Notícias representação
Cooperativas agrícolas da Bahia encontram-se na França participando de dois dos mais importantes eventos mundiais do setor: o SIMA - Paris International Agrobusiness Show e o Salão Internacional de Agricultura. O SIMA abriga o que há de mais avançado em tecnologias do agro mundial e favorece a realização de prospecções e negócios entre produtores, fornecedores e consumidores de todo o mundo. Em sua 77ª Edição, atraiu mais de 1.770 empresas de 42 países e registrou a presença de 232.000 visitantes, de 300 delegações internacionais de 142 nações diferentes.
Já o Salão Internacional da Agricultura, em sua 54ª Edição, propõe uma reflexão sobre o futuro da agricultura no mundo, reunindo algumas das mais importantes autoridades científicas, empresariais e governamentais ligadas ao mundo agro.
Integram a comitiva baiana dirigentes das cooperativas COOPMAC, de Vitória da Conquista; COOPROESTE e COOPERFARMS, ambas de Luís Eduardo Magalhães, e a CAJ de Juazeiro, sob a coordenação do Sistema OCEB. De acordo com Alberto Batista, Superintendente da OCEB e do SESCOOP/BA e chefe da delegação, além das inúmeras reuniões e contatos com potenciais compradores e fornecedores das cooperativas baianas, “estão sendo feitos vários contatos com cooperativas europeias, gerando significativo intercâmbio de conhecimentos e um grande potencial de novos negócios para a Bahia”.
A delegação realizou também uma visita à Embaixada do Brasil na França e à Câmara de Comércio Brasil/França, sendo recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio, Embaixador Philippe Lecourtier. Para o Sr. Vinicius Tumelero, representante da Cooperativa Agrícola de Juazeiro da Bahia – CAJ, a missão tem sido muito importante, dentre outros motivos, por “deixar claro como as cooperativas francesas buscam preencher toda a cadeia dos produtos, indo do campo à indústria, e não simplesmente fica na produção primária”.
A participação da delegação de cooperativas do agro nos eventos é uma realização do SESCOOP/BA e da OCEB.
Notícias negócios
O Programa de Juventude Cooperativista - Jovemcoop finalizou seu ciclo 2016 e deixou um legado para centenas de jovens cooperativistas que puderam trocar experiências e adquirir conhecimentos por meio do despertar da cultura da cooperação e do fortalecimento da doutrina cooperativista. O Jovemcoop, criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Nacional, e implantado no Estado pelo Sescoop/BA em parceria com as Cooperativas Sicoob Coopere, Sicoob Sertão, Sicoob Norte Sul, Sicoob Crediconquista, Sicoob Credcoop e Coopmac.
O programa formou jovens para identificar e desenvolver habilidades para o exercício da liderança nos diversos espaços da cooperativa e, além disso, despertar o interesse deles pelo negócio, conscientizando-os sobre seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde atuam. As aulas foram ministradas pelos associados da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA.
Ao longo das formações, os jovens vivenciaram momentos com aulas teóricas, oficinas, elaboração de projetos e visitas de campo para aprofundar os assuntos tratados durante os módulos do programa, que foram, dentre outros, cooperativismo, liderança, relações interpessoais, governança e organização do quadro social.
A rodada de encerramento já ocorreu em quatro cidades baianas: Valente, Cruz das Almas, Vitória da Conquista e Pintadas, e contou com a presença dos jovens participantes do Programa, além de dirigentes de cooperativas da Bahia, do Sescoop Nacional e do Sistema OCEB/Sescoop BA.
VALENTE
Empregados do Sicoob Coopere receberam no dia 11 de fevereiro os certificados de conclusão do Programa Jovemcoop. O encerramento da capacitação aconteceu, em Valente/BA, com as presenças da presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, do diretor geral, Ranúsio Cunha, do superintendente do Sistema OCEB/Sescoop BA, José Alberto Batista e da facilitadora, Lívia Machado.
Após 9 meses com encontro quinzenais, a turma avaliou o Jovemcoop e apresentou os trabalhos de conclusão de curso para a banca examinadora. Foram expostos projetos voltados para a saúde do trabalhador e de ações de marketing para produtos e serviços financeiros do Sicoob.
A presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, parabenizou os jovens concluintes: "a cooperativa precisa de pessoas bem preparadas, como vocês estão após essa jornada, para poder fazer um atendimento melhor para nossos associados".
Os depoimentos dos jovens cooperativistas foram positivos em relação ao programa. Adilson Cunha ressaltou que a capacitação superou as expectativas dele. Ádria Lima pontuou que foi "uma grande troca de ideias, experiências e aperfeiçoamento de conhecimentos sobre o cooperativismo". Já Bárbara Anunciação achou que o programa possibilitou com que todos compartilhassem o que há de mais produtivo com os colegas e facilitadores.
"No início da nossa Cooperativa aprendemos a fazer o cooperativismo na prática e deu certo. Mas, após o Jovemcoop, vocês vão acertar mais em relação a gente, porque quando iniciamos, o acesso ao conhecimento era mais difícil. Vocês tiveram mais oportunidade de se preparar", relatou o diretor geral do Sicoob Copere, Ranúsio Cunha.
