Notícias representação
A Cooperativa Educacional de Salinas – Coopesal realizou um movimento de solidariedade, em Salinas da Margarida, que culminou com a arrecadação de quase 300kg de alimentos não-perecíveis. A ação fez parte do Dia de Cooperar 2017 e teve como lema “Quem é solidário não vive solitário”.
A cooperativa mobilizou estudantes e seus familiares, cooperados, além do comércio local, para participar da campanha para beneficiar famílias da localidade que foram cadastradas e estão em situação de vulnerabilidade social. As etapas da ação envolveram reuniões de organização, visitas em estabelecimentos comerciais do município para divulgação e arrecadação de alimentos. A Secretaria de Ação Social do município também foi uma parceira da cooperativa.
A distribuição das cestas básicas foi feita em um momento celebrativo no dia 12 de maio, com programação diversificada: palestra realizada pelos adolescentes sobre a importância de ser solidário; declamação de poesias em homenagem às mulheres, apresentação teatral e de dança feita pelas crianças para as mães, já que o evento ocorreu em uma data próxima ao Dia das Mães.
A alegria e envolvimento das pessoas na ação e o resultado da arrecadação dos alimentos, além do sentimento de gratidão daqueles que receberam os mantimentos, foram aspectos destacados pela presidente da Coopesal, sra. Maria das Graças Possenti. Uma das famílias beneficiadas foi a de dona Rejanci de Almeida, que expressou seu agradecimento ao receber a doação e relatou as dificuldades vivenciadas por ela e outros moradores da região.
O aumento da participação do público no Dia C, segundo o diretor pedagógico da Coopesal, Gilson Menezes, foi por causa da compreensão sobre o “saber cooperar” na comunidade de Salinas. Esse entendimento foi confirmado pelo Sr. Carlos Jorge Santana, um dos que contribuíram com a ação, que afirmou: “Cooperar deve ser um exercício diário entre as pessoas porque vivemos em grupo e sempre temos algo a oferecer, seja material ou conhecimento".
Esse é o quarto ano de participação da COOPESAL no Dia C e ainda estão planejadas mais duas atividades para o mês de agosto, com previsão de ações voltadas para a saúde e melhoria da qualidade de vida.
Sobre o Dia C na Bahia
Em 2016, o Sistema OCEB mobilizou 45 cooperativas que empreenderam, sozinhas ou em parceria com outras cooperativas e instituições locais, 44 projetos de voluntariado em diferentes áreas, envolvendo 2749 voluntários e beneficiando um número estimado de 20 mil pessoas, em 35 municípios da Bahia.
Por Ascom – SESCOOP/BA (com informações da COOPESAL)
Confira algumas fotos da ação:
Notícias desenvolvimento
Conselheiros e Diretores Executivos das cooperativas associadas ao Sistema de Cooperativas de Crédito da Bahia – Sicoob BA, além de gestores do Sicoob Central BA, se reuniram em Salvador para participar, nos dias 10 e 11 de maio, do Curso Preparatório para Certificação de Diretores. Já colaboradores e gerentes de cooperativas de crédito também vinculadas ao Sicoob, iniciaram, no dia 11 deste mês, o primeiro módulo da Capacitação para Gerenciamento de Crédito.
Esses eventos fazem parte das demandas do Sicoob Central Bahia e atendem a um dos objetivos estratégicos do SESCOOP que é o de promover a profissionalização da gestão cooperativista.
Curso Preparatório para Certificação de Diretores
Durante os dois dias de realização desse curso, os participantes tiveram acesso a conteúdos (planejamento estratégico aplicado para cooperativas de crédito do Sicoob; governança cooperativista; gestão de risco e controle; demonstrações financeiras e contábeis nas cooperativas), preparando-os para realização de exame de certificação.
O evento oportunizou debates estratégicos sobre a gestão das cooperativas de crédito e troca de experiências, já que marcaram presença gestores de diferentes cidades da Bahia. Para Alexandre Cerqueira, presidente do Sicoob Cooperbom, situada em Salvador, essa capacitação é uma oportunidade de aprimoramento e nivelamento sobre governança e gestão, para que as cooperativas melhorem, cada vez mais, seus resultados frente ao mercado.
O instrutor Alcenor Pagnussatt destacou a importância do curso, explicando que “a cooperativa de crédito é uma instituição financeira regulamentada pelo Banco Central, tem a mesma complexidade e uma concorrência muito grande dos bancos, além dos riscos na gestão financeira. Então tem a necessidade de que os conselheiros da administração, fiscais e os diretores tenham uma preparação constante para isso”.
Capacitação para Gerenciamento de Crédito
Essa capacitação está dividida em dois módulos, tendo o primeiro iniciado ontem, dia 11, e segue até hoje, com a participação de profissionais que atuam na área de crédito das cooperativas associadas ao Sicoob Central BA. Esse curso busca aperfeiçoar a atuação do referido público por meio da abordagem sobre técnicas, habilidades e atitudes que contribuam, diretamente, nas suas atividades e no gerenciamento da carteira de crédito das cooperativas.
Essa primeira etapa está voltada para os assuntos sobre concessão do crédito e cadastro, sendo conduzida pelo instrutor Valdemar Valim, com experiência de mais de 13 anos atuando como Executivo nas áreas de Crédito e Auditoria. Para ele, esse tipo de curso é relevante porque há uma constante mutação no processo do negócio do crédito e a habilidade se adquire com treinamento e repetição. Além disso, cada treinamento permite que se troque e adquira novos conhecimentos para, segundo ele, “mensurar e minimizar os riscos e permitir que os associados possam, de fato, ter uma segurança dentro do negócio que eles estão inseridos”.
Bárbara Santana, representante da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da CEPLAC - COOPEC, participa pela primeira vez desse tipo de curso e está com expectativas positivas para aprender e ampliar a capacidade de análise de crédito dos associados.
No segundo módulo, que acontecerá nos dias 08 e 09 de junho, os temas serão gerenciamento da carteira de crédito, microcrédito, gestão do risco operacional e de crédito. As aulas dos dois módulos totalizarão 32 horas de curso.
Confira fotos das capacitações:
Notícias desenvolvimento
A Unimed Extremo Sul, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, realiza o Concurso de Redação Unimed, abordando temas relacionados ao Cooperativismo. Desde 2001, centenas de estudantes são envolvidos nesse projeto que tem o objetivo de proporcionar a reflexão sobre as práticas de cooperação e princípios do cooperativismo no ambiente escolar, incentivando, por meio da elaboração de redações, que os alunos desenvolvam o senso crítico e a escrita.
