa. Como eu trabalho na parte de atendimento participar desse curso de gestão possibilitou ter uma visão diferenciada da cooperativa, ter um raciocínio crítico, analítico, ter foco na qualidade e nos resultados. Também desenvolvi capacidade na tomada de decisões, de gerir pessoas e recursos. Poder analisar o todo da cooperativa e não só o ambiente que estou acostumada”.
Após os 10 módulos do curso, para Nélio Costa, Conselheiro na cooperativa Sicoob Norte Sul, ficou a responsabilidade, enquanto gestor, de buscar sempre a profissionalização da gestão com foco na governança cooperativista. E reforça: “Os momentos de intercooperação nos ajudou bastante na ampliação dos nossos conhecimentos unindo a teoria e a prática. Creio que nossa responsabilidade agora aumenta e o desafio continua na medida em que agora precisamos colocar em prática, aplicar o conhecimento adquirido em nossas cooperativas. Quero agradecer ao SESCOOP por nos proporcionar momentos de grande valia para as nossas vidas e para o cooperativismo baiano”.
Novos ciclos do Gescoop estão previstos para 2019 e, assim, o Sescoop Bahia continuará seu trabalho de promover a profissionalização da gestão nas cooperativas.
Saiba mais sobre o Gescoop
O Curso de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas, antes chamado de Programa, foi desenvolvido, em 2015, e, desde então, vem sendo realizado com vistas a atender a demanda das cooperativas baianas com o intuito de promover a capacitação dos seus dirigentes e gerentes, nos diversos ramos de cooperativas, nas áreas de: recursos humanos, gestão, finanças, negócios, planejamento, governança e educação cooperativista. Os presidentes solicitaram essa capacitação durante os Encontros Regionais de Presidentes para ampliar o acesso das cooperativas às soluções de qualificação profissional visando promover melhorias no desenvolvimento das cooperativas com vistas à profissionalização da gestão cooperativista.
Relembre como foi o início desse ciclo clicando aqui.
Por ASCOM SESCOOP/BA
Notícias desenvolvimento
Atento ao desenvolvimento de presidentes, diretores e gerentes de cooperativas de crédito associadas ao Sicoob BA, o Sescoop Bahia promoveu o Programa de Educação Executiva, ministrado pela Fundação Dom Cabral, escola de negócios que oferece há 40 anos o que existe de mais inovador em Soluções Educacionais nacionais e internacionais, capacitando executivos e gestores públicos e privados.
O Programa teve carga horária de 104 horas para cada turma, e no dia 11 de dezembro foi realizada a entrega de certificados de conclusão para os 30 presidentes e diretores e, no dia 13, aos 30 gerentes, ambos eventos em Salvador. A capacitação teve como objetivo desenvolver gestores nas competências profissionais gerais e de gestão do Sicoob, promovendo integração e alinhamento entre os diferentes níveis de liderança.
De setembro a dezembro deste ano as turmas realizam quatro módulos presenciais que abordaram assuntos como “Identidade de gestão Sicoob”, “Foco em resultado e visão sistêmica”, “Liderança e desenvolvimento de equipes” e “Mudança organizacional”. Durante a formação, os participantes tiveram sua competência desafiada, sendo colocados diante de problemas complexos que demandam visão integrada e capacidade de tomar decisões de maneira articulada com as diversas áreas do negócio.
Para o Presidente do Sicoob Credmed, Augusto César Hôlmer, a relevância de ter participado do Programa foi a abordagem voltada para o mundo corporativo e como as empresas se preparam para competir no mercado. “A grande vantagem foi [o programa] não ser estandardizado para o cooperativismo. Foi voltado para conhecimento das práticas e experiências que são passadas para os executivos das empresas de modo geral. A experiência mais interessante foi a nossa abertura para uma visão voltada às mudanças no segmento corporativo e no desenvolvimento da cultura das empresas, como utilizar a cultura em favor do nosso negócio cooperativo”.
Para Magna Gomes Matos, Diretora Administrativa do Sicoob Norte Sul, o programa contribuiu para seu crescimento profissional e pessoal e trouxe aspectos na formação de excelência de um líder, principalmente no que diz respeito aos aspectos de gestão estratégica e de pessoas, que, segundo ela, é a mola mestra de desenvolvimento e mobilidade sistêmica. “Ocorreram vários momentos considerados de grande relevância, no entanto, chamou minha atenção enquanto aprendizado entender que trabalhamos por um propósito, um significado que é transformar por meio do cooperativismo a nossa sociedade, numa sociedade mais justa e mais sustentável”, complementou.
Agregar novos conhecimentos e fazer uma autoavaliação. Esses foram pontos destacados pela Gerente de Relacionamento do Sicoob Coopere, Fabiane Carneiro, ao avaliar a capacitação. “Fizemos uma autoavaliação sobre o nosso agir e o ser, tanto no lado profissional como pessoal. Aprender a distinguir a individualidade de cada colega também foi um ponto chave para melhorar o relacionamento no ambiente de trabalho. Saí super satisfeita do curso”, disse.
O programa de educação executiva vai ao encontro de uma série de ações realizadas pelo Sescoop Bahia para o aprimoramento dos gestores, funcionários e cooperados de cooperativas de crédito do estado, tanto no segmento operacional quanto no estratégico.
Por Ascom Sescoop/BA
Fotos cedidas pelo Sicoob Central BA
Notícias desenvolvimento
As cooperativas baianas têm caminhado em busca da excelência da gestão e o Sescoop Bahia é um grande incentivador desse processo ao promover tanto capacitações para a adesão das cooperativas ao PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas quanto intercâmbios de boas práticas de gestão.