VITÓRIA DA CONQUISTA
O encerramento do Jovemcoop em Vitória da Conquista ocorreu no dia 11 de fevereiro de 2017 e foi marcado pelo entrosamento e saudosismo, onde os jovens cooperados da COOPMAC, SICOOB CREDCONQUISTA e SICOOB CREDCOOP reviveram momentos vivenciados durante o curso e apresentaram seus projetos finais.
A certificação dos participantes foi com sentimento de dever cumprido, pois muitos desafios foram superados, segundo a representante da Coopmac, Thamires Lima: “todos os que concluíram o curso foram muito esforçados e merecem o mérito pela conclusão do programa”.
Os conhecimentos adquiridos contribuíram para desenvolver os potencias dos cursistas, encorajando-os a buscar novos objetivos dentro das organizações e na vida. Essa percepção é compartilhada por Thamires Lima e Larissa Borges, analista da CredCoop, que fizeram um balanço do programa, considerado a realidade do cooperativismo na Bahia que “precisa mostrar sua força e seus potenciais e, para isso, é necessário preparar pessoas com condições de gerirem corretamente essas organizações e que saibam exercer sua liderança, em qualquer área. Neste contexto, o Jovemcoop serviu para fortalecer o cooperativismo na região, formar pessoas com pensamento crítico sobre o sistema e garantir a continuidade e crescimento sustentável das cooperativas”.
PINTADAS
Cooperados e funcionários do Sicoob Sertão, da Cooperativa Ser do Sertão e da Cooap, da cidade de Pintadas, Bahia, receberam no dia 18/02, os certificados de conclusão do curso do programa JovemCoop, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA.
O encerramento ocorreu na sede do Sicoob Sertão e contou com a presença do presidente do Sicoob Sertão, Milton Ramos, da Gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sescoop Nacional, Geâne Ferreira, do superintendente do Sistema OCEB/Sescoop BA, José Alberto Batista, e da facilitadora Marília Cavalcante Reis, além de gerentes dos pontos de Atendimentos do Sicoob e presidentes de Cooperativas participantes.
Nesta última etapa, os jovens apresentaram para a banca examinadora os trabalhos de conclusão do curso com sugestões de projetos voltados para educação financeira e reciclagem de resíduos, entre outros.
Segundo a presidente da Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia (Cooliba), Marília Cavalcante Reis, o “Jovemcoop apresenta-se como oportunidade de fortalecimento e de amadurecimento do sistema por meio da formação de novos líderes cooperativistas. “Essa formação permite aos jovens a ampliação de consciência quanto ao seu papel dentro e fora do sistema cooperativista, indo além de conteúdos teóricos sobre o cooperativismo com abordagem de conteúdo comportamental, por meio da aplicação de ferramentas e técnicas de Coaching, com vistas a promover o autoconhecimento”.
Aloísia Carneiro, agente de atendimento do Sicoob Sertão de Capela do Alto Alegre disse ter ficado bastante satisfeita com o que aprendeu na capacitação. “O curso mostrou para nós, jovens, que temos bastante potencial para praticar o bem coletivo em prol de nossa comunidade. Este programa veio para ampliar essa visão, pois, para mim, o cooperativismo deveria ser um estilo de vida”, concluiu.
CRUZ DAS ALMAS
Mais uma cidade que sediou o encerramento do Jovemcoop foi Cruz das Almas, localizada do Recôncavo Sul da Bahia. No dia 18 de fevereiro de 2017, na sede do CDL – Câmara de Dirigentes Logistas, os jovens receberam os certificados por terem concluído, com sucesso, o programa.
Uma dessas jovens foi Cintia dos Santos Carvalho, cooperada do SICOOB Norte Sul, que relatou sobre a oportunidade de participar do Jovemcoop e que agregou novos saberes ao seu curso de Gestão de Cooperativas, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano. “O Jovemcoop foi ótimo e deve continuar para atingir outros públicos e, assim, propagar, cada vez mais, o cooperativismo”.
Para o cooperado do Sicoob de Cruz das Almas, Gledson Pereira dos Santos, “a capacitação permitiu um grande crescimento para os jovens tanto no âmbito profissional como no pessoal, pois tratou sobre temas importantes como liderança e relações interpessoais”.
A cidade de Gandu também irá sediar o encerramento do programa, no dia 25 de março de 2017.
Por Ascom/Sistema OCEB, com informações das cooperativas SICOOB COOPERE, Coopmac e Credcoop
*Fotos cedidas pelas cooperativas pelo SICOOB COOPERE, Coopmac e Credcoop
Notícias representação
Funcionários, associados e dirigentes das cooperativas de Luís Eduardo Magalhães e região tiveram nesta quinta-feira (16) uma manhã bem diferente do habitual. Em grupo, 13 participantes, de 5 cooperativas diferentes, passaram por uma capacitação promovida pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA.
O treinamento foi conduzido pela Gerente Geral da OCEB, Ially Gomes e pelo supervisor administrativo da OCEB, Márcio Santos, que juntos orientaram os participantes das cooperativas baianas sobre os procedimentos jurídicos que são necessários para convocar e realizar Assembleias Gerais.
Para o gerente geral da Cooperativa de Desenvolvimento do Agronegócio do Oeste – Codeagro, Renato Sato, a iniciativa do Sistema OCEB de realizar o curso na cidade é excelente. “Sempre que tem evento e capacitação aqui em Luis Eduardo eu participo, até por que é muito difícil se deslocar para a capital ou outra região, então a possibilidade de se atualizar sem ser necessário sair da cidade é sempre bem-vinda! ”, afirma Renato.