O tema da 17ª edição é “Cooperação e solidariedade - o caminho para a transformação da humanidade”, e tem como público alunos matriculados do 6º ao 9º ano das cooperativas e das escolas das redes pública e particular do município de Teixeira de Freitas/BA. O concurso, lançado em março desse ano, compreende duas etapas: a primeira acontece na própria instituição escolar, com desenvolvimento do tema e produção de textos, onde a instituição seleciona as melhores produções. Na segunda e última etapa, as escolas apresentam à Unimed os seus vencedores, que realizarão uma nova redação a ser avaliada pela comissão julgadora do concurso. Nessa edição, a previsão é que os vencedores sejam premiados em junho.
Juliana Jacomini, coordenadora de Marketing da Unimed Extremo Sul, destaca a dimensão que o concurso tomou ao longo dos anos: “as escolas há bastante tempo assumem o concurso no calendário letivo e utilizam a participação no projeto como diferencial no mercado educativo”. Ela também aponta a avaliação positiva da comissão julgadora, que percebe a melhoria no ensino de língua portuguesa nas instituições educacionais da região.
Essa é mais uma ação alinhada ao objetivo estratégico do SESCOOP que é “promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo”.
Notícias desenvolvimento
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA realiza diversas ações objetivando cumprir a sua missão de promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas baianas.
Nesta semana foram realizadas visitas e capacitações na capital e interior do Estado da Bahia. O analista do SESCOOP/BA, Valter Sampaio, no dia 3 de maio, fez uma palestra sobre Cooperativismo para os Catadores de Materiais Recicláveis do bairro de Coutos, no CDC - Centro de Cidadania Digital da Base Comunitária de Segurança, em Salvador. Nos próximos dias 9 e 10 será a vez de disseminar conhecimentos sobre o cooperativismo para o grupo de extrativistas da Resex de Canavieiras.
Essas ações fazem parte do Programa de Orientação Cooperativista – POC, que tem como objetivo promover a cultura da cooperação e difundir conhecimentos sobre a doutrina, os princípios e os valores do cooperativismo.
Outra atividade realizada pelo Sistema OCEB foi a Visita Técnica de Registro, realizada no dia 04 de maio, na Cooperativa dos Profissionais de Transporte Alternativo e Escolar da Bahia – COOTRANSESCOBA, localizada em Maracás, que congrega motoristas autônomos para realização de transporte de passageiros e cargas. Ontem também foi feita a visita na Cooperativa Agropecuária dos Produtores do Território da Chapada Diamantina – COOPERBONITO, situada na cidade de Bonito, que reúne produtos para comercializar café, ração, defensivos agrícolas, maquinário para uso agropecuário, dentre outros produtos. Essas visitas têm como finalidade analisar a cooperativa sobre os aspectos da legislação aplicada às sociedades cooperativas, com foco na manutenção de suas características, e faz parte do processo de registro das cooperativas no Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB.
Essas ações contribuem para que o cooperativismo alcance sua visão de ser, em 2025, reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados.
Confira registro das visitas:
Notícias representação
Na próxima semana, no dia 11 de maio, as cooperativas agrícolas Cooperfarms, Cooproeste e Unibahia, e a de crédito, Sicredi, realizarão a primeira ação do Dia C (Dia de Cooperar) do ano, em Luís Eduardo Magalhães/Bahia.
Em parceria com a Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF), as cooperativas promovem a palestra “A importância do Cooperativismo no Contexto Econômico Atual” durante a IX edição do Encontro de Iniciação Científica do Oeste da Bahia (ENICOB), evento que tem como objetivo principal estimular a transformação de ideias científicas em realidades, visando o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
O tema será abordado pelo Engenheiro Agrônomo (UFV), Mestre em Economia Aplicada as Cadeias do Agronegócio, Paulo Cesar Dias do Nascimento Junior, atual Coordenador do Ramo Agropecuário da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB). Paulo foi chefe de Divisão da Coordenação-Geral de Análises Econômicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no período de 2007 a 2009.
O evento acontecerá na sala 39 da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira, a partir das 19h. É gratuito e aberto para toda a comunidade.
Dia C
O "Dia de Cooperar" (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo sistema cooperativista brasileiro que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras de projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias de Norte a Sul do país de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil.
Fonte: Site da Cooperfarms (Texto com adaptações)
Notícias desenvolvimento
A “Inovação e Criatividade na comunicação das cooperativas” foi o tema do Encontro de Comunicadores Cooperativistas da Bahia, evento que é promovido há cinco anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOPBA, com apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB.
O público formado por cooperados, funcionários e dirigentes de cooperativas baianas vinculados à área de comunicação se reuniu no dia 28 de abril de 2017, em Salvador, para trocar experiências e refletir sobre a importância da comunicação para o desenvolvimento das cooperativas.
A gerente de comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, esteve presente em mais uma edição do evento e apresentou o planejamento estratégico de comunicação do Sistema OCB, com as ações previstas de curto e longo prazo, para que o trabalho entre as unidades nacional e estaduais do Sistema sejam, cada vez mais, alinhadas. Daniela afirmou que a “comunicação cooperativista na Bahia está a cada ano se aperfeiçoando. Vejo profissionais comprometidos e com o apoio da OCB/Bahia tem apresentado propostas e soluções que ajudam a fortalecer o cooperativismo Nacional. A Rede Olá é uma ferramenta que possibilita uma interlocução com o público, iniciativa inédita que tem mostrado um ótimo resultado”.
Durante o encontro, as cooperativas foram convidadas pela analista de comunicação da OCEB, Ana Paula Mamede, a intensificarem o uso da Rede Olá, ambiente virtual criado pelo Sistema OCEB para as cooperativas exporem seus produtos e serviços, realizar negócios e trocar conteúdos. “A Rede Olá permite a criação de perfis, fóruns, grupos de discussão, calendário de eventos, blogs e catálogo virtual”, ressaltou a analista.
A abordagem sobre o tema central e a condução da oficina prática foi feita pelo palestrante Pedro Cordier, especialista em comunicação, criatividade e conectividade. Ele conversou com o público sobre como atenuar ruídos de comunicação utilizando estratégias e ferramentas digitais que possibilitem uma boa comunicação das organizações com seus públicos de interesse, que estão cada vez mais conectados e conscientes. Na etapa prática, os participantes exercitaram a criatividade e a inovação e puderam perceber como é possível criar e inovar nas cooperativas aonde atuam com atitudes simples, mas efetivas.
Os comunicadores avaliaram positivamente o evento e expressaram a relevância de defender e disseminar, cada vez mais, o cooperativismo para a sociedade. Para Jhoni Cavalcanti, comunicador da Cooperativa Educacional de Xingó - COOPEX, o evento foi extremamente produtivo, pois trouxe muitas respostas aos anseios da cooperativa e reafirmou a importância de fortalecer a comunicação entre as cooperativas e seus cooperados para consolidar e promover o cooperativismo.
Alberlan Almeida, representante da Cooperativa de Ensino da Região de Irecê - Coperil, destacou que saiu enriquecido com as trocas realizadas durante o encontro e expressou a necessidade da Rede de Comunicadores Cooperativistas da Bahia manter a interação e o diálogo. Esse também é o interesse do Sistema OCEB que tem buscado garantir a comunicação frequente e ágil com as cooperativas, fortalecendo a imagem do Sistema e divulgando os benefícios do cooperativismo.