O ciclo de intercâmbios desse ano oportunizou que 118 pessoas, representando 54 cooperativas da Bahia, conhecessem as experiências bem sucedidas de cooperativas brasileiras que estão avançando por meio do PDGC e já foram reconhecidas pelo Prêmio Sescoop Excelência de Gestão (saiba mais sobre o prêmio). As cooperativas baianas participantes dos intercâmbios foram as que concluíram o ciclo 2018 do PDGC e estiveram presentes no Workshop Plano de Melhorias.
Agenda
Os intercâmbios aconteceram em quatro estados do país: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Confira a agenda:
- Dias 30 e 31 de outubro a delegação formada por cooperativas educacionais foi a Campos dos Goytacazes/RJ e Nova Friburgo/RJ para conhecer a Cooperativa de Trabalho Educacional Prouni e a Cooperativa de Trabalho Educacional Escola Friburgo;
- Dias 12 e 13 de novembro o grupo composto por cooperativas de saúde, trabalho e transporte foi a Belo Horizonte/MG para conhecer a Coopmetro, a Unimed-BH, o Sicoob Credicom e Sistema Ocemg;
- Dias 27 e 28 de novembro, representantes de cooperativas agropecuárias foram até Carambeí/PR e Maringá/PR para conhecer a Cooperativa Agroindustrial Frísia e a Cocamar.
- Já diferentes delegações formadas por cooperativas de crédito seguiram a seguinte programação: dia 12 de novembro os representantes do Sicoob Cooperbom conheceram o Sicoob Central Unicoob e o Sicoob Metropolitano, ambos em Maringá; nos dias 27 e 28 de novembro outra delegação foi até o Rio Grande do Sul visitar a Sicredi Serrana, em Carlos Barbosa, e a Sicredi Pioneira, em Nova Petrópolis; e, por fim, nos dias 4 e 5 de dezembro outro grupo participou do intercâmbio no Sicoob Saromcredi e na Cooperativa Educacional de São Roque de Minas, localizados em São Roque de Minas/MG.
Experiência
Por meio dos intercâmbios, os cooperativistas baianos, sejam dirigentes, funcionários e cooperados, conheceram de perto as experiências de gestão e governança das cooperativas visitadas; o que as tornam competitivas no mercado, como a realização de programas voltados para planejamento, sustentabilidade, educação cooperativista, relacionamento com o quadro social; e qual o impacto que elas promovem para o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas. Em todas as cooperativas a implantação do PDGC é compromisso de todos, desde a alta direção até a área técnica operacional, e os ganhos com a adesão ao programa só trouxeram benefícios, embora seja preciso empenho para cumprir todas as suas fases (saiba mais sobre o PDGC).
Depoimentos
As cooperativas retornaram para suas bases com muitos conhecimentos para multiplicar e colocar em prática, de acordo com as suas realidades e necessidades. Acompanhe alguns depoimentos de quem participou:
“Participar do intercâmbio é sempre enriquecedor. É uma experiência que possibilita ganhos tantos nas competências técnicas como nas comportamentais. Muito importante ter a oportunidade de acessar essas cooperativas que hoje são modelos de excelência e inovação, mas que começaram pequenas e através da profissionalização da gestão e alinhadas com a missão e valores estão consolidadas. Retornarmos abastecidos de motivação e ideias para colocar em prática. Agradeço imensamente ao SESCOOP/BA pela oportunidade”. Marianne C. Reis, Assistente do NDH da Unimed Itabuna
“O intercâmbio foi importante porque pudemos conferir o uso das ferramentas do PDGC através de cooperativas que já implantaram. Importante também foi o testemunho dos gestores em relação às dificuldades iniciais, mas que foram superadas com perseverança e comprometimento com os resultados. Planejamento foi a palavra-chave mostrando que as ações precisam ser implementadas e acompanhadas para que o objetivo seja alcançado”. Maria Sirlene de Souza, Gerente Administrativo Financeiro da Cooperativa Agrícola Juazeiro Bahia - CAJ
“O meu maior aprendizado foi a assimilação de um conjunto de boas práticas de gestão. Poder ver as inovações em diferentes campos da atividade cooperativa é inspiração para a edificação aqui na minha cooperativa. Foi uma experiência incrível e muito válida”. Camila Dorea Fernandes Silva, Presidente da Cooperativa de Trabalho Odontológico de Feira de Santana - Uniodonto Feira de Santana
“Foi incrível a experiência de conhecer e vivenciar as melhores práticas das cooperativas e programas sociais que fazem parte do escopo das mesmas. Enxergar e sentir a viabilidade de aplicar na nossa realidade os programas sociais almejados foi muito enriquecedor. Voltamos com a certeza que poderemos transformar e impactar a nossa comunidade”. Michelle Araújo, Analista de Gestão de Pessoas da Cooperativa de Crédito dos Servidores Públicos no Estado da Bahia - Sicoob Cred Executivo
“Destaco a experiência da Cocamar/Maringá. Uma cooperativa extremamente estruturada, organizada, com histórico de excelência na gestão, onde os valores cooperativistas sempre são valorizados. Agradecemos em nome da Coopaita ao Sescoop/BA e a OCEB por ter nos proporcionado esse intercâmbio muito significativo, marcante e de grande aprendizado para a nossa gestão”. Aderval, Diretor Presidente da Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba - Coopaita
“Fomos ver de perto a história e as boas práticas sendo aplicadas com paixão e responsabilidade, vivendo um desafio diário de transformar o atendimento em relacionamento. Estou muito feliz por ver de perto histórias com tanta riqueza de detalhes, que me transportaram para o passado e percebi que devemos resgatar nos mínimos detalhes a história da nossa cooperativa, para que no futuro tenhamos algo positivo e sólido para contar aos nossos netos e todos que darão continuidade”. Arnóbio Rios, Presidente do Sicoob Sertão e Conselheiro Fiscal do Sescoop/BA
Confira mais fotos clicando aqui
Por Ascom Sescoop/BA
Notícias representação
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia-OCEB, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia- SESCOOP/BA e a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, realizou na última sexta-feira (07/12) o “I Workshop de Energias Renováveis para o Cooperativismo: os desafios e perspectivas na geração compartilhada”.
