Com o objetivo de participar de eventos mundiais do setor agropecuário e cumprir agenda de reuniões e visitas para prospecção de negócios, cooperativas agropecuárias da Bahia estiveram na França e Alemanha, de 25 de fevereiro a 04 de março.
A comitiva foi formada por dirigentes das cooperativas Coopmac (Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Ltda), de Vitória da Conquista; Cooproeste (Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia) e Cooperfarms (Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia), ambas de Luís Eduardo Magalhães, e a CAJ (Cooperativa Agrícola de Juazeiro); e pelo superintendente do Sistema OCEB.
Os primeiros dias foram dedicados à presença na 77ª edição da Paris International Agrobusiness Show (SIMA) e no Salão Internacional de Agricultura, onde foi possível visitar as cooperativas Frutiere Arbois, Terrena e France Agroalimentaire, para conhecer o que há de mais avançado em tecnologia a partir do contato com importantes autoridades científicas, empresariais e governamentais, bem como diretamente com os produtores, fornecedores e consumidores de vários países.
A delegação realizou uma visita à Embaixada do Brasil na França e a Câmara de Comércio Brasil/França, onde foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio, o Embaixador Philippe Lecourtier. Para o presidente do Conselho Fiscal da CAJ, Vinicius Tumelero, ficou claro como as cooperativas francesas buscam preencher toda a cadeia produtiva do campo à indústria, sem focar exclusivamente na produção primária. “Achei interessante a organização das cooperativas e como elas vendem sua própria imagem, de forma que o público reconheça que os produtos são produzidos por cooperativas”, ressaltou Tumelero.
Já as visitas e reuniões realizadas na Alemanha proporcionaram troca de conhecimentos e experiências sobre o mercado europeu de exportação e importação de produtos, como frutas, café, soja e outros bens. O grupo visitou a Cooperativa Central Agravis, estabeleceu contato com a Macalea Comércio de Frutas, a Federação Alemã de Café e também com as Importadoras Ruben Atté GmbH e List & Beisler. Durante as visitas, os cooperados aprenderam sobre as certificações necessárias para que possam exportar seus produtos e qual o padrão de qualidade exigido pelos países europeus.
O presidente da Coopmac, Jaymilton Gusmão, destacou que foi de extrema importância essa vivência para compreender como funciona a política externa de exportação européia e, a partir disso, analisar como as cooperativas agropecuárias da Bahia devem se preparar para exportar. Ele aponta, otimista: “precisamos voltar para dentro das nossas cooperativas e sensibilizar o nosso cooperado sobre a importância desse aperfeiçoamento e sobre as políticas de consumo dos produtos que a gente produz. Só assim passaremos a exportar”.
O balanço da viagem também foi apontado como totalmente positivo para o presidente da Cooperfarms, Luiz Pradella: “Tivemos a oportunidade de medir como nós [cooperativas] estamos para enfrentar o mercado europeu”. Essa avaliação também foi compartilhada pelo diretor executivo da mesma cooperativa, Carlos Meurer, também ressaltou o pioneirismo da Bahia nesta ação: “Eu acredito que o objetivo foi totalmente cumprido. Aprendemos como é que funciona o mercado, tivemos vários contatos institucionais, proporcionados pela OCB e OCEB. Em várias cooperativas e empresas que estivemos, nos disseram que fomos os primeiros a visitá-los”, relatou.
Para o superintendente do Sistema OCEB, José Alberto, a missão promovida pela OCEB e pelo Sescoop/BA, foi um pontapé inicial para as cooperativas conhecerem o mercado europeu e, com isso, se prepararem para exportação dos seus produtos. “Reuniões e visitas realizadas oportunizaram as cooperativas se apresentarem e se tornarem conhecidas no mercado daqueles países, além de gerar a aproximação das cooperativas com importadores, abrindo conversações para concretização de negócios”, relata.
A missão internacional também despertou a necessidade de maior integração e comunicação entre as cooperativas do ramo agropecuário, como ressaltou o Antônio José Assunção, gerente geral da Cooproeste: “Temos que ser mais participativos no Sistema OCEB e na próxima missão precisamos focar mais em nossos interesses e tentar contatos mais próximos, pois temos muito o que aprender com os europeus”. Já o diretor secretário da mesma cooperativa, Sr. Ricardo Hidecazu, avaliou que foi uma “viagem muito proveitosa e acho que atingimos o objetivo”.
Por conta da prospecção de negócios as expectativas de todos os participantes da delegação são positivas, já o sentimento geral da delegação é de que há uma necessidade de se estruturar melhor para adequar os produtos das cooperativas baianas com as devidas certificações exigidas pelo mercado europeu.
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, Sindicato Patronal de Cooperativas, convoca todas as cooperativas baianas para a Assembleia Geral Ordinária (AGO) 2017.
A sessão será realizada no dia 23 de março, quinta-feira, no Salão Ortega II do Hotel América Towers, localizado na Rua Frederico Simões, n° 120, no bairro Caminho das Árvores, em Salvador (BA).
A primeira convocação ocorre às 13h, com a presença da maioria simples dos delegados, e a segunda e última convocação, às 14h, com mínimo de 11 delegados das cooperativas. A deliberação ocorre sobre os seguintes assuntos:
1) Prestação de Contas referente ao exercício de 2016 compreendendo o Relatório Anual de Gestão, o Balanço Patrimonial, os Demonstrativos Financeiros e o Parecer do Conselho Fiscal;
2) Regulamento para registro de Cooperativas na OCEB, pautado na Resolução OCB 049/2016.