Confira fotos do evento:
Notícias desenvolvimento
O Encontro das Cooperativas do Ramo Transporte reuniu representantes de cooperativas legais do ramo transporte da Bahia e de Sergipe, além de integrantes da Central de Cooperativas do ramo transporte (Rede Transporte) para debater temas relacionados à gestão e fortalecimento desse segmento. A sede da COOMAP - Cooperativa Nacional de Transporte Coorporativo, localizada em São Sebastião do Passé, cidade que fica a 70km de Salvador, sediou o evento, que foi realizado ontem.
As boas-vindas aos participantes foi feita por Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB, que falou sobre a necessidade das cooperativas aperfeiçoarem a gestão e gerarem resultados positivos para os cooperados. Ele destacou o trabalho integrado e estratégico do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, organizações promotoras do encontro, para contribuir com a defesa e desenvolvimento do cooperativismo no estado.
A primeira palestra do dia foi feita por Rafael Melo, especialista em Sistemas Tecnológicos, que apresentou exemplos de plataformas tecnológicas atuais, usadas por empresas para atender o público consumidor, destacando a mobilidade como modelo de negócios e a possibilidade das cooperativas de transporte utilizarem aplicativos como forma de qualificar os serviços oferecidos aos seus clientes.
Dando continuidade, Abel Paré, Presidente da Rede Transporte e Diretor do Sistema OCERGS, e Evaldo Moreira, Diretor Administrativo da COOPMETRO, abordaram sobre o funcionamento da Plataforma de Negócios “Bandeira Única”, projeto que está sendo desenvolvido pela Rede Transporte e que integra aplicativo para gerir todo controle do fluxo de frotas e cargas, assim como o controle de logística e de compras. A previsão é que comece a funcionar em junho desse ano, mas a COOPMETRO, Cooperativa de Transportadores Autônomos de Cargas e Passageiros da região metropolitana de Belo Horizonte, já começou a testar a plataforma. O presidente dessa cooperativa, Marcos Leisson, presente no evento, garantiu que o aplicativo tem funcionado bem e os resultados esperados é profissionalizar ainda mais os serviços da cooperativa e gerar economia para dividir a sobra com os cooperados.
A parte da tarde foi dedicada à apresentação do case de sucesso de boas práticas de gestão. A experiência apresentada foi a da COOPMETRO. Os participantes conheceram a estrutura da cooperativa, como eles atendem aos seus clientes, os benefícios oferecidos aos cooperados e como estabelecem o relacionamento com outras cooperativas. O sr. Evaldo Moreira ressaltou que a adesão da cooperativa ao PDGC (Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas) foi fundamental para melhorar a gestão e governança institucional e que esse ano vão se inscrever no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. Aproveitou a oportunidade para ressaltar que os dirigentes participem dos programas e capacitações oferecidos pelo Sescoop.
A palestra de encerramento foi feita pelo analista de Monitoramento do Sistema OCB/ES, David Duarte Ribeiro. Ele fez uma abordagem sobre o panorama do cooperativismo do ramo transporte no Espírito Santo, apresentando os avanços e desafios dos últimos 4 anos e as ações realizadas para o fortalecimento do setor no estado. “Fica claro que as cooperativas precisam buscar, cada vez mais, a união, e esse evento trouxe temas importantes e abrangentes que vão contribuir com o trabalho que está sendo realizado na Bahia”, destacou.
Para Abel Paré, o encontro foi bem estruturado nas necessidades e prioridades do ramo e a interação do público foi um aspecto positivo. “Eu percebo amadurecimento dos dirigentes das cooperativas e a disposição para fazer negócios, melhorar os resultados e a produtividade”, disse.
Jair de Oliveira, presidente da COOMAP e Conselheiro representante do ramo transporte na OCEB, ressaltou que o evento foi altamente positivo, com adesão de várias cooperativas, inclusive as de outros estados, como Sergipe. Agradeceu o apoio do SESCOOP/BA e adiantou que já está entusiasmado para o próximo.
Confira algumas fotos:
Notícias negócios
Após percorrer cinco cidades do interior baiano e capacitar mais de 90 integrantes de cooperativas, o ciclo de Workshops Excelência da Gestão: Critérios de Avaliação da Governança e Gestão, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, vai dar início a uma nova etapa, onde apresentará uma abordagem sobre a elaboração do Plano de Melhorias da Gestão e seus elementos essenciais.
O Workshop Excelência da Gestão teve início em Salvador nos dias 28 e 29 de março e passou por Feira de Santana (30 e 31 de março), Itabuna (03 e 04 de abril), Luís Eduardo Magalhães (6 e 7 de abril) e, por fim, Vitória da Conquista (11 e 12 de abril). Sempre com dois dias de realização, o evento teve como objetivo preparar os dirigentes, cooperados e funcionários de diferentes ramos do cooperativismo baiano para participarem do PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, que tem como foco mecanismos de melhoria na gestão da cooperativa.
Um dos participantes do evento, em Luís Eduardo Magalhães, foi André Oliveira, representante da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia - COOPERFARMS, que destacou o PDGC como uma ferramenta incrível para melhorar a gestão e que a participação no workshop potencializou esse entendimento ao fazer os exercícios práticos propostos durante a capacitação.
Thamires Lima, representante da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - COOPMAC, marcou presença no workshop de Vitória da Conquista. Ela expressou a importância do evento para promover a intercooperação e a expectativa de, juntamente com a diretoria e demais envolvidos, responder ao questionário do PDGC e implantar as mudanças necessárias para melhorar, cada vez mais, a governança na cooperativa que faz parte e aumentar a competitividade.
A próxima etapa do ciclo, denominado “Workshop Excelência da Gestão: Plano de Melhorias”, consiste no auxílio às cooperativas para a construção das ações de melhorias identificadas no diagnóstico de autoavaliação da gestão. O workshop será realizado nos dias 23 e 24 de maio e as inscrições serão abertas, em breve, neste portal.
Notícias desenvolvimento
O ciclo de Workshops Excelência de Gestão, promovido pelo SESCOOP/BA, continua acontecendo nas cidades do interior baiano. Depois de passar por Feira de Santana, nos dias 30 e 31 de março, e por Itabuna, nos dias 3 e 4 de abril, o evento agora será realizado em Luís Eduardo Magalhães, a partir desta quinta-feira (6).
Durante a passagem por Feira de Santana, cerca de 20 representantes de cooperativas da região puderam se preparar para o preenchimento do questionário que compõe o PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, tirar dúvidas e compreender melhor sobre a metodologia e os parâmetros que norteiam o Programa. Um desses participantes foi a Presidente do Conselho do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, que afirma se sentir bem mais preparada após participar do workshop. “Entendo que o desafio neste caminho reside na necessidade de mudanças nas práticas das cooperativas, precedidas pelas mudanças de atitudes das pessoas, concebendo um modelo de gestão que seja organizado, padronizado e compartilhado entre os agentes da governança”.