No evento, que contou com a participação de cooperativistas de diferentes ramos do Sistema Cooperativista Brasileiro, estiveram presentes também representantes de instituições ligadas ao tema, como: Ministério de Minas e Energia, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia - SDE e Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba. A atividade foi iniciada com as boas-vindas do presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que destacou a importância da temática para as cooperativas “que são uma das principais beneficiárias, quando o assunto é inovação e distribuição de energia”.
Dando início ao ciclo de palestras, o Superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios, da Secretaria de Desenvolvimento do Estado da Bahia, Paulo Guimarães, fez um panorama sobre o setor de energias renováveis no estado e sobre as viabilidades que as cooperativas têm ao adotarem esse modelo. “Hoje é muito importante que a população em geral, e principalmente, empresas de pequeno e médio porte, cooperativas e municípios, tomem conhecimento da potência que as energias renováveis têm para a geração de negócio, também para a redução de custos dessas empresas. Cooperativas têm todas as possibilidades de se tornarem mais viáveis economicamente se aproveitarem esse potencial, principalmente da energia solar. Porque elas terão capacidade de ter retorno desse investimento em pouco tempo, reduzindo muito o seu custo de energia elétrica, que, muitas vezes, é um fator determinante para um projeto ou outro”.
Com a missão de disseminar sobre as dinâmicas da geração de energia compartilhada, Lívio Teixeira, do Ministério de Minas e Energia, abordou a relevância de difundir o modelo. “A geração distribuída está crescendo e uma das políticas no Ministério é incentivar o desenvolvimento desse modelo de geração. Por isso, vemos esse evento como uma oportunidade importante para a gente, no sentido de disseminar as informações do Ministério. Esse momento é muito importante para as cooperativas, para que elas também comecem a perceber outras possibilidades de investimento”.
Para Marcelo Feraz, Consultor de Geração Distribuída da Coelba, a atividade funcionou como um retorno das expectativas dos consumidores e empresários baianos, que, cada vez mais, têm demostrado interesse nos modelos de geração de energia limpa. “É gratificante ver que a sociedade tem abraçado. Afinal de contas não tem só o fator financeiro, tem o fator da preservação do meio ambiente em si. Então é importante para nós recebermos esse feedback dos empresários e dos consumidores. A ideia está avançando bastante. A distribuidora está se organizando e avançando para receber essa demanda que está crescendo cada vez mais”, afirmou.
CASES DE SUCESSO
Com o objetivo de atualizar e informar as cooperativas sobre este tema tão atual, que alia o desenvolvimento socioeconômico e a preocupação com o meio ambiente, o “I Workshop de Energias Renováveis para o Cooperativismo: os desafios e perspectivas na geração compartilhada” em sua programação contou com a apresentação de dois casos de sucesso de cooperativas que já conseguem desenvolver o cooperativismo de Energia Sustentável no Brasil: da Cooperativa Brasileira de Energia Renovável – COOBER (PA) e do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – Sicoob (ES).
Para o Consultor e Sócio Fundador da COOBER, Claudio Barbosa, a “geração distribuída” e cooperativismo são temas relacionados em suas matrizes e princípios. “Falar de energia renovável para quem é cooperativista é muito mais fácil, pois geração distribuída de energia não é nada mais que colocar o cooperativismo em prática. A geração distribuída depende realmente do cooperativismo, porque há a redução de custos na implantação e o benefício coletivo da localidade”.
Apresentando a experiência do Sicoob/ES, que instalou uma usina fotovoltaica em uma de suas agências e tem financiado projetos para a produção de energia limpa, o Diretor Presidente do Sicoob Centro-Serrano e Diretor Vice-presidente do Sicoob Central (ES), Arnor Kerckhoff, abordou a necessidade de compartilhar experiências de sucesso entre as cooperativas brasileiras.
“O cooperativismo se constrói dividindo. Nós conseguimos achar um modelo de negócio para a geração de energia compartilhada e nós viemos partilhar esse modelo de gestão com o sistema cooperativista da Bahia. Se aplicarmos esse modelo, de imediato, teremos o impacto econômico, logo após, impactos ambientais positivos, contribuído para o meio ambiente, gerando energia limpa”, afirmou.
COOPERATIVISMO E GERAÇÃO DE ENERGIA
Atentos à necessidade de discutir pautas que também possam garantir a participação das cooperativas em novas oportunidades de negócios, à luz da Resolução 482/2012 da ANEEL, o “I Workshop de Energias Renováveis para o Cooperativismo: os desafios e perspectivas na geração compartilhada” contou com a presença do Analista Técnico Econômico do Sistema OCB, Marco Olívio, que abordou a viabilidade técnica e econômica de implantação de projetos de energias renováveis para o cooperativismo.
A Engenheira Agrônoma do Sistema OCEB, Carine Andrade, ressaltou a necessidade de abordar o tema. “A discussão sobre energias renováveis vem ganhando espaço e importância na busca por um desenvolvimento sustentável. Sendo de extrema relevância o Sistema Oceb promover eventos como esse, para que as cooperativas baianas conheçam mais sobre o assunto, demonstrando a potencialidade da geração compartilhada de energia como uma excelente oportunidade para o cooperativismo”.