Quem também ficou bastante feliz com a iniciativa de promover a capacitação no município foi a contadora da Unibahia Sociedade Cooperativa. “É muito bom poder ter eventos aqui na nossa região e este foi um dos melhores cursos que já participei, Os facilitadores foram muito atenciosos e falam a nossa língua, eles sabem exatamente as coisas que vivenciamos no dia a dia”, diz Camila, que relata também que a parte do workshop que mais gostou foi a prática. “A gente se junta e faz o material ali, na hora, então não tem como sair do curso com dúvidas”, explica.
O evento em Luís Eduardo Magalhães fecha o ciclo do workshop sobre condução e realização de Assembleia no exercício de 2017 após ter passado pelos municípios de Itabuna, Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana.
Notícias representação
Onze cooperativas de Educação, que atuam em vários municípios da Bahia, decidiram juntar forças e formar a primeira Rede de Instituições de Educação Cooperativista no estado. A resolução em conjunto ocorreu durante um Encontro do Ramo Educacional, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, em Salvador, no período de 15 a 17 de fevereiro.
A programação do encontro proporcionou muitos debates entre os participantes, que também assistiram uma palestra sobre Estratégias para a Formação de Redes realizada pelo gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Nilo Meira, que destacou a importância da intercooperação para a obtenção de bons resultados.
“Pensar a formação de redes para cooperativas é uma experiência inusitada, por falta de comparativos, mas ao mesmo tempo se torna mais fácil pois já existe um DNA de cooperação entre os participantes”, ressalta Nilo, que afirmou que o processo de associação entre cooperativas além de ser mais fácil, tende a apresentar bons resultados mais rapidamente.
Ele deixou evidente que juntas, as cooperativas serão mais fortes na hora de negociar com o mercado. “Seja para a compra de material ou mesmo para a formação de mão de obra, é importante que os pequenos se unam e com isso tenham mais representação. Por exemplo, uma farmácia de bairro não consegue fazer frente a um laboratório, mas mil farmácias unidas conseguem ter uma voz altiva na negociação”, ponderou Nilo.
O encontro culminou com a elaboração do Planejamento Estratégico, que será aplicado do ano de 2017 até o ano de 2020, em conformidade com as ações do ramo em nível estadual, por meio de uma oficina. O moderador desta atividade, Leoney Miranda, avaliou que “o evento foi bem produtivo, pois a turma estava bem focada no que queria e tende a dar continuidade no acompanhamento dos objetivos estratégicos traçados no planejamento que foi feito”. Ele também ressaltou do pioneirismo da ação de montar uma Rede e fazer um planejamento em conjunto para o ramo.
Para o diretor pedagógico da Cooperativa Educacional de Salinas (Coopesal), Gilson Menezes, a medida ocorre em boa hora. “Precisamos aprender a nos comunicar e divulgar melhor para nossos públicos. Com a criação da Rede estamos unindo forças para ter mais visibilidade perante outras instituições de ensino”, diz Gilson.
Quem também aprovou a ideia da Rede foi a Diretora Pedagógica da Cooperativa de Ensino da Região de Irecê (Coperil), Jorgina Dourado Chaves, que aponta que a união das cooperativas vai ser benéfica não só do ponto de vista da melhora dos serviços educacionais para os alunos, mas também para o mercado local dos prestadores de serviços para a Educação. O mercado vai enxergar a gente como um referencial econômico. Gráficas, editoras e empresas de mobiliário vão passar a nos enxergar como grande potencial e isso é bom para todos”, explica Jorgina.
Para dar continuidade ao processo de constituição da Rede, um Comitê, com representações de diferentes cooperativas, foi instituído e já combinou agenda de encontro para março.
Notícias representação
Aconteceu nesta quinta-feira (16) o segundo dia do Encontro de Cooperativas Baianas do Ramo Educacional e, nesta ocasião, foi iniciada a construção colaborativa de um Planejamento Estratégico, de 2017 a 2020, para o Ramo Educacional.
Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, o evento reúne 11 cooperativas que atuam em diversas cidades do estado, e na programação, que se encerra nesta sexta-feira (17), estão incluídas palestras, debates e uma oficina para elaboração do Planejamento.
Durante o primeiro dia de evento, os participantes puderam assistir e debater sobre a exposição do gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Nilo Meira, que abordou estratégias e caminhos para a formação de Redes e Centrais de Negócios.
Nesta mesma data, um Comitê de representação das cooperativas educacionais foi instituído. Já na quinta-feira, os participantes deram início à discussão de estratégias, particularidades e caminhos a serem tomados para as cooperativas educacionais aperfeiçoarem, cada vez mais, sua gestão para viabilizar a ampliação do seu acesso ao mercado. O exercício faz parte da Oficina que será concluída nesta sexta.
De acordo com o diretor pedagógico da Cooperativa Educacional de Salinas (Coopesal), Gilson Menezes, um dos destaques do encontro é o fato de que as resoluções estão sendo rápidas e objetivas. “Ontem iniciamos as atividades que irão permitir que a gente se una e crie uma rede de educação. Seremos inovadores ao criar a Rede e isso irá favorecer a todos porque teremos muito mais força e visibilidade perante outras instituições de ensino”, conta Gilson.