Doze cooperativas estiveram presentes no Workshop de Feira de Santana, que é ministrado por Gênia Porto, consultora Mestre em Administração e também especialista em Avaliação em Gestão. “O workshop é divido em duas fases; uma onde apresentamos a metodologia do Programa e discutimos sobre a importância de adotar melhorias na Gestão, e a segunda, que é a prática, onde é possível exercitar e fixar o conteúdo teórico”, explica.
Quem também participou do Workshop e aprovou, mas desta vez na cidade de Itabuna, foi Diana Ferreira Campos da cooperativa Unimed Itabuna, durante os dias 03 e 04 de abril esteve em contato direto com o universo do PDGC. Diana informou que a aplicação do Programa já está em andamento na cooperativa mas que, a partir deste workshop será realizado com mais segurança.
Diana aproveitou para parabenizar o SESCOOP/BA “Por estar sempre focado na evolução dos princípios de governança das cooperativas e mais ainda pelo conjunto de ações muito bem orquestradas, tendo de 2013 a 2015 investido nos Primeiros Passos para a Excelência e, desde o ano passado até agora, incentivando o compromisso Rumo à Excelência”.
Luís Eduardo Magalhães é próximo local a sediar o Workshop, a partir do próximo dia 6, que também tem duração de dois dias. Em seguida, o workshop será realizado em Vitória da Conquista, onde encerra o ciclo, nos dias 11 e 12 de abril. Os interessados em participar dos próximos workshops podem fazer a inscrição online por meio deste portal.
SOBRE O PDGC
O PDGC é um Programa do Sescoop e objetiva promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista, de forma simples, prática, orientada e de baixo custo, visando melhorar as cooperativas em termos de planejamento, execução, controle e aprendizado.
Notícias representação
Em função do anúncio realizado pelo Governo Federal sobre as medidas para aumentar suas receitas tributárias, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), representante do sistema cooperativista nacional lamenta a decisão.
O Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) sempre teve sua atuação pautada nas pessoas, desenvolvendo econômica e socialmente pequenas comunidades, levando a inclusão financeira aos rincões do país.
A medida de elevação do IOF nos empréstimos entre as cooperativas de crédito e seus associados é contrária aos movimentos do Governo de gerar mais renda, desenvolvimento, inclusão social e financeira a pessoas não bancarizadas e ao discurso de não elevação de impostos.
Estima-se que até 2018 haverá, no mínimo, 10 milhões de cooperados às instituições financeiras cooperativas em todo o país. Essa expansão tem um papel fundamental na inclusão financeira, podendo ser confirmada pelos números: 43% dos cooperados não possuem conta em nenhuma outra instituição financeira e as cooperativas de crédito chegam a 564 municípios que não possuem nenhum outro atendimento.
Para essas pessoas, cooperadas, atividades rotineiras como contratar empréstimos, pagar contas e poupar estão aliadas a vantagens comunitárias. Elas acessam serviços a preços justos, são donas da própria instituição financeira cooperativa, que lhes devolve as sobras das operações realizadas, retendo recursos financeiros nos lugares ondem moram, beneficiando a economia local.
Por fim, vale ressaltar que a própria Constituição Federal, em seu art. 174, §2º, determina que “a lei apoiará e estimulará o cooperativismo e outras formas de associativismo”, o que não conseguimos visualizar na medida anunciada.
Notícias desenvolvimento
Dirigentes, cooperados e funcionários de diferentes ramos participaram da primeira edição do workshop ‘Excelência da Gestão: Critérios de Avaliação da Governança e Gestão’, realizado em Salvador nos dias 28 e 29 de março. A atividade visa preparar as cooperativas para a participação no PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.
Durante os dois dias, os participantes puderam tirar dúvidas sobre o preenchimento do Questionário de Autoavaliação do PDGC e aprenderam sobre a metodologia e os conceitos do programa. Entre os participantes estava a presidente da Coperil - Cooperativa de Ensino da Região de Irecê, Alaerte Martins, que afirmou ter aproveitado bastante o evento: “Volto para a cooperativa com a sensação de que vamos preencher o questionário do PDGC de forma bem mais consciente e que estamos no caminho certo para termos melhores resultados”.
Além das explanações, o workshop também conta com atividades práticas, onde os participantes realizam exercícios baseados na realidade de suas cooperativas. A metodologia também foi aprovada pelo diretor-presidente da Cooperativa de Crédito Sicredi Salvador, Miguel Calmon: “Com a nossa participação neste Workshop e a aplicação do que foi absorvido aqui, implementaremos melhorias em nossos processos e práticas de gestão na busca da excelência”.
O workshop tem como instrutora Gênia Porto, mestra em administração com grande experiência em consultoria e avaliação em Gestão. “A expectativa é que após o workshop as cooperativas possam realizar a autoavaliação com melhor qualidade, já que esclarecemos sobre possíveis dúvidas contidas no questionário de autoavaliação do Programa”, esclarece Gênia e ressalta que a diversidade da turma, formada por representantes de vários ramos, torna a troca de experiências ainda mais rica.
Sempre com dois dias de duração, o workshop em Salvador foi o primeiro de uma série que irá passar por mais quatro cidades baianas: Feira de Santana, nos dias 30 e 31 de março; Itabuna nos dias 03 e 04 de abril; Luís Eduardo Magalhães, nos dias 6 e 7 e, por fim, Vitória da Conquista, nos dias 11 e 12 de abril. Os interessados em participar dos próximos workshops podem fazer a inscrição online através deste link.
Realizado pelo SESCOOP/BA, o ciclo de Workshops Excelência da Gestão promove a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas, através da participação destas no PDGC, que é uma iniciativa do Sescoop executada com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FQN).
Notícias desenvolvimento
Foi iniciada na noite desta terça-feira, 28, a 51ª Exposição Nacional Agropecuária de Vitória da Conquista - Expoconquista. O evento é realizado pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) e se estenderá até o dia 2 de abril de 2017, no Parque Teopompo de Almeida.
A abertura oficial foi feita pelo presidente da Coopmac, Jaymilton Gusmão Filho, e contou com a presença do prefeito da cidade, Herzem Gusmão, além de outras autoridades municipais, estaduais, eclesiásticas e presidentes de Cooperativas. A ExpoConquista é uma das maiores e mais importantes feiras agropecuárias do Brasil e beneficia tanto quem visita, quanto os parceiros e apoiadores, fortalecendo o agronegócio.
Presente em mais uma edição do evento, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, convidam todas as cooperativas da região a visitarem o seu stand, espaço onde serão realizados atendimentos às cooperativas, divulgação de produtos de cooperativas, promoção da cultura da cooperação e do cooperativismo, além da divulgação do PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas e dos produtos e serviços oferecidos pela OCEB e pelo SESCOOP/BA.
O superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista e o supervisor administrativo da OCEB, Márcio Santos, estarão presentes durante toda a feira no stand. José Alberto afirma que a participação na Expoconquista é uma grande oportunidade para estreitar o relacionamento com as cooperativas da região, além de permitir que a OCEB e o SESCOOP/BA sejam amplamente conhecidos pela sociedade em geral.
Notícias desenvolvimento
Última turma desta edição teve 25 formandos que apresentaram projetos sociais para banca examinadora. Capacitação visa formar lideranças em cooperativismo.
Em Gandu, cidade do Sul da Bahia, 25 jovens tiveram neste sábado (25) um dia bastante diferente do habitual. É que todos estavam participando da cerimônia de conclusão do Jovemcoop, programa de capacitação para futuros gestores e líderes do cooperativismo.
Após 9 meses de encontro quinzenais, os 25 participantes apresentaram Trabalhos de Conclusão de Curso para uma banca examinadora. Foram 4 projetos, voltados para atividades culturais, educação e combate ao analfabetismo e divulgação da cultura cooperativista. Essa formatura encerra o ciclo Jovemcoop iniciado em 2016 e que passou por outras cidades da Bahia (Valente, Cruz das Almas, Vitória da Conquista e Pintadas).
Além da banca examinadora, ocorreu a cerimônia de encerramento, com a presença da presidente da Cooliba - Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia, Marília Cavalcante Reis; o presidente do Sicoob Norte Sul, Afrorisval Olímpio de Almeida; a presidente da Cooperativa Agrícola de Gandu, Ana Paula, e o superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista.
Para Marília, que também é coordenadora e facilitadora do curso, a iniciativa é extremamente importante e foi um prazer fazer parte do processo. “Participar do Jovemcoop foi uma honra. Fico agraciada por trabalhar com o desenvolvimento das futuras lideranças do cooperativismo e despertar nestes jovens a vontade de se preparar. O passo inicial para isto é o autoconhecimento e os facilitadores auxiliaram os participantes a desenvolverem habilidades comportamentais e técnicas para momentos de conflito e de decisão”, disse.
Emerson Quirino, 18 anos, foi um dos concluintes e falou que foi uma ótima experiência: “O Jovemcoop capacita através de experiências e desperta o desejo de ser uma liderança. Cada módulo, cada aula, abre um mundo. A metodologia utilizada nos proporcionou um aprendizado prazeroso e hoje eu tenho o objetivo de chegar na presidência de uma cooperativa”, relatou o jovem que tem um ano e meio na Coopag - Cooperativa Agrícola Gandu.
O sentimento é similar ao de Djeane Souza, assistente administrativa na Sicoob Norte Sul. “O projeto de conclusão da minha equipe foi a criação de uma biblioteca sobre cooperativismo para levar para as escolas. Propomos isso porque a gente não ouve falar sobre cooperativismo. Eu mesma não conhecia antes de começar a trabalhar e depois do Jovemcoop já me sinto apaixonada pela ideia e quero fazer com que mais pessoas entendam”, disse Djeane ao contar que o curso contribuiu muito com a sua rotina de trabalho. Feliz com a aprovação na banca, Djeane diz rindo: “Já quero o Jovemcoop 2!”
Jovemcoop
Implantado pelo Sescoop/BA, em parceria com as Cooperativas Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista, Coopmac, Sicoob Coopere, Sicoob Sertão e Sicoob Norte Sul, o programa Jovemcoop foi realizado no ano de 2016 e início de 2017 em cinco cidades baianas (Valente, Cruz das Almas, Vitória da Conquista, Pintadas e Gandu), sempre promovendo nos participantes o interesse pelo cooperativismo, conscientizando-os sobre seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde atuam e capacitando-os para atuar na liderança.
Os conteúdos abordados foram divididos em três etapas, Cooperativismo, Organização do Quadro Social e Atividades, que envolveram apresentação de representantes de cooperativas para falar sobre a sua experiência exitosa enquanto dirigente de cooperativa, orientação e elaboração de projeto de atuação, aulas de Comunicação Empresarial, Legislação Específica do Cooperativismo e Organização Financeira, além de técnicas de Gestão. O público alvo foi composto por funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados de cooperativas integrantes do Sistema OCEB.
Notícias representação
A tarde da quinta-feira, 23 de março, foi especial para o cooperativismo baiano. O Sistema OCEB realizou o lançamento local da iniciativa Dia C (Dia de Cooperar) edição 2017, que tem como mote “Atitudes simples movem o mundo”. O evento ocorreu após a realização da AGO (Assembleia Geral Ordinária) da OCEB. Na ocasião, o Presidente Cergio Tecchio conduziu o debate sobre o regulamento para registro de Cooperativas na OCEB, pautado na Resolução OCB 049/2016, e realizou a prestação de Contas do ano de 2016.
O Superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, apresentou as novidades do Dia C 2017, explicando que a partir deste ano as iniciativas devem estar correlacionadas com ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas). "São 17 objetivos e 169 metas que devem ser perseguidos por todos até o ano de 2030. Nossa expectativa é que, a cada ano, tenhamos mais pessoas beneficiadas, mais cooperativas participantes e consigamos alcançar todas estas metas", explicou.
Nobile também destacou a importância da participação das cooperativas baianas na mobilização nacional. "A Bahia tem se destacado por conta do crescimento do número de iniciativas, contribuindo para a expansão da visibilidade do Dia de Cooperar nacionalmente", disse. Em seguida, a Diretora Pedagógica da Cooperativa Educacional de Irecê – Coperil, Jorgina Dourado, relatou os resultados alcançados com a participação da cooperativa na edição 2016: “Alunos, pais, professores e toda a comunidade se envolvem nas atividades, promovendo um excelente clima da escola, mas ressalto que é também um bom meio de aumentar a visibilidade da cooperativa. Neste ano tivemos um aumento de matrículas e descobrimos que foram pessoas que nos conheceram no Dia C”, relata.
A participação das cooperativas no PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, também tiveram destaque no evento. Renato Nobile chamou a atenção para os benefícios do PDGC e incentivou a ampla participação de cooperativas baianas no Prêmio, que dá reconhecimento nacional às cooperativas que buscam a adoção de boas práticas de gestão e governança.
Na mesma linha, a consultora em Gestão Empresarial, Gênia Porto, explicou como que a participação no PDGC é, de fato, um caminho para a melhoria concreta da gestão das cooperativas. Ela também informou à plateia que o SESCOOP/BA irá promover, nos meses de março e abril, cinco edições de um workshop para orientar as cooperativas no preenchimento dos questionários solicitados pelo Programa: “Não adianta fazer o diagnóstico todo ano e não refletir e implantar as melhorias. É para ajudar neste processo que todos devem participar destes workshops que acontecerão em diversas cidades baianas", ressaltou Gênia.