Ascom OCEB
Notícias representação
O Sistema Cooperativista Baiano se empenha para promover o desenvolvimento das cooperativas do estado que atuam em diversos setores da economia. Uma das ações é a realização de encontros dos ramos para que as cooperativas se aproximem e debatam temas de interesse comum. Na última segunda (3/12) foi a vez das cooperativas de trabalho do Sistema OCEB se reunirem, em Salvador, para conhecer o Projeto de Sustentabilidade do Ramo Trabalho e traçar estratégias para ampliar seu acesso ao mercado.
O evento teve a participação da Coordenadora Nacional do Ramo Trabalho na OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras, Margaret Garcia da Cunha, e da Analista Técnica e Econômica da OCB, Carla Neri, que apresentaram o Projeto de Sustentabilidade para o público. Elas explicaram que esse projeto veio em resposta aos desafios enfrentados pelas cooperativas deste ramo, no que diz respeito à imagem perante a sociedade, aos órgãos de fiscalização, Poder Judiciário e tomadores de serviços.
Projeto de Sustentabilidade
Atento a essa realidade, o Sistema OCB tem buscado fortalecer o modelo societário cooperativista de trabalho e assegurar que cooperativas legítimas não sofram restrições no mercado. “A gente vem fazendo no Sistema OCB todo um trabalho de desmistificar essa imagem negativa, e para melhorar essa imagem a gente entendeu que havia uma necessidade de fazer um trabalho interno. O projeto sustentabilidade é isso: um trabalho de conformidade das cooperativas de trabalho com a legislação que a gente tem hoje”, explicou Carla.
Os resultados esperados com o projeto foram apontados por Margaret Garcia. “Precisamos estar em conformidade com Lei 12.690/2012. O intuito desse projeto é ter subsídios para negociar com o Ministério Público do Trabalho, e a OCB ter como representar bem o ramo trabalho. Ter dados para apresentar”. Ela falou, ainda, sobre o que almeja: “Que o ramo trabalho comece cada vez a se especializar mais, estar em conformidade e se profissionalize”.
Um aliado das cooperativas para avaliar se estão ou não em conformidade com as questões societárias, princípios e boas práticas de trabalho cooperativista é o PAGC – Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista. A Analista de Monitoramento do Sescoop/BA, Geisa Félix, apresentou a situação das cooperativas baianas que aderiram ao PAGC e passaram pela rodada de avaliações. Ela lembrou da importância das cooperativas cumprirem seus planos de melhorias, a partir do que foi diagnosticado, para que tenham condição de oferecer melhores serviços e, consequentemente, se posicionem de forma mais competitiva no mercado.
Desafios e oportunidades
A etapa de debate entre os representantes das cooperativas foi, para Marília Reis, Conselheira Diretora do Ramo Trabalho na OCEB, um momento fundamental. “Achei o ponto alto do encontro as cooperativas se conhecerem, falarem de suas dores, suas dificuldades e, na percepção de cada uma, as possíveis soluções [para essas dificuldades]”.
A expectativa de Aline Fantin, enfermeira cooperada da COOPS - Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde, é “colocar em prática o que conseguimos discutir aqui”. Para ela, o encontro oportunizou a integração e o debate coletivo de situações comuns que ocorrem com e nas cooperativas de trabalho. Já para Alexandre Machado Sampaio, administrador na Cooperativa Unibrasil Saúde, o evento foi “muito enriquecedor porque demonstrou a força que o cooperativismo, no caso do ramo trabalho, tem. Foi benéfico no sentido de mostrar que juntos somos mais fortes”.
O público ficou ainda mais motivado com as reflexões trazidas por Marcelo Vieira na sua palestra “Competividade para Novos Mercados”. Ele destacou o grande potencial do cooperativismo como economia colaborativa, pois “é a causa e a essência do nosso negócio”, disse. Ele convidou a todos para perceberem o que o mercado quer das empresas, das cooperativas, e da importância de construir experiências a partir da marca para encantar os clientes.
Futuro
Os participantes saíram do evento com o compromisso de se unirem cada vez mais, trabalharem juntos, com intercooperação, e as cooperativas podem continuar contando com o Sistema OCEB para aprimorarem a sua gestão, objetivando, sobretudo, a ampliação do seu acesso ao mercado com inteira adesão ao Projeto de Sustentabilidade do Ramo.
Veja mais fotos clicando aqui.
Por Ascom Sescoop/BA
Notícias desenvolvimento
Sabendo da necessidade de promover capacitações voltadas para conselheiros de administração e fiscal, dirigentes e funcionários das cooperativas, para que se apropriem de assuntos que servirão para o desenvolvimento das cooperativas baianas, o Sescoop/BA promoveu, em Salvador, nos dias 22 e 23 de novembro, mais um Curso Preparatório para Certificação de Conselheiro de Administração e Fiscal de cooperativas de crédito associadas ao Sicoob Central BA.
Os participantes aprenderam e debateram sobre temas que são úteis para o melhor desempenho no exercício do cargo, bem como sobre assuntos relacionados ao cooperativismo. A capacitação foi feita pelo instrutor Alcenor Pagnussatt, profissional com ampla experiência em consultoria e treinamento para Cooperativas em todo o país.
Ter um curso dessa natureza é relevante para nivelar o entendimento dos que exercem esse tipo de função nas cooperativas, segundo pontou o conselheiro fiscal do Sicoob Coopemar, Luciano Maia de Oliveira. “É importante para que os conselheiros tenham um maior nível de entendimento sobre o sistema cooperativo”, disse.