Para o diretor da Cooeduc, Adilson Correia, o sentimento também é de animação com a criação da Rede. “A união das nossas cooperativas vai ser positiva para todos. Ganharemos força para negociar preços e materiais melhores e ganharemos uma posição de destaque no ramo de Educação em todo estado. Juntando forças, seremos uma das maiores redes de ensino da Bahia, senão a maior”, evidencia.
O encontro termina nesta sexta-feira (17), quando os trinta participantes deverão concluir o Planejamento Estratégico e iniciar as atividades para formação da Rede.
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Funcionários, associados e dirigentes das cooperativas de Luís Eduardo Magalhães e região, participam, nesta quinta-feira (16/02), da última rodada do Workshop sobre Realização e Condução de Assembleias.
A capacitação, promovida pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, foi realizada em cinco cidades da Bahia e tem como principal objetivo orientar os colaboradores das cooperativas baianas sobre os procedimentos legais para convocação e realização de Assembleias Gerais.
O curso tem como facilitadores a Gerente Geral da OCEB, Ially Gomes e o supervisor administrativo da OCEB, Márcio Santos.
Notícias representação
Integrantes de cooperativas da cidade de Feira de Santana e municípios vizinhos participaram, nesta terça-feira (14), do “Workshop sobre Realização e Condução de Assembleias”. Promovido pelo Sindicato e Organização de Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA), a atividade busca orientar dirigentes, cooperados e funcionários sobre os procedimentos legais para convocação e realização de Assembleias Gerais.
Nesta edição, 25 integrantes de 15 cooperativas participaram do workshop, que foi ministrado pela Gerente Geral da OCEB, Ially Gomes, pelo Supervisor Administrativo da OCEB, Márcio Silva e também pela Analista de Monitoramento do Sescoop/BA, Tássia Gouveia.
Para a Gestora Adriane Carneiro de Almeida, cooperativada do SICOOB de Feira de Santana, a experiência foi excelente. “Pela manhã tivemos uma exposição e o conteúdo foi muito bom. Como os facilitadores se expressam bem a gente não fica com dúvidas. além disso, pela tarde, houve uma oficina prática, e, então, no momento da exposição de nossos trabalhos tudo fica bastante demonstrativo”, diz Adriane, que relata que este é o segundo curso promovido pelo Sescoop/BA que participa.
Participando pela primeira vez do curso, a presidente da COOPERMULTA, Joquebede Raquel Braga, conta que considerou o evento muito produtivo e que pretende participar de outros.
“Já tinha indicado para outras pessoas, mas nunca tinha conseguido participar, desta vez vim e não me arrependo. As colocações feitas foram muito importantes porque é um tema que requer muito cuidado e atualização constante”, conta a Presidente, que ficou sabendo do evento através da Rede Olá, a rede social do cooperativismo. A última edição do workshop, ocorre no próximo dia 16, no município Luís Eduardo Magalhães.
Notícias representação
Aconteceu em Salvador, nesta terça-feira (07/02), mais um Workshop sobre Realização e Condução de Assembleias. O evento foi promovido pelo Sindicato e Organização de Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, e buscou orientar os dirigentes, associados e funcionários das cooperativas baianas sobre os procedimentos legais para convocação e realização de Assembleias Gerais.
Cerca de 30 participantes das cooperativas de Salvador e Região Metropolitana estiveram presentes no curso que foi ministrado pela Gerente Geral da OCEB, Ially Gomes, o supervisor administrativo da OCEB, Márcio Santos, e a analista jurídica da OCEB, Monique Brito.
Para a Gerente Administrativa da Cooperativa dos Fisioterapeutas da Bahia – Unifisio, Josy Lobo, o curso visa facilitar o processo de realização de assembleias. “Esse treinamento, além de atualizar as cooperativas sobre as mudanças e a regulamentação, faz com que se ganhe um tempo enorme no processo de realização das assembleias, como também o registro dos documentos, porque muitas vezes é mais trabalhoso reunir a documentação do que organizar a própria assembleia”, concluiu Josy.
Na parte da tarde, os participantes se reuniram em grupos para exercitar a elaboração de Atas de Assembleia e, dessa forma, colocar em prática os conhecimentos adquiridos e favorecer a troca de experiências.
Miguel Calmon, diretor-presidente da Cooperativa de Crédito Salvador – Sicredi Salvador e um dos participantes do evento, destacou que esse workshop agrega à gestão das cooperativas para que essas alcancem seus objetivos durante as assembleias. Ele também afirmou que “é muito importante que o Sescoop/BA promova esse tipo de encontro até para manter atualizados os cooperados que têm experiência e informar aos novos sobre como conduzir as assembleias”.
Já para Márcio Estrela de Brito, diretor presidente da Cooperativa dos Motoristas Autônomos de Dias D’Ávila e Região Metropolitana de Salvador - Digitáxi, a capacitação permite eliminar cada vez mais as dúvidas no processo de condução de assembleias. “É a segunda vez que venho para o mesmo workshop, mas cada vez que participo o aprendizado é ainda melhor”, afirmou.
Na próxima semana, as cooperativas da região de Feira de Santana (14.02) e Luís Eduardo Magalhães (16.02) receberão o evento e, assim, mais um ciclo de cursos realizado em todo o Estado será encerrado.