As cooperativas Cooeduc, de Eunápolis, e Sicoob Coopere, presente em mais de 15 municípios baianos, complementaram a palestra relatando suas experiências no PDGC. Segundo Adilson Correia, Diretor Pedagógico da Cooeduc, “A princípio a gente acha que participar de prêmios é difícil, é complicado, mas é preciso vencer essa barreira e começar a participar. Foi encarando esse medo que fomos vencedores do Prêmio MPE Brasil - Movimento Brasil Competitivo em 2015”.
A Presidente do Conselho do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, corroborou, informando que concorre no Prêmio Sescoop desde 2014 e só enxerga benefícios. E finalizou com uma dica importante: “Para fazer uma gestão profissional é preciso envolver todo mundo da cooperativa. Não dá para ser um grupo pequeno porque isto não vai refletir a verdade da gestão. Nossa melhor experiência foi quando recebemos a visita da comissão avaliadora, aprendemos ali que não basta fazer, é preciso registrar e evidenciar o que realizamos. É preciso saber comunicar”, contou emocionada.
Notícias desenvolvimento
Cerca de 200 representantes das cooperativas associadas ao Sistema de Cooperativas de Crédito da Bahia – Sicoob BA se reuniram no 1º Encontro de Negócios do ramo, realizado de 17 a 19 de março. O evento foi promovido pelo Sicoob Central BA com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB.
O presidente do Sicoob Central BA, Ivo Azevedo de Brito, deu as boas-vindas ao público na abertura do evento, ressaltou a parceria com o Bancoob, o Sescoop/BA e demais parceiros para a realização desse momento e convocou todos os presentes para disseminar os conhecimentos adquiridos para as cooperativas, pois, segundo ele, “a capacitação é feita para colher os frutos posteriormente”.
A satisfação de poder participar do Encontro de Negócios foi expressada pelo Presidente da OCEB e do Sescoop/BA, Cergio Tecchio, durante a sua fala. Ele é defensor do cooperativismo de crédito e destacou a qualidade dos serviços e produtos do Sicoob, que, além de serem voltados para as necessidades do associado e para o desenvolvimento das cooperativas, são importantes para o desenvolvimento da comunidade e para a vida das pessoas, e, por isso, a oportunidade de alcançar resultados melhores na área de vendas. “Eu sou cooperativista e temos que fazer esse sistema crescer”, concluiu.
A primeira palestra do dia foi ministrada pelo Diretor-presidente do Bancoob, Marco Aurélio de Almada, que apresentou dados sobre o crescimento do Sicoob. “Apesar de 2016 ter sido um ano desafiador para o Brasil nós alcançamos a marca de quase 77 bilhões de reais em ativos, o que nos posiciona na 9ª posição do ranking de bancos do Brasil”, ressaltou.
Ele também abordou sobre Economia Colaborativa, explicando sobre as mudanças tecnológicas ocorridas entre os séculos XX e XXI, as principais características e benefícios das novas tecnologias e das soluções que fazem com que as pessoas colaborem entre si, gerando os efeitos de melhor uso dos recursos do planeta. Em relação ao evento, ele evidenciou ser de fundamental importância. “Está ocorrendo um despertar das cooperativas para atividade comercial, ao invés da cooperativa esperar o cooperado vir na cooperativa, a cooperativa está indo ao encontro do cooperado”, explicou.
Já a outra palestra foi realizada por José Luiz Tejon, reconhecido conferencista da temática superação, e foi marcada por apresentação de exemplos práticos de superação, união, criatividade e de mudança de atitude. Tejon é um grande entusiasta do cooperativismo e expressou em diversos momentos: “Não haverá futuro sem cooperativismo”, “Cooperação é a única via”; além de convidar a todos a usar a hashtag #SouCooperativa.
O segundo dia de evento (18) foi iniciado com a conferência sobre cooperativismo financeiro e Sicoob realizada pelo Diretor de Operações do Bancoob, Ênio Meinen. A abordagem foi uma apresentação do cenário financeiro do Brasil e o posicionamento do Sicoob em relação a outros bancos. Para ele, a iniciativa do evento é duplamente importante: “primeiro para que os colegas possam ter acesso e dominar melhor o conjunto das soluções do portfólio comercial do Sistema e, logicamente, como decorrência, poderem oferecer esses mesmos produtos com propriedade para os cooperados”. E essa ação torna-se absolutamente importante, na opinião dele, pois com “a redução da taxa de juros, que vai diminuir a receita com intermediação financeira, receita essa que precisa ser reposta com outras soluções do portfólio comercial”.
E para ampliar o conhecimento dos participantes sobre os produtos e serviços do portfólio do Sicoob, eles participaram de conferências realizadas por representantes do Bancoob sobre os seguintes temas: cartões, seguro, consórcio e Sipag – Soluções Integradas de Pagamento. A metodologia usada nessa etapa do evento oportunizou que o público trocasse experiências, sanasse dúvidas e conhecesse detalhadamente sobre as vantagens e o diferencial dos produtos ofertados pelo Sicoob. Essa percepção foi confirmada por Patrícia Luz, gerente do Ponto de Atendimento de Jequié do Sicoob Coopere, que expressou a alegria de ver o amadurecimento do Sicoob Bahia e o crescimento do portfólio de produtos. Ela afirmou sobre a necessidade de aprimorar a técnica de vendas e que pretende levar o que aprendeu para a equipe que ela lidera: “precisamos fazer com que nossa cooperativa se torne sustentável”.
A programação contou ainda com a realização de um quiz para testar os conhecimentos dos representantes das cooperativas sobre os serviços e produtos do Sicoob e as suas particularidades, proporcionando uma maior integração entre os presentes.
O encerramento do encontro ficou a cargo do palestrante Marcelo Ortega, que fez uma explanação de forma descontraída e interativa. Ele afirmou que no mundo dos negócios “além de fazer, é preciso gostar do que faz", ressaltando que comportamento e atitude são essenciais. Reforçou também sobre a importância de o vendedor ter intimidade com o cliente para oferecer as soluções adequadas para o seu perfil.
Para Josemir Soares, Diretor Operacional do Sicoob Central BA, o evento foi bem aceito pelas cooperativas e a expectativa é que o resultado seja “o aumento de negócios para os nossos associados e, com isso, haverá melhores resultados para a cooperativa, mais sobras [de recursos] para o cooperado e, consequentemente, o desenvolvimento da comunidade local”.
Notícias desenvolvimento
Empresas habilitadas à execução dos serviços de Coaching podem ter acesso ao edital da licitação, CONVITE nº 001/20017, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, publicado na página Licitações deste portal.
A pessoa jurídica selecionada irá executar os serviços de Coaching do Programa Executive Coaching para Lideranças, destinado a 41 participantes, dentre dirigentes, conselheiros, gerentes e empregados que exercem função de liderança em cooperativas de crédito. A atuação será desenvolvida nos formatos presencial e online, nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Inhambupe, Itabuna, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Ponto Novo, Gandu, Rio Real, Valente, Mairi, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Ipirá, Itaberaba, Poções e Brumado.