Para acessar o edital de convocação: Clique aqui
Cooperativas agrícolas da Bahia encontram-se na França participando de dois dos mais importantes eventos mundiais do setor: o SIMA - Paris International Agrobusiness Show e o Salão Internacional de Agricultura. O SIMA abriga o que há de mais avançado em tecnologias do agro mundial e favorece a realização de prospecções e negócios entre produtores, fornecedores e consumidores de todo o mundo. Em sua 77ª Edição, atraiu mais de 1.770 empresas de 42 países e registrou a presença de 232.000 visitantes, de 300 delegações internacionais de 142 nações diferentes.
Já o Salão Internacional da Agricultura, em sua 54ª Edição, propõe uma reflexão sobre o futuro da agricultura no mundo, reunindo algumas das mais importantes autoridades científicas, empresariais e governamentais ligadas ao mundo agro.
Integram a comitiva baiana dirigentes das cooperativas COOPMAC, de Vitória da Conquista; COOPROESTE e COOPERFARMS, ambas de Luís Eduardo Magalhães, e a CAJ de Juazeiro, sob a coordenação do Sistema OCEB. De acordo com Alberto Batista, Superintendente da OCEB e do SESCOOP/BA e chefe da delegação, além das inúmeras reuniões e contatos com potenciais compradores e fornecedores das cooperativas baianas, “estão sendo feitos vários contatos com cooperativas europeias, gerando significativo intercâmbio de conhecimentos e um grande potencial de novos negócios para a Bahia”.
A delegação realizou também uma visita à Embaixada do Brasil na França e à Câmara de Comércio Brasil/França, sendo recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio, Embaixador Philippe Lecourtier. Para o Sr. Vinicius Tumelero, representante da Cooperativa Agrícola de Juazeiro da Bahia – CAJ, a missão tem sido muito importante, dentre outros motivos, por “deixar claro como as cooperativas francesas buscam preencher toda a cadeia dos produtos, indo do campo à indústria, e não simplesmente fica na produção primária”.
A participação da delegação de cooperativas do agro nos eventos é uma realização do SESCOOP/BA e da OCEB.
Funcionários, associados e dirigentes das cooperativas de Luís Eduardo Magalhães e região tiveram nesta quinta-feira (16) uma manhã bem diferente do habitual. Em grupo, 13 participantes, de 5 cooperativas diferentes, passaram por uma capacitação promovida pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA.
O treinamento foi conduzido pela Gerente Geral da OCEB, Ially Gomes e pelo supervisor administrativo da OCEB, Márcio Santos, que juntos orientaram os participantes das cooperativas baianas sobre os procedimentos jurídicos que são necessários para convocar e realizar Assembleias Gerais.
Para o gerente geral da Cooperativa de Desenvolvimento do Agronegócio do Oeste – Codeagro, Renato Sato, a iniciativa do Sistema OCEB de realizar o curso na cidade é excelente. “Sempre que tem evento e capacitação aqui em Luis Eduardo eu participo, até por que é muito difícil se deslocar para a capital ou outra região, então a possibilidade de se atualizar sem ser necessário sair da cidade é sempre bem-vinda! ”, afirma Renato.
Quem também ficou bastante feliz com a iniciativa de promover a capacitação no município foi a contadora da Unibahia Sociedade Cooperativa. “É muito bom poder ter eventos aqui na nossa região e este foi um dos melhores cursos que já participei, Os facilitadores foram muito atenciosos e falam a nossa língua, eles sabem exatamente as coisas que vivenciamos no dia a dia”, diz Camila, que relata também que a parte do workshop que mais gostou foi a prática. “A gente se junta e faz o material ali, na hora, então não tem como sair do curso com dúvidas”, explica.
O evento em Luís Eduardo Magalhães fecha o ciclo do workshop sobre condução e realização de Assembleia no exercício de 2017 após ter passado pelos municípios de Itabuna, Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana.
Onze cooperativas de Educação, que atuam em vários municípios da Bahia, decidiram juntar forças e formar a primeira Rede de Instituições de Educação Cooperativista no estado. A resolução em conjunto ocorreu durante um Encontro do Ramo Educacional, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, em Salvador, no período de 15 a 17 de fevereiro.
A programação do encontro proporcionou muitos debates entre os participantes, que também assistiram uma palestra sobre Estratégias para a Formação de Redes realizada pelo gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Nilo Meira, que destacou a importância da intercooperação para a obtenção de bons resultados.
“Pensar a formação de redes para cooperativas é uma experiência inusitada, por falta de comparativos, mas ao mesmo tempo se torna mais fácil pois já existe um DNA de cooperação entre os participantes”, ressalta Nilo, que afirmou que o processo de associação entre cooperativas além de ser mais fácil, tende a apresentar bons resultados mais rapidamente.
Ele deixou evidente que juntas, as cooperativas serão mais fortes na hora de negociar com o mercado. “Seja para a compra de material ou mesmo para a formação de mão de obra, é importante que os pequenos se unam e com isso tenham mais representação. Por exemplo, uma farmácia de bairro não consegue fazer frente a um laboratório, mas mil farmácias unidas conseguem ter uma voz altiva na negociação”, ponderou Nilo.