Notícias representação
A OCEB e o Sescoop/BA realizaram neste dia 31.01, em Itabuna, a primeira edição 2017 do Workshop Realização e Condução de Assembleias. O evento visa disseminar informações e alinhar práticas sobre a convocação, realização e procedimentos posteriores às assembleias (atas, registros, entrada em Junta Comercial, etc). O Workshop - que deverá ocorrer também em outras quatro cidades - contou com a presença de 21 representantes de cooperativas da região Sul e teve como facilitadores Ially Gomes (gerente geral e advogada da OCEB), Márcio Santos (Supervisor Administrativo da OCEB) e Valter Sampaio (Analista de Monitoramento do Sescoop/BA).
Para José Campos, da cooperativa de trabalho Consulcoop, o Workshop serviu para relembrar algumas regras e cuidados muito importantes no antes, durante e depois das assembleias, mas o destaque mesmo foi o compartilhamento de informações sobre o encaminhamento dos atos perante a JUCEB: “a gente sabe que a OCEB está procurando resolver algumas dificuldades, mais ainda assim a Junta está sempre recusando as atas. E a demora deles é enorme...”, desabafa.
Um dos objetivos do Workshop é justamente preparar as cooperativas para se adequarem às exigências formais de órgãos públicos, instituições financeiras e até do poder judiciário, relacionadas com assembleias e seus registros. “Algumas dificuldades com a Junta se originam, muitas vezes, lá atrás na própria convocação da assembleia”, alerta José Alberto, Superintendente da OCEB.
Neste 02 de fevereiro será a vez de Vitória da Conquista receber a delegação do Sistema OCEB, que realizará o Workshop para as cooperativas legais da região.
Notícias representação
Workshop realizado pela OCEB ajudará cooperativas na convocação, realização e arquivamento dos atos assembleares.
Não é incomum que cooperativas tenham dificuldades no cumprimento das formalidades legais para convocar e realizar assembleias, bem como para arquivar corretamente os atos assembleares, trazendo enormes transtornos como perda de tempo, de recursos, e riscos jurídicos para a cooperativa. Para enfrentar esse problema, a OCEB e o SESCOOP/BA promoverão em 2017 mais uma edição do Workshop Realização e Condução de Assembleias.
De acordo com José Alberto, Superintendente da OCEB e do SESCOOP/BA, o objetivo do Workshop é disseminar o conhecimento teórico e prático sobre a realização de assembleias e adequação de atas e demais formalidades legais: “esse conhecimento pode, por exemplo, diminuir os problemas na hora de fazer os registros de atos assembleares na JUCEB, bem como evitar problemas perante o poder judiciário, instituições financeiras, governamentais e mercados”.
O workshop é voltado para dirigentes, assessores, gestores, prepostos e funcionários de cooperativas baianas, de qualquer ramo de atividade, limitando-se a 3 participantes por cooperativa. Os participantes desenvolverão suas habilidades para auxiliar a cooperativa na adequação dos seus atos às normas do Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
O evento ocorrerá em diversas regiões da Bahia, a fim de atender as cooperativas de todo estado. Confira abaixo as datas e locais dos workshops:
Data |
Município |
Quantidade de participantes |
31/01/2017 |
15 |
|
02/02/2017 |
20 |
|
07/02/2017 |
25 |
|
09/02/2017 |
15 |
|
14/02/2017 |
25 |
|
16/02/2017 |
20 |
Programação:
08h às 08h30 – Credenciamento
8h30 às 08h45 – Abertura
08h45 às 10h30 – Palestra: Passo a Passo para Realização e Condução de Assembleias
10h30 às 10h45 – Coffee break
10h45 às 12h – Instrução Normativa – DREI e debate
12h às 13h – Almoço
13h às 14h - Oficina sobre pedido de viabilidade e Documento Básico de Entrada – DBE que compõe o processo da Juceb
14h às 16h - Oficina sobre elaboração de Edital e Atas
16h às 16h15 - Coffee break
16h15 às 17h – Apresentação das Oficinas e Encerramento
Notícias
A confraternização para funcionários do Estaleiro Enseada Paraguaçú - empresa sediada na região do Recôncavo baiano - contou esse ano com um palestrante de 14 anos, Otávio Possenti Alves, aluno do oitavo ano da Coopesal (Cooperativa Educacional de Salinas), que foi convidado a fazer uma palestra sobre “a importância da família”. A escolha do tema foi muito especial, considerando que a plateia era formada por funcionários de vários estados, muitos dos quais passarão o natal longe de seus familiares. A cooperativa tem se destacado pelo papel social que desempenha nas comunidades da região de Salinas e Maragogipe e é conhecida pela boa preparação de jovens e adolescentes como Otávio, que se destaca pela sensibilidade e capacidade de interação com os públicos.