O processo licitatório é público, na modalidade convite, do tipo menor preço, e a sessão licitatória acontecerá no dia 31 de março, às 10 horas, na sede do SESCOOP/BA, localizada na Rua Boulevard Suíço, nº 129, Nazaré, Salvador/BA.
Clique aqui para ter acesso ao edital completo.
Notícias negócios
A cidade baiana de Conceição do Coité foi palco da sexta edição do Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas. O evento, realizado pela primeira vez no interior do Estado, ocorreu na última sexta-feira, dia 17 de março, atendendo à demanda da região e em conformidade com a política de regionalização e democratização do acesso aos eventos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (SESCOOP/BA) e em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB).
Cerca 120 cooperadas, funcionárias de cooperativas e representantes de associações locais, participaram do evento que contou com a presença da Deputada Estadual e relatora da Lei de Apoio ao Cooperativismo do Estado da Bahia, Neusa Cadore; da Conselheira de Ética da OCEB, Sandra Mary Cohim; da Presidente do Sicoob Coopere e Conselheira de Administração do Sescoop/BA, Maria Vandalva Lima de Oliveira; da Coordenadora Executiva de Ações Temáticas da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM), Jucinalva Peruna; e da Técnica do Projeto Casa de Farinhas Móveis, Katia Aparecida Santos.
A Deputada Neusa Cadore afirmou que o cooperativismo é uma ferramenta de extrema importância para inclusão e o beneficiamento das mulheres na sociedade. “A OCEB e o Sescoop/BA fazem juntos um grande trabalho estratégico de transformação dessa realidade. Todo esse projeto de inclusão das mulheres nos anima muito. Quero parabenizar a todos por mais esse projeto, porque também aprendo bastante. É muito bonito vir aqui no semiárido e ver um grupo expressivo de mulheres engajadas e tendo a oportunidade de aprender e empreender”, disse.
Com uma programação diversificada e voltada para o universo feminino, o encontro proporcionou análises, debates e reflexões sobre os desafios enfrentados pelas mulheres frente à gestão de cooperativas e o seu papel no desenvolvimento do cooperativismo e do empreendedorismo.
Para a palestrante Cláudia Moura, que fez uma exposição sobre a liderança feminina no cenário cooperativista, as mulheres precisam perceber que estão fazendo a diferença no setor: “- O que a gente vê no cooperativismo é que a liderança feminina está em expansão. O problema é que tudo é muito intuitivo. Temos que fazer com que as mulheres entendam a relação entre o intuitivo e a prática. É importante que haja essa troca de experiências”.
Além das palestras, um outro momento se destacou no Encontro, promovendo a ampla participação e interação do público, a exibição do Painel ‘Mulheres que Transformam’ no qual foram compartilhadas histórias emocionantes das integrantes da Associação do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Agricultoras Familiares de Santa Luz e do Movimento de Mulheres Trabalhadoras de Quixabeira e da Associação de Mulheres Pintadenses. Os relatos demonstram a garra, força de trabalho e a capacidade transformadora da mulher empreendedora.
Pela primeira vez no evento, a funcionária da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Sertão Baiano - Sicoob Sertão, Maria Solange Mascarenhas, afirmou que “o encontro é muito importante para despertar o autoconhecimento, pois anima e encoraja as mulheres a conquistar mais espaços no mercado de trabalho”.
A presidente da Cooperativa Educacional de Xingó - COOPEX, Arleide Gomes, também esteve pela primeira vez no evento e comentou que saber empreender é extremamente importante para o desenvolvimento das cooperativas. “Faço parte de uma cooperativa educacional que foi fundada há 21 anos e, no começo, não tínhamos absolutamente nada, nem patrimônio, nem dinheiro. Após muita luta, hoje estamos aqui. Acredito e brigo muito pelo cooperativismo. É a primeira vez que participo do encontro e estou realmente muito encantada e feliz de estar aqui! ”, informou Arleide.
Para a conselheira de Ética da OCEB, Sandra Mary Cohim, o encontro é importante para criar a consciência do papel da mulher no sucesso de suas cooperativas. “O evento é dirigido especificamente para mulher e isso ratifica o reconhecimento do Sistema OCEB na grande contribuição da figura feminina e na construção do cooperativismo em nosso Estado. Quero dizer que o evento foi de altíssimo nível e que as participantes elogiaram muito a iniciativa do Sistema OCEB”, ressaltou Sandra.
O encerramento foi embalado com as canções do palestrante Fabiano Brum, que estimulou as participantes a refletiram sobre suas competências, fazendo uma analogia entre temas musicais com o mundo dos negócios.
Desta forma, a sexta edição do Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas se realizou no intuito de valorizar a força da mulher cooperativista de diferentes regiões da Bahia.
Cinco cidades sediarão Workshop Excelência da Gestão - Critérios de Avaliação da Governança e Gestão
Notícias desenvolvimento
Buscando promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas e orientá-las quanto ao preenchimento do questionário do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB promove o Workshop Excelência da Gestão - Critérios de Avaliação da Governança e Gestão em 5 cidades do estado: Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Luis Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista.
Durante dois dias, das 8h às 18h, gestores, dirigentes e responsáveis pelo preenchimento do formulário do PDGC na cooperativa, serão auxiliados na construção do plano de melhorias visando maior qualidade nos aspectos de governança e gestão.
Cada cooperativa pode inscrever até dois participantes. As inscrições já estão abertas e são realizadas através deste site. Porém é preciso atentar que, como pré-requisito para o workshop, a cooperativa já deve estar inscrita no PDGC e já ter preenchido o primeiro bloco de informações.
Inscreva-se no Workshop mais próximo de sua região: clique aqui.
PDGC
Para aqueles que ainda não conhecem, o PDGC é uma iniciativa do Sescoop executada com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FQN). O Programa é um caminho ideal para promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista, de forma simples, prática, orientada e de baixo custo e visa melhorar as cooperativas, em termos de planejamento, execução, controle e aprendizado.
O sistema é simples e realizado através do preenchimento de questionários online, de modo que, na medida em que é preenchido, o programa promove a adoção de boas práticas de gestão e governança, melhora o desempenho e aumenta a competitividade das cooperativas no mercado. As cooperativas interessadas devem acessar o site do programa e seguir o passo-a-passo disponível no portal.