O encontro culminou com a elaboração do Planejamento Estratégico, que será aplicado do ano de 2017 até o ano de 2020, em conformidade com as ações do ramo em nível estadual, por meio de uma oficina. O moderador desta atividade, Leoney Miranda, avaliou que “o evento foi bem produtivo, pois a turma estava bem focada no que queria e tende a dar continuidade no acompanhamento dos objetivos estratégicos traçados no planejamento que foi feito”. Ele também ressaltou do pioneirismo da ação de montar uma Rede e fazer um planejamento em conjunto para o ramo.
Para o diretor pedagógico da Cooperativa Educacional de Salinas (Coopesal), Gilson Menezes, a medida ocorre em boa hora. “Precisamos aprender a nos comunicar e divulgar melhor para nossos públicos. Com a criação da Rede estamos unindo forças para ter mais visibilidade perante outras instituições de ensino”, diz Gilson.
Quem também aprovou a ideia da Rede foi a Diretora Pedagógica da Cooperativa de Ensino da Região de Irecê (Coperil), Jorgina Dourado Chaves, que aponta que a união das cooperativas vai ser benéfica não só do ponto de vista da melhora dos serviços educacionais para os alunos, mas também para o mercado local dos prestadores de serviços para a Educação. O mercado vai enxergar a gente como um referencial econômico. Gráficas, editoras e empresas de mobiliário vão passar a nos enxergar como grande potencial e isso é bom para todos”, explica Jorgina.
Para dar continuidade ao processo de constituição da Rede, um Comitê, com representações de diferentes cooperativas, foi instituído e já combinou agenda de encontro para março.
Aconteceu nesta quinta-feira (16) o segundo dia do Encontro de Cooperativas Baianas do Ramo Educacional e, nesta ocasião, foi iniciada a construção colaborativa de um Planejamento Estratégico, de 2017 a 2020, para o Ramo Educacional.
Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, o evento reúne 11 cooperativas que atuam em diversas cidades do estado, e na programação, que se encerra nesta sexta-feira (17), estão incluídas palestras, debates e uma oficina para elaboração do Planejamento.
Durante o primeiro dia de evento, os participantes puderam assistir e debater sobre a exposição do gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Nilo Meira, que abordou estratégias e caminhos para a formação de Redes e Centrais de Negócios.
Nesta mesma data, um Comitê de representação das cooperativas educacionais foi instituído. Já na quinta-feira, os participantes deram início à discussão de estratégias, particularidades e caminhos a serem tomados para as cooperativas educacionais aperfeiçoarem, cada vez mais, sua gestão para viabilizar a ampliação do seu acesso ao mercado. O exercício faz parte da Oficina que será concluída nesta sexta.
De acordo com o diretor pedagógico da Cooperativa Educacional de Salinas (Coopesal), Gilson Menezes, um dos destaques do encontro é o fato de que as resoluções estão sendo rápidas e objetivas. “Ontem iniciamos as atividades que irão permitir que a gente se una e crie uma rede de educação. Seremos inovadores ao criar a Rede e isso irá favorecer a todos porque teremos muito mais força e visibilidade perante outras instituições de ensino”, conta Gilson.
Para o diretor da Cooeduc, Adilson Correia, o sentimento também é de animação com a criação da Rede. “A união das nossas cooperativas vai ser positiva para todos. Ganharemos força para negociar preços e materiais melhores e ganharemos uma posição de destaque no ramo de Educação em todo estado. Juntando forças, seremos uma das maiores redes de ensino da Bahia, senão a maior”, evidencia.
O encontro termina nesta sexta-feira (17), quando os trinta participantes deverão concluir o Planejamento Estratégico e iniciar as atividades para formação da Rede.
Funcionários, associados e dirigentes das cooperativas de Luís Eduardo Magalhães e região, participam, nesta quinta-feira (16/02), da última rodada do Workshop sobre Realização e Condução de Assembleias.
A capacitação, promovida pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, foi realizada em cinco cidades da Bahia e tem como principal objetivo orientar os colaboradores das cooperativas baianas sobre os procedimentos legais para convocação e realização de Assembleias Gerais.
O curso tem como facilitadores a Gerente Geral da OCEB, Ially Gomes e o supervisor administrativo da OCEB, Márcio Santos.
Integrantes de cooperativas da cidade de Feira de Santana e municípios vizinhos participaram, nesta terça-feira (14), do “Workshop sobre Realização e Condução de Assembleias”. Promovido pelo Sindicato e Organização de Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA), a atividade busca orientar dirigentes, cooperados e funcionários sobre os procedimentos legais para convocação e realização de Assembleias Gerais.
Nesta edição, 25 integrantes de 15 cooperativas participaram do workshop, que foi ministrado pela Gerente Geral da OCEB, Ially Gomes, pelo Supervisor Administrativo da OCEB, Márcio Silva e também pela Analista de Monitoramento do Sescoop/BA, Tássia Gouveia.
Para a Gestora Adriane Carneiro de Almeida, cooperativada do SICOOB de Feira de Santana, a experiência foi excelente. “Pela manhã tivemos uma exposição e o conteúdo foi muito bom. Como os facilitadores se expressam bem a gente não fica com dúvidas. além disso, pela tarde, houve uma oficina prática, e, então, no momento da exposição de nossos trabalhos tudo fica bastante demonstrativo”, diz Adriane, que relata que este é o segundo curso promovido pelo Sescoop/BA que participa.