Notícias representação
A OCEB e mais algumas cooperativas baianas de destaque foram convidadas e se fizeram presentes no quarto encontro estadual de cooperativas da OCESE - Organização das Cooperativas do Estado de Sergipe. O evento se realizou nestes dias 14 e 15 de dezembro e teve por objetivo discutir aspectos relevantes do cooperativismo naquele estado vizinho. A Bahia esteve representada pelas cooperativas COEDUC (Eunápolis), COOPMAC (Vitória da Conquista) e COOMAP (São Sebastião do Passé), que apresentaram suas experiências e participaram de debates com os presentes. Jair Romualdo de Oliveira, membro do Conselho da OCEB e presidente da COOMAP, representou o Sistema OCEB. O evento foi prestigiado pelo presidente da OCB, Marcio Lopes de Freitas, que fez a palestra de abertura, além de contar com a participação de lideranças cooperativistas do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Notícias representação
Através da parceria do Sistema OCEB com o Sebrae, as cooperativas educacionais baianas, desde 2015, estão tendo a oportunidade de participar do Programa Nacional de Educação Empreendedora – PNEE. O projeto é destinado a jovens estudantes, desde o ensino fundamental até o médio, ministrando conteúdos de empreendedorismo, levando os participantes a entender que empreender significa alcançar seus objetivos e realizar seus projetos de vida.
Este ano foram formadas duas turmas de alunos do ensino fundamental e médio da Cooperativa Educacional de Eunápolis - Cooeduc e da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro - Cooeps, e uma turma de professores na Cooeps, levando as cooperativas a perceberam o quanto elas podem ajudar no desenvolvimento dos seus alunos e, consequentemente, do cooperativismo. Além destas, entre os dias 16 e 18 de novembro, o Sebrae desenvolveu o programa em cinco turmas de cooperativas educacionais, sendo uma da Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb, duas da Cooperativa de Trabalho Educacional de Central - Coopec e duas da Cooperativa de Ensino da Região de Irecê - Cooperil, totalizando 250 alunos.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Coperil, Jacqueline Medeiros, os alunos participaram ativamente de todas as atividades desenvolvidas, avaliando o programa como um momento importante para o despertar do pensamento sobre o potencial individual e a interdependência um do outro para o crescimento coletivo. “A parceria com o Sebrae tem sido excelente para o fortalecimento das cooperativas, pois estimula o empreendedorismo e potencial criativo e inovador dos alunos, auxiliando no desenvolvimento das capacidades organizacionais, necessárias para o sucesso na vida escolar e em todas as escolhas pessoais”, afirma a coordenadora.
Com o resultado positivo do programa, a COOPEB já tem planos de ampliar a parceria com o SEBRAE e aplicar em todos os cursos do 1º ano do ensino fundamental à 2ª série do ensino médio agregando-os à disciplina de cooperativismo. “O que antes parecia restrito ao estudo de ações de cunho cooperativista foi ampliado e ganha força na formação de nossos estudantes interagindo com outras linguagens, outras realidades, em um mundo cada vez mais complexo e pluricultural”, conclui Edlania Novaes, diretora pedagógica da COOPEB.
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Profissionais e estudiosos da área de direito tiveram a oportunidade de participar nos dias 1 e 2 de dezembro do 1º Seminário Internacional do Direito do Trabalho Cooperativo, realizado em Salvador/BA. O evento reuniu grandes nomes da comunidade jurídica nacional e internacional para debater, através de painéis e apresentações, assuntos pertinentes aos aspectos jurídicos e econômicos do trabalho em cooperativas.
Organizado pela OAB / Bahia, por meio da sua Comissão Especial de Direito Cooperativo, em parceria com o Sistema OCEB, Universidade Salvador (Unifacs), a Universidade Cândido Mendes (UCM), o Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo (IBECOOP) e o Instituto de Pesquisas Sociais (IPS) o 1º Seminário Internacional do Direito do Trabalho Cooperativo discutiu em profundidade assuntos controversos como a livre iniciativa cooperativista, tributação, terceirização e tendências do cooperativismo de trabalho em nosso país. Estiveram presentes desembargadores, procuradores, juízes, advogados, acadêmicos, lideranças cooperativistas e representantes do Sistema OCB nacional e de outros estados. A Representante Nacional do Ramo Trabalho (OCB), Margareth Cunha, e da Bahia (OCEB) Joquebede Raquel também prestigiaram o evento . O secretário Álvaro Gomes, da Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte – SETRE e Presidente do Conselho Estadual do Cooperativismo na Bahia, também esteve presente no evento.
Em seu primeiro dia, foram realizados painéis que debateram assuntos como “Tributação do Ato Cooperativo de Trabalho”, “Terceirização e Cooperativas” e “Tendências do Cooperativismo de Trabalho”. Para Ângela Gédéon, assessora jurídica do Sescoop/BA e membro da comissão de direito cooperativo da OAB-BA, um dos objetivos do seminário é promover a desmistificação do preconceito enraizado na sociedade, notadamente no judiciário, quanto às cooperativas de Trabalho, visando mudar essa perspectiva ruim, pela qual o cooperativismo de trabalho é tido como irregular, assim como, as recentes discussões sobre terceirização. “A OCEB, como legítimo sindicato representante das cooperativas no estado da Bahia, e o Sescoop/BA, como entidade de formação cooperativista, não poderiam deixar de apoiar um evento como esse, na medida auxiliará trazer à consciência dos operadores de direito o que é o cooperativismo “legal”, afirma Ângela.
A pertinência dos assuntos abordados, e a sua importância para estes profissionais que atuam no cooperativismo, foi o que levou a analista jurídica da OCB, Milena Cesar a participar do Seminário. Contudo, Milena ressalta que estes temas não devem ser discutidos e abordados apenas dentro do mundo cooperativista, “é importante que a sociedade entenda que existem leis e normas próprias para o cooperativismo, tendo suas próprias especificidades trabalhistas, tributárias, sindicais, entre outros; e que o cooperativismo é extremamente relevante para a economia do país”.