CONFIRA ABAIXO O CRONOGRAMA:
Salvador: Inscreva-se
Início: 28 de Março de 2017 às 08h
Término: 29 de Março de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 23/03/2017 23h59
Feira de Santana: Inscreva-se
Início: 30 de Março de 2017 às 08h
Término: 31 de Março de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 27/03/2017 23h59
Itabuna: Inscreva-se
Início: 03 de Abril de 2017 às 08h
Término: 04 de Abril de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 30/03/2017 23:59
Luís Eduardo Magalhães: Inscreva-se
Início: 06 de Abril de 2017 às 08h
Término: 07 de Abril de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 03/04/2017 23:59
Vitória da Conquista: Inscreva-se
Início: 11 de Abril de 2017 às 08h
Término: 12 de Abril de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 07/04/2017 23:59
INSTRUTORA: Gênia Porto
Mestre em Administração de Empresas – Escola de Administração – UFBA – 2007 com artigos e trabalhos publicados na área de gestão do conhecimento e com 15 anos de experiência em consultoria em Gestão Empresarial e avaliação da gestão (MEG); Sócia da empresa Dinâmica Apoio Empresarial com atuação na área de consultoria e treinamento em gestão desde 1999; Coordenadora dos processos de Premiações na ABGC – Associação Baiana para Gestão Competitiva: PGQB – Prêmio Gestão Qualidade Bahia e MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas desde 1998; Professora em cursos de pós-graduação e Instrutora de cursos relacionados aos critérios de excelência para a FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e ABGC; Examinadora de sistema de gestão com base nos critérios de excelência desde 1998.
Para mais informações, entrar em contato com Geisa Félix por meio do telefone 3421-5845 ou
Notícias representação
Com o objetivo de participar de eventos mundiais do setor agropecuário e cumprir agenda de reuniões e visitas para prospecção de negócios, cooperativas agropecuárias da Bahia estiveram na França e Alemanha, de 25 de fevereiro a 04 de março.
A comitiva foi formada por dirigentes das cooperativas Coopmac (Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Ltda), de Vitória da Conquista; Cooproeste (Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia) e Cooperfarms (Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia), ambas de Luís Eduardo Magalhães, e a CAJ (Cooperativa Agrícola de Juazeiro); e pelo superintendente do Sistema OCEB.
Os primeiros dias foram dedicados à presença na 77ª edição da Paris International Agrobusiness Show (SIMA) e no Salão Internacional de Agricultura, onde foi possível visitar as cooperativas Frutiere Arbois, Terrena e France Agroalimentaire, para conhecer o que há de mais avançado em tecnologia a partir do contato com importantes autoridades científicas, empresariais e governamentais, bem como diretamente com os produtores, fornecedores e consumidores de vários países.
A delegação realizou uma visita à Embaixada do Brasil na França e a Câmara de Comércio Brasil/França, onde foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio, o Embaixador Philippe Lecourtier. Para o presidente do Conselho Fiscal da CAJ, Vinicius Tumelero, ficou claro como as cooperativas francesas buscam preencher toda a cadeia produtiva do campo à indústria, sem focar exclusivamente na produção primária. “Achei interessante a organização das cooperativas e como elas vendem sua própria imagem, de forma que o público reconheça que os produtos são produzidos por cooperativas”, ressaltou Tumelero.
Já as visitas e reuniões realizadas na Alemanha proporcionaram troca de conhecimentos e experiências sobre o mercado europeu de exportação e importação de produtos, como frutas, café, soja e outros bens. O grupo visitou a Cooperativa Central Agravis, estabeleceu contato com a Macalea Comércio de Frutas, a Federação Alemã de Café e também com as Importadoras Ruben Atté GmbH e List & Beisler. Durante as visitas, os cooperados aprenderam sobre as certificações necessárias para que possam exportar seus produtos e qual o padrão de qualidade exigido pelos países europeus.
O presidente da Coopmac, Jaymilton Gusmão, destacou que foi de extrema importância essa vivência para compreender como funciona a política externa de exportação européia e, a partir disso, analisar como as cooperativas agropecuárias da Bahia devem se preparar para exportar. Ele aponta, otimista: “precisamos voltar para dentro das nossas cooperativas e sensibilizar o nosso cooperado sobre a importância desse aperfeiçoamento e sobre as políticas de consumo dos produtos que a gente produz. Só assim passaremos a exportar”.
O balanço da viagem também foi apontado como totalmente positivo para o presidente da Cooperfarms, Luiz Pradella: “Tivemos a oportunidade de medir como nós [cooperativas] estamos para enfrentar o mercado europeu”. Essa avaliação também foi compartilhada pelo diretor executivo da mesma cooperativa, Carlos Meurer, também ressaltou o pioneirismo da Bahia nesta ação: “Eu acredito que o objetivo foi totalmente cumprido. Aprendemos como é que funciona o mercado, tivemos vários contatos institucionais, proporcionados pela OCB e OCEB. Em várias cooperativas e empresas que estivemos, nos disseram que fomos os primeiros a visitá-los”, relatou.
Para o superintendente do Sistema OCEB, José Alberto, a missão promovida pela OCEB e pelo Sescoop/BA, foi um pontapé inicial para as cooperativas conhecerem o mercado europeu e, com isso, se prepararem para exportação dos seus produtos. “Reuniões e visitas realizadas oportunizaram as cooperativas se apresentarem e se tornarem conhecidas no mercado daqueles países, além de gerar a aproximação das cooperativas com importadores, abrindo conversações para concretização de negócios”, relata.
A missão internacional também despertou a necessidade de maior integração e comunicação entre as cooperativas do ramo agropecuário, como ressaltou o Antônio José Assunção, gerente geral da Cooproeste: “Temos que ser mais participativos no Sistema OCEB e na próxima missão precisamos focar mais em nossos interesses e tentar contatos mais próximos, pois temos muito o que aprender com os europeus”. Já o diretor secretário da mesma cooperativa, Sr. Ricardo Hidecazu, avaliou que foi uma “viagem muito proveitosa e acho que atingimos o objetivo”.
Por conta da prospecção de negócios as expectativas de todos os participantes da delegação são positivas, já o sentimento geral da delegação é de que há uma necessidade de se estruturar melhor para adequar os produtos das cooperativas baianas com as devidas certificações exigidas pelo mercado europeu.
Notícias representação
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, Sindicato Patronal de Cooperativas, convoca todas as cooperativas baianas para a Assembleia Geral Ordinária (AGO) 2017.
A sessão será realizada no dia 23 de março, quinta-feira, no Salão Ortega II do Hotel América Towers, localizado na Rua Frederico Simões, n° 120, no bairro Caminho das Árvores, em Salvador (BA).
A primeira convocação ocorre às 13h, com a presença da maioria simples dos delegados, e a segunda e última convocação, às 14h, com mínimo de 11 delegados das cooperativas. A deliberação ocorre sobre os seguintes assuntos:
1) Prestação de Contas referente ao exercício de 2016 compreendendo o Relatório Anual de Gestão, o Balanço Patrimonial, os Demonstrativos Financeiros e o Parecer do Conselho Fiscal;
2) Regulamento para registro de Cooperativas na OCEB, pautado na Resolução OCB 049/2016.
Para acessar o edital de convocação: Clique aqui