Participando pela primeira vez do curso, a presidente da COOPERMULTA, Joquebede Raquel Braga, conta que considerou o evento muito produtivo e que pretende participar de outros.
“Já tinha indicado para outras pessoas, mas nunca tinha conseguido participar, desta vez vim e não me arrependo. As colocações feitas foram muito importantes porque é um tema que requer muito cuidado e atualização constante”, conta a Presidente, que ficou sabendo do evento através da Rede Olá, a rede social do cooperativismo. A última edição do workshop, ocorre no próximo dia 16, no município Luís Eduardo Magalhães.
Aconteceu em Salvador, nesta terça-feira (07/02), mais um Workshop sobre Realização e Condução de Assembleias. O evento foi promovido pelo Sindicato e Organização de Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, e buscou orientar os dirigentes, associados e funcionários das cooperativas baianas sobre os procedimentos legais para convocação e realização de Assembleias Gerais.
Cerca de 30 participantes das cooperativas de Salvador e Região Metropolitana estiveram presentes no curso que foi ministrado pela Gerente Geral da OCEB, Ially Gomes, o supervisor administrativo da OCEB, Márcio Santos, e a analista jurídica da OCEB, Monique Brito.
Para a Gerente Administrativa da Cooperativa dos Fisioterapeutas da Bahia – Unifisio, Josy Lobo, o curso visa facilitar o processo de realização de assembleias. “Esse treinamento, além de atualizar as cooperativas sobre as mudanças e a regulamentação, faz com que se ganhe um tempo enorme no processo de realização das assembleias, como também o registro dos documentos, porque muitas vezes é mais trabalhoso reunir a documentação do que organizar a própria assembleia”, concluiu Josy.
Na parte da tarde, os participantes se reuniram em grupos para exercitar a elaboração de Atas de Assembleia e, dessa forma, colocar em prática os conhecimentos adquiridos e favorecer a troca de experiências.
Miguel Calmon, diretor-presidente da Cooperativa de Crédito Salvador – Sicredi Salvador e um dos participantes do evento, destacou que esse workshop agrega à gestão das cooperativas para que essas alcancem seus objetivos durante as assembleias. Ele também afirmou que “é muito importante que o Sescoop/BA promova esse tipo de encontro até para manter atualizados os cooperados que têm experiência e informar aos novos sobre como conduzir as assembleias”.
Já para Márcio Estrela de Brito, diretor presidente da Cooperativa dos Motoristas Autônomos de Dias D’Ávila e Região Metropolitana de Salvador - Digitáxi, a capacitação permite eliminar cada vez mais as dúvidas no processo de condução de assembleias. “É a segunda vez que venho para o mesmo workshop, mas cada vez que participo o aprendizado é ainda melhor”, afirmou.
Na próxima semana, as cooperativas da região de Feira de Santana (14.02) e Luís Eduardo Magalhães (16.02) receberão o evento e, assim, mais um ciclo de cursos realizado em todo o Estado será encerrado.
A OCEB e o Sescoop/BA realizaram neste dia 31.01, em Itabuna, a primeira edição 2017 do Workshop Realização e Condução de Assembleias. O evento visa disseminar informações e alinhar práticas sobre a convocação, realização e procedimentos posteriores às assembleias (atas, registros, entrada em Junta Comercial, etc). O Workshop - que deverá ocorrer também em outras quatro cidades - contou com a presença de 21 representantes de cooperativas da região Sul e teve como facilitadores Ially Gomes (gerente geral e advogada da OCEB), Márcio Santos (Supervisor Administrativo da OCEB) e Valter Sampaio (Analista de Monitoramento do Sescoop/BA).
Para José Campos, da cooperativa de trabalho Consulcoop, o Workshop serviu para relembrar algumas regras e cuidados muito importantes no antes, durante e depois das assembleias, mas o destaque mesmo foi o compartilhamento de informações sobre o encaminhamento dos atos perante a JUCEB: “a gente sabe que a OCEB está procurando resolver algumas dificuldades, mais ainda assim a Junta está sempre recusando as atas. E a demora deles é enorme...”, desabafa.
Um dos objetivos do Workshop é justamente preparar as cooperativas para se adequarem às exigências formais de órgãos públicos, instituições financeiras e até do poder judiciário, relacionadas com assembleias e seus registros. “Algumas dificuldades com a Junta se originam, muitas vezes, lá atrás na própria convocação da assembleia”, alerta José Alberto, Superintendente da OCEB.
Neste 02 de fevereiro será a vez de Vitória da Conquista receber a delegação do Sistema OCEB, que realizará o Workshop para as cooperativas legais da região.
Workshop realizado pela OCEB ajudará cooperativas na convocação, realização e arquivamento dos atos assembleares.
Não é incomum que cooperativas tenham dificuldades no cumprimento das formalidades legais para convocar e realizar assembleias, bem como para arquivar corretamente os atos assembleares, trazendo enormes transtornos como perda de tempo, de recursos, e riscos jurídicos para a cooperativa. Para enfrentar esse problema, a OCEB e o SESCOOP/BA promoverão em 2017 mais uma edição do Workshop Realização e Condução de Assembleias.
De acordo com José Alberto, Superintendente da OCEB e do SESCOOP/BA, o objetivo do Workshop é disseminar o conhecimento teórico e prático sobre a realização de assembleias e adequação de atas e demais formalidades legais: “esse conhecimento pode, por exemplo, diminuir os problemas na hora de fazer os registros de atos assembleares na JUCEB, bem como evitar problemas perante o poder judiciário, instituições financeiras, governamentais e mercados”.