Ismaelton Carneiro, Conselheiro Fiscal do Sicoob Coopere de Valente, participou do curso e já teve a oportunidade de fazer a prova de certificação. Ele confirmou que os assuntos tratados na capacitação foram vistos na prova e complementou: “O curso é de fundamental importância para tirarmos algumas dúvidas, termos esclarecimentos e partilharmos uns com os outros as nossas experiências”.
Ao desenvolver ações de educação cooperativista em diferentes modalidades para cooperativas, o Sescoop/BA contribui para alcançar um dos seus objetivos estratégicos: “Promover a profissionalização da gestão e da governança cooperativista”.
Por Ascom Sescoop/BA
Notícias negócios
Mais de duas mil pessoas participaram das atividades do 12º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), realizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) e com o apoio do Sistema OCB. O evento que começou na quarta-feira, terminou nesta sexta, e movimentou Florianópolis.
Ontem, o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, foi o moderador do painel Diretrizes Estratégicas do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), realizada pelo coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Crédito da OCB, Manfred Dasenbrock, que também preside o Sistema Sicredi, que discorreu, dentre outros assuntos, sobre os desafios do SNCC:
Competitividade: Que depende não só do desempenho do cooperativismo de crédito, mas também de uma série de fatores complexos externos e internos ao segmento, como a economia, os concorrentes, a regulação, a tecnologia, entre outros;
Legislação e regulação: Que é por si só um fator de competitividade, mas de tal importância e complexidade que merece destaque. Sua superação também depende de muitas variáveis que certamente podem ser influenciadas pelo SNCC, mas não são controladas por ele.
Comunicação: Que envolve divulgar os diferenciais do cooperativismo de crédito e usá-los em favor do segmento. Depende do empenho das próprias cooperativas e das instituições que as representam em tornar seus diferenciais mais conhecidos pelos atuais e potenciais associados, além da sociedade e formadores de opinião;
Governança e qualificação: Que está relacionado com os próprios esforços dos atores do SNCC (cooperativas, centrais, confederações, bancos, OCB, Sescoop e FGCoop). Considerando que a regulação tem um papel importante nesse contexto, cabe ao segmento implementar as medidas de governança e gestão que atendam aos padrões esperados e desejados de uma instituição financeira cooperativa;
Intercooperação: Que é um dos princípios mundiais do cooperativismo e uma das chaves para o sucesso de todo o segmento cooperativista. Intensificar parcerias e negócios entre cooperativas dos diversos ramos é uma prerrogativa do próprio segmento que, ao fazer isso, investe no próprio futuro;
Representação sindical: Que está em fortalecer as relações entre as cooperativas de crédito e seus colaboradores, que tanto contribuem para o sucesso do segmento, assunto que está dentro da esfera de ação do SNCC.
O público, considerado o maior da história do Concred, pode acompanhar, ainda, o debate sobre a atuação dos principais sistemas do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) como protagonistas do Mercado Financeiro. Participaram do painel Henrique Castilhano Vilares (presidente do Sistema Sicoob), João Carlos Spenthof (vice-presidente da SicrediPar), José Maria de Azevedo (presidente do Sistema Unicred), Cledir Assisio Magri (presidente do Sistema Cresol) e Moacir Krambeck (presidente da Central Ailos).
DELEGAÇÃO BAIANA
O cooperativismo baiano marcou presença no evento com uma delegação formada por representantes das seguintes cooperativas: Sicoob Cooperbom, Sicoob Credmed, Sicoob Coopec, Sicoob Coopemar, Sicoob Credexecutivo, Sicoob Crediconquista, além do Sicoob Central BA.
O FUTURO JÁ CHEGOU
Na sexta-feira (23), na arena Protagonismo e Sinergia, o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, ministrou a palestra O futuro do cooperativismo se constrói agora. Ele discorreu sobre o movimento cooperativista do ontem, do hoje e de amanhã, abordando os grandes marcos históricos que mudaram, em todos os países, o jeito de pensar, planejar, produzir e consumir. Segundo ele, a inovação é um convite diário, feito às empresas.
“Desde a revolução industrial, passando pelo surgimento do cooperativismo há cerca de 200 anos, até o período atual, quando se vive a era da robótica, da automação e da inteligência artificial a palavra que move a humanidade é, sem dúvida, inovação. Não podemos mais continuar fazendo as mesmas coisas do mesmo jeito. O consumidor quer ter a certeza de levar para casa opções que impactam positivamente tanto a sociedade quanto o meio ambiente. Eles não querem mais um produto ou serviço, simplesmente. Querem fazer parte de um ciclo de consumo responsável e ético, especialmente onde todo mundo ganha. E isso é o que o cooperativismo faz”, enfatizou o superintendente.
Fonte da notícia: Site da OCB (Com acréscimos da Ascom SESCOOP/BA)
Crédito das fotos : Imagem e Arte e Sicoob Cooperbom
Notícias representação
O Sistema OCEB realizou mais uma edição do Encontro de Alinhamento Estratégico, na última quinta-feira (08/11) e sexta-feira (09/11). A atividade, que está na sua nona edição, reuniu os Conselheiros e funcionários do Sistema OCEB e dirigentes de cooperativas baianas, além de contar com a participação de representantes, parceiros estratégicos e instituições ligadas à prática educacional e cooperativista, como: Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Universidade do Recôncavo da Bahia - UFRB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Instituto Federal Baiano – IF Baiano, Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/BA, além da participação da Gerente Geral do SESCOOP Nacional, Karla Tadeu, da Gerente de Planejamento, Pricila Topolski, e da Analista de Promoção Social, Gleice Moraes.