O cooperativismo, notadamente o de trabalho, é alvo de diversas críticas, na maioria das vezes baseadas por desconhecimento. De acordo com o presidente da Comissão de Direito Cooperativo da OAB-BA, Pedro Henrique Duarte, eventos de grande porte como este, servem para desmistificar o conceito prévio e errôneo sobre as cooperativas. Duarte ainda ressalta que “estamos vivendo uma grave crise econômica, com números alarmantes de desemprego e o cooperativismo é um dos modelos com capacidade de contribuir para a superação da crise”.
Um dos painéis mais aguardados pelos presentes foi o de “Terceirização e cooperativas”, tendo como presidente da mesa Alcian Souza, membro do Sistema OCB/AM; e palestrantes Flávio Garcia, professor da FGV/ PGE-RJ; Gustavo Moris, conselheiro Estadual da OAB-BA; e Raymundo Antônio Carneiro, desembargador aposentado do TRT 5ª Região. Para o desembargador, a terceirização é um dos assuntos que ainda não é bem visto pela sociedade, devido às fraudes que ainda ocorrem nos dias de hoje. “Existe um desconhecimento por parte do público em geral sobre o que é o cooperativismo e a sua relação com a terceirização de serviços. Este seminário trará maiores esclarecimentos não só sobre este tema, mais sobre outros, levando conhecimento e desmitificando preconceitos”, pontua Carneiro.
Crédito das fotos: Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte do Estado - Setre
Notícias negócios
A Coperil realizou nos dias 24 e 25 de novembro a sua I Feira Literária, culminando todos os projetos de leitura desenvolvidos na escola ao longo do ano letivo 2016. O incentivo à leitura é uma ação permanente da cooperativa, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.
A I Feira Literária da Coperil (FLICOP) pretende estimular o hábito da leitura, além de aproximar os leitores de escritores do território para debate das ideias e celebração da cooperativa. Com este objetivo, a Feira trouxe em dois dias, diversas atividades literárias dentro de uma perspectiva inovadora e singular.
A abertura do evento contou com representantes da AILA (Academia Ireceense de Letras e Artes), OAB, Direc 21, além do escritor Alessandro Pithon e diversos autores, escritores e artistas da região. A FLICOP reservou um momento de autógrafos com os escritores: Alessandro Pitohn (autor do livro “O Malabarista”), a poetisa e ex-aluna Janaina Gama (autora do livro “Cê tenta poesias?”) e Tatiana Vilarinho (autora do livro “A história de Zé Pingulim).
Toda a escola envolveu-se em produções de cunho literário, com apresentações dos clássicos, fábulas, contos e casos, exposições e instalações. A novidade ficou por conta do Café Literário e da pizzaria “Fatiando ideias, alimentando a literatura”, com a presença de cantores e artistas locais.
25 anos Coperil
Durante a Feira, comemorando os seus 25 anos, a Coperil lançou o cordel “25 Anos Coperil”, de autoria de Epaminondas José dos Santos, escritor e cordelista da região. O cordel apresenta de maneira lúdica a emocionante história do surgimento da cooperativa, desde os seus fundadores e primeiras assembleias, com suas dificuldades e limitações até os dias atuais, com a escola tornando-se a maior cooperativa educacional da Bahia.
Fonte: SECOM Coperil
Notícias representação
As cooperativas do segmento táxi devem lançar em breve um aplicativo que facilitará a comunicação entre o taxista e o usuário do serviço de todo o país. A plataforma de negócio, como tem sido chamado, faz parte de um projeto mais amplo, que visa a criação de um modelo de negócio para o setor. O assunto foi discutido nesta quarta-feira (7/12), em Brasília, pelos integrantes do Grupo de Trabalho Táxi, fórum criado para discutir as demandas e ações do segmento.
A reunião, uma iniciativa da Rede Transporte, objetivou a apresentação da plataforma de negócios diretamente aos cooperados e, ainda, validar sua adesão. O encontro contou com a participação de representantes de 15 cooperativas, dos seguintes estados: RS, PR, MG, SP, ES, RJ, PE, RN, MS, AM e DF.
Como dever de casa, o grupo indicou os responsáveis em cada cooperativa que farão parte da comissão responsável por concluir a iniciativa. Para isso, uma reunião está agendada para ocorrer em São Paulo/SP, no próximo dia 20/12.
Fonte: OCB
Notícias representação
Representantes das cooperativas do Sudoeste da Bahia estiveram reunidos no dia 2 de dezembro para discutir o lançamento do I Coopera Sudoeste, a ser realizado em 2017. O evento foi idealizado pela Coopmac, Sicoob Crediconquista e Sicoob Credicoop, e tem como objetivo fortalecer o cooperativismo na região Sudoeste, divulgando o potencial das cooperativas e praticando a intercooperação para demonstrar a relevância do cooperativismo na economia da região.
Estiveram presentes na reunião 35 participantes, representando 13 cooperativas da região, além do superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista, e do prefeito eleito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão.