O workshop é voltado para dirigentes, assessores, gestores, prepostos e funcionários de cooperativas baianas, de qualquer ramo de atividade, limitando-se a 3 participantes por cooperativa. Os participantes desenvolverão suas habilidades para auxiliar a cooperativa na adequação dos seus atos às normas do Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
O evento ocorrerá em diversas regiões da Bahia, a fim de atender as cooperativas de todo estado. Confira abaixo as datas e locais dos workshops:
Data |
Município |
Quantidade de participantes |
31/01/2017 |
15 |
|
02/02/2017 |
20 |
|
07/02/2017 |
25 |
|
09/02/2017 |
15 |
|
14/02/2017 |
25 |
|
16/02/2017 |
20 |
Programação:
08h às 08h30 – Credenciamento
8h30 às 08h45 – Abertura
08h45 às 10h30 – Palestra: Passo a Passo para Realização e Condução de Assembleias
10h30 às 10h45 – Coffee break
10h45 às 12h – Instrução Normativa – DREI e debate
12h às 13h – Almoço
13h às 14h - Oficina sobre pedido de viabilidade e Documento Básico de Entrada – DBE que compõe o processo da Juceb
14h às 16h - Oficina sobre elaboração de Edital e Atas
16h às 16h15 - Coffee break
16h15 às 17h – Apresentação das Oficinas e Encerramento
A OCEB e mais algumas cooperativas baianas de destaque foram convidadas e se fizeram presentes no quarto encontro estadual de cooperativas da OCESE - Organização das Cooperativas do Estado de Sergipe. O evento se realizou nestes dias 14 e 15 de dezembro e teve por objetivo discutir aspectos relevantes do cooperativismo naquele estado vizinho. A Bahia esteve representada pelas cooperativas COEDUC (Eunápolis), COOPMAC (Vitória da Conquista) e COOMAP (São Sebastião do Passé), que apresentaram suas experiências e participaram de debates com os presentes. Jair Romualdo de Oliveira, membro do Conselho da OCEB e presidente da COOMAP, representou o Sistema OCEB. O evento foi prestigiado pelo presidente da OCB, Marcio Lopes de Freitas, que fez a palestra de abertura, além de contar com a participação de lideranças cooperativistas do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Através da parceria do Sistema OCEB com o Sebrae, as cooperativas educacionais baianas, desde 2015, estão tendo a oportunidade de participar do Programa Nacional de Educação Empreendedora – PNEE. O projeto é destinado a jovens estudantes, desde o ensino fundamental até o médio, ministrando conteúdos de empreendedorismo, levando os participantes a entender que empreender significa alcançar seus objetivos e realizar seus projetos de vida.
Este ano foram formadas duas turmas de alunos do ensino fundamental e médio da Cooperativa Educacional de Eunápolis - Cooeduc e da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro - Cooeps, e uma turma de professores na Cooeps, levando as cooperativas a perceberam o quanto elas podem ajudar no desenvolvimento dos seus alunos e, consequentemente, do cooperativismo. Além destas, entre os dias 16 e 18 de novembro, o Sebrae desenvolveu o programa em cinco turmas de cooperativas educacionais, sendo uma da Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb, duas da Cooperativa de Trabalho Educacional de Central - Coopec e duas da Cooperativa de Ensino da Região de Irecê - Cooperil, totalizando 250 alunos.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Coperil, Jacqueline Medeiros, os alunos participaram ativamente de todas as atividades desenvolvidas, avaliando o programa como um momento importante para o despertar do pensamento sobre o potencial individual e a interdependência um do outro para o crescimento coletivo. “A parceria com o Sebrae tem sido excelente para o fortalecimento das cooperativas, pois estimula o empreendedorismo e potencial criativo e inovador dos alunos, auxiliando no desenvolvimento das capacidades organizacionais, necessárias para o sucesso na vida escolar e em todas as escolhas pessoais”, afirma a coordenadora.
Com o resultado positivo do programa, a COOPEB já tem planos de ampliar a parceria com o SEBRAE e aplicar em todos os cursos do 1º ano do ensino fundamental à 2ª série do ensino médio agregando-os à disciplina de cooperativismo. “O que antes parecia restrito ao estudo de ações de cunho cooperativista foi ampliado e ganha força na formação de nossos estudantes interagindo com outras linguagens, outras realidades, em um mundo cada vez mais complexo e pluricultural”, conclui Edlania Novaes, diretora pedagógica da COOPEB.
Profissionais e estudiosos da área de direito tiveram a oportunidade de participar nos dias 1 e 2 de dezembro do 1º Seminário Internacional do Direito do Trabalho Cooperativo, realizado em Salvador/BA. O evento reuniu grandes nomes da comunidade jurídica nacional e internacional para debater, através de painéis e apresentações, assuntos pertinentes aos aspectos jurídicos e econômicos do trabalho em cooperativas.