No primeiro dia de evento, o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, deu as boas-vindas ao público, enfatizando a importância da contribuição de cada um para disseminar a cultura cooperativista, levando também em conta o momento de transição política com a entrada de um novo governo. “O cooperativismo tem uma missão: fazer a vida das pessoas melhores. É uma missão ainda maior para nós que participamos de um evento como esse. Se colocarmos os princípios do cooperativismo em prática, vamos mudar a sociedade. No novo país que está surgindo, precisamos continuar fazendo a diferença”, afirmou.
Apresentando as “Novas Diretrizes do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP”, Karla Tadeu, Gerente Geral do SESCOOP Nacional, pontuou a necessidade da aplicação do plano. “Essa diretriz precisa ganhar vida, ela não pode ser um caderninho para ficar ali guardado, mas sim um instrumento vivo. A ideia é transformar a diretriz em um ciclo virtuoso, gerando propósito para as cooperativas, mostrando onde a gente quer chegar. Por isso, precisamos planejar, arregaçar as mangas e fazer acontecer.”
Para a Conselheira da OCEB e Presidente da Cooperativa de Ensino da Região de Irecê - Coperil, Alaerte Miranda, o encontro foi primordial para estreitar laços entre as cooperativas baianas. “Foi uma verdadeira imersão. Muita satisfação em ver o quão bem representado as nossas cooperativas estão em nível estadual e nacional. Aproveito para tirar o chapéu para a equipe que é pequena para tanta coisa que faz”, comentou.
Abordando sobre a necessidade de disseminar a doutrina cooperativista, José Paulo Crisóstomo, Secretário Executivo do Conselho Estadual de Cooperativismo na Bahia – Cecoop, aproveitou a oportunidade para destacar a necessidade de debater o cooperativismo nas mais distintas instâncias do poder público. “Precisamos fazer com que todas as autoridades passem a conhecer a Lei Estadual do Cooperativismo. Nos próximos anos, nós teremos 600 milhões de pessoas desempregadas no mundo, segundo a ONU, e qual a alternativa apresentada para a superação desse problema? O Cooperativismo. O maior instrumento de promoção do desenvolvimento, de inclusão social é o cooperativismo. Precisamos trabalhar isso junto às autoridades e a sociedade, com um debate permanente na Assembleia Legislativa, e junto aos prefeitos municipais porque é lá que acontecem as ações.”
Desenhando os próximos passos do cooperativismo baiano, Osvaldo Ribeiro, membro do Cecoop e associado da Cooperativa de Profissionais Liberais da Bahia - Cooliba e do Sicoob CredExecutivo, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do cooperativismo do ramo crédito como impulsionador da economia nacional. “O cooperativismo é instrumento de inserção do indivíduo na sociedade. Quando falamos do ramo crédito é uma outra ferramenta de inserção do indivíduo no mercado financeiro. Hoje nós temos 90% do mercado financeiro concentrado em 5 instituições e eu acho que o cooperativismo de crédito, chamado de financeiro, atualmente, vai fazer uma grande diferença e tem um grande espaço para crescer.”
EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA
Atrelado ao quinto princípio cooperativista, que tem como base a promoção da educação, o Encontro de Alinhamento Estratégico deste ano contou com a participação de professores de universidades e escolas baianas, que, na oportunidade, contribuíram na construção do debate.
De acordo com Professor da UFRB e Coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, Ugo Matias, além de um momento de prestação de contas e interação o evento é uma possibilidade de conhecer o cooperativismo baiano e suas aplicações por meio do contato com as cooperativas. “Como representante de um curso que deve formar gestores em cooperativa, para mim é muito bom ver que se trata na verdade de um mercado, um campo de trabalho, de negócios, muito dinâmico, em que as pessoas estão dispostas e motivadas. Essa energia é muito boa para levar de volta. Além dela, pude testemunhar as discussões que estão sendo feitas e os futuros gestores que lá são formados precisam estar avisados de tudo isso, além do fato de que eles precisam estar avisados das ferramentas e apoio que um sistema como esse oferece às cooperativas que operam no mercado. Esse sistema tá absolutamente comprometido com o propósito de oferecer educação cooperativista, fomentar e fortalecer a cultura cooperativista.”
PARCERIAS INSTITUCIONAIS
Como forma de fortalecer os laços com empresas que também atuam com foco em desenvolvimento socioeconômico, o evento também foi palco para encontro e trocas entre instituições. A Analista Técnica da Unidade de Gestão do Portfólio do Sebrae/BA, Vanessa Mutare, destacou os a importância de “estreitar esse relacionamento porque tanto as cooperativas quanto o Sebrae têm um objetivo comum, que é capacitar os empresários, promover esse desenvolvimento empresarial no país. É importante conhecer como funcionam as cooperativas, quais as diretrizes, os objetivos estratégicos de cada uma e, com isso, a gente também fazer um planejamento interno dentro da instituição para ver qual é a melhor forma de fazer essa parceria para que dê certo, para que 2019 a gente tenha uma atuação diferente, a gente consiga trabalhar de forma mais harmônica e conjunta. Ter conhecido muitas pessoas foi uma grande oportunidade, conhecer gestores de diversos municípios, trazer essa vivência, esse olhar externo, e agora é a gente conseguir traçar novas estratégias de atuação.”
Desbravando um novo universo, a Analista de Estudos Técnicos da FIEB, Ana Paula Almeida, vê com surpresa as iniciativas do Sistema OCEB. “Eu não sabia que as cooperativas tinham todo esse engajamento. Fiquei impactada positivamente. O cooperativismo é uma tendência e que deve se fortalecer no Nordeste. Estamos no caminho certo na Bahia.”
Os participantes também puderam acompanhar a apresentação do trabalho que está sendo realizado pelo Sistema OCEB em 2018 para contribuir com o desenvolvimento do cooperativismo baiano nas mais diferentes vertentes (gestão, governança, representação) e do que está planejado para 2019.
Veja mais fotos do evento clicando aqui.
Ascom Sistema OCEB
Fotos: Neo Santana
Notícias representação
Nos últimos dias 18 e 19 de outubro, representantes cooperativistas de toda a Bahia participaram do V Bahiacoop – Encontro Estadual de Cooperativas Baianas. Esse é o maior evento do cooperativismo no estado e não é por acaso. Reuniu cerca de 300 participantes e teve como objetivo disseminar a cultura da cooperação, fomentar o potencial das cooperativas para a realização de negócios e aprimorar a relação entre cooperativas e seus cooperados.
Nesta edição o tema central foi “Os desafios das Cooperativas na organização dos seus quadros sociais”. O destaque foi a presença do presidente da ACI (Aliança Cooperativa Internacional), Ariel Guarco, que veio pela primeira vez ao Brasil após iniciar seu mandato na instituição, para ministrar a palestra magna “Pertencimento Cooperativista: União Capaz de Mudar o Mundo”, na abertura do evento no dia 18.
Para Guarco, esta foi uma excelente oportunidade de conhecer em profundidade o movimento cooperativo baiano. “Acredito que a participação nessas reuniões nos dá a possibilidade de entender melhor nosso potencial e os desafios que temos juntos. Muitas vezes, as cooperativas são vítimas de um ambiente econômico desfavorável ao desenvolvimento solidário, mas, na minha opinião, uma maneira de quebrar essa tendência é construir fortes laços entre os cooperados, as cooperativas e instituições específicas do setor”, comentou.
A abertura do Bahiacoop foi feita pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que agradeceu entusiasmado a presença de todos e reforçou o quanto o cooperativismo tem se desenvolvido no país, e a importância do evento para promover a intercooperação e o fortalecimento do setor. Também deram as boas-vindas ao público, o presidente da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Márcio Lopes de Freitas, o presidente da Aliança Cooperativa Internacional - ACI, Ariel Guarco, e o representante do Governo Estadual, José Paulo Crisóstomo, que é o Secretário Executivo do Conselho Estadual do Cooperativismo.
Márcio Lopes expressou a sua satisfação de participar desse momento. Segundo ele, “é uma maneira de ter a percepção do movimento do cooperativismo baiano e acaba sendo uma referência para outros estados”. Ele também comentou ser fundamental a escolha do tema relacionamento com o associado, pois “em um tempo onde os valores, princípios, em especial a confiança, que está em baixa na sociedade, você cultivar confiança, trazer mecanismos que cultivem, que criem, que propaguem a confiança é fundamental para o desenvolvimento do cooperativismo”, ressaltou.
José Paulo Crisóstomo falou sobre a relevância do cooperativismo na vida das pessoas. “Na verdade nós temos o desafio na Bahia de mostrar, cada vez mais, os casos de sucesso e começar a multiplicar, mostrando para as autoridades municipais, para o legislativo, para os diversos membros do executivo, a importância do cooperativismo na geração de trabalho e renda, na inclusão social, na promoção do desenvolvimento, no apoio a tudo que faz com que melhore a vida das pessoas”, disse.
Sobre as palestras do dia 19
Para dialogar com o público sobre gestão, planejamento e valores cooperativistas, também estiveram no time de palestrantes do V Bahiacoop: o líder cooperativista nacional, João Paulo Koslovski, a assessora de ação educativa da Lar Cooperativa (PR), Carmem Teresa Zagheti, e o filósofo e colunista do Jornal Folha de São Paulo, Luiz Felipe Pondé.
“Planejar é decidir fazer”. Essa foi uma das reflexões trazidas pelo palestrante João Paulo Koslovski, que também apresentou sobre as etapas que envolvem o planejamento estratégico e qual o impacto no desenvolvimento das cooperativas. Ele também falou sobre a experiência do Paraná na elaboração do planejamento estratégico sistêmico do cooperativismo, desde a década de 70, destacando os aprendizados e resultados alcançados.
Já para tratar sobre “Relacionamento com o Associado” com muita propriedade, o evento recebeu Carmem Teresa, que compartilhou o trabalho que tem sido feito na Cooperativa Agroindustrial Lar nas diferentes dimensões (econômica, social e ambiental) para estimular a participação dos associados e funcionários na cooperativa, com ações pautadas em valores e voltadas para a educação cooperativista. “Fazer parte de uma maneira efetiva e afetiva”, disse Carmem em vários momentos da palestra, expressando que esse é o compromisso da cooperativa em promover o desenvolvimento econômico e social dos associados e comunidade.
Para enriquecer, ainda mais, as reflexões sobre o tema, o associado e Coordenador do Conselho Fiscal da Lar Cooperativa Agroindustrial, o jovem Adriano Finger, contou sua história de vida e do quanto a participação na cooperativa tem contribuído positivamente para a sua trajetória pessoal e profissional.
A última palestra foi de Luís Felipe Pondé sobre “A prática de valores cooperativistas”. Ele envolveu o público com sua abordagem crítica sobre ética e valores, principalmente no contexto da sociedade brasileira.
Participação das cooperativas
O Bahiacoop também abriu espaço para as cooperativas baianas fazerem negócios por meio da exposição de seus produtos e serviços. Nesta edição participaram da exposição as seguintes cooperativas: Lifecoop, CTES, Aerovan, Sicredi Salvador, Sicoob Cooperbom, Uniodonto Salvador e Cooliba, além do Sicoob Central. O Sistema OCEB aproveitou a oportunidade para montar seu stand com a identidade visual do SomosCoop para ampliar a visibilidade desse Movimento que levanta a bandeira do cooperativismo no Brasil.
A intercooperação também foi foco durante a apresentação dos casos de sucesso das cooperativas baianas – Sicredi Região Sul da Bahia (Itabuna), Sicoob Cooperbom (Salvador) e a Coopeb (Barreiras) - que desenvolvem boas práticas de gestão e governança em suas áreas de atuação. A experiência da Sicoob Cooperbom foi sobre as ações implementadas para promover a expansão do atendimento nacional; já a da Coopeb foi voltada para a organização social com foco no relacionamento entre cooperado e cooperativa; e a Sicredi Região Sul da Bahia apresentou seu projeto que promove educação financeira para o público infantil.
Realização
O V Bahiacoop foi promovido pela OCEB (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia) e pelo Sescoop/BA (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia), com patrocínio da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e apoio da Revista MundoCoop.
Acompanhe todos os conteúdos (fotos, notícias e apresentações) do V BahiaCoop no site: https://ola.coop.br/bahiacoop
Por Ascom Sistema OCEB (Com informações da MundoCoop)
Fotos: Surpreender Eventos
Notícias negócios
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA; com a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e com a Confederação Alemã das Cooperativas – DGRV, realizaram o workshop “Panorama, Diretrizes e Reflexões nas Cooperativas Financeiras”, nos dias 17 e 18 outubro de 2018, no auditório do Banco Central do Brasil, localizado em Salvador/BA. O evento teve como público-alvo diretores, conselheiros, executivos e gerentes de cooperativas de crédito.
Objetivo e abertura
Esse workshop faz parte do bloco de capacitação do Projeto OCB/DGRV, e tem como objetivo aperfeiçoar a capacidade das lideranças do cooperativismo de crédito na leitura sobre as mudanças do mercado, sabedoria nas tomadas de decisões e condução eficiente do negócio, sem se descuidar do cumprimento normativo e legal, e, acima de tudo, garantindo os preceitos e propósitos cooperativistas.
O presidente da cooperativa Sicoob Cooperbom e Conselheiro Diretor da OCEB, representando o ramo crédito, Alexandre Teixeira de Cerqueira, deu as boas-vindas ao público em nome do presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio. Alexandre comentou sobre os aspectos que interferem na competividade e qualidade dos serviços que são oferecidos pelas cooperativas em um mundo que está em constante mudança. Ele aproveitou para reforçar o agradecimento do Sistema OCEB à OCB e a DGVR pela parceria e destacou a realização desse encontro dentro da agenda do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, que foi celebrado no dia 18 de outubro.
Programação
Mercado, inovação, gestão, eficiência, governança, regulação e supervisão foram temas abordados durante o workshop, que teve a coordenação do instrutor Sílvio Giusti, consultor do Projeto OCB/DGRV. O evento teve novamente a relevante participação de representantes do Banco Central: Godofredo Massara dos Santos, Gerente-Técnico do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias (Desuc/BA) e Romeu Eugênio de Lima, Assessor Pleno do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Deorf/MG).
Godofredo Massara falou a sua percepção sobre o sistema cooperativo e a oportunidade que momentos como esses trazem de debater temas muito significativos para o futuro do setor. “O Sistema cooperativo tem crescido, tem se organizado, tem estado atento às novas exigências do mercado financeiro, exigências de ordem tecnológica, inclusive”, disse.
Dentre os assuntos tratados por Romeu Eugênio, o destaque foi para a importância das cooperativas de crédito elaborarem políticas de sucessão para serem colocadas em prática e “não engavetadas”, como ele mesmo alertou, vislumbrando a sua perenidade. Além disso, explanou sobre o desenvolvimento de boas práticas de gestão e governança.
Sílvio Giusti, mediador do evento, lembrou do sucesso do workshop do ano passado, com grande participação das lideranças do cooperativismo de crédito do estado da Bahia e elogiou a boa adesão também desse ano. Ele fez um balanço do evento: “O propósito foi trabalharmos muito a questão do panorama, as mudanças muito rápidas que estão acontecendo no setor, a necessidade de nós acompanharmos [essas mudanças] e, porque não, sermos vanguarda. Nada nos impede de adotarmos medidas práticas e processos que o mercado ainda não tem. Hoje, nós pensamos muito nas entradas de thinktech e startup, mas as cooperativas têm capacidade, potencial de estarem a frente de muitos processos, produtos e serviços financeiros”.
Contando com a participação do público em diversos momentos, o evento oportunizou debates em formato de “talk show” sobre os vetores de decisão e eficiência, apontando reflexões para que o cooperativismo de crédito da Bahia, cada vez mais, se expanda.
Para Maria Vandalva Lima, presidente do Conselho de Administração da cooperativa Sicoob Coopere e Conselheira do Sescoop/BA, o workshop “desafiou as cooperativas a se pensarem para o futuro numa perspectiva de expansão quantitativa e qualitativa, num mercado competitivo, e, sem perder de vista seu propósito e sua essência. Isso implica planejamento a longo, médio e curto prazo com estratégias eficientes de crescimento responsável e perene, além do foco na sucessão, capacitação contínua, adoção de boas práticas e resultados sociais e econômicos”.
Cenário atual
Conforme dados do Sistema OCB, atualmente, o Brasil conta com 929 cooperativas de crédito, que movimentaram R$ 200 bilhões. O segmento atende, hoje, cerca de 8,5 milhões de brasileiros, sendo que as cooperativas chegam a 105 municípios brasileiros que não possuem nenhum outro atendimento financeiro. (Fonte: Portal do Cooperativismo Financeiro).
Confira as apresentações usadas no evento clicando aqui.
Por Ascom Sescoop/BA
Fotos: Assessoria Banco Central do Brasil