A reunião de lançamento serviu para discutir com os dirigentes das cooperativas da região tópicos importantes para serem apresentados no Coopera Sudoeste, além do apoio das mesmas. “Nossa expectativa é de reunir 300 pessoas no evento em 2017, com palestras voltadas para o cooperativismo, além da exposição dos produtos e serviços das cooperativas”, sinaliza Rejane Almeida, diretora do Sicoob Credcoop.
De acordo com Jaymilton Gusmão, presidente da COOPMAC, a reunião foi bastante proveitosa, onde os participantes definiram quais temas serão abordados em 2017, assim como qual será o formato do evento. “O Coopera Sudoeste, além da capacitação e da intercooperação, servirá para mapear o cooperativismo na região, desenvolvendo estratégias de fortalecimento e participação das cooperativas na sociedade”, conclui Jaymilton.
Confira abaixo algumas fotos desta reunião:
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Notícias negócios
O Curso de Vendas e Mercados, realizado nos meses de outubro e novembro, pelo Sescoop/BA, chamou atenção dos cooperados e colaboradores das cooperativas baianas. Com o objetivo de levar os participantes a aperfeiçoarem os seus conhecimentos e habilidades para o planejamento e execução de todas as etapas do processo de vendas dos produtos/serviços de suas cooperativas, a capacitação reuniu cerca de 60 profissionais em 5 turmas.
Além das duas turmas realizadas em Salvador, uma para todas as cooperativas e outra voltada para cooperativas de crédito, as cidades de Vitória da Conquista, Itabuna e Feira de Santana também foram contempladas com o curso. Para Andressa Paiva, operadora de atendimento do Sicoob Cooperbom, o curso atendeu a sua expectativa de prepará-la para oferecer um melhor atendimento ao associado e, consequentemente, vender melhor os serviços e produtos oferecidos pela cooperativa.
As aulas foram ministradas por Edi Carlos Borges, consultor e especialista em gestão empresarial. Borges afirma que debater sobre vendas e mercados com profissionais de cooperativas, é fundamental para o seu crescimento e sobrevivência no mercado. A metodologia utilizada na capacitação impressionou a analista financeiro Laís Souza da Uniodonto Itabuna, que ressaltou a importância dos assuntos discutidos. “Pudemos perceber o mercado de forma abrangente e real, mostrando que é possível crescer e alcançar objetivos independentemente da situação, desde que haja um bom planejamento e uma equipe qualificada para colocá-lo em prática”, pontua Laís.
A gerente de atendimento do Sicoob Crediconquista, Janira Silva, sinaliza que treinamentos como estes, voltados para a formação de profissionais experientes na área de marketing e comunicação, gera uma melhor qualificação para o sistema cooperativista como um todo. “O curso desenvolveu nossas habilidades e competências necessárias para alcançar metas e objetivos, auxiliando no crescimento e produtividade da cooperativa”, conclui e gerente.
Confira abaixo algumas fotos da capacitação:
Notícias representação
A assessoria aos atos da Junta Comercial do Estado da Bahia – Juceb, oferecido pela OCEB, realizados às terças e quintas-feiras na sede do órgão, no Comércio, terá o um novo horário acompanhando o seu expediente. A partir do dia 5 de dezembro de 2016, os atendimentos serão realizados das 10h às 16h. A assessoria prestada às quartas-feiras na sede da OCEB continuará com o seu horário regular, das 9h às 17h.
Para dúvidas e mais informações, entrar em contato com a analista jurídico da OCEB, Dra. Monique Brito, pelo telefone (71) 3421-5831 ou através do e-mail
Notícias desenvolvimento
A Colivre conquistou mais um prêmio nacional em primeiro lugar com o Noosfero. O Campus Virtual, solução baseada em Noosfero para ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), garantiu o primeiro lugar na categoria Recursos Educacionais Abertos (REA) no Prêmio ARede Educa 2016. Na categoria, a Colivre concorreu com projetos de instituições como Faculdade Casper Líbero, Instituto Anísio Teixeira e Unicamp. O Campus Virtual também foi finalista da categoria Plataformas Educacionais, concorrendo com instituições como Fundação Telefônica Vivo, Instituto TIM e Faculdade Getúlio Vargas, mas não foi selecionado entre os vencedores.
O Campus Virtual permite que instituições de ensino e pesquisa criem e gerenciem suas próprias redes sociais com foco em educação, ampliando as formas de comunicação entre toda a comunidade escolar, acadêmica ou corporativa. A plataforma proporciona a criação de processos educativos personalizados dentro do paradigma proporcionado pela web 2.0, tendo como eixo uma rede social educacional, que permite ampliar o processo de socialização e interação online entre estudantes, professores, gestores, coordenadores e funcionários dos diferentes cursos e campi de uma instituição de ensino ou pesquisa. A solução desenvolvida pela Colivre ainda possibilita a convergência, num mesmo ambiente web, do projeto educacional com a política de comunicação digital, multimídia e interativa da instituição.
Criado pela ARede, um projeto mantido pela Bit Social que estimula a inclusão social por meio do uso das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TICs), o prêmio teve mais de 220 projetos classificados. Desses, 85 obtiveram pontuação da Comissão Julgadora para se classificar entre os finalistas. A colocação dos finalistas será divulgada em novembro. Confira aqui a lista dos vencedores do prêmio: http://www.arede.inf.br/parabens-vencedores-do-premio-arede-educa-2016/
Fonte: COLIVRE