Organizado pela OAB / Bahia, por meio da sua Comissão Especial de Direito Cooperativo, em parceria com o Sistema OCEB, Universidade Salvador (Unifacs), a Universidade Cândido Mendes (UCM), o Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo (IBECOOP) e o Instituto de Pesquisas Sociais (IPS) o 1º Seminário Internacional do Direito do Trabalho Cooperativo discutiu em profundidade assuntos controversos como a livre iniciativa cooperativista, tributação, terceirização e tendências do cooperativismo de trabalho em nosso país. Estiveram presentes desembargadores, procuradores, juízes, advogados, acadêmicos, lideranças cooperativistas e representantes do Sistema OCB nacional e de outros estados. A Representante Nacional do Ramo Trabalho (OCB), Margareth Cunha, e da Bahia (OCEB) Joquebede Raquel também prestigiaram o evento . O secretário Álvaro Gomes, da Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte – SETRE e Presidente do Conselho Estadual do Cooperativismo na Bahia, também esteve presente no evento.
Em seu primeiro dia, foram realizados painéis que debateram assuntos como “Tributação do Ato Cooperativo de Trabalho”, “Terceirização e Cooperativas” e “Tendências do Cooperativismo de Trabalho”. Para Ângela Gédéon, assessora jurídica do Sescoop/BA e membro da comissão de direito cooperativo da OAB-BA, um dos objetivos do seminário é promover a desmistificação do preconceito enraizado na sociedade, notadamente no judiciário, quanto às cooperativas de Trabalho, visando mudar essa perspectiva ruim, pela qual o cooperativismo de trabalho é tido como irregular, assim como, as recentes discussões sobre terceirização. “A OCEB, como legítimo sindicato representante das cooperativas no estado da Bahia, e o Sescoop/BA, como entidade de formação cooperativista, não poderiam deixar de apoiar um evento como esse, na medida auxiliará trazer à consciência dos operadores de direito o que é o cooperativismo “legal”, afirma Ângela.
A pertinência dos assuntos abordados, e a sua importância para estes profissionais que atuam no cooperativismo, foi o que levou a analista jurídica da OCB, Milena Cesar a participar do Seminário. Contudo, Milena ressalta que estes temas não devem ser discutidos e abordados apenas dentro do mundo cooperativista, “é importante que a sociedade entenda que existem leis e normas próprias para o cooperativismo, tendo suas próprias especificidades trabalhistas, tributárias, sindicais, entre outros; e que o cooperativismo é extremamente relevante para a economia do país”.
O cooperativismo, notadamente o de trabalho, é alvo de diversas críticas, na maioria das vezes baseadas por desconhecimento. De acordo com o presidente da Comissão de Direito Cooperativo da OAB-BA, Pedro Henrique Duarte, eventos de grande porte como este, servem para desmistificar o conceito prévio e errôneo sobre as cooperativas. Duarte ainda ressalta que “estamos vivendo uma grave crise econômica, com números alarmantes de desemprego e o cooperativismo é um dos modelos com capacidade de contribuir para a superação da crise”.
Um dos painéis mais aguardados pelos presentes foi o de “Terceirização e cooperativas”, tendo como presidente da mesa Alcian Souza, membro do Sistema OCB/AM; e palestrantes Flávio Garcia, professor da FGV/ PGE-RJ; Gustavo Moris, conselheiro Estadual da OAB-BA; e Raymundo Antônio Carneiro, desembargador aposentado do TRT 5ª Região. Para o desembargador, a terceirização é um dos assuntos que ainda não é bem visto pela sociedade, devido às fraudes que ainda ocorrem nos dias de hoje. “Existe um desconhecimento por parte do público em geral sobre o que é o cooperativismo e a sua relação com a terceirização de serviços. Este seminário trará maiores esclarecimentos não só sobre este tema, mais sobre outros, levando conhecimento e desmitificando preconceitos”, pontua Carneiro.
Crédito das fotos: Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte do Estado - Setre
As cooperativas do segmento táxi devem lançar em breve um aplicativo que facilitará a comunicação entre o taxista e o usuário do serviço de todo o país. A plataforma de negócio, como tem sido chamado, faz parte de um projeto mais amplo, que visa a criação de um modelo de negócio para o setor. O assunto foi discutido nesta quarta-feira (7/12), em Brasília, pelos integrantes do Grupo de Trabalho Táxi, fórum criado para discutir as demandas e ações do segmento.
A reunião, uma iniciativa da Rede Transporte, objetivou a apresentação da plataforma de negócios diretamente aos cooperados e, ainda, validar sua adesão. O encontro contou com a participação de representantes de 15 cooperativas, dos seguintes estados: RS, PR, MG, SP, ES, RJ, PE, RN, MS, AM e DF.
Como dever de casa, o grupo indicou os responsáveis em cada cooperativa que farão parte da comissão responsável por concluir a iniciativa. Para isso, uma reunião está agendada para ocorrer em São Paulo/SP, no próximo dia 20/12.
Fonte: OCB
Representantes das cooperativas do Sudoeste da Bahia estiveram reunidos no dia 2 de dezembro para discutir o lançamento do I Coopera Sudoeste, a ser realizado em 2017. O evento foi idealizado pela Coopmac, Sicoob Crediconquista e Sicoob Credicoop, e tem como objetivo fortalecer o cooperativismo na região Sudoeste, divulgando o potencial das cooperativas e praticando a intercooperação para demonstrar a relevância do cooperativismo na economia da região.
Estiveram presentes na reunião 35 participantes, representando 13 cooperativas da região, além do superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista, e do prefeito eleito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão.
A reunião de lançamento serviu para discutir com os dirigentes das cooperativas da região tópicos importantes para serem apresentados no Coopera Sudoeste, além do apoio das mesmas. “Nossa expectativa é de reunir 300 pessoas no evento em 2017, com palestras voltadas para o cooperativismo, além da exposição dos produtos e serviços das cooperativas”, sinaliza Rejane Almeida, diretora do Sicoob Credcoop.
De acordo com Jaymilton Gusmão, presidente da COOPMAC, a reunião foi bastante proveitosa, onde os participantes definiram quais temas serão abordados em 2017, assim como qual será o formato do evento. “O Coopera Sudoeste, além da capacitação e da intercooperação, servirá para mapear o cooperativismo na região, desenvolvendo estratégias de fortalecimento e participação das cooperativas na sociedade”, conclui Jaymilton.
Confira abaixo algumas fotos desta reunião:
A assessoria aos atos da Junta Comercial do Estado da Bahia – Juceb, oferecido pela OCEB, realizados às terças e quintas-feiras na sede do órgão, no Comércio, terá o um novo horário acompanhando o seu expediente. A partir do dia 5 de dezembro de 2016, os atendimentos serão realizados das 10h às 16h. A assessoria prestada às quartas-feiras na sede da OCEB continuará com o seu horário regular, das 9h às 17h.
Para dúvidas e mais informações, entrar em contato com a analista jurídico da OCEB, Dra. Monique Brito, pelo telefone (71) 3421-5831 ou através do e-mail
A OAB da Bahia, por meio da sua Comissão Especial de Direito Cooperativo, em parceria com o Sistema OCEB, Universidade Salvador (Unifacs), a Universidade Cândido Mendes (UCM), o Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo (IBECOOP) e o Instituto de Pesquisas Sociais (IPS), promove, nos dias 1º e 2 de dezembro, o 1º Seminário Internacional de Cooperativismo e Direito do Trabalho Cooperativo.
Desenvolvido como desdobramento do 1º Seminário Baiano de Direito do Trabalho Cooperativo, realizado em outubro de 2015, o evento, que é gratuito e aberto ao público acontece, no dia 1º, no Sheraton Hotel da Bahia, no Campo Grande, e, no dia 2, na Unifacs da Rua Doutor José Peroba, Costa Azul. O objetivo do seminário é oferecer à comunidade acadêmica um espaço de reflexão e incentivo à produção científica relativa aos aspectos jurídicos e econômicos do trabalho em cooperativas.
No primeiro dia de evento, serão realizados painéis que debaterão temas como “Tributação do Ato Cooperativo de Trabalho”, “Terceirização e Cooperativas” e “Tendências do Cooperativismo de Trabalho”. Já no dia 2, o evento contará com a apresentação e debate de expositores, cujos resumos correlacionados à temática do seminário tenham sido aprovados pela organização do evento.
Acesse o link para fazer sua inscrição: http://inscricao.oab-ba.org.br/
Confira abaixo a programação do evento:
Dia 01/12/16
8h – Credenciamento
8:30h – SOLENIDADE DE ABERTURA
(OAB/BA, OCEB, UNIFACS, IBECOOP, UCAM)
9h – PAINEL DE ABERTURA
TRIBUTAÇÃO DO ATO COOPERATIVO DE TRABALHO
Prof. Renato Lopes Becho – PUC/SP – Juiz Federal
Prof. Julio Cesar Santiago – UERJ / Procurador da Fazenda Nacional
10h – PAINEL
TERCEIRIZAÇÃO E COOPERATIVAS
Participação de Cooperativas nos Contratos Públicos
Prof. Flavio Amaral Garcia – FGV/ PGE-RJ
Aspectos Polêmicos do Projeto de Lei da Terceirização
Dr. Raymundo Antônio Carneiro Pinto – Desembargador aposentado do TRT 5ª Região
Terceirização – Um Olhar Atual
Dr. Gustavo Teixeira Moris – Conselheiro Estadual da OAB/BA
Presidente da Mesa: Prof. Alcian Souza – UEA / Sistema OCB/AM
12h30 – INTERVALO PARA ALMOÇO
13h30 – PAINEL
DESENVOLVIMENTO E LIVRE INICIATIVA COOPERATIVISTA
Axiologia da Cooperação, Livre Iniciativa e Cooperativas do Trabalho
Prof. Jose Eduardo de Miranda – AIDC / UNICESUMAR
O Princípio da Primazia da Realidade e as Cooperativas de Trabalho
Prof. Rodolfo Pamplona – UNIFACS – Juiz do Trabalho
Crítica da Restrição à Cooperação Cooperativa: Prejuízos ao Desenvolvimento e Estratégias no Ramo Trabalho
Prof. Ronaldo Gaudio – FGV / IBECOOP
Presidente da Mesa: Pedro Henrique S. F. do A. Duarte – OAB/BA
15h – Intervalo
15h15 – PAINEL
COOPERATIVISMO DE TRABALHO E EMPRESARIALIDADE
Perspectivas de Estilo Cooperativista em Sociedades Atuais
Prof. Fernando Cardoso Pedrão – Presidente do IPS
As Cooperativas e as Parcerias Público-privadas
Prof. Manoel Messias Peixinho – PUC/RJ
Desafios ao Cooperativismo na Cultura da Sociedade Capitalista
Prof. Ivan Simões Garcia – UERJ
Presidente de Mesa: Dr. Costantino Savatore Morello - AAPSA
17h – CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
TENDÊNCIAS DO COOPERATIVISMO DE TRABALHO
Cooperativismo de Trabalho nas Américas
Prof. Mario Saul Schujman – AIDCMESS / IBECOOP
Alcance do Cooperativismo no Ambiente Institucional Cubano
Prof. Orestes Rodríguez Musa – Universidade de Pinar del Río
Perspectivas do Cooperativismo de Trabalho no Brasil
Prof. Jeibson dos Santos Justiniano – Procurador do Trabalho
Presidente de Mesa: Prof. Laumar Souza – UNIFACS
18h30 – Mesa de Encerramento e Coquetel
(promoção de obras relacionadas à temática do seminário):
Dr. Luiz Augusto Reis de Azevedo Coutinho – Presidente da CAAB
Sra. Margareth Cunha – Representante Nacional do Ramo Trabalho pelo Sistema OCB
Dr. Fabrício de Castro de Oliveira – Conselheiro Federal da OAB
Ordem Econômica Constitucional – compreensão e comparativo da ordem econômica na
Constituição de 1988 com outros sistemas jurídicos
Licitações e Contratos Administrativos – casos e polêmicas
Dia 02/12/16
9h – SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Fonte: OAB-BA
Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Fumin/BID), Banco do Brasil e do Adapta Sertão estiveram reunidos nesta sexta-feira 18 de novembro, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, com o objetivo de construir, em conjunto, um programa de prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), em continuidade às ações do projeto desenvolvido pelo Adapta no Território de Identidade Bacia do Jacuípe.
A unificação da assistência técnica é uma iniciativa do Adapta Sertão, com o foco produtivo em cada técnico, disseminando as boas práticas através do seu modelo, o Módulo Agroclimático Inteligente Sustentável (MAIS) que busca compartilhar novas técnicas de manejo, tecnologias sociais e conhecimentos que possibilitam os agricultores e agricultoras familiares serem resilientes as mudanças climáticas, transformando-os em empreendedores rurais.
O encontro contou com a presença do secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, do representante do Fumin/BID, Tomás Lopes, e do coordenador técnico do Adapta Sertão, Daniele Cesano, dentre outros. Entre os temas apresentados durante o encontro estavam os resultados obtidos no período de 2015 a 2016 onde o Adapta Sertão coordenou um projeto de assistência técnica executado pela cooperativa Ser do Sertão.
Para o especialista Sênior do Fumin/BID, Tomás Lopes, o Projeto Adapta Sertão é um modelo de referência a ser replicado e deve ser expandido tanto nos demais estados do Nordeste quando em outras partes do mundo. De acordo com ele, o Fumin/BID está investindo em três eixos que abrangem economia do conhecimento, com empreendedorismo e práticas inovadoras, os desafios dos centros urbanos e a agricultura de pequeno e médio porte, visando o aumento da produção e produtividade. “O BID tem a intensão de intensificar as operações no Brasil e em estados do Nordeste como a Bahia”. Destacou Tomás.
Na ocasião o secretário da SDR Gerônimo Rodrigues, enfatizou a importância do projeto Adapta Sertão e do aporte financeiro de instituições como o Banco do Brasil e BID, para o desenvolvimento do meio rural, com iniciativas que promovem, entre outras ações, a segurança alimentar e nutricional, a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida de quem produz e de quem consome. “O governo estadual está avançando em iniciativas que garantam a sustentabilidade dos projetos, modifiquem a renda e viabilizem a autonomia dos agricultores familiares baianos”. Disse Jerônimo.
Estavam presentes no evento o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, o superintendente da Bahiater, Ivan Fontes, a gerente geral do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), Ially Gomes, a diretoria da cooperativa Ser do Sertão, coordenadores do Adapta Sertão, dentre outras entidades.
Fonte: Assessoria Adapta Sertão
O evento anual de alinhamento estratégico do Sistema OCEB, encerrado no último sábado, 19, teve um foco especial no tema da gestão para a excelência. Primeiro, com a brilhante palestra de Jairo Martins, Presidente da Fundação Nacional da Qualidade, instituição parceira do Sistema OCB na utilização do MEG (Modelo de Excelência de Gestão) como referência para o PDGC. Em seguida, Karla Tadeu, gestora do Sescoop Nacional, apresentou em detalhes os programas estratégicos das áreas de monitoramento e desenvolvimento de cooperativas: o Sinac, o PAGC, o PDGC e o GDA.
Para Jairo Martins, o setor cooperativista deve ser um dos pilares da economia brasileira nos próximos anos, mas para isso as cooperativas “terão que ter visão sistêmica e capacidade de analisar cenários e se adaptar a eles constantemente”. Instado a analisar comparativamente as cooperativas e as sociedades de capital, Martins ressalta: “as decisões de caráter colegiado das cooperativas requerem um alinhamento e uma comunicação ainda mais forte que das empresas, o que amplia o papel da governança. Mas quanto à visão sistêmica, à busca pela excelência, e ao papel da liderança, não se diferenciam: são princípios essenciais comuns”.
A demonstração de conformidade do Sistema OCEB foi feita pelos gestores Alberto Batista, Ially Carmo e Jussiara Caires, que expuseram as principais realizações e sua aderência ao previsto no planejamento estratégico para 2016. O encontro de alinhamento estratégico – que este ano contou com a presença de 60 pessoas, entre lideranças e gestores cooperativistas, além de funcionários do Sistema OCEB – tem por objetivo promover o compartilhamento das linhas de ação do Sistema cooperativista na Bahia e promover reflexões que levem ao desenvolvimento conceitual e prático do cooperativismo no